Não autenticado |

Mário Luis Villarruel da Silva

    • Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Mato Grosso - IL/UFMT e Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - FD/UPM. É Mestre em Filologia (2011) e Doutorando em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre - UFAC/ Campus Rio Branco e pesquisador do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes - GRACIAS/USP e egresso do Núcleo de Antropologia do Direito - NADIR/USP. É sócio efetivo da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística e membro associado da ALIDI - Associação de Linguagem e Direito. Coordena o núcleo de estudos LISOD - Laboratório de Linguagens, Sociedade e Direitos - UFAC. Atua principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Migrações, Sexualidades, Violência, Memória e Religião - desenvolvendo pesquisas nos campos da(s)s Teoria(s) da Justiça, da Sociolinguística Interacional, da Comunicação; da Filologia (em edições de documentos) e do Discurso (em narrativas, etnografias e psicanálise).

       

      Links:    

    • Filologia Portuguesa - Edição de Manuscritos
    • Pesquisa/ Colaboração em temas interdisciplinares vinculados à Antropologia do Direito
  • Livros publicados: 1
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Direito, discurso e poder: plexos pela linguagem. Niterói : PPGSD - UFF, 2016 . 127p. ISBN: 9788589150200.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; ANUNCIACAO, C. R. . Disjunções na aplicação da medida de proteção por acolhimento institucional para adolescentes em conflito com a lei: diálogos multidisciplinares REVISTA DE ESTUDOS EMPÍRICOS EM DIREITO , v. 5 , p. 167 - 175 , 2018. ISSN: 23190817.
    • BRAGA, A. G. M. ; VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Um reflexo, muitas faces: notas sobre a história da administração da justiça e seus mecanismos na via penal. REVISTA QUAESTIO IURIS , v. 10 , p. 475 - 493 , 2017. ISSN: 15160351.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; MOTA, A. C. A. A. . O léxico filológico: percursos e sentidos entre o códice e o livro manuscrito Metalinguagens , v. n.4 , p. 92 - 106 , 2015. ISSN: 23582790.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; VETORAZO, F. H. . Sobre representações docentes: sexualidades, produção e manutenção de sentidos no ambiente escolar Revista Direito e Bioética , v. 01 , p. 21 - 51 , 2013. ISSN: 23188243.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; ARAUJO, Gabriel Antunes. . Mulheres e contextos de violência em narrativas penais da Província de Mato Grosso (séc. XIX) Caderno Espaço Feminino (Online) , v. 26 , p. 242 - 267 , 2013. ISSN: 19813082.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Brasil: uma visão histórico evolutiva dos pré-conceitos e facetas de sua língua Revista de Estudos Acadêmicos , v. 06 , p. 167 - 178 , 2004. ISSN: 9999999X.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Direito e Linguagem: entre tradição formativa, plexos discursivos e jogos de sentido e poder. Direito, discurso e poder., v. 1, p. 17 - 30, 2016.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; VIEIRA, M. A. M. . A Atividade do Professor entre o prescrito e o real. In: 56 Reunião Anual da SBPC , 2004 , Cuiabá-MT. Programa da Reunião Anual da SBPC. Cuiabá : Ciência e Tecnologia, 2004.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; VIEIRA, M. A. M. . Análise das práticas de linguagem na atividade de ensino. In: XII Encontro de Iniciação Científica UFMT/CNPq , 2004 , Cuiabá - MT. Anais. Cuiabá : Ed. UFMT, 2004.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Consultoria Pedagógica junto ao Exame Nacional do Ensino Médio / ENEM.. 2013 (Consultoria)
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Elaboração de questões de Língua Portuguesa do Processo Seletivo para ingresso de alunos 2008 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Cáceres. 2007 (Assessoria)
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . A propósito das representações: alienação linguística e mobilização de sentidos no processo de criminalização da homofobia no Brasi.. 2012 (Comunicacao)
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Questões de Filologia: noções entre o Códice e o Livro Manuscrito. 2010 (Comunicacao)
    • SCHRITZMEYER, A. L. P. ; VILLARRUEL-SILVA,M.L. . III - Encontro Nacional de Antropologia do Direito - ENADIR. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . VI Jornada Científica Ensino Técnico: Aplicabilidades e Avanços. 2007 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres)
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Espanhol Instrumental para fins de vestibular. 2007 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. . Linguagem, Língua e Comunicação: tópicos entre linguística geral e pragmática. 2015 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo/ Coordenação de Licenciatura em Letras)
    • Nome do projeto: ATIVIDADE E DISCURSO NOS GENEROS DE ENSINO - UM PROJETO DE ANALISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVO DO TRABALHO DE PROFESSORES (008/cap-2003) (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLARRUEL-SILVA,M.L. , VIEIRA, M. A. M. , COX, Maria Inês. , PETERSON, Ana Antonia Assis. .
      Descrição: O projeto foi elaborado como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Estudos da Linguagem, sediado no Instituto de linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso. O estudo dá continuidade ao campo de investigações da Lingüistica Aplicada às situações de trabalho. Nesse campo desenvolveu-se investigação quanto ao dialogo médico-paciente, como um gênero da atividade de trabalho indissociável de um gênero do discurso, ou seja, passando a analisar o discurso sob o paradigma da teoria enunciativo-discursiva, nos marcos do dialogismo (Vieira, 2002). Ao redirecionar o foco para estrudar o trabalho do professor, este projeto se propos: a) discutir e redefinir o lugar da linguagem no universo do trabalho dos professores tomado como uma esfera da atividade humana que engendra gêneros do discurso específicos a determinadas comunidades discursivas; b) depreender os recursos de linguagem empregados na atividade, a partir da estrutura composicional, do estilo e do tema, numa situação concreta de utilização da língua; c) descrever as relações entre gênero da atividade e gênero dos discurso, ressaltando as suas regularidades e instabilidades; e) analisar os mecanismos de interdiscurso e intercompreensão. f) Avaliar a importância das práticas de linguagem para a atividade real do trabalho do professor.
    • Nome do projeto: EDIÇÃO DE DOCUMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLARRUEL-SILVA,M.L. , ARAUJO, Gabriel Antunes. , SILVA, Monica Messias , ASSUNÇÃO, Luciana Navarro. .
      Descrição: O objetivo do Projeto é editar manuscritos em língua portuguesa com dois objetivos: divulgá-los e também obter informações linguísticas. O projeto de pesquisa tem como objetivo levantar aspectos linguísticos em vários níveis de análise (fonológico, fonético, sintático e morfológico) sem eliminar a possibilidade de se fazer também estudos históricos. Nosso interesse, dessa forma volta-se tanto para documentos públicos (frequentemente preservados em Arquivos Públicos e Bibliotecas) bem como documentos particulares.
    • Nome do projeto: CRIME, GÊNERO E SEXUALIDADE: SOBRE DINÂMICAS SOCIAIS EM NARRATIVAS DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE RIO BRANCO /AC ? UM ESTUDO A PARTIR DO CAV - MPAC. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLARRUEL-SILVA,M.L. , DRAGO, G. L. , FIDELES, A. L. O. , LEITE, L. B. , FRANCA, S. R. .
      Descrição: Este projeto se dedica à análise da construção social da violência (sexual e de gênero) na cidade de Rio Branco/AC. Volta-se, centralmente, às modalidades que gravitam sobre minorias e/ou minoridades ? como mulheres e LGBTs. Nesse sentido, se interessa em lançar mãos aos dados previamente coletados pelo sistema CAV/Centro de Atendimento à Vítima - uma iniciativa surgida no Ministério Público do Estado do Acre/MPAC que acolhe demandas relacionadas à essas violações. Nesse centro, quando o atendimento se consolida, criam-se pastas onde são visualizáveis os roteiros de vida e percursos jurídicos trilhados, desse modo, esta proposta tem o condão de imergir nas linhas e entrelinhas ali expressas de maneira a observar as engrenagens que constituem essas tipologias de violência. A teoria da linguagem, nos marcos saussurianos, somada às teorias sociais foucaultianas servirão de esteio teórico-analítico. Nesse encalço etnográfico-documental, os rastros e pistas que poderemos visualizar nos ofertarão estratégias de combate à essas modalidades de violência, bem como darão lume às possibilidades profiláticas que se desenharão a partir dessa experiência de trabalho científico.
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; GIL, M. B. ; AMBRÓSIO, Alessandra. ; CARDOSO, Haissa . Aprender a Fazer Fazendo: uma análise do comportamento pré-profissional na dicotomia Escola Agrotécnica x Mercado de Trabalho. 2007 - Iniciação científica
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; ARAÚJO, Stella Cesário ; BENICIO, Maria Edinalva Carneiro ; OLIVEIRA, Eduardo Gonçalves . Tecnologias de Informação: a acessibilidade à informática enquanto indicador de poder no cerne da sociedade estudantil.. 2007 - Iniciação científica
    • VILLARRUEL-SILVA,M.L. ; BARROS, O. F. ; GARCIA, W. M. . Educação Especial: a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres disponível aos surdos na escala: seleção, permanência e conclusão.. 2007 - Iniciação científica
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Vernáculas
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Título: Homossexualidade, Literatura e Estigma: reafirmação de conceitos em práticas poéticas
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: O Latim jurídico e a hermenêutica dos princípios
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Professor - Monitor
    • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • EFIKA - Contact Center:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Operador Bilíngue
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Docente Tutor em Metodologia para elaboração de Projetos Acadêmicos e Orientação de TCC - Cursos: Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola / Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. Ambos cursos foram ofertados através de parceria celebrada entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo ? UNIVESP; a Universidade de São Paulo ? USP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
        Outras informações: Docente Tutor
    • Fundação Cesgranrio:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Colaborador em Nível Superior
    • CESPE-Centro de Seleção e de Promoção de Eventos/ Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2015 ).
        Outras informações: Consultoria integrada ao Grupo de Trabalhos Coordenados pela Prof. Dra. Rosane de Sá Amado - FFLCH/USP.
        Outras informações: Consultor Pedagógico
    • Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2014 ).
        Outras informações: Avaliador técnico-metodológico dos projetos científicos apresentados na feira.
        Outras informações: Avaliador
    • Cursinho - Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis - FEA:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Redação na modalidade extensiva preparatória para concursos.
        Outras informações: DOCENTE
    • Núcleo de Antropologia do Direito - Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Atuação sob Coordenação da Prof. Dra. Ana Lucia Pastore Schritzmeyer.
        Outras informações: Pesquisador
    • Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Unidade Botucatu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Contratação celebrada via Centro Estadual de Educação Tecnológica - Paula Souza - CEETEPS, à vista da portaria publicada no D.O.E. de 06/09/2012, vindo o empregado a exercer as atividades correspondentes ao Emprego Público de Professor Assistente, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC/ Unidade Botucatu.
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (SP):
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - Atual ).
        Outras informações: Colaborador
    • Regrasp - Revista para graduandos / IFSP - Campus São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professor contratado para atuação na modalidade graduação parcelada, cuja disciplina se oferta concentrada em dias sequenciais.
        Outras informações: Docente
    • Universidade Federal do Acre:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: Docente