Não autenticado |

Gustavo Luiz Nunes Borghi

    • Bacharel em letras (português/latim) pela Universidade de São Paulo. Licenciado em letras - português pela USP. Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Filosofia Antiga na PUC-Rio. Doutor em Literatura Espanhola na Universidade de São Paulo, com bolsa CAPES. Fez estágio de pesquisa doutoral no Instituto de Filología y Literaturas Hispánicas "Amado Alonso", da Universidad de Buenos Aires, sob a supervisão do Prof. Dr. Juan Diego Vila. Entre 2023 e 2024 foi professor substituto de Literaturas Hispânicas na UFSCar. Atualmente é professor doutor de Literatura Espanhola na Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de retórica, poética, recepção dos clássicos nos séculos XVI e XVII, estudos ibéricos e italianos. Atualmente pesquisa a circulação dos textos prescritivos das sociedades de corte ibéricas. . É membro do grupo de pesquisa A tradição literária italiana (CNPq), na Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • CASINI, M. C. ; BORGHI, G. L. N. ; GINZEL, A. . Epístolas de Dante Alighieri. Ponta Grossa : Atena Editora, 2024 . 82p. ISBN: 9786525820934.
    • BORGHI, G. L. N. . ?Cuelgan racimos de ángeles, que enrizan?: comentário ao soneto de Lope de Vega na Agudeza y arte de ingenio (1648) de Baltasar Gracián CARACOL (USP) , v. 24 , p. 304 - 323 , 2022. ISSN: 21781702.
    • NUNES BORGHI, GUSTAVO LUIZ . Fernanda Pereira Mendes (Org.) (2021): Dante e Portugal: presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia, Ed Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri. Madrid: Estilo Edugraf Impresores. 218 pp. ISBN: 978-989-99881-2-5 Revista de Filología Románica , v. 38 , p. 213 - 215 , 2021. ISSN: 0212999X.
    • BORGHI, G. L. N. . «El primogénito de la agudeza»: os epigramas de Marcial na literatura espanhola do século XVII Hipogrifo. Revista de literatura y cultura del Siglo de Oro , v. , p. 487 - 504 , 2020. ISSN: 23281308.
    • BORGHI, G. L. N. . Entre a clareza e a razão: considerações sobre Dante Alighieri na obra Della Perfetta Poesia Italiana, de Ludovico Muratori ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO) , v. 22 , p. 105 - 118 , 2020. ISSN: 18070299.
    • BORGHI, G. L. N. . A mescla de gêneros na novela El amante liberal, de Miguel de Cervantes REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 3 , p. 202 - 211 , 2016. ISSN: 21794456.
  • Capítulos publicados: 4
    • BORGHI, G. L. N. . Cruzando La Raya: coordenadas para a recepção de Camões na Espanha (séculos XVI e XVII). Vidas de Camões no século XVII / Pedro de Maris... et al., v. , p. 51 - 56, 2024.
    • BORGHI, G. L. N. . Estudos sobre a Literatura Italiana e a Recepção da Obra de Dante no Brasil: O Grupo de Pesquisa a Tradição Literária Italiana. O Meu Dante 1965/2021, v. , p. 51 - 58, 2024.
    • BORGHI, G. L. N. . La recepción de la Poética de Aristóteles en el Siglo de Oro: imitación y metáfora en la Philosophía antigua poética (1596) de Alonso López Pinciano. «Multum legendum». Actas del XII Congreso Internacional Jóvenes Investigadores del Siglo de Oro (JISO 2022),, v. , p. 87 - 105, 2023.
    • BORGHI, G. L. N. . A recepção d?Os Lusíadas nas letras espanholas do Século de Ouro: La Jerusalén Conquistada (1609), de Lope de Vega. A pesquisa em Literatura Portuguesa Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira, v. , p. 247 - 271, 2020.
    • BORGHI, G. L. N. . La poesía bajo los Austrias: comentarios de los sonetos 'Al túmulo del Rey Felipe II en Sevilla' y 'Soneto a la Reina Isabel II' de Miguel de Cervantes. In: XIII Jornadas Cervantinas de Azul en Buenos Aires , 2024 , Buenos Aires. Actas selectas de las XIII Jornadas Cervantinas de Azul celebradas den Buenos Aires en 2022. Tandil : Editorial UNICEN, 2022. p. 101 - 109.
    • BORGHI, G. L. N. . La unidad teológico-política del Oráculo manual y arte de prudencia (1647), de Baltasar Gracián: una lectura del aforismo 229. In: XIII Congreso de la AISO (Asociación Internacional Siglo de Oro) , 2023 , Ovieado. LIBRO DE RESÚMENES. : , 2023. p. 68 - 68.
    • BORGHI, G. L. N. . Humanismo cristiano y sabedoria estoica en los diálogos Educatio y Praecepta educationis (1538) de Luis Vives. In: XXVII SIMPOSIO NACIONAL DE ESTUDIOS CLÁSICOS / III CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE EL MUNDO CLÁSICO. Libertad, opresión y confinamiento(s): del mundo antiguo a nuestros días , 2023 , Santa Rosa. Actas del XXVII Simposio Nacional de Estudios Clásicos y III Congreso Internacional sobre el Mundo Clásico. Santa Rosa : Editorial de la Universidad Nacional de La Pampa, 2022. p. 129 - 135.
    • BORGHI, G. L. N. . Os modelos de imitação do 'Oráculo manual y arte de prudencia'(1647), de Baltasar Gracián. In: XVIII ENCONTRO ABRALIC , 2022 , Salvador. Programação & livro de resumos. : , 2022.
    • BORGHI, G. L. N. . La poesía bajo los Austrias: comentarios de los sonetos ?Al túmulo del Rey Felipe II en Sevilla? y ?Soneto a la Reina Isabel II?, de Miguel de Cervantes. In: XIII Jornadas Cervantinas de Azul en Buenos Aires , 2022 , Buenos Aires. Libro de Resúmenes. : , 2022. p. 6 - 6.
    • BORGHI, G. L. N. . A recepção d??Os Lusíadas? nas letras espanholas do Século de Ouro: ?La Jerusalém Conquistada? (1609), de Lope de Vega. In: Jornadas de Literatura Portuguesa VII , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2019. p. 12 - 12.
    • BORGHI, G. L. N. . A Crisis Segunda do Criticón (1651) e El gran teatro del mundo (1655): o Theatrum mundi na novela de Gracián e no auto sacramental de Calderón. In: VII Jornada de Estudos Clássicos da Universidade Federal do Espirito Santo , 2019 , Vitória. CADERNO DE RESUMOS. : , 2019.
    • BORGHI, G. L. N. . Quevedo e a arte de governar: notas para a leitura de um soneto. In: VII JORNADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana , 2018 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. : , 2018. p. 18 - 18.
    • BORGHI, G. L. N. . Sobre a arte retórica portuguesa no início do século XVIII: a noção de engenho na obra Nova Arte de Conceitos (1718-1721), de Francisco Leitão Ferreira. In: I Panorama de Estudos Poéticos e Retóricos , 2018 , São Paulo. RESUMO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO. : , 2018. p. 11 - 11.
    • BORGHI, G. L. N. . Sobre a imitação de Cicero no século XV: as epístolas de Pico Della Mirandola e Ermolao Barbaro. In: XXV SIMPOSIO NACIONAL DE ESTUDIOS CLÁSICOS I CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE EL MUNDO CLÁSICO , 2018 , Buenos Aires. XXV SNEC Resúmenes. : , 2018. p. 84 - 85.
    • BORGHI, G. L. N. . Aspectos da ilustração em preceptivas portuguesas. In: I Congresso da Associação Brasileira de estudos do século XVIII , 2017 , São Paulo. Caderno de resumos do I Congresso da Associação Brasileira de estudos do século XVIII. : , . p. 3 - 121.
    • ANDERSON, S. M. M. G. ; BORGHI, G. L. N. . Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental. In: VI ICLOC - Práticas em sala de aula , 2014 , São Paulo. VI ICLOC - Práticas em sala de aula. : Editora Moderna, 2014. p. 246 - 246.
    • BORGHI, G. L. N. ; CASINI, M. C. . Prefácio ao Livro das Epístolas de Dante Alighieri. Ponta Grossa : Atena Editora , 2024 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BORGHI, G. L. N. . Circe ou o prazer do azul. São Paulo : Editora Mar Maior , 2016 (Revisão)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad-hoc para a Revista outra travessia. 2024 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad-hoc para a Revista Caracol. 2024 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad-hoc para a Revista Sala Preta (ECA-USP). 2024 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad-hoc para a Revista Caracol. 2023 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad-hoc para a Revista Desassossego. 2023 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad hoc para a Revista Abehache. 2022 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . Parecer ad hoc para a Revista Hipogrifo - Revista de literatura y cultura del Siglo de Oro. 2021 (Parecer)
    • BORGHI, G. L. N. . O lugar das amadas na construção da vida camoniana: notas para a leitura da ?Vida do Poeta? (1639), de Manuel de Faria e Sousa. 2024 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . ?Disposiciones poéticas y políticas de la poesía de Miguel de Cervantes: una propuesta de lectura de las canciones sobre la Armada Invencible?. 2024 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . ?Cortesanía y prácticas letradas en el Siglo de Oro. 2024 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . ?Lament, elegy and politics: a lecture of the ?Elegía al Duque de Alba?. 2024 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Oráculo manual y arte de prudencia (1647), de Baltasar Gracián. 2024 (Conferência)
    • BORGHI, G. L. N. . Antimaquiavelismo, razón de Estado y formación del príncipe en el Tratado de la religión y virtudes que debe tener el príncipe cristiano... (1595), de Pedro de Ribadeneyra. 2023 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Olavo Bilac e a poesia entre o passado e o futuro. 2023 (Conferência)
    • BORGHI, G. L. N. . Loucura, Engenho e Agudeza. 2023 (Outra)
    • BORGHI, G. L. N. . «La unidad teológicopolítica del Oráculo manual y arte de prudencia (1647), de Baltasar Gracián: una lectura del aforismo 229». 2023 (Congresso)
    • BORGHI, G. L. N. . O gênero 'vida' e sua recepção ibérica nos séculos XVI e XVII. 2023 (Conferência)
    • BORGHI, G. L. N. . La recepción de la Poética de Aristóteles en el Siglo de Oro: imitación y metáfora en la Philosophía antigua poética (1596) de Alonso López Pinciano. 2022 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . ?La poesía bajo los Austrias: comentarios de los sonetos ?Al túmulo del Rey Felipe II en Sevilla? y ?Soneto a la Reina Isabel II?, de Miguel de Cervantes. 2022 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Humanismo cristiano y sabedoria estoica en los diálogos Educatio y Praecepta educationis (1538) de Luis Vives. 2022 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Os modelos de imitação do 'Oráculo manual y arte de prudencia' (1647), de Baltasar Gracián. 2022 (Simposio)
    • BORGHI, G. L. N. . A comédia palatina e a sociedade de corte espanhola: El Vergonzoso en Palacio (1624), de Tirso De Molina. 2021 (Congresso)
    • BORGHI, G. L. N. . ?Cuelgan racimos de ángeles, que enrizan?: agudeza e engenho nas rimas de Lope de Vega,. 2020 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Poesia, política e louvor na canção heroica 'De la armada que fue a Inglaterra' de Luis de Góngora. 2020 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Entre a razão e a loucura: elementos quixotescos na obra de Machado de Assis. 2020 (Conferência)
    • BORGHI, G. L. N. . A recepção d??Os Lusíadas? nas letras espanholas do Século de Ouro: ?La Jerusalén Conquistada? (1609), de Lope de Vega. 2019 (Seminário)
    • BORGHI, G. L. N. . Política, retórica y oratória: Maquiavelismo y antimaquiavelismo en España de los siglos XVI y XVII. 2019 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . 'El modo de escribir italiano': imitación poética en España del siglo XVI'. 2019 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Além dos movimentos literários: por uma nova abordagem do ensino de literatura. 2019 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . A Crisis Segunda do Criticón (1651) e El gran tetro del mundo (1655): o Theatrum mundi na novela de Gracián e no auto sacramental de Calderón. 2019 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . O conceito de agudeza em letras espanholas e italianas: Baltasar Gracián e Emanuele Tesauro. 2019 (Conferência)
    • BORGHI, G. L. N. . Quevedo e a arte de governar: notas para a leitura de um soneto. 2018 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . 'Sob as margens do Cânone: a filosofia em Dom Quixote de la Mancha. 2018 (Conferência)
    • BORGHI, G. L. N. . Sobre a arte retórica portuguesa no início do século XVIII: a noção de engenho na obra Nova Arte de Conceitos (1718-1721), de Francisco Leitão Ferreira. 2018 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Sobre a imitação de Cicero no século XV: as epístolas de Pico Della Mirandola e Ermolao Barbaro. 2018 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Aspectos da ilustração em preceptivas portuguesas. 2017 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . A noção de Engenho na obra Nova Arte de Conceitos, de Francisco Leitão Ferreira. 2017 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . A noção de engenho na Nova arte de conceitos, de Francisco Leitão Ferreira. 2016 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Tradição clássica e narrativas de cavalaria no Orlando Furioso. 2016 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Considerações sobre a 'Oscurità' de Dante no Della Perfetta Poesia Italiana, de L. Muratori. 2015 (Comunicacao)
    • BORGHI, G. L. N. . Literatura Espanhola em Três Tempos (séculos XVII, XIX e XX). 2022
    • BORGHI, G. L. N. . Seminário: 'Para além da Commedia: a produção letrada e filosófica de Dante Alighieri'. 2021
    • VIEIRA, M. A. C. ; CHAUVIN, J. P. ; BORGHI, G. L. N. . Entrevista com Juan Diego Vila (Universidad de Buenos Aires). 2024
    • CASINI, M. C. ; BORGHI, G. L. N. . I Dantedì na USP: lembrando Dante Alighieri nos 700 anos de sua morte. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • CASINI, M. C. ; BORGHI, G. L. N. . XXIII Settimana della Lingua Italiana nel mondo (16-22 di ottobre) "L'italiano e la sostenibilità" e "Centenario di Italo Calvino 1923 - 2023". 2023 ()
    • BORGHI, G. L. N. . Entre espelhos, tratados e aforismos: a prosa de corte espanhola do Século de Ouro. 2023 (Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • BORGHI, G. L. N. . 'Coordenadas generales de la literatura del Siglo de Oro'. 2023 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VIEIRA, M. A. C. ; BORGHI, G. L. N. . Cervantes Plural. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • BORGHI, G. L. N. . Introdução à Literatura Espanhola do ?Século de Ouro. 2024 (Universidade Federal de São Carlos)
    • BORGHI, G. L. N. . Os clássicos entre o passado e o futuro: Calvino e Hannah Arednt. 2017 (Faculdade Campos Sales)
    • BORGHI, G. L. N. . Introdução à literatura espanhola: o 'Século de Ouro'. 2019 ()
    • BORGHI, G. L. N. . Agudeza, engenho e discrição: uma introdução à obra de Baltasar Gracián. 2023 (Secretaria de Cultura e Extensão, FFLCH, USP)
    • BORGHI, G. L. N. . Leituras Poéticas e Retóricas do Dom Quixote (1605, 1615), de Miguel de Cervantes. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGHI, G. L. N. , CORREA, P. C. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim.
    • Nome do projeto: Estudo da noção de engenho na preceptiva Nova Arte de Conceitos (1718 - 1721), de Francisco Leitão Ferreira (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGHI, G. L. N. .
      Descrição: Estudo da noção de engenho, fundamental para as práticas retórico-poéticas, em na preceptiva Nova Arte de Conceitos, de Francisco Leitão Ferreira. Breve apresentação dos principais conceitos-chave da arte retórica, bem como dos principais textos e rétores. Descrição da noção de engenho e sua relação com as demais, como agudeza e prudência. Apresentação de dados biográficos do preceptista português.
    • Nome do projeto: [Grupo de Pesquisa - CNPq] - A tradição literária italiana (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGHI, G. L. N. , CASINI, M. C. .
      Descrição: O grupo de pesquisa apresenta apresenta, como proposta fundamental, ampliar e aprofundar os estudos da literatura italiana, no Brasil, por meio de traduções, publicações, eventos, simpósios e congressos. Inicialmente focado na produção do poeta Dante Alighieri, o grupo expande seus horizontes para o estudo das letras italianas, de sua recepção e de seus contatos e diálogos com as antigas e vernaculares. Endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1652620496025437Site do Grupo: tli.fflch.usp.br
    • Nome do projeto: Letras, Retórica, Poética e Outras Artes, séculos XVII, XVIII, XIX (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGHI, G. L. N. , CHAUVIN, J. P. .
      Descrição: Projeto vinculado ao Centro de Estudos das Culturas e Literaturas de Língua Portuguesa (CELP/FFLCH, USP). Há crescente interesse nos estudos de caráter interdisciplinar, que envolvem literatura, história, sociologia e antropologia, dentre outros aportes. O objetivo inicial é favorecer a interlocução entre colegas oriundos de diversas instituições de ensino, que possuam pesquisas relacionadas ao período (século XVII ao XIX), o CELP e o Programa de Pós-Graduação Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, sediado na FFLCH (USP). Futuramente, espera-se agregar pesquisadores de instituições do exterior..
    • Nome do projeto: Exames de proficiência em língua estrangeira para programas de pós-graduação da UFSCar (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BORGHI, G. L. N. , Brito, Luiz André Neves de .
    • BORGHI, G. L. N. . Avaliador(a) do 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.. 2022 - Avaliação
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Letras - Latim
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Os Lusíadas e a Eneida - comparando dois cantos.
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2023
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Centro Universitário FECAP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2019 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual para os três anos do Ensino Médio.
        Outras informações: Professor
    • Revista Desassossego:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Escola Internacional de Alphaville:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professor
    • Hipogrifo. Revista de literatura y cultura del Siglo de Oro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Escola Beit Yaacov:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2022 ).
        Outras informações: - Professor IB-DP de Língua e Literatura - 2o ano do Ensino Médio. - Professor de Língua Portuguesa e Literatura - 2o ano do Ensino Médio.
        Outras informações: IB-DP Language and Literature Teacher
    • ABEHACHE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • CARACOL (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - 2024 ).
        Outras informações: - 2023/2 Disciplinas: Literatura Hispano-Americana: do Barroco ao ModernismoLiteratura Hispano-Americana do Século XX- 2024/1 DisciplinasMatrizes da Literatura EspanholaIntrodução à obra de Miguel de Cervantes: Dom QuixoteLiteratura Espanhola dos séculos XIX e XX.
        Outras informações: Professor Substituto - Literaturas Hispânicas
    • Colégio Renascença:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Revista Sala Preta Eletrônica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
    • Revista Entrecaminos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).