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Maria Isabel Goncalves de Souza Nogueira da Silva

    • Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo. Ênfase nas áreas: Metafísica, Filosofia do Conhecimento e Filosofia Medieval. Mestrado em curso na Universidade de São Paulo, em História da Filosofia Medieval, com o projeto intitulado "Sobre a noção de semelhança na 'Suma de Teologia' de Tomás de Aquino".

       

      Links:    

    • -Nogueira da Silva, Maria Isabel G. S. . A contemplação e o bem agir no 'Protréptico' de Aristóteles e em Comte-Sponville REVISTA PANDORA BRASIL , v. 84 , p. 1 - , 2017. ISSN: 21753318.
    • SILVA, M. I. ; GONZALEZ, C. . Afectividad y adecuación al objeto según Dietrich von Hildebrand. In: V Congreso Iberoamericano de Personalismo. La autorrealización de la persona: personalismo, formación y valores , 2020 , Santa Fe. V Congreso Iberoamericano de Personalismo - la autorrealización de la persona: personalismo, formación y valores. Santa Fe : Universidad Católica de Santa Fe, 2019. p. 25 - 33.
    • BURGOS, J. M. ; SILVA, M. I. G. S. N. . Introdução ao Personalismo. São Paulo : Cultor de Livros , 2018 (Tradução)
    • Nome do projeto: Sobre o conhecimento de si na 'Suma de Teologia' de Tomás de Aquino (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, M. I. G. S. N. .
      Descrição: A questão do conhecimento de si da alma, presente no século XIII, recebe tratamento inovador por Tomás de Aquino. Se outros pensadores ignoram qualquer influência do princípio material, isto é, o corpo, para o conhecimento da alma, Tomás apoia-se sobre a união substancial de corpo e alma para construir sua doutrina sobre o tema, afirmando no texto de maturidade da ST Iª, q. 87, que a alma no estado da vida presente se conhece não por sua essência, mas por seu ato, e necessita das espécies para atualizar-se e tornar-se inteligível para si. Neste trabalho, analisamos algumas dificuldades na leitura da questão da Suma de Teologia, confrontando com outros textos sobre o tema e com interpretações de comentadores, a fim de compreender se o conhecimento de si de Tomás se aproxima do que se conhece por ?conhecimento intuitivo?.
    • Nome do projeto: A indeterminação na essência em "O ente e a essência" de São Tomás de Aquino (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, M. I. G. S. N. .
      Descrição: Na abstração das essências, o intelecto separa os princípios essenciais dos princípios individuais, e, segundo o que é "comum a muitos", reúne indivíduos em uma mesma espécie e em um mesmo gênero. O indivíduo pode então ser predicado, essencialmente, segundo as intenções lógicas. Em "O ente e a essência", São Tomás faz notar que, ainda que a predicação pelas intenções lógicas determine os princípios essenciais, os princípios individuais permanecem na essência, porém, indeterminadamente. Essa indeterminação pode ser maior ou menor, segundo a precisão da definição. Este trabalho procurará estudar como a predicação se dá por meio das intenções lógicas, tomando as diferentes acepções de essência, e destacando o elemento da indeterminação em cada um dos predicáveis. A seguir, tomando a essência a modo de todo, relativamente considerada, adentraremos o problema dos universais, para, enfim, vermos de que maneira essa indeterminação pode garantir a adequação da predicação universal.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de São Bento de São Paulo
        Título: A indeterminação na essência em "O ente e a essência" de São Tomás de Aquino
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Farmácia e Bioquímica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Faculdade de São Bento de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).