Não autenticado |

Mariah Ribeiro Salgado

    • Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2014). Foi professora de ensino fundamental II e médio da rede estadual de Minas Gerais, tendo também trabalhado com educação infantil em São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Agraria através de pesquisas acadêmicas; e no ensino de Geografia, com ênfase em metodologias de ensino democratico.

       

      Links:    

    • Nome do projeto: O consumo tecendo relações entre produtor agrícola e consumidor na cidade de São Paulo (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALGADO, M. R. , MARCOS, V. .
      Descrição: A sociedade globalizada do século XXI passa por uma crise de paradigmas. Em resposta a este momento, vemos surgir inúmeros discursos que pretendem achar uma saída para a humanidade, dentre os quais está o ?consumo responsável?. Este vê nos hábitos de consumo uma ferramenta de controle social da produção e do mercado, capaz de transformar a sociedade contemporânea. Este trabalho pretende, portanto, compreender o papel dos discursos ?alternativos? no contexto da crise do capitalismo globalizado. Para tanto, exploramos o conceito de consumo e seu papel dentro do sistema capitalista para, a partir dai, compreender o papel do consumidor na sociedade e que tipo de impactos os novos hábitos de consumo podem gerar na cadeia produtiva. Partimos de experiências que criticam o modo de consumo moderno e fomentam o desenvolvimento de hábitos considerados críticos, buscando entender quais mudanças são identificadas na realidade e consciência dos consumidores urbanos, dos produtores agrícolas, e na (possível) relação entre eles. Ademais, analisamos a trajetória do empreendimento Sementes de Paz, atualmente um delivery de alimentos orgânicos. Com isso, nossa abordagem manteve o foco no consumo de alimentos orgânicos e nas tentativas e experiências de organização do consumo, buscando identificar se estas possibilitam um modelo de consumo diferente que interfira na realidade de cada uma das pontas do processo produtivo.
    • Nome do projeto: Economia Solidária na cidade de São Paulo: o caso das cooperativas de consumo (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALGADO, M. R. , MARCOS, V. .
      Descrição: Esta pesquisa buscou resgatar as origens do cooperativismo para compreender o que é e, o que significa, o recente movimento da Economia Solidária no Brasil, bem como o papel que este exerce frente ao capitalismo. Na perspectiva de aprofundar nossa análise, acompanhamos as experiências da Cooperativa de Consumo Comerativamente, realizando o levantamento do seu histórico desde a sua criação em 2007 até os dias de hoje. A partir dos estudos teóricos em conjunto com a observação das experiências práticas, buscamos entender, de forma crítica, quais são os potenciais formativos e o papel das cooperativas e grupos de consumo dentro do contexto sócio-econômico da cidade de São Paulo. No caso específico da Comerativamente, analisamos também os vínculos estabelecidos por ela entre campo e a cidade, através da sua parceria com o acampamento do MST Irmã Alberta, no distrito de Perus, São Paulo.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Entre a produção agricola e o consumo responsavel: limites e possibilidades. A organização do consumo coletivo: o caso da cooperativa de consumo Comerativamente e da empresa social Sementes de Paz
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Entre a produção agricola e o consumo responsavel: limites e possibilidades. A organização do consumo coletivo: o caso da cooperativa de consumo Comerativamente e da empresa social Sementes de Paz
        Ano de conclusão: 2009
  • Atuação Profissional: 2
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Nesse período trabalhei como estagiária do núcleo de pesquisa NUPAUB (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras) sob direção da Profª. Drª. Sueli Ângelo Furlan e do Prof°. Dr. Antônio Carlos Diegues.
        Outras informações: Pesquisadora estagiária
    • Escola Estadual Eulália Gomes de Oliveira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de geografia