Não autenticado |

Mariana Leme Ferreira Barcellini

    • Mestra em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, instituição na qual realizou bacharelado e licenciatura em Geografia, com intercâmbio na Universidad de Sevilla (Espanha).

       

      Links:    

  • Trabalhos em Anais: 1
    • BARCELLINI, M. L. F. . O processo de industrialização no Estado de São Paulo: panorama atual da produção de autopeças. In: O Novo Mapa da Indústria no Início do Século XXI , 2010 , Presidente Prudente. O Novo Mapa da Indústria no Início do Século XXI. : , 2010.
    • BARCELLINI, M. L. F. . Narrativas de capoeiras por capoeiristas na moenda viva da territorialização do Estado brasileiro.. : , 2018 (Dissertação de Mestrado)
    • BARCELLINI, M. L. F. . O processo de industrialização no Estado de São Paulo: panorama atual da produção de autopeças. : , 2010 (Relatório de Iniciação Científica)
    • BARCELLINI, M. L. F. . Modernização e produção automobilística no estado de São Paulo. Transformações no processo de trabalho e sua leitura geográfica (19701990). : , 2011 (Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia)
    • BARCELLINI, M. L. F. . O Novo Mapa da Indústria no Início do Século XXI.O processo de industrialização no Estado de São Paulo: panorama atual da produção de autopeças.. 2010. (Workshop).. 2010 (Outra)
    • BARCELLINI, M. L. F. . O processo de industrialização no Estado de São Paulo: panorama atual da produção de autopeças. 2010 (Simposio)
    • Nome do projeto: Diálogos ENFF-FAUU (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARCELLINI, M. L. F. , YOSHIOKA, E. Y. .
      Descrição: Projeto de ação universitária para o desenvolvimento de um Plano Diretor para a Escola Nacional Florestan Fernades em Guararema/SP.
    • Nome do projeto: Laboratório de Dança Cacimba de Aruanda (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARCELLINI, M. L. F. , DAWSEY, J. C. .
      Descrição: Projeto de intercâmbio entre o Núcleo de Cultra e Extensão em Artes Afro-brasileiras da USP e a Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia na proposta de criação coreográfica em dança. Este projeto foi contemplado pelo Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP.
    • Nome do projeto: Narrativas de capoeiras por capoeiristas na moenda viva da territorialização do Estado brasileiro. (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELLINI, M. L. F. , HEIDEMANN, H. D. .
      Descrição: O Recôncavo Baiano é uma área na qual diversas manifestações populares de matriz cultural afro-brasileira estão preservadas, como é o caso do samba de roda, do maculêlê e da capoeira. A capoeira possui um discurso político de resistência que sustenta tal identidade cultural. Esta pesquisa se inicia perseguindo uma linhagem de capoeira angola remetida ao Recôncavo Baiano, em especial à cidade de Santo Amaro. Buscando articular igualmente os planos da história e da experiência narradas por essa linhagem, se deparou com uma capoeira diferenciável. Em seus resultados compreende que o que é atualmente conhecido por capoeira se desenvolveu a partir de processos históricos. Para compreendê-los recorremos ao universo carioca do início do século XIX, quando os primeiros documentos sobre capoeiras aparecem. Entendemos esse contexto enquanto uma determinada forma de reprodução das relações sociais, comprometidas com o escravismo, resultando numa mobilização do trabalho particularmente experimentada pelos capoeiras, por meio da perseguição e prisão empreendidas pelo nascente Estado nacional. Num comparativo com o Rio de Janeiro, analisamos o Recôncavo Baiano das relações de produção canavieira, e o seu desenvolvimento no pós-abolição, implicadas em particulares formas de controle sobre os trabalhadores. A criminalização da capoeiragem em 1890 seria então um momento em que esses contextos particulares foram articulados. Essa análise apontou que por meio da capoeira é possível discutir criticamente o processo de formação das relações de trabalho no Brasil, tendo como anteparo a própria constituição do Estado nacional, culminando com o reconhecimento da capoeira e sua descriminalização a partir da década de 1930. Tais aspectos são representativos para compreender o lugar que o capoeira, em sua transformação em capoeirista, vai experimentar.
    • Nome do projeto: O processo de industrialização no Estado de São Paulo: panorama atual da produção de autopeças. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELLINI, M. L. F. , ARROYO, M. M. .
      Descrição: A pesquisa fez parte de um Projeto Temático, financiado pela FAPESP, intitulado ?O novo mapa da indústria no começo do século XXI?, com alunos de diferentes instituições de ensino, entre elas a Universidade de São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a industrialização do Estado de São Paulo nos últimos trinta anos, num paralelo à industrialização brasileira, com especial atenção aos recentes processos de produção e suas repercussões espaciais. Como objetivo específico, a pesquisa buscou entender a dinâmica do circuito de produção de autopeças no Estado de São, inserido num processo de reestruturação produtiva. Posteriormente, relacionar esta dinâmica setorial com a recente dinâmica territorial paulista, a partir dos processos de urbanização e industrialização atuais.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Modernização e produção automobilística no estado de São Paulo. Transformações no processo de trabalho e sua leitura geográfica (1970-1990)
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Pós-Graduação em Geografia Humana
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2018
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Documento Antropologia e Arqueologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisa, levantamento de informações em campo e elaboração de relatório de diagnóstico socioeconômico para o desenvolvimento do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural ? previstos em EIA ? do projeto de instalação de uma fábrica de cimento e de um porto de distribuição da empresa Intercement nos municípios de Manaus/AM e Santarém/PA.
        Outras informações: Técnica de campo
    • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Realização de questionários e levantamento de dados domiciliares para pesquisas de natureza estatística; levantamento geográfico para atualização de base cartográfica necessária à realização das pesquisas.
        Outras informações: Agente de pesquisa e mapeamento
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Evento contemplado pelo Edital "Conexões Cultura Brasil - Intercâmbios" do Ministério da Cultura em colaboração com a Universidade Eduardo Mondlane. Atuou na concepção do projeto de difusão cultural, no planejamento e desenvolvimento de oficinas, das atividades de contrapartida, e na coordenação da prestação financeira.
        Outras informações: Estudante vinculada a grupo de pesquisa
    • Comerativamente:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Comerativamente - Consumo Responsável e Laboratório Social Grupo com o objetivo de democratizar o acesso ao alimento orgânico e agroecológico; está vinculado à rede de comercialização direta e solidária entre consumidores e pequenos produtores agrícolas familiares. Participação também em outras atividades como reuniões, apresentação para parceiros e vistorias.
        Outras informações: Gestora e coordenadora