Não autenticado |

Luiz Fernando Ramos

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1980), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997). É professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo desde 1998, lecionando as disciplinas de Crítica, História e Teoria do Teatro. Em 2012 tornou-se professor Associado e em 2019 professor Titular. É Pesquisador do CNPq desde 2006, atualmente pq1c; É encenador, dramaturgo e documentarista. Realizou pesquisas em torno da produção teatral de Gordon Craig, Samuel Beckett, Tadeusz Kantor, José Celso Martinez Corrêa e Martins Pena. Pesquisou também em torno dos conceitos de "mimesis" e anti-teatralidade, como operadores da cena contemporânea, incluindo nesse enfoque tanto a produção estritamente teatral como a dos campos das artes plásticas, da música e do cinema. Esta pesquisa se concluiu em 2012, com a tese de Livre Docência defendida na ECA/USP e publicada em 2015 pela editora Annablume, "Mimesis performativa: a margem de invenção possível". A partir de 2013 desenvolveu pesquisa em torno do ideário estético de Gordon Craig, que remeteu às bases filosóficas da obra daquele artista e implicou, em 2017, na publicação de "Rumo a um Novo Teatro & Cena", pela Editora Perspectiva, com tradução de dois textos seminais do autor inglês nunca publicados em português. Atualmente desenvolve pesquisa em torno da cena modernista brasileira, pensada em sua virtualidade nas décadas de 1920 e 1930 e a partir das viagens à Europa de três dos seus próceres: Oswald de Andrade, Flávio de Carvalho e Antônio de Alcântara Machado. Foi crítico de teatro da Folha de S.Paulo (2008 e 2013), co-editor da revista Palco e Platéia (1986-1988) e co-editor responsável da revista Sala Preta, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (2001-2010/2013-2020). Coordena ,com Cassiano Quilici , a Coleção Artes Performativas e Filosofia da Editora Annablume. Foi do Comitê de Assessoramento do CNPq da área de Ciências da Informação, Comunicação e Artes (2016-2019) e é consultor Ad-Hoc do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Foi representante (suplente) dos Professores Associados da Universidade de São Paulo no seu Conselho Universitário (2018-2019). Foi Chefe de Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP entre 2019 e 2022. É diretor do TUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Contemplado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP como Pesquisador do Programa Ano Sabático, de agosto de 2023 a fevereiro de 2024.

       

      Links:    

    • Teoria e História do Teatro e da Performance
  • Livros publicados: 9
    • HADDAD, A. S. ; CARAMELLI, B. ; ALVES, M. ; OLIVEIRA, A. J. ; RAMOS, LUIZ FERNANDO . USP - Novos Tempos, Novos OLhares. São Paulo : Annablume &. FUSP, 2022 . 900p. ISBN: 9786556840543.
    • RAMOS, L. F. . Migalhas. Rio de Janeiro : 7 Letras, 2021 . 68p. ISBN: 9786550052240.
    • DUNDJEROVIC, A. ; RAMOS, L. F. . Brazilian Performing Arts. Madrid : Abada Editores, 2019 . 286p. ISBN: 9788417301088.
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO ; DUNDJEROVIC, A. . Brazilian Collaborative Theatre: Interviews with Directors, Performers and Choreographerss. Jefferson/Carolina do NorteEUA : McFarland & Company, 2017 . 171p. ISBN: 9781476671062.
    • CRAIG, E. G. ; RAMOS, L. F. . Rumo a um Novo Teatro & Cena. São Paulo : Perspectiva, 2017 . 274p. ISBN: 9788527310826.
    • RAMOS, L. F. . Mimesis Performativa: a margem de invenção possível. São Paulo : Annablume, 2015 . 288p. ISBN: 9788539107155.
    • RAMOS, L. F. . Arte e Ciência: abismo de rosas. Porto Alegre : Abrace, 2012 . 258p. ISBN: 9788587776099.
    • RAMOS, L. F. ; CARREIRA, André ; CABRAL, Biange ; FARIAS, Sérgio Coelho . Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro : 7 Letras, 2006 . 159p. ISBN: 857577266X.
    • RAMOS, L. F. . O Parto de Godot e Outras Encenações Imaginárias: A Rubrica como Poética da Cena. Sâo Paulo : Hucitec, 1999 . 175p. ISBN: .
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Pela licença à pura abstração CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 10 , p. e021007 - , 2021. ISSN: 23175737.
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Comida de Coro: de Gracias, señor à Uzyna Uzona Revista Sala Preta Eletrônica , v. 20 , p. 105 - 115 , 2020. ISSN: 22383867.
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Stabat Mater: a profanação de si como poética Revista Sala Preta Eletrônica , v. 19 , p. 249 - 251 , 2019. ISSN: 22383867.
    • RAMOS, L. F. . Duas Traduções Difíceis: transpor línguas e linguagens Urdimento (UDESC) , v. 2 , p. 79 - 113 , 2019. ISSN: 14145731.
    • RAMOS, L. F. . Odisseia que patina maneiristaem belo achado Revista Sala Preta Eletrônica , v. 18 , p. 158 - 161 , 2018. ISSN: 22383867.
    • RAMOS, L. F. . A cena da crítica contemporânea:artes expandidas & sociedades centradas Sinais de Cena , v. SerieII , p. 11 - 23 , 2018. ISSN: 16460715.
    • RAMOS, L. F. . W. B. Yeats and Gordon Craig: Collaborations and rehearsals towards the theatre of the future ABEI Journal (São Paulo) , v. 17 , p. 21 - , 2015. ISSN: 15180581.
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Um resgate provocativo mas restrito à teatralidade dramática Sala Preta , v. 14 , p. 213 - , 2014. ISSN: 22383867.
    • RAMOS, L. F. . ?O Projeto Scene de Gordon Craig: uma história aberta a revisões?, Revista Brasileira de Estudos da Presença , v. 4 , p. 425 - 442 , 2014. ISSN: 22372660.
    • RAMOS, L. F. . O indizível e as obras imaginárias de Klein e Craig Art Research Journal Brasil , v. 1 , p. 1 - , 2014. ISSN: 23579878.
    • RAMOS, L. F. . O Conceito de Performativo, a performance e o desempenho espetacular Rebento: Revista de Artes do Espetáculo , v. 2 , p. 37 - , 2013. ISSN: 21781206.
    • RAMOS, L. F. . Uma Cena Irreconhecível: o escândalo de uma obscuridade luminosa Cartografias.MITSP_01 , v. 1 , p. 36 - , 2014. ISSN: 23577487.
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Teatralidade e Antiteatralidade Sala Preta , v. 13 , p. 3 - , 2013. ISSN: 22383867.
    • RAMOS, L. F. . Teorias e Filosofia da Artes: Invenção de Pensamento Ilinx-Revista do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais , v. 2 , p. 1 - , 2012. ISSN: 23168366.
    • RAMOS, L. F. . Hierarquias do Real na Mímesis Espetacular Contemporânea Revista Brasileira de Estudos da Presença , v. vol, 1 , p. 61 - 76 , 2011. ISSN: 22372660.
    • RAMOS, L. F. . Tríptico aponta com vigor futuros caminhos do teatro Sala Preta (USP) , v. 10 , p. 117 - , 2010. ISSN: 15195279.
    • RAMOS, L. F. . Qorpo Santo:cento e quarenta anos depois Verónica , v. 1 , p. 28 - 43 , 2008. ISSN: 16468449.
    • RAMOS, L. F. . Criação Coletiva entre Coletivos Subtexto (Belo Horizonte) , v. 6 , p. 51 - 58 , 2009. ISSN: 18075959.
    • RAMOS, L. F. . Por uma Teoria Contemporânea do Espetáculo: Mimesis e Desempenho Espetacular Urdimento (UDESC) , v. 13 , p. 71 - 84 , 2009. ISSN: 14145731.
    • RAMOS, L. F. . Territórios e fronteiras da teatralidade contemporânea Móin-Móin (UDESC) , v. 5 , p. 36 - 50 , 2008. ISSN: 18091385.
    • FERNANDES, S. ; RAMOS, L. F. . Diálogo da Gaivota Sala Preta (USP) , v. 07 , p. 183 - 185 , 2007. ISSN: 15195279.
    • RAMOS, L. F. . Concrete, Virtual and Imaginary Space: Beckett's Stage Direction ABEI Journal (São Paulo) , v. 8 , p. 27 - 35 , 2006. ISSN: 15180581.
    • RAMOS, L. F. . A Pedra de Toque Humanidades (Brasília) , v. 52 , p. 27 - 34 , 2006. ISSN: 01029479.
    • RAMOS, L. F. . Kantor está Morto!Esqueçam Kantor Sala Preta (USP) , v. 5 , p. 235 - 232 , 2005. ISSN: 15195279.
    • RAMOS, L. F. . Martins Pena encenador:uma reviravolta na fortuna crítica Urdimento (UDESC) , v. 5 , p. 97 - 109 , 2003. ISSN: 14145731.
    • RAMOS, L. F. . Fragmentos de uma estética teatral Revista USP , v. 57 , p. 244 - 248 , 2003. ISSN: 01039989.
    • RAMOS, L. F. . Anita, um livro que conta muito livros Via Atlântica (USP) , v. 3 , p. 290 - 295 , 1999. ISSN: 15165159.
    • RAMOS, L. F. . Da Pateada à apatia: O Teatro da Bagunça de Alcântara Machado e a Crítica de Teatro no Brasil O Percevejo , v. 2 , p. 48 - 51 , 1994. ISSN: 01047671.
    • RAMOS, L. F. . A rubrica como literatura da teatralidade Sala Preta (USP) , v. 1 , p. 9 - 21 , 2001. ISSN: 15195279.
    • RAMOS, L. F. . Uma obra aberta:Aponkãlipse O Percevejo, revista de teatro, crítica e estética , v. 6 , p. 119 - 136 , 1998. ISSN: .
    • RAMOS, L. F. . A A 'arte do teatro'de Craig e a 'obra de arte viva'de Appia: projetos de uma cena moderna que vingam contemporaneamente. Resistência e Transversão: as artes da cena num mundo em transição, v. 1, p. 123 - 141, 2023.
    • RAMOS, L. F. . A crítica teatral modernista de A.A.M.: Mutação em cena aberta. Ideias e Formas Virais ? O modernismo de 1922 em artes cênicas, música e cinema, v. 1, p. 175 - 187, 2023.
    • RAMOS, L. F. . O Jogo da Arte e da Ciência. Abrace 20 anos: celebrando a diversidade, v. 1, p. 57 - 61, 2020.
    • RAMOS, L. F. . Diálogo sobre a teatralidade e a performatividade na Grécia antiga. PPGAC 40 Anos, v. 1, p. 89 - 93, 2021.
    • RAMOS, L. F. . A Teatralidade Encapsulada do Modernismo Brasileiro. Releituras do Modernismo: o legado de 1922, v. 1, p. 175 - 187, 2022.
    • RAMOS, L. F. . Cartographie du théâtre brésilien de l'après-dictature militaire (1980-2020). Scènes du Brésil, v. 143, p. 12 - 19, 2021.
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Lo indecible y las obras imaginárias de Klein. Azul - cartografia de processo, v. 1, p. 23 - 31, 2020.
    • RAMOS, L. F. . Theatricality in Brazil. Brazilian Performing Arts, v. 1, p. 63 - 80, 2019.
    • RAMOS, L. F. ; OSORIO, L. C. . Afinidades Eletivas: Hélio Oiticica e Jack Smith para além Tropicamp. Flipping I Revisitando Pop ESTÉTICA E POLÍTICA NAS AMÉRICAS 1967 ?2017, v. 1, p. 98 - 107, 2018.
    • RAMOS, L. F. ; TELESI, S. F. . Teatro da Vertigem. Teatro da Vertigem, v. 1, p. 33 - 44, 2018.
    • RAMOS, L. F. . A relação entre atores e screens no teatro de Gordon Craig: um legado à contemporaneidade. Discursos do Corpo na Arte, Vol.II, v. II, p. 115 - 142, 2017.
    • RAMOS, L. F. . A recepção na Mimesis Performativa. O Ator Espectador: perspectivas artísticas e pedagógica, v. 1, p. 1 - 253, 2017.
    • RAMOS, L. F. . A filmagem de espetáculos para além do registro histórico. Terceiro Encontro Questão de Crítica, v. 1, p. 110 - 117, 2016.
    • RAMOS, L. F. . Crítica Teatral: a quem se destina?. Escrítica:o lugar e o papel do pensamento crítico agora, v. , p. 141 - 150, 2014.
    • RAMOS, L. F. ; TOSCANO, R. ; VIANNA, T. . Um Olhar sobre as Comissões Julgadoras. Fomento ao Teatro - 12 anos, v. 1, p. 25 - 35, 2014.
    • RAMOS, L. F. . Le Théâtre brésilien et l'anti-théâtralité. Théâtres brésilien - Manifestes, mises-en-scène, dispositifs, v. 1, p. 108 - 133, 2015.
    • RAMOS, L. F. . Fomento: para além das ideologias, estratégia para inventar novos teatros. Teatro e Vida pública: o fomento e os coletivos teatrais de São Paulo, v. 1, p. 238 - 245, 2012.
    • RAMOS, L. F. . Arte e ciência: abismo de rosas. Arte e Ciência: abismo de rosas, v. 1, p. 15 - 18, 2012.
    • RAMOS, L. F. . A arte do ator e o espetáculo teatral. História do Teatro Brasilerio, v. , p. 137 - 157, 2012.
    • RAMOS, L. F. . A semeadura dos processos colaborativos: o legado de grupos dos anos oitenta. Próximo Ato; teatro de grupo, v. , p. 80 - 84, 2011.
    • RAMOS, L. F. . Por uma teoria contemporânea do espetáculo: mimesis e desempenho espetacular. Texto e imagem:estudos de teatro, v. , p. 89 - 103, 2009.
    • FERNANDES, S. ; Koudela, I.D ; PATRIOTA, R. ; RAMOS, L. F. ; ALMEIDA, M. A. P. ; BONFITTO, M. ; SILVA, S. M. ; AZEVEDO, S. M. ; FORJAZ, C. ; TRAGTENBERG, L. ; COELHO, S. S. ; VILLAR, F. P. ; PUPO, M. L. ; LEHMANN, H. . Pós-Dramático ou Poética da Cena. O Pós-Dramático, v. , p. 59 - 70, 2009.
    • RAMOS, L. F. . A cena como performance do espaço urbano. Espaço e Performance, v. , p. 81 - 88, 2007.
    • RAMOS, L. F. . A encenação surrealista: uma teatralidade fora de lugar. O Surrealismo, v. , p. 379 - 392, 2008.
    • RAMOS, L. F. . Verbetes- Censura/Conservatório Dramático/Carnaval/ Tropicalismo/Garagem/Cabaret. Dicionário do Teatro Brasileiro - temas, formas e conceitos, v. , p. 7 - 354, 2006.
    • RAMOS, L. F. . Dez anos de Usina Uzona e trinta anos do exílio português. Literatura/Política/Cultura (1994-2004), v. , p. 269 - 279, 2005.
    • RAMOS, L. F. . Trajetórias alternativas do teatro brasileiro nos anos 70: coincidências, sincronias e parentescos. Anos 70: trajetórias, v. , p. 111 - 115, 2005.
    • RAMOS, L. F. . O autor como encenador: Beckett. Historiografia Literária & As Técnicas de Escrita, v. , p. - , 2004.
    • RAMOS, L. F. . Poesia e Performance. Vozes Femininas: Gênero, Meditações e Práticas da Escritura, v. , p. 370 - 377, 2003.
    • RAMOS, L. F. . 'Uma cena para velar o breu' . Teatro Jornal , São Paulo , 06 out. 2021.
    • RAMOS, L. F. . A responsabilidade do fomento com a formação de público . Camarim- uma publicação da cooperativa paulista de teatro , São Paulo , 01 jul. 2017.
    • RAMOS, L. F. . O Mito no Palco da História . Folha de S.Paulo/Ilustríssima , , 23 ago. 2015.
    • RAMOS, L. F. . O Mito no Palco da História . Folha de São Paulo / Ilustríssima , , 23 ago. 2015.
    • RAMOS, L. F. . O Real e a Representação . Folha de São Paulo / Ilustríssima , , 12 jul. 2015.
    • RAMOS, L. F. . Mal-estar e Histeria . Folha de S.Paulo/Ilustríssima , São Paulo , 22 mar. 2015.
    • RAMOS, L. F. . Curadoria incisiva evita média com o mercado . Folha de S. Paulo , São Paulo , 06 mar. 2014.
    • RAMOS, L. F. . Personagem é o sonho de bons atoes, mas poucos sustentam o peso da coroa . Folha de S.Paulo , São Paulo , 16 jul. 2014.
    • RAMOS, L. F. . O quarto é experimentação bela e radical com obra de Pinter . Folha de S. Paulo , São Paulo , 28 nov. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Folha de São Paulo . Folha de S. Paulo , São Paulo , 20 nov. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Folha de São Paulo . Folha de S. Paulo , 17/11/2008 , . .
    • RAMOS, L. F. . Atrizes merecem cetros e louvores . Folha de S. Paulo , São Paulo , 14 nov. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Adaptação de poema renascentista falha e fica só nas intenções . Folha de S. Paulo , São Paulo , 09 nov. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Paixão pelo teatro é um dos traços comuns . Folha de S. Paulo , São Paulo , 06 nov. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Atores garantem estilo próprio em Shakespeare difícil . Folha de S. Paulo , São Paulo , 05 nov. 2008.
    • RAMOS, L. F. . CPT apresenta seus melhores frutos em dramas sobre patologia . Folha de S. Paulo , 02/11/2008 , . .
    • RAMOS, L. F. . Simples e seca, peça de Edward Albee reafirma força do drama moderno . Folha de S. Paulo , São Paulo , 23 out. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Bloch merecia mais do que repetir sua imagem televisiva . Folha de S. Paulo , São Paulo , 11 out. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Musicais exploram padrões experimentais e de diversidade . Folha de S. Paulo , São Paulo , 18 out. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Encenação virtuosa sobrevive à sombra do passado . Folha de S.Paulo , São Paulo , 02 out. 2008.
    • RAMOS, L. F. . Incansável, Zé Celso é o sol do universo Usyna Uzona . Folha de S.Paulo , São Paulo , 17 set. 2008.
    • RAMOS, L. F. . A responsabilidade do fomento com a formação de público . Camarim - uma publicação da Cooperativa Paulista de Teatro , São Paulo , 01 nov. 2007.
    • RAMOS, L. F. . A Nova Tradução do Enigma . Bravo! Livros , São Paulo , 01 nov. 2005.
    • RAMOS, L. F. . A versão brasileira . Revista Bravo , São Paulo , 03 mai. 2006.
    • RAMOS, L. F. . A ficção legal de Shakespeare . Folha de S.Paulo- Mais! , São Paulo , 12 dez. 2003.
    • RAMOS, L. F. . A Lógica do Terrorismo . Bravo! , São Paulo , 01 dez. 2003.
    • RAMOS, L. F. . Censura, incesto e crime no teatro de Nelson Rodrigues . Veredas , Rio de Janeiro , 01 set. 2003.
    • RAMOS, L. F. . A Clareza do Enigma . Revista Bravo! , São Paulo , 01 mai. 2003.
    • RAMOS, L. F. . Naturalismo Barroco . Revista Bravo , São Paulo , 01 mai. 1999.
    • RAMOS, L. F. . Perdidos entre a razão e o delírio . Revista Bravo! , São Paulo , 01 ago. 2001.
    • RAMOS, L. F. . Síntese Iluminada . revista Bravo , São Paulo , 01 dez. 2001.
    • RAMOS, L. F. . A Arte de Samuel Beckett . Bravo , São Paulo , 01 jun. 1999.
    • RAMOS, L. F. . A música de um poema dramático . Bravo , São Paulo , 01 mai. 2000.
    • RAMOS, L. F. . As Tentações do jovem Goethe . Bravo , São Paulo , 01 abr. 2001.
    • RAMOS, L. F. . Europe as the mythical other and the Brazilian theatre: Dialectic of otherness in contemporary theatricality. In: First Conference of EASTAP -European Association for The Study of Theater and Performance , 2018 , Paris. Decentering Vision(s) of Europe: the Emergence of new forms.. Paris : EASTAP, 2018. p. 67 - 67.
    • RAMOS, L. F. . Pesquisa Performativa: Uma Tendência a ser bem discutida. In: Seminário de Pesquisas em Andamento , 2015 , São Paulo. Resumos do SPA- PPGAC/USP. São Paulo : PPG-AC ECA-USP, 2015. p. 89 - 95.
    • RAMOS, L. F. . Mimese e Desempenho Espetacular. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas , 2006 , Rio de Janeiro. Memória ABRACE. Rio de Janeiro : Abrace e 7 Letras, 2006. p. 282 - 283.
    • RAMOS, L. F. . O Teatro Becketiano e as tubricas. In: Seminário Academico Samuel Beckett , 2004 , São Paulo. . : , 2004.
    • RAMOS, L. F. . Martins Pena encenador: uma reviravolta na fortuna crítica. In: II Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cenicas , 2002 , Rio de Janeiro. . : , 2002.
    • RAMOS, L. F. . Métodos de pesquisa e formação de pesquisadores: os desafios específicos das artes cênicas. In: II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cenicas , 2001 , Salvador. . : , 2001.
    • RAMOS, L. F. . As crônicas e dramas de Martins Pena: a invenção de um espetáculo brasileiro. In: II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cenicas , 2001 , Salvador. Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Artes Cênicas. : , 2001.
    • RAMOS, L. F. . Poesia e Performance. In: Vozes Femininas: Gênero, Meditações e Práticas de Escrita , 2001 , Rio de Janeiro. . : , 2001.
    • RAMOS, L. F. . Trajetórias do teatro brasileiro nos anos 70: Coincidências, sincronias e parentescos. In: Anos 70: Trajetórias - ciclo de palestras , 2001 , São Paulo. . : , 2001.
    • RAMOS, L. F. . O autor como encenador: Beckett. In: A Historiografia Literária & As Técnicas de Escrita , 2000 , Rio de Janeiro. . : , 2000.
    • RAMOS, L. F. . Teatro e Brasilidade -Relatos. In: I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas , 1999 , São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador : ABRACE, 1999. p. 628 - 629.
    • ALVES, M. ; HADDAD, A. E. ; CARAMELLI, B. ; OLIVEIRA, A. J. ; RAMOS, LUIZ FERNANDO . USP -Novos Tempos, Novos OLhares. São Paulo : Annablume/FUSP , 2022 (orelha)
    • RABETTI, B. ; RAMOS, L. F. . A Tradução e a Teatralidade de Pirandello no modernismo brasileiro. Rio de Janeiro : 7Letras , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. ; RAMOS, LUIZ FERNANDO . Variações em torno do fim. São Paulo0 : Sesc São Paulo , 2019 (Ensaio para programa de espetáculo)
    • ARAUJO, A. ; AGRA, L. ; RAMOS, L. F. ; BONFITTO, M. ; TELESI, S. F. ; DUNDJEROVIC, A. . Foreword. Madrid : Abada Editores -Lecturas Estéticas , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Rumo a um Novo Teatro. São Paulo : Perspectiva , 2017 (Tradução)
    • RAMOS, L. F. . Odisseia da Cia Hiato. São Paulo : Sesc São Paulo , 2018 (Ensaio para programa de espetáculo)
    • RAMOS, L. F. . A Máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. São Paulo : Editora Unesp , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Auto escrituras performativas. São Paulo : Perspectiva , 2017 (orelha)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Trilogia Abnegação. Belo Horizonte : Javali , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . O racismo de cada um e os riscos de enfrenta-lo. São Paulo : Mostra Internacional de Teatro de São Paulo , 2017 (Ensaio para catálogo da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)
    • RAMOS, L. F. ; FERREIRA, M. . Isto não é um ator. São Paulo : Perspectiva , 2016 (orelha)
    • MILAN, B. ; RAMOS, L. F. . Teatro Dramático-Brasileira de Paris/Adeus Doutor/Dora não Pode Morrer. São Paulo : Giostri , 2015 (orelha)
    • RAMOS, L. F. . Mantenha fora do Alcance de crianças e Stereo Franz:dois estudos trágicos. São Paulo : Giostri , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Vida: Modo de Fabricar. Brasília : Ministério da Cultura - Fundo de Apoio à Cultura e Banco do Brasil , 2013 (Crítica do Espetáculo "Nada" publicada no livro "Nada Expandido")
    • RAMOS, L. F. . Caminhante,: não há caminho. Só rastros. São Paulo : Perspectiva , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Por uma Cena Contemporânea Expandida: Esboço de Teoria Geral das Artes Performativas. São Paulo : Sesc São Paulo , 2014 (Texto do catálogo do Mirada - Festival íbero-Americano de Artes Cênicas de Santos)
    • RAMOS, L. F. . Comédias Urbanas. São Paulo : SESI-SP editora , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • RAMOS, L. F. ; BETTI, M. S. ; AQUINO, J. G. ; BAUMGARTEL, S. . Diálogos com o Trágico. São Paulo : PH2: Estado de Teatro , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Beckett: Silêncios. São Paulo : AnnaBlume , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Shakespeare Nosso Contemporâneo. São Paulo : Cosak Naify , 2003 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . O Drama em Cena. São Paulo : Cosak Naiify , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • RAMOS, L. F. . Ensaios de Formação. São José do Rio Preto : Pefeitura de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo , 2010 (ensaio para catálogo do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto)
    • RAMOS, L. F. . Teatro Oficina. São Paulo : Itaú Cultural , 2009 (verbete de enciclopédia virtual)
    • RAMOS, L. F. . Teatralidade Expandida e Performance do espectador. São Paulo : Sesc de São Paulo , 2008 (Ensaio para o catálogo da Mostra de Artes do Sesc de 2008)
    • RAMOS, L. F. . Dramaturgia da cena ou materialidade do espetáculo ?. São José do Rio Preto : Sesc São Paulo , 2008 (ensaio para catálogo do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto)
    • RAMOS, L. F. ; BOLOGNESI, M. . Dramaturgias Híbridas. São Paulo : Centro Cultural São Paulo , 2007 (artigo em caderno pedagógico)
    • RAMOS, L. F. . A Encenação do Arena. São : Cia Livre de Teatro , 2005 (livro didático)
    • RAMOS, L. F. . Questões do contemporâneo: teatro, artes plásticas, música e cinema. Snato André : Escola Livre de Teatro de Santo André , 2005 (artigo em caderno pedagógico)
    • RAMOS, L. F. . O Formação em 2004. São Paulo : Prefeitura da Cidade de São Paulo , 2004 (artigo em caderno pedagógico)
    • RAMOS, L. F. . O teatro, a religião e a contemporaneidade. Snato André : Escola Livre de Teatro de Santo André , 2004 (artigo em caderno pedagógico)
    • RAMOS, L. F. . Herança Simbolista. Santo André : Escola Livre de Teatro de Santo André , 2003 (artigo em caderno pedagógico)
    • RAMOS, L. F. . Artes Oficiais Artes Marginais. São Paulo : Pueri Domus Escolas Associadas , 2003 (livro didático)
    • RAMOS, L. F. . Participação como membro do Comitê de Assessoramento do Programa básico de Artes Ciência da Informação e museologia. 2018 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Avaliação do Bacharelado e da Licenciatura em Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. 2015 (Parecer)
    • RAMOS, L. F. . Avaliação dos periódicos para o Qualis 2013 e 2014 da área de Artes e Música. 2015 (Parecer)
    • RAMOS, L. F. . Festivale- Festival de Teatro do Vale do Paraíba. 2015 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos -CCSP/Prefeitura de São Paulo. 2015 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Científica do 14 Simpósio da International Brecht Society. 2013 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Curadoria do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. 2013 (Consultoria)
    • ANDRADE, E. T. ; RAMOS, L. F. . 7 Leituras, autores, diretores - Utopia. 2012 (Consultoria)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Científica do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2012 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Julgadora do 22 Edição do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. 2012 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Reunião de Qualis Periódico da área Artes/Música. 2011 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Julgadora da 20º Edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. 2011 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Julgadora da 19º Edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. 2011 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. ; ALVIM, R. ; MELLAO, G. . Curador do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Prêto. 2010 (Consultoria)
    • RAMOS, L. F. . Curadoria da parte Formativa do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. 2009 (Consultoria)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Bravo de 2009 para melhor espetáculo do ano. 2009 (Consultoria)
    • RAMOS, L. F. ; ULHOA, M. T. . Relatório sobre o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Udesc. 2008 (Relatorio_tecnico)
    • RAMOS, L. F. . Membro da Comissão Julgadora da categoria Teatro Amador do Programa de Apoio a Cultura do Estado de São Paulo. 2006 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Prêmio Bravo de melhor espetáculo do ano. 2006 (Consultoria)
    • RAMOS, L. F. . Presidência da Comissão Julgadora do Prêmio de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. 2006 (Assessoria)
    • RAMOS, L. F. . Arena Livre - Arena Conta Arena 50 Anos. 2005 (Consultoria)
    • RAMOS, L. F. . Programa de Formação de Público da Secretaria Municial de Cultura de São Paulo. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • RAMOS, L. F. . La théâtralité moderniste brésilienne vu travers la scène française des années 1920. 2023 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Oswald & Pessoa: antípodas na multiplicidade. 2023 (Seminário)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . The Poetic of the mind's eye: looking for imaginary theatricalities. 2022 (Comunicacao)
    • RAMOS, L. F. . Mimesis performativa: um olhar para a cena expandida. 2021 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Dramaturgia Contemporânea e Cena Expandida. 2021 (Conferência)
    • RABETTI, B. ; TIBAGI, A. ; MACIEL, P. ; TORRES, W. L. ; RAMOS, L. F. . Por Uma História da Teatralidade no Brasil: da pré-história aos contemporâneo. 2021 (Congresso)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Presença e Resistência. 2020 (Comunicacao)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Performance Audiovisual e Teatro Virtual. 2020 (Comunicacao)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Teatro remoto e presença virtual. 2020 (Simposio)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . O legado do modernismo teatral brasileiro à cena contemporânea. 2020 (Seminário)
    • RAMOS, L. F. ; RAMOS, LUIZ FERNANDO . O Teatro de Samuel Beckett. 2020 (Conferência)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Gordon Craig e o projeto de uma Escola de Teatro. 2019 (Conferência)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . Mimesis Performativa e Espetacularidade ContemporIanea. 2019 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . O Teatro na Grécia Antiga. 2019 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Europe as the mythical other and the Brazilian Theatre: Dialectic of otherness in Contemporary Theatricality. 2018 (Congresso)
    • RAMOS, L. F. ; MENDES, O. . A dramaturgia de Plínio Marcos. 2019 (Comunicacao)
    • RAMOS, L. F. ; GUILARDUCI, C. . O quadro atual da pesquisa acadêmica em Artes Cênicas e a importância das publicações. 2019 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . A ideia de cena em Gordon Craig: revisões, antevisões e reverberações. 2018 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Em Eleutheria, primeiro teatro de Samuel Beckett, a sua futura última cena. 2018 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Pirandello encenador: entre o capocomico e o 'teatro de arte'. 2017 (Seminário)
    • RAMOS, L. F. . (Tropi) Camp. 2017 (Seminário)
    • RAMOS, L. F. . Luz e narratividade. 2017 (Seminário)
    • RAMOS, L. F. . A poesia dramática de Fernando Pessoa & Beckett: incursões preliminares em um Fausto inacabável. 2017 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . O teatro contemporIaneo. 2017 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. ; AMARANTE, D. W. ; OSHEA, J. . Beckett's staging in Brazilian Theatre: embodiment of words. 2017 (Conferência)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . A Cena da Crítica Contemporânea: Cenas Expandidas e Sociedades Contraídas. 2016 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Mimesis espetacular: a margem de invenção possível. 2013 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Matéria e Anti-Matéria: a invisibilidade ativa na cena beckettiana. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. ; SANCHEZ, J. A. ; FERAL, J. ; ABREU, K. . Cena Histérica e Expandida. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . A chave do segredo - o texto no teatro de Tadeusz Kantor. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . W.B Yeats e Gordon Craig: colaborações e ensaios para o teatro do futuro. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, LUIZ FERNANDO . A arte Contemporânea e as artes performativas: fusões e fricções de uma cena expandida. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . A filmagem de espetáculos: entre missão histórica e morte anunciada. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . A parceria entre William Butler Yeats e Gordon Craig : 1901-1913. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Mimesis Performativa: una noción Util para una escena expandida. 2015 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Para uma cena expandida, uma teoria geral das artes performativas. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Arte Contemporânea e Artes Performativast: fusões e fricções de uma cena expandida. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Gordon Craig ?Scene? and a proposal of a ?Screens Game?. 2013 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . A revista Sala Preta. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Romeu Castellucci. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Um Panorama do Teatro. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Gordon Craig em diálogo com a cena contemporânea:uma revisão histórica. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Gordon Craig nosso contemporIaneo. 2014 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . The relationship between screens and actors in Gordon Craig's Theatre. 2014 (Simposio)
    • RAMOS, L. F. . Brazilian Trans-Cultural Adaptations ana New Receptions O Edward Gordon Craig's Internationalism. 2013 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Brecht e o Teatro Pós-Dramático. 2010 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Crítica de Teatro no Brasil. 2010 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Beckett está Vivo. 2010 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Arte e Ciência -Abismo de Rosas. 2010 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . O Teatro depois de Samuel Beckett.. 2011 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Mimesis Espetacular: a margem de invenção possível. 2011 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . As Rubricas na dramaturgia de Samuel Beckett.. 2011 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Hierarquias do real na mimesis espetacular contemporânea. 2012 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. ; QUILICI, Cassiano Sidow . Corpo:Teatro e Filosofia.. 2012 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . A Formação do Artista Teatral: Licenciatura e Bacharelado.. 2012 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . O 'Teatro do Vazio' de Ives Klein e a imaterialidade na cena contemporânea. 2012 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. ; QUILICI, C. ; LIMA, T. M. ; RAMOS, L. F. . Estratégias de Criação e as transformações do sujeito: Grotowski, Craig e a questão da ascese. 2012 (Conferência)
    • RAMOS, L. F. . Mestres da Literatura: José de Alencar. 2003 TV Escola e TV Cultura
    • RAMOS, L. F. . Giani Ratto. 2002 TV Senac
    • RAMOS, L. F. . Lélia Abramo:Uma mulher de coragem. 2001 TV SESC/ Senac
    • RAMOS, L. F. . Koellreuter:a música do silêncio. 2000 TV Sesc/Senac
    • RAMOS, L. F. . Fernanda Montenegro:técnica e paixão. 1999 TV Sesc/Senac
    • RAMOS, L. F. . João Cabral de Melo Neto. 2007 TV Escola
    • RAMOS, L. F. ; ABREU, K. ; MOSTACO, E. . Crítica da Crítica. 2014
    • RAMOS, L. F. ; TELESI, S. F. ; PUPO, M. L. ; CARVALHO, Flávio Augusto Desgranges de ; CARVALHO, Sérgio Ricardo de ; COSTA, F. S. . VI Comgresso da AssociaçãoBrasileira de Pesquisa e Pós=Graduaão em Artes Cênicas. 2010 (Abrace, CNPq. Fapesp Usp e UNESP)
    • RAMOS, L. F. . V Reunião Científica da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes C~enicas.. 2009 (Abrace e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP)
    • Nome do projeto: mimese e desempenho espetacular (2003 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, L. F. , GARCEZ, R. , BELLONI, A. , LEONARDELLI, P. , COELHO, Paula , SALVATTI, Fábio .
      Descrição: A investigação em curso parte da dúvida se seria possível resgatar o conceito de mimese como um operador de leitura do teatro e do cinema contemporâneos, em suas formas não realistas e naturalistas. A pergunta se desdobra na hipótese de que isso seria possível se o conceito de mimese fosse articulado com os conceitos de teatralidade e de anti-teatralidade (como manifestos no plano das artes em geral), e de performance (na interação entre a antropologia e as manifestações culturais). Dessa articulação se constituiria um conceito operador que desse conta, da complexidade das práticas teatrais e performáticas contemporâneas consideradas híbridas, ou com pouca nitidez sobre a delimitação de seus territórios. Seria o conceito de desempenho espetacular. Evita-se nessa operação conceitual reduzir mimese à idéia de imitação, cópia, e pressupõe-se uma tensão entre a função representacional da mimese e sua potência de instituir um inédito possível. Antes, mimese é pensada como apresentação, ou movimento mínimo de enfatização que destaca ou recorta, do mundo natural, algo que se faz passar por ele e que provoca, naqueles a que se dá a ver, os efeitos que seriam necessariamente provocados se fosse o mundo mesmo que estivesse lá. Os conceitos de teatralidade e de antiteatralidade, e de performance, são examinados na amplitude de leituras que lhes cabem, procurando-se constituir com essas referências a idéia de um conceito operador que, fundado na idéia da eficácia de representação mimética, pudesse estabelecer leituras potentes de manifestações espetaculares de fronteira, trangênicas ou desterritorializadas.
    • Nome do projeto: Teatro São Pedro de Alcântara e Martins Pena (1838-1848): a (1998 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, L. F. .
      Descrição: Investigou-se a construção de uma teatralidade, ou de uma forma de concretização cênica, praticada no Teatro São Pedro de Alcântara do Rio de Janeiro, em meados da década de 40 do século dezenove, observada particularmente através da produção espetacular do dramaturgo, comediógrafo e cronista Luiz Carlos Martins Pena. Os resultados apontaram para a revelação de diversos aspectos pouco investigados na historiografia teatral do período e serviram como estímulo ao aprofundamento da pesquisa em torno dos aspectos materiais e concretos da cena brasileira. Inicialmente, identificou-se um modo de produção teatral moldado em certos aparatos cenográficos, de vestuário e de interpretação, sustentado num repertório de dramas, farsas e óperas e refletindo características ímpares frente às tradições européias. Por exemplo, a mistura em um único espetáculo da ópera romântica italiana,do repertório de dramas e comédias românticas francesas, do circo norte-americano e do estilo de interpretação e aparato cenográfico e cenotécnico da tradição teatral portuguesa. Afirmam-se, enfim, traços de uma materialidade cênica própria, brasileira, com características perceptíveis nas formas de interpretação, nas cenografia e cenotécnica, e nos modos de produção e administração. Nesse pano de fundo, destacou-se a investigação de Martins Pena como encenador. Ela revelou os caminhos pelos quais o jovem dramaturgo conseguiu no período curto de 7 anos encenar pelo menos dezoito de suas vinte e oito peças, no maior teatro da corte, incluindo-se um dos seus cinco dramas. A conexão com suas críticas de ópera realizadas entre 1846 e 47 foi crucial no projeto.
    • Nome do projeto: A Filosofia na estética teatral de Gordon Craig (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, L. F. .
      Descrição: Com a conclusão das pesquisas realizadas nos dois últimos triênios ? sobre o conceito de mímesis, no que ele se conecta à teatralidade (2006-2009) e do espetáculo, no que ele diz respeito a todas as formas artísticas espetaculares e performativas, numa reaproximação com a mímesis (2009-2012) ? proponho-me iniciar um novo ciclo, já antevendo futuros desdobramentos nos próximos triênios. A idéia em geral é cercar o campo de intersecção entre o teatro e a filosofia, investigando como no último século houve um trânsito contínuo de alimentação dos processos espetaculares nos campos do teatro, da dança, da música, do cinema e das demais artes visuais, com as investigações filosóficas. Para iniciar, nesse próximo triênio, elegemos retornar a um artista que já investigáramos na época de nosso processo de doutoramento, o ator, encenador, cenógrafo e filósofo da teatralidade, o inglês Edward Gordon Craig. Alem de realizar uma tradução de uma antologia de textos deste autor, para publicação inédita dos mesmos no país, proponho-me a realizar um estudo, a partir de seus principais textos e de sua contribuição extensiva na revista ?The Mask?, sobre suas filiações filosóficas, e principalmente sobre sua relação com os escritos de Nietzsche e de Wagner.
    • Nome do projeto: O legado de Gordon Craig & A Arte Contemporânea: Migalhas filosóficas (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, L. F. .
      Descrição: A presente proposta, além de implicar na conclusão do livro com os textos de Craig e na produção de um alentado ensaio de apresentação dessa obra, desdobra alguns dos temas desenvolvidos na anterior, como o da contemporaneidade das ideias e criações daquele artista, desta vez pensada no âmbito das artes visuais e plásticas contemporâneas. No que diz respeito às ?migalhas filosóficas? do título do projeto, elas remetem a dois textos em especial do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard ? Repetição e Migalhas filosóficas.
    • Nome do projeto: Uma virtual cena modernista brasileira: três viajantes na Europa das vanguardas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, L. F. .
      Descrição: Retorna-se ao tema da cena modernista brasileira com o foco nas suas raízes europeias e na consolidação da própria ideia de um teatro moderno no Brasil, tomada na perspectiva de três intelectuais que contribuíram decisivamente na idealização de uma nova cena no país, que rompesse com os padrões herdados do século 19. Realiza-se uma pesquisa documental, em arquivos brasileiros e europeus, de jornais e documentos, além de cartas, diários e ensaios, obras dramáticas ou filosóficas, de Oswald de Andrade (1890-1954), Antônio de Alcântara Machado, (1901-1935), e Flávio de Carvalho (1899-1973). Os três fizeram viagens à Europa nos anos 1910, 1920 e 1930 que foram decisivas na formação de suas mentalidades teatrais modernistas, principalmente por que os pôs em contato com as experiências mais radicais das chamadas ?vanguardas históricas? e os fez, além de formular um pensamento teatral brasileiro, realizar algumas obras que o efetivavam conceitualmente. Observados com quase cem anos de distância, estes textos e obras produzidos a partir de cenas e encontros marcantes na Europa, ressaltam como fundantes, senão de um efetivo teatro brasileiro moderno, mas, certamente, de sua realização tentativa, ou esboçada, como projeção para o futuro. Em síntese, propõe-se fazer a cartografia das viagens de Andrade, Machado e Carvalho naquelas décadas cotejando as mesmas com a sua produção jornalística, ensaística, literária e, até, cênica, para alcançar uma projeção virtual, imaginária e prospectiva, da cena modernista brasileira.
    • Nome do projeto: Por uma Teoria contemporânea do espetáculo (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, L. F. , GARCEZ, R. , BELLONI, A. .
      Descrição: A decadência do projeto de hegemonia do espetáculo frente aos outros elementos do fenômeno teatral, no contexto do século 20, desemboca no início do século 21 numa paradoxal situação em que o espetáculo teatral está ao mesmo tempo banalizado, enquanto lócus das experiências mais radicais do teatro, e generalizado no plano das outras artes ? visuais, plásticas, performativas e cinemáticas. Para além da leitura ideológica de Gui Debord, do ?espetáculo? como expressão de um sistema de produção e reprodução social alienante e perverso, pretende-se pensar o espetáculo como forma espacial e temporal privilegiada de observação das manifestações artísticas contemporâneas, em seus mais diversos e intercambiantes procedimentos. Do opsis, citado na Poética de Aristóteles como elemento secundário da mimese trágica, ao espetáculo como expressão de uma arte autônoma, o teatro, como profetizou Gordon Craig no início do século 20, progride-se, em pleno século 21 para uma apropriação dos elementos da espetacularidade por todos os campos da expressão artística e justifica-se a definição de um conceito como o de desempenho espetacular para se operar com eles. Esse desenvolvimento iniciou-se há dois anos, com a pesquisa em curso em torno da Mimese e do Desempenho Espetacular, e deverá se aprofundar agora, com a perspectiva de continuidade do apoio, na direção de uma teoria contemporânea do espetáculo pensada nessa abrangência, para muito além do teatro, e adentrando questões que envolvem as artes em geral, o cinema e o vídeo.
    • RAMOS, L. F. ; WERNECK, M. H. ; BRILHANTE, M. J. . Projeto Texto e Imagem perspectivas críticas para a investigação em artes cênicas. 2008 - Missão de trabalho em portugal de acordo de cooperação internacional da capes
    • RAMOS, L. F. ; PUPO, M. L. ; TELESI, S. F. . V Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2009 - Organização e presidência da v reunião científica da abrace
    • RAMOS, L. F. ; CARVALHO, Sérgio Ricardo de ; CARVALHO, Flávio Augusto Desgranges de ; PUPO, M. L. ; COSTA, F. S. ; TELESI, S. F. . VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pòs-Graduaão em Artes Cênicas. 2010 - Organização e coordenação da comissão científica da vi congresso da abrace
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
      • Curso: Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Ano de conclusão: 1980
    • Mestrado:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Performing Arts Department/ Victoria & Albert Museum
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Royal Holloway College da Universidade de Londres
        Ano de conclusão: 2006
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Artefilosofia (Ouro Preto):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Olhares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Centro Cultural de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1988 - 1993 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Urdimento (UDESC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Revista da FAP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Urdimento (UDESC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Sala Preta (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Estudos da Presença:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Sala Preta (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - Atual ).
    • Theatre Research International:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).