Não autenticado |

Tadinei Daniel Jacumasso

    • Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, USP, no Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Mestre em Letras (Linguagem e Sociedade) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Cascavel (2009). Especialista em Estudos de Literatura e Língua Espanhola pela UNICAMPO - Faculdades Campo Real, Guarapuava (2007). Graduado em Letras - Espanhol (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati (2004). Professor Adjunto B na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol). Tem se dedicado especialmente aos estudos na área da Sociolinguística, principalmente no campo das atitudes, representações e políticas linguísticas. Sua principal área de interesse tem sido os lugares que as línguas estrangeiras ocupam nos exames de proficiência dos programas de Pós-Graduação brasileiros. Ocupou o cargo de Diretor do Centro de Línguas (CEL) no Campus de Irati, Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação no campus de Irati (DIPESP/I), foi Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), do Conselho de Administração do Campus de Irati (CADCAM/I), do Conselho do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati (CONSET/I), atuou como representante da área de Linguística, Letras e Artes no Comitê Assessor de Iniciação Científica (CAIC) e como membro do Núcleo Docente Estruturante de Línguas Estrangeiras e Libras do Departamento de Letras. Em 2023, concluiu o Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do Prof. Dr. Adrián Pablo Fanjul (DLM-FFLCH).

       

      Links:    

    • Estudo em diversidade linguística
    • Questões de bilinguismo
    • Sociolinguística.
    • Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
    • JACUMASSO, T. D. ; PINHEIRO, Marielli Ramos . Linguagem, cultura e ensino: pontas que se (des)atam. Guarapuava : Editora da UNICENTRO, 2011 . 71p. ISBN: 000000000000X.
    • JACUMASSO, Tadinei Daniel . Lugares das línguas estrangeiras em traduções de resumos de artigos publicados em periódicos da área de Linguística e Literatura Fórum Linguístico , v. 19 , p. 7621 - 7630 , 2022. ISSN: 19848412.
    • JACUMASSO, Tadinei Daniel . -Atitudes linguísticas na fronteira: as línguas e seus lugares- Revista Interfaces , v. 11 , p. 63 - 76 , 2020. ISSN: 21790027.
    • JACUMASSO, Tadinei Daniel . Fotografias da pesquisa em linguística aplicada na pós-graduação brasileira entre 2017 e 2020 Revista Entrepalavras , v. 10 , p. 1 - 20 , 2020. ISSN: 22376321.
    • MAROCHI, V. ; JACUMASSO, T. D. . ESTUDOS SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS NO PARANÁ: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2008 E 2018 REVISTA IDEAÇÃO , v. 22 , p. 16 - 33 , 2020. ISSN: 19823010.
    • JACUMASSO, T. D. . Lugares que ocupam as línguas em publicações na área de linguística aplicada: análise de três periódicos com classificação máxima no Qualis/CAPES POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 26 , p. 102 - 122 , 2019. ISSN: 22376844.
    • NEVES, T. L. ; JACUMASSO, T. D. . AUTOBIOGRAFÍAS DE FUTUROS PROFESORES DE ESPAÑOL: LAS NARRATIVAS EN EL PROCESO DE FORMACIÓN DOCENTE Interlinguagens , v. 07 , p. 486 - 504 , 2016. ISSN: 2178955X.
    • JACUMASSO, T. D. . Reflexão sobre o processo histórico que (des)une a língua portuguesa e a língua espanhola através dos tempos: alguns gestos de políticas linguísticas ENTRETEXTOS (UEL) , v. 16 , p. 243 - 258 , 2016. ISSN: 15195392.
    • JACUMASSO, T. D. . A língua espanhola com letras maiúsculas: uma questão de política linguística Revista Iberoamericana de Educación (Online) , v. 65/1 , p. 1 - 9 , 2014. ISSN: 16815653.
    • CALLIARI, R. C. ; JACUMASSO, T. D. . A OFERTA DE LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS ESTADUAIS PARANAENSES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 11.161/2005 Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes , v. 22(2) , p. 189 - 198 , 2014. ISSN: 23163763.
    • SANTOS, G. B. ; JACUMASSO, T. D. . O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento Entretextos (UEL) , v. 13 , p. 214 - 230 , 2013. ISSN: 15195392.
    • JACUMASSO, T. D. ; KRAUSE-LEMKE, C ; LOREGIAN-PENKAL,L. . Representações de alunos do Ensino Médio sobre ensino/aprendizagem de Língua Espanhola Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 11 , p. 1 - 12 , 2010. ISSN: 15177238.
    • ZUCHELLI, J. ; JACUMASSO, T. D. . Reflexiones sobre implantación de la Lengua Española en el currículo de las escuelas del Núcleo Regional de Irati Espéculo (Madrid) , v. 46 , p. 01 - 14 , 2010. ISSN: 11393637.
    • JACUMASSO, T. D. ; DAMKE, C. . Aspectos da imigração ucraniana para o Brasil: as (a)diversidades na região Centro-Sul do Paraná Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 7 , p. 00 - , 2009. ISSN: 19825935.
    • Batista, Cassiane Lemes ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA. (In)Subordinações Contemporâneas: Linguística, Letras e Artes 2, v. , p. 1 - 9, 2020.
    • Chul, Leidiane Ferraz ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . Atitudes linguísticas: metodologias e resultados em produções acadêmicas no Rio Grande do Sul. Leituras e releituras: língua, literatura e cultura, v. , p. 39 - 57, 2019.
    • JACUMASSO, T. D. . Política linguística na pós-graduação paranaense: um estudo sobre exames de proficiência. Fotografias da política linguística na pós-graduação no Brasil, v. , p. 385 - 406, 2019.
    • PUH, M. ; LEMKE, C. K. ; JACUMASSO, T. D. . Sempre irmãos, sempre unidos, sempre ucranianos: diálogos entre comunidades ucranianas de imigração. GARTNER, Mariléia; LOREGIAN-PENKAL, Loremi. Diálogos interculturais: extensão e pesquisa em contextos de imigração eslava, v. , p. 33 - 51, 2016.
    • JACUMASSO, T. D. . POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NUMA COMUNIDADE DE IMIGRANTES: um caso de intervenção do Estado que não leva em conta os principais interessados. von BORSTEL, Clarice Nadir; DAMKE, Ciro. Bilinguismo, discurso e ensino, v. , p. 175 - 193, 2015.
    • LOREGIAN-PENKAL,L. ; KRAUSE-LEMKE, C. ; COSTA, Luciane Trennephol da ; JACUMASSO, T. D. . Banco de Dados de Fala Eslava: Discussões Metodológicas. CAMPIGOTO, José Adilçon; CHICOSKI, Regina. Brasil-Ucrânia: Linguagem, Cultura e Identidade, v. , p. 25 - 46, 2013.
    • JACUMASSO, T. D. . Empréstimo linguístico . Folha de Irati , Irati/PR , 29 out. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Tradição versus tortura . Folha de Irati , Irati/PR , 17 set. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Buenas, Tchê . Folha de Irati , Irati/PR , 03 dez. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Seleção impávida e colossal . Folha de Irati , Irati/PR , 09 jul. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Quem ouviu quem o quê? . Folha de Irati , Irati/PR , 14 mai. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Ora bagual, ora social . Folha de Irati , Irati/PR , 26 mar. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Ano novo, vida nova... Conhecimentos novos . Folha de Irati , Irati/PR , 22 jan. 2010.
    • JACUMASSO, T. D. . Linguômetro . Folha de Irati , Irati/PR , 13 nov. 2009.
    • JACUMASSO, T. D. . Diversidade linguística e cultural . Folha de Irati , Irati/PR , 21 ago. 2009.
    • CASTANHO, L. B. ; JACUMASSO, T. D. . PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO TOCANTINS, PARÁ E AMAPÁ: AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS ACEITAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA. In: III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Letras , 2023 , Irati-PR. Anais do III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Letras. : , 2023.
    • GERIGK, I. P. ; JACUMASSO, T. D. . OS EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: O CASO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. In: III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Letras , 2023 , Irati-PR. Anais do III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Letras. : , 2023.
    • BATISTA, E. E. ; JACUMASSO, T. D. . MAPEAMENTO DOS LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. In: VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021 , 2021 , Guarapuava - PR. Anais da VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021. : , 2021.
    • CELIS, A. E. P. ; MORAIS, C. V. M. ; JACUMASSO, T. D. . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PARANÁ NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. In: VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021 , 2021 , Guarapuava - PR. Anais da VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021. : , 2021.
    • SOBOTKA, B. A. ; JACUMASSO, T. D. . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ. In: VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021 , 2021 , Guarapuava - PR. Anais da VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021. : , 2021.
    • VISINONI, E. ; SANTOS, M. B. ; JACUMASSO, T. D. . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. In: VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021 , 2021 , Guarapuava - PR. Anais da VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021. : , 2021.
    • BATISTA, C. L. ; JACUMASSO, T. D. . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ALAGOAS, PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO NORTE. In: VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021 , 2021 , Guarapuava - PR. Anais da VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021. : , 2021.
    • CASTANHO, L. B. ; JACUMASSO, T. D. . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO TOCANTINS, PARÁ E AMAPÁ. In: VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021 , 2021 , Guarapuava - PR. Anais da VII Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE 2021. : , 2021.
    • JACUMASSO, Tadinei Daniel . POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PPG DO RIO DE JANEIRO AVALIADOS PELA CAPES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. In: 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários , 2021 , Marechal Cândido Rondon. Anais da 23ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Marechal Cândido Rondon-PR : UNIOESTE-PR, 2021.
    • BARBOSA, B. R. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ESPÍRITO SANTO E DA BAHIA. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • EURICH, A. L. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO MATOGORSSENSES E SUL-MATO-GROSSENSES. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • MAROCHI, V. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • BATISTA, C. L. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO GOIANOS E BRASILIENSES. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • CHUL, L. F. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSES. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • BORGES, G. ; OLIVEIRA, I. C. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA BAHIA. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • SANTOS, J. V. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO MINEIROS. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava - PR. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • BATISTA, M. A. H. ; JACUMASSO, Tadinei Daniel . LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PAULISTAS. In: XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr , 2020 , Guarapuava. Anais do XXIX - EAIC e VIII EAIC-Jr. : , 2020.
    • JACUMASSO, T. D. . O LUGAR DO ESPANHOL NAS ESCOLAS PARANAENSES. In: XVII EnPLEE - Encontro de Professores(as) de Língua Espanhola do Estado do Paraná , 2017 , Ponta Grossa - PR. Anais do XVII EnPLEE - Encontro de Professores(as) de Língua Espanhola do Estado do Paraná. : , 2017.
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . Atitudes e representações linguísticas: análises preliminares de um estudo em escolas paranaenses. In: VI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do DLM/FFLCH/USP , 2017 , São Paulo-SP. Anais da VI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do DLM/FFLCH/USP. : , 2017.
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . Políticas e atitudes linguísticas: o caso de uma escola da fronteira do Paraná. In: IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (CONEL) , 2017 , Vitória-ES. Anais do IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (CONEL). : , 2017.
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . POLÍTICAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: o caso de uma escola da capital paranaense. In: Evento Integrado SCSSREDE , 2017 , Cascavel - PR. Anais do Evento Integrado SCSSREDE. : , 2017.
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . POLÍTICAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: o caso de uma escola rural de Irati. In: 19ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários , 2017 , Marechal Cândido Rondon. Anais da 19ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2017.
    • THOMAZ, B. M. ; JAREMA, L. F. ; JACUMASSO, T. D. . AS LÍNGUAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. In: VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019 , 2019 , Irati-PR. Anais da VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019. : , 2019.
    • Chul, Leidiane Ferraz ; JACUMASSO, T. D. . LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS NO RIO GRANDE DO SUL NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. In: VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019 , 2019 , Irati-PR. Anais da VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019. : , 2019.
    • MAROCHI, V. ; JACUMASSO, T. D. . LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS NO PARANÁ NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. In: VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019 , 2019 , Irati-PR. Anais da VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019. : , 2019.
    • Batista, Cassiane Lemes ; JACUMASSO, T. D. . OS LUGARES DAS LÍNGUAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA. In: VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019 , 2019 , Irati-PR. Anais da VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SIEPE 2019. : , 2019.
    • JACUMASSO, T. D. ; LAGARES, X. C. . METE O PÉ, PÔ!: ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE AS LÍNGUAS NO RIO DE JANEIRO. In: XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: Linguística e suas Interfaces - Memórias e Desafios , 2018 , Guarapuava - PR. Anais do XIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: Linguística e suas Interfaces - Memórias e Desafios. : , 2018.
    • NEVES, T. L. ; JACUMASSO, T. D. . Autobiografías de futuros profesores de español: las narrativas en el proceso de formación docente. In: II Simpósio de Estudos em Letras e III Interlinguagens: discutindo as interfaces da Língua, Literatura e Ensino , 2014 , Irati - PR. Anais do II Simpósio de Estudos em Letras e do III Interlinguagens: discutindo as interfaces da Língua, Literatura e Ensino. : , 2014.
    • MACHADO, Telciane Josielen ; JACUMASSO, T. D. . NOVOS RUMOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: TIC?S COMO ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; XXIV SEMANA DE PEDAGOGIA , 2014 , Cascavel, Paraná. ANAIS DO IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; XXIV SEMANA DE PEDAGOGIA: As tecnologias de informação e comunicação e a educação escolar. : , 2014.
    • EURICH, I. F. ; JACUMASSO, T. D. . Recursos mediáticos: herramientas de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje de lengua española. In: VIII ENPLEE - Encuentro de profesores de lengua española del estado de Paraná , 2014 , Irati - Paraná. Actas del VIII ENPLEE - Encuentro de profesores de lengua española del estado de Paraná. : , 2014. p. 95 - 108.
    • CALLIARI, R. C. ; JACUMASSO, T. D. . Análise da oferta de língua espanhola nas escolas estaduais paranaenses pautada na lei 11.161/2005. In: VIII ENPLEE - Encuentro de profesores de lengua española del estado de Paraná , 2014 , Irati - Paraná. Actas del VIII ENPLEE - Encuentro de profesores de lengua española del estado de Paraná. : , 2014. p. 65 - 80.
    • JACUMASSO, T. D. ; DAMKE, C. . Narrativas autobiográficas de descendentes de imigrantes ucranianos: aspectos de opressão linguística. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ? UNICENTRO-UEPG: ?História e Cultura: Identidades e regiões? , 2013 , Irati - PR. Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ? UNICENTRO-UEPG: ?História e Cultura: Identidades e regiões?. : , 2013.
    • CARRARO, Fernanda Priscila ; JACUMASSO, T. D. . La relación cultural fronteriza identificada en canciones nativistas gauchas a partir del préstamo linguístico. In: VII ENPLEE - Encuentro de Profesores de Lengua Española del estado de Paraná , 2013 , Curitiba - PR. Anais do VII ENPLEE - Encuentro de Profesores de Lengua Española del estado de Paraná. : , 2013.
    • SANTOS, G. B. ; JACUMASSO, T. D. . REFLETINDO A RELIDADE DO OUTRO E (RE)ELABORANDO A SUA: O USO DA CRÔNICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: 21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e inovação , 2012 , Maringá - PR. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). : , 2012.
    • JACUMASSO, T. D. ; CALLIARI, R. C. . Oferta de la lengua española en las escuelas del Núcleo Regional de Educación de Irati: estudio comparativo entre los años 2010 y 2012. In: III Valle - Valoración del aprendiz de lengua y literaturas de lengua española , 2012 , Irati - PR. Anais do III Valle - Valoración del aprendiz de lengua y literaturas de lengua española. : , 2012.
    • JACUMASSO, T. D. . Ensino-aprendizagem de língua espanhola nas escolas públicas brasileiras. In: VI Ciclo de Estudos em Linguagem , 2011 , Ponta Grossa - PR. Anais do VI Ciclo de Estudos em Linguagem. : , 2011.
    • CARRARO, Fernanda Priscila ; JACUMASSO, T. D. . Empréstimo linguístico em músicas da dupla César Oliveira e Rogério Melo. In: VI Ciclo de Estudos em Linguagem , 2011 , Ponta Grossa. Anais do. : , 2011.
    • MACHADO, Telciane Josielen ; JACUMASSO, T. D. . Novos rumos no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira: TIC?s como elemento de motivação. In: I Simpósio de Estudos em Letras , 2011 , Irati/PR. Anais do I Simpósio de Estudos em Letras. : , 2011.
    • CARRARO, Fernanda Priscila ; JACUMASSO, T. D. . Préstamo linguístico: la relación cultural identificada en canciones nativistas gauchas. In: I Simpósio de Estudos em Letras , 2011 , Irati/PR. Anais do I Simpósio de Estudos em Letras. : , 2011.
    • JACUMASSO, T. D. . Crônica na aula de língua estrangeira. In: Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná , 2011 , Londrina. Anais do XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. : , 2011. p. 443 - 443.
    • ZUCHELLI, J. ; JACUMASSO, T. D. . Reflexiones sobre la implantación de la lengua española en el currículo de las escuelas del Núcleo Regional de Educación de Irati. In: IV EnPLEE-PR - Encontro de professores de língua espanhola do estado do Paraná , 2010 , Cascavel/PR. Anais do IV EnPLEE-PR - Encontro de professores de língua espanhola do estado do Paraná.. : , 2010.
    • ZUCHELLI, J. ; JACUMASSO, T. D. . Reflexiones sobre la implantación de la Lengua Española en el currículo de las escuelas del Núcleo Regional de Educación de Irati. In: IV Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná , 2010 , Cascavel/PR. ANAIS DO IV EnPLEE-PR. : , 2010. p. 19 - 32.
    • GARTNER, Mariléia ; CAMPIGOTO, José Adilçon ; MARTINS, Valter ; BRUMES, Karla R ; CHICOSKI, Regina ; LOREGIAN-PENKAL, Loremi ; KRAUSE-LEMKE, C. ; JACUMASSO, T. D. ; MENDES, Gigliese Aparecida . Cultura Eslava no Centro-Sul do Paraná: imagens, leituras, saberes e rituais. In: 3º Congresso NÓS PODEMOS PARANÁ , 2010 , Curitiba/PR. Mostra de Projetos 2010. : , 2010. p. 379 - 394.
    • JACUMASSO, T. D. . Crenças e atitudes linguísticas: um estudo sobre língua portuguesa e línguas de imigração. In: Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão , 2009 , Irati/PR. Anais da SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2009.
    • AGUILERA, Vanderci de Andrade ; SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, Elódia Constantino ; ALTINO, Fabiane Cristina ; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia ; BUSSE, Sanimar ; JACUMASSO, T. D. ; PASTORELLI, Daniele Silva ; SILVA, Greize Alves da . Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato no interior paranaense. In: XIX CELLIP - Centro de Estudos linguísticos e Literários do Paraná , 2009 , Cascavel. Anais do XIX Seminário do CELLIP. : , 2009.
    • AGUILERA, Vanderci de Andrade ; SELLA, Aparecida Feola ; ROMAN, Elódia Constantino ; ALTINO, Fabiane Cristina ; BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia ; BUSSE, Sanimar ; JACUMASSO, T. D. ; PASTORELLI, Daniele Silva ; SILVA, Greize Alves da . Crença e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato no interior paranaense. In: XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná , 2009 , Cascavel. Caderno de resumos do XIX Seminário do CELLIP, realizado no período de 21 23 de outubro de 2009, Cascavel - PR. Organização de Acir Dias da Silva, Aparecida Feola Sella.. Cascavel : EDUNIOESTE, 2009.
    • JACUMASSO, T. D. . Conservação de elementos culturais ucranianos mediada pela igreja: estudo de uma comunidade rural iratiense. In: XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná , 2009 , Cascavel. Caderno de resumos do XIX Seminário do CELLIP, realizado no período de 21 23 de outubro de 2009, Cascavel - PR. Organização de Acir Dias da Silva, Aparecida Feola Sella.. Cascavel : EDUNIOESTE, 2009.
    • FERREIRA, J. R. V. ; JACUMASSO, T. D. . Compreensão leitora para aprendizes da língua espanhola. In: VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati - Diversidade: ética, educação e cidadania , 2009 , Irati. Anais do VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati - Diversidade: ética, educação e cidadania. Coord. Adriana Meyer Vassão, Regina Chicoski, Irati, PR: 28 de setembro a 02 de outubro de 2009. Irati, PR: UNICENTRO/SEHLA/I, 2009.. : , 2009.
    • JACUMASSO, T. D. ; DAMKE, C. . Estudo de aspectos sócio-históricos de uma comunidade ucraniana de Irati/PR. In: 12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Diversidade Línguística, Cultura e Ensino , 2009 , Marechal Cândido Rondon. Anais da 12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Diversidade Línguística, Cultura e Ensino. : , 2009.
    • FERREIRA, J. R. V. ; JACUMASSO, T. D. . Compreensão leitora para aprendizes da língua espanhola. In: VI Seminário de Ciências humanas, Letras e Artes de Irati: Diversidade: ética, educação e cidadania , 2009 , Irati. Anais do VI Seminário de Ciências humanas, Letras e Artes de Irati: Diversidade: ética, educação e cidadania. Coord. Adriana Meyer Vassão, Regina Chicoski, Irati, PR: 28 de setembro a 02 de outubro de 2009. Irati, PR: UNICENTRO/SEHLA/I, 2009.. : , 2009.
    • JACUMASSO, T. D. ; DAMKE, C. . As (a)dversidades na região centro-sul do Paraná: aspectos da imigração ucraniana. In: VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati. Diversidade: ética, educação e cidadania , 2009 , Irai. Anais do VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati. Diversidade: ética, educação e cidadania. Coord. Adriana Meyer Vassão, Regina Chicoski, Irati, PR: 28 de setembro a 02 de outubro de 2009. Irati, PR: UNICENTRO/SEHLA/I, 2009.. : , 2009.
    • JACUMASSO, T. D. ; DAMKE, C. . As (a)dversidades na região centro-sul do Paraná: aspectos da imigração ucraniana. In: VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati. Diversidade: ética, educação e cidadania , 2009 , Irati. Anais do VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati. Diversidade: ética, educação e cidadania. Coord. Adriana Meyer Vassão, Regina Chicoski, Irati, PR: 28 de setembro a 02 de outubro de 2009. Irati, PR: UNICENTRO/SEHLA/I, 2009.. : , 2009.
    • JACUMASSO, T. D. . Estudo sobre empréstimo linguístico português/espanhol em região fronteiriça. In: V Semana de Estudos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Educação e Cultura: debates e representações , 2008 , Irati. Anais da V Semana de Estudos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UNICENTRO. Educação e Cultura: debates e representações. Irati. 09/2008.. : , 2008.
    • JACUMASSO, T. D. . Estudo sobre transferência lingüística português/espanhol em região fronteiriça. In: V Semana de Estudos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati - Educação e Cultura: Debates e Representações , 2008 , Irati. Anais da V Semana de Estudos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UNICENTRO. Educação e Cultura: Debates e Representações Educação e cultura: debates e representações. Irati. 09/2008.. : , 2008.
    • JACUMASSO, T. D. . Estudo de aspectos sócio-históricos de uma comunidade ucraniana de Irati/PR.. In: 12ª JORNADA REGIONAL e 2ª JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , 2009 , Marechal Cândido Rondon. Anais da 12ª Jornada regional e 2ª Jornada nacional de estudos linguísticos e literários. Diversidade Linguística, Cultura e Ensino. : , 2009.
    • JACUMASSO, T. D. . Aspectos do contexto de línguas em contato português/ucraniano em Irati/PR e suas implicações para a construção de identidades. In: IV Semana de História - Cultura e História dos Povos Tradicionais , 2008 , Irati. Anais da IV Semana de História: Cultura e História dos Povos Tradicionais. Resumos e Artigos Completos. Irati, PR: 03 a 07 de novembro de 2008: UNICENTRO; Departamento de História, 2008.. : , 2008.
    • MARQEVIX, J. ; JACUMASSO, T. D. . Monitoria Remunerada - Ensino de Literatura de Língua Espanhola. In: II Seminário dos Programas de Monitoria Remunerada, Monitoria Voluntária e Estágio Pedagógico Voluntário. , 2006 , Guarapuava - Irati / PR. Anais do II Seminário dos Programas de Monitoria Remunerada, Monitoria Voluntária e Estágio Pedagógico Voluntário.. Guarapuava : Editora UNICENTRO, 2006. p. 64 - 64.
    • JACUMASSO, T. D. ; DAMKE, C. . Aspectos do contexto de línguas em contato português/ucraniano em Irati/PR. In: 11ª Jornada Regional e 1ª Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários , 2008 , Marechal Cândido Rondon. Machado de Assis e Guimarães Rosa em Foco: 100 anos. : , 2008.
    • JACUMASSO, T. D. . Transferência lingüística português / espanhol em regiões limítrofes a países de fala hispana: um estudo de caso. In: XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO , 2004 , Guarapuava / PR. XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO. Guarapuava / PR : Editora da Unicentro, 2004.
    • JACUMASSO, T. D. . Transferência lingüística português / espanhol em regiões limítrofes a países de fala hispana: um estudo de caso. In: XVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras , 2005 , Dourados / MS. XVI FALE - Fórum Acadêmico de Letras. Dourados / MS : Editora da UEMS, 2005.
    • JACUMASSO, T. D. . Transferência lingüística português / espanhol em regiões limítrofes a países de fala hispana: um estudo de caso. In: XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Cinetífica e I Jornada Regional de Grupos PET. , 2005 , Guarapuava / PR. XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Cinetífica e I Jornada Regional de Grupos PET.. Guarapuava / PR : Editora da Unicentro, 2005.
    • JACUMASSO, T. D. . Diversidade linguística paranaense. : , 2010 (Concessão de Entrevista)
    • JACUMASSO, T. D. . As identidades estão em plena transformação. : , 2010 (Concessão de Entrevista)
    • JACUMASSO, T. D. . Questões sobre o letramento e o ensino de línguas em contextos linguisticamente complexos.. : , 2009 (Debatedor de Mesa-Redonda)
    • JACUMASSO, T. D. . Capacitação de Revisores das IES, em Brasília - DF, conforme Edital de Chamada Pública n. 005/2011 - INEP/DAEB. 2011 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Ministrante do curso de extensão Uso de novas tecnologias para produção e editoração de textos. 2011 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. ; KRAUSE-LEMKE, C. ; BUHRER, Édina Cabral . Proponente do Simpósio Língua, Imigração e Identidade, no I SEL, UNICENTRO. 2011 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Proponente do Simpósio Ensino-Aprendizagem de Língua Espanhola nas Escolas Públicas Brasileiras - VI CIEL - UEPG. 2011 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Membro da Comissão Científica do I Simpósio de Estudos em Letras - I SEL - UNICENTRO/Campus de Irati. 2011 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Consultor ad hoc do Comitê Assessor de Iniciação Científica - CAIC - da UNICENTRO.. 2012 (Consultoria)
    • JACUMASSO, T. D. . Participação do Encontro de coordenadores e/ou representantes de Programas de Pós-Graduação em Letras da Região Sul, com o coordenador da àrea de Letras na CAPES, Professor Dr. Demerval da Hora.. 2012 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Consultor ad hoc do Comitê Assessor de Iniciação Científica e Tecnológica - CCT - da UNICENTRO.. 2011 (Consultoria)
    • JACUMASSO, T. D. . Participação da Comissão de Avaliação de subprojetos da UNICENTRO para o edital da CAPES do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PIBIB.. 2010 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Participação da Comissão de Avaliação de subprojetos da UNICENTRO para o edital n. 01/2011/CAPES do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PIBIB.. 2011 (Outra)
    • BETTES, Soely ; JACUMASSO, T. D. . Participação como Revisor Ortográfico do Boletim Técnico Especial do Programa Universidade Sem Fronteiras, na Universidade Estadual do Centro-Oeste.. 2010 (Outra)
    • LOREGIAN-PENKAL, L. ; DAMKE, C. ; JACUMASSO, T. D. . Membro da Comissão Científica e Avaliador do Grupo de Trabalho: Sociolinguística Laboviana.. 2010 (Outra)
    • LOREGIAN-PENKAL, L. ; DAMKE, C. ; JACUMASSO, T. D. . Proponente e coordenador do Grupo de Trabalho: Sociolinguística Laboviana no XIX EAIC.. 2010 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Membro da Comissão Científica da V Semana do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.. 2010 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Membro da Comissão Científica do VI Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati. 2009 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . Membro da Comissão Científica da V Semana do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.. 2008 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: LUGARES QUE OCUPAM AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA. 2023 (Congresso)
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . ATITUDES E REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS: ANÁLISES PRELIMINARES DE UM ESTUDO EM ESCOLAS PARANAENSES. 2017 (Comunicacao)
    • JACUMASSO, T. D. ; LAGARES, X. C. . METE O PÉ, PÔ!: ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOBRE AS LÍNGUAS NO RIO DE JANEIRO. 2018 (Comunicacao)
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . POLÍTICAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: o caso de uma escola da capital paranaense. 2017 (Comunicacao)
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . POLÍTICAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: O CASO DE UMA ESCOLA DA FRONTEIRA DO PARANÁ. 2017 (Comunicacao)
    • JACUMASSO, T. D. ; FANJUL, A. P. . POLÍTICAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: o caso de uma escola rural de Irati. 2017 (Comunicacao)
    • MACHADO, Telciane Josielen ; JACUMASSO, T. D. . Novos rumos no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira: TIC's como elemento de motivação. 2011 (Simposio)
    • CARRARO, Fernanda Priscila ; JACUMASSO, T. D. . Préstamo linguístico: la relación cultural identificada en canciones nativistas gauchas. 2011 (Simposio)
    • GARTNER, Mariléia ; BARZOTTO, V. H. ; LEMKE, C. K. ; JACUMASSO, T. D. . Imigração ucraniana em Prudentópolis: o núcleo de estudos eslavos/NEES e o mapeamento do legado cultural eslavo. 2012 (Simposio)
    • JACUMASSO, T. D. . Cultura Eslava no Centro-Sul do Paraná: imagens, leituras, saberes e rituais. 2010 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. ; ZUCHELLI, J. . Reflexiones sobre la implantación de la lengua española en el currículo de las escuelas del Núcleo Regional de Educación de Irati. 2010 (Comunicacao)
    • JACUMASSO, T. D. . As (a)diversidades na região centro-sul do Paraná: aspectos da imigração ucraniana. 2009 (Seminário)
    • JACUMASSO, T. D. . TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA PORTUGUÊS/ESPANHOL EM REGIÕES LIMÍTROFES A PAÍSES DE FALA HISPANA: UM ESTUDO DE CASO. 2004 (Seminário)
    • JACUMASSO, T. D. . TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA PORTUGUÊS/ESPANHOL EM REGIÕES LIMÍTROFES A PAÍSES DE FALA HISPANA: UM ESTUDO DE CASO. 2005 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA PORTUGUÊS/ESPANHOL EM REGIÕES LIMÍTROFES A PAÍSES DE FALA HISPANA: UM ESTUDO DE CASO. 2005 (Seminário)
    • JACUMASSO, T. D. . Estudo sobre transferência lingüística português/espanhol em região fronteiriça.. 2008 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . ASPECTOS DO CONTEXTO DE LÍNGUAS EM CONTATO PORTUGUÊS/UCRANIANO EM IRATI/PR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2008 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . ASPECTOS DO CONTEXTO DE LÍNGUAS EM CONTATO PORTUGUÊS/UCRANIANO EM IRATI/PR. 2008 (Outra)
    • JACUMASSO, T. D. . ESTUDO DE ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE UMA COMUNIDADE UCRANIANA DE IRATI/PR. 2009 (Outra)
    • CHICOSKI, Regina ; JACUMASSO, T. D. ; SANTOS, P. L. . Multilinguismo, Culturalidade e Educação. 2012
    • JACUMASSO, T. D. ; PICANCO, D. C. ; ZORZO-VELOSO, V. ; COUTO, L. P. . A língua espanhola no Paraná: discussões em torno da implementação da Lei 11.161/2005 e a formação de professores. 2014
    • KRAUSE-LEMKE, C. ; CARRARO, Fernanda Priscila ; JACUMASSO, T. D. . CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA. 2015
    • JACUMASSO, T. D. ; GONCALVES, D. S. ; CZEREVATY, P. C. . A iniciação científica e a produção do conhecimento em Letras. 2019
    • JACUMASSO, T. D. ; BERGMANN, J. . Mediador da Mesa: Fronteiras formativas e novas tecnologias no ensino de espanhol. 2013
  • Organização de eventos: 10
    • JACUMASSO, T. D. ; BINATI, Adriana ; KRAUSE-LEMKE, Cibele ; FEIX, S. D. . ¡VALLE! II Encuentro de valoración del aprendiz de lengua y literaturas de lengua española: la diverisdad cultural hispánica. 2009 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • CHICOSKI, Regina ; LOREGIAN-PENKAL, Loremi ; JACUMASSO, T. D. . I Colóquio internacional de Estudos Eslavos. 2010 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • JACUMASSO, T. D. . I Simpósio de Estudos em Letras. 2011 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • JACUMASSO, T. D. . VII Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati - Formação Docente. 2010 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • SILVA, P. R. ; MIYAHARA, R. Y. ; JACUMASSO, T. D. . XVII semana de Iniciação Científica da UNICENTRO. 2012 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • JACUMASSO, T. D. . III Valle - Valoración del aprendiz de lengua y literaturas de lengua española. 2012 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • KRAUSE-LEMKE, Cibele ; JACUMASSO, T. D. . VIII Encuentro de profesores de Lengua Española del Estado de Paraná. 2014 (Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Campus de Irati; Associação dos professores de Espanhol do Estado do Paraná, APEEPR)
    • SILVA, Edson Santos ; JACUMASSO, T. D. . DOMINGOS NO CEL: LÍNGUA FRANCESA E SAÚDE. 2020 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • LEMKE, C. K. ; JACUMASSO, T. D. . 3er SIMPOSIO DE ESPECIALISTAS EN LA ENSEÑANZA DE IDIOMAS INTERNACIONAL. 2023 (Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO e Universidade Veracruzana (México))
    • SILVA, Edson Santos ; CHICOSKI, Regina ; GONCALVES, D. S. ; JACUMASSO, T. D. . BLOOMSDAY 2021: ?EU DIGO SIM AO PODCAST?. 2021 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • JACUMASSO, T. D. . Uso de novas tecnologias para produção e editoração de textos. 2011 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • JACUMASSO, T. D. ; TALLEI, J. . Recursos digitais para o ensino de Língua Espanhola. 2013 (Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO,)
    • JACUMASSO, T. D. ; MAZUR, A. . Projeto: Unicentro na comunidade. Oficina: ¡Acércate al español!. 2019 (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO))
    • JACUMASSO, T. D. . Cinema para a Terceira Idade: Debatedor do filme "Lições para toda vida".. 2009 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • Nome do projeto: Aspectos do contexto de línguas em contato português/ucraniano em Irati/PR e suas implicações para a construção de identidades (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: A região centro-sul do estado do Paraná, assim como todo o território brasileiro é marcada pela diversidade lingüística, sócio-cultural, étnica, entre outras. Nessa região, localizam-se, entre outros municípios, o município de Irati, terra que recebeu imigrantes de várias partes da Europa, entre eles, alemães, poloneses, italianos e ucranianos. E, é sobre a imigração ucraniana neste município que se pretende desenvolver a presente pesquisa. Para tanto, se faz necessário delimitar o objeto de estudo, então, após contato prévio com comunidades colonizadas por imigrantes ucranianos em Irati, optou-se por escolher a mais representativa no que tange à presença e manutenção dos costumes, entre eles a língua, repassados pelos imigrantes. A comunidade escolhida para realização do trabalho é a comunidade de Itapará, a qual foi colonizada quase que em sua totalidade por imigrantes ucranianos. A comunidade a ser pesquisada carece de estudos no tocante à descrição lingüística, bem como ao fator identitário e sócio-cultural.
    • Nome do projeto: Cultura Eslava no Centro-Sul do Paraná: imagens, leituras, saberes e rituais (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , KRAUSE-LEMKE, Cibele , CHICOSKI, Regina , GARTNER, Mariléia , CAMPIGOTO, José Adilçon , MARTINS, Valter , BRUMES, Karla R , LOREGIAN-PENKAL, Loremi .
      Descrição: PROEXT 2009 - Período de Execução: Março a Dezembro de 2010. O Programa de extensão universitária Cultura Eslava no Centro Sul do Paraná: imagens, Leituras, saberes e rituais , vem desenvolvendo ações há mais de 10 anos na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Unidade Universitária de Irati, apoiado pelo Núcleo de Estudos Eslavos/NEES e pelo grupo de Pesquisa em Língua, Literatura e História Ucraniana. E, nessa fase, pretende desenvolver atividades extensionistas que possibilitem a promoção da visibilidade da cultura eslava, fazendo levantamento dos aspectos culturais materiais e imateriais, com intuito de valorizar a diversidade cultural; documentar e difundir os saberes e modos de fazer, as formas de se expressar, os rituais, as brincadeiras, o idioma, as crenças. O programa apresenta três grupos de trabalho: a) o de patrimônio imaterial de cultura eslava; b) o de patrimônio material de cultura eslava; c) patrimônio sócio-lingüístico e a cultura eslava, e as atividades desenvolvem-se em seis municícipios da região centro-sul do Paraná.
    • Nome do projeto: Crenças e atitudes linguísticas: um estudo sobre a língua portuguesa e línguas de imigração em Irati/PR (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar crenças e atitudes linguísticas de falantes de Irati/PR. São objetivos específicos deste estudo, a saber: i) Estudar aportes teóricos que versam sobre crenças e atitudes linguísticas; ii) Identificar, por meio das entrevistas com os informantes, preconceitos e estereótipos que podem ser construídos a partir das crenças linguísticas; iii) Verificar as crenças e atitudes dos informantes no tocante à língua portuguesa e línguas de imigração em Irati/PR;
    • Nome do projeto: ¡VALLE! II Encuentro de valoración del aprendiz de lengua y literaturas de lengua española: la diversidad cultural hispánica (2009 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , KRAUSE-LEMKE, Cibele , BINATI, Adriana , FEIX, S. D. .
      Descrição: O objetivo principal desse projeto extensionista, de carácter internacional, é atender a necessidade de criar um espaço de imersão e autonomia na língua língua espanhola e nos estudos de língua estrangeira (L2) em vários contextos (linguísticos, teóricos e práticos) ofertados pela sua habilitação. O curso de Letras/Espanhol existe desde o ano de 1999 na UNICENTRO/Irati, e este evento está em sua segunda edição realizado todo em língua espanhola para os acadêmicos da referida habilitação, bem como atendendo aos professores já formados que atuam na região, estudantes do ensino médio e fundamental, como também do CELEM e de cursos de idiomas privados e públicos. Além de propiciar um contexto de estudos, de imersão e autonomia supracitados, este projeto, igualmente, tem o intuito de estabelecer um momento de reflexão nos acadêmicos da habilitação sobre a sua identidade enquanto professor de língua e cultura estrangeira (a docência em L2) e também da própria habilitação, visto que é um evento todo preparado e protagonizado pelos acadêmicos da habilitação de espanhol.
    • Nome do projeto: Mapeamento do patrimônio imaterial eslavo no Centro-Sul do Paraná. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , CHICOSKI, Regina , GARTNER, Mariléia , CAMPIGOTO, José Adilçon , MARTINS, Valter , BRUMES, Karla R , LOREGIAN-PENKAL, Loremi , KRAUSE-LEMKE, C. , GUERIOS, Paulo .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivos: i) Capacitar bolsistas e agentes culturais em relação às questões teóricas e metodológicas (INRC e SICG) do processo de mapeamento dos elementos culturais; ii) Despertar o interesse das comunidades eslavas sobre a necessidade e importância de mapear seu patrimônio cultural. iii) Registrar alguns elementos do patrimônio linguístico por meio de dados orais e escritos; iv) Organizar os dados por meio do CEDOC/UNICENTRO; v) Disponibilizar os dados à comunidade e ao IPHAN; vi) Promover evento específico que permita discutir e divulgar os dados no universo acadêmico e comunitário; vii) Organizar em mídia digital (CD) os dados levantados sobre o patrimônio imaterial da cultura eslava, disponibilizando-o aos municípios envolvidos e à sociedade de um modo geral.
    • Nome do projeto: Lei 11.161/2005 em foco: o processo de implantação da Língua Espanhola no currículo das escolas públicas brasileiras. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: Em agosto de 2005 o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.161, de autoria do Deputado Federal Átira Lira, a qual tornava obrigatória a oferta de Língua Espanhola como disciplina em todas as escolas de ensino médio do Brasil, sendo opcional no ensino fundamental. O possível cumprimento dessa Lei gerou polêmica no meio acadêmico e educacional devido às prováveis barreiras que as escolas teriam que superar por conta de não haver profissionais formados na área de espanhol para atender às exigências da referida Lei. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivos: i) Fazer um levantamento histórico acerca da implantação da Língua Espanhola no currículo das escolas públicas brasileiras; ii) Discutir os documentos oficiais que regulamentam o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. iii) Investigar se a implantação da Língua Espanhola está em consonância com o que determina a Lei 11.161/2005 (Lei do Espanhol). iv) Verificar se há punição e se ela será posta em prática para as escolas que não cumpram o que determina a referida Lei.
    • Nome do projeto: Pesquisa Continuada - PqC (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo principal estudar políticas linguísticas em contextos linguisticamente complexos. Uma das linhas de investigação foca no processo de implantação da Língua Espanhola no currículo das escolas públicas brasileiras. Em agosto de 2005, o Presidente da República sancionou a Lei 11.161/2005, de autoria do Deputado Átila Lira, a qual ficou conhecida como a lei do espanhol. O prazo estabelecido em lei, naquela época, para que as escolas se adequassem e oferecessem na grade curricular a disciplina de Língua foi de cinco anos. Esse tempo se esgotou e a lei não foi cumprida em sua totalidade. Outra linha de investigação centra a atenção no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente para a Língua Espanhola. Discutem-se, nessa linha, questões identitárias de alunos e professores, assim como a formação docente e os impactos que as novas tecnologias causam na sala de aula de língua estrangeira. A terceira linha de investigação situa seu olhar na diversidade linguística da região Centro-Sul do Paraná, com especial atenção à cultura ucraniana e ao fenômeno da imigração. Questões de bilinguismo e conservação dos elementos culturais ucranianos são discutidas de modo a valorizar os jeitos de ser e fazer dos imigrantes e seus descendentes que estabeleceram moradia nessa região.
    • Nome do projeto: O processo de implantação da Língua Espanhola no currículo das escolas públicas brasileiras em foco. (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
    • Nome do projeto: Uso de novas tecnologias para produção e editoração de textos (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
    • Nome do projeto: Programa de Extensão Permanente Núcleo de Estudos Eslavos, NEES (2010 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
    • Nome do projeto: Projeto de extensão em Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras (2012 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , KRAUSE-LEMKE, C , PROCAILO, L. , BUFFA, R. M. .
      Descrição: Trata-se da proposição de atividade extensionista, na modalidade de Prestação de Serviços, que visa à elaboração, aplicação e correção de exames de proficiência em línguas estrangeiras (inglês e espanhol), a qual tem como objetivo atestar a capacidade de leitura e interpretação de textos dos candidatos às vagas em Programas de pós-graduação Stricto Sensu e a alunos regularmente matriculados nesses programas.
    • Nome do projeto: Cultura Eslava no Centro-Sul do Paraná: imagens, leituras, saberes e rituais (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , CHICOSKI, Regina .
      Descrição: PROEXT 2010 - Período de Execução: Março a Dezembro de 2012.
    • Nome do projeto: Cultura Eslava no Centro-Sul do Paraná: mapeamento e catalogação dos dados (2012 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , GARTNER, Mariléia .
      Descrição: PROEXT 2011 - Período de Execução: Novembro/12 a Julho/13.
    • Nome do projeto: Política linguística no estado do Paraná: línguas de imigração e línguas de fronteira (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , KRAUSE-LEMKE, Cibele , LOREGIAN-PENKAL, Loremi , BARZOTTO, V. H. , TALLEI, J. I. , PUH, M. , STREIECHEN, E. M. , BERNAR, J. C. , RIBEIRO, H. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco descrever e analisar as políticas linguísticas presentes nas práticas de ensino/aprendizagem de línguas em comunidades consideradas bilíngues seja por conta das línguas de imigração ou pelas línguas de fronteira existentes em certas regiões do estado do Paraná. No caso específico desta pesquisa, o estudo recai em comunidades na região centro-sul do estado do Paraná, mais especificamente nas cidades de Irati e Prudentópolis, as quais têm a língua ucraniana como língua de imigração e, portanto, como língua veicular em situações da comunicação cotidiana. Já na região oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu, há o funcionamento do português e do espanhol como línguas de fronteira, situação fortemente facilitada não só pela situação de fronteira, mas, também pelas tratativas comerciais que se dão nesse contexto.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa Continuada, PqC (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: Os estudos a serem realizados situam-se no âmbito da Sociolinguística, especialmente no que tange às políticas linguísticas, às atitudes linguísticas e à formação de docentes. Uma linha de investigação analisa o processo de implantação da Língua Espanhola no currículo das escolas brasileiras. Outra linha de investigação centra-se em questões identitárias de alunos e professores, vinculando-se a esta linha os estudos acerca de recursos digitais aplicados ao ensino de línguas.
    • Nome do projeto: SAPLE - Seminários de Aperfeiçoamento para professores de língua espanhola (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , KRAUSE-LEMKE, Cibele .
      Descrição: Este projeto advém de um diálogo entre a área de Língua Espanhola do Departamento de Letras do Campus de Irati e o Núcleo Regional de Educação de Irati. De forma especial, a área de Língua Espanhola vive um momento crucial no que tange à oferta desta disciplina no currículo escolar, seja como oferta regular no currículo, seja via CELEM. Além do debate político, fundamental para o estabelecimento desta disciplina do currículo escolar, é necessário um trabalho paralelo de formação dos docentes em atuação. Assim, por meio de seminários, pretendemos oferecer possibilidades de formação continuada para os professores em serviço, ampliando a participação para os alunos da Habilitação em Língua Espanhola, com o intuito de que esta proposta funcione como um espaço de debate, de troca e de construção de novos conhecimentos acerca do ensino de espanhol. Por meio desta proposta, também, ensejamos fortalecer o intercâmbio entre os saberes que se produzem na universidade e na educação básica, ao pontuarmos questões que advém tanto das pesquisas que se desenvolvem na área de língua espanhola, bem como do fazer docente.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa Continuada, PqC (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: Os estudos a serem realizados situam-se no âmbito da sociolinguística, especialmente no que tange às políticas linguísticas, às atitudes linguísticas e à formação de docentes. Uma linha de investigação analisa o lugar que as línguas ocupam no imaginário dos paranaenses. Outra linha de investigação centra-se em questões identitárias de alunos e professores, vinculando-se a esta linha os estudos acerca de recursos digitais aplicados ao ensino de línguas.
    • Nome do projeto: Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras - Inglês e Espanhol (2016 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , PROCAILO, L. , BUFFA, R. M. .
      Descrição: Trata-se da proposição de atividade extensionista, intitulada Projeto de Extensão em Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras que visa à elaboração, aplicação e correção de exames de proficiência em línguas estrangeiras, a qual tem como objetivo atestar a capacidade de leitura e interpretação de textos em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola dos candidatos às vagas em Programas Stricto Senso.
    • Nome do projeto: Projeto de extensão em Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras (2014 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , PROCAILO, L. , BUFFA, R. M. .
      Descrição: Trata-se da proposição de atividade extensionista, intitulada Projeto de extensão em Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras, na modalidade de Prestação de Serviços, na categoria de Projeto de Extensão por tempo determinado, não vinculado a Programa de Extensão Permanente, sem financiamento externo, que visa à elaboração, aplicação e correção de exames de suficiência em línguas estrangeiras, a qual tem como objetivo atestar a capacidade de leitura e interpretação de textos dos candidatos às vagas em Programas Stricto Senso.
    • Nome do projeto: Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras - Espanhol e Inglês (2018 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , SPECHT, André Luis , PROCAILO, L. .
      Descrição: Este projeto objetiva ofertar exames de proficiência em Línguas Estrangeiras (espanhol e inglês), o que inclui, principalmente, a elaboração, a aplicação e a correção das provas por parte da equipe executora do projeto. Assim, considerando-se a consolidação de diversos cursos de qualificação Stricto Sensu, o Departamento de Letras de Irati, representado por docentes efetivos das áreas de Língua Inglesa e Língua Espanhola, entende a necessidade de continuidade na aplicação de exames que atestem a Proficiência dos candidatos nos idiomas supracitados, como requisito básico para o ingresso em campos de estudos avançados.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa Continuada, PqC (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: As pesquisas a serem realizadas situam-se no âmbito da Sociolinguística e da Linguística Aplicada, especialmente no que tange às políticas linguísticas, às atitudes linguísticas e à formação de docentes. Uma linha de investigação analisa os lugares que as línguas ocupam no imaginário dos paranaenses e nos exames de proficiência de programas de pós-graduação de universidades brasileiras na área de Letras/Linguística. Outra linha de investigação centra-se em questões identitárias de alunos e de professores, vinculando-se a esta linha os estudos acerca de recursos digitais aplicados ao ensino de línguas.
    • Nome do projeto: Cucagna - Scola de Talian (2021 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , LOREGIAN-PENKAL,L. , SPECHT, André Luis , SILVA, Edson Santos , CARRARO, Fernanda Priscila , FRANCHESCHINI, L. T. , MORAIS, M. C. , SABAKEVISKI, C. .
      Descrição: Este projeto de extensão, uma parceria entre a UNICENTRO, por meio do Centro de Línguas, CEL, e a Associação dos Difusores do Talian, ASSODITA, visa contribuir para a disseminação e salvaguarda de uma língua minoritária, o Talian, inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, e pelo Ministério da Cultura, MinC, como Língua de Referência Cultural Brasileira, com Certidão de reconhecimento datada de 10 de novembro de 2014. Por meio de aulas, atendimentos a alunos, palestras e atividades culturais diversas, que serão desenvolvidas de forma on-line, vai-se trabalhar essencialmente a cultura local, a partir das comunidades de falantes ainda existentes em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, formados por famílias de descendentes de imigrantes italianos.
    • Nome do projeto: 4º CELF - CEL em Feira (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: Trata-se da quarta edição da feira que objetiva a divulgação dos cursos do Centro de Línguas da UNICENTRO. Nesta edição, prevemos a realização de atividades presenciais no Campus de Irati, caso haja o retorno presencial das aulas nos meses de julho e agosto de 2021. Prevemos, também, a divulgação dos cursos e das matrículas para o 1º semestre de 2021 por meio de entrevistas nas emissoras de rádio locais, gravação de áudios para veiculação nessas emissoras, produção e divulgação de materiais publicitários nas redes sociais do Centro de Línguas e da UNICENTRO.
    • Nome do projeto: Bloomsday/10ª edição: eu digo sim ao podcast (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , CHICOSKI, Regina , SILVA, Edson Santos , GONCALVES, D. S. .
      Descrição: Os objetivos do projeto são: I) Geral: Promover a interação entre literatura, sociedade e universidade II) Específicos: a) Instigar a leitura da obra Ulisses, de James Joyce; b) Propiciar o conhecimento do Bloomsday enquanto elemento cultural irlandês; c) Promover a literatura em contextos extrauniversitários.
    • Nome do projeto: Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras - Espanhol e Inglês 2021-2023 (2021 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , KRAUSE-LEMKE, Cibele , SPECHT, André Luis , PROCAILO, L. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo central ofertar Exames de proficiência em Línguas Estrangeiras (espanhol e inglês), oque inclui, principalmente, a elaboração, a aplicação e a correção das provas por parte da equipe executora doprojeto. Assim, considerando-se a consolidação de diversos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu daUNICENTRO, o Departamento de Letras de Irati, representado por docentes efetivos das áreas de Língua Inglesa eLíngua Espanhola, entende a necessidade de dar continuidade na aplicação de exames que atestem a proficiênciados candidatos nos idiomas supracitados.
    • Nome do projeto: 3º CELF - CEL em Feira (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , GARTNER, Mariléia , SPECHT, André Luis , PROCAILO, L. .
      Descrição: Trata-se da terceira edição de uma feira para a divulgação dos cursos do Centro de Línguas, que será realizada nos períodos matutino, vespertino e noturno dos dias 02 e 03 de março de 2020, no campus de Irati. Além da divulgação, a feira tem como objetivo promover um maior contato entre o Centro de Línguas e a comunidade interna e externa da UNICENTRO.
    • Nome do projeto: DOMINGOS NO CEL: Língua Francesa e saúde (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , SILVA, Edson Santos , RIBEIRO, L. C. A. , ASSUNCAO, H. K. , ANTUNES, G. M. .
      Descrição: Os objetivos desse projeto são: I - Geral: Explanar a respeito da importância de estudar a língua francesa hoje e ao mesmo tempo apresentar sugestões de Saúde em tempos de pandemia. II - Específicos: a) Divulgar os cursos do Centro de Língua/CEL. b) Apresentar a potência sonora da língua francesa. c) Falar da saúde física e mental em tempos de pandemia.
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos Eslavos - NEES (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , CHICOSKI, Regina , GARTNER, Mariléia , LOREGIAN-PENKAL,L. , COSTA, Luciane Trennephol da .
      Descrição: Pesquisador participante do Núcleo de Estudos Eslavos, NEES, na UNICENTRO, campus de Irati.
    • Nome do projeto: Cucagna Scola de Talian - Fase II (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , LOREGIAN-PENKAL,L. , SPECHT, André Luis , SILVA, Edson Santos , CARRARO, Fernanda Priscila , FRANCHESCHINI, L. T. , MORAIS, M. C. , SABAKEVISKI, C. , NOS, E. , MIGON, S. A. .
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa Continuada, PqC (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: As pesquisas a serem realizadas situam-se no âmbito da Sociolinguística e da Linguística Aplicada, especialmente no que tange às políticas linguísticas, às atitudes linguísticas e à formação de docentes. Uma linha de investigação analisa os lugares que as línguas ocupam no imaginário dos paranaenses e nos exames de proficiência de programas de pós-graduação de universidades brasileiras na área de Letras/Linguística. Outra linha de investigação centra-se em questões identitárias de alunos e de professores, vinculando-se a esta linha os estudos acerca de recursos digitais aplicados ao ensino de línguas.
    • Nome do projeto: Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras - Espanhol e Inglês 2023 - 2025 (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , LEMKE, C. K. , SPECHT, André Luis , PROCAILO, L. .
    • Nome do projeto: Formação básica de professores-tutores (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. .
      Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo capacitar professores-tutores que atuam no curso de Pedagogia a Distância ? Oferta Especial. A metodologia para a execução da atividade extensionista prevê encontros presenciais e atividades a distância via ambiente virtual de aprendizagem ? Moodle. Espera-se que os participantes iniciem o processo de familiarização com as ferramentas disponíveis no AVA para que, dessa forma, sejam eficientes na realização de suas atividades de apoio aos discentes.
    • Nome do projeto: Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato no interior paranaense (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , AGUILERA, Vanderci de Andrade , SELLA, Aparecida Feola , ROMAN, Elódia Constantino , ALTINO, Fabiane Cristina , BOTASSINI, Jacqueline Ortelan Maia , BUSSE, Sanimar , PASTORELLI, Daniele Silva , SILVA, Greize Alves da .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo maior fomentar a integração de grupos de pesquisas voltados para as questões de descrição e análise lingüísticas do português falado no Paraná. Propõe, igualmente, (i) compor um banco de dados orais, compartilhado, relativos à consciência, crença e atitudes lingüísticas; (ii) descrever a crença e as atitudes lingüísticas de falantes brasileiros naturais de comunidades fronteiriças e de imigração em relação à língua materna, à segunda língua e/ou à língua de contato; (iii) analisar dados sobre manifestações lingüísticas indicativas da cultura da região de fronteira e de contato. Trata-se de uma proposta a ser desenvolvida em conjunto com docentes da Unioeste, UEL, UEPG e UEM tem como objeto de estudo a língua falada em áreas de contato lingüístico, seja em comunidades de fronteira, seja em comunidades de imigração. Com base nos princípios teóricos e metodológicos da sociolingüística, em especial da teoria variacionista, e nos estudos das crenças e atitudes lingüísticas, propõe-se a discussão dessas crenças que conduzem a atitudes manifestadas por falantes brasileiros, naturais de comunidades de fronteira ou de imigração. A partir de dados coletados in loco, em seis dos dezenove municípios que fazem fronteira com o Paraguai e a Argentina e em dois municípios da região de Ponta Grossa, espera-se constituir um banco de dados informatizado a ser compartilhado pelas IES envolvidas, o qual servirá de fonte para a criação e continuidade de outros projetos na mesma linha de pesquisa. Os resultados serão disseminados por meio de diversos veículos: (i) simpósio com a participação de professores da rede pública de ensino fundamental e médio; (ii) publicação do corpus transcrito sob o formato de livro a ser distribuído às IES; (iii) publicação em CD Rom de resenha bibliográfica dos textos analisados.
    • Nome do projeto: Educação das Relações Étnicorraciais (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JACUMASSO, T. D. , JOVINO, I. S. .
    • JACUMASSO, T. D. ; Antunes, Jair . Organizador dos Anais do VII Seminário de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati:. 2010 - Organização de anais
    • JACUMASSO, T. D. . Composição das mesas receptoras/apuradoras de votos. 2010 - Comissão
    • JACUMASSO, T. D. . Uso de novas tecnologias para produção e editoração de textos. 2011 - Coordenação de curso de extensão
    • JACUMASSO, T. D. . Membro de mesa receptoras/apuradora do Processo Eleitoral de votação de representantes junto aos Conselhos Superiores da UNICENTRO. 2010 - Comissão
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
        Título: TRANSFERÊNCIA LINGÜÍSTICA EM REGIÕES LIMÍTROFES A PAÍSES DE FALA HISPANA: UM ESTUDO DE CASO
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras -Linguagem e Sociedade
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Unicampo - Faculdades Campo Real
        Ano de conclusão: 2007
    • Colégio SESI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Médio
    • Universidade Estadual do Centro-Oeste:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Estadual do Oeste do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Revista eletrônica história em reflexão (UFGD):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Ad Hoc do vol. 5, n. 10 - jul/dez 2011.
    • Universidad Nacional de Córdoba - Argentina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Período de realização do doutorado sanduíche na Facultad de Filosofía y Humanidades, sob supervisão da professora María Teresa Toniolo.
        Outras informações: Doutorado Sanduíche
    • Revista Interfaces:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual de Ponta Grossa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Revista Inter-Ação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc no ano de 2021.