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Kátia Souza Rangel

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Geografia Humana pela mesma instituição, especialização em Psicopedagogia e curso técnico em Análise do Comportamento Aplicada do Comportamento pela Unifaveni (2024). É professora adjunto III da Universidade Federal do Amapá, colaboradora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS/UNIFAP), conselheira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão acerca dos temas Geografia agrária, cultural, população, gênero, violência contra a mulher, mulheres cientistas e educação especial.

       

      Links:    

    • Sociedades tradicionais em unidades de conservação
    • Dinâmicas territoriais do campesinato na América Latina
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    • NETO, Dorival Bonfá ; RANGEL, Kátia Souza. . Ecofeminismo e conservação da natureza: um estudo de caso sobre a importância das mulheres afrocolombianas para a pesca artesanal. GEOGRAPHIA (UFF) , v. 25 , p. 1 - 18 , 2023. ISSN: 15177793.
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    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . A influência do movimento político na definição do conceito de sociedades tradicionais: o caso da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá).. Encontros e percepções geográficas: diálogos e provocações., v. , p. 1 - 161, 2022.
    • RANGEL, Kátia Souza. ; LOMBA, R. M. . Criação da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá) e recriação do campesinato amapaense. Conflito, territorialidade e desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo amapaense, v. 1, p. 59 - 83, 2015.
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    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Reserva extrativista: estratégia de reprodução do modo de vida da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP). In: VI Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa "Agricultura, desenvolvimento regional e transformações socioespaciais" , 2011 , Presidente Prudente. VI Encontro de Grupos de Pesquisa. : , 2011.
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    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP.. In: XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2008 , São Paulo. XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2008.
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SILVA, A. M. ; SUZUKI, J. C . Comunidade Quilombola da Poça: dilemas e perspectivas de construção da identidade quilombola. In: V Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa , 2009 , Santa Maria/RS. V ENGRUP - GPET. : , 2009.
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP.. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária , 2009 , São Paulo. XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. : , 2009.
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Política ambiental e modo de vida tradicional: Comunidade do Mandira. Cananéia/SP. In: XII Encuentro de Geógrafos de la América Latina , 2009 , Montevideu. XII Encuentro de Geógrafos de la América Latina. : , 2009.
    • VASCONCELOS, Mayda Richelle Cavalcante ; RANGEL, Kátia Souza. ; CAMARGO, A. F. . Agroextrativismo sustentável na Reserva Extrativista do Rio Cajari (Amapá). 2012 (Simposio)
    • TEIXEIRA, Roosevelt ; COUTINHO, T. ; RANGEL, Kátia Souza. . Conjunto Habitacional do Mucajá: transformações na reprodução da vida cotidiana e a construção de novas territorialidades (Macapá/Amapá). 2012 (Simposio)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; MARQUES, R. G. . Relações de aviamento praticadas na região do Rio Cajari (Amapá). 2014 (Congresso)
    • RANGEL, Kátia Souza. . Unidades de Conservação: gestão e participação social. 2012 (Conferência)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Reserva extrativista: estratégia de reprodução do modo de vida da comunidade quilombola do Mandira (Cananeia/SP). 2011 (Outra)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Festa da Ostra: atualização da festa na comunidade do quilombo do Mandira (Cananeia/SP). 2010 (Seminário)
    • RANGEL, Kátia Souza. . Comparação entre o Programa Agrária de Partido dos Trabalhadores (1989) e o II Plano Nacional de Reforma Agrária (2003). 2010 (Outra)
    • RANGEL, Kátia Souza. . Marxismo e Estruturalismo francês: divergências teóricas acerca do conceito de cultura. 2010 (Outra)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SANTOS, Anderson Pereira dos ; SUZUKI, J. C . A relação campo cidade e a Festa da Ostra da comunidade tradicional do Mandira (Cananeia/SP). 2010 (Seminário)
    • RANGEL, Kátia Souza. . A reserva extrativista do Mandira e a reprodução do modo de vida tradicional: um estudo do caso da comunidade quilombola do Mandira. Cananéia/SP. 2010 (Seminário)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP.. 2008 (Simposio)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP.. 2009 (Outra)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Política ambiental e modo de vida tradicional: Comunidade do Mandira. Cananéia/SP. 2009 (Comunicacao)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SILVA, A. M. ; SUZUKI, J. C . Comunidade Quilombola da Poça: dilemas e perspectivas de construção da identidade quilombola. 2009 (Comunicacao)
    • RANGEL, Kátia Souza. . Transformações das Práticas Sócioespacias da População Tradicional do Mandira. Cananéia, SP.. 2009 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • SOARES, A. G. ; RANGEL, Kátia Souza. ; GÓMEZ, G. ; OLIVEIRA, T. ; ROBBA, Olívia . Mães na academia em tempos de pandemia. 2020 internet
    • SUZUKI, J. C ; RANGEL, Kátia Souza. ; JESUS, Josselito Batista de ; FERNANDES, Evandro Noro ; SOUSA, Denise Martins de . XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • RIBEIRO, Wagner Costa ; RANGEL, Kátia Souza. . I Encontro Internacional Governança da Água na América Latina. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • SUZUKI, J. C ; RANGEL, Kátia Souza. ; FERNANDES, Evandro Noro ; JESUS, Josselito Batista de . I Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. 2006 (Universidade de São Paulo)
    • MACHADO, R. P. P. ; RANGEL, Kátia Souza. . 2o. Cartogeo - II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia: o mapa como forma de expressão dos Geografias. 2010 (Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; LOMBA, R. M. ; SILVA, Marcelo Gonçalves . Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2012 (Universidade Federal do Amapá)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; ALBUQUERQUE, Maria de Jesus ; CAMARGO, A. F. . VI Encontro de Áreas de Proteção Ambiental. 2012 (Equipe de Conservação da Amazônia - ECAM)
    • SILVA, E. C. ; RANGEL, Kátia Souza. . V Semana de Geografia da UNIFAP - Do espaço ao lugar: o pensar e o fazer em Geografia. 2014 (Universidade Federal do Amapá)
    • RANGEL, Kátia Souza. . XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2012 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • LOMBA, R. M. ; SUZUKI, J. C ; RANGEL, Kátia Souza. . V Simpósio Nacional O Rural e o Urbano no Brasil (V SINARUB). 2019 (Universidade Federal do Amapá (UNIFAP))
    • SILVA, Eliane Cabral ; RANGEL, Kátia Souza. . IV Encontro de Geografia do Amapá. 2014 (Universidade Federal do Amapá)
    • RANGEL, Kátia Souza. ; SUZUKI, J. C . Transformações das práticas socioespaciais da comunidade tradicional do Mandira, Cananéia/SP. 2008
    • Nome do projeto: Memória quilombola: Comunidade do Mandira (Cananeia-SP). (2009 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , REZENDE-SILVA, S , D'ALMEIDA, SABRINA , FURLAN, S. A. , TOLEDO, J. R. .
      Descrição: Registro da memória coletiva da comunidade por meio de registros orais e audiovisuais.
    • Nome do projeto: Transformação no modo de vida da comunidade tradicional do Mandira - Cananeia (SP). (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , SUZUKI, J. C .
      Descrição: A forma tradicional de reprodução da comunidade do Mandira, Cananéia (SP), reflete o seu modo de vida, que está sofrendo um processo de transformação, passível de observação por meio das práticas produtivas a partir da criação de uma área de reserva ambiental que estendeu-se sobre o território da comunidade e proibiu que seus membros mantivessem seu modo de vida tradicional de produção (Bastos, 1997). Dessa forma, a ostreicultura foi implantada como alternativa para que a comunidadde continuasse se reproduindo dentro dos limites da reserva, impondo aos membros da comunidade uma nova relação com a natureza. A partir da proibição dos modos tradicionais de produção da comunidade e implantação da ostreicultura, tudo o que antes era produzido no bairro a partir da exploração sustentável dos recursos naturais agora é obtido por meio de relações comerciais com o meio externo e, não apenas excedente é comercializado em troca dos itens não produzidos no pela mão familiar (Queiroz, 1973:92), mas toda a produção realizada no bairro, que são, principalmente, as ostras. Os métodos utilizados para relzação da pesquisa são: a) levantamento bibliográfico, b) coleta de informações em campo por meio do registro de entrevistas seguindo-se o roteiro semi-estruturado, que serão sistematizadas para posterior análise, produção de séries fotográficas, representações da espacialização das atividades produtivas praticadas no tempo dos antigos e no presente. Será produzido como material da pesquisa o roteiro-semi-estruturado, as entrevistas transcritas, as séries fotográficas, as representações (croquis) e os relatórios, pacial e final, que será o produto conclusivo deste estudo.
    • Nome do projeto: Geografia da Oralidade: uma recuperação da história oral de populações tradicionais no estado de São Paulo (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , SUZUKI, J. C .
      Descrição: Descrição: As populações tradicionais, quilombolas, caiçaras, indígenas, dentre outras, estão marcadas pela presença da oralidade na manutenção de sua história e de suas práticas sociais, é o que vários autores, como Antonio Carlos Diegues (2001, 2002, 2004), Sueli Ângelo Furlan (Simone Rezende da Silva (2004), Antonio Carlos Diegues e André de Castro C. Moreira (2001), Jean Hébette, Sônia Barbosa Magalhães e Maria Cristina Maneschy (2002) e José de Souza Martins (1997), apontaram em suas reflexões. Tais populações tradicionais não vivem situações históricas idênticas, mas participam de dilemas semelhantes em relação à manutenção de suas práticas socioespaciais. Na perspectiva da Geografia, acreditamos que a valorização de uma dimensão espacial, em que se traduzam as formas de apropriação da terra, a dimensão do tempo cíclico em suas práticas socioespaciais, o significado da festa em suas crenças e na construção da sociabilidade, a transmissão oral de seus conhecimentos, a permanência do compadrio e da relação de vizinhança, dentre outras marcas sejam fundamentais para aprofundar as leituras já realizadas a partir de outros campos do conhecimento, particularmente o da Antropologia. Para a consecução da formação dos pesquisadores e da recuperação da história de populações tradicionais, serão realizadas as seguintes ações e atividades: formação continuada do grupo de pesquisadores envolvidos por meio da leitura, debate e sistematização de textos teóricos e históricos referentes às práticas socioespaciais das populações tradicionais e da dinâmica do mundo contemporâneo; sistematização de fontes secundárias, tais como transcrição de entrevistas, fotografias e publicação de artigos para composição de um banco de dados virtual, bem como imagens de satélite, fotografias aéreas e mapas referentes às áreas e às populações tradicionais envolvidas no projeto; realização de trabalhos de campo com aplicação de roteiros semi-estruturados e entrevista, composição de séries fotográ
    • Nome do projeto: A reserva extrativista do Mandira e a reprodução do modo de vida tradicional: um estudo do caso da comunidade quilombola do Mandira , Cananeia/SP (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , SUZUKI, J. C .
      Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe à análise da problemática da reprodução do modo de vida tradicional da comunidade quilombola do Mandira no interior da Reserva Extrativista do Mandira. Buscamos aqui recuperar o histórico de implantação da reserva, situar o posicionamento da comunidade diante da possibilidade do retorno às práticas produtivas tradicionais e à incorporação de novas práticas produtivas permitidas. Como método, utilizaremos a abordagem dialética, a corrente teórica da criação e recriação do campesinato e o paradigma teórico da Etnoconservação. Como técnicas de pesquisa, utilizaremos a revisão bibliográfica, o trabalho de campo, o registro de entrevistas com as famílias da comunidade seguindo os roteiros semiestruturados.
    • Nome do projeto: Transformações no modo de vida das populações tradicionais da Reserva Extrativista do Cajari (Laranjal do Jarí, Mazagão e Vitória do Jarí-AP). (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. .
      Descrição: Partindo da problemática de sobreposição de unidades de conservação de proteção integral sobre bairros rurais historicamente ocupados e consequente expulsão das populações locais em relação a estes bairros, a política ambiental brasileira tem orientado a implantação do modelo de unidades de conservação de uso sustentável, como instrumento que incorpora as populações tradicionais como parceiras da conservação dos recursos naturais, com o objetivo de minimizar os conflitos socioambientais decorrentes da expulsão daquelas. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva analisar as transformações do modo de vida das populações tradicionais que se reproduzem no interior da Reserva Extrativista Cajari, criada por meio do decreto federal 99.145, de 12 de março de 1990 e localizada nos municípios Laranjal do Jarí, Mazagão e Vitória do Jarí. No que se refere à hipótese, consideramos que a política ambiental brasileira tem adotado a implantação de unidades de conservação de uso sustentável como instrumento político, que, por um lado, incorpora as populações tradicionais aos objetivos de conservação dos recursos naturais, e, por outro lado, minimiza os conflitos socioambientais decorrentes da expulsão daquelas em relações aos bairros rurais sobrepostos pelas unidades de conservação de proteção integral. No que se refere à metodologia, este projeto de pesquisa caracteriza-se como estudo caso e embasamento teórico baseado no materialismo histórico dialético, teoria da criação e recriação do campesinato e do latifúndio e etnoconservação, tendo, como técnicas de pesquisa, a revisão bibliográfica, trabalho de campo, registro e transcrição de entrevistas com membros das populações locais, orientadas pelo roteiro semiestruturado e história oral, além da composição de séries fotográficas. PALAVRAS ? CHAVE: Populações tradicionais, unidades de conservação, modos de vida, Reserva Extrativista Cajari, Amapá.
    • Nome do projeto: Autorregistro participativo da memória coletiva das populações tradicionais agroextrativistas de Reserva Extrativista do Cajari (Laranjal do Jarí e Mazagão-AP). (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. .
      Descrição: Partindo do diagnóstico de que os jovens moradores da Reserva Extrativista do Cajari, localizada nos municípios de Laranjal do Jarí e Mazagão, no estado do Amapá, não têm participado ativamente do processo de organização política pelo qual as populações tradicionais agroextrativistas ali moradoras vêm passando, este projeto tem como objetivo resgatar a memória coletiva dos membros mais velhos das comunidades, compartilhando-a com os jovens, como estratégia para estimulá-los a tornarem-se sujeitos ativos das mudanças pelas quais aquelas populações vêm passando, sobretudo no que se refere à valorização de seu modo de vida, inclusão destas na gestão da reserva, associação de moradores e cooperativas agroextrativistas que vêm sendo implantadas no interior da reserva No que se refere à participação dos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá, este projeto pretende oportunizar o conhecimento do modo de vida local e o desenvolvimento de técnicas de pesquisas e extensão em trabalho de campo, por meio da participação na realização de rodas de memória, assimilando técnicas inerentes à História oral, como o registro e transcrição de relatos.
    • Nome do projeto: Dinâmicas territoriais do campesinato na América Latina (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , SUZUKI, J. C , LOMBA, R. M. , FILOCREAO, A. S. M. .
      Descrição: Partindo da problemática da criação e recriação do campesinato latinoamericano no bojo do modo de produção capitalista, que o expropria e impõe, contraditoriamente, a elaboração de estratégias para a recriação daquele, este projeto de pesquisa tem como objetivo revisitar a literatura acerca da formação do campesinato amazônico e latinoamericano. No que se refere à hipótese, consideramos que os movimentos de migratórios são as principais estratégias de recriação desta classe social, cujo processo de territorialização alcança períodos de expansão e retrocesso na medida em que tem sido interrompido repetidas vezes ao longo da história, por ações desterritorializadoras empreendidas pelo Estado e por agentes do capitalismo, impelindo-os à busca de novas estratégias para a sua recriação.
    • Nome do projeto: Implantação interdisciplinar e intersetorial da agrofloresta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/campus Marco Zero do Equador) (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. .
      Descrição: O projeto de extensão ?Implantação interdisciplinar e intersetorial da agrofloresta da UNIFAP (campus Marco Zero do Equador)? tem como objetivo principal o desenvolvimento de práticas agroflorestais no campus Marco Zero do Equador, integrando as comunidades acadêmica e externa, além da consolidação de relações intersetoriais e interinstitucionais no bojo de uma ação processual e contínua de caráter ambiental, educativo, social, cultural, científico e tecnológico, prevendo a realização de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão por meio de oficinas temáticas
    • Nome do projeto: Curso de fotografia básica (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , MACEDO, L. , VALE, M. R. .
      Descrição: Partindo-se do trabalho de campo como técnica de pesquisa inerente à ciência geográfica e à fotografia como procedimento metodológico que apoia sua realização, este projeto de extensão tem como objetivo ministrar um minicurso de introdutório sobre fotografia, justificando-o pela necessária qualificação de estudantes, professores e bacharéis em Geografia para o uso eficiente deste procedimento no registro fotográfico em trabalho de campo.
    • Nome do projeto: Ensino de cartografia para crianças na faixa etária entre 4 e 11 anos (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. .
      Descrição: O aprendizado de conhecimentos cartográficos por educandos do ensino fundamental I e II atendidos pelo projeto "Unicriança: jogos, brinquedos, brincadeiras e aprendizagem de conceitos", possibilita que estes apropriem-se dos conceitos necessários à representação de suas territorialidades (SAQUET, 2012 e 2010; RAFFESTIN, 1993), de modo que o objetivo deste projeto é a realização de oficinas de Cartografia que abordem os temas lateralidade, localização, escala de cores, legenda, escalas gráfica e numérica (DUARTE, 1994; FITZ, 2008; JOLY, 2013), a fim de que o público desenvolva autonomia para a representação de suas territorialidades. Diante o exposto, justifica-se este projeto com o necessário planejamento de sequências didáticas desenvolvidas por meio das oficinas temáticas no âmbito do projeto de extensão "Unicriança", em sua etapa "Estação do Conhecimento", que acontece na Brinquedoteca do curso de Pedagogia desta universidade. Como metodologia, realizaremos sequências didáticas, brincadeiras, exibição de desenhos e músicas que proporcionem situações lúdicas de ensino-aprendizagem dos conceitos próprios da Cartografia. No que se refere aos resultados, além da realização das oficinas, publicaremos, ao final daquelas, material de divulgação das atividades realizadas e da metodologia desenvolvida sob o formato de fanzine.
    • Nome do projeto: Pandemia, Trabalho e Economia Verde Solidária no Amapá: apoio a produção das mulheres da floresta (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , FILOCREAO, A. S. M. , CHAGAS, M. A. , MENDES, D. M. .
      Descrição: O projeto está fundamentado no trabalho e na economia solidária em tempos de Pandemia. Centra-se na realização de atividades de apoio ao fortalecimento de iniciativas de mulheres empreendedoras da floresta, entre as quais: 1) Associação de Mulheres Agroextrativista do Alto Cajari; 2) A organização de mulheres da comunidade do Limão do Curuá/Bailique; 3) A Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas). As iniciativas serão realizadas pela UNIFAP em parceria com a EMBRAPA/AP e UEAP, com ponto focal no Campus Mazagão/Curso de Educação no Campo/Associação Nossa Amazônia. Como resultados espera-se que essas iniciativas organizacionais consigam melhorias dos seus produtos, ampliem as possibilidades de comercialização e continuem vivendo em suas comunidades defendendo e valorizando a floresta em pé [descrição informada no currículo lattes do coordenador, Prof. Dr. Marco Antonio Augusto Chagas - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782316Y4tokenCaptchar=03AGdBq24gdZi81pkSs-Xuh_dmxXD84jQ1dB5hIW2WvwuyCi62qISt9f3jhooZPi_tCVqYMAXQqumqIQ_x9UMlcxr_PxJGjSQgc5Ci_Y5Ptsy9M5cebXyYUCPcuqfWtOkI_rY68qO0jf9DsyhQP9Lk3HDRd5_278K1vDTlOg440C3PaGTEW3sBH50UMKdCKlYFA0CgdQf779F5Y8xp0rBEJZ9Iz2A5z_92-GJpqBpmV_ADZ-1a30aHatyldVf6wYqji0VNRBcZ5glkGjGv7cIXoO-XIrNbslizi90G33fUOBNn-NRTWkqWjzvuX4HilVrIvCoAERTxL3J6d0psscS755a3maP5GrtbEJ1YSO8erd_vcVLS5gibi4MTDpNpKcxHlUPKI1bUEuwGgGZBwBLVmVytCvb2HxqlXDDB2_PCUhtv_0z8-g-vJtJTVuWeOr7Io0CRdLuVPD8_qfXsKhw2HLd2sE9_Lb6EcA].
    • Nome do projeto: Caminhos da formação (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes , BORGES, M. L. T. , SILVA .
      Descrição: O projeto teve como objetivo geral oferecer formação continuada a professores da rede básica de ensino e acadêmicos do Curso de Pedagogia, tendo em vista a ludicidade como ferramenta para a apropriação de conceitos científicos na perspectiva da formação humana dos sujeitos que habitam a Amazônia Amapaense. Foram realizadas oficinas ludo pedagógicas, rodas de conversa, palestras e cursos voltado para a confecção e uso de jogos e brincadeiras na educação de crianças da Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), ao longo do ano 2019. As ações tiveram a participação de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e de outros colegiados, bem como professores externos convidados. Estima-se a participação de 60 professores da rede pública da EI e dos AIEF e 40 acadêmicos de licenciaturas da Unifap. O projeto esteve vinculado à linha de extensão "Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem", a qual destina-se a "Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, como a educação a distância, o ensino presencial e de pedagogia de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional".Ressalte-se que o projeto está vinculado ao projeto de pesquisa A Política de Formação de Professores no Brasil: bases epistemológicas formativas contra hegemônica", cadastrado no Departamento de Pesquisa da Unifap sob o código PVE665. Palavras-chaves: Formação Continuada. Educação Básica. Educação Infantil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Amazônia Amapaense.
    • Nome do projeto: Seminário de combate à violência contra a mulher (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. .
      Descrição: Partindo do tema da violência de gênero e do problema das diferentes formas de violência praticada contra as mulheres, este projeto de extensão teve como objetivo apoiar o grupo Liga de Mulheres (https://web.facebook.com/Liga-de-Mulheres-LM-2373360392987005) a organizar um seminário nacional para debater-se as diferentes formas de violência contra a mulher e, especialmente no estado do Amapá.
    • Nome do projeto: Recriação do campesinato por meio do trabalho feminino no Amapá e Pará (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. .
      Descrição: Partindo-se da teoria da Criação e recriação do campesinato e do latifúndio, das estratégias de recriação daquela classe como tema de pesquisa e do problema da redução das atividades econômicas praticadas no circuito inferior da economia durante a pandemia da COVID-19, este projeto de extensão tem como objetivo valorizar o trabalho feminino no contexto do extrativismo regional, justificando-o pelo necessário incentivo à criação de novas fontes de renda às mulheres extrativistas das comunidades Rio Maniva, localizada no município Afuá, estado do Amapá e Lugar do Brejo, localizada na ilha Cavianas, no estado do Pará, ambas no arquipélago formado na foz do Rio Amazonas.
    • Nome do projeto: Produção Familiar em rede nas Amazônias: soberania, resistência e luta. (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , LOBATO, M. G. S. , SOUZA, C. L. L. , ROCHA, R. O. , SANTOS, A. V. L. , SOUSA, K. B. , HAZEU, M. T. , LOPES, F. S. D. , CALADO, J. F. , FERREIRA, I. M. , SILVA, D. J. S. , RODRIGUES, W. , SAINT-FLEUR, W. , ARAUJO, V. M. N. , SOUZA, E. C. L. , CORTEZ, R. M. .
      Descrição: O cotidiano de comunidades locais cuja reprodução social está baseada na pesca e agricultura, representam o cerne do modo de vida em várias comunidades amazônidas. É necessário enveredar em referência a movimentos de resistência a uma desobediência epistemológica necessária para o enfrentamento às relações de dominação e poder presentes no desenvolvimento puramente econômico e empreender uma lógica do Bem viver. O objetivo desta proposta é analisar em referência a ótica de produtores familiares, a participação social na produção familiar e acesso a políticas públicas que podem auxiliar na segurança alimentar em comunidades no estado do Amapá (municípios de Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Macapá) e no estado do Pará (municípios Barcarena e Breves). As instituições partícipes do processo além da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) serão: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Federal do Amapá (IFPA). Comunidades partícipes do proposta: (a) assentamento Anauerapucu, (b) Escola Agrícola do Maracá (ambos no município do Mazagão), (c) ribeirinhos do rio Araguari, no município de Ferreira Gomes (d) agricultores familiares de comunidades do estuário marajoara e agricultores do município de Barcarena -PA. Será necessário identificar: produção agrícola, participação de membros familiares no agroextrativismo, principais aspectos culturais e organização social das associações comunitárias. Em seguida, ocorrerão oficinas em cada comunidade para que os acadêmicos da Universidade possam aprender com os comunitários, na prática, sobre produção familiar, empoderamento e participação social comunitária sobre políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Além disso, durante as oficinas haverá momentos para que os acadêmicos da universidade poderão compartilhar conhecimentos produzidos na universidade dentro de conteúdos vinculados a Ecologia política e Bem viver.
    • Nome do projeto: UNICRIANÇA: jogos, brinquedos, brincadeiras e a aprendizagem de conceitos (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RANGEL, Kátia Souza. , FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes , BORGES, M. L. T. , SILVA .
      Descrição: Este projeto caracteriza-se como uma ação extensionista do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, tendo como propósito realizar atividades ludo pedagógicas por meio de oficinas e estações recreativas envolvendo a utilização de jogos, brinquedos, brincadeiras vinculados ao ensino de conceitos científicos, tendo como auxiliares do processo oito monitoras do curso de Pedagogia e a colaboração de professoras do curso e eventualmente, de outros cursos acadêmicos. Terá como lócus a brinquedoteca da universidade e será voltado para crianças, na faixa etária entre 4 e 11 anos, acadêmicos do curso de Pedagogia, de outras licenciaturas e professores da rede pública de ensino do município de Macapá que atuem com Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no decorrer de dois anos de vigência [texto informado pela coordenadora do projeto, Profa. Dra. Arthane Menezes Figueirêdo - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4223028D7&tokenCaptchar=03AGdBq24RHl1uOF7ton18zKOa4XrKg8oCbtEufRMQrrgLn0EfDehOPp-bUQG4CaruPnrfPwa99n5alrFU2jVNFWoit0pmA642ewtVGDqMHaQmXBWdRLGltRNnqpwe2oZdG-c3_EfZ9qgArRTvPEHYHDeiQuUZ7P5e_WE56GkFa02r7Jwju8h23VnbxWevkJ2WcKmXHBVg8vCCwqE1lS1ElY_CT_1eJ5-wJ6-2QRfgdFgBP7websstjdvs8JRhiOkort6ljkNRmY4of-XhqQLEmsCnKzMHsqt7ff-XUb5hWmVR0dESmZzRFxB4ZezTPYxH-tx2ApQAiggbmS3KVG5k6wtMwBKNDzSDBd-oBY1WRuf_1ziAjWYjaxfMzzT4WeN6eJ0bL9AzWYSKwidmtXK_qPT1hDIo5Ov4NQndhxFGBx52vq5oP8-QBMM7UEFftvjh2eUgWAmdRxoMwO6h7KhcYqd3xUG2Nr4hRQ).
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Transformações das práticas sócio-espaciais da população tradicional do Mandira, Cananéia/SP.
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
        Ano de conclusão: 2024
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: BOLSISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
    • ESCOLA ESTADUAL VIRGÍLIA RODRIGUES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Cumprimento da carga horária obrigatória do cursos de Geografia licenciatura, em escola pública de ensino médio.
        Outras informações: ESTAGIÁRIA
    • ASSOCIAÇÃO CULTURA FRANCISCANA:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Cumprimento da carga horária obrigatória do curso de Geografia licenciatura, realizado em Núcleo Sócio-Educativo de educação não-formal com atendimento à crianças de comunidade carente em situação de vulnerabilidade. Neste Núcleo foram realizadas atividades de apoio pedagógico, dinâmicas de cidadania, inclusão e reciclagem, com alunos de 5 à 12 anos. Foi uma experiência enriquecedora.
        Outras informações: EDUCADORA
    • Universidade Federal do Amapá:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Ministério da Educação e da Cultura/PARFOR:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Membro do conselho deliberativo da Reserva Extrativista do Rio Cajari
        Outras informações: conselheira
    • Universidade Estadual do Amapá:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: - disciplinas ministradas: Geografia da População, Geografia Cultural; - vice coordenadora do curso de licenciatura em Geografia (portaria 2457/2018); - vice coordenaora do laboratório de Geografia Agrária e Urbana (portaria 2430/2018); - líder do grupo de pesquisa "Território e campesinato amazônico e latinoamericano ? UNIFAP"; - coordenadora do projeto de pesquisa "Dinâmicas territoriais do campesinato amazônico e latinoamericano" e - orientadora de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.
        Outras informações: professora adjunto
    • RAEGA - O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Editor-chefe: Tony Vinícius Moreira Sampaio (UFPR) ISSN (IMPRESSO) 1516-4136 até 2008 ISSN (ELETRÔNICO) 2177-2738 a partir de 2009