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Lia Dias Laranjeira

    • Professora do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e Professora colaboradora do Pós-Afro (UFBA). Doutora em História Social (USP) com estágio de pesquisa no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (BEPE/FAPESP), mestra em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e bacharela em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia (UFBA). Membra fundadora do Djumbai-Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio Cultural Africanos e Afro-diaspóricos. Autora dos livros: O culto da serpente no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem europeia-séculos XVII e XVIII (EDUFBA, 2015) e Mashinamu na Uhuru: Arte Makonde e História Política de Moçambique (1950-1974) (Intermeios/Kapicua, 2018).

       

      Links:    

    • História das artes africanas e afro-americanas
    • LARANJEIRA, Lia Dias . MASHINAMU NA UHURU: Arte Makonde e História Política de Moçambique (1950-1974). São Paulo : Intermeios, 2018 . 304p. ISBN: 9788584991303.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O Culto da Serpente no Reino de Uidá: Um estudo da literatura de viagem europeia, séculos XVII e XVIII. : Editora da Universidade Federal da Bahia, 2015 . p. ISBN: 9788523212506.
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; MANHÃES, Juliana ; MATTAR, Alarisse ; TAVARES, C. M. C. ; MOURA, D. ; PEREIRA, Dudu ; IE, J. M. A. . Danças tradicionais da Guiné-Bissau e do Brasil: experiências de encontros e aprendizados entre os grupos de extensão Cabaz Garandi (Unilab) e Coletivo Matuba (Unirio) em tempos de suspensão BATUKO , v. 3 , p. 8 - , 2020. ISSN: 26758199.
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Migração makonde, produção de esculturas e mercado de arte no Tanganyika: a questão do estilo Shetani (1950-60) ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA, CULTURA E MATERIAL (IMPRESSO) , v. 25 , p. 141 - 162 , 2017. ISSN: 01014714.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . As sacerdotisas do culto à Dangbe no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem europeia (século XVIII) Métis (UCS) , v. 10 , p. 99 - 116 , 2011. ISSN: 16770706.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . ?Do Machinamu ao Militarismo? Escultores soldados na luta pela Independência de Moçambique. Áfricas: histórias, identidades e narrativas. Curitiba: Prismas, 2016., v. 1, p. 123 - 150, 2017.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Narrativa mítica e conflito: relações entre o culto da serpente e identidade étnica no reino de Uidá. Estudos africanos: múltiplas abordagens, v. , p. 394 - 412, 2013.
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Entrevista com Lia Laranjeira . Revista do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil , São Paulo , . .
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; FONSECA, M. A. . Repressão aos terreiros de candomblé de Salvador nos anos 20 e formação de coleção de objetos religiosos: um estudo sobre o papel da polícia e da imprensa a partir do Jornal A Tarde. In: 2° Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos e Religiões, Sensibilidades e Emoções , 2020 , João Pessoa. Caderno de resumos do 2° Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos e Religiões, Sensibilidades e Emoções. : , 2020.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Uma coleção em pedaços: arte sacra afro-brasileira da Bahia no Museu Paulista (1928-1989). In: 30º Simpósio Nacional de História , 2019 , Recife. Simpósios Temáticos do 30º Simpósio Nacional de História. : , 2019.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . A UNILAB no Acervo da Laje (Salvador/Bahia/Brasil): experiências de educação em artes com estudantes do ensino superior do Brasil e dos PALOP. In: XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro , 2021 , Coimbra. Programa do XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa. Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento 15 a 17 de setembro de 2021. Coimbra : Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, 2021.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Gravando memória e fazendo política em Moçambique: Matias Ntundo e a xilogravura. In: III Conferência Internacional Ativismos em África , 2021 , Recife. Livro de resumos. : , 2021.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Performances de mulheres em Moçambique: tensões, estranhamentos e reflexões sobre gênero. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur: Experiencias etnográficas, desafíos y acciones para el siglo 21 , 2017 , Posadas. Actas XII Reunión de Antropología del Mercosur: Experiencias etnográficas, desafíos y acciones para el siglo 21. : , 2017.
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . OS MACONDE EM MAPUTO: INTERAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE ARTE, CULTURA E POLÍTICA. In: XVII Simpósio Nacional de História , 2013 , Natal. XVII Simpósio Nacional de História. : , 2013.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O culto da serpente nas práticas religiosas do reino de Uidá (séculos XVII e XVIII). In: Simpósio Nacional de História-ANPUH , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História-ANPUH. : , 2011.
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O culto da serpente na Costa do Escravos: o discurso europeu sobre religião na literatura de viagem dos séculos XVII e XVIII. In: III Encontro Regional ANPUH-MA: ÁFRICA-BRASIL: MUNDOS CRUZADOS , 2008 , São Luís. III Encontro Regional ANPUH-MA ÁFRICA-BRASIL: MUNDOS CRUZADOS. : , 2008.
    • Magalhães, Juliana de Paiva ; LARANJEIRA, Lia Dias ; WISSENBACH, M. C. C. . Moçambique em perspectiva: Histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos. São Paulo : Revista de História-USP , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BARROS, Denise Dias ; KOIDE, Emi ; LARANJEIRA, Lia Dias . Dossiê Artes Africanas - Histórias, Perspectivas e Fluxos. Rio de Janeiro : AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos , 2022 (Dossiê Temático-Organização)
    • Magalhães, Juliana de Paiva ; LARANJEIRA, Lia Dias ; WISSENBACH, M. C. C. . Moçambique em perspectiva: Histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos. São Paulo : Revista de História-USP , 2019 (Dossiê Temático-Organização)
    • BARROS, Denise Dias ; KOIDE, Emi ; LARANJEIRA, Lia Dias . Dossiê Artes Africanas - Histórias, Perspectivas e Fluxos. Rio de Janeiro : AbeÁfrica: Revista da Associação Brasileira de Estudos Africanos , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Entre fetiches e fetichismo: O culta da serpente nas práticas religiosas do reino de Uidá (século XVII e XVIII). : , 2011 (Artigo)
    • PARES, L. N. ; LARANJEIRA, Lia Dias ; GESTEIRA, Vinicius Lins . Práticas Religiosas na Costa da Mina: uma sistematização das fontes europeias pré-coloniais, 1600-1730. : , 2011 (Tradução)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Cartas de Pierre Verger para Vivaldo da Costa Lima 1961-1963. Salvador : , 2008 (Tradução)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . cadernos pagu ? revista quadrimestral do Núcleo de Estudos de Gênero ? Pagu/Universidade Estadual de Campinas. 2022 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Dossiê Africanizar: resistências, resistências e sensibilidades, da 22a edição da Revista TransVersos.. 2021 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. 2019 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Revista Brasileira de História-ANPUH. 2018 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Revista Idéias-Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vol. 8, n. 2. 2017 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Dossiê ?Áfricas? da Revista Cantareira, 25º edição, jul/dez 2016. 2016 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Revista de História da Universidade de São Paulo ? FFLCH/USP. 2018 (Parecer)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Lançamento do livro Mashinamu na Uhuru: Arte Makonde e História Política de Moçambique (1950-1974). 2019 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Mashinamu na Uhuru: arte makonde e política em Moçambique (1950-1974). 2019 (Outra)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Mashinamu na Uhuru: caminhos da pesquisa e da escrita. 2018 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Palestra/lançamento do livro 'Mashinamu na Uhuru: arte makonde e história política de Moçambique (1950-1974)''. 2019 (Seminário)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; FONSECA, M. A. . Repressão aos terreiros de candomblé de Salvador nos anos 20 e formação de coleção de objetos religiosos: um estudo sobre o papel da polícia e da imprensa a partir do Jornal A Tarde. 2020 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Gravando memória e fazendo política em Moçambique: Matias Ntundo e a xilogravura. 2021 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . A UNILAB no Acervo da Laje (Salvador/Bahia/Brasil): experiências de educação em artes com estudantes do ensino superior do Brasil e dos PALOP?s. 2021 (Congresso)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . REINATA SADIMBA ENTRE ESCULTURAS E PERFORMANCES EM MOÇAMBIQUE. 2021 (Conferência)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Museu Paulista (Brasil) e Museu de Nampula (Moçambique) em contraponto: coleções etnográficas, discursos institucionais e inserções urbanas. 2019 (Simposio)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Museus e coleções etnográficas em contraponto: reflexões sobre a coleção de artefatos makonde do Museu de Nampula e a coleção Sertanejo do Museu Paulista. 2019 (Seminário)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Uma coleção em pedaços: arte sacra afro-brasileira da Bahia no Museu Paulista (1928-1989). 2019 (Simposio)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Arte e cultura da resistência. 2018 (Comunicacao)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Artes em África: um tema das pesquisas brasileiras. 2018 (Seminário)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . DESCOLONIZANDO O OLHAR SOBRE OBJETOS AFRICANOS E AFRO- BRASILEIROS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUSEU ARTHUR RAMOS (UFC). 2018 (Outra)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . Performances de mulheres em Moçambique tensões, estranhamentos e reflexões sobre gênero. 2017 (Congresso)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Bibliografia sobre os estudos etnográficos em Moçambique. 2012 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Coleções etnográficas em tempos de repressão: uma leitura em contraponto da coleção ?Sertanejo? do Museu Paulista (Brasil) e da coleção de ?Artefatos Indígenas? do Museu de Nampula (Moçambique). 2017 (Comunicacao)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Museologia entre as ciências da informação e as ciências sociais. 2017 (Seminário)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Aula-palestra Metodologia de Pesquisa em Artes. 2012 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Arte makonde no Museu de Nampula: possibilidades e desafios na pesquisa de campo em Moçambique. 2017 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Coleção de arte africana e história colonial. 2016 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Esculturas Shetani: o espírito da floresta na dinâmica do mercado de arte makonde do Tanganyika/Tanzânia (1950-1960). 2016 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Arte e cultura material makonde no Museu de Nampula: formação de acervo e ciência colonial em Moçambique (1950-1960). 2016 (Seminário)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . 'Eu vou experimentar, não vou me render': identidade makonde na produção artística híbrida de Agostinho Ndalinga (Moçambique). 2016 (Congresso)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Ujamaa: A força da aldeia na escultura makonde e no socialismo de Nyerere. 2016 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Arte Makonde em diálogo com a história política de Moçambique. 2016 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Entre o sul e o norte do rio Rovuma: fluxos da população makonde do Planalto de Mueda para o Tanganyika entre as décadas de 1950 e 1960. 2016 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Mestres e aprendizes de culturas tradicionais afro-brasileiras em Moçambique: possibilidades de pesquisa. 2014 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . África: literatura de viagem e fontes digitais. 2010 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Arte e identidade makonde no discurso de Agostinho Ndalinga. 2015 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Relatos sobre o culto a Dangbe no Reino de Uidá. 2015 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; JERONIMO, L. . Arte Popular em Cabo Delgado: um olhar sobre a produção híbrida de Agostinho Ndalinga. 2015 (Congresso)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Relações entre a arte maconde e a Frente de Libertação de Moçambique. 2014 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Os maconde no contexto artístico, cultural e politico: considerações sobre a pesquisa de campo em Maputo. 2013 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Macondes em Maputo: interações históricas entre arte, cultura e política. 2013 (Conferência)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Os Maconde em Maputo: interações históricas entre arte, cultura e política. 2013 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O culto da serpente no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem europeia dos séculos XVII e XVIII. 2010 (Congresso)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Relações de gênero no reino de Uidá a partir dos ritos iniciáticos do culto a Dangbe: uma investigação da literatura de viagem europeia (século XVIII). 2011 (Congresso)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O culto da serpente nas práticas religiosas do reino de Uidá (séculos XVII e XVIII). 2011 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Narrativa mítica e Conflito: Relações entre o culto da serpente e identidade étnica no reino de Uidá. 2011 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Narrativas e Representações sobre o culto da serpente no reino de Uidá: Um estudo da litertura de viagem europeia do século XVIII. 2010 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O culto da serpente na Costa dos Escravos: o discurso europeu sobre religião na literatura de viagem dos séculos XVII e XVIII. 2008 (Congresso)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . O culto da serpente na Costa dos Escravos: o discurso europeu sobre religião na literatura de viagem do século XVIII. 2008 (Simposio)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Práticas religiosas do Benim meridional: uma sistematização documental.. 2007 (Seminário)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Programa Primeira Página. 2019 Televisão de Moçambique
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Programa Artes e Espetáculo. 2019 Canal de Televisão RTP África
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; FABIANO, Mariana Pereira . Sankofa: relatos de antigos educadores. 2021 #EducaMAB Revista do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; FERRER, Sidney Rodrigues . Nós de sabedoria: Vínculos e parcerias por uma educação antirracista. 2021 #EducaMAB Revista do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; JORGE, Gilson . Uma relação intensa: Cultura e tradições baianas inspiram escola de samba Unidos do Viradouro. 2024 Jornal A Tarde
    • VATIN, Xavier Gilles ; LARANJEIRA, Lia Dias ; MUSTAFA, Allysson Queiroz ; PECHINE, Maria Cristina Santos . Exposição Etno-fotográfica Nzila Kuna Zambi - As tradições religiosas de origem bantu na Bahia. 2006 (Museu Afro-Brasileiro - UFBA)
    • VATIN, Xavier Gilles ; PECHINE, Maria Cristina Santos ; LARANJEIRA, Lia Dias ; MUSTAFA, Allysson Queiroz . Seminário Interdisciplinar Nzila Kuna Zambi - As tradições religiosas de origem bantu na Bahia. 2005 (Universidade Federal da Bahia)
    • VATIN, Xavier Gilles ; PECHINE, Maria Cristina Santos ; LARANJEIRA, Lia Dias ; MUSTAFA, Allysson Queiroz . Exposição Etno-fotográfica Nzila Kuna Zambi - As tradições religiosas de origem bantu na Bahia. 2005 (Universidade Federal da Bahia)
    • Luis Nicolau Parés ; SANTOS, Jocélio Teles ; SANSONE, Livio ; SANTOS, Cláudia Alexandra Silva ; NASCIMENTO, Núbia dos Reis ; LARANJEIRA, Lia Dias . Colóquio Internacional A Feitiçaria no Atlântico Negro. 2006 (Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) - UFBA)
    • WISSENBACH, M. C. C. ; LARANJEIRA, Lia Dias ; GALANTE, R. B. ; GARCIA, Juliana. . "Moçambiques lá e cá: Intercâmbio com mestres do Congado de Minas Gerais em Maputo-Moçambique". 2014 (Rede Brasil Cultural/Centro Cultural Brasil Moçambique)
    • WISSENBACH, M. C. C. ; LARANJEIRA, Lia Dias . "Moçambiques lá e cá: Relações históricas e culturais entre Moçambique e o Brasil". 2014 (Rede Brasil Cultural/Centro Cultural Brasil Moçambique/Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África-USP)
    • BARROS, Denise Dias ; LARANJEIRA, Lia Dias . Moçambique: arte e memória. 2016 (Casa das Áfricas/Amanar)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS . III Festival das Culturas da Unilab. 2018 ()
    • LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. ; LARANJEIRA, Lia Dias ; FERREIRA, Elizia Cristina. . Água Incolor. 2019 (UFSB e UNILAB)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. ; FERREIRA, Elizia Cristina. . Roda de conversa ÁGUA INCOLOR: ARTE E MEIO AMBIENTE NO SENEGAL. 2019 (UNILAB, UFSB)
    • LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. ; LARANJEIRA, Lia Dias ; FERREIRA, Elizia Cristina. . Oficina ARTE E MEIO AMBIENTE com Eugène Gumira. 2019 (UFSB, UNILAB)
    • LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. ; LARANJEIRA, Lia Dias ; FERREIRA, Elizia Cristina. . Lançamento do livro Mashinamu na Uhuru... e abertura da exposição Memória da Arte na Guerra. 2019 (UNILAB, UFBA e UFSB)
    • FERREIRA, Elizia Cristina. ; LARANJEIRA, Lia Dias . 2°Festival Florescer ? Diálogos Corporais; Traduções Possíveis. 2020 (Unilab)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; LIMA, Joana D'Arc de Sousa ; REIS, L. N. dos . Simpósio temático Arte, artistas e intelectuais na África e na diáspora: trânsitos coloniais e pós coloniais. 2019 (ANPUH)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; COSTA, L. A. . Grupo de Trabalho Literaturas e artes africanas e afro-brasileira: questões do presente. 2018 (Grupo de Pesquisa África Contemporânea Unilab)
    • LARANJEIRA, LIA DIAS ; BARROS, D. N. ; SOARES, Sandra Nívea . Eixo Temático Diáspora e Cultura do Seminário O Significado da África no Brasil,. 2018 (Grupo de Pesquisa África Contemporânea Unilab)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; LIMA, Joana D'Arc de Sousa . Painel Experiências estéticas e patrimônio entre ativismos afro-atlânticos da III Conferência Internacional Ativismos em África. 2021 (Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Universidade Federal de Pernambuco)
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; COSTA, D. L. R. . Museus e coleções etnográficas no império colonial português: cultura e política em Moçambique e Timor Leste. 2017 (SESC)
    • Magalhães, Juliana de Paiva ; LARANJEIRA, Lia Dias . Desafios e possibilidades para a pesquisa histórica em Moçambique: temáticas, fontes e metodologias. 2017 (Anpuh)
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Projeto Nzila - As tradições religiosas de origem bantu na Bahia. 2006
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Práticas religiosas do Benim meridional: uma sistematização documental. 2007
    • LARANJEIRA, Lia Dias . Interações entre religião e etnicidade: uma perspectiva comparativa transatlântica (Benim-Brasil). 2008
    • Nome do projeto: Interações entre religião e etnicidade: uma perspectiva transatlântica (Benim-Brasil) (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , PARES, L. N. .
      Descrição: O Projeto de pesquisa tem como um de seus objetivos centrais a compreensão sobre a interface entre práticas religiosas e construção de identidades étnicas no Benim meridional (África Ocidental) e na Bahia (Brasil). O foco escolhido se justifica pela relação histórica entre as duas áreas culturais desde a época do tráfico de escravos até a atualidade, e por ambas serem complexas sociedades multi-étnicas, nas quais a dinâmica religiosa intervém de forma variada nos processos de identidade coletiva. A produção de uma topografia sócio-religiosa cronologicamente organizada do sul do Benim ao identificar as várias formas de atividade religiosa e a sua relação com os achados já existentes sobre a realidade baiana visa contribuir para a análise do dinamismo e da historicidade de aspectos da prática religiosa; e para a avaliação de como ela intervém nos processos de identidade coletiva e no avanço sócio-político dos seus participantes. A metodologia do Projeto combina estratégias da pesquisa histórica e antropológica a partir de uma abordagem comparativa.
    • Nome do projeto: Interações entre religião e etnicidade: uma perspectiva comparativa transatlântica (Benim-Brasil) (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , Luis Nicolau Parés .
    • Nome do projeto: Interações entre religião e etnicidade: uma perspectiva comparativa transatlântica (Benim-Brasil) (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , PARES, L. N. .
    • Nome do projeto: Projeto Nzila - As tradições religiosas de origem bantu na Bahia (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , MUSTAFA, Allysson Queiroz , PECHINE, Maria Cristina Santos , VATIN, Xavier Gilles , SERRA, Ordep José Trindade .
      Descrição: Os primeiros escravos trazidos em massa para a Bahia, desde o século XVI, pertenciam aos povos bantu do Congo e de Angola; estes trouxeram um conjunto cultural e religioso no qual o candomblé de nação Angola tem sua origem. Este projeto inédito pretende trazer elementos novos para o conhecimento das manifestações religiosas de origem bantu na Bahia, contribuindo assim no resgate de tradições ancestrais ainda desconhecidas que, até hoje, participam da riqueza cultural do Brasil. O Projeto Nzila, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores pluridisciplinar, se propõe a realizar o mapeamento, o estudo antropológico e etnomusicológico das comunidades e tradições religiosas de origem bantu no Estado da Bahia. A coleta das informações sobre cada comunidade religiosa será efetuada através de entrevistas gravadas, transcritas e arquivadas. Também será realizada, após acordo prévio com cada casa, a gravação das músicas rituais e o registro audiovisual - vídeo e fotográfico - da vida cotidiana das comunidades, incluindo as festas públicas, que constituem um ponto culminante da prática religiosa.
    • Nome do projeto: Cultura material de matriz religiosa afro-brasileira no Museu Paulista: formação, circulação e biografia cultural de parte da Coleção ?Sertanejo? (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias .
    • Nome do projeto: DO CORAÇÃO DAS GUERRAS À POÉTICA DA PLASTICIDADE: CRIAÇÃO E ENGAJAMENTO NO PENSAMENTO ARTÍSTICO EM CONTEXTOS AFRICANOS DOS ANOS 1980 A NOSSOS DIAS (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , BARROS, Denise Dias , MOUTINHO, L. , KOIDE, Emi , NEVES, Paulo , AG ADNANE, M. , CAJÉ, Sandro .
    • Nome do projeto: Coleções etnográficas em tempos de repressão: uma leitura em contraponto da coleção ?Sertanejo? do Museu Paulista (Brasil) e da coleção de ?Artefatos Indígenas? do Museu de Nampula (Moçambique) (1914-1989) (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias .
    • Nome do projeto: AnDanças: Programa de pesquisa e extensão em filosofia, arte e cultura (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , FERREIRA, Elizia Cristina. , RIBEIRO, D. M. , BORGES, B. B. , GONCALVES, E. , NAVARRO, V. D. .
      Descrição: O programa de pesquisa e extensão ?AnDanças? visa promover encontros, oficinas e atividades vinculadas às artes, línguas, literaturas e afins com ênfase nas performances corporais da cultura popular e artes visuais em geral. A proposta é convidar artistas das mais variadas linguagens, professore.as e pesquisadore.as das ciências humanas em geral, das artes e da filosofia em particular, mestras e mestres da cultura popular, pessoas que trabalhem com artes, danças populares brasileiras e africanas, com o corpo e/ou com manifestações que envolvam essas performances, para ministrarem cursos práticos e teóricos, participarem de rodas de conversa e compartilharem de diversas maneiras suas experiências com tais práticas, além de organizar visitas a espaços, como instituições de arte, ONGs e afins que, de algum modo se vinculem com as temáticas tratadas. Também prevemos a exibição de filmes, a promoção de atividades artísticas em geral, mini-cursos de caráter teórico que estabeleçam o diálogo entre as práticas de pesquisa e extensão. As atividades serão abertas à comunidade interna e externa e acontecerão no espaço da Unilab, bem como, sempre que possível, em espaços públicos do município de São Francisco do Conde e da região. Desse modo, além de ser um laboratório para as pesquisas em curso, as ações do programa também deverão facilitar o encontro entre a universidade e a comunidade.
    • Nome do projeto: Arte sacra afro-brasileira em acervos museológicos: um estudo da ?Collecção ethnographica feitchista da Bahia? (1928) (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , FONSECA, M. A. .
      Descrição: PIBIC
    • Nome do projeto: Cabaz Garandi no Recôncavo Baiano? Ritmos e danças tradicionais da Guiné Bissau e do Brasil (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias .
    • Nome do projeto: Cabaz Garandi ? Ritmos e danças tradicionais da Guiné Bissau a par5r do Recôncavo Baiano (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias .
    • Nome do projeto: Memória, Oralidade e Teatro: encruzilhadas para a construção de pedagogias cênicas afro-referenciadas (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , CELESTINO, R. S. , SOUSA, V. M. .
    • Nome do projeto: Cabaz Garandi no Recôncavo Baiano: Ritmos e danças tradicionais da Guiné Bissau e da Bahia (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias .
    • Nome do projeto: Djumbai-Grupo de Pesquisa em Artes e Patrimônio cultural africanos e afrodiaspóricos (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LARANJEIRA, Lia Dias , LIMA, Joana D'Arc de Sousa , SALLES, Sandra Mara .
      Descrição: O grupo de pesquisa Djumbai tem como proposta reunir professores, pesquisadores, estudantes e técnico(a)s para debater estudos e produções relacionados às artes e patrimônios culturais africanos e afro-americanos. O grupo também agrega investigações sobre produções artísticas híbridas que mesclam narrativas visuais, musicais, audiovisuais, performáticas e literárias. Nas suas duas linhas de pesquisa há um interesse pelo diálogo com o campo da educação. Em uma perspectiva interdisciplinar e da crítica pós-colonial, o grupo integra estudos e investigadores ligados a diferentes países afrodiaspóricos e do continente africano, convergindo com as diretrizes da UNILAB no tocante à cooperação e difusão de conhecimentos entre os PALOPs. As atividades do grupo giram em torno da discussão teórica e metodológica de projetos de pesquisa, da realização de estudos dirigidos e de debates com convidado(a)s, visando o aprofundamento e a difusão da produção acadêmica de seus integrantes.
    • LARANJEIRA, Lia Dias ; GESTEIRA, Vinicius Lins . Práticas Religiosas na Costa da Mina: uma sistematização das fontes europeias pré-coloniais, 1600-1730. 2010 - Produção executiva do sítio eletrônico "práticas religiosas na costa da mina..."
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Título: A imagem do caboclo no candomblé de angola: um estudo do discurso de sacerdotes de dois terreiros na Bahia
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Étnicos e Africanos
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Museu Afro Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Educadora
    • Museu de Arte Moderna da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea
        Outras informações: Arte Educadora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora efetiva adjunto A