Não autenticado |

Érica Ribeiro Magi

    • Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) com período sanduíche no King's College London (KCL, Londres). Possui mestrado e bacharelado em Ciências Sociais pela UNESP, campus de Marília. É autora do livro "Rock and Roll é o nosso trabalho: a Legião Urbana do underground ao mainstream", publicado pela Editora Alameda, com apoio da FAPESP, em 2013, além de artigos publicados em anais de eventos e periódicos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, Pensamento Social Brasileiro e Teoria Sociológica Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: rock brasileiro, música popular brasileira, fotografia, cidades, indústria cultural e seus agentes sociais.

       

      Links:    

    • MAGI, Érica ; MARCHI, L. . Diálogos Interdisciplinares sobre a música brasileira. Marília/São Paulo : Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2020 . 276p. ISBN: 9786586546392.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Rock and Roll é o nosso trabalho: A Legião Urbana do underground ao mainstream.. São Paulo : Alameda Casa Editorial, 2013 . 231p. ISBN: 9788579391965.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Elementos Formativos do público de rock no Brasil na década de 1980: Escrita, escuta e cosmopolitismo LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 37 , p. 83 - , 2019. ISSN: 23170972.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Um Renato Russo predestinado PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 01 , p. 01 - 07 , 2015. ISSN: 21756015.
    • MAGI, Érica Ribeiro ; PEREIRA, Odirlei Dias . Entre purpurinas e tiros: os duros momentos de lazer em Cidade de Deus Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 01 , p. 01 - 12 , 2008. ISSN: 18088473.
    • MAGI, Érica Ribeiro . A Canção Brasileira em Busca de Utopias Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 01 , p. 01 - 07 , 2005. ISSN: 18088473.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Heroínas Silenciosas: as mulheres no mundo patriarcal de Fogo Morto Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 1 , p. 01 - 07 , 2003. ISSN: 18088473.
    • MAGI, Érica Ribeiro . O Homem Pobre Brasileiro em Dois Tempos ADAPEC Arquivos , v. 01 , p. 01 - 06 , 2004. ISSN: 14147149.
    • MAGI, Érica Ribeiro ; BONINI, A. L. ; CASTRO, R. M. . Reflexões sobre a educação básica: Garantia do direito e a motivação para aprender no contexto histórico-cultural. Direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação, v. , p. 91 - 112, 2020.
    • MAGI, Érica . Lobão entre idas e vindas na política e na música popular brasileira. Diálogos Interdisciplinares sobre a música brasileira, v. , p. 93 - 110, 2020.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Rock, cidades e cenas musicais. Nas Trilhas do Rock: Experimentalismo e Mercado Musical, v. , p. 223 - , 2018.
    • MAGI, Érica . Making funk and making a living in Brazil: The KondZilla phenomenon. In: Keep It Simple, Make It Fast! DIY CULTURES, SUSTAINABILITY AND ARTISTIC ECOSYSTEMS , 2022 , Cidade do Porto. DIY CULTURES + SUSTAINABILITY + ARTISTIC ECOSYSTEMS. BOOK OF ABSTRACTS 2022. Cidade do Porto : Universidade do Porto, 2002. p. 1 - 298.
    • MAGI, Érica Ribeiro . 'Deusas' do rock paulista: gênero e música na trajetória da banda As Mercenárias'. In: XXIX Congreso Alas Chile - Crisis y Emergencias Sociales , 2013 , Santiago de Chile. Acta Cientifica XXIX Congreso de la Associación Latinoamericana de Sociología de 2013. : , 2013. p. 01 - 11.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Entre a USP e o Madame Satã: Formação cultural e espaços de sociabilidade do 'rock paulista' nos anos de 1980.. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salvador-BA. Trabalhos Completos GTs e Sociólogos do Futuro. : , 2013. p. 01 - 18.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Fora dos Palcos: relações entre o rock brasileiro e a crítica musical nos anos 80. In: XIX Encontro Regional de História ANPUH (Seção São Paulo) , 2008 , São Paulo. XIX Encontro Regional de História da Seção São Paulo da ANPUH. : , 2008.
    • MAGI, Érica Ribeiro . O Pobre Brasileiro como Protagonista:da canção popular ao pop-rock. In: 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2004 , São Paulo. 12º SIICUSP. : , 2004.
    • MAGI, Érica Ribeiro . Contradições Sociais em Canções de Renato Russo. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2005 , Marília-SP. Os Desafios da Pesquisa. : , 2005.
    • MAGI, Érica Ribeiro . O pobre brasileiro como protagonista: da canção popular ao pop-rock. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2004 , Ilha Solteira. XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. : , 2004.
  • Trabalhos técnicos: 11
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer para a 'Revista Política & Sociedade' (ISSN: 1677-4140). 2023 (Parecer)
    • MAGI, Érica . Parecer ad hoc para 'Revista História e Cultura' (UNESP-Franca). 2021 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecerista do 18o Colóquio de Pesquisa do PPGM - UFRJ. 2019 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer ad hoc para a Revista PROA (IFCH - Unicamp). 2019 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Membro da Comissão Científica do 'VI Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural - Por que ler Raymond Williams no século XXI? Crises, dilemas e desafios teórico-práticos na contemporaneidade' (FE - UNICAMP). 2019 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer ad hoc para a Revista Latitude (UFAL). 2018 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer ad hoc para a Revista Latitude (UFAL). 2018 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer ad hoc para a Revista História (UNESP). 2018 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecerista do 17° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. 2018 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer ad hoc para Revista Ideias (IFCH-Unicamp). 2017 (Parecer)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Parecer ad hoc para Revista Café com Sociologia. 2015 (Parecer)
    • MAGI, Érica . Making funk and making a living in Brazil: The KondZilla phenomenon. 2022 (Comunicacao)
    • MAGI, Érica . Raymond Williams, meios de comunicação e cultura. 2021 (Congresso)
    • MAGI, Érica Ribeiro . ELEMENTOS FORMATIVOS DO PÚBLICO DE ROCK NO BRASIL NA DÉCADA DE 1980: ESCRITA, ESCUTA E COSMOPOLITISMO. 2019 (Comunicacao)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Rock, cidades e cenas musicais. 2018 (Conferência)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Rock em São Paulo nos anos 1980: cidade, cosmopolitismo e cultura. 2017 (Seminário)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Manifestações do Rock em São Paulo e no Rio de Janeiro nos anos 1980. 2016 (Conferência)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Metrópoles em Cenas: rock paulista e carioca nos anos 1980. 2016 (Conferência)
    • MAGI, Érica Ribeiro ; GARSON, M. ; BERGAMO, A. ; SOUZA, L. M. T. . Rock and Roll é o nosso trabalho; a Legião Urbana do undeground ao mainstream. 2013 (Conferência)
    • MAGI, Érica Ribeiro . A Indústria Cultural e o Rock Brasileiro dos anos de 1980: uma análise comparativa entre São Paulo e Rio de Janeiro. 2013 (Comunicacao)
    • MAGI, Érica Ribeiro . O rock brasileiro chega ao mainstream: a trajetória da Legião Urbana. 2011 (Outra)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Legião Urbana: uma trajetória social. 2008 (Comunicacao)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Rock brasileiro revisitado. (Entrevista à Revista Cult). 2013 Revista Cult
    • MAGI, Érica Ribeiro . Legião Urbana e o rock dos anos 1980. (Entrevista à Agência FAPESP). 2013 Agência FAPESP
    • MAGI, Érica Ribeiro . Érica Magi lança obra sobre rock. (Entrevista ao Jornal Diário de Marília). 2013 Jornal Diário de Marília
    • JANOTTI, J. ; CASTRO, B. V. ; MAGI, Érica Ribeiro ; CUNHA FILHO, J. L. ; RIBEIRO, H. L. ; AZEVEDO, C. . Doutores do Rock. 2020 MM Gerdau
    • MAGI, Érica Ribeiro . Legião Urbana e indústria cultural dos anos 1980 são temáticas de pesquisa na Unesp (Entrevista ao Podcast Unesp). 2013 Podcast Unesp
    • MAGI, Érica Ribeiro . Livro mostra estudo universitário sobre a banda Legião Urbana.(Entrevista ao Jornal O Dia). 2014 Jornal O Dia
    • MAGI, Érica Ribeiro . Você Precisa Saber da Carolina... Encontro com o cineasta Jefferson De. 2005 (Universidade Estadual Paulista)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Seminário Pensamento da Direita no Brasil: Perspectivas. 2002 (Universidade Estadual Paulista)
    • MAGI, Érica Ribeiro . Pesquisas sobre Música Brasileira: debates e perspectivas interdisciplinares. 2018 (Centro de Pesquisa e Formação (CPF - SESC))
    • MAGI, Érica Ribeiro ; SOUZA, L. M. T. ; BERGAMO, A. ; GARSON, M. . Debate: O Rock no Brasil dos anos 50 aos 80. 2013 (FFLCH-USP, LAPS (Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia))
    • MAGI, Érica Ribeiro . Legião Urbana, jornalistas e produtores musicais: o campo do rock brasileiro dos anos 80. 2010
    • MAGI, Érica Ribeiro . Rock Brasileiro e Indústria Cultural nos anos 80: uma análise comparativa entre São Paulo e Rio de Janeiro. 2014
    • MAGI, Érica Ribeiro . As condiçõe sociais de emergência do rock paulista e do rock carioca nos anos 80. 2015
    • MAGI, Érica Ribeiro . Legião Urbana: uma trajetória social. 2009
    • Nome do projeto: Rock and roll é nosso trabalho: A Legião Urbana do underground ao mainstream (Mestrado) (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGI, Érica Ribeiro , IDARGO, A. B. .
      Descrição: É consenso nos trabalhos acadêmicos e jornalísticos que o rock brasileiro conquistou seus espaços nos meios de comunicação e reconhecimento da música brasileira apenas com a emergência das bandas dos anos 1980. Sendo assim, esta pesquisa se propôs a compreender, por meio da trajetória da Legião Urbana, as interferências dos múltiplos agentes sociais envolvidos e mobilizados na consolidação de um campo específico de música no Brasil: o campo do rock. A partir da análise de matérias publicadas em jornais, na revista Bizz e das entrevistas que fiz com alguns jornalistas e com o ex-produtor da Legião, pode-se concluir que as tomadas de posição e as disposições desses agentes construíram os critérios de avaliação do gênero, dos artistas e de produção dos discos, consolidando um espaço e definindo as marcas expressivas para o rock brasileiro e de uma geração de profissionais.
    • Nome do projeto: Making funk and making a living in Brazil: The KondZilla phenomenon (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGI, Érica Ribeiro .
      Descrição: The KondZilla company was founded in 2012 by Konrad Dantas. Konrad started making video clips of the funk artists and uploading it on his Youtube channel. Nowadays, KondZilla has 63 million subscribers, and it is the seventh-largest channel of Youtube in the world. It has had a central role in that process. This project aims to analyze the social conditions that young funk artists have accessed to develop their careers since 2010 in Sao Paulo (Brazil).
    • Nome do projeto: Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil Contemporâneo (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGI, Érica Ribeiro , IDARGO, A. B. , BARROS, S. M. P. .
      Descrição: "Esta pesquisa pretende investigar as transformações decisivas por que passou a história social da cultura brasileira, embora o faça por meio de uma confluência temática original. Empreender uma história crítica da cultura brasileira desde o século XIX até o presente, e para tanto buscar as conexões entre surtos estratégicos de produção cultural erudita e a expansão de setores dinâmicos da indústria cultural: de um lado, a modelagem dos intelectuais no Império e a literatura dos viajantes, o romance social, os intelectuais comunistas, a dramaturgia, a vanguarda literária e artística em perspectiva comparada; de outro, as mudanças na imprensa, no setor editorial, e na mídia audiovisual. O alvo deste projeto é, pois, a inteligibilidade das condições que presidiram o processo de autonomização de um campo de produção cultural no país, com base na análise seletiva de experimentos chaves dessa história. Intelectuais e artistas infundindo rumos e linguagens nas mídias de cada conjuntura histórica e, reversivamente, as transformações da indústria cultural impondo feições e significados ao trabalho dos produtores culturais. A vida cultural será aqui examinada por referência ao universo de socialização dos produtores - escritores, artistas, profissionais especializados -, cujo desvendamento requer a compreensão de suas ligações com o espaço da classe dirigente. Outras dimensões cruciais da análise incluem as injunções institucionais das mídias contempladas, o recrutamento e as trajetórias dos agentes da cena cultural, os móveis de competição atuantes no mercado de bens culturais, as demandas dos públicos diversificados de consumidores. A finalidade deste projeto é lograr uma reconstituição compacta e expressiva dos processos sociais que modelaram a vida cultural brasileira, averiguados pelo prisma de recortes empíricos capazes de restituir as múltiplas determinações dessas experiências. O intuito consiste justamente em articular a cultura letrada à indústria cultural, o pólo erudito às mídias comerciais, ao revelar o quão indissociáveis são os liames entre projetos intelectuais ou artísticos e as condições estruturais de sua viabilização. O trânsito entre esses domínios de atividade deverá propiciar uma perspectiva original e inusitada da produção cultural brasileira."
    • Nome do projeto: Metrópoles em Cenas: o rock em São Paulo e no Rio de Janeiro nos anos 1980 (Doutorado) (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGI, Érica Ribeiro , BARROS, S. M. P. .
      Descrição: Analiso a constituição e o desenvolvimento das cenas do "rock paulista" e do "rock carioca" na década de 1980, no intento de compreender quais relações foram estabelecidas com suas metrópoles de origem, com os influxos estrangeiros e com a forte tradição da música popular brasileira construída entre os anos de 1930 e 1970. Objetivo também entender que ideia de "rock brasileiro" consagrou-se ao final do período, quais elementos foram incluídos e excluídos desta categoria. Assim, desvendam-se como as dinâmicas social, cultural e econômica de cada cidade imprimiram uma dicção própria às cenas; sonoridades e narrativas foram elaboradas e tensionadas com o contexto local, rendendo perspectivas e linguagens artísticas distintas. Com a inserção dos grupos na indústria fonográfica, concentrada no Rio de Janeiro, as linguagens artísticas desenvolvidas em cada cena não desapareceram, ao contrário, eles foram alçados em meio às disputas simbólicas entre os músicos, críticos e produtores musicais acerca do que seria produzir "rock brasileiro".
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Legião Urbana: uma trajetória social
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Escola Estadual Profa Nely Carbonieri de Andrade:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Ministrei aulas de Sociologia para as três séries do Ensino Médio.
        Outras informações: Professora de Ensino Básico II
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Editora FTD:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Avaliadora dos livros didáticos de Sociologia
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisadora de Doutorado