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Cleonice Ferreira de Sousa

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Língua e Literatura Francesa pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês (USP). Nessa mesma instituição desenvolve, atualmente, pesquisa para obtenção do título de Doutora em Letras, pesquisa essa subordinada à análise da presença francesa em Castro Alves. Com base nessas pesquisas, as atividades acadêmicas giram em torno dos seguintes temas: Literatura Comparada, poesia, Castro Alves, Victor Hugo, presença francesa e relações culturais Brasil/ França durante o século XIX.

       

      Links:    

    • SOUSA, C. F. . Projeções do Romantismo pelas asas de um condor: a presença hugoana nas Espumas Flutuantes de Castro Alves Pesquisa FAPESP (Impresso) , v. 1 , p. 14 - 25 , 2007. ISSN: 15198774.
    • SOUSA, C. F. . A Presenca hugoana em Castro ALves. In: II Encontro de Pesquisadores do frances , 2010 , Sao Paulo. II Encontro de pesquisdores do frances. : , 2010.
    • SOUSA, C. F. . projeções do romantismo pelas asas de um condor: A presença hugoana em poemas da obra Espumas Flutuantes, de Castro Alves. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2007 , Araraquara. XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2007.
    • SOUSA, C. F. . Métier Du Poète. 2011 (Comunicacao)
    • SOUSA, C. F. . A presenca Hugona em Castro Alves. 2010 (Conferência)
    • SOUSA, C. F. . A presença hugoana nas Espumas Flutuantes de Castro Alves. 2007 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 2
    • SOUSA, C. F. . II Encontro das Licenciaturas em Letras.. 2011 (USP)
    • SOUSA, C. F. . Material didático em línguas estrangeiras: critérios para análise e laboração de ficha didática.. 2011 (USP)
    • SOUSA, C. F. . Ensino de Literatura: probelmas teóricos, perspectivas críticas, propostas didáticas.. 2011 (USP)
    • Nome do projeto: Projeções do romantismo pelas asas de um condor: a presença hugoana nas "Espumas Flutuantes" de Castro Alves. (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, C. F. .
      Descrição: O presente trabalho objetiva, por meio da análise dos poemas Sub Tegmine Fagi, Poesia e Mendicidade, As Duas Ilhas, Canção do Boêmio, Boa Noite e Jesuítas, desnudar as diferenças e semelhanças entre os poetas Castro Alves e Victor Hugo, bem como investigar, em sentido amplo, a configuração da presença hugoana na obra do poeta brasileiro em seus aspectos peculiares. O estudo minucioso dos poemas escolhidos tem como fito averiguar os processos de assimilação do poeta brasileiro, revelando o sentido das apropriações feitas. Para tanto, é de primordial importância observar aspectos como estilo, estrutura, teor ideológico e temática, dado que estes elementos auxiliam na compreensão da natureza que a presença hugoana edifica na obra Espumas Flutuantes, assim como nos levam a perceber no que consiste o papel exercido em cada poema. Para viabilizar a referida compreensão, faremos um levantamento da presença de Victor Hugo nos seis poemas mencionados, bem como investigaremos de quais obras Castro Alves retirou as citações e alusões.
    • Nome do projeto: Projeções do romantismo pelas asas de um condor: a presença hugoana na obra de Castro Alves. (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, C. F. .
      Descrição: Partindo-se das relações entre o Brasil e a França no século XIX e da grande importância de Castro Alves e Victor Hugo para a literatura daquele e deste país, respectivamente, o presente trabalho procurou investigar a natureza da presença hugoana em textos selecionados da obra alvesiana. Inicialmente, examinamos minuciosamente os poemas selecionados, com o fito de evidenciar o motivo pelo qual o poeta brasileiro teria se apropriado do referente hugoano. Num segundo momento, realizou-se, quando oportuno, um cotejo entre os poemas alvesianos e os hugoanos evocados com o objetivo de desnudar a função específica desses referentes em cada texto. O cerne da nossa investigação está na seguinte indagação: Teria Castro Alves se deixado influenciar pelo mago da poesia francesa, ou o vate brasileiro teria utilizado o texto hugoano a serviço do seu discurso? Partindo disso, buscamos analisar os processos de assimilação do poeta brasileiro, mirando revelar o sentido das apropriações realizadas. A análise baseou-se na teoria da intertextualidade, o que poderá enriquecer os estudos de literatura comparada, na medida em que contribui para a ampliação do leque de informações acerca do sentido que a presença hugoana conferiu à obra de Castro Alves.
    • Nome do projeto: Aspectos da presença francesa na obra de Castro Alves. (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, C. F. .
      Descrição: O estudo aqui proposto incide no atentar para a natureza da presença francesa na obra de Castro Alves. Trata-se da expansão do exame intitulado Projeções do romantismo pelas asas de um condor: a presença hugoana na obra de Castro Alves cujo objetivo principal consistiu em analisar , especificamente, a presença de Victor Hugo na produção castroalvina. Na primeira etapa da pesquisa selecionamos, então, quinze poemas da obra do poeta brasileiro, os quais apresentavam a referência hugoana por meio de epígrafes, alusões, traduções e paráfrases. No entanto, com o desenvolvimento da pesquisa notou-se um grande leque de possibilidades de estudo no que se refere à presença francesa como um todo, isto é, verificaram-se nomes de outros poetas franceses como, por exemplo, Alfred de Musset, Bouchard, datas e personagens históricas e etc. Desse modo, percebeu-se que a obra do escritor das Espumas Flutuantes ainda oferecia um caldo frutífero de análise no que concerne a influência da França no Brasil durante o século XIX. Nessa nova etapa será feito um estudo minucioso dos poemas selecionados, com o fito de investigar qual o sentido das apropriações feitas, revelando assim se existe alguma diferença entre a função exercida por Hugo e os demais escritores franceses e ademais, compreender, de maneira geral, o papel da cultura francesa nos textos alvesianos.
    • SOUSA, C. F. . O gênio romântico e a imortalidade: análise de Ahasverus e o gênio . 2013 - Parecer de artigo
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Projeções do Romantismo pelas asas de um condor: um estudo sobre a presença hugoana em poemas da obra Espumas Flutuantes, de Castro Alves
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Trabalho financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa (FAPESP).
        Outras informações: bolsista
    • Escola Estadual Edgard Francisco:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de lingua portuguesa, leitura e producao de textos, bem como auxiliar na coordenacao para formacao continua de professores
        Outras informações: professora
    • Lottus idiomas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de lingua e literatura francesa, preparacao para provas de proficiencia e avaliacoes de nivel
        Outras informações: professora
    • EScola Estadual Jose Augusto Ribeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Preparacao de projetos para estagios, analise de materiais didaticos, auxilio a progessores
        Outras informações: professora
    • Faculdade de Ciências e Letras de Assis:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Auxilio a alunos e professores no que se refere as principais dificuldades do ensino do FLE.
        Outras informações: auxilio a professores
    • Lar da Menina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Aplicacao de projetos desenvolvidos com relacao ao tema "como aprender frances brincando?".
        Outras informações: professora
    • Fundação Cesgranrio:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Correcao de redacoes
        Outras informações: corretora de redacao
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Colegio Etapa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Língua francesa níveis A1 a C1.
        Outras informações: Professor ensino médio