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Rodrigo Lazaresko Madrid

    • Doutor em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) com financiamento da CAPES. Mestre em Letras - Linguística pela mesma instituição com bolsa do CNPq. Tem graduação em Letras (Português-Linguística) e em História. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Cognitiva e Linguística Africana. É membro do LLICC - Laboratório Linguagem, Interação, Cultura e Cognição e do LAELT - Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos. Atualmente, é professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia, campus Irecê.

       

      Links:    

    • MADRID, RODRIGO LAZARESKO . Transitivity in Bantu: Event-oriented constructions Linguistique et langues africaines , v. 9 , p. 1 - 24 , 2023. ISSN: 28227468.
    • MADRID, R. L. . Transitividade intermediária: indício de não modularidade ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 51 , p. 692 - 709 , 2022. ISSN: 14130939.
    • MADRID, R. L. . A história de pidgins e crioulos contra o excepcionalismo REVISTA DA ABRALIN , v. 19 , p. 1 - 5 , 2020. ISSN: 01027158.
    • MADRID, R. L. ; Viotti, E. . A emergência de novas unidades linguísticas em uma narração de futebol por rádio Cadernos de Estudos Linguísticos , v. 59 , p. 251 - 265 , 2017. ISSN: 24470686.
    • MADRID, R. L. . A transmissão televisiva da narração de uma partida de futebol como texto sincrético Estudos Semióticos (USP) , v. 11 , p. 45 - 52 , 2015. ISSN: 19804016.
    • MADRID, R. L. . Common ground e horizontes interpretativos: narração e narrativas futebolísticas. Diálogos interdisciplinares, v. , p. 209 - 224, 2018.
    • MADRID, R. L. . Transitividade intermediária: indício de não modularidade. In: 68º Seminário do GEL , 2021 , Online. Caderno de Resumos - 68º Seminário do GEL. Araraquara : Letraria, 2021. p. 740 - 741.
    • MADRID, R. L. . Subjetificação na narração de futebol: o caso do verbo sair. In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: I LINCOG , 2015 , São Paulo - SP. Anais do I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: I LINCOG. São Paulo : FFLCH/USP, 2014. p. 199 - 206.
    • MADRID, R. L. . Jogando pelas pontas: lateralidade e perspectiva na narração de futebol. In: I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva , 2015 , Salvador-BA. Livro de Resumos - I CISCOG. : , 2015. p. 43 - 43.
    • MADRID, R. L. . Futebol no rádio: indícios de subjetificação. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN , 2015 , Belém - PA. Caderno de Resumos. Belém : ABRALIN, 2015. p. 738 - 738.
    • MADRID, R. L. . A transmissão televisiva de uma partida de futebol como texto sincrético. In: IV ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA , 2014 , Três Corações. Caderno de Resumos. : , 2014.
    • MADRID, R. L. . Subjetificação na narração de futebol: o caso do verbo sair. In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (I LINCOG) , 2014 , São Paulo. Anais de Resumos. : , 2014.
    • MADRID, R. L. . Proposta para transcrição de uma partida de futebol em vídeo. In: II Simpósio Internacional de Estudos sobre o Futebol , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2014.
    • MADRID, R. L. . Perfil de professores de PLE em escolas de idiomas de São Paulo. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2013 , Goiânia. IV SIMELP - Caderno de Resumos: Pôsteres. : , 2013.
    • MADRID, RODRIGO LAZARESKO . Reflexões sobre transitividade a partir de dados de línguas bantu. 2023 (Conferência)
    • MADRID, R. L. . Tipologia linguística e transitividade em línguas bantu. 2023 (Conferência)
    • MADRID, R. L. . Uma gramática orientada aos eventos: dados de línguas bantu. 2022 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Questões de transitividade em construções de inversão em línguas bantu. 2021 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Transitividade em Bantu: estrutura ativa para além do alinhamento de participantes. 2021 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Transitividade intermediária: indício de não modularidade. 2021 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Transitivity in Bantu: active structure in accusative alignment. 2021 (Simposio)
    • MADRID, R. L. . Transitividade nas línguas bantu: o começo é no meio. 2020 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . As línguas bantas e uma gramática voltada para o evento. 2018 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Transitividade em línguas bantas: indícios de uma tipologia orientada para o evento. 2019 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Os adjetivos em línguas bantas por uma perspectiva de alinhamento semântico. 2018 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. ; Viotti, E. ; NEGRAO, E. V. . Traces of active-inactive alignment in Bantu langugages. 2018 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Descrição da narração de futebol transmitida por rádio à luz da Gramática Cognitiva. 2016 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Jogando pelas pontas: lateralidade e perspectiva na narração de futebol. 2015 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Elementos contextuais na narração de futebol: common ground e subjetificação. 2015 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Conceitualização do espaço em uma narração de futebol transmitida por rádio. 2015 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Futebol no rádio: indícios de subjetificação. 2015 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Subjetificação na narração de futebol: o caso do verbo sair. 2014 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . A transmissão televisiva de uma partida de futebol como texto sincrético. 2014 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . O sincretismo na transmissão televisiva de uma partida de futebol. 2014 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Espaço e língua: análise da narração de uma partida de futebol transmitida por rádio. 2014 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Proposta para transcrição de uma partida de futebol em vídeo. 2014 (Comunicacao)
    • MADRID, R. L. . Perfil de Professores de PLE em Escolas de Idiomas de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FIGUEIREDO, F. N. ; PINTO, M. B. ; MADRID, R. L. . Fronteiras Invisíveis do Futebol #41 - Romênia. 2017 Podcast Xadrez Verbal
    • FARIAS DE SOUZA, C. ; GUIDE, B. F. ; MADRID, R. L. . Babel Podcast Episódio 18 - Kimbundu. 2020 Babel Podcast
    • FARIAS DE SOUZA, C. ; GUIDE, B. F. ; MADRID, R. L. . Babel Podcast Episódio 8 - Romeno. 2019
    • BIELER, M. E. ; GUIDE, B. F. ; JORGE, P. B. ; MADRID, R. L. . Tardes de Linguística na USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • MADRID, R. L. . I CineFAM. 2016 (Faculdade Afonso Mafrense)
    • MADRID, RODRIGO LAZARESKO . VII Semana da Consciência Indígena. 2024 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Irecê)
    • TONI, A. ; POLACHINI, B. S. ; GUIDE, B. F. ; MADRID, R. L. ; FONG, S. . Tardes de Linguística na USP. 2015 (Universidade de São Paulo)
  • Curso de curta duração ministrado: 4
    • Viotti, E. ; MADRID, R. L. ; ÁNGEL-OSORNO, J. ; SILVA, A. A. P. . IV Workshop de Documentação Linguística e Transcrição de Dados. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • MADRID, R. L. . Contribuições linguísticas para um estudo da mente: uma introdução. 2019 (Faculdade Afonso Mafrense)
    • MADRID, R. L. . Leitura e interpretação de textos científicos. 2018 (Instituto Federal do Piauí)
    • Viotti, E. ; MADRID, R. L. ; ÁNGEL-OSORNO, J. ; BOLGUERONI, T. . III Workshop de Documentação Linguística e Transcrição de Dados. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • MADRID, R. L. . Perfil de Professores de Português Língua Estrangeira. 2013
    • Nome do projeto: Perfil de Professores de Português Língua Estrangeira (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MADRID, R. L. , NóBREGA, M. H. , CAMPIÃO, P. C. .
      Descrição: Há um crescimento exponencial do ensino de português língua não materna no Brasil e no exterior. Tal fato ocorre devido ao intenso trânsito entre os países, o que facilita a vinda de estrangeiros para trabalhar ou estudar no Brasil. Além disso, a cultura brasileira tem se tornado objeto de desejo de muitos estrangeiros, seduzidos pela música e, mais recentemente, pela produção cinematográfica divulgada no exterior. O fato auspicioso é que o Brasil alcançou respeito lá fora, e isso impulsiona o interesse pelo aprendizado formal do português brasileiro. O problema decorrente desse cenário é que não conhecemos o perfil dos professores que lecionam português língua estrangeira (PLE). Isso reduz consideravelmente a possibilidade de oferecer cursos de formação continuada que atendam às necessidades e interesses deles. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é fazer um levantamento do perfil de professores de PLE, sobretudo no tocante à formação profissional. De acordo com as pesquisas (ABRAHÃO, 2009; FURTOSO, 2009), tal formação deve ser iniciada na graduação, levando o futuro professor a reflexões progressivas sobre a atuação mais produtiva na área. Por outro lado, recomenda-se também que o aprimoramento deve ser ininterrupto (FÉLIX, 2009). Dessa forma, a delimitação da pesquisa tem como foco i) conhecer os professores que atuam em PLE em escolas de idioma na cidade de São Paulo e ii) analisar a formação desses profissionais, visando à formação continuada. Trata-se, portanto, de pesquisa exploratória, que adota como procedimentos metodológicos entrevistas semiestruturadas e questionários. Paralelamente à coleta de dados, serão lidos textos sobre propostas atuais para a formação de professor de PLE. O conhecimento dessas teorias auxiliará a reflexão sobre os dados coletados. Assim, partindo-se de uma base quantitativa, obtém-se o viés qualitativo da pesquisa. Como resultado, a pesquisa apresentará a) um levantamento quantitativo de professores de PLE em escolas de i.
    • Nome do projeto: O Papel da Gramática Tradicional e da Reflexão Linguística no Ensino de Língua Portuguesa (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MADRID, R. L. , FERNANDEZ, J. S. P. , BENEVIDES, A. L. , SORIANO, L. G. M. , SHIMODA, L. T. , SILVA, V. S. , SILVA, W. S. , CARVALHO, J. M. R. , MARQUES, L. L. L. , LOPES, M. .
      Descrição: O curso de extensão foi ministrado por alunos da Pós-graduação em Linguística exclusivamente aos professores da rede pública de São Paulo.
    • Nome do projeto: Grupo de estudos e pesquisas para a produção de material didático (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: MADRID, R. L. , MARTINEZ, B. R. B. .
    • Nome do projeto: Indícios de um alinhamento semântico em línguas bantas (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MADRID, R. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem os objetivos de (i) apresentar uma descrição tipológica de línguas que privilegiariam a semântica em detrimento da transitividade na estrutura oracional e (ii) observar em línguas do subgrupo banto (da família nigero-congolesa) a existência de características prototípicas desse alinhamento tipológico.
    • Nome do projeto: Descrição Semântica de uma Narração Esportiva Transmitida por Rádio (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MADRID, R. L. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é descrever processos de elaboração semântica do português em narrações de futebol transmitidas por rádio, sobretudo em relação à espacialidade. Partindo da identidade entre conceitualização e significado (Langacker, 1987), a pesquisa buscará observar os modos como a percepção visual e a produção linguística do narrador são capacidades cognitivas interligadas.
    • Nome do projeto: CineFam (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MADRID, R. L. .
      Descrição: Projeto de exibição cinematográfica aberta à comunidade de São Raimundo Nonato com fins culturais e acadêmicos. Após a exibição de um longa-metragem, um professor convidado discute aspectos da ciência suscitados pela obra exibida.
    • Nome do projeto: Linguística olímpica (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MADRID, R. L. , SANTOS, É. S. C. .
      Descrição: O projeto Linguística Olímpica consiste em encontros quinzenais entre o coordenador e os participantes para a análise de diferentes línguas e estruturas linguísticas. Nesses encontros, também serão resolvidos problemas linguísticos autossuficientes com vistas à participação na Olimpíada Brasileira de Linguística, cujas inscrições são comumente realizadas no segundo semestre do ano. Esses problemas podem ser considerados interdisciplinares pois exigem não apenas habilidades lógicas, analíticas e metalinguísticas próprias das ciências da natureza, mas também a capacidade de sensibilização sócio-histórica e comunicacional ao lidar com a imensa variedade de línguas faladas no mundo.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Português/Linguística)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: IC-"Perfil de Professores de Português Língua Estrangeira"
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • ALL NET Núcleo de Formação Profissional:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Words & Words Traduções Técnicas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Tradutor
    • Master Languages:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de Português para Estrangeiros
    • Faculdade Afonso Mafrense:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Instituto Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Secretaria Municipal de Educação de Dom Inocêncio-PI:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2024 - Atual ).
        Outras informações: Professor EBTT