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Raquel Andrade Weiss

    • Possui graduação em ciências sociais pela Universidade de São Paulo - USP (2003), mestrado em Sociologia pela USP -FAPESP (2006) e doutorado em Filosofia pela USP-FAPESP (2011), com estágio na University of Oxford [2009]. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Filosofia na UFRGS [2011] com apoio do CNPq. Atualmente é professora associada do departamento de Sociologia e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS. É coordenadora do Centro Brasileiro Estudos Durkheimianos e pesquisadora associada ao British Centre for Durkheimian Studies, da University of Oxford. Junto com Rafael Benthien, coordena a coleção "Biblioteca Durkheimiana", editada pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). É pesquisadora do NER - Nucleo de Estudos da Religião, UFRGS e atualmente coordena o GT Teoria Sociológica da Sociedade Brasileira de Sociologia. As principais áreas de atuação são Teoria Sociológica, Sociologia da Moral e, mais recentemente, vem desenvolvendo pesquisas sobre gênero e sexualidade, e sobre as relações entre Sociologia e Psicanálise. Esteve em licença-maternidade de 02 de Julho de 2020 a 30 de Dezembro de 2020

       

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  • Outras Produções Bibliográficas: 21
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    • WEISS, R. A. . Revisitando Durkheim: vínculo e diversidade na educação contemporânea. 2017 (Conferência)
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    • WEISS, R. A. . New Spiritualities: the case of sacred feminism in Latin America. 2023 (Simposio)
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    • WEISS, R. A. . O caráter contextual da teoria: culturas, histórias, identidades e subjetividades. 2021 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . Passado presente: clássicos e clássicas, nossos ancestrais. 2022 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Identidade de Gênero: gênero, ciência e feminismo. 2016 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Jornadas NER 20 anos. 2016 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Antoine Meillet, uma trajetória entre disciplinas. 2016 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Biblioteca Durkheimiana: balanço provisório de uma experiência em curso. 2015 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Biblioteca Durkheimiana: edições críticas discutem tradições. 2016 (Conferência)
    • WEISS, R. A. ; SOBOTTKA, E. ; PASSIANI, E. ; BOTELHO, A. ; SCHUSTER, F. . Mesa-Redonda 'Pensamento Social na América-Latina'. 2022 (Seminário)
    • WEISS, R. A. ; SELL, C. E. ; ALGRANTI, J. ; AMEGEIRAS, A. . Mesa Redonda 'Teoria Sociologica y Religion'. 2021 (Congresso)
    • WEISS, R. A. ; BENTHIEN, R. F. ; Oliveira, Márcio de . Mesa-Redonda - 110 Anos de 'As Formas Elementares da Vida Religiosa'. 2022 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . Interações teóricas: o inesperado encontro de Durkheim e Goffman. 2022 (Conferência)
    • Weiss, Raquel Andrade ; HAMLIN, C. ; BRITO, S. ; SELISTER, M. . A Teoria Feminista como Outro da Teoria Social. 2019 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . A teoria durkheimiana pelo avesso: contribuições para a sociologia relaciona. 2018 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . A Origem do Extraodinário; de Mauss a Durkheim. 2018 (Outra)
    • WEISS, R. A. . Gênero e erotismo no burlesco contemporâneo. 2018 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Potenciais do conceito de autonomia política na teoria durkeimiana: o caso do burlesco. 2018 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . Mulheres na Academia e nas Ciências. 2018 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Quando a Psicologia, a Economia e a Sociologia se Encontram. 2018 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . 100 Anos da Morte de Durkheim: como sua obra pode ajudar a pensar problema contemporâneos. 2017 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Durkheim no Brasil - Ontem e Hoje. 2017 (Seminário)
    • WEISS, R. A. ; CUNHA, L. A. ; VIRGINIO, A. . Crise na Universidade, Estado Laico e Criacionismo. 2016 (Conferência)
    • WEISS, R. A. ; PIETRA, N. ; BRITO, C. . Identidade de Gênero, Ciência e Feminismo. 2017 (Conferência)
    • Weiss, Raquel Andrade ; WEINMANN, A. ; GUAZELLI, C. . Psicanálise e Ciências Sociais. 2017 (Conferência)
    • Weiss, Raquel Andrade . Cem Anos Sem Durkheim. 2017 (Congresso)
    • WEISS, R. A. ; WERNECK, A. . Lisbeth Salander: uma vida pelo avesso da norma. 2016 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . A Sociologia da Moral de Matriz Durkheimiana: Agenda de Pesquisa. 2016 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Biblioteca Durkheimiana: Desafios Técnicos e Políticos. 2015 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . O sentido das ocupações para a universidade brasileira. 2016 (Conferência)
    • Weiss, Raquel . A Teoria Vai às Ruas: Considerações Sobre como a Teoria Clássica pode Ajudar a Compreender Fenômenos Contemporâneos. 2015 (Congresso)
    • Weiss, Raquel . Do páthos da limitação ao páthos do infinito: as tensões entre moralidade social e personalidade individual. 2015 (Congresso)
    • Weiss, Raquel . Il rapporto tra sociologia della morale e sociologia della religione nella comprensione della modernità. 2015 (Seminário)
    • Weiss, Raquel . The Role of the Sacred in Postsecular Societies: Rethinking the Theoretical Frame to Understanding Religion in Public Spance. 2015 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . Entre a Moral e a Política ? Tensões implicadas na concepção durkhemiana de autonomia. 2014 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . The Role of Effervescence in Creating Moral Ideals'. 2014 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . A Durkheimian Analysis of Brazilian Demonstrations. 2014 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Do mundano ao sagrado: O papel da efervescência na teoria moral durkheimiana. 2013 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . Efervescência e Solidariedade no mundo contemporâneo: uma atualização da teoria durkheimiana. 2013 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . Da moral à política: os múltiplos significados da autonomia na teoria Durkheimiana. 2013 (Congresso)
    • Weiss, Raquel Andrade . Solidarity in a multicultural world: a durkhemian approach. 2013 (Congresso)
    • WEISS, R. A. . Efervescências: As Formas Elementares da Vida Conteporânea. 2012 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . Pertinências e Impertinências da Teorial Moral Durkheimiana no Mundo Contemporâneo. 2012 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . O Sagrado e a Moralidade Laica na Teoria Moral Durkheimiana. 2012 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . É Possível um Estado Laico sem uma Sociedade Civil Laicizada? - Desafios Empíricos à Teoria Política Contemporânea. 2012 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . From Ideas to Ideals: Effervescence as the Key to Understanding Morality. 2012 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . A Autonomia Moral e Política na Teoria de Émile Durkheim. 2011 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . As polêmicas em torno do aborto: uma análise durkheimiana de dilemas contemporâneos. 2011 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . A Teoria Política de Émile Durkheim. 2008 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . As Críticas de Schopenhauer e Durkheim ao Fundamento da Moral Kantiana. 2008 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Elementos Descritivos e Normativos da Concepção de Educação de Émile Durkheim. 2008 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Émile Durkheim 's Morals Theory. 2008 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Estado, Soceidade Civil e Indivíduo na Teoria de Émile Durkheim. 2007 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . A Teoria Moral de Émile Durkheim. 2007 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . ?Contribuições de Émile Durkheim para a Teoria Política Contemporânea?. 2006 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Émile Durkheim e a Ciência da Moral. 2006 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . O Déficit Normativo da Crítica Moral na Dialética do Esclarecimento. 2006 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Émile Durkheim e a Crítica à Fundação da Moral Kantiana. 2004 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. ; Garcia, Sivia G. . Elementos Básicos da Sociologia da Educação de Émile Durkheim. 2002 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. ; Garcia, Sivia G. . A Sociologia da Educação de Émile Durkheim. 2001 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Durkheim e a Educação. 2010 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . Reconhecimento ou Distribuição?. 2003 (Seminário)
    • WEISS, R. A. . As Regras do Método Sociológico: A Contribuição Crucial de Durkheim para a Fundação de uma "Ciência da Moral". 2009 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Formar o cidadão para a república: Émile Durkheim e a Proposta d uma Educação para a Autonomia. 2009 (Comunicacao)
    • WEISS, R. A. . Elementos Descritivos e Normativos da Concepção de Educação de Émile Durkheim. 2008 (Conferência)
    • WEISS, R. A. . TVCOM Tudo Mais. 2012 Televisão - Canal TV Com
    • WEISS, R. A. . Clássico Centenário. 2012 Jornal da Universidade [UFRGS]
    • WEISS, R. A. . ADUFRGS no Ar. 2012 Rádio UFRGS
    • WEISS, R. A. . Qual o futuro dos protestos que sacudiram o Brasil?. 2013 Revista Adverso
    • Weiss, Raquel Andrade . O que as mulheres têm feito para resgatar sua sexualidade e redescobrir o prazer. 2019 Caderno Donna - Jornal Zero Hora
    • WEISS, R. A. . Biblioteca Durkheimiana: edições críticas discutem tradições. 2016
    • WEISS, R. A. . Biblioteca Durkheimiana: balanço provisório de uma experiência em curso. 2015
    • WEISS, R. A. . Na íntegra - Émile Durkheim. 2010 TV Cultura/UNIVESP TV
    • WEISS, R. A. . Clássicos da Sociologia: Émile Durkheim. 2010 TV Cultura/UNIVESP TV
    • WEISS, R. A. . Notícias Univesp. 2010 Univesp/TV Cultura
    • WEISS, R. A. . Colóquio "Constelações: Dialética do Esclarecimento Hoje". 2006 (Departamento de Filosofia, FFLCH, USP)
    • WEISS, R. A. ; Arruda, Maria Arminda do Nascimento ; Massella, Alexandre ; Augusto, Maria Helena . Seminário Internacional Durkheim 150. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • WEISS, R. A. . As Formas Elementares: 100 Anos de um Clássico. 2012 (PPG-Sociologia e Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos)
    • Weiss, Raquel . Seminário Internacional Sociologias do Século 21. 2012 (Programa de Pós Graduação em Sociologia- UFRGS)
    • WEISS, R. A. . XVII Jornadas Sobre Alternativas Religiosas na América Latina. 2013 (Associação dos Cientistas Sociais da Religião da América Latina - PPGAS UFRGS)
    • WEISS, R. A. ; VANDENBERGHE, F. . Ciclo de Eventos Cem Anos sem Durkheim. 2017 (Centro brasileiro de Estudos Durkheimianos/PPGS-UFRGS/SocioFIlo (IESP))
    • WEISS, R. A. . ST33: Sociologia e Antropologia da Moral. 2022 (46º Encontro Anual da ANPOCS)
    • WEISS, R. A. ; NEVES, C. E. B. ; KUNRATH, M. . Democracias no Século XXI. 2014 (Escola de Altos Estudos CAPES e CNPQ, Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFRGS)
    • Weiss, Raquel . Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2017 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • Weiss, Raquel . Salão UFRGS 2013: SIC - XXV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2013 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • WEISS, R. A. ; Ricardo Terra ; Mattos, F. C. . Coloquio Genealogia e critica: Discutindo a Genealogia da Moral. 2007 (Departamento de Filosofia, FFLCH, USP)
    • VANDENBERGHE, F. ; Weiss, Raquel Andrade ; GOMES NETO, J. . A Pesquisa Teórica em Sociologia. 2019 (Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • GOMES NETO, J. ; Weiss, Raquel Andrade ; FABRIS, C. . Mapeando as Tradições Sociológicas. 2019 (Programa de Pós Graduação em Sociologia/UFRGS)
    • WEISS, R. A. . ILEA CONFERENCE SERIES OF ADVANCED STUDIES: Palestras 1 e 2 - Turma: 01. 2015 (Instituto Latino Americano de Estudos Avançados)
    • WEISS, R. A. . Coordenadora do GT ?Teorias Sociológicas: Desafios Perenes e Questões Emergentes .?. 2017 (Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • WEISS, R. A. . CICLO DE CONFERÊNCIAS CIÊNCIAS E HUMANIDADES - 8ª EDIÇÃO - Palestra: Crise na Universidade: Estado Laico e Criacionismo - Turma: 01. 2016 (Instituto Latino Americano de Estudos Avançados)
    • WEISS, R. A. ; Garcia, Sivia G. . Elementos Básicos da Sociologia da Educação de Émile Durkheim. 2002
    • Garcia, Sivia G. ; WEISS, R. A. . Elementos Básicos da Sociologia da Educação de Émile Durkheim. 2003
    • WEISS, R. A. ; Augusto, Maria Helena . Aspectos Positivos e Normativos do Conceito de Educação de Émile Durkheim. 2003
    • Ricardo Terra ; WEISS, R. A. . A Teoria Moral de Émile Durkheim à Luz da Filosofia de Kant e do Kantismo Francês - Primeiro Relatório. 2007
    • Ricardo Terra ; WEISS, R. A. . A Teoria Moral de Émile Durkheim à Luz da Filosofia de Kant e do Kantismo Francês - Segundo Relatório. 2008
    • Ricardo Terra ; WEISS, R. A. . A Teoria Moral de Émile Durkheim à Luz da Filosofia de Kant e do Kantismo Francês - Terceiro Relatório. 2009
    • Ricardo Terra ; WEISS, R. A. . A Teoria Normativa de Émile Durkheim. 2006
    • Augusto, Maria Helena ; WEISS, R. A. . Émile Durkheim e a Revolução Copernicana no Conceito de Moral - Primeiro Relatório. 2005
    • Augusto, Maria Helena ; WEISS, R. A. . Émile Durkheim e a Revolução Copernicana no Conceito de Moral - Segundo Relatório. 2005
    • Ricardo Terra ; WEISS, R. A. . A Teoria Moral de Émile Durkheim à Luz da Filosofia de Kant e do Kantismo Francês - Quarto Relatório. 2010
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Filosofia Alemã (2003 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , Ricardo Terra , Mattos, F. C. , Melo, Rurion Soares , Keinert, Maurício , REPA, L. S. , HULSHOF, M. , Diego Kobilsbau , BRESSIANI, N. , OTENIO, E. .
      Descrição: Descrição: O Grupo de Estudos de Filosofia Alema da USP realiza encontros periódicos para discutir autores e textos ligados à filosofia alema, os quais abrangem as obras de autores como Kant, Fichte, Hegel e Marx, bem como autores contemporâneos, entre os quais Nietzsche, Heidegger, Adorno, Benjamin, Habermas e Honneth. Sao debatidos temas da história da filosofia, de filosofia política, ontologia e metafísica, filosofia da história, bem como da teoria crítica, teorias da justica, marxismo, filosofia do direito etc. O grupo mantém atividades constantes com o intuito de aprofundar o conhecimento em áreas cruciais da filosofia alemã, promover a reflexão, debater textos das pesquisas de seus membros, organizar eventos e contribuir para o desenvolvimento da área no país.
    • Nome do projeto: A Teoria Moral de Émile Durkheim à Luz da Filosofia de Kant e do Kantismo Francês (2006 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. .
      Descrição: Resumo do Projeto: ÉMILE DURKHEIM é conhecido como o formulador da Sociologia empírica, motivo pelo qual tem sido apontado como continuador do positivismo de Comte, adepto ao empirismo e crítico à Filosofia. A idéia que aqui se sustenta é a de que essas afirmações são equivocadas ou, no mínimo, apenas parcialmente corretas, o que pode ser verificado pela investigação da importante influência exercida pela filosofia prática de Kant e pelo kantismo francês em sua obra. Nesse contexto, o objetivo central da pesquisa consiste em apreender a teoria moral durkheimiana, adotando como fio condutor o debate travado com a filosofia prática de Kant. Quanto a isso, a tese que se pretendia demonstrar é a de que o núcleo da oposição de Durkheim se refere à proposição da sociedade como verdadeiro fundamento da moral, substituindo, assim, o papel desempenhado pelo conceito kantiano de razão prática.
    • Nome do projeto: Émile Durkheim e a Revolução Copernicana no Conceito de Moral (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. .
      Descrição: Resumo do Projeto: O estudo acerca da moral não era nenhuma novidade no século XIX. Já eram de longa data as especulações em torno desse conceito. Portanto, ao propor a moral como objeto de estudo, Durkheim não apresentou nenhuma originalidade. A novidade, porém, consistiu em propor a moral como objeto de estudo científico. Para isso, Durkheim formulou uma nova concepção de moral, partindo de um confronto com as concepções filosóficas desse conceito. Essa teria sido a ?revolução copernicana? no conceito de moral, promovida por Durkheim. Essa inversão do ponto de vista e da percepção do próprio lugar que a moral ocuparia na sociedade e no indivíduo compreende o objeto de estudo proposto por esta pesquisa.
    • Nome do projeto: Elementos Básicos da Sociologia da Educação de Émile Durkheim (2001 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. .
      Descrição: O tema proposto pelo projeto é a Sociologia da Educação de Émile Durkheim, com o objetivo de realizar um estudo exploratório deste tema, delimitando dois aspectos deste problema. O primeiro refere-se à concepção do autor acerca da noção de Educação e, o segundo, à demarcação que este faz entre Pedagogia e Sociologia da Educação. A justificativa para este estudo deve-se à importância teórica de Durkheim, considerado como o fundador da Sociologia empírica, e, especialmente, ao fato de que, apesar de ser um aspecto muito importante de sua obra, a Sociologia da Educação, salvo raras exceções, foi muito pouco estudada pelos seus comentadores, sendo que seus desdobramentos teóricos no âmbito da Sociologia durkheimeana ainda não foram devidamente explorados. Além disto, há também uma justificativa acadêmica para a abordagem deste tema específico, que é meu interesse em aprofundar meus estudos no campo da Teoria Sociológica e, em particular, da teoria durkheimeana. Da forma como percebo, a Educação é uma entrada possível para percorrer este caminho, pois, para Durkheim, esta é o meio através do qual a moral, que é aquilo que dá coesão à sociedade, é transmitida; o que significa dizer que tanto a educação quanto a moral são conceitos que estão presentes em toda sua teoria sociológica.
    • Nome do projeto: Aspectos Positivos e Normativos do Conceito de Educação de Émile Durkheim (2003 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. .
      Descrição: Resumo do Projeto: A pesquisa proposta neste projeto tem como objeto a noção de educação formulada por Émile Durkheim, que consiste em uma noção central de sua teoria sociológica. Esse tema, além de pouco explorado, foi abordado de maneira bastante diferente pelos diversos comentadores da obra de Durkheim e em muitos casos as análises são marcadas por equívocos resultantes da desconsideração da totalidade dos aspectos implicados na concepção de durkheimiana de educação. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar a concepção de educação considerando seus aspecto positivos, que correspondem a suas análise sociológicas, bem como seus aspectos normativos, que se referem a suas proposições pedagógicas.
    • Nome do projeto: Entre a política e a moral: teoria crítica, o direito e herança kantiana (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , Ricardo Terra , Nobre, Marcos .
      Descrição: Tendo como pressuposto a constatação da necessidade da criação, no Brasil, de grupos de pesquisa de orientação interdisciplinar, o Projeto Temático "Moral, Política e Direito: Modelos de Teoria Crítica" aqui proposto busca apresentar-se não apenas como investigação sobre a tradição da Teoria Crítica e seus problemas, mas também como investigação a partir dos desenvolvimentos dessa vertente intelectual. O projeto articula diferentes ordens de problemas da moral, da política e do direito, não obstante a preeminência da perspectiva filosófica. A presente proposta ancora-se em um trabalho anterior de quatro anos, financiado por um Projeto Temático FAPESP (processo no. 99/09544-4), que teve nos escritos de Jürgen Habermas (especialmente a obra Direito e Democracia) o ponto de fuga do trabalho coletivo. O projeto busca mapear em sua diversidade os diferentes modelos críticos de teoria social em suas vertentes morais, jurídicas e políticas para, com isso, divisar aplicações relevantes a problemas prementes da atualidade. Nesse sentido, este Projeto Temático, em uma caracterização geral, compõe-se dos seguintes momentos: (1) relação da tradição da Teoria Crítica com a tradição filosófica, em especial com sua fonte kantiana; (2) reconstrução dos diversos modelos de Teoria Crítica em sua relação com as dimensões da moral, do direito e da política; bem como (3) investigações aplicadas nos campos do direito, da política e da moral. .
    • Nome do projeto: A Concepção de Autonomia na Teoria Moral e Política de Émile Durkheim (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. .
      Descrição: Este projeto de pós-doutorado insere-se no projeto temático "Universalismo e particularismo nas teorias morais e jurídicas", coordenado pelo professo Alfredo Carlos Storck. Em relação ao projeto temático, a contribuição desta pesquisa consiste em apresentar de forma sistemática de que modo a teoria moral durkheimiana oferece um ponto de vista crítico ao universalismo kantiano e utilitarista, sem, no entanto, adotar uma posição propriamente relativista. Do ponto de vista da pesquisa em si mesma, ela tem como objetivo uma compreensão mais aprofundada de um dos elementos mais complicados e polêmicos da teoria moral de Émile Durkheim, qual seja, sua concepção de autonomia.
    • Nome do projeto: As Formas Elementares: 100 Anos de um Clássico (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WEISS, R. A. , NEVES, C. E. B. .
      Descrição: Evento de extensão realizado entre 15 e 18 de Dezembro
    • Nome do projeto: A Relação Entre a Autonomia Moral e Autonomia Política de Émile Durkheim (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , SCHUTZ, G. , RAMOS, L. H. .
      Descrição: Projeto na modalidade "Auxílio Recém Doutor".
    • Nome do projeto: Sociologia da Moral: múltiplas perspectivas (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WEISS, R. A. .
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa - Centro Brasileiro de Estudos Durheimianos (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , Massella, Alexandre , Oliveira, Márcio de , QUEIROZ, J. B. , BENTHIEN, R. F. , VANDENBERGHE, F. , ORTIZ, R. , CONSOLIM, M. .
      Descrição: Este grupo tem como objetivo criar uma rede de colaboração para fomentar o estudo e a realização de pesquisas que investiguem em profundidade a obra de Durkheim e da Escola Durkheimiana em múltiplos aspectos. De um lado, trata-se de produzir um conhecimento sólido sobre as várias dimensões implicadas nessa tradição de pensamento, passando por quatro eixos temáticos fundamentais, quais sejam: 1) a teoria social, 2) a história do pensamento e das instituições, 3) a sociologia das ciências sociais
    • Nome do projeto: Biblioteca Durkheimiana (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , Oliveira, Márcio de , BENTHIEN, R. , QUEIROZ, J. B. , CONSOLIM, M. , PALMEIRA, M. , TURIN, R. .
      Descrição: A Biblioteca Durkheimiana é uum projeto do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos (www.durkheim-br.org). Trabalhando em sintonia com o British Centre for Durkheimian Studies (Inglaterra), o Laboratoire d?Études Durkheimiennes (Canadá) e o Centre for the Study and Documentation of Religions and Political Institutions in Post-Secular Society (Itália), tal centro tem por finalidade promover uma reflexão crítica acerca da Escola Sociológica Francesa, agregando, para isso, estudantes e pesquisadores de diversas áreas ? sociólogos, filósofos, antropólogos, cientistas políticos, historiadores e linguistas. Tentando fugir do molde de uma tradução pura, a Biblioteca Durkheimiana produz edições bilíngues e críticas de textos pouco conhecidos ou já esgotados. Importa aqui, sobretudo, fugir da ideia de um texto unívoco, sedimentado na voz traduzida do autor, e, enfim, ?clássico?. Afinal, nada mais perigoso para as ciências sociais que a celebração de uma tradição que vende fórmulas prontas para serem aplicadas. Os textos têm uma história, a qual se manifesta em seu próprio corpo (nas modificações engendradas por seus autores), nos suportes em que foram publicados (revistas, livros) e nas reações que vão aderindo ao original, tal qual um palimpsesto. É nesse cruzamento de diversas temporalidades, invariavelmente influenciado por contingências do momento, que é preciso situar-se para construir uma visão equilibrada e ponderada do que se lê.
    • Nome do projeto: Leituras de Lacan (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WEISS, R. A. , MATTOS, M. S. , PANDOLFO, A. , ALIMENA, C. , VALLE, J. P. .
      Descrição: Este projeto é parte do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos, grupo cadastrado junto ao CNPq. A herança da Escola Durkheimiana percorreu uma trajetória errática, deixando marca importante no campo das humanidades, mesmo quando não se trata de relações diretas de filiação. As relações entre essa escola e a Psicanálise têm um início pouco auspicioso, sobretudo em virtude da aliança construída entre sociologia e psicologia científica, que manteve a psicanálise distante de seus quadros. Lentamente esse cenário começou a mudar: múltiplas aproximações tiveram início. Dentre elas, a mais significativa ? com quanto pouco explicitada ? é aquela protagonizada por Jacques Lacan. Além das referências mais diretas a Émile Durkheim, sobretudo na primeira fase de sua carreira, e a Marcel Mauss, há também uma relação com autores que não são propriamente membros dessa escola, mas que mantiveram um diálogo importante com ela, como Ferdinand de Saussure e Claude Lévi-Strauss. O Grupo Leituras de Lacan, coordenado por Manuela Sampaio de Mattos, reúne pessoas oriundas de diferentes formações acadêmicas e inserções profissionais que compartilham o interesse pela obra do psicanalista francês. O esforço de compreensão do texto lacaniano é sempre atravessado pela consideração seu diálogo com as múltiplas disciplinas e referências teóricas que sustentaram seu ensino, dentre as quais a escola durkheimiana ocupa lugar proeminente.
    • Nome do projeto: Moral, Sujeito e Laço Social (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , ARAUJO, G. L. , DISEGNA, C. , FREITAS, C. E. , FINCO, M. , TARLONE, V. , SA, L. D. , COUTINHO, P. O. , SANTOS, R. B. , RODRIGUES, M. C. , AGLIARDI, P. B. , DULLO, C. E. V. , WERNECK, A. , BONA, B. D. , RANZI, A. P. , MOSSI, T. W. , ARAUJO, I. M. , MATTUELLA, L. A. , MATTOS, M. S. , FABRIS, C. , BRITO, S. , GOMES NETO, J. , PANDOLFO, A. C. .
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a consolidação da área de sociologia da moral no Brasil, sobre o Brasil e desde o Brasil, em uma perspectiva que articule, simultaneamente, o fortalecimento nacional do campo e a integração a um contexto internacional. Par tanto, espera-se realizar um mapeamento das principais perspectivas teóricas e temas de pesquisa desenvolvidos no cenário nacional em uma perspectiva comparada com o cenário internacional. Ademais, espera-se estabelecer as bases de um programa de pesquisa em sociologia da moral de matriz durkheimiana, articulando diferentes matrizes disciplinares.
    • Nome do projeto: Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos [Grupo de Pesquisa] (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WEISS, R. A. , Oliveira, Márcio de , QUEIROZ, J. B. , BENTHIEN, R. F. , BENTHIEN, RAFAEL FARACO , GOMES NETO, J. , MAGNELLI, A. , HAMLIN, C. , FABRIS, C. .
      Descrição: Grupo de Pesquisa do CNPq dedicado a investigar a Escola Durkheimiana e sua herança a partir de múltiplas perspectivas.
    • Nome do projeto: Mostra Livre de Filmes em Ciências Sociais (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WEISS, R. A. .
    • Nome do projeto: Mapeando as Linhagens Sociológicas (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WEISS, R. A. .
    • Nome do projeto: Concepções da Moral: percepções sociológicas e antropológicas no Brasil (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WEISS, R. A. .
    • Nome do projeto: Ações de Extensão do Departamento de Sociologia 2017 (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WEISS, R. A. .
    • Nome do projeto: Universalismo e particularismo nas teorias morais e jurídicas (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEISS, R. A. , Storck, Alfredo Carlos , Spinelli, Priscila T. .
      Descrição: Nossas instituições contemporâneas devem constantemente fazer face a dois tipos distintos de reivindicações que parecem prima facie contraditórias. Por um lado, há demandas pela observância de valores universais que não estabelecem distinções entre as pessoas, seja de sexo, cor, língua, religião ou classe social. Esses valores universais estão na base de nosso moderno estado democrático de direito e apresentam-se na roupagem dos direitos humanos tal como reconhecidos, por exemplo, pela Assembléia Geral das Nações Unidas e consubstanciados na Declaração de Viena de 1996. Com efeito, os países signatários e membros da ONU reconhecem e afirmam naquela carta que ?todos os direitos humanos são derivados da dignidade e valor inerentes à pessoa humana, e que a pessoa humana é o objetivo principal dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, e que consequentemente deve ser seu principal beneficiário?. Para fazer valer esses valores, ?a comunidade internacional deve criar maneiras e meios para remover os atuais obstáculos à completa realização dos direitos humanos? e evitar a violação contínua desses direitos. A proteção e promoção dos direitos humanos universais é vista como a principal responsabilidade dos estados membros da ONU. Por outro lado, há reivindicações de natureza particularista que pugnam pelo reconhecimento de elementos próprios a certos grupos sociais como, por exemplo, o reconhecimento do valor próprio de cada cultura e da necessidade de sua manutenção, a história de injustiças que certo grupo teria sofrido, fruto justamente do caráter ideológico dos direitos humanos, e a necessidade de políticas sociais compensatórias. Ambas as reivindicações parecem estar baseadas em teorias concorrentes acerca das noções de pessoa moral e da finalidade da associação política. Teorias universalistas, como as utilitaristas ou de tipo kantiano, são teorias morais objetivistas que defendem a existência de critérios objetivos para determinação da verdade moral, de modo
    • Nome do projeto: GETSS - Grupo de Estudos em Teoria Social e Subjetividade (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WEISS, R. A. , VANDENBERGHE, F. , HAMLIN, C. , BRITO, S. , BURITY, J. .
      Descrição: O grupo tem organizado seminários nacionais e internacionais com a participação de pesquisadores de diversas instituições e seus membros têm participado de comitês ligados à área de teoria social, a exemplo do Comitê de Pesquisa em Teoria Sociológica da SBS e da Anpocs. Além disso, tem atuado na formação de pesquisadores de diversas regiões do Brasil, em particular PE, PB, ES, RS e RJ.
    • Nome do projeto: Metamorfoses da Sociologia (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WEISS, R. A. , VANDENBERGHE, F. , GOMES NETO, J. , MAGNELLI, A. , FABRIS, C. , SONEGHET, L. F. , MAIA, F. , PANICA, T. , MARTINS, P. H. , SILVA, M. A. L. .
      Descrição: A partir do problema geral quanto aos sentidos possíveis das metamorfoses da sociologia decorrentes da reflexão sobre as múltiplas facetas assumidas pelas crises na contemporaneidade, o fio condutor é a busca de resposta para as seguintes questões: 1) Quais reconfigurações estão em curso na construção de teorias e formação de conceitos para lidar com as crises? 2) Como a sociologia dialoga com outras tradições teóricas? 3) Como conciliar ambições críticas e científicas? 4) Como a experiência brasileira pode contribuir e aprender com esses debates?A proposta contribui para uma maior autonomia do campo de reflexão sobre teoria sociológica. A problematização sobre crise e metamorfoses da sociologia é parte da agenda internacional, destacando-se os esforços, em especial a partir da Associação Internacional de Sociologia, para pluralizar e descentrar o debate em direção a uma sociologia efetivamente global. Nesse sentido, o projeto tem o potencial de contribuir para a formulação de uma agenda brasileira e latinoamericana de debate teórico que examine criticamente e auxilie a autocompreensão da sociologia sobre novas possibilidades teórica.
    • WEISS, R. A. . A Dedução nos "Prolegômenos" de Kant. 2005 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . O Signifcado da "Introdução" da "Fenomenologia do Espírito" de Hegel. 2007 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . Culpa e Moral na "Genealogia" de Nietzsche. 2007 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . Juliette como Ícone da Dominação na Moral do Esclarecimento. 2008 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . O Problema do Anti-Semitismo em "A Dialética do Esclarecimento". 2004 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . A Modernidade no Discurso Filosófico. 2009 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . Objeções Schopenhaurianas à Moral Kantiana. 2006 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . O Conceito de Secularização na Obra de Max Weber. 2005 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . Secularização e Dessecularização: duas faces da modernidade?. 2005 - Texto para discussão
    • WEISS, R. A. . Elementos Fundamentais da Teoria de Pierre Bourdieu. 2006 - Texto para discussão
    • Graduacao:
      • Curso: ciências sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora do Núcleo e Direito e Democracia, vinculada ao projeto temático "MOral, Direito e Democracia: Modelos de Teoria Crítica", coordenado pelos professores Ricardo Ribeiro Terra e Marcos Nobre
        Outras informações: Pesquisadora do Projeto Temático do NDD
    • Primeiros Escritos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Membro do corpo de pareceristas da Revista "Primeiros Escritos" - Revista dos alunos de graduação em Filosofia da USP.
    • Anthropologica - Societé Canadienne d'Anthropologie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc da Revista "Anthropologica" editada pela Societé Canadienne d'Anthropologie
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • The Canadian Journal of Sociology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Issn: 1710-1123
    • Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciência Política (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Plural (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Sociologias (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Editora Associada e Membro da Comissão Editorial da Revista Sociologias, editada pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS.
    • Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Sociologias (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Cadernos de Filosofia Alemã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista Todavia Porto Alegre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Editora da Revista Todavia, produzida pelos estudantes do Pet-Ciências Sociais da UFRGS
    • Cadernos de Sociofilo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial. O Cadernos do Sociofilo é uma publicação semestral organizada pelo co-laboratório de Pesquisa Sociofilo. Inicialmente vinculados ao Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ), hoje integramos o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Os Cadernos são destinados à publicação de textos e trabalhos que foram previamente apresentados e debatidos junto aos membros do co-laboratório e por eles aprovados. Em geral, as temáticas que norteiam os textos debatidos no Sociofilo estão situadas na interface da teoria sociológica e da reflexão filosófica. Além disso, os Cadernos também contam com traduções de artigos de autores renomados da comunidade científica internacional e considerados pelo grupo como exemplares. O objetivo da revista é consolidar-se como um dos focos da reflexão e da produção acadêmicas da teoria social contemporânea, fazendo um elo entre as diversas tradições. ISSN: 2318-552X
    • Temas Sociológicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Revista Temas Sociológicos - Universidad Católica Silva Henriquez, ISSN 0719-6458 La Revista Temas Sociológicos es una publicación académica de carácter semestral editada desde el año 1995 por la Escuela de Sociología de la Universidad Católica Silva Henríquez, con sede en la ciudad de Santiago de Chile. Su objetivo principal es publicar investigaciones empíricas originales y trabajos teóricos rigurosos en sociología y otras ciencias sociales afines que contribuyan a entender mejor la realidad social chilena, latinoamericana y mundial. De esta manera, la Revista Temas Sociológicos, en su actual etapa de profesionalización, ha ido expandiendo los contenidos y horizontes de difusión del conocimiento sociológico, apostando por una mirada multidisciplinar y ampliando las fronteras de su alcance, sin perder, no obstante, su gran sentido de compromiso y responsabilidad social con los problemas concretos de la sociedad chilena. La dirección de la revista está a cargo de Andrea Bahamondes y es editada por Daniela Cáceres. Cuenta con un Comité Editorial integrado por destacadas personalidades del ámbito académico de las ciencias sociales provenientes de Chile, América Latina y Europa. La Revista Temas Sociológicos consta de tres secciones: ?Dossier?, compuesta por artículos originales dedicados a una temática concreta; ?Varia?, sección en la que se publican contribuciones científicas inéditas y originales; y ?Reseñas?, la cual incluye artículos bibliográficos originales. La revista se edita dos veces al año, en los meses de julio y diciembre, tanto en formato electrónico como en papel. Los artículos originales publicados son sometidos a evaluación de expertos mediante el sistema de doble ciego.
    • Frontiers in Sociology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: https://www.frontiersin.org/journals/sociology#about ISSN 2297-7775 Frontiers in Sociology Frontiers in Sociology publishes rigorously peer-reviewed research featuring specialty areas including Gender, Sex and Sexuality Studies, Medical Sociology, and Sociological Theory. Led by an outstanding Editorial Board of international experts, this multidisciplinary open-access journal is at the forefront of disseminating and communicating knowledge and impactful discoveries to researchers, academics and the public worldwide. Launched in 2016, the journal and its Specialty Sections foster interdisciplinary research by researchers around the world, as well as fairness, transparency, and objectivity in the review process. We welcome a range of article types including Original Research, Hypothesis & Theory (philosophical and theoretical papers), Review, Perspective, and Book Reviews.
    • REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Sociedade Brasileira de Sociologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Coordenação do GT Teoria Sociológica da Sociedade Brasileira de Sociologia
        Outras informações: coordenador de GT
    • Fluxos & Riscos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • TEORIA & SOCIEDADE (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • EM TESE (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • DADOS-REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Journal of the Royal Anthropological Institute:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade Federal de Juiz de Fora:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Università degli Studi di Roma La Sapienza:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Professora Visitante