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Alexandre Bergamo Idargo

    • é formado em Ciências Sociais pela Unicamp (1993) com ênfase em Antropologia. Possui mestrado (2000) e doutorado (2006) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, área de concentração Sociologia da Cultura. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde atua também junto ao Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, televisão, jornalismo e indústria cultural.

       

      Links:    

    • Realidade Sócio Cultural Contemporânea
    • BERBERIAN, A. P. ; BERGAMO, A. . Psicogênese das Linguagens Oral e Escrita: Letramento e Inclusão.. Curitiba- PR : IESDE - Brasil, 2009 . 212p. ISBN: 9788538704683.
    • BERBERIAN, A. P. ; BERGAMO, A. . Psicogênese das Linguagens Oral e Escrita: Subsídios para Alfabetização e Letramento. Curitiba - PR : IESDE - Brasil, 2009 . 216p. ISBN: 9788538708100.
    • BERGAMO, A. . A experiência do status: roupa e moda na trama social.. São Paulo : Edunesp, 2007 . 232p. ISBN: 9788571397866.
    • BERGAMO, A. . Imitation of order: research on television in Brazil Tempo Social. Revista de Sociologia da USP , v. 3 , p. 1 - 23 , 2007. ISSN: 01032070.
    • BERGAMO, A. . Imitação da Ordem: as pesquisas sobre televisão no Brasil Tempo Social. Revista de Sociologia da USP , v. 18 , p. 303 - 328 , 2006. ISSN: 01032070.
    • BERGAMO, A. ; SANTANA, A. P. . Cultura e Identidade Surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas Educação e Sociedade , v. 26 , p. 565 - 582 , 2005. ISSN: 01017330.
    • BERGAMO, A. . Elegância e Atitude: diferenças sociais e de gênero no mundo da moda Cadernos Pagu (UNICAMP) , v. 22 , p. 83 - 113 , 2004. ISSN: 01048333.
    • BERGAMO, A. . O Campo da Moda Revista de Antropologia (São Paulo) , v. 41 , p. 137 - 184 , 1998. ISSN: 00347701.
    • BERGAMO, A. . Resenha de "A Distinção" de Pierre Bourdieu. : , 2008 (Resenha)
    • BERGAMO, A. . Parecer Técnico-científico para a Editora da Unesp. 2009 (Parecer)
    • BERGAMO, A. . Revista eletrônica "Baleia na rede". 2008 (Parecer)
    • BERGAMO, A. . Parecerista da FAPESP. 2008 (Assessoria)
    • BERGAMO, A. . Parecerista da Revista Brasileira de Ciências Sociais.. 2008 (Assessoria)
    • BERGAMO, A. . Corretor de provas de História na 2ª fase do Vestibular da Unicamp.. 1999 (Outra)
    • BERGAMO, A. . Parecerista de projetos de Pesquisa da FAMERP.. 2003 (Parecer)
    • BERGAMO, A. . Parecer Técnico-Científico para a Editora da Unesp.. 2005 (Parecer)
    • BERGAMO, A. . VIII Jornada de Ciências Sociais - "Nelson Werneck Sodré".. 2002 (Unesp - FFC/Marília)
    • ALVES, G. P. ; GUIMARÃES, N. A. ; BERGAMO, A. ; SOUZA, Luis Antonio F de . XI Jornada de Estudos de Ciências Sociais - "Juarez Brandão Lopes". 2008 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • Nome do projeto: Racionalidade e Racionalização na Televisão Brasileira. (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERGAMO, A. .
      Descrição: Há um número considerável de pessoas que, de alguma forma, colaboram para a realização dos programas de televisão: atores, apresentadores, cenógrafos, editores, público de auditórios, pesquisadores dos índices de audiência, estudantes que estão ingressando no mercado de comunicações etc. Trata-se, portanto, de um universo bastante amplo. Todas essas diferentes formas de envolvimento convergem para a execução de uma mesma coisa: a televisão. As formas de envolvimento com a televisão não são aleatórias. São experiências geradas e compreendidas segundo uma racionalidade específica. Por racionalidade entenda-se o sentimento de integração a uma experiência comum de vida, o uso partilhado de saberes e valores específicos. Essa racionalidade deve ser entendida também como expressiva de uma rede entre as pessoas cujo elo de ligação está nesse uso partilhado de saberes e valores. A força de união entre tais elos, se é que se pode chamar assim, reside nesse sentimento de integração a essa dada experiência comum de vida. Essa racionalidade representa, portanto, tudo aquilo que é capaz de conferir, aos olhos das pessoas ligadas à televisão e aos olhos daqueles com quem convivem, valor, significado e sentido. Ela expressa não só os juízos feitos dos demais grupos sociais, ligados de forma direta ou indireta à televisão, mas também os juízos de valor que as pessoas que ali trabalham fazem de si mesmas. A televisão, sua estrutura de trabalho, sua hierarquia funcional e a hierarquia dos produtos que ela produz são as condições materiais diante do que as crenças, as ilusões, as fantasias e os valores das pessoas que ali trabalham encontram uma possibilidade de realização. São as condições que permitem a essas pessoas olharem para si mesmas e para os outros de uma forma específica. Esta pesquisa visa, a longo prazo, à compreensão da racionalidade daqueles que trabalham na definição e produção dos programas de televisão. Não de todos, evidentemente, mas daqueles que conferem uma
  • Outras produções técnicas: 1
    • BERGAMO, A. ; ALVARENGA, K. F. ; JACOB, L. . Revisão do livro "O Mascaramento na Avaliação Audiológica". 2007 - Revisão
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2001 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente Doutor
    • Universidade de Franca:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto Brasileiro de Difusão Cultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Centro Universitário Moura Lacerda:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).