Não autenticado |

Natanael Peres Fernandes

    • Graduado em Letras-Português (2015) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e em processo de Licenciatura em Letras-Português (dezembro-2019) na Faculdade de Educação da mesma Universidade (FE/USP). É integrante do grupo de pesquisa NELLPE/USP (Núcleo de Estudos das Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) e também do laboratório LEPEM/USP (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). Tem interesse por Literatura Contemporânea, focando seu olhar na obra do autor português Gonçalo M. Tavares. Nesse sentido, debruça-se nas configurações do humano que se estabelecem nos textos desse autor, sendo considerados os aspectos sócio-histórico-culturais e éticos que mediam tais configurações, bem como suas relações com a alteridade; tal pesquisa se desenvolve a nível de Mestrado Acadêmico iniciado em janeiro-2017, na Área de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da FFLCH/USP. No campo profissional, atua como professor de Língua Portuguesa (Gramática / Literatura / Produção de Textos) no Ensino Básico e trabalha também com a formação socioemocional de adolescentes.

       

      Links:    

    • Textos. Contextos. Intertextos
    • COSTA, C. L. ; FERNANDES, N. P. ; IGNATTI, A. S. ; PORTAS, A. M. D. G. . Palavras para Integrar: linguagens e suas tecnologias (Livro do Aluno). São Paulo : Palavras Projetos Editoriais, 2020 . 176p. ISBN: 9788592590345.
    • COSTA, C. L. ; FERNANDES, N. P. ; IGNATTI, A. S. ; PORTAS, A. M. D. G. . Palavras para Integrar: linguagens e suas tecnologias (Livro do Professor). São Paulo : Palavras Projetos Editoriais, 2020 . 272p. ISBN: 9786599007118.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • FERNANDES, N. P. . OBairro de Gonçalo M. Tavares que parte dos mundos de Borges Revista Odara , v. 3 , p. 55 - 70 , 2016. ISSN: 22376283.
    • FERNANDES, N. P. . : Sobre a importância (e a necessidade) de olhar o sujeito: forma e conteúdo da/na sala de aula. 2019 (Conferência)
    • FERNANDES, N. P. . O Sr. Borges - Um mapeamento das relações de influência de J. L. Borges no espaço-texto d'O Bairro de Gonçalo M. Tavares - O SR. CALVINO. 2014 (Comunicacao)
    • FERNANDES, N. P. . O Sr. Borges - Um mapeamento das relações de influência de J. L. Borges no espaço-texto dO Bairro de Gonçalo M. Tavares. 2014 (Comunicacao)
    • FERNANDES, N. P. . Gonçalo M. Tavares: Leitor de Borges. 2013 (Comunicacao)
    • JACOTO, L. ; FERNANDES, N. P. ; MELQUES, L. F. Q. ; FERRAZ, R. A. P. F. ; COSTA, C. L. . Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100Orpheu. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • JACOTO, L. ; FERRAZ, R. A. P. F. ; FERNANDES, N. P. ; FLORENTINO, J. C. ; COSTA, C. L. ; COSTA, L. S. . 2º Seminário preparatório para o Congresso 100Orpheu - Pessoa e seus mestres. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • FERNANDES, N. P. ; KIPNIS, K. . Nossas letras: oficina de escrita - Módulo I: Como falar de livros que não lemos?. 2016 (Serviço Social do Comércio - SESC (Unidade Belenzinho))
    • Nome do projeto: "O Sr. Borges": Um mapeamento das relações de influência de J. L. Borges no espaço-texto d'O Bairro de Gonçalo M. Tavares (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, N. P. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é mapear as relações de influência (ou "presença"), além da intertextualidade, no diálogo entre o autor biográfico Jorge Luis Borges e o autor contemporâneo Gonçalo M. Tavares (especificamente na sua obra, in progress, "O bairro"). Serão observados quais os recursos de escrita (Narrador, Personagem, Figuras de Linguagem...) comuns aos dois autores, mas, principalmente, as questões ligadas ao tema que sejam latentes no diálogo proposto; Iniciação Científica sob orientação da Prof.ª Dr.ª Lilian Jacoto (DLCV-FFLCH-USP) e desenvolvida com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Literatura e Ética - módulo II (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, N. P. , COSTA, C. L. , FLORENTINO, J. C. , JACOTO, L. , FERRAZ, R. A. P. F. , MELQUES, L. F. Q. .
      Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética), fundado em 2007, cujo objetivo geral tem sido a discussão de textos literários da lusofonia na perspectiva teórica da Ética. São de interesse questões relativas à constituição ética do sujeito, da autoria e da alteridade nas literaturas de Língua Portuguesa dos séculos XX e XXI. A ênfase recai sobre a Literatura Portuguesa contemporânea, embora também acolha projetos de pesquisa que trabalhem com a produção brasileira e africana numa perspectiva comparatista. No módulo II, o projeto coloca sua ênfase sobre as comunidades interpretativas agenciadoras de sentido dentro do universo da ficção. No ano de 2012, o NELLPE passou a fazer parte do LEPEM (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). A partir de então, a proposta do grupo de estudos se conjuga com as metas do Laboratório, no que tange aos eventos, cursos e publicações programadas. O Projeto encontra-se abrigado na linha de pesquisa TEXTOS. CONTEXTOS. INTERTEXTOS..
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Estudos em Avaliação Educacional (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Revisão de artigos portugueses a serem publicados na edição do primeiro semestre de 2016.
    • Colégio Anglo Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa (Gramática / Literatura / Produção de Textos) e currículo socioemocional, através do programa Líder em Mim, no Ensino Básico (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio).
        Outras informações: Professor