Não autenticado |

Rafael Rodrigo Ferreira

    • Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo (2015), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2018), onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado, também em Literatura Brasileira, sobre as relações sociais e estéticas entre literatura e jornalismo no Brasil. Áreas de interesse: Historiografia Literária; Modernismos no Brasil; Literatura Comparada; Literatura e Jornalismo; Filologia do português e Edição de Documentos Antigos. Atua como professor de Português e Comunicação no ensino médio e superior.

       

      Links:    

    • FERREIRA, RAFAEL RODRIGO . O Jornalismo de Sylvio Floreal em A Coragem de Amar: Texto, Contexto e Pretextos Cadernos de Literatura Comparada , v. 1 , p. 209 - 226 , 2021. ISSN: 21832242.
    • FERREIRA, R. R. . O JORNAL COMO FONTE LITERÁRIA NA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O XX: O CASO DE SÃO PAULO VIA ATLÂNTICA , v. , p. 81 - 95 , 2018. ISSN: 23178086.
    • FERREIRA, R. R. . Confinamento temporal em dois poemas de Luis Cernuda ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS) , v. 16 , p. 122 - 131 , 2016. ISSN: 19827717.
    • FERREIRA, R. R. ; MARTINS, J. R. V. . 'O mundo é diferente da ponte pra cá' Representações sociais dos morros de Florianópolis REVISTA SEM ASPAS , v. 3 , p. 20 - 32 , 2015. ISSN: 2238359X.
    • FERREIRA, R. R. . Ferreira Gullar e algumas formas de diálogo com o passado no livro Em alguma parte alguma Revista Versalete (UFPR) , v. 2 , p. 450 - 460 , 2014. ISSN: 23181028.
    • FERREIRA, R. R. . Os condenados e o percurso romanesco de Oswald de Andrade. Travessias: tensões da Belle Éporque, raízes do contemporâneo, v. 1, p. 523 - 536, 2022.
    • FERREIRA, RAFAEL RODRIGO . O lugar do jornalismo em Os condenados, de Oswald de Andrade. In: VII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira , 2021 , São Paulo. VII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. : , 2021.
    • FERREIRA, R. R. . Estudo das crônicas de Augusto dos Anjos. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2015 , São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. : , 2015.
    • FERREIRA, R. R. . Jornalismo e prosa de ficção na São Paulo dos anos 20. In: Congresso Nacional do PPG-Letras e 20. Seminário de Estudos Literários - UNESP/IBILCE , 2019 , São José do Rio Preto. Políticas da Literatura 40 anos do PPG-Letras. : , 2019.
    • FERREIRA, R. R. ; VOLCEAN, T. T. ; MALTEZ, J. F. O. . O resgate da memória do espaço amazônico por Isabella Thiago de Mello. : , 2021 (Entrevista)
    • FERREIRA, RAFAEL RODRIGO ; MALTEZ, J. F. O. ; VOLCEAN, T. T. . O fictício literário amazônico: imaginário, realidades e literatura. : , 2021 (Editorial)
    • FERREIRA, R. R. . Parecerista ad-hoc para revista Primeiros Escritos. 2019 (Parecer)
    • ALBUQUERQUE, C, ; FERREIRA, R. R. ; KEWITZ, V. . Edição semidilomática da correspondência de Fernando e Julio Prestes de Albuquerque a Washington Luís. 2015 (Outra)
    • ALBUQUERQUE, C, ; FERREIRA, R. R. ; KEWITZ, V. . Edição de Cartas de Paulo de Morais Barros a Washington Luís Cartas de Administração Privada (1ª. metade do século XX). 2014 (Outra)
  • Apresentações de Trabalho: 8
    • FERREIRA, R. R. . O lugar do jornalismo em 'Os condenados' de Oswald de Andrade. 2021 (Seminário)
    • FERREIRA, R. R. . Jornalismo, literatura e modernidade em 'A Coragem de Amar', de Sylvio Floreal. 2020 (Seminário)
    • FERREIRA, R. R. . Jornalismo e prosa de ficção na São Paulo dos anos 20. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA, R. R. ; ALBUQUERQUE, C, ; KEWITZ, V. . Formação de corpora do Português Paulista. 2017 (Seminário)
    • FERREIRA, R. R. . Estudo das crônicas de Augusto dos Anjos. 2015 (Simposio)
    • ALBUQUERQUE, C, ; FERREIRA, R. R. . Edição de Manuscritos dos Séculos XIX e XX: Formação de Corpus do Projeto História do Português Paulista (Fase II). 2015 (Simposio)
    • ALBUQUERQUE, C, ; FERREIRA, R. R. . Edição de Manuscritos dos Séculos XIX e XX: Formação de Corpus do Projeto de História de Português Paulista. 2014 (Simposio)
    • ALBUQUERQUE, C, ; FERREIRA, R. R. ; KEWITZ, V. . Cartas de Administração Privada do acervo Washington Luís ? 1ª. metade do século XX. 2014 (Seminário)
    • FERREIRA, R. R. ; ALMEIDA, A. N. ; SPAGNOLI, C. R. A. ; BARDI, G. L. ; JARDIM, J. C. S. ; GARCIA, J. Y. ; KIMORI, L. R. B. ; GONCALVES, L. J. ; COELHO, P. V. ; MARANINCHI, M. C. S. ; DOMENE, M. ; FERNANDES, R. C. G. T. ; BORGES, S. S. ; OLIVEIRA, T. M. B. ; CUNHA NETO, U. S. ; NUNES FILHO, W. C. . IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, R. R. ; ARAUJO, G. G. A. ; CARVALHO, R. S. ; NEGREIROS, C. . Jornada Lima Barreto. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, R. R. ; ALMEIDA, A. N. ; BALISTA, L. R. ; SOUSA, C. C. E. ; ARAUJO, G. G. A. ; KIMORI, L. R. B. ; COELHO, P. V. ; OLIVEIRA, T. M. B. ; NUNES FILHO, W. C. . III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, R. R. . A cidade-crônica: São Paulo entre a literatura e o jornalismo no início do século XX. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Edição de manuscritos dos séculos XIX e XX: formação de corpus do Projeto História do Português Paulista. (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, R. R. , KEWITZ, V. .
      Descrição: O projeto de edição de cartas particulares, oficiais e de administração privada dos séculos XIX a XX tem por objetivo principal reunir exemplares de textos que sirvam como fonte de pesquisa para a História do Português Paulista. O projeto temático de equipe homônimo reúne pesquisadores de várias universidades paulistas (USP, UNICAMP, UNESP). Cadastrado na FAPESP (processo n.o 06/55944-0, fase 1), o Projeto Caipira foi submetido a uma renovação, recentemente aprovada pela mesma Fundação, período vigente de 2012 a 2016. Em sua primeira edição, os pesquisadores da equipe de corpora reuniram amplo material de pesquisa, mas para realizar investigações mais fidedignas, é preciso reunir uma grande gama de tipos de textos, de modo que possam atestar as variantes do português brasileiro ao longo de cinco séculos. Ao estudar a história de uma língua, deparamo-nos com diversos desafios, dentre eles as fontes para a coleta dos dados linguísticos. Esse problema refere-se ao grau de proximidade com o vernáculo presente nos textos de sincronias passadas. Porém, acredita-se que as análises possam se basear tanto em textos oficiais, mais formulaicos, com alto grau de controle, quanto em textos mais particulares, menos formulaicos e mais próximos da oralidade. Tendo esses dois polos como parâmetro, pode-se garantir uma exploração dos textos e de suas respectivas marcas linguísticas com maior precisão e cuidado. O modelo das Tradições Discursivas, ao lado da Filologia, fornece subsídios para melhor entender a história dos textos. É preciso ter esse aspecto em mente para que não se confundam história da língua e história dos textos. Por exemplo, certas expressões linguísticas podem aparecer num determinado tipo de texto, mas não em outro, simplesmente porque nesse não há motivo e espaço para que surjam.
    • Nome do projeto: Estudo das crônicas de Augusto dos Anjos (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, R. R. , CARVALHO, R. S. .
      Descrição: Diante do compromisso de estabelecer uma análise crítica e detida da produção em prosa de Augusto dos Anjos, o trabalho em questão pretende valer-se da revisão da imagem reducionista, que tende a posicionar suas crônicas em segundo plano, para realocar, deste modo, a uma posição estética/literária notória, além de reforçar referências intertextuais diversas. Intenta-se, portanto, promover não somente um estudo acerca da produção no campo da prosa de Augusto dos Anjos nos periódicos paraibanos do início do XX em diálogo direto com acontecimentos gerais da época e seus posicionamentos intelectuais, mas, também, tecer questionamentos diante do gênero crônica, híbrido em sua prática no Brasil. Acredita-se que pensar um autor em sua totalidade é mergulhar a fundo em todas as suas produções sem que se deixe sobressair qualquer tipo de julgamento qualitativo que decida de antemão o que deve ser lido em níveis de importância. Conclui-se, então, que dar autonomia investigativa às crônicas deste autor é contribuir decisivamente para sua compreensão.
    • Nome do projeto: Edição de manuscritos dos séculos XIX e XX: formação de corpus do Projeto História do Português Paulista (fase II) (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, R. R. , KEWITZ, V. .
      Descrição: O projeto de edição de cartas particulares, oficiais e de administração privada dos séculos XIX e XX, nesta fase II, dar continuidade à seleção, digitalização e edição filológica de documentos manuscritos que sirvam como fonte de pesquisa para os estudos linguísticos do Projeto de História do Português Paulista II (PHPP II ou Projeto Caipira). O projeto temático de equipe homônimo reúne pesquisadores de várias universidades paulistas (USP, UNICAMP, UNESP) e tem apoio da FAPESP (processo N.º 11/51787-5, com vigência de 2012 a 2017). Na primeira edição desse projeto temático, os pesquisadores da equipe de corpora reuniram considerável material de pesquisa, mas para realizar investigações mais fidedignas, é preciso reunir uma grande gama de tipos de textos, de modo que possam atestar as variantes do português brasileiro ao longo de cinco séculos, mais precisamente da variedade paulista. Ao estudar a história de uma língua, deparamo-nos com diversos desafios, dentre eles as fontes para a coleta dos dados linguísticos. Esse problema refere-se ao grau de proximidade com o vernáculo presente nos textos de sincronias passadas. Porém, acredita-se que as análises possam se basear tanto em textos oficiais, mais formulaicos, com alto grau de controle, quanto em textos mais particulares, menos formulaicos e mais próximos da oralidade. Tendo esses dois polos como parâmetro, pode-se garantir uma exploração dos textos e de suas respectivas marcas linguísticas com maior precisão e cuidado. O modelo das Tradições Discursivas, ao lado da Filologia, fornece subsídios para melhor entender a história dos textos. É preciso ter esse aspecto em mente para que não se confundam história da língua e história dos textos. Por exemplo, certas expressões linguísticas podem aparecer num determinado tipo de texto, mas não em outro, simplesmente porque nesse não há motivo e espaço para que surjam.
    • Nome do projeto: A cidade-crônica: São Paulo entre a literatura e o jornalismo no início do século XX (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, R. R. , CARVALHO, R. S. .
      Descrição: Este curso pretende percorrer de modo panorâmico algumas das crônicas publicadas em jornais e revistas por quatro escritores paulistas que atuaram no cenário cultural do início do século XX, a saber: Mário de Andrade, Ribeiro Couto, Sylvio Floreal e Guilherme de Almeida. Como tema geral, em consonância com o debate em torno das relações estruturais entre as atividades literárias e jornalísticas próprias da época, a cidade de São Paulo, em seu processo de urbanização, será pensada a partir de imaginários sociais que lhe deram formas distintas de apreensão: perspectivas que atravessam orientações eufóricas e críticas, dialeticamente. Além disso, estão previstos diálogos abertos com a área do ensino básico, entendendo que o caráter interdisciplinar do curso tem o potencial de mobilizar competências importantes para a educação escolar e suas rotinas pedagógicas.
    • Nome do projeto: Antologia e estudo da obra de Sylvio Floreal (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, R. R. , CARVALHO, R. S. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo relativizar a dinâmica seletiva do sistema de canonização da literatura brasileira por meio da difusão de uma coleção de textos do escritor Sylvio Floreal que, alheios aos manuais literários atuais, correspondem e dialogam diretamente com um período que mesclava de modo natural discursos muitas vezes díspares, o qual corresponde na periodização política à Primeira República (1889-1930). Assim, a antologia contará com uma compilação de narrativas (contos e crônicas) produzidas ao longo de dez anos e publicadas nos livros Atitudes (1922) e Ronda da Meia-Noite (1925), bem como textos dispersos não publicados em livros, encontrados somente em periódicos da época, acompanhados por um estudo analítico introdutório capaz de evidenciar panoramicamente o percurso literário do autor e suas prováveis relações com o cenário intelectual vigente. Entende-se que a partir da observação crítica em detrimento da prescrição literária, que em geral referenda discursos bem desenhados e, portanto, insuficientes, seja possível desdobrar genuinamente aspectos fundamentais acerca da constituição do cânone da literatura brasileira em relação ao Modernismo.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Letras - português/espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Antologia e estudo da obra de Sylvio Floreal
        Outras informações: Pesquisador
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Cenas da vida paulista: confluências entre jornalismo e prosa de ficção
        Outras informações: Pesquisador
    • Faculdade de Tecnologia de Jundiaí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas: Leitura e Produção de Textos; Comunicação e Expressão
        Outras informações: Professor de Ensino Superior
    • Faculdade de Tecnologia de Itaquera:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas: Português; Fundamentos da Comunicação e Expressão; Gestão do Trabalho de Graduação
        Outras informações: Professor de Ensino Superior
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Lapa Scipião:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio (Português)