Não autenticado |

Carolina Carbonari Rosignoli

    • Mestranda em Filologia e Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo, pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Bacharela em Letras, com habilitação em português e inglês, pesquisa na área de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. Realizou intercâmbio na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com bolsa da Reitoria da Universidade de São Paulo por mérito acadêmico, envolvendo-se em pesquisa na área de Fonologia Entoacional. Teve bolsas de Iniciação Científica financiadas pela Reitoria da Universidade de São Paulo entre os anos de 2012 e 2014 e Ensinar com Pesquisa no ano de 2011. Primeira colocada no ranqueamento para a habilitação em Inglês - 2010. Quinta colocada geral no ranqueamento em Letras - 2010. Oitava colocada na FUVEST 2008.

       

      Links:    

    • ROSIGNOLI, C. C. ; FERNANDES-SVARTMAN, F. R. . O padrão entoacional das sentenças interrogativas do português brasileiro em fala manipulada Revista do GEL , v. 45 , p. 60 - 72 , 2016. ISSN: 1984591X.
    • ROSIGNOLI, C. C. ; ARIDA, F. ; LAURO, M. ; VILLARES, C. E. . Levantamento dos impactos ambientais da duplicação da Rodovia Fernão Dias no Parque da Cantareira, Núcleo do Engordador.. : , 2007 (Trabalho de Conclusão de Curso)
  • Apresentações de Trabalho: 9
    • ROSIGNOLI, C. C. . Aspectos prosódicos e densidade tonal das sentenças interrogativas da variedade paulista do português brasileiro. 2016 (Congresso)
    • ROSIGNOLI, C. C. ; FERNANDES-SVARTMAN, F. R. . Intonational patterns of interrogative sentences of Brazilian Portuguese. 2016 (Congresso)
    • ROSIGNOLI, C. C. . O padrão entoacional das interrogativas parciais do português brasileiro em fala manipulada. 2016 (Seminário)
    • ROSIGNOLI, C. C. . Análise preliminar da atribuição de eventos tonais e marcação de foco em sentenças interrogativas do português brasileiro. 2016 (Comunicacao)
    • ROSIGNOLI, C. C. . O padrão entoacional de interrogativas do português brasileiro em fala manipulada. 2016 (Comunicacao)
    • ROSIGNOLI, C. C. ; SVARTMAN, FRF . O padrão entoacional das sentenças interrogativas do português brasileiro em fala manipulada. 2015 (Comunicacao)
    • ROSIGNOLI, C. C. ; SVARTMAN, FRF . O padrão entoacional das interrogativas globais do português brasileiro - Fase II. 2014 (Simposio)
    • SVARTMAN, FRF ; ROSIGNOLI, C. C. . O padrão entoacional em interrogativas do Português Brasileiro - Fase I. 2013 (Simposio)
    • ROSIGNOLI, C. C. ; SVARTMAN, FRF . Sândi vocálico externo e haplologia sintática em sentenças com foco em português brasileiro. 2011 (Simposio)
    • ROSIGNOLI, C. C. . Relatório de Qualificação. A prosódia dos enunciados interrogativos do dialeto paulista do português brasileiro: análise da produção e da percepção. 2016
    • ROSIGNOLI, C. C. . Sândi vocálico externo e haplologia sintática em sentenças com foco em português brasileiro. 2012
    • ROSIGNOLI, C. C. . O padrão entoacional das sentenças interrogativas do português brasileiro em fala manipulada - Fase I. 2013
    • ROSIGNOLI, C. C. . Relatório Científico Parcial de Mestrado - FAPESP. 2016
    • ROSIGNOLI, C. C. . O padrão entoacional das sentenças interrogativas do português brasileiro em fala manipulada - Fase II. 2014
    • Nome do projeto: Sândi vocálico externo e haplologia sintática em sentenças com foco em português brasileiro (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , SVARTMAN, FRF .
      Descrição: Projeto científico desenvolvido para o Ensinar com Pesquisa, sob coordenação da Profa. Dra. Flaviane R. Fernandes Svartman. O projeto tinha como objetivo verificar se o comportamento de processos fonológicos segmentais, como o sândi vocálico externo e a haplologia sintática, traz evidências, assim como a retração do acento discutida por Sandalo & Truckenbrodt, para a alteração do fraseamento prosódico em sentenças com elemento focalizado na mesma variedade de português.
    • Nome do projeto: Análise entoacional de interrogativas do português brasileiro (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , SVARTMAN, FRF .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no âmbito da análise e descrição entoacional de sentenças interrogativas do Português Brasileiro, sob orientação da Professora Doutora Flaviane Romani Fernandes Svartman
    • Nome do projeto: O padrão entoacional das sentenças interrogativas do português brasileiro em fala manipulada (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , SVARTMAN, FRF .
      Descrição: O projeto teve por objetivo investigar padrões entoacionais em enunciados interrogativos globais do dialeto paulista do português brasileiro, de modo a observar diferenças e semelhanças prosódicas que definam os diferentes tipos frásicos de enunciados interrogativos globais. Para tanto, foram analisadas sentenças produzidas em situação de fala controlada, considerando-se três falantes de mesma faixa etária, região e grau de escolaridade. Teve base nos pressupostos teóricos da Fonologia Entoacional (PIERREHUMBERT, 1980; PIERREHUMBERT & BECKMAN, 1988; LADD, 1996, 2008; JUN, 2005; entre outros).Está vinculada ao projeto InAPoP (Atlas Interativo da Prosódia do Português - Interactive Atlas of the Prosody of Portuguese, cf. FROTA & CRUZ, 2012-2014), ao qual esta presente pesquisa se vincula. Foram encontrados padrões entoacionais associados ao contorno nuclear e ao contorno total das interrogativas.
    • Nome do projeto: A prosódia dos enunciados interrogativos do dialeto paulista do português brasileiro: análise da produção e da percepção (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , SVARTMAN, FRF .
      Descrição: Projeto de Mestrado com o objetivo de investigar padrões entoacionais em enunciados interrogativos globais do dialeto paulista do português brasileiro (PB), de modo a observar diferenças e semelhanças prosódicas que definam os diferentes tipos frásicos de enunciados interrogativos globais. O presente trabalho é fundamentado pela teoria Fonologia Entoacional (PIERREHUMBERT, 1980; PIERREHUMBERT e BECKMAN, 1988; LADD, 1996, 2008; JUN, 2005). Trabalho vinculado ao projeto InAPoP (Atlas Interativo da Prosódia do Português, Interactive Atlas of the Prosody of Portuguese, cf. FROTA, 2012-2014).
    • Nome do projeto: Fraseamento prosódico em português: comparações entre as variedades brasileira e africanas (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , SVARTMAN, FRF , CRUZ, M. , COELHO, M. A. , FROTA, S. , VIGARIO, M. , SANTOS, V. G. , SILVA, G. B. , GARCIA, A. V. , FONSECA, C. A. S. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo o estudo prosódico comparativo entre a variedade vernacular brasileira (PB) e as variedades de português faladas em Guiné-Bissau (PGB) e Angola (PA) (município do Libolo). Tal análise comparativa busca testar, para as essas variedades de português, o modelo de línguas parcialmente reestruturadas proposto por Holm (2004). No alcance dos objetivos, este projeto tem como metas: (i) a constituição de bases de dados do PB, do PGB e do PA (município do Libolo); (ii) a análise prosódica desses dados, no que concerne ao estudo da relação entre a atribuição de eventos tonais ao contorno entoacional e a formação de domínios prosódicos; e (iii) a comparação, entre as referidas variedades de português, dos resultados obtidos da análise prosódica.
    • Nome do projeto: Fraseamento entoacional em português brasileiro (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , SVARTMAN, FRF , COELHO, M. A. , SANTOS, V. G. , HORIKIRI, M. T. , CANELAS, R. M. .
      Descrição: O projeto "Fraseamento entoacional em português brasileiro", integrado ao projeto internacional "Intonational phrasing in Romance" (cf. http://www.fl.ul.pt/LaboratorioFonetica/intphraro.htm), tem como objetivos centrais: (i) a constituição de uma base de dados de fala do português brasileiro (doravante, PB) que permita o estudo da estrutura entoacional dessa variedade de português; (ii) a descrição e a análise do fraseamento entoacional desses dados, no que tange especificamente ao estudo da relação entre atribuição de eventos tonais ao contorno entoacional e formação de domínios prosódicos; e (iii) a comparação dos resultados encontrados para o fraseamento entoacional nos dados de PB com o fraseamento entoacional já descrito para outras línguas românicas contempladas pelo referido projeto internacional. Com o desenvolvimento do presente projeto, com base no quadro teórico da Fonologia Entoacional (cf. Pierrehumbert, 1980; Pierrehumbert & Beckman, 1988; Ladd, 1996, 2008; Jun, 2005; entre outros) e da Fonologia Prosódica (cf. Selkirk, 1984, 1986, 2000; Nespor & Vogel, 1986; entre outros), pretendemos contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a gramática entoacional do PB e para uma maior compreensão do funcionamento dos sistemas entoacionais nas línguas naturais, ao se procederem análises comparativas entre os resultados obtidos por este estudo e os já obtidos para outras línguas, em especial, as românicas, grupo linguístico ao qual o PB pertence etimologicamente. Ademais, os resultados obtidos por este projeto para o PB contribuirão com o objetivo maior do projeto internacional, ao qual este se vincula que é a constituição de um atlas da entoação das diferentes línguas românicas.
    • Nome do projeto: Interactive Atlas of the Prosody of Portuguese (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSIGNOLI, C. C. , COLLISCHONN, G. , PALMA, P. , REIS, A. , POST, B. , GILI-FIVELA, B. , PRIETO, P. , FIGUEIREDO, N. , BARONE, M. , SERRA, C. , FONSECA, A. , SVARTMAN, FRF , CRESPO-SENDRA, V. , NETO, B. , PAULINO, N. , OLIVEIRA, P. , SILVA, G. B. , SANTOS, V. G. , VIGARIO, M. , FROTA, S. , CRUZ, M. , LOURENCO, J. .
      Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisa e aplicações no domínio da prosódia, do ritmo e da entoação, no âmbito de um programa de escopo internacional que propõe um sistema de análise prosódica de corpora de fala, juntamente com um conjunto de procedimentos metodológicos que permitem o trabalho com a variação prosódica da linguagem. Um dos objetivos principais pretendido por esse projeto é a criação de um Atlas Interativo da Prosódia do Português, a ser acessado online livremente. O Atlas englobará o português europeu integralmente, variedades do português brasileiro e variedades do português falado na África.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Letras - Inglês/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Bacharelado em Gestão Ambiental
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Escola Técnica Parque da Juventude:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Atua como instrutora na área de Português e Redação, realizando acompanhamento extra classe, plantões de dúvidas, correção de atividades e participação em sala de aula.
        Outras informações: Instrutora de alunos
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora