Não autenticado |

Renata Barbosa Vicente

    • Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de pós-graduação acadêmico PROGEL na Linha 1 - Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas. É doutora e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade - LINCS na FFLCH-USP e vem atuando no projeto guarda-chuva Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição? estudo contrastivo, junto à equipe interdisciplinar. É líder do grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição ? LATEC com produção destacada no campo da Cognição. Dedica-se aos estudos de cognição e linguagem, tendo interesse em neurociência, pesquisando temas sobre inputs e outputs provocados pelos gatilhos mentais, sobre memória e Alzheimer. Tem grande interesse pela pesquisa-ação e coordena projeto de extensão para a terceira idade (melhor idade). Orienta trabalhos interdisciplinares no âmbito do letramento digital e tecnologia digital a favor da leitura e escrita. Foi presidente evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP (2019)

       

      Links:    

    • VICENTE, R. B. ; SANTOS, M. M. S. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . A Linguagem em Representações Históricas, Onomásticas e Cognitivas. São Paulo : Estige Editorial, 2023 . 436p. ISBN: 9786599677595.
    • VICENTE, R. B. ; SANTOS, M. M. S. ; DEFENDI, C. L. . Estudos Descritivos da Língua Portuguesa. São Paulo : Estige Editorial, 2023 . 441p. ISBN: 9786585731041.
    • SANTOS, M. M. S. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Sociolinguísticas e Identidades. São Paulo : Estige Editorial, 2023 . 325p. ISBN: 9786585731003.
    • VICENTE, R. B. ; SANTOS, M. M. S. . Cultura em Diversos Contextos. São Paulo : Estige Editorial, 2023 . 461p. ISBN: 9786599677564.
    • SANTOS, M. M. S. ; DEFENDI, C. L. ; VICENTE, R. B. . Prática e Formação do Docente de Língua Portuguesa. São Paulo : Estige Editorial, 2023 . 413p. ISBN: 9786599677557.
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, C. L. ; SANTOS, M. M. S. . Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias. São Paulo : Estige Editorial, 2023 . 361p. ISBN: 9786599677571.
    • DEFENDI, Cristina Lopomo ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; VICENTE, RENATA BARBOSA . Ensino e Formação de Professores. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar.. São Paulo : EDIFSP, 2022 . 254p. ISBN: 9786558230670.
    • CRISTINA LOPOMO DEFENDI ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; VICENTE, R. B. . Cultura e Literatura. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar.. São Paulo : EDIFSP, 2022 . 214p. ISBN: 9786558230687.
    • VICENTE, R. B. ; Defendi, Cristina Lopomo . Discurso e Gênero. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar.. São Pauloi : EDIFSP, 2022 . 163p. ISBN: 9786558230694.
    • VICENTE, RENATA BARBOSA ; Defendi, Cristina Lopomo ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Cognição. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar. São Paulo : EDIFSP, 2022 . 200p. ISBN: 9786558230717.
    • Cunha, Adan Phelipe ; Mano, Andréia Hiromi ; OLIVEIRA, Anna Karolina Miranda ; Defendi, Cristina Lopomo ; Abraçado, Jussara ; SPAZIANI, Lídia ; Lima¿Hernandes, Maria Célia ; RIBEIRO, Marcello ; Santos, Mônica Maria Soares ; Dias, Nilza Barrozo ; Nogueira, Priscilla de Almeida ; Silva, Sérgio Duarte Julião da ; Gomes, Thamires Rodrigues ; Xiang, Zhang ; VICENTE, RENATA BARBOSA . Cognition, complexity and context as other minds: a tribute to T. Givón. : FFLCH-USP, 2022 . p. ISBN: 9786587621845.
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, C. L. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Cognição e Cultura em Múltiplos Olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem. Recife : Editora UFRPE, 2020 . 93p. ISBN: 9786586547153.
    • DEFENDI, C. L. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Discurso e Literatura em Múltiplos Olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem. Recife : Editora UFRPE, 2020 . 126p. ISBN: 9786586547160.
    • VICENTE, RENATA BARBOSA ; DEFENDI, Cristina Lopomo . Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. Recife : UFRPE, 2020 . 7661p. ISBN: 9788579463532.
    • Defendi, Cristina Lopomo ; VICENTE, R. B. ; MARCALO, M. J. . Linguagem, cognição e interações. São Paulo : USP, 2020 . 143p. ISBN: 9788575063941.
    • SOUZA, F. M. ; COSTA JUNIOR, J. V. L. ; TOLOMEI, C. N. ; VICENTE, R. B. . Entre Linguagens, tecnologias e discursos. Rio de Janeiro : Oficina da Leitura, 2018 . 152p. ISBN: 9788566224160.
    • TOLOMEI, C. N. ; SOUZA, F. M. ; COSTA JUNIOR, J. V. L. ; VICENTE, R. B. . Confluências entre Textos, Tecnologias e Educação. São Paulo : Mentes Abertas, 2019 . 152p. ISBN: 9786580266111.
    • VICENTE, R. B. ; SOUZA, F. M. . Comunicação, linguagem e educação: Um diálogo interdisciplinar. São Carlos : Pedro & João Editores, 2017 . 166p. ISBN: 9788579934377.
    • CAETANO, S. C. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; PAULA, F. V. ; RESENDE, B. D. ; MODOLO, M. ; VICENTE, R. B. ; NOGUEIRA, P. de A. . Autismo, Linguagem e Cognição. São Paulo : Paco Editorial, 2015 . 124p. ISBN: 9788546200283.
    • LIMA-HERNANDES, M. C. ; VICENTE, R. B. . A língua Portuguesa Falada em São Paulo. São Paulo : Humanitas, 2012 . 214p. ISBN: 978857506209.
    • VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; Defendi, Cristina Lopomo ; RAUBER, André Luiz ; SARTIN, E. B. G. ; SANTOS, Elaine Cristina Silva . Cognição, gramaticalização e Cultura: um diálogo sem fronteiras. São Paulo : MGP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2011 . 248p. ISBN: 9788575061985.
    • Santos, Mônica Maria Soares ; VICENTE, RENATA BARBOSA . Interface entre linguagem humana, consciência e emoção Filologia e Linguística Portuguesa (Online) , v. 24 , p. 147 - 159 , 2022. ISSN: 21769419.
    • LIMA-HERNANDES, MARIA CÉLIA ; VICENTE, RENATA BARBOSA . Autonomia, consciência e complexidade na língua em uso: uma abordagem cognitiva LINGUÍSTICA (RIO DE JANEIRO) , v. 17 , p. 231 - 253 , 2022. ISSN: 1808835X.
    • VICENTE, R. B. ; MELO, I. K. S. . Fake News: Um Estudo do Gênero Textual Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 12 , p. 566 - 585 , 2020. ISSN: 21769125.
    • SOUZA, S. M. ; VICENTE, R. B. . A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE A BNCC Letra Magna (Online) , v. 25 , p. 1861 - 1877 , 2020. ISSN: 18075193.
    • CAMILO ROSA SILVA ; CRISTINA LOPOMO DEFENDI ; FRANCISCO EDUARDO VIEIRA ; JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR ; RENATA BARBOSA VICENTE ; PRISCILLA DE ALMEIDA NOGUEIRA . APRESENTAÇÃO PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA) , v. 15 , p. i - iii , 2020. ISSN: 19839979.
    • MELO, I. F. ; AZEVEDO, N. D. ; VICENTE, R. B. . Systemic-Functional Linguistics in the Analysis of LGBT Population Representativity AMERICAN JOURNAL OF LINGUISTICS , v. 6 , p. 41 - 47 , 2018. ISSN: 23260769.
    • VICENTE, RENATA BARBOSA ; ARAÚJO, MATHEUS YURI BEZERRA DA SILVA . Aplicativo digital: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem TEXTO LIVRE , v. 10 , p. 169 - , 2017. ISSN: 19833652.
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, Cristina Lopomo ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Divergências e Contribuições Saussurianas à Linguística Funcionalista Prolíngua (João Pessoa) , v. 11 , p. 24 - 35 , 2016. ISSN: 19839979.
    • VICENTE, R. B. ; CAMPOS, J. M. T. . Letramento Digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Revista Metalinguagens , v. 1 , p. 77 - 89 , 2016. ISSN: 23582790.
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, Cristina Lopomo ; RAUBER, André Luiz ; SARTIN, E. B. G. ; SPAZIANI, Lídia ; OLIVEIRA, Anna Karolina Miranda ; SANTOS, Elaine Cristina Silva ; RIBEIRO, Marcello ; KUHLMANN, Mariana C.M.de A. ; BI, Mengyin ; CIOCCHI, Karina Vianna ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Discutindo nomes e abordagens didáticas: o caso do ensino médio Domínios de Lingu@Gem , v. 5 , p. 262 - 276 , 2011. ISSN: 19805799.
    • DEFENDI, Cristina Lopomo ; OLIVEIRA, Anna Karolina Miranda ; RAUBER, André Luiz ; SANTOS, Elaine Cristina Silva ; SARTIN, E. B. G. ; CIOCCHI, Karina Vianna ; SPAZIANI, Lídia ; RIBEIRO, Marcello ; KUHLMANN, Mariana C.M.de A. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE GRAMÁTICA: PARA UM ESTUDO REFLEXIVO DAS CLASSES DE PALAVRAS Polifonia (UFMT) , v. 21 , p. 47 - 62 , 2010. ISSN: 0104687X.
    • ARRUDA, A. A. N. ; VICENTE, R. B. . ESTÁGIOS DE SELVES: Um estudo envolvendo construções linguísticas das redações fuvest. A Linguagem em Representações Históricas, Onomásticas e Cognitivas, v. IX, p. 360 - 360, 2023.
    • SOUZA, S. M. ; VICENTE, R. B. . FORMAÇÃO DOCENTE INTERCULTURAL NOS CURSOS DE LETRAS: O que dizem os projetos pedagógicos?. Prática e Formação do Docente de Língua Portuguesa, v. III, p. 108 - 126, 2023.
    • ARRUDA, A. A. N. ; VICENTE, R. B. . O ESPAÇO DE ATENÇÃO CONJUNTA NO DESENVOLVIMENTO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Cognição. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar, v. 1, p. 134 - 147, 2022.
    • LIMA, C. L. S. ; VICENTE, R. B. . TRANSMISSÃO CULTURAL E APRENDIZAGEM: O PROCESSO HISTÓRICO, ONTOGENÉTICO E FILOGENÉTICO DA COGNIÇÃOHUMANA NA CRIMINALIZAÇÃO DOS ESTUDOS FEMINISTAS. Cognição. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar., v. 1, p. 120 - 133, 2022.
    • TEOBALDO, D. A. S. ; VICENTE, R. B. . HÁ PADRÕESDE LINGUAGEM NAS FASES INICIAIS DO BEBÊ?. Cognição. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar, v. 1, p. 69 - 80, 2022.
    • SOUZA, S. M. ; VICENTE, R. B. . INTERSECÇÕES DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA COM A INTERCULTURALIDADE: DIVERSIDADE EM FOCO. Ensino e Formação de Professores. Estudos de Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar, v. 1, p. 152 - 166, 2022.
    • SOUZA, S. M. ; VICENTE, R. B. . Língua Inglesa na BNCC: Reflexões sobre a dimensão intercultural. Cognição e Cultura em Múltiplos Olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem, v. 1, p. 53 - 57, 2020.
    • TEOBALDO, D. A. S. ; VICENTE, R. B. . A emoção no processo de aquisição de linguagem de um bebê. Cognição e Cultura em Múltiplos Olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem, v. 1, p. 45 - 52, 2020.
    • CARBONE, T. ; GOLFETTI, V. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; VICENTE, R. B. . ?Inovação lexical no português de São Paulo: A relação entre bases semânticas e categorias cognitivas. A cultura imaterial paulista em músicas de raiz, v. , p. 53 - 74, 2020.
    • VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; MARCALO, M. J. . UMA PROVOCAÇÃO À CONSCIÊNCIA: AS LÍNGUAS DE CASA NO BRASIL E EM PORTUGAL. A CASA, O SAPO E O BAÚ Português como Língua de Herança, v. 1, p. 103 - 115, 2019.
    • TOLOMEI, C. N. ; SOUZA, F. M. ; VICENTE, R. B. . Jornal em Sala de Aula: Além do Estudo dos gêneros Discursivos. Entre Linguagens, Tecnologias e Discursos, v. 1, p. 57 - 69, 2018.
    • VICENTE, R. B. ; AMORIM, M. A. P. . A REDAÇÃO DO ENEM: CAMINHOS DE SUCESSOS E INSUCESSOS. Confluências entre Textos, Tecnologias e Educação, v. 3, p. 71 - 98, 2019.
    • VICENTE, R. B. ; CONRADO, D. M. . Caminhos para o letramento digital. Educação e desafios do tempo presente, v. , p. 44 - 61, 2017.
    • BORBA, V. M. R. ; VICENTE, R. B. . CONTEXTO, IDEOLOGIA E FORMAÇÃO DISCURSIVA EM AD ? BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. Comunicação, linguagem e educação: Um diálogo interdisciplinar, v. , p. 65 - 91, 2017.
    • VICENTE, R. B. ; SOUZA, F. M. ; IAPECHINO, M. N. K. ; MELO, I. F. . LÍNGUA E VARIAÇÃO: DO CONTEXTO HISTÓRICO ÀS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO. Comunicação, linguagem e educação: Um diálogo interdisciplinar, v. , p. 125 - 137, 2017.
    • AZEVEDO, N. D. ; FERREIRA JUNIOR, J. T. ; VICENTE, R. B. . O lugar da mulher na literatura portuguesa: vozes e ventos na sensualidade dos sujeitos. Linguagem: entre o sistema, o texto e o discurso, v. 1, p. 137 - 148, 2015.
    • VICENTE, R. B. ; AZEVEDO, N. D. ; BORBA, V. M. R. . INTRODUÇÃO TEXTUAL: um campo para o estudo cognitivo. Linguagem: entre o sistema, o texto e o discurso, v. 1, p. 21 - 38, 2015.
    • VICENTE, R. B. . A categoria cognitiva espacial: um obstáculo abstrato. A INTEGRAÇÃO DE PERSPECTIVAS E A INTERDISCIPLINA, v. , p. 173 - , 2015.
    • CARDOSO, C. R. ; VICENTE, R. B. . Desenvolvimento docente para o atendimento educacional especializado aos alunos com indícios de altas habilidades/superdotação no município de Vila Velha?ES: concepções e contradições. EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE Debates e Desafios, v. 1, p. 193 - 218, 2016.
    • Defendi, Cristina Lopomo ; SPAZIANI, Lídia ; VICENTE, R. B. ; CACCIAGUERRA, V. . História do português paulista. . Análise multissistêmica das palavras, v. I, p. 359 - 382, 2009.
    • VIEIRA, A. B. ; VICENTE, R. B. . Práticas de Leitura e Escrita com alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: construindo reflexões inclusivas. Práticas Pedagógicas: entre as teorias e metodologias, as necessidades educativas especiais, v. 1, p. 131 - 146, 2012.
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, Cristina Lopomo ; RAUBER, André Luiz . Formação histórica e os padrões funcionais de AINDA. COGNIÇÃO, GRAMATICALIZAÇÃO E CULTURA: Um diálogo sem fronteiras, v. 1, p. 55 - 73, 2011.
    • VICENTE, R. B. . Uma reflexão sobre as contribuições do livro didático para o aperfeiçoamento da competência leitora. Esferas de Usos da Linguagem: Mídias, Currículos, Novas Práticas e Tecnologias, v. , p. 145 - 155, 2011.
    • VICENTE, R. B. . Um diálogo do ensino e a gramaticalização de Afinal. Estudos de Linguagem em Contexto Brasileiro, v. 1, p. 145 - 161, 2011.
    • CONRADO, D. M. ; ARAUJO, M. Y. B. S. ; VICENTE, R. B. . TECNOLOGIA DIGITAL A FAVOR DO LETRAMENTO. In: Grupo de Estudos Linguísticos no Nordeste , 2016 , Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. : , 2016.
    • Defendi, Cristina Lopomo ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; VICENTE, R. B. . Frames intersubjetivos na escrita. In: Grupo de Estudos Linguísticos no Nordeste , 2016 , Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. : , 2016.
    • MELO, J. S. ; VICENTE, R. B. . LETRAMENTO DIGITAL: A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA. In: Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste , 2017 , Recife. Estudos Linguísticos e Literários: questões de pesquisa e ensino no Nordeste. : Pipa Comunicação, 2017. p. 1433 - .
    • VICENTE, R. B. . A GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM AFINAL EM CLÁSSICOS DAS LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA. In: VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2017 , Santarém. VI SIMELP. : , 2017.
    • MELO, J. S. ; ARAUJO, M. Y. B. S. ; SANTOS, M. P. J. ; VICENTE, R. B. . LETRAMENTO​ ​DIGITAL:​ ​A​ ​TECNOLOGIA​ ​COMO ALIADA​ ​NO​ ​PROCESSO​ ​DE​ ​LEITURA​ ​E​ ​ESCRITA. In: XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação , 2017 , Recife. Anais do XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. : , 2017.
    • FERREIRA JUNIOR, J. T. ; VICENTE, R. B. . A CRIANÇA AUTISTA NA LINGUAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENUNCIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PESSOA. In: Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste , 2014 , Rio Grande do Norte. A CRIANÇA AUTISTA NA LINGUAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ENUNCIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PESSOA.. Natal : Editora da UFRN, 2014.
    • VICENTE, R. B. . A Grmaticalização de Afinal no Português Europeu. In: 55º GEL GFRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO , 2007 , . Caderno de Resumos do 55º Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. : , 2007.
    • VICENTE, R. B. . Padrões Funcionais de Afinal no Dialeto Carioca. In: X Mostra de Pós-Graduação em Letras: Língua e Literatura - a pesquisa em Foco e do Ciclo de Conferências da ABEA: Estudos Americanos em Debate , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos X Mostra de Pós-Graduação em Letras: Língua e Literatura - a pesquisa em Foco e do Ciclo de Conferências da ABEA: Estudos Americanos em Debate. : , 2006.
    • VICENTE, R. B. . Rotas de gramaticalização de Ende e seus estágios. In: II Congresso Nacional de Humanas da Unicsul , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos do II Congresso Nacional de Humanas da Unicsul. : , 2006.
    • VICENTE, R. B. . A análise dos neologismos nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. In: VIII Mini Enapol de Lexixologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos do VIII Mini Enapol de Lexixologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução. : , 2005.
    • VICENTE, R. B. . Afinal, é possível aplicar a multissistêmica?. In: VI Simpósio Internacional do PHPP (Projeto de História do Português Paulista - Projeto Caipira) , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos do VI Simpósio Internacional do PHPP (Projeto de História do Português Paulista - Projeto Caipira). : , 2007.
    • VICENTE, R. B. . Análise da microestrutura do Dicionário Etimológico Resumido de Antenor Nascentes e do Dicionário Etimológico Nova Fronteira de Antonio Geraldo da Cunha. In: V Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da Anpoll , 2005 , Londrina. Caderno de Resumos do V Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da Anpoll. : , 2005.
    • VICENTE, R. B. . Análise de Afinal dos os Princípios de Ativação, Desativação e Reativação. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. : , 2007.
    • VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Gramaticalização de Afinal no Português Europeu e o Papel da Freqüência. In: II Seminário Internacional de Lingüística da Unicsul , 2007 , São Paulo. Caderno de Atividades Resumos Enunciação e Práticas Discursivas. : , 2007.
    • DEFENDI, C. L. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Discurso e Literatura em Múltiplos Olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem - Apresentação. Recife : Editora UFRPE , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, C. L. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Cognição e Cultura em Múltiplos Olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem - Apresentação. Recife : Editora UFRPE , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SILVA, C. R. ; DEFENDI, C. L. ; VIEIRA, F. E. ; FERREIRA JUNIOR, J. T. ; VICENTE, R. B. ; NOGUEIRA, P. de A. . Língua Portuguesa uma viagem por diferentes partes do mundo. Paraíba : Revista Prolíngua , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • VICENTE, R. B. . Cognição, Gramaticalização e Cultura: Um diálogo sem fronteiras. São Paulo : FFLCH , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • VICENTE, R. B. . A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA. 2017 (Comunicacao)
    • VICENTE, R. B. . A GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM AFINAL EM CLÁSSICOS DAS LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA. 2017 (Simposio)
    • VICENTE, R. B. . O espaço categorizado no texto: um estudo cognitivo funcionalista. 2016 (Conferência)
    • VICENTE, R. B. . O espaço cognitivo: uma categoria funcional marcada no texto. 2016 (Conferência)
    • VICENTE, R. B. . A espacialidade textual sob uma perspectiva cognitivo-funcionalista. 2016 (Conferência)
    • RIBEIRO, Marcello ; VICENTE, R. B. . Agora, Ainda que, A menos que: Da língua padrão à perspectiva funcional. 2011 (Outra)
    • VICENTE, R. B. ; Defendi, Cristina Lopomo . Formação Histórica e os Padrões funcionais de AINDA. 2010 (Comunicacao)
    • VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . Gramaticalização de Afinal no Português Europeu e o Papel da Freqüência. 2007 (Seminário)
    • VICENTE, R. B. . Análise de Afinal sob os Princípios de Ativação, Desativação e Reativação. 2007 (Congresso)
    • VICENTE, R. B. . Rotas de Gramaticalização de Ende e seus estágios. 2006 (Congresso)
    • VICENTE, R. B. . Padrões Funcionais de Afinal no Dialeto Carioca. 2006 (Comunicacao)
    • VICENTE, R. B. . Análise da Microestrutura do Dicionário Etimológico Resumido de Antenor Nascentes e do Dicionário Etimológico Nova Fronteira de Antonio Geraldo da Cunha. 2005 (Outra)
    • VICENTE, R. B. . A análise dos neologismos nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. 2005 (Comunicacao)
    • VICENTE, R. B. ; SALES, G. A. ; TEIXEIRA, M. . Tripé ensino-pesquisa e extensão na universidade: projetos que dão certo. 2019
    • VICENTE, R. B. . VI Simpósio Internacional do PHPP (Projeto de História do Português Paulista - Projeto Caipira). 2007 (Universidade de São Paulo)
    • VICENTE, R. B. . I Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa - SIMELP. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • VICENTE, R. B. . I Semana das Engenharias da UACSA - SEENG. 2015 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VICENTE, R. B. . PROJETO - I JORNADA PEDAGÓGICA DA UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO. 2015 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VICENTE, R. B. . I Jornada de Iniciação Científica - I JIC. 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • AZEVEDO, N. D. ; FERREIRA JUNIOR, J. T. ; VICENTE, R. B. . A ÁFRICA INVADE A RURAL. 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VICENTE, R. B. . II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. 2016 (USP em parceria com UFF)
    • VICENTE, R. B. . Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP. 2019 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, C. L. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . I Sintel - I Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem. 2020 (PROGEL / UFRPE - IFSP - USP)
    • VICENTE, R. B. . I Coneil - I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem. 2020 (PROGEL / UFRPE)
    • DEFENDI, C. L. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . II Sintel - I Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem. 2021 (IFSP / UFRPE - PROGEL / USP)
    • VICENTE, R. B. . Preparação para Pesquisa Científica. 2015 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VICENTE, R. B. . Preparação para Pesquisa Científica. 2017 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • VICENTE, R. B. . Técnicas de Persuasão e Oratória. 2016 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • Nome do projeto: Práticas de Ensino da Língua Portuguesa mais Eficazes para a Sociedade com a Contribuição de Novas Tecnologias de Aprendizagem (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. , MARTINS, R. S. .
    • Nome do projeto: O manual do professor nos livros didáticos de Língua Portuguesa numa contribuição para as práticas pedagógicas. (2010 - 2010
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: VICENTE, R. B. , MARTINS, B. B. .
      Descrição: É sabido que o ensino puro e simples de gramática é árido, desconcertante e ineficaz para a maioria dos alunos, assim entendemos que o manual do professor dos livros didáticos de Língua Portuguesa poderá contribuir para suas práticas pedagógicas, já que há materiais que dispõem de uma metodologia que torna o ensino da língua, da produção e interpretação textual mais eficaz.
    • Nome do projeto: O manual didático do professor de língua portuguesa numa contribuição para as práticas pedagógicas (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. , MARTINS, B. B. .
    • Nome do projeto: Projeto de História do Português Paulista - PHPP (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. , LIMA-HERNANDES, M. C. , CASTILHO, A. T. .
      Descrição: Este projeto integra um conjunto de pesquisas sobre a história do Português Paulista, tendo por objetivo estudar a formação e a expansão de suas variedades, emparelhadamente com a formação da sociedade paulista. Fruto de um largo amadurecimento da Linguística paulista, este projeto desenvolveu temas fundamentais para o conhecimento científico do Português do Estado de São Paulo e do país. Foi órgão financiador deste projeto Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processo 2006/55944-0).
    • Nome do projeto: História do Português Culto Paulistano: primeiras décadas do século XX (2012 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: Neste projeto é desenvolvido um Estudo e descrição de usos linguísticos com traços inovadores e também os traços arcaizantes em documentos do século XX. O período de vigência desse projeto é de 2012 a 2017 e tem como órgão financiador a FAPESP (Processo 2011/51787-5).
    • Nome do projeto: 1º Aniversário da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - UACSA (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: A extensão universitária é uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual ela está inserida, uma espécie de ponte permanente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. É considerando esse contexto, que vimos na comemoração do primeiro aniversário da Unidade Acadêmica Cabo de Santo Agostinho o mote para atingirmos o objetivo, não só de levar conhecimentos à comunidade interna e externa, mas também de aprender com o saber dessas comunidades. Com esse projeto tivemos a oportunidade de proporcionar atividades pedagógicas, tais como: palestras, oficinas, gincana e cinema. Só assim, será possível criar e recriar o conhecimento, de modo que a transformação social extrapole os muros acadêmicos.
    • Nome do projeto: A tecnologia a favor da alfabetização e do letramento (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. , AZEVEDO, N. D. , FERREIRA JUNIOR, J. T. , CAMPOS, J. M. T. , CONRADO, D. M. .
      Descrição: A educação é um processo de transformação que se dá pela aprendizagem permanente. Atualmente a tecnologia tem contribuído para esta transformação. Crianças e jovens demonstram cada vez mais habilidades com os recursos digitais. Diante disso, é preciso educar tornando esses recursos mais abrangentes possíveis (MORAN, 2001). Esta pesquisa tem por objetivo promover uma aprendizagem significativa e eficaz no processo de alfabetização e letramento utilizando a tecnologia digital. Para isso, levantaremos as principais dificuldades no processo de alfabetização e letramento, já apontadas por Ferreiro (1995) e Soares (1998). Investigaremos os principais recursos lúdicos e tecnológicos que contribuem na aprendizagem e elaboraremos um aplicativo para dispositivos móveis que tornem alfabetização e o letramento mais significativo e eficaz. Acreditamos que o caminho da construção do conhecimento torna-se muito mais atraente e interessante, recorrendo-se aos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
    • Nome do projeto: Descobertas da melhor idade: além dos muros da universidade (BEXT 2017) (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: A universidade sendo um espaço de reflexão e de ação, tem a possibilidade, através de uma visão antecipada, de promover a participação dos idosos em atividades educativas e culturais, a fim de torná-los agentes produtivos em uma sociedade que muitas vezes o exclui. O projeto 'Descobertas da melhor idade: além dos muros da universidade' apresenta uma preocupação com fatores psicossociais como perda de papeis sociais, saúde em declínio, isolamento social e redução do funcionamento cognitivo podem ser evitados, aliviados ou mesmo revertidos com ações preventivas, tais como a realização de atividades de oficinas culturais, de mini cursos e de palestras educacionais.
    • Nome do projeto: Construindo saberes junto à melhor idade (BEXT 2018) (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: O projeto 'Construindo saberes junto à melhor idade' apresenta uma preocupação com fatores psicossociais como perda de papeis sociais, saúde em declínio, isolamento social e redução do funcionamento cognitivo podem ser evitados, aliviados ou mesmo revertidos com ações preventivas, tais como a realização de atividades de oficinas culturais, de minicursos e de palestras educacionais. É objetivo do projeto resgatar e valorizar o papel social do idoso através de ações que o aproximem de espaços socialmente produtivos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população idosa do Cabo de Santo Agostinho.
    • Nome do projeto: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: O VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA (SIMELP) é um evento consolidado, constituído por diversos simpósios, conferências, mesas-redondas e minicursos que pretendem funcionar como espaço para agregar pesquisas e discussões entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em áreas como Linguística, Literatura, Cultura, Tradução, Educação. O evento também se destina a profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa representa um ponto de interesse ou de partida para inovações tecnológicas na área do ensino e/ou de outras áreas. Nesse sentido, em 2019, a VII edição do SIMELP contará com a participação de representantes de todos os Continentes. A presença de importantes profissionais de todas as partes do mundo e a atmosfera de partilhamento trazem um impulso ainda maior para o ensino, a divulgação e a pesquisa da língua portuguesa, levando-a a confirmar e sedimentar a sua importância no cenário mundial.
    • Nome do projeto: Descobertas da melhor idade: aprendendo na universidade (BEXT 2019) (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: O projeto Descobertas da melhor idade: aprendendo na universidade reconhece que o envelhecimento populacional é um dos maiores desafios dos dias atuais. Com esse aumento populacional dos idosos, doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade. Um dos resultados dessa dinâmica é a demanda crescente por serviços de saúde e a escassez de recursos. Desta forma, faz se necessário pensar em políticas públicas que favoreçam um envelhecimento de qualidade. A universidade, sendo um espaço de reflexão e de ação, tem a possibilidade de articular e envolver o idoso em atividades educativas e culturais, a fim de torná-los protagonistas de processos produtivos em uma sociedade que muitas vezes o exclui.
    • Nome do projeto: BNCC em Foco: Práticas de Língua Portuguesa na Contemporaneidade para Professores da Educação Básica (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: Este projeto de extensão trata sobre o mundo da linguagem e as funções cognitivas a serem desenvolvidas. O papel do professor e propostas para a atuação em prol da maturação da criança na passagem do mundo da linguagem cotidiana para a sua representação linguística. Análise comparativa de resultados avaliativos. Oficina de tarefas e aplicação de uma base experiencial diagnóstica. Estudo de casos e discussões de soluções. Atividade prática e projeção de aplicação
    • Nome do projeto: A materialização de construções linguísticas via produção textual: um estudo acerca das categorias cognitivas, padrões funcionais e os estágios de selves. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar, a partir das construções linguísticas usadas para usadas para marcar o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, pela perspectiva da Gramaticalização e da Cognição, as categorias mais frequentes.
    • Nome do projeto: Descobertas da melhor idade: diálogo de gerações na universidade (BEXT 2020) (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. .
      Descrição: Este projeto justifica-se pela necessidade de se pensar em políticas públicas que favoreçam um envelhecimento de qualidade. A universidade sendo um espaço de reflexão e de ação, tem a possibilidade, através de uma visão antecipada, de promover a participação dos idosos em atividades educativas e culturais, a fim de torná-los agentes produtivos em uma sociedade que muitas vezes o exclui.
    • Nome do projeto: Vida feliz: descobertas da melhor idade (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VICENTE, R. B. , CAMPOS, J. M. T. .
      Descrição: O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da contemporaneidade, tendo em vista o aumento populacional dos idosos em diversos países, especialmente no Brasil. Com esse aumento populacional dos idosos, doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade (LIMA-COSTA; VERAS, 2003).. Estes aspectos justificam a necessidade de se pensar em políticas públicas que favoreçam um envelhecimento de qualidade. A universidade sendo um espaço de reflexão e de ação, tem a possibilidade, através de uma visão antecipada, de promover a participação dos idosos em atividades educativas e culturais, a fim de torná-los agentes produtivos em uma sociedade que muitas vezes o exclui. O projeto Vida feliz: descobertas da melhor idade apresenta uma preocupação com fatores psicossociais como perda de papeis sociais, saúde em declínio, isolamento social e redução do funcionamento cognitivo podem ser evitados, aliviados ou mesmo revertidos com ações preventivas, tais como a realização de atividades de oficinas culturais, de mini cursos e de palestras educacionais.
    • Nome do projeto: Linguagem e Cognição (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VICENTE, R. B. , LIMA-HERNANDES, M. C. , Defendi, Cristina Lopomo , SPAZIANI, Lídia , SANTOS, Elaine Cristina Silva , RIBEIRO, Marcello .
      Descrição: A relação linguagem x processamentos cognitivos (2006) inaugura os estudos sobre mudança gramatical x mecanismos cognitivos. Em 2011, em parceria com o Instituto de Psicologia, doutorandos passaram a estudar motivações cognitivas, consciência e uso (Oliveira, 2013; Defendi, 2013; Vicente, 2014; Ribeiro, 2014.)
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
        Nome da Instituição: Centro Universitário Fundação Santo André
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Prefeitura do Município de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2011 ).
        Outras informações: Efetivo
    • Cursinho Preparatório para Vestibular Alternativo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Ministrei Língua Portuguesa e Técnicas de Redação
        Outras informações: Contratada
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Ministrei as Disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Portuguesa I para os cursos de Tecnologia em Logística, Sistemas de Informação, Administração, Pedagogia e Licenciatura em História
        Outras informações: Professor Contratado
    • Faculdades Integradas Santa Izildinha:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Ministro disciplinas como: Comunicação e Expressão, Leitura e Produção de Texto, Fundamento da Didática e Metodologia da Pesquisa de Ensino.
        Outras informações: Professor Mestre Contratado
    • Central de Concursos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: A convite da instituição ministro Língua Portuguesa e Interpretação de Textos para turmas que se preparam para concursos.
        Outras informações: Contrato
    • Escola Estadual Repúplica da Nicarágua:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Ministrei as disciplinas Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio
        Outras informações: Professor de Educação Básica - Ensino Médio
    • Escola Estadual Lourenço Zanelatti:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Ém substituição a professor efetivo, ministrei aulas de Literatura para o Ensino Médio, na condição de professor Eventual.
        Outras informações: Professor Eventual
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2011 ).
    • Universidade Federal Rural de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Livro Linguística e Discurso: diálogos possíveis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Comissão Científica do Livro Linguística e Discurso: diálogos possíveis - VII EPED - Encontro de pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP
    • Anais do I Congresso International de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Participei do comitê científico de avaliação dos artigos submetidos à publicação no Anais do I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED)
    • I Seminário de Educação em Monteriro - PB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Integrou a comissão científica do I SEMON - Seminário de Educação em Monteiro - PB " Professor pesquisador: caminhos e desafios"
    • Revista Lincool:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista e membro da Comissão Científica do Vol 2 da Revista Lincool - Língua e Cultura, a revista eletrônica sobre PLH - ISSN 2471-4356
    • V LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • DOMÍNIOS DE LINGU@GEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).