Cristina de Matos Martins
-
Resumo
-
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdiscurso; jogo, educação, argumentação; polifonia, role playing game (rpg) e máximas de Grice. Atuou como Professora no Colégio Joana D'Arc. Doutoranda em Ciências. Área de concentração: Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte, pela Universidade de São Paulo - USP.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- PONTES, L. B. C. ; MARTINS, C. ; SILVEIRA, S. R. . A desconstrução da naturalização do conceito de gênero na formação de professores de Educação Física DIALOGIA , v. 2022 , p. 1 - 17 , 2022. ISSN: 19839294.
-
Capítulos publicados: 1
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . ASPECTOS CONSTITUTIVOS DO TEXTO DE RPG E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA. Nós passarinhos, eles passarão: formação docente em ação, v. VIII, p. 216 - 236, 2022.
-
Textos em jornais de notícias/revistas: 1
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . Heterogeneidade e polifonia nos labirintos dos roleplaying game . Revista Estudos Linguísticos , Internet , 23 jul. 2006.
-
Trabalhos técnicos: 1
- HU ; MARTINS, C. . Concurso Público - Edital HU - 34/2007. 2007 (Assessoria)
-
Apresentações de Trabalho: 7
- SILVEIRA, S. R. ; MARTINS, C. . IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: CAMINHOS PARA UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA. 2022 (Congresso)
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . Um estudo sobre o perfil textual de role playing games "pedagógicos". 2007 (Outra)
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . Relatório de Qualificação. 2006 (Outra)
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . Uma análise semiótica aplicada a um RPG pedagógico. 2004 (Comunicacao)
- MARTINS, C. . A relevância das máximas de Grice no atendimento hospitalar. 2007 (Conferência)
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . Estudo do discurso do enunciador na proposta de um RPG com finalidades pedagógicas. 2004 (Comunicacao)
- MARTINS, C. ; MAURO, M. A. F. . Heterogeneidade e polifonia nos labirintos do role playing game. 2005 (Comunicacao)
-
Curso de curta duração ministrado: 1
- MARTINS, C. . A relevância das máximas de Grice no atendimento hospitalar. 2007 (Serviço de Educação Continuada)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Questões do discurso e do texto argumentativos (2005
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MARTINS, C. , MAURO, M. A. F. , Leibruder, Ana P. , PIRES, F. M. .
Descrição: Duas são as vertentes de investigação sobre o componente argumentativo dos textos, particularmente, dos textos de comunicação. Uma delas se volta para o estudo de aspectos retóricos ou discursivos desses textos. A outra dirige sua atenção para fenômenos da organização textual e propriamente linguística dos textos.
-
Nome do projeto: Questões do discurso e do texto argumentativos (2005
Atual)
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Licenciatura
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2002
-
Curso: Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2001
-
Curso: Licenciatura
-
Mestrado:
-
Curso: Filologia e Língua Portuguesa
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2007
-
Curso: Filologia e Língua Portuguesa
-
Doutorado:
-
Curso: Ciências
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Ciências
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 2
-
Colégio Joana D' Arc:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2008 -
2008
).
Outras informações: No colégio, atuava como professora de ensino fundamental II (sétimo e oitavo anos) e professora de redação no nono ano. A carga horária semanal era bastante variada: havia aulas pré-determinadas e eventuais substituições.
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Celetista (2008 -
2008
).
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2017 -
Atual
).
Outras informações: Paralelamente ao desenvolvimento do Doutorado atuo como Assistente Técnico de Direção, função essa que exerço desde 2017.
Outras informações: Assistente de Direção IV
-
Tipo de vínculo: Celetista (2017 -
Atual
).
-
Colégio Joana D' Arc: