Não autenticado |

William Mineo Tagata

    • Possui doutorado em Letras - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2007), e Pós-doutorado pela mesma instituição (2016). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento crítico, novos letramentos, multiletramentos, hibridismo, aprendizado de inglês e tecnologia e formação de professores.

       

      Links:    

    • HASHIGUTI, S. T. ; TAGATA, WILLIAM MINEO ; MILANEZ, N. ; CORREA, M. R. ; SILVA, C. M. F. ; GUIMARAES, M. ; PINTO, D. C. ; BARROS, M. I. R. ; MARQUES, W. ; PRATA, V. ; LEMES, F. ; PAIVA, T. I. ; BRAGA, J. ; CORREA, A. R. . Corpos, imagens e discursos híbridos. Campinas : Pontes Editora, 2016 . 254p. ISBN: 9788571137523.
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . Post-critique in contemporary ELT praxis Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 18 , p. 256 - 280 , 2018. ISSN: 19846398.
    • RIBAS, FERNANDA COSTA ; MINEO TAGATA, WILLIAM . Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia REVISTA SOLETRAS , v. 1 , p. 97 - 120 , 2018. ISSN: 23168838.
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 17 , p. 1 - 25 , 2017. ISSN: 19846398.
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . Hibridismo cultural e ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico FÓLIO - REVISTA DE LETRAS , v. 8 , p. 187 - 212 , 2016. ISSN: 18060153.
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . Developing critical literacy in a PARFOR teaching practicum module Revista Brasileira de Linguistica Aplicada , v. 16 , p. 237 - 255 , 2016. ISSN: 19846398.
    • TAGATA, W. M. . Muito além da sala de aula: letramento crítico e ensino de língua inglesa Revista Leitura , v. 1 , p. 321 - 341 , 2014. ISSN: 23179945.
    • TAGATA, W. M. . O mesmo vinho em novas garrafas? Aprendendo inglês com o Moodle Polifonia , v. 19 , p. 43 - 58 , 2012. ISSN: 22376844.
    • TAGATA, W. M. ; RODRIGUES, L. C. P. . Ensino e aprendizagem de língua inglesa e o Exame Nacional do Ensino Médio Domínios de Lingu@Gem , v. 8 , p. 459 - 472 , 2014. ISSN: 19805799.
    • TAGATA, W. M. . O potencial do Moodle para o aprendizado colaborativo de Inglês Revista L@el em (Dis-)Curso , v. 5 , p. 83 - 98 , 2012. ISSN: 21754640.
    • TAGATA, W. M. . O mesmo vinho em novas garrafas? Aprendendo inglês com o Moodle Polifonia (UFMT) , v. 19 , p. 43 - 58 , 2012. ISSN: 0104687X.
    • TAGATA, W. M. . Learning English in a virtual learning environment in Brazilian tertiary education: a case study LL Journal , v. 6 , p. 1182 - , 2011. ISSN: 19301693.
    • TAGATA, W. M. . Experiências de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino superior dentro de uma proposta de multimodalidade e letramento críticos Revista X , v. 1 , p. 79 - 91 , 2011. ISSN: 19800614.
    • TAGATA, W. M. . Identidades Híbridas em ?Minha Adorável Lavanderia? Revista Crop (online) , v. 15 , p. 82 - 101 , 2010. ISSN: 21775478.
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . LETRAMENTO CRÍTICO, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. ESTUDOS LINGUÍSTICOS: TEORIA, PRÁTICA E ENSINO, v. 1, p. 183 - 205, 2016.
    • TAGATA, W. M. ; HASHIGUTI, S. T. . Entrevista com Lynn Mário T. M. de Souza. Corpos, imagens e discursos híbridos, v. 1, p. 215 - 236, 2016.
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . Hybrid Identities in ?My Beautiful Laundrette. Corpos, imagens e discursos híbridos, v. , p. 157 - 170, 2016.
    • TAGATA, W. M. ; RIBAS, F. C. . A plataforma Moodle na pós-graduação: duas experiências de uso de fóruns de discussão. Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente, v. 1, p. 355 - 381, 2015.
    • TAGATA, W. M. . ?It?s mine!? Aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de inglês. Letramentos em terra de Paulo Freire, v. , p. 151 - 170, 2014.
    • TAGATA, W. M. ; HASHIGUTI, S. T. ; RIBAS, F. C. ; SOARES, V. V. ; WANDERLEY, C. M. ; MONTEIRO, P. M. ; EL-DASH, L. G. ; PEIXOTO, M. R. B. S. . Multimodalidade e letramento visual no ensino de línguas: reflexões a partir de uma experiência em sala de aula. Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras, v. , p. 87 - 106, 2013.
    • TAGATA, W. M. . REVISTA LETRAS & LETRAS (INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA). Uberlândia : Editora da Universidade Federal de Uberlândia , 2010 (ORGANIZADOR DO VOLUME ? Número 2 ? jul./dez. 2010 DA REVISTA LETRAS & LETRAS)
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: EM BUSCA DE UMA ÉTICA CONTEMPORÂNEA. 2016 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . Formação inicial de professores de inglês em EAD: um estudo de caso. 2016 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. ; RIBAS, F. C. . Estágio supervisionado em língua inglesa: reflexões sobre letramento crítico em um curso de Letras EAD. 2015 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . A contribuição do Moodle para o aprendizado colaborativo de língua inglesa: um estudo de caso. 2012 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. ; RIBAS, F. C. . Contribuições de pesquisas sobre crenças, motivação e letramento crítico para a formação de professores de línguas. 2014 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . The netbook is on the table. 2013 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . A contribuição do Moodle para o aprendizado colaborativo de língua inglesa: um estudo de caso. 2012 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . Contribuições dos estudos sobre novos letramentos para a formação de professores de línguas: reflexões a partir de experiências de ensino e aprendizado de inglês em um curso de Letras. 2013 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . ?O mesmo vinho em novas garrafas? Usando o Moodle para ensinar e aprender em um curso de Letras?. 2012 (Comunicacao)
    • TAGATA, W. M. . Hibridismo na constituição de culturas e identidades: uma abordagem trans-disciplinar. 2009 (Comunicacao)
    • ZACCHI, V. ; NOFDOVORSKI, A. ; BRAGA, J. C. F. ; TAGATA, W. M. . Novas tecnologias e ensino de línguas estrangeiras. 2013
    • CAMARGO, F. F. ; TAGATA, W. M. ; MILANEZ, N. . Gêneros híbridos e cinema. 2015
    • BENFATTI, F. R. ; CORREA, C. M. F. ; TAGATA, W. M. . A narrativa literária na formação de uma ética contemporânea. 2015
    • TAGATA, W. M. . II Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do grupo de pesquisa "O Corpo e a Imagem no Discurso". 2012 (Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia)
    • TAGATA, W. M. . XII SILEL (SIMPOSIO DE LETRAS E LINGUISTICA). 2009 (ILEEL / UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA)
    • TAGATA, W. M. . I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E NOVAS TECNOLOGIAS. 2010 (INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA)
    • TAGATA, W. M. . Letramentos. 2014 (Programa de Educação Tutorial de Letras da Universidade Federal de Uberlândia)
    • TAGATA, WILLIAM MINEO . Letramento crítico e ensino-aprendizagem de língua inglesa: em busca de uma ética contemporânea. 2016
    • TAGATA, W. M. ; DONNARD, A. ; BRITO, C. C. P. ; MONTEIRO, P. M. ; HASHIGUTI, S. T. . Língua Inglesa: Habilidades integradas com ênfase na compreensão oral. 2012 (Material didático para o curso de letras/inglês - parfor)
    • TAGATA, W. M. ; BRITO, C. C. P. . Língua Inglesa: habilidades integradas com ênfase na produção oral. 2012 (Material didático para alunos de letras/inglês - parfor)
    • TAGATA, W. M. ; RIBAS, F. C. . Estágio supervisionado em língua inglesa 3. 2014 (Materialdidáticoparaalunosdeletras/inglês-parfor)
    • RIBAS, F. C. ; TAGATA, W. M. . Língua Inglesa: Práticas discursivas do cotidiano. 2013 (Materialdidáticoparaalunosdeletras/inglês-parfor)
    • Nome do projeto: LIME TIME - Learn, Improve and Master English (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Este projeto objetiva possibilitar aos alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, bem como à comunidade de Uberlândia em geral, a oportunidade de desenvolver a fluência oral em língua inglesa, além de aumentar o conhecimento sobre a cultura dos países de língua inglesa, em especial os Estados Unidos.
    • Nome do projeto: LIME TIME - Learn, Improve and Master English (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Este projeto objetiva possibilitar aos alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, bem como à comunidade de Uberlândia em geral, a oportunidade de desenvolver a fluência oral em língua inglesa, além de aumentar o conhecimento sobre a cultura dos países de língua inglesa, em especial os Estados Unidos.
    • Nome do projeto: LIME TIME 2013 (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Este projeto objetiva possibilitar aos alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, bem como à comunidade de Uberlândia em geral, a oportunidade de desenvolver a fluência oral em língua inglesa, além de aumentar o conhecimento sobre a cultura dos países de língua inglesa, em especial os Estados Unidos.
    • Nome do projeto: Formação de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola (2009 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: O projeto visa à expansão da perspectiva educacional que permitiria a reconstrução do conhecimento local-global, do conhecimento relacional (e não de um relativismo), e da reflexão crítica sobre questões como heterogeneidade, diversidade, saberes, inclusão e exclusão, metodologias, novos materiais, novas mídias e tecnologias, novas epistemologias e críticas.
    • Nome do projeto: IDENTIDADES CULTURAIS HÍBRIDAS NAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA E NAS ARTES VISUAIS (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Trata-se de uma continuação do projeto anterior homônimo, com vigência de 2008 a 2013, com o mesmo objetivo, a saber: investigar o hibridismo na constituição de identidades, linguagens e culturas, a partir de um estudo de autores contemporâneos de língua inglesa, e em linguagens visuais como a pintura e a fotografia.
    • Nome do projeto: IDENTIDADES CULTURAIS HÍBRIDAS NAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA E NAS ARTES VISUAIS (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Trata-se de uma continuação do projeto anterior homônimo, com vigência de2013 a 2015, com o mesmo objetivo, a saber: investigar o hibridismo na constituição de identidades, linguagens e culturas, a partir de um estudo de autores contemporâneos de língua inglesa, e em linguagens visuais como a pintura e a fotografia
    • Nome do projeto: Novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico no processo de ensino-aprendizagem de línguas (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa de cunho etnográfico, que pretende analisar as contribuições dos estudos sobre letramentos para o processo de ensino e aprendizado de línguas em contextos sociais e históricos específicos. Os objetivos da pesquisa são investigar a relevância dos estudos sobre novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico para as reflexões ou teorizações sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas, e desenvolver programas de formação inicial e continuada de professores à luz dos estudos sobre letramento crítico.
    • Nome do projeto: IDENTIDADES CULTURAIS HIBRIDAS NAS LITERATURAS DE EXPRESSÃO INGLESA E NAS ARTES VISUAIS (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAGATA, W. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a questão do hibridismo cultural na constituição de identidades individuais, sociais e nacionais, impulsionado/provocado pelo encontro de culturas diferentes encontro entre culturas diferentes, e seus efeitos na constituição de identidades individuais, sociais e nacionais. Partindo da hipótese formulada em meu trabalho de doutorado, segundo a qual todas as culturas são necessariamente híbridas, e que o encontro entre elas intensifica ainda mais essa mistura de formas imprevisíveis, pretendo investigar como as identidades individuais e coletivas são afetadas por esse encontro, tal como ele é representado nas literaturas de língua inglesa, assim como nas artes visuais como a fotografia, a escultura e o cinema. Essa opção por diferentes manifestações culturais requer um arcabouço teórico interdisciplinar que se reflete na escolha de teorias que vão embasar minha análise. Daí a presença, na bibliografia, de pensadores de áreas diversas como Bakhtin, Bhabha, Butler, Lefebvre, Canclini, Derrida, Gruzinski, Hall e Levi-Strauss, entre outros. A importância desses pensadores reside, a meu ver, no fato de terem formulado teorias que procuram dar conta do sujeito social em sua multiplicidade, problematizando as complexas imbricações de poder e desigualdade, ao mesmo tempo que convidam à seguinte reflexão: como pensar a mistura ?
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2007
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1995 - 1996 ).
        Outras informações: professor
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).