Não autenticado |

Tatiane Eloise da Silva

    • Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é estagiária docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e facilitadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: casamento, consanguinidade, elites e sertão.

       

      Links:    

    • SILVA, T. E. . Nos limites da Norma: casamentos consanguíneos na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant?Ana (séc. XVIII?XIX) . Revista Galo , Parnamirim/RN , 01 mai. 2022.
    • SILVA, T. E. . Tudo em família: casamentos consanguíneos na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana (XVIII-XIX). In: VIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RN , 2016 , Natal/RN. VII Encontro Estadual de História da ANPUH-RN Contra os preconceitos: história e democracia. : , 2016.
    • SILVA, T. E. . Inventários e testamentos (colônia e império): documentos para a história das doenças e dos doentes no Seridó. In: XXVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFRN , 2015 , Natal/RN. ANAIS eCICT 2015. : , 2015.
    • SILVA, T. E. . Ritos de vida e morte: em busca de padrões (batismo e casamentos) na Freguesia da Gloriosa Senhora Santa Ana do Seridó (XVIII-XIX). In: XXVII CICT CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFRN , 2016 , Natal/RN. ANAIS eCICT 2016. : , 2016.
    • SILVA, T. E. . Entre os currais e a câmara: modificações no processo de legitimação social de uma elite sertaneja na formação da Vila do Príncipe, 1776-1788. In: VIII Encontro Estadual de História ? ANPUH-RN , 2018 , Caicó/RN. VIII Encontro Estadual de História ? ANPUH-RN: A História e o Futuro da Educação no Brasil. : , 2018.
    • SILVA, T. E. . Negócios do sertão: economia rural e circuitos mercantis na vila do príncipe (Capitania do Rio Grande do Norte, séc. XVIII). In: X Congresso de História Econômica: labirintos do desenvolvimento , 2019 , São Paulo. X Congresso de História Econômica: labirintos do desenvolvimento. : , 2019.
    • SILVA, T. E. . A inserção dos comerciantes do Príncipe nas dinâmicas mercantis do século XVIII. In: III Simpósio IMPÉRIO E COLONIZAÇÃO Negociantes, companhias de comércio e instituições mercantis no período colonial , 2019 , São Paulo. III Simpósio IMPÉRIO E COLONIZAÇÃO Negociantes, companhias de comércio e instituições mercantis no período colonial. : , 2019.
    • SILVA, T. E. . Nos limites da norma: casamentos consanguíneos na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana do Seridó (XVIII-XIX). In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades Sertões: histórias e memórias , 2016 , Caicó/RN. VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades Sertões: histórias e memórias. : , 2016.
    • SILVA, T. E. ; MACÊDO, M. K. . Inventários e testamentos (colônia e império): documentos para a história das doenças e dos doentes no Seridó. : , 2015 (Relatório de pesquisa)
    • SILVA, T. E. ; MACÊDO, M. K. . Casamento, nascimento e consanguinidade (Ribeira do Seridó, séculos XVIII e XIX). : , 2017 (Relatório de pesquisa)
    • SILVA, T. E. ; MACÊDO, M. K. . Ritos de vida e morte: em busca de padrões. : , 2016 (Relatório de Pesquisa)
    • SILVA, T. E. . O sertão do Seridó: economia, sociedade e política nas memórias de Laurentino Bezerra de Medeiros. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . A inserção dos comerciantes do Príncipe nas dinâmicas mercantis do século XVIII. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Das ribeiras e fazendas às vilas e câmaras: elites sertanejas no Rio Grande do Norte e Paraíba, séc. XVIII. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Ritos de vida e morte: em busca de padrões (batismo e casamento) na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana do Seridó (XVIII-XIX). 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Nos limites da norma: casamentos consanguíneos na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana do Seridó (XVIII-XIX). 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Tudo em família: casamentos consanguíneos na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana (XVIII-XIX). 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. ; MACÊDO, M. K. . Nos limites da norma: casamentos consanguíneos na Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana do Seridó (XVIII-XIX). 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Nascer e casar na Ribeira do Seridó (séc. XVIII e XIX). 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Nascer e casar na Ribeira do Seridó (séc. XVIII e XIX). 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . Entre os currais e a câmara: modificações no processo de legitimação social de uma elite sertaneja na formação da Vila do Príncipe, 1776-1788. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, T. E. . VII COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES. SERTÕES: CORPO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. 2017 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SILVA, T. E. . XII SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS DO CERES: EXPERIÊNCIAS LUSO-AFRO-INDÍGENAS. 2016 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SILVA, T. E. . VI COLÓQUIO NACIONAL HISTÓRIA CULTURAL E SENSIBILIDADES - SERTÕES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS. 2016 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SILVA, T. E. . XIII SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS DO CERES/UFRN - ENSINO DE HISTÓRIA E DEMOCRACIA NO BRASIL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2017 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • Nome do projeto: Inventários e testamentos (colônia e império): documentos para a história das doenças e dos doentes no Seridó (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, T. E. , MACÊDO, M. K. .
      Descrição: No período que investigamos (colônia e império) os cuidados com o patrimônio familiar levavam à processualização de todos os bens com valor venal, através de documentos como os inventários e os testamento. Estes documentos qualificavam e quantificavam os bens, dívidas e despesas funerárias dos inventariados e testamentados. Além de nomear todos os herdeiros, dava conta dos menores e incapazes por razões de idade e estado de saúde. Assim como listava a escravaria, descrita também quanto ao estado corporal dos cativos. Por outro lado, como a morte gera gasto, são declarados os cuidados com o corpo e espírito (orações, missas, mortalha, enterramento etc) do morto e orçadas, nesse sentido, as despesas funerárias. Desse modo, tais documentos contêm riquíssimas informações sobre a conjuntura em que se encontrava a família e patrimônio em termos de saúde financeira e corporal. Seguindo estes princípios, buscamos nos apropriar durante a pesquisa da lógica patrimonial e cultural dessas fontes, de maneira a entender sua potencialidade para a história dos doentes e das doenças.
    • Nome do projeto: Ritos de vida e morte: em busca de padrões (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, T. E. , MACÊDO, M. K. .
      Descrição: Escolhemos como recorte para este plano de trabalho os ritos de nascimento e casamento de famílias e indivíduos nos sertões da Ribeira do Seridó, entre os séculos XVIII e XIX. Tais eventos, visto que são registrados por imperativo eclesial (determinados pela repercussão do Concílio de Trento), são momentos onde os perfis sociais dos indivíduos são esboçados, tornando-se assim uma oportunidade para estudarmos, por meio dos assentos de batismo e casamento, sua formação social e dados do desenvolvimento biológico das pessoas sacramentadas. A finalidade da coleta sistemática dos dados (nome, qualidade, sexo, idade, pais, padrinhos etc.) é fundamental para cruzarmos os dados desta população analisada, com os dados sobre as doenças e ritos funerários obtidos através dos Livros de Óbitos (vide o segundo plano de trabalho), de maneira a percebermos algum possível padrão de enfermidades trans geracionais. Cremos que com tal enfoque se poderá contribuir para compreensão do contexto da saúde/doença no período colonial das regiões pecuaristas do semiárido.
    • Nome do projeto: Casamento, nascimento e consanguinidade (Ribeira do Seridó, séculos XIII e XIX) (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, T. E. , MACÊDO, M. K. .
      Descrição: Os momentos do nascimento e do casamento nos sertões da Ribeira do Seridó, entre os séculos XVIII e XIX, por imperativo eclesial (vide Concílio de Trento), foram registrados (livros de batismos e livros de casamentos) pela Igreja, nesses documentos podemos delinear os perfis sociais dos indivíduos, assim como percebermos nuances do desenvolvimento biológico das pessoas sacramentadas. A coleta sistemática dos dados (nome, qualidade, sexo, idade, pais, padrinhos, impedimentos e dispensas matrimoniais etc.) é fundamental para entendermos variáveis ligadas as enfermidades transgeracionais, especialmente aquelas ligadas a síndromes de ordem genéticas, possivelmente desenvolvidas por proximidade de parentesco entre os pares conjugais. O cruzamento desses dados com as atribuições de doenças e ritos funerários obtidos através dos Livros de Óbitos (vide projeto), podem contribuir para compreensão do contexto da saúde/doença das regiões do semiárido. Sendo assim o problema básico da pesquisa, que é a relação entre formações familiares consanguíneas e enfermidades, será formulado com base nas questões: a) quais os índices de consanguinidades nos casamentos seridoenses nos séculos XVIII e XIX; b) qual o perfil das enfermidades na gerações seguintes (filhos, netos, bisnetos) das famílias formadas em meio consanguíneo?
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisa História dos Sertões (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, T. E. , MACEDO, H. A. M. .
      Descrição: O grupo de pesquisa História dos Sertões propõe-se a agregar e potencializar pesquisas desenvolvidas e em execução por pesquisadores ligados ao Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN), com enfoques ligados aos sertões. Anteriormente, tais pesquisadores efetuaram pesquisas, tanto individualmente, quanto ligadas a outros grupos de pesquisa, que contribuíram para o avanço no conhecimento sobre a história dos sertões. Assinala-se, como contribuição inicial, realizada por membros do grupo, a realização ininterrupta do Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades desde o ano de 2011 e, a partir de 2019, a implementação do Programa de Pós-Graduação em História do CERES - Mestrado em História dos Sertões (MHIST).
    • Nome do projeto: Projeto LONJÍ: formação para a produção de materiais didáticos audiovisuais em libras (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, T. E. , MENEZES, R. D. .
      Descrição: O objetivo central do projeto é ampliar o acesso dos surdos à informações acerca da cultura norte rio-grandense, através da produção de vídeos com informações demográficas, culturais e sociais da região, a fim de diminuir a segregação comunicacional vivenciada pela comunidade surda em relação a sociedade a qual estão inseridos, em sua maioria leiga à língua de sinais. Considerando que umas das metas da Universidade Federal do Rio Norte é ?eliminar toda e qualquer forma de barreira, seja ela pedagógica, ambiental, atitudinal, comunicacional, entre outras? (PDI-UFRN, 2010), esse projeto contribuirá para essa finalidade, ao estimular a formação de recursos humanos capacitados para a tradução e criação de materiais audiovisuais bilíngues. Outro ponto importante é a sintonia com a política de inclusão da UFRN, pois o PDI (2010) apresenta a diretriz de ?desenvolvimento e consolidação das ações voltadas para inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais? (p.70). Nesse mesmo documento, a universidade se propõe a implementar e ampliar a oferta de cursos para a qualificação de recursos humanos com o objetivo de atender as necessidades ?acadêmicas e sociais das pessoas com necessidades educacionais especiais? (UFRN, 2010. p.70). Logo, o aprimoramento das habilidades no uso, tradução da Libras e produção de materiais didáticos bilíngues serão uma importante ferramenta para a implementação das diretrizes do PDI de nossa universidade. Como explanado por Sacks (2010), as pessoas com surdez congênita dependem do que lhe é ensinado, por não poderem sozinhas adquirir seu próprio conhecimento. Desta maneira, torna-se imprescindível a elaboração de materiais semelhantes a este atlas para que os surdos possam aos poucos conquistar a sua independência. Ao seu fim, o material produzido durante o projeto será disponibilizado para a utilização de professores de Libras da UFRN e de outras instituições de ensino, por alunos surdos, estudantes da licenciatura em Libras e à comunidade em geral.
    • Nome do projeto: LABORDOC: ensino, pesquisa e extensão no Seridó (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, T. E. , ALMEIDA, P. H. S. , LIMA, J. P. , SANTOS, E. , ANDRADE, J. B. F. , SILVA, F. V. , SANTOS, M. B. , MEDEIROS, L. T. A. , ANDRADE, J. C. S. , MEDEIROS, M. A. J. D. , MACEDO, H. A. M. .
      Descrição: O projeto tinha como objetivo envolver discentes do Curso de Graduação em História do CERES - Campus de Caicó/UFRN em atividades de extensão no Laboratório de Documentação Histórica (Labordoc), além de dar condições a este de receber pesquisadores e pessoas da comunidade externa e professores e alunos da rede pública, a partir das atividades direcionadas nesta ação. O Labordoc, criado em 1998, tem como objetivo atender, de maneira adequada, a demanda por acervos bibliográficos e arquivísticos, em sua maioria, com problemas de conservação. Tem como metas, também: a guarda, sob custódia, de fundos arquivísticos recolhidos na íntegra e tratados tecnicamente, cada um deles como um conjunto orgânico; a preservação, criação e extensão do acervo documental voltado para a História do Rio Grande do Norte e, mais particularmente, do Seridó; o mapeamento de acervos e fontes de valor histórico, artístico e cultural referentes à região do Seridó; o apoio e transferência de conhecimento técnico a projetos que visem à criação e implantação de arquivos públicos municipais na região do Seridó. O projeto trabalha a partir de cinco frentes, utilizando os fundos documentais do Labordoc: ações de conservação preventiva e de catalogação, conforme as normas do Conselho Nacional de Arquivos (CONARq) e apoio a ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tais atividades encontram amparo no Plano Trienal do Departamento de História do CERES (DHC) para o triênio 2015-2017, onde, nas ações prioritárias de Ensino, consta o apoio e estímulo às atividades didático-pedagógicas oferecidas pelo Labordoc. No mesmo documento, figura, no segmento de Extensão, a consideração de que o DHC considerará prioritários aqueles projetos cujas atividades sejam inerentes às ações desenvolvidas no Labordoc. Da mesma maneira, nos Projetos Pedagógicos do Curso de História (Licenciatura ? manhã e noite; Bacharelado ? manhã) o Labordoc é considerado um dos suportes para execução do curso e campo para atividades práticas de componentes curriculares específicos, como Paleografia e Arquivologia, a exemplo. É importante ressaltar, igualmente, que, além de receber continuamente alunos da Graduação em História e outros cursos do CERES e da UFRN, para atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Labordoc é frequentado por pesquisadores e comunidade externa, principalmente aqueles da região do Seridó, interessados em conhecer e usufruir da documentação pública nele custodiado. As ações propostas, pois, atingem tanto a comunidade acadêmica, quanto a externa.
    • Nome do projeto: Entre os currais e a câmara: modificações no processo de legitimação social de uma elite sertaneja na Vila Nova do Princípe, século XVIII (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, T. E. , RICUPERO, Rodrigo M. .
    • SILVA, T. E. ; SOUZA, H. L. de. ; MACÊDO, M. K. ; ARAÚJO, Ausônio Tércio de. ; CAVIGNAC, J. A. . Lembranças oferecidas a meu filho Ulisses aos 2 de abril de 1877 Diário de Laurentino Bezerra de Medeiros. 2015 - Revisão de livro
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Bolsista de pesquisa
    • MNEME (CAICÓ. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Facilitadora
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Estagiária docente
    • Universität Leipzig:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora assistente