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Egisvanda Isys de Almeida Sandes

    • É Doutora pela Universidade de São Paulo (2010), em Fonética e Fonologia do espanhol e análise das dificuldades dos alunos brasileiros aprendizes de E/LE. É Magíster pela Universidad Nacional Española (UNED) e pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) de Madri (2009), com pesquisa na mesma área e, Mestre pela Universidade de São Paulo (2004), com pesquisa sobre aquisição e aprendizagem dos estudantes brasileiros de E/LE durante a construção de orações subordinadas adverbiais introduzidas por preposição do espanhol e a presença do infinitivo flexionado do português. Atualmente é professora na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Foi professora substituta na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo de agosto de 2011 a junho de 2012, ministrando aulas de língua espanhola e práticas orais em língua espanhola e possui experiência no ensino superior em outras universidades. Tem ministrado cursos de Língua Espanhola, Português como Língua Estrangeira, Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras, Fonética e Fonologia da língua espanhola, Análise de Erros, Aspectos Contrativos na aquisição/aprendizagem da língua espanhola pelo aluno brasileiro e de tradução e aspectos da tradução em cursos de Pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Apresentou vários trabalhos em Congressos específicos e possui várias publicações, tanto em cadernos de resumos, como em atas e revistas das áreas afins. É consultora na área de ensino/aprendizagem da língua espanhola a brasileiros e para análise do livro didático no ensino de E/LE. Além disso, orientou vários Projetos de Iniciação Científica (PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC e TGI) nas áreas mencionadas anteriormente.

       

      Links:    

    • Aquisição dos aspectos fônicos em E/LE e questões de fonética e fonologia do espanhol e do português
    • Criatividade e Inteligências
    • Aquisição/aprendizagem de E/LE
    • O ensino da língua espanhola no Brasil
    • Estudos culturais: Mundo Hispânico e Brasil
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Amor altruista y egoísta - una lectura del poema 'Me basta así de Ángel González Revista Pandora , v. 1 , p. 01 - 07 , 2013. ISSN: 21753318.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . O corpo como salvação: discussão sobre um poema de Pedro Salinas Revista Pandora , v. 35 , p. 01 - 11 , 2011. ISSN: 21753318.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Flege e o modelo de análise da fala: uma forma de análise da percepção e produção dos sons da LE e alguns exemplos com estudantes brasileiros de E/LE Revista trama (UNIOESTE. Online) , v. 6 , p. 57 - 73 , 2010. ISSN: 19814674.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Nuances : a presença da música brasileira na cultura espanhola e vice-versa uma entrevista com Fernando de La Rua Revista TRAMA Interdisciplinar , v. 1 , p. 142 - 146 , 2010. ISSN: 21775672.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Louise Labé: uma intelectual e um "eu lírico feminino" em uma harmoniosa articulação do discurso amoroso Revista Pandora , v. 16 , p. 01 - 06 , 2010. ISSN: 21753318.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Produção interlinguística de estudantes brasileiros de E/LE do som aproximante /β̞/ da língua espanhola Intercâmbio - Revista do Programa de Estudos de Pós-Graduados em Línguística Aplicada e Estudos da Linguagem , v. 22 , p. 1 - 24 , 2010. ISSN: 2237759X.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . O infinitivo flexionado no processo de aprendizagem do espanhol como L2 Todas as Letras (São Paulo. Impresso) , v. 3 , p. 37 - 44 , 2001. ISSN: 15171000.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . O corpo fala em LÍNGUA ESTRANGEIRA. Corpo IN Forma (e-book), v. 1, p. 164 - 175, 2014.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . ADQUISICIÓN Y APRENDIZAJE DE LOS SONIDOS NASALES DE LA LENGUA ESPAÑOLA EN ESTUDIANTES BRASILEÑOS DE ELE. El Español Global, v. 1, p. 237 - 252, 2014.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; Guedes, A. D. G. ; FARIA, M. F. . Fluidez e Criatividade: a percepção e a expressão corporal na dança e na música. Crisálida: o despertar da criatividade, v. , p. 65 - 92, 2010.
    • SCHAUN. A. ; LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A força da Mulher na música hispânica. Gênero, Mídia e Sociedade, v. , p. - , 2007.
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Ironia ou humor, estereótipos ou representações culturais? - propagandas da quilmes sobre a presença da Argentina em grandes campeonatos. In: Cinelli - Congresso Internacional - Estudos do Léxico e suas interfaces , 2014 , Araraquara. Caderno de Resumos. Araraquara : FCLar/Unesp, 2014. p. 220 - 220.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Transcrição Fonética em Dicionários e Guias de Conversação: analisando escolhas. In: Cinelli - Congresso Internacional - Estudos do Léxico e suas interfaces , 2014 , Araraquara. Caderno de Resumos. Araraquara : FCLar/Unesp, 2014. p. 69 - 69.
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Teorías y modelos de adquisición y aprendizaje de los sonidos de una LE y un breve análisis de las dificultades de los estudiantes brasileños de E/LE. In: III Simposio Internacional de Lengua Española , 2010 , São Paulo. Actas del III Simposio Internacional de Lengua Española (no prelo). : Instituto Cervantes, 2010.
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La enseñanza de la lengua española en Brasil y la obligatoriedad - las orientaciones curriculares, la formación del profesor y el mercado de trabaho. In: I Congresso Pernambucano de Espanhol , 2007 , Recife. Anais do I Congresso Pernambucano de Espanhol. : , 2007. p. 1 - 5.
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Uma marca da lingua materna: a presença do infinitivo flexionado na aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. In: 9º Congresso Basileiro de Língua Portuguesa , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo, SP : IP-PUC/SP, 2002. p. 37 - 37.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Algunos puntos importantes para el estudio de la aquisicion/apredizaje de Español/Lengua Extranjera por hablantes de portugués. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2002. p. 50 - 50.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Usando el método comunicativo: una propuesta de trabajo. In: IX Encontro de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo , 2002 , São Paulo. Español/ Estamos preparados. Assis, SP : UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Depto. de Letras Modernas, 2002. p. 30 - 30.
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Rádio Show - Aprenda inglês com um programa de rádio. São Paulo : Martins Fontes , 2011 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Fréquence - Aprenda francês com um programa de rádio. São Paulo : Martins Fontes , 2011 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Word Up! - Dicionário de gírias inglês/português. São Paulo : Martins Fontes , 2011 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Japonês para o dia a dia. São Paulo : Martins Fontes , 2010 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . À donf! Dicionário de gírias francês/português. São Paulo : Martins Fontes , 2011 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Chinês para o dia a dia. São Paulo : Martins Fontes , 2009 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Russo para o dia a dia. São Paulo : Martins Fontes , 2009 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Inglês para o dia a dia. São Paulo : Martins Fontes , 2009 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Francês para o dia a dia. São Paulo : Martins Fontes , 2009 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LIMA, C.A.L. . Espanhol - Guia de Conversação. São Paulo : Livraria Martins Fontes Editora , 2006 (Tradução)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A Tope: dicionário de gírias Espanhol-português. 2013 (Assessoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Don't Get me Wrong: mil expressões para falar inglês como um nativo. 2013 (Assessoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Espanhol Essencial. 2013 (Assessoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Congresso de Iniciação Científica. 2014 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revista do GEL. 2014 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revista Internacional de Humanidades. 2014 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revista Internacional de Humanidades. 2014 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Congresso de Iniciação Cientifica. 2014 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Membro do Comitê Científico da XIV Semana de Filosofia. 2013 (Outra)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Journal of Speech Sciences. 2012 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revisão Técnica e Tradução da documentação da Academia Grupo Sanofi. 2013 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revisão Técnica e Tradução da documentação da Empresa RH Merial. 2013 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Tradução e Revisão Técnica para o espanhol do software i-UroLi do Sistema de urodinâmica Dynapck. 2013 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Tradução e Revisão técnica ao espanhol sobre o equipamento médico para o sistema de Fluoroscopia para Litotripsia Extracorpórea. 2013 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Legendagem - vídeos da RH Merial. 2013 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Língua Espanhola VII (Caderno Didático - no prelo). 2012 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Língua Espanhola V (Caderno Didático). 2011 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Língua Espanhola VI (Caderno Didático). 2011 (Consultoria)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . 2 Pareceres técnico científicos "ad hoc pro honorem". 2007 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Parecer técnico científico "ad hoc pro honorem". 2009 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Parecer técnico científico "ad hoc pro honorem". 2010 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Parecer técnico científico "ad hoc pro honorem". 2011 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Parecer técnico científico "ad hoc pro honorem". 2008 (Parecer)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Poesia e filosofia: transmutação metafísica do sentido da verdade. 2014 (Conferência)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Letras Modernas e a vida acadêmica: Por que Letras? Uma escolha que vai além dos limites que imaginamos. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; CINTRA, M. C. . Analisi della produzione di apprendenti brasiliani di italiano: il caso delle parole parossitone che finisco con iato. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Considerações sobre transcrições fonéticas em dicionários de espanhol para estudantes brasileiros. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Transcrição Fonética em Dicionários e Guias de Conversação: analisando escolhas. 2014 (Simposio)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Ironia ou humor, estereótipos ou representações culturais? - propagandas da quilmes sobre a presença da Argentina em grandes campeonatos. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Organização da mesa redonda: La importancia de la fonética y la fonología, de los estudios del léxico y del análisis del discurso en la formación del alumnado actual de ELE en Brasil. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La fonética y la fonologia del español en las clases de ELE en Brasil: conceptos improtantes, estrategias de trabajo e investigaciones recientes. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Por que escolhi Letras? - Uma reflexão a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. 2014 (Conferência)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; MADUREIRA, S. ; BERRIO, S. G. . Dificuldades na produção e expressão oral de estudantes de línguas estrangeiras - um estudo de caso. 2014 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Minicurso: La presencia de aspectos de la fone´tica del portugués en la pronunciación en lengua española de estudiantes brasileños de LE: algunas reflexiones. 2013 (Outra)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Discusión sobre cuestiones cognitivas y algunos aspectos contrastivos entre el portugués y el español en el nivel fónico en el marco del aprendizaje de ELE por brasileños. 2013 (Conferência)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A surdez fonológica e o crivo fonológico: dois conceitos chave para comrpeender as dificuldades dos estudantes na percepção e produção de sons em língua estrangeira. 2013 (Simposio)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La lengua de las mariposas - entre arte e historia. 2013 (Outra)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . As inteligências Múltiplas e o ensino/aprendizagem de LE. 2013 (Conferência)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Apresentação do livro 'Memorabilia Poética: oblitus carmina, amore et desiderio' do autor Jorge Luis Gutiérrez. 2013 (Outra)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Contribuciones iniciales para la comprensión de la percepción y la producción de las vocales de la lengua española por estudiantes brasileños - una discusión sobre aspectos de la iInterlengua en el nivel fónico. 2013 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Un nuevo abordaje en la enseñanza de lenguas extranjeras: el desarrollo de la inteligencia corporal-cenestésica en el marco de la Teoría de las Inteligencias Múltiples. 2013 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Livros didáticos e exigências do PNLD. 2013 (Conferência)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Los sonidos nasales de la lengua española y la percepción y producción de estudiantes brasileños de ELE. 2012 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Alteridade uma formação que deve ir além doconhecimento de aspectos contrastivos. 2011 (Conferência)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La fonética y la fonología del español: un estudio de las dificultades de los alumnos brasileños. 2006 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . El trabajo con la cultura hispánica en la clase de ELE a brasileños: algunas reflexiones y sugerencias. 2006 (Simposio)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A fonética e a fonologia da língua espanhola e da língua portuguesa - aspectos contrastivos. 2007 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LLISTERRI, Joaquim . Estudio acústico de las vocales epentéticas en la interlengua de estudiantes brasileños de ELE. 2008 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; LLISTERRI, Joaquim . La realización de las vocales epentéticas en la interlegua de estudaitnes brasileños de español como lengua extranjera. 2009 (Simposio)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La interferencia fonética en la percepción y la producción de los sonidos de ELE ene studiantes brasileños. 2010 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; FARIA, M. F. . Proyecto Coral: una propuesta para el desarrollo de la inteligencia muscial y de otras inteligencias. 2011 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La importancia del desarrollo de la expresión corporal para la adquisición y el aprendizaje en la clase de lengua extranjera. 2011 (Congresso)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Teorías y modelos de adquisición y aprendizaje de los sonidos de una LE y un breve análisis de las dificultades de los estudiantes brasileños de E/LE. 2010 (Simposio)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . VIII Semana de Letra e XI Encontro de Tradutor. 2004 (UPM - Faculdade de Filosofia, Letras e Educação)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . II Congresso Internacional Todas as Letras . 2003 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Encontro de Professores de Espanhol de Estado de São Paulo. 2001 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Tertúlia Hispânica. 2003 (Associação do Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . IX Encontro de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo. 2002 (APEESP e UNESP)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . X Encuentro de Profesores de Español del Estado de São Paulo: Profesor + Acción = Profesionalización. 2004 (APEESP e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Encuentro de Profesores de Español - Lengua y Cultura. 2005 (APEESP e Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . II Encontro de Comunicação e Letras: Linguagens em Transformação. 2007 (Centro de Comunicação e Letras)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Encontro "Directrices y acciones: la obligatoriedad del Español en Brasil. 2005 (APEESP)
    • BRITO, R.H.P. ; GUIMARÃES, A.H.T. ; LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . I SEMANA MACKENZIE DO ESPAÇO LUSÓFONO:MOÇAMBIQUE. 2010 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • RODRÍGUEZ, B. ; LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . PALESTRA - MIL Y UNA FORMAS DE DISFRUTAR HACIENDO DICTADOS. 2008 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . V Encontro de Comunicação e Letras: Comunicação, Cultura e Mercado. 2010 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Curso Superior Interuniversitário de Actualización para Profesores de Español. 2010 (Embaixada de España en Brasil, Universidad Nacional Española e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . IV Ciclo de cinema em espanhol: História e Alteridade. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . VIII Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Simpósio Estudos Fonéticos. 2013 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; SILVA, O. L. N. ; ROCHA, N. A. ; ADOUE, S. B. . IX Coloquio de Estudios Hispánicos: perspectivas multiculturales. 2014 (Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara d)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . XV Semana de Filosofia - Mackenzie: "Filosofia e Literatura". 2014 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La fonética y fonología del Español en las clases de español como lengua estranjera. 2006 (Disal SA. Distribuidores Associados de Livros)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La cultura del mundo hispanico en la clase de español como lengua estranjera - algunas propuestas de trabajo. 2005 (Disal SA Distribuidores Associados de Livros)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Atividades para aulas de conversação em espanhol/língua estrangeira. 2000 (Universidade Federal de São Carlos)
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Língua estrangeira através da linguagem lúdia: inglês, espanhol e francês. 2003 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A expressão oral em espanhol I e II: aulas de conversação. 2003 (Universidadde de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Serviço de Cultura e Extensão Universitária)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A expressão oral em espanhol I e II; aulas de conversação. 2001 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Español en el campus. 2001 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Español en el campus. 2002 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La fonética en las clases de español/lengua extranjera. 2001 (Universidae Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Enseñar cultura en las clases de español/lengua extranjera. 2001 (Universidae Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Estudio sobre verbos españoles y portugueses. 2003 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La conversación en español: un trabajo divertido com hablas, teatro y música. 2006 (El Sol Lengua y cultura)
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Workshop Algunos usos del diccionario bilingüe en la clase de E/LE. 2006 (Livraria Martins Fontes Editora)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Qué debe saber el profesor acerca de fonética y fonología tanto del portugués como del español para mejorar la expresión oral de sus alumnos en la clase de E/LE? - teoría e ideas de trabajo. 2007 (AMPLE - Associação Matogrossense de Professores de Língua Espanhola)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Oficina: La importancia de la enseñanza de la fonética en las clases de Español como Lengua Extranjera (E/LE). 2005 (Martins Fontes Editora)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Oficina: La conversación... Como podemos trabajarla en la clase de E/LE?. 2005 (Faculdade de Filosofia, Letras e Educação)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Las clases de E/LE según el enfoque comunicativo: una propuesta de trabajo a partir del tema "los derechos del niño". 2005 (APEEBA)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A expressão oral em espanhol I e II - aulas de conversação. 1997 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A expressão oral em espanhol I e II - aulas de conversação. 1998 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Actualización para profesores brasileños de Español. 2007 (Embajada de España, Universidad Nacional de Educación a Diastancia e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La importancia de las actividades de precalentamiento en las clases de español como lengua extranjera a adolescentes y a adultos. 2006 (Editora Martins Fontes)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . El trabajo con las lecturas graduadas para niños, adolescentes y adultos en la clase de español como lengua extranjera. 2007 (Editora Martins Fontes)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Actualización para profesores brasileños de Español. 2007 (Embajada de España, Universidad Nacional de Educación a Distancia e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
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    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A expressão oral em espanhol I e II - aulas de conversação. 2002 (Universidade de São Paulo - FFLCH)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . A expressão oral em espanhol I e II: aulas de conversação. 2004 (Universidade de São Paulo - FFLCH)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Aspectos teóricos y prácticos de Fonética y de Fonología para professores brasileños de E/LE. 2008 (Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . El flamenco, la salsa y el tango: un poco de sus historias y como se bailan. 2009 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Las dificultades de los estudiantes de E/LE en la pronunciación: análisis y corrección. 2010 (Associação de professores de Espanhol de Minas Gerais)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Curso de Capacitación de profesores de español. 2007 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Conozco bien los aspectos gramaticales, pero por qué me es tan difícil hablar el español?. 2011 (Insituto Cervantes de São Paulo)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Las dificultades de los estudiantes brasileños en la percepción y producción de los sonidos vocálicos y consonánticos de la lengua española como lengua extranjera. 2010 (Luso Brasilian Association of Speech Sciences (LBASS))
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La percepción y la expresión corporal en la clase de ELE - la música y la danza. 2010 (Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasilia, Universidad Nacional Española e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Las inteligencias múltiples en la clase de ELE. 2010 (Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasilia, Universidad Nacional Española e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Teorías y modelos de análisis de la adquisición y del aprendizaje del componente fónico de ELE. 2010 (Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasilia, Universidad Nacional Española e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Aspectos contrastivos entre la gramática de la lengua portuguesa y la lengua española: cuestiones de interferencia lingüística. 2010 (Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasilia, Universidad Nacional Española e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Entre la teoría y la práctica: el uso de los libros texto en las clases de lengua española. 2011 (SM Editora e Colégio Porto Seguro)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La importancia de las actividades de sensibilización, las actividades de autoevaluación y las actividades complementarias en las clases de español. 2012 (SM Editora e Rede Salesiana de Ensino)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . El papel de la gramática en las clases de lengua española. 2012 (SM Editora e Rede Salesiana de Ensino)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Y hablando de metodología.... 2012 (SM Editora e Rede Salesiana de Ensino)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Conversação Básica em Espanhol. 2011 (Faculdade de Tecnologia de Guarulhos)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La presencia de aspectos de aspectos de la fonética del portugués en la pronunciación en lengua española de estudiantes brasileños de ELE: algunas reflexiones. 2013 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Escuela Bilingüe en Lengua Española: formacion de professores. 2014 (Fundação SM e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Espanhol II. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Expressão Oral em Língua Espanhola I. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; BERRIO, S. G. . Escrita Criativa em Língua Espanhola. 2014 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Curso de Pós-graduação: Aquisição e aprendizagem dos sons de uma língua estrangeira. 2014 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; Bottaro, S. E. G. . Sintaxe da Língua Espanhola. 2011 (Caderno didático)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A ; Lemos, B. G. ; FIRMINO, S. A. . Língua Espanhola VIII (No prelo). 2012 (Caderno didático)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Cuadernillo de Lengua Española I. 2013 (Material didático)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La expresión oral - técnicas de trabajo. 2013 (Material didático)
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . La oralidad en lengua española. 2013 (Material didático)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: Criatividade e inovação na arte, na ciência e no cotidiano (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A , GIORA, Regina Célia Faria Amaro , Souza, Erenice Jesus de , PILAN, Hania Cecília .
      Descrição: O grupo de estudo teve início em 2009, objetivando aprofundar o estudo e a pesquisa sobre criatividade na arte, na ciência e no cotidiano e propor um aprofundamento teórico e prático com vistas a estimular projetos na área do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. O Grupo produziu, de setembro de 2009 a setembro de 2010, material publicado pela Cabral Editores intitulado 'Crisálida: o despertar da criatividade', que conta com artigos sobre a criatividade nas diversas áreas do saber, tais como: meio ambiente, cultura, arte, educação, filosofia e literatura. O Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura oferece as disciplinas 'Pedagogia da sensibilidade' e 'Criatividade na arte, na ciência e no cotidiano', sob a responsabilidade da líder do Grupo, que tratam da temática; em 2011 elaborou outro texto - Crisálida - o desvelar da criatividade - que reune artigos que aprofundam os referenciais teóricos que tratam do tema; em 2012 outro livro - Crisálida - o libertar da imaginação criadora - que compila experiências de criatividade e inovaçcao em diferentes áreas do atividade humana. O grupo realizou o evento Criatividade na arte, na ciência e no cotidiano em 2012, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, objetivado socializar o conhecimento produzido no triênio. Em março de 2013 terá inicio o projeto relativo à formação do professor para a interdisciplinaridade.
    • Nome do projeto: Análise da percepção e produção dos sons em língua estrangeira o caso específico das dificuldades dos estudantes brasileiros de língua espanhola (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A .
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa se centra na discussão de que a dificuldade na percepção também implica a impossibilidade de produzir adequadamente os sons da LE. No caso dos estudantes brasileiros, aprendizes de E/LE, além dos fatores cognitivos já mencionados e que serão ampliados durante a pesquisa, considera-se que a falta de atenção na produção oral também está relacionada à proximidade entre o português e o espanhol. Consequentemente, a importância que o estudante concede às estruturas da língua estrangeira é mínima, porque resulta familiar ou habitual , segundo as informações da sua língua materna (LM). Isso se dá porque a sensação de intercompreensão é recorrente e pode dar lugar a inúmeros equívocos. Dessa forma, como uma das principais hipóteses com as que trabalhamos, destaca-se a observação de que o estudante brasileiro de língua espanhola, e também o hispânico ao falar o português, é surdo fonologicamente e se vale do crivo fonológico da LM para perceber e produzir os sons em E/LE. Buscar-se-á discutir e analisar todas estas questões desde o ponto de vista teórico, a partir dos processos cognitivos próprios da aquisição e aprendizagem dos sons, especificamente do estudante brasileiro de E/LE, e do estudo minucioso das características acústico-articulatórias dos principais sons vocálicos e consonantais que causam as dificuldades de percepção e produção desse estudante.
    • Nome do projeto: Centro de Línguas na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A , ROCHA, N. A. , MARQUES, S. M. K. , SILVA, O. L. N. , ROZENFELD, C. C. F. , SALOMÃO, A. C. B. , GILENO, R. S. S. , MARGONARI, D. M. .
      Descrição: No mundo contemporâneo, comunicar-se em uma língua estrangeira (LE) é necessário, diferentemente do que acontecia no passado, não sendo mais restrito apenas àqueles poucos que tinham a oportunidade de sair do país para viajar para o exterior: o conhecimento de uma LE significa na atualidade possibilidade de contato com uma nova cultura e de interação nos mais diversos contextos, que englobam fins pessoais, profissionais e acadêmicos. Em decorrência da ampliação de fronteiras favorecida pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pela globalização, as LEs se tornaram fortemente presentes no cotidiano atual, fato que vem sendo considerado tanto em contextos investigativos, educacionais quanto políticos. Diante de tal fato, presenciamos um intenso processo de internacionalização nas universidades brasileiras, com intensificação de intercâmbios culturais, produção de conhecimento em língua estrangeira e busca de diálogo entre os povos. Assim posto, é fundamental que a universidade prepare seus alunos, docentes e funcionários para essa realidade, cumprindo seu papel de não somente formar profissionais engajados, mas também cidadãos críticos aptos a atuarem de forma ativa em nossa sociedade. Frente a esse novo cenário para o ensino de línguas estrangeiras, este projeto tem como objetivo responder a tais demandas da atualidade, constituindo um Centro de Ensino de Línguas na unidade, voltado para o aprimoramento pessoal, profissional e acadêmico da comunidade unespiana e externa, oferecendo cursos de línguas estrangeiras, a saber: inglês, alemão, espanhol e português como língua estrangeira. O projeto apresenta como metodologia a realização das seguintes atividades: divulgação e oferecimento de cursos de línguas estrangeiras para a comunidade interna e externa, análise de desempenho e acompanhamento pedagógico dos alunos inscritos, orientação de pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, reuniões periódicas para planejamento de aulas, elaboração de material didático, orientações pedagógicas e científicas aos alunos-professores, participação em eventos acadêmicos da área, leituras e fichamentos de textos de cunho teórico-metodológico acerca dos processos de ensino e aprendizagem de línguas e elaboração de relatórios finais.
    • Nome do projeto: Língua Espanhola - Centro de Línguas na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A .
      Descrição: Aprendizagem de aspectos específicos da oralidade e escrita em língua espanhola, através de atividades de natureza comunicativa, ativando a habilidade de reação oral, aprendizagem de campos semânticos básicos do entorno pessoal e profissional, sistematização de itens gramaticais, aquisição da fonética e fonologia da língua espanhola e práticas de compreensão leitora e auditiva.
    • Nome do projeto: FONAC - Grupo de Fonética Acústica (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A , CAGLIARI, L. C. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa de Fonética Acústica (FONAC) é composto por pesquisadores da UNESP (Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara). O FONAC tem como objetivo principal descrever foneticamente a fala do Português do Brasil, com destaque especial para a fala do dialeto paulista. Essa descrição parte de análises gravadas de fala, analisando os segmentos fonéticos (vogais e consoantes) e a prosódia (entoação, ritmo, etc.).
    • Nome do projeto: DINTER - Universidade Estadual Paulista (Promotora)/Universidade Estadual de Roraima (Receptora) (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A , ROCHA, N. A. , SILVA, O. L. N. , ROZENFELD, C. C. F. , COSTA, D. S. , KANEKO, S. M. , BERLINCK, R. A. , MARCHEZAN, R. M. F. C. , GREGOLIN, M. R. F. V. , MENDONCA, M. C. , NEVES, M. H. M. , PAULA, L. , PORTELA, J. C. , CAGLIARI, G. M. , FARGETTI, C. M. , MURAKAWA, C. A. A. , ROCHA, C. F. , ABREU, A. S. , FERREIRA, A. A. G. D. , DEL RE, A. .
      Descrição: O objetivo desta proposta é a formação em nível de Doutorado de uma turma de docentes da UERR; a proposta visa a desenvolver capacidade de reflexão, investigação, inovação e atuação crítica nos campos da docência e da pesquisa, tendo em vista a formação do professor de ensino superior e do pesquisador na área de Letras e Linguística. Incluem-se, nesse objetivo central, os objetivos específicos do presente projeto: a) viabilizar a formação de recursos humanos de alto nível em uma região ainda carente de quadros qualificados (Roraima), assegurando o padrão de qualidade requerido desse nível de curso (doutorado); b) apoiar a capacitação de docentes da UERR, contribuindo, assim, para o fortalecimento do ensino e da pesquisa nessa instituição, propiciando o aumento de sua competência de formação de recursos humanos de alto nível na área de Letras e Linguística; c) subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa, propiciando o intercâmbio acadêmico entre a UNESP e a UERR; d) fortalecer as condições para a criação de curso de pós-graduação na UERR; e) contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisas que atendam a necessidades regionais, de forma a ampliar o desenvolvimento da região; f) contribuir para o surgimento, no âmbito da UERR, de formação de novos pesquisadores, através do incentivo à iniciação científica de alunos de graduação; g) promover o estabelecimento de parceria duradoura e cientificamente profícua entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP e os grupos de pesquisa da UERR, objetivando o incremento da qualidade e inovação em ciência e tecnologia.
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revista Pandora Brasil. 2010 - Coordenação de número de revista
    • LIMA, E. I. A. S. ou SANDES, E. I. A . Revista Pandora Brasil. 2011 - Coordenação de número de revista
    • Graduacao:
      • Curso: Educação (Licenciatura em Espanhol e Português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
      • Curso: Bacharel em Letras: Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidad Nacional Española
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2011 ).
        Outras informações: professor assistente
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade do Grande ABC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • Centro Universitário Capital:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Fernão Dias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Tecnologia de Guarulhos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Aulas de Língua Espanhola II para o Curso de Logística
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Language Training (Seven Idiomas):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Coordenação da Área de Língua Espanhola Contratação e Formação de Professores Elaboração e Revisão de Materiais Didáticos
        Outras informações: Coordenadora da Área de Língua Espanhola
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Português como Língua Estrangeira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Instituição: Capitalis.com responsável: Enrique Linares Período: 2012 e 2013 - Curso de Português como língua estrangeira Níveis Básico, Intermediário e Avançado Instituição: Agencia Andaluza de Promoción Exterior (Extenda) responsável: Juan María López Quiñónez Período: 2011 e 2012 - Curso de Português como língua estrangeira Níveis Intermediário e Avançado Instituição: Empresa Acristalia responsável: Carlos González Período: 2011 a 2013 - Curso de Português como língua estrangeira Níveis Básico e Intermediário Instituição: Financial Times Group responsável: Virginia García Martínez Período: 2012 e 2013 - Curso de Português como língua estrangeira Níveis Básico e Intermediário Instituição: Associação Casa de Madrid en São Paulo responsável: Carmen Alvarez Ramis Período: 2013 e 2014 - Curso de Português como língua estrangeira Níveis Intermediário e Avançado Instituição: Airbnb responsável: Elmira Kalmalova Período: 2013 e 2014 - Curso de Português como língua estrangeira Níveis Básico e Intermediário
        Outras informações: Professor consultor
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Rede Pública de Ensino):
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa como Língua Materna Professora de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa Professora de Cultura Brasileira
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa