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Valéria Sabrina Pereira

    • Professora adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e coordenadora pedagógica de língua alemã na iUFMG. Atua na graduação na área de ensino e didática de língua alemã. Em 2006, defendeu seu mestrado sobre o papel das personagens femininas em A Canção dos Nibelungos e A Saga dos Volsungos e, em 2011, concluiu a tese sobre Das Echolot de Walter Kempowski, um "diário coletivo" sobre a Segunda Guerra - ambas foram defendidas na Universidade de São Paulo. Atualmente, pesquisa representações do nanismo na literatura e no cinema contemporâneos.

       

      Links:    

    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; Galle, Helmut ; PEREZ, J. . Ficcionalidade: uma prática cultural e seus contextos.. São Paulo : FFLCH-USP: FAPESP, 2018 . 418p. ISBN: 9788575063415.
    • Galle, Helmut ; PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Anais do Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. São Paulo : ABEG, 2016 . 435p. ISBN: 9788592690007.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Do Zukunftsromana Perry Rhodan:O início da ficção científica alemã Contingentia (UFRGS) , v. 11 , p. 47 - 57 , 2023. ISSN: 19807589.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Distopia, cyberativismo e revolta popular: o caso de V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd, e o Anonymous ABUSÕES , v. 22 , p. 236 - 263 , 2023. ISSN: 25254022.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; Amaral de Oliveira, Ana Clara . Do anão ao nanismo: as diferentes representações em Branca de Neve Revista Letras Raras , v. 12 , p. 291 - 309 , 2023. ISSN: 23172347.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; OLIVEIRA, A. C. A. . From Dwarf to Dwarfism Revista Letras Raras , v. 12 , p. 283 - 310 , 2023. ISSN: 23172347.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 24 , p. 167 - 187 , 2021. ISSN: 19828837.
    • NAVES, M. ; PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . On Being Asked for a War Poem: W. P. Yeats and the Role of the Poet Du LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM) , v. 24 , p. 25 - 36 , 2020. ISSN: 1679849X.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . A Primeira Guerra no romance picaresco de Hans Herbert Grimm, Schlump LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM) , v. 34 , p. 31 - 44 , 2019. ISSN: 1679849X.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; Galle, Helmut . A formação do indivíduo em tempos de Darwinismo. O romance O pescoço da girafa de Judith Schalansky LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , v. 23 , p. 217 - 237 , 2018. ISSN: 14132982.
    • PEREIRA, V. S. . Enfim só(s). Fim do mundo como idílio REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE) , v. 14 , p. 15 - 25 , 2018. ISSN: 19814674.
    • PEREIRA, V. S. . Science Fiction im Werk von Friedrich Dürrenmatt PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 20 , p. 1 - 20 , 2017. ISSN: 19828837.
    • PEREIRA, V. S. . Ficção científica encontra o pós-modernismo: Slipstream EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 22 , p. 245 - 262 , 2016. ISSN: 19820739.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Narrar através de imagens: a representação da Batalha do Somme por Joe Sacco Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. 17 , p. 53 - 61 , 2016. ISSN: 1679849X.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Utopia ou distopia? A ansiedade e o vazio em Schimmernder Dunst über CobyCounty de Leif Randt Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 17 , p. 50 - 67 , 2014. ISSN: 19828837.
    • PEREIRA, V. S. . O Arquivo de Biografias não Publicadas Caderno de Letras (UFPEL) , v. 21 , p. 207 - 230 , 2013. ISSN: 01029576.
    • PEREIRA, V. S. . Die Hand des Autors. Walter Kempowski und Das Echolot Weimarer Beiträege , v. 59 , p. 526 - 545 , 2013. ISSN: 00432199.
    • PEREIRA, V. S. . Guerra Aérea na Literatura Alemã e o Caso de Vergeltung de Gert Ledig Aletria: Revista de Estudos de Literatura , v. 23 , p. 93 - 107 , 2013. ISSN: 23172096.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Sobre representação e ética em Reigen de Arthur Schnitzler e suas releituras por Max Ophüls e Fernando Meirelles Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 16 , p. 138 - 155 , 2013. ISSN: 19828837.
    • PEREIRA, V. S. . Wie Walter Kempowskis Echolot entstand - Ein Gespräch mit Simone Neteler Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 18 , p. 138 - 152 , 2011. ISSN: 19828837.
    • PEREIRA, V. S. . Montagem e Colagem na obra de Walter Kempowski Revista de Letras (UNESP. Impresso) , v. 50 , p. 185 - 198 , 2010. ISSN: 01013505.
    • PEREIRA, V. S. . Táticas de poder empregadas por personagens femininas em A Canção dos Nibelungos e A Saga dos Volsungos Brathair (Online) , v. 8 , p. 51 - 67 , 2008. ISSN: 15199053.
  • Capítulos publicados: 6
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . o que o pós-apocalipse zumbi tem a nos dizer sobre o novo normal?. Epidemias: literatura, história e cultura, v. 1, p. 106 - 130, 2021.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . O que muda no pós-apocalipse? O que narrativas sobre zumbis nos dizem sobre efeitos de uma pandemia.. Epidemia na Literatura e no Cinema, v. 3, p. 30 - 45, 2021.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; GALLE, H. . A Formação do Indivíduo em Tempos do Darwinismo. O Romance O Pescoço da Girafa, de Judith Schalansky.. Romance de formação, v. , p. 453 - 476, 2020.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Die Darstellung der Suche nach Erkenntnis in Hans Henny Jahnns Ein Knabe weint. Transformationen der Erinnerung und der Wirklichkeit in der Literatur, v. 2, p. 171 - 180, 2014.
    • PEREIRA, V. S. . Guilt in Kempowski's Echolot. War and Literature, v. 1, p. 119 - 134, 2014.
    • PEREIRA, V. S. . Schuld in Kempowskis Echolot. Revisiting 20th Century Wars, v. , p. 259 - 273, 2012.
    • PEREIRA, V. S. ; Galle, Helmut . Os primeiros cantos . Cadernos EntreLivros , São Paulo , 30 jun. 2008.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Vom Handwerk des Schlachtens zum Krieg: Die verschiedene Aspekte des Todes n Michael Stavarics Königreich der Schatten. In: XIV. Kongress der Internationalen Vereinigung für Germanistik , 2022 , Palermo. Jahrbuch für Internationale Germanistik. Bern : Peter Lang, 2021. p. 311 - 318.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . A neutralidade suíça em xeque nas obras de Christian Kracht e Friedrich Dürrenmatt. In: Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) , 2016 , São Paulo. Anais do Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. São Paulo : ABEG, 2016. p. 68 - 76.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Identificando as fronteiras de Das Echolot de Walter Kempowski. In: XIII Congresso de Estudos Germanísticos (Aleg) , 2014 , Córdoba. Grenzgänge. Córdoba : Comunic-arte, 2009. p. 442 - 447.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Experimentelles Erzählen in einem postmodernen Thriller. Indigo von Clemens J. Setz. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos , 2014 , Curitiba. 15. Kongress des Lateinamerikanischen Germanistenverbandes. Curitiba : Quadrioffice, 2014. p. 159 - 159.
    • PEREIRA, V. S. . Crítica à inobservância dos preceitos da Cavalaria em A Canção dos Nibelungos. In: Congresso Internacional de Matéria Cavaleiresca , 2012 , São Paulo. De cavaleiros e cavalarias. Por terras de Europa e Américas.. São Paulo : Humanitas, 2012. p. 619 - 625.
    • PEREIRA, V. S. . Die Darstellung der Suche nach Erkenntnis in Jahnns "Ein Knabe weint". In: Aleg - Transformaciones , 2012 , Guadalajara. Transformaciones. : , 2012. p. 104 - 105.
    • PEREIRA, V. S. . Identificando as fronteiras de Das Echolot de Walter Kempowski. In: XIII Aleg , 2009 , Córdoba. XIII Aleg Grenzgänge. : , 2009.
    • PEREIRA, V. S. . Crítica à inobservância dos preceitos da cavalaria por meio do pagão Etzel em 'A Canção dos Nibelungos'. In: Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca , 2011 , São Paulo. Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca. : , 2011.
    • PEREIRA, V. S. . A Canção dos Nibelungos como épico nacional. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens e Interação , 2008 , Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. : , 2008. p. 898 - 903.
    • PEREIRA, V. S. . Táticas de poder empregadas por personagens femininas em A Canção dos Nibelungos e A Saga dos Völsung. In: I Simpósio Internacional e II Simpósio Nacional de Estudos Celtas e Germânicos , 2006 , Florianópolis. I Simpósio Internacional e II Simpósio Nacional de Estudos Celtas e Germânicos - Caderno de Resumos. : , 2006. p. 27 - 28.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . No princípio era a ordem. : , 2019 (Tradução)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; Galle, Helmut . Apresentação: Ficcionalidade, uma prática cultural e seus contextos. São Paulo : FFLCH - USP: FAPESP , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Mídia imersiva em Quiroga, Borges e Cortázar: o que as alegorias nos dizem sobre a experiência de transportação. : , 2018 (Tradução)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Realismo, serialidade e fantástico. Variedades da narrativa de língua alemã na atualidade.. : , 2016 (Tradução)
    • PEREIRA, V. S. . Ecocrítica alemã: Um panorama. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2014 (Tradução)
    • PEREIRA, V. S. . Aprendizagem intercultural na formação de professores de Alemão como Língua Estrangeira no Brasil. São Paulo : Humanitas , 2012 (Tradução)
    • PEREIRA, V. S. . "Fuga Poética" de Almqvist. : Brathair , 2006 (Tradução)
    • PEREIRA, V. S. ; BOLLE, W. . Passagens de Walter Benjamin. Minas Gerais : UFMG , 2006 (Tradução e elaboração de léxico de nomes, conceitos, instituições)
    • PEREIRA, V. S. ; DAVANZO, P. . Imagens de Stiller - 27 Mostra BR de cinema. São Paulo : Imprensa Oficial do Estdo de São Paulo , 2003 (Tradução)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para EmTese. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para EmTese. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para EmTese. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para EmTese. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para Cadernos do IL. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para O Eixo e a Roda. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Parecer para Pandaemonium Germanicum. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . A germanic business. 2023 (Conferência)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Como narrar a diferença? Exemplos contemporâneos da representação do nanismo.. 2023 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Muito além da vítima: protagonistas femininas em posição de vilania e poder. 2022 (Conferência)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . As muitas polêmicas de Christian Kracht. 2022 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . A mulher fatal e o grotesco: A Visita da velha senhora, de Friedrich Dürrenmatt. 2021 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Vom Handwerk des Schlachtens zum Krieg: Die verschiedenen Aspekte des Todes in Michael Stavarics Königreich der Schatten. 2021 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Mulheres bárbaras - Entre Nibelungos e Volsungos. 2021 (Conferência)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . O que o pós-apocalipse zumbi tem a nos dizer sobre o ?novo normal??. 2020 (Conferência)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Conversas sobre literatura e cultura: epidemias. 2020 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . É possível rir do nazismo? Sobre representações humorísticas em filmes e séries. 2019 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Dos romances do futuro (Zukunftsroman) a Perry Rhodan. O início da ficção científica alemã. 2019 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Seleção e organização. sobre a importância do autor em montagens com base no exemplo de Das Echolot, de Walter Kempowski. 2018 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . O Estado totalitarista como metáfora para a moderação do inconsciente. O caso de Kallocain de Karin Boye. 2018 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . A Primeira Guerra no romance picaresco de Hans Herbert Grimm Schlump. 2018 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea no romance de Roman Ehrlich. 2018 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Zukunft in erster Person. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Enfim só(s). Fim do mundo como idílio.. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Humor und Nazismus in der Trash-Kultur. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Ficcção científica na obra de Friedrich Dürrenmatt. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Utopias, heterotopias e distopias. 2015 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . A neutralidade suíça em xeque nas obras de F. Dürrenmatt e C. Kracht. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Narrar através de imagens: A representação da Batalha de Somme por Joe Sacco. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Experimentelles Erzählen in einem postmodernen Thriller. Indigo von Clemens J. Setz. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Narrar através de imagens: A representação da Batalha de Somme por Joe Sacco. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . Narrar através da montagem de documentos: Walter Kempowski e a obra Das Echolot. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . Utopia ou distopia? A ansiedade e o vazio dentro de uma sociedade na obra de Leif Randt. 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Experimentações com literatura pop nos livros de Leif Randt e Clemens J. Setz. 2013 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . Argumentation by Collage / Montage. Kempowski's Representation of the Soviet Union's Invasion. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . 'Eu não me sentia como judeu, nem mesmo como judeu alemão, mas simplesmente como alemão.' - Victor Klemperer e a sobrevivência ao Nacional Socialismo. 2012 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . Die Darstellung der Suche nach Erkenntnis in Jahnns "Ein Knabe weint". 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Soul Kitchen. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . "O Werther mais novo (e mais feliz)". Sobre as desavenças de Kleist com Goethe.. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Crítica à inobservância dos preceitos da cavalaria por meio do pagão Etzel em 'A Canção dos Nibelungos'. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Identificando as fronteiras de Das Echolot de Walter Kempowski. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . "A Canção dos Nibelungos" como épico nacional. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . A retórica como base para o entendimento da montagem de Das Echolot de Walter Kempowski. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . A representação da Idade Média em Bergman a partir de uma balada. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . Mulheres à margem dos conflitos violentos na Idade Média. 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, V. S. . A popularização de um épico - Os Nibelungos por Fritz Lang. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, V. S. . Táticas de poder empregadas por personagens femininas em A Canção dos Nibelungos e A Saga dos Völsung. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; PAVANI, A. ; FORTUNATO, J. ; CRUZ, M. R. ; GHENGINI, G. . Questões da recepção da ficção científica. 2022 SevFale - UFMG
    • Galle, Helmut ; PEREZ, J. ; PEREIRA, V. S. ; REDONDO, T. ; SCHMIDT, R. . Ficção em contextos históricos e culturais. 2013 (Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA ; Galle, Helmut . Transformações da ficção: Novas tendências na literatura de língua alemã contemporânea (Seção - ABRALIC). 2018 (ABRALIC)
    • PEREIRA, V. S. . I Jornada do Núcleo de Estudos de Utopismos e Ficção Científica. De Shelley a Atwood: Ficção científica por mulheres. 2018 (Fale - UFMG; Cenex)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Guerras Imaginadas: IV Jornada do NEGUE e II Jornada do NEUFIC. 2019 (Faculdade de Letras - UFMG)
    • PEREIRA, V. S. ; Galle, Helmut ; PEREZ, J. ; REICHMANN, T. ; GLENK, E. M. F. . I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). 2015 (Universidade de São Paulo)
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Representações audiovisuais do nanismo. 2023 (Departamento de Letras Anglo-Germânicas UFRJ)
    • Nome do projeto: Longe dos contos-de-fadas. Representações ficcionais contemporâneas do nanismo. (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, V. S. , Amaral de Oliveira, Ana Clara .
      Descrição: Durante a última década foi possível observar um maior número de obras ficcionais, em especial as audiovisuais, que contavam com pessoas com nanismo em papéis de protagonismo. Embora o fenômeno possivelmente tenha sido desencadeado pelo sucesso de uma série de fantasia, Game of Thrones, o diferencial dessas obras é que os as pessoas com nanismo não eram mais figuras míticas ou mágicas, mas representações que se aproximavam mais de pessoas acometidas pela condição genética. Uma leitura mais aproximada, contudo, indica que, mesmo quando a obra pretende ser realista, a representação do nanismo ainda continua impregnada de traços do fantástico e do grotesco. Este projeto visa fazer um estudo diacrônico da representação dos anões (mágicos) e do nanismo para, posteriormente, poder concluí-lo com a leitura de obras contemporâneas e a discussão sobre até que ponto são realistas as representações atuais de pessoas com nanismo, e o quanto isso pode afetar nossa percepção da condição genética no dia-a-dia.
    • Nome do projeto: Além das Fronteiras da Ficção Científica (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, V. S. , CRUZ, M. R. , GUILHERME, G. G. , SANTOS, J. F. M. .
      Descrição: Na atualidade, pode-se observar um número crescente de publicações de livros literários de temática tecnológica e/ou futurista escritos fora dos limites do gênero da ficção científica. Parte dessas obras se motiva por preocupações atuais, como a questão ambiental ou o rápido progresso científico, e a necessidade de se pensar profundamente essas questões e suas implicações éticas e morais. A tendência da produção de obras literárias análogas às de ficção científica por autores que normalmente não se dedicam ao gênero, contudo, não se limita à representação de preocupações atuais originadas em fatos concretos, mas também abrange elementos/motivos que se relacionam quase que exclusivamente com a ficção científica, como alienígenas e mortos-vivos. O lançamento dessas obras quase sempre vem acompanhado de uma discussão sobre a questão do gênero literário, em uma tentativa de definir se se tratam de ficção científica, de híbridos, ou se não devem ser relacionadas com o gênero ?baixo? apesar de suas características futuristas. Contudo, a discussão sobre o pertencimento, ou não, ao gênero, grande parte das vezes não é ocasionada por elementos inerentes às obras, mas diz respeito apenas ao debate sobre o que define ficção científica e literatura. Este projeto pretende, entre outros, observar e analisar as discussões e embates que se dão no campo da literatura e no campo do ?subgênero? literário da ficção científica, e que pretendem definir o que é digno, ou não, de ser aceito nos respectivos campos. As obras que serão levadas em consideração cruzam uma suposta fronteira por tratarem de temas de ficção científica, mas não serem escritas por autores que sejam especialistas no gênero, nem terem seus leitores específicos como (principal) público alvo. Pode-se afirmar que neste momento há uma movimentação e uma tentativa de reposicionamento das regras em ambos os campos. (Embora o foco principal seja a ficção científica, é possível se identificar processos semelhantes na literatura da atualidade envolvendo outros gêneros considerados como baixos, como o terror B. Obras do gênero podem ser incluídas na análise para enriquecer a discussão). Para descrever esse fenômeno recente, serão levadas em consideração tanto as discussões da crítica e da academia sobre as obras ? assim como o posicionamento dos próprios autores ?, quanto às características temáticas, estruturais e estéticas dos livros e/ou filmes. As discussões desenhadas pela crítica terão um papel principal, porque as obras são recentes, e em muitos casos não há artigos acadêmicos sobre elas, ou há apenas um número limitado deles. Além disso, apesar de haver uma tendência cada vez mais forte na academia de discutir a literatura contemporânea (SPOERHASE, 2014), ainda impera a ideia expressa por Bourdieu de que os críticos (resenhistas) exercem o papel de ?descobridores?, enquanto a escola exerce uma função ?post-mortem?, discutindo especialmente aquilo que já foi laureado e canonizado. A intenção é observar as diferentes movimentações no campo literário e artístico, tanto de rejeição quanto de acolhimento da ficção científica, ou seja, o debate externo às obras, assim como as qualidades que lhes são inerentes, a citar, a intertextualidade com o gênero e a verificação se o discurso tecido pelos críticos e autores se sustenta quando comparado a seu objeto.
    • PEREIRA, VALÉRIA SABRINA . Ficcionalidade: uma prática cultural e seus contextos. 2018 - Revisão de livro
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: University of Münster
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: Universität Bern
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2014
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de alemão
    • Mosteiro de São Bento de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de alemão
    • Centro Acadêmico XI de Agosto (São Francisco):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de alemão
    • Bahnhof Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de alemão
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).