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Edilene Coffaci de Lima

    • Possui mestrado (1994) e doutorado (2000) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo . Em 2008 esteve como pós-doutoranda na Universidade de Paris X (Ouest-Nanterre) e em 2015 cumpriu mais um período de pós-doutoramento, na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena.

       

      Links:    

    • Etnologia Indígena
    • Saberes, memórias e territorialidades
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    • LIMA, E. C. ; OLIVEIRA, J. E. . Remoções forçadas de grupos indígenas no Brasil republicano. Londrina : Universidade Estadual de Londrina , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
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    • LIMA, E. C. ; FERNANDES, Ricardo Cid ; SMILJANIC, Maria Inês . Uma antropologia engajada: entrevista com Terence Turner. Curitiba : Campos. Revista de Antropologia Social , 2008 (Entrevista)
    • LIMA, E. C. . A economia dos Mbya-Guaranis: trocas entre homens e entre deuses e homens na ilha da Cotinga. Curitiba : Secretaria da Cultura, Impressa Oficial , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • LIMA, E. C. . Kulijaman, Mataliwa & Camargo, Elliane. Kaptëlo. L'origine du ciel de case et du roseau à flèches chez les Wayana (Guyane). Paris, CTHS-GADEPAM, 2007.. São Paulo : Revista de Antropologia , 2007 ((Resenha))
    • LIMA, E. C. ; SMILJANIC, Maria Inês . Júlio Cezar Melatti: etnógrafo e divulgador da Antropologia. Curitiba : Campos , 2006 (Entrevista)
    • LIMA, E. C. . Coisas de Índio. Curitiba : Campos , 2005 (Tradução)
    • LIMA, E. C. ; PINTO, Márnio Teixeira . Roque Laraia. Entre a antropologia e o indigenismo: reflexões sobre uma trajetória.. Curitiba : Campos , 2001 (Entrevista)
    • LIMA, E. C. ; SENA, Vera Olinda . Posfácio Noke Shoviti. Rio Branco : Editora Poroga , 2000 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • LIMA, E. C. . Erros repetidos: a pavimentação da BR-364 e os Katukina. Curitiba : Campos. Revista de Antropologia Social. , 2001 (Texto informativo)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Revista Mundaú. 2018 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Integrante da Comissão da área de Antropologia e Arqueologia de avaliação de recursos à Avaliação Quadrienal da CAPES. 2017 (Assessoria)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Revista de Antropologia (USP). 2017 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO). 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Aceno (UFMT). 2017 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Cadernos de Campo (USP). 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / R@u. Revista de Antropologia. 2016 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Os Xetá: extraviados, sobreviventes, vivos?. Relatório da Comissão Estadual da Verdade. 2015 (Assessoria)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / VIvências. 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Revista de Antropologia (USP). 2015 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Ciência Hoje. 2014 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2013 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc / Anuário Antropológico. 2013 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc CAPES - participação em evento no exterior. 2012 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc Campos. Revista de Antropologia Social. 2011 (Parecer)
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    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc Campos. Revista de Antropologia Social. 2010 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer CAPES - doutorado no exterior. 2011 (Parecer)
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    • LIMA, E. C. . Parecer CNPq - evento no exterior. 2010 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc Anthropologicas. 2009 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Pareceres FUNDECT-MS. 2009 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Pareceres ad hoc CNPQ. 2009 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Pareer ad hoc para Campos, Revista de Antropologia Social. 2009 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para FUDECT-MS. 2007 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para Editora da UFPR. 2007 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer para a revista Meio Ambiente e Desenvolvimento.. 2006 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer para a Campos. Revista de Antropologia Social.. 2006 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer para revista Mediações. 2004 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer para Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2005 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para a Fundação Araucária. 2000 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para a CAPES. 2003 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para a FAPEAL. 2003 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para a Editora da UFPR. 2001 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para a Revista de Antropologia (USP). 2001 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Parecer ad hoc para a Revista de Antropologia (USP). 2003 (Parecer)
    • LIMA, E. C. . Revisão do Componente Indígena do EIA-RIMA da BR-364. Katukina dos rios Campinas e Gregório. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • LIMA, E. C. . Perícia Antropológica sobre o Parque Nacional da Reserva do Divisor - rios Môa e Azul (Acre). 1993 (Relatorio_tecnico)
    • LIMA, E. C. . Sobre indígenas exilados, e vice-versa: pensar com Clastres, comunicação proferida no evento A atualidade do pensamento de Pierre Clastres. 2017 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . Como se estabelecem fronteiras? Sobre disciplinas, etnias e territórios. Conferência de encerramento apresentada no XXIV Congresso da Associação Nacional Junguiana do Brasil: Fronteiras.. 2017 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . Raptos, envenenamentos, remoções forçadas e outras práticas violentas dirigidas aos povos indígenas no Brasil, apresentado na Mesa Redonda Povos Indígenas e Populações Tradicionais, que teve lugar no Seminário de Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná. 2016 (Seminário)
    • LIMA, E. C. ; Pacheco, Rafael . Povos Indígenas e Justiça de Transição: passado, presente e futuro do extermínio indígena no Brasil republicano. Apresentado no GT Povos indígenas e violação dos direitos dos pvoos indígenas. 2016 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . Deslocamentos compulsórios de populações indígenas no período militar: especulações primeiras. Comunicação apresentada na XI Reunião de Antropologia do Mercosul.. 2015 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . Antropologia dos objetos e curadoria compartilhada a partir de uma experiências com os Katukina. Comunicação apresentada em Mesa Redonda no II Colóquio de Antropologia da UFMT. 2015 (Outra)
    • LIMA, E. C. . O kampô como um objeto técnico? De volta a Cuiabá. Conferência de encerramento no II Colóquio de Antropologia da UFMT. 2015 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . O Kãchi no MAE/UFPR: sobre a efemeridade das formas e a perenidade das pedras. Comunicação apresentada na Mesa Redonda 'Experiênias e Reflexões sobre curadorias compartilhadas' no I Seminário de Etnologia e Museus da UFPR.. 2015 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . O Kampô enquanto coisa: objeto ou técnica. Comunicação apresentada na Mesa Redonda 'Objetos e Técnicas', no III Seminário de Antropologia da UFSCar. 2014 (Seminário)
    • LIMA, E. C. . 'Retorno não existe': expectativas, insatisfações e incertezas no trabalho de campo. 2014 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . Aonde leva o desenvolvimento? Dez anos da pavimentação da BR-364 na Terra Indígena Katukina, Acre, Brasil. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais. Trabalho apresentado no Seminário Políticas Culturais e Povos Indígenas. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . 'Nosso conhecimento vale ouro' ou sobre o valor do trabalho de campo. 2012 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . As muitas transformações do kampô katukina. 2011 (Simposio)
    • LIMA, E. C. . "A gente é que sabe": a "cultura" a partir do kampô entre os Katukina (pano). 2010 (Congresso)
    • LIMA, E. C. . Qui sont les Katukina? A propos de quelques transformations (Amazonie bresilienne) / Seminaire des Americanistes. 2008 (Seminário)
    • LIMA, E. C. . Les Katukina, le kampo et la 'culture' / Conference de la Société des Américanistes. 2008 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . Conhecimentos tradicionais e educação escolar indígena: apontamentos a partir do caso kampô dos Katukina. 2006 (Outra)
    • LIMA, E. C. . Kampu, kampo, kambô. Transformações do uso do sapo-verde entre os Katukina.. 2005 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . Revisão do Componente Indígena do EIA/RIMA da BR-364 - Katukina das TIs do rio Campinas e rio Gregório. 2001 (Seminário)
    • LIMA, E. C. . Quem tem a palavra: notas sobre o xamanismo katukina. 1998 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . Paixões do corpo e intervenções terapêuticas: descompassos entre as concepções katukina (pano) e ocidental. 2002 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . Índios no Brasil: 500 anos de Transição?. 1999 (Conferência)
    • LIMA, E. C. . Cobras, xamãs e caçadores na cosmologia katukina. 2000 (Comunicacao)
    • LIMA, E. C. . O simbolismo das serpentes entre os Katukina (pano). 1997 (Congresso)
    • LIMA, E. C. . Situação dos povos indígenas e comunidades tradicionais, concedida à AMAPAR - Associação de Magistrados do Paraná. 2017 Rádio e Internet
    • LIMA, E. C. ; KATUKINA, N. R. . Kãchi Katukina no UFPR Notícias. 2015 TV da UFPR
    • LIMA, E. C. ; FERNANDES, Ricardo Cid . Etnologia Indígena: abordagens contemporâneas. 2003 (Núcleo de Estudos Ameríndios - PPGAS/UFPR)
    • LIMA, E. C. ; Coelho de Souza, Marcela S. ; CUNHA, M. C. . Coordenação do GT Conhecimento, criatividade e os efeitos dos direitos intelectuais e culturais entre povos amazônicos. 2010 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • LIMA, E. C. ; GRUPIONI, D. F. . Coordenação do Simpósio Temático Redes Ameríndias: sujeitos, saberes e discursos. 2010 (34 Encontro Anual da ANPOCS)
    • LIMA, E. C. ; CARID NAVEIRA, M. ; BEVILAQUA, Ciméa Barbato ; GUERIOS, Paulo R. ; MACAGNO, Lorenzo ; PÉREZ GIL, L. ; MUNIAGURRIA, L. . Comissão organizadora / comitê acadêmico da IX Reunião de Antropologia do Mercosul. 2011 (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social)
    • LIMA, E. C. ; ANDRELLO, G. ; GALLOIS, D. . Coordenação do GT Conhecimento, criatividade e os efeitos dos direitos culturais e intelectuais entre povos amazônicos. 2012 (ABA)
    • LIMA, E. C. ; FERNANDES, Ricardo Cid ; SCOTT, R. P. ; BARRETTO FILHO, H. T. ; OLIVEIRA, R. ; ZEA, E. S. ; BRONZ, D. ; RAMOS, L. ; MOTA, L. T. ; GÓES, Paulo Roberto Homem de . Fórum Permanente sobre Desenvolvimento - Seminário Antropologia e Desenvolvimento. 2013 (PPGAS/UFPR e ABA)
    • LIMA, E. C. ; KATUKINA, N. R. ; KATUKINA, F. S. S. ; ROSATTO, Márcia . Kãchi Katukina. 2015 (Universidade Federal do Paraná)
    • LIMA, E. C. ; Biesek, Kátia ; Chinda, Luciano . Colóquio José Loureiro Fernandes (1903-1977), 40 anos depois: Um balanço de suas contribuições. 2017 (Departamento de Antropologia e Centro de Estudos Bandeirantes)
    • LIMA, E. C. ; Pereira, Levi Marques ; LIma, Daniela ; Baines, Stephen . Coordenação da MR Remoções de Grupos Indígenas no Brasil republicano, no 41° Encontro Anual da ANPOCS. 2017 (ANPOCS)
    • LIMA, E. C. ; ROSATTO, Márcia . Coordenação do GT Antropologia dos Objetos, Patrimônio e Museus na IX Semana de Antropologia e Arqueologia da UFPR. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR)
    • LIMA, E. C. ; Biesek, Kátia ; Chinda, Luciano . Os Xetá e seus acervos: antropologia, história e arqueologia. 2018 (Programa de Pós-Graduação em Antropologia)
    • LIMA, E. C. ; Córdoba, Lorena . Coordenação do GT 10 Os outros dos outros: relações interétnicas na etnologia sulamericana. 2009 (Universidad Nacional de San Martín y Instituto de Altos Estudios Sociales)
    • Nome do projeto: Populações indígenas do alto rio Juruá e a biodiversidade: acompanhamento do Projeto Kampô do Ministério do Meio Ambiente (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. C. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo acompanhar e avaliar as repercussões sociológicas da execução do Projeto Kampô , organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) a partir de uma solicitação dos índios Katukina, falantes de uma língua pano, localizados na região do alto Juruá (AC). Os Katukina chamam de kampô o anuro Phyllomedusa bicolor, do qual usam a secreção principalmente como um estimulante cinegético. Nos últimos cinco anos, o uso da secreção do kampo disseminou-se nos centros urbanos e os Katukina solicitaram ao MMA a proteção de seus conhecimentos tradicionais. Dado que os conhecimentos e o uso da secreção da Phyllomedusa bicolor são partilhados com outros grupos indígenas do sudoeste amazônico, o "Projeto Kampô" (do MMA) será desenvolvido também entre os Kaxinawá e Yawanawá. A equipe é integrada por médicos, herpetólogos, biólogos moleculares e antropólogos..
    • Nome do projeto: Os Katukina, o kampô e a "cultura" (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. C. , GÓES, Paulo Roberto Homem de .
      Descrição: Desde 1925 é conhecido o uso que grupos indígenas da região do alto rio Juruá fazem da secreção da rã Phyllomedusa bicolor. Nos últimos anos, inicialmente através de um seringueiro que, nos anos 1960, aprendeu a servir-se do kampô entre os Katukina e, posteriormente, através de membros das religiões ayahuasqueiras, o kampô ganhou espaço no meio esotérico e difundiu-se em diversas cidades brasileiras ? e mesmo além da fronteira nacional. Neste projeto, de cunho teórico e etnográfico, busco formular uma análise das recentes transformações do uso do kampô entre os Katukina, com base numa reflexão sobre como essa difusão urbana do uso da secreção entre populações não-índias afeta e interage com as concepções nativas. Desde o início da popularização do kampô no meio urbano, as populações indígenas usuárias da secreção do kampô (que inclui, entre outras, os Katukina, Yawanawa, Kaxinawa, Yaminawa e Marubo), regionalmente, e os Katukina, especificamente, estão às voltas com novos problemas que, entre outras coisas, reportam a uma discussão sobre a propriedade e o manejo social desse conhecimento, e sobre o estatuto da autoridade nativa, dentro e fora de suas aldeias.
    • Nome do projeto: Intellectual and cultural rights protection on traditional people and traditional knowledge. Case studies in Brazil (2008 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. C. , CUNHA, M. C. , EMPERAIRE, L. , GÓES, Paulo Roberto Homem de , GALLOIS, D. T. , Andrelo, Gerldo , Coelho de Souza, Marcela S. .
      Descrição: This project aims at generating an understanding by all stake-holders involved and particularly traditional people of the effects not to be confused with simply financial returns - of a regime of intellectual and cultural rights on the lives of traditional people and their continued production of knowledge, based on a number of Brazilian case-studies. Such case studies will be selected to highlight the effects of state policies, of forums of decision and of contracts dealing with TK and should be chosen among the so-called failures as well as the alleged successes. We will consider cultural as well as intellectual rights, since instruments pertaining to one and the other of these rights have been called upon by traditional people. We have chosen for leading the case studies experienced researchers with long-standing knowledge of the people they will work with. Activities will consist of straightforward ethnography, annual meetings and a final symposium. The results of this investigation would be submitted to the people concerned. They would translate into a video and a publication in a creative commons regime that would help traditional communities representatives appraise the consequences on their peoples lives and knowledge of adopting different policies or varieties of intellectual and cultural rights. They would also translate into a symposium focusing on Brazil for promoting a forum that would foster information, dialogue and innovative institution building involving all parties concerned, namely traditional people and their organizations, the academy and research institutions, different sectors of government and the industry.
    • Nome do projeto: Um mundo de ?coisas?, ou sobre as transformações katukina (pano) (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. C. .
      Descrição: Este projeto inscreve-se em um esforço de tratar teórica e etnograficamente a simultaneidade e imbricação de dois processos em curso entre os Katukina (de língua pano) a partir do início deste século: as transformações que sucederam a popularização do uso do kampô (Phyllomedusa bicolor) no meio urbano concomitante à pavimentação da BR-364 que imprimiu profundas transformações no dia-a-dia do grupo. Neste sentido, interessam-me os efeitos sociológicos e conceituais que se processam entre os Katukina no contexto contemporâneo. A ideia é seguir neste esforço a partir dos materiais sobre o kampô, mas também a partir de um escopo mais amplo, buscando abordar parte do vocabulário relativo às formas de aprender e a transmissão de conhecimentos, e em que medida são vigentes e passam por inovações no contexto contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscarei explorar as novas práticas de consumo dos Katukina e suas elaborações em torno do ?perder?, verbo recorrente quando se discutem os conhecimentos tradicionais, o patrimônio material e imaterial e a valorização cultural, mas sobre o qual eles têm suas próprias interpretações. Nos dias de hoje, com as notáveis mudanças incrementadas a partir da pavimentação da BR-364, um discurso que evoca a perda se faz ainda mais freqüente e acompanho os Katukina em suas elaborações que não deixam de imprimir alterações àquela que reconhecem como sendo sua própria tradição.
    • Nome do projeto: Idas e vindas: territórios indígenas e deslocamentos compulsórios no período militar (1964-1985) (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. C. .
      Descrição: Em meados de 2013 veio a público aquele que ficou conhecido como Relatório Figueiredo, organizado pelo procurador Jader Figueiredo em 1967, peça fundamental na decisão de extinguir o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), com a consecutiva criação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O conjunto documental, que estava desaparecido há mais de 40 anos, ultrapassa 7 mil páginas, nas quais se plasmam relatos de fraudes e roubos do patrimônio indígena, intimidações, ameaças, torturas, envenenamentos e assassinatos de populações indígenas localizados de norte a sul do país. A violência permanecia presente entre populações indígenas localizadas no Centro-Oeste e Norte e buscava-se subtrai-las do caminho, pois supostamente "desconhecidas" não deixariam pistas de seu trágico destino, como parece ter sido tentado com os Tapayuna e, em diferentes proporções, também com os Kaiabi, os Waimiri-Atroari e os Panará, entre outros. Os deslocamentos forçados, expediente recorrente à época, não são, contudo, reservados apenas àqueles recém-contatados. Grupos contatados há muito, mas mesmo assim fragilizados diante do poderio militar, como pode ser pensado o caso dos Ofaié-Xavante, que também foram forçosamente deslocados: localizados no alto Paraná, na margem direita do mesmo rio (na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso), mas deslocados, em 1978, para a Serra da Bodoquena, no interior do território kadiwéu - transferidos compulsoriamente, portanto, do sudeste para o noroeste sulmatogrossense. Em qualquer das alternativas, tratar-se-ia de "abrir" terras para forjar ali uma nova ocupação. No caso tanto dos Kaiabi quanto dos Ofaié, o inconformismo e a inadaptação em terras de outros forçaram, após algum tempo, longas jornadas de volta - pouco mais de setecentos quilômetros vencidos a pé, no caso do último grupo mencionado - ao antigo território. Não faltam relatos de tão brutal violência na história das populações indígenas no Brasil e o que se pretende com o projeto que ora se apresenta não é apenas expor os descalabros, mas sobretudo conhecer a documentação relativa a período tão recente e oculto, senão escondido, de nossa história. A investigação de tal documentação, em grande parte já reunida pelo projeto Armazém da Memória (www.armazemdamemoria.com.br) e também disponível no Arquivo Nacional, seguramente irá proporcionar a construção de um melhor entendimento da história indígena recente.
    • Nome do projeto: Documentos dispersos: os Xetá e seus acervos (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. C. , Pacheco, Rafael , ZILLI, A. C. F. , LEITE, G. C. T. .
      Descrição: Na metade do século passado, os Xetá (conhecidos na literatura também como Setá, Chetá, Hetá, Aré e Ñadereta, entre outros), grupo indígena de língua tupi-guarani, fragilizado demograficamente e violentado de diferentes maneiras, teve consolidado o contato com os brancos, na Serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Por meio envenenamentos, remoção forçada, raptos de crianças e mortes, os brancos, a partir da frente cafeeira que adentrou o território do grupo, fizeram com que os Xetá sucumbissem nos primeiros anos de contato efetivo, tendo sofrido uma severa redução demográfica. As informações colecionadas pelos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná ? Kozák, como cinetécnico, e Loureiro Fernandes como professor de Antropologia ? são hoje ainda fundamentais para entender o que se passou no trágico enredo que tragou os índios. Interagindo com os Xetá e com seus colonizadores, ambos legaram importantes registros (artigos, cadernetas de campo, cartas, mapas, fotos, filmes e objetos recolhidos em campo) etnográficos que, no decurso do tempo, foram se convertendo em registros históricos, dado que permitem marcar seja o contato com os brancos sejam as direções que tomaram os sobreviventes dos Xetá após a usurpação de seu território. Vivendo como exilados desde a efetivação do contato, em anos recentes, jovens lideranças organizaram-se e passaram a reivindicar a demarcação de seu antigo território. Neste novo contexto, tornaram-se decisivos os antigos registros produzidos pelos dois autores mencionados (além de outros), depositados, principalmente, em instituições museais ? o Museu Paranaense (MPR), o Centro de Estudos Bandeirantes (CEB) e o Museu Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR) ? para o encaminhamento de suas reivindicações. Buscarei neste projeto aprofundar o tratamento dos documentos produzidos por Loureiro Fernandes e Kozák, ambos falecidos na década de 1970, indicando, sobretudo, as diferenças na forma como fizeram seus registros e, ao mesmo tempo, como esses vêm servindo, aos novos pesquisadores e aos próprios indígenas, a fins políticos: seja com vistas à demarcação do antigo território xetá ? processo que ainda não foi concluído pelo Estado ? seja o reconhecimento da memória da violência sofrida pelo grupo. Pretende-se, assim, detalhar e desenvolver a ideia de Leopold (2008), sobre ?a segunda vida? dos registros etnográficos, quando materiais obtidos em campo extrapolam os fins pelos quais foram originalmente concebidos.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: Tutela e controle: relações de poder na reserva indígena Barão de Antonina (PR)
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: Université de Paris X, Nanterre
        Ano de conclusão: 2008
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Campos (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
    • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • CAMPOS (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).