Não autenticado |

Karla Ferreira da Costa

    • Possui graduação em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atualmente é diretora - CNA São Francisco, Presidente da Associação de Professores de Língua inglesa do estado de Mato Grosso do Sul e Mestranda pela USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, multiletramentos e ensino crítico, inovação e formação de professores.

       

      Links:    

    • COSTA, K. F. . Entornos&Contornos Volume 3 Desafios Contemporâneos em contextos de ensino e aprendizagem. São Paulo : Editora CNA, 2010 . 336p. ISBN: 9788585816377.
    • COSTA, K. F. ; SILVA JUNIOR, J. H. . O Uso da Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa . Revista Helb , Brasília , 16 jan. 2012.
    • COSTA, K. F. . Formação Continuada de Professores e Letramento: Refletindo sobre a Prática. 2013 (Conferência)
    • COSTA, K. F. . Formação Continuada de Professores: Uma Perspectiva Inserida na Proposta dos Letramentos. 2013 (Comunicacao)
    • COSTA, K. F. . Formação Continuada de Professores de Inglês na Rede Municipal de Campo Garnde: Uma Perspectiva Colaborativa sob a Ótica dos Novos Letramentos. 2012 (Comunicacao)
    • COSTA, K. F. . Teaching Vocabulary. 2008 (Outra)
    • COSTA, K. F. . Writing can be fun! Teaching writing in the communicative Approach. 2008 (Conferência)
    • COSTA, K. F. . Mesa -Redonda: Projeto de Formação Continuada para Professores de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul. 2008 (Outra)
    • COSTA, K. F. . Letramento Digital. 2008 (Comunicacao)
    • COSTA, K. F. . Mesa-Redonda: "O Curso de Letras e o Mercado de Trabalho". 2002 (Outra)
    • MontMór, Walkyria ; COSTA, K. F. ; Morgan, B. ; TAKAKI, N. H. ; Maciel, R. F. ; MATTOS, A. . Transletramentos e Ensino de Línguas. 2013 Web
    • COSTA, K. F. . V Encontro de Professores de Língua Inglesa do Mato Grosso do Sul:. 2011 (APLIEMS)
    • COSTA, K. F. . Palestra com Profa. Dra. Diana Brydon: Local Needs, Global Contexts: Learning New Literacies . 2010 (APLIEMS, UEMS e Consulado Canadense)
    • COSTA, K. F. . Palestra com Prof. Dr. Lynn Mario T. M. De Souza: LETRAMENTOS CRÍTICOS E O ENSINO NO SÉCULO XXI: MÉTODOS OU ÉTICA? . 2010 (APLIEMS)
    • COSTA, K. F. . IV EPLIMS- Encontro de Professores de Língua Inglesa de Mato Grosso do Sul. 2008 (APLIEMS)
    • Maciel, R. F. ; MontMór, Walkyria ; Brydon, D. ; COSTA, K. F. . III Conferência Internacional Brasil-Canadá Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literaturas. 2013 (UEMS Universidade Estadual do Mato Grosso do SUl)
    • COSTA, K. F. . O Ensino de Língua Inglesa em Cursos Preparatórios para Exames. 2013 (Material para ead)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Projeto Novos Letramentos (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MontMór, Walkyria .
      Descrição: Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos desenvolvido por diversas universidades brasileiras, com um núcleo sede na Universidade de São Paulo. Coordenação: Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e Prof. Dr. Lynn Mario T. Menezes de Souza (DLM - USP)
    • Nome do projeto: Professor sem Fronteiras (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Maciel, R. F. , TAKAKI, N. H. , Martinez, R.P. G. , SILVA, J. F. S. , BARROS, A. L. C. .
      Descrição: Descrição: Formação de professores : O objetivo deste projeto é aperfeiçoar os professores de Inglês da rede municipal de Campo Grande no que diz respeito ao desenvolvimento da competência linguiístico-discursivo em Língua Inglesa. Objetivos: - Valorizar o aprendizado da língua inglesa/adicional como parte de uma formação crítica para participação em práticas sociais; - Promover o desenvolvimento profissional de professores de inglês, visando ao aperfeiçoamento de suas habilidades na língua estrangeira/adicional e em práticas inovadoras em sala de aula; - Preparar professores de inglês preparar-se para uma intensificação da relação global-local, que se reflete num cenário em constante mudança, no que se refere tanto à sua atuação no mundo quanto ao ensino/uso da língua; - Discutir o ensino de língua estrangeira como língua adicional no contexto das discussões atuais sobre inglês como língua franca; - Integrar o ensino de inglês como parte dos processos formativos para participação cidadã em um mundo interconectado e plural; - Atualizar professores de inglês no uso de tecnologias relevantes para maximizar as condições propícias ao aprendizado dessa língua; - Viabilizar espaço de reflexão coletiva sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto atual das políticas educacionais. - Expandir os conhecimentos teóricos e as práticas de Letramentos que orientam o ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional para uma educação cidadã. . Situação: Em andamento; Natureza: Extensão
    • Nome do projeto: Transnational Literacies: Knowledge Exchange Brazil-Canada (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MontMór, Walkyria , Maciel, R. F. , Brydon, D. , Morgan, B. , MATTOS, A. , ZACCHI, V. , SOUZA, L. M. M. , MARTIN, I. , TAVARES, R. .
      Descrição: Descrição: The project builds on the partnership between the Centre for Globalization and Cultural Studies at the University of Manitoba (directed by Diana Brydon) and the National Curriculum Project in English at the University of Sao Paulo (directed by Walkyria Monte Mor and Lynn Mario de Souza). From this core, the partnership involves researchers at the University of Winnipeg, Glendon College, York University, and the University of Waterloo in Canada and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), the Federal University of Alagoas, the Federal University of Sergipe, the Getulio Vargas Foundation, Rio, and APLIEMS (Association of English Teachers of Mato Grosso do Sul) in Brazil. Each co-investigator brings distinctive expertise to this project. Our co-creation of knowledge and understanding will synthesize and build on existing work across the disciplines with the aim of mobilizing our findings in accessible ways in classroom and web-based settings, building institutional capacity, and training the next generation of teachers, translators, and researchers in both countries.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português/ Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Libera Limes
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: Universidade Católica Dom Bosco
        Ano de conclusão: 2000
    • CNA São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - Atual ).
        Outras informações: Diretora
    • Associação de Professores de Língua Inglesa de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Presidente
    • American English Institute:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Faculdade Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Inglês para o Curso de Turismo
    • Dimension English Course:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1991 - 1996 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Instituto de Idiomas Yázigi (MS):
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Inglês e Coordenadora
    • Escola Municipal Nazira Anache:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa para o Ensino Fundamento do 6o. ao 9o. Ano
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).