Não autenticado |

Artur Passos Ruivo

    • Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Atualmente mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo, com a pesquisa Esfera pública e tecnocracia: o modelo crítico nos textos do jovem Habermas, com bolsa pela CNPq. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Crítica. Foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP, com pesquisa intitulada "O declínio da esfera pública e a instrumentalização da política: o diagnóstico da tecnocracia em Jürgen Habermas".

       

      Links:    

    • Teoria Política
  • Apresentações de Trabalho: 1
    • RUIVO, A. P. . Esfera Pública e Tecnocracia: o problema da democracia na civilização cientificizada. 2018 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Política e Teoria Crítica (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: RUIVO, A. P. , MELO, R. .
      Descrição: Grupo dedicado ao estudo da história de tradição de pensamento conhecido como "Teoria Crítica". Procura-se investigar seus principais autores (de sua herança teórica ligada a Marx até os novos modelos de teoria crítica da atualidade) bem como compreender os diferentes diagnósticos políticos em disputa, abrangendo a teoria das classes e as orientações revolucionárias, as condições políticas próprias ao capitalismo monopolista, ao Estado social e à democracia de massas, e também os diagnósticos atuais acerca dos novos sentidos da emancipação (radicalização da democracia e novos movimentos sociais).
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos - Pensamento Social Brasileiro (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: RUIVO, A. P. , ESTEVEZ, L. F. , LOURO, P. G. , PAVAN, D. S. .
      Descrição: O grupo tem como objetivo delinear a gênese e o desenvolvimento do pensamento crítico feito pelas ciências sociais brasileira sobre as especificidades de nossa formação política, econômica e social, tal como as possibilidades de sua transformação social. No primeiro ciclo de leituras programado, abordaremos os seguintes autores: Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso, Octavio Ianni, Francisco de Oliveira, Florestan Fernandes, Paulo Arantes, Roberto Schwarz e André Singer.
    • Nome do projeto: Esfera pública e tecnocracia: o modelo crítico nos textos do jovem Habermas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RUIVO, A. P. , MELO, R. .
      Descrição: Nossa pesquisa tem como objetivo central discutir o diagnóstico e o modelo crítico proposto por Habermas em Mudança Estrutural da Esfera Pública tendo em vista a discussão do declínio da esfera pública nas sociedades capitalistas e da transformação da política em técnica de administração. Buscaremos mostrar que neste livro já há um diagnóstico crítico da sociedade capitalista no que diz respeito à transformação da política em técnica e suas consequências para a ação e participação políticas. Este diagnóstico não se vale de um modelo dual de sociedade que caracterizará a obra posterior de Habermas. Compreendemos que há em Mudança Estrutural da Esfera Pública um diagnóstico da cientifização e da tecnicização da política que abarca um duplo processo de mudança das funções do Estado e de sua nova relação com a sociedade civil e da modificação desta não apenas segundo a interferência do Estado em seu interior, mas também segundo as mudanças da própria sociedade civil, que passa a exigir a intervenção do Estado de modo a garantir sua reprodução, sanando as disfuncionalidades inerentes à economia capitalista e apaziguando o conflito de classes, que se aprofunda com a ampliação do processo de democratização. A principal consequência dessas transformações reside no declínio de uma esfera pública crítica e autônoma que, tendo suas bases ameaçadas com a diluição da distinção entre Estado e sociedade, se reduz em seu aspecto plebiscitário.
    • Nome do projeto: O declínio da esfera pública e a instrumentalização da política: o diagnóstico da tecnocracia em Jürgen Habermas (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RUIVO, A. P. .
      Descrição: No presente trabalho, trataremos da conferência Técnica e ciência como ?ideologia?, de Jürgen Habermas. Em sua leitura, buscaremos compreender de que maneira as preocupações iniciais do autor, sobretudo ao que se refere à esfera pública e à democratização da sociedade, fazem-se presentes neste que é considerado um divisor de águas na obra habermasiana. Teremos como tarefa, então, explorar as continuidades e descontinuidades presentes no pensamento do autor, de modo a recolocar a importância dos escritos que antecederam esta conferência para sua própria compreensão. Nossa hipótese é de que o conceito de tecnocracia desenvolvido pelo autor seria uma nova e mais abrangente forma de formular o diagnóstico do declínio da esfera pública ? como é inicialmente apresentado em Mudança estrutural da esfera pública - nas sociedades democráticas do pós - II Guerra Mundial, cujo principal efeito seria a redução das práticas discursivas de tomada de decisões políticas em questões técnicas de administração pública.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O declínio da esfera pública e a instrumentalização da política: o diagnóstico da tecnocracia em Jürgen Habermas
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Mestrado