Não autenticado |

Alessandra Montera Rotta

    • Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa, 2006) em Didática de Línguas sob a abordagem cognitiva da leitura de textos em francês e Doutorado (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos, 2016) em Didática do ensino de português a estrangeiros sob a abordagem intercultural pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas estrangeiras, metodologias de ensino de línguas estrangeiras, ensino e aprendizagem de português língua estrangeira, abordagens, ensino e aprendizagem de francês língua estrangeira, didática de ensino de línguas.Trabalha em projetos de extensão cujo foco de pesquisa é a formação de professores de português língua estrangeira e a elaboração de materiais didáticos de português língua estrangeira para estudantes em mobilidade internacional, imigrantes e refugiados, fazendo uso de diferentes abordagens. Faz parte da comissão de desenvolvimento de Políticas Linguísticas na Universidade Federal de Uberlândia representando o Português Língua Estrangeira.

       

      Links:    

    • ROTTA, A. M. . Ensino de Português como língua estrangeira [recurso eletrônico] : discurso e interculturalidade. São Cristóvão, SE : Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2023 . 254p. ISBN: 9786586195958.
    • MAIA, M. ; ROTTA, A. M. . MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS Integração, pandemia e novos desafios. Belo Horizonte : Arraes, 2022 . 260p. ISBN: 9786559291700.
    • ROTTA, ALESSANDRA MONTERA . A pedagogia intercultural como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 12 , p. 974 - , 2018. ISSN: 19805799.
    • ROTTA, A. M. ; CHAGAS, L. A. . AS RELAÇÕES INTERCULTURAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) Revista do SELL , v. 4 , p. 1 - 15 , 2014. ISSN: 19833873.
    • ROTTA, A. M. . Uma abordagem cognitivista para a leitura em sala de aula de lingua estrangeira Domínios de Lingu@Gem , v. 5 , p. 15 - 30 , 2011. ISSN: 19805799.
    • ROTTA, A. M. . Ensino e Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Contexto de Formação de Professores Através da Abordagem Intercultural. In: IV SIELP = Simpósio Internacional de Estudos de Língua Portuguesa , 2014 , Uberlândia. Ensino e Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): O Contexto de Formação de Professores Através da Abordagem Intercultural. Uberlândia : EDUFU, 2014. p. 1 - 8.
    • ROTTA, A. M. ; CHAGAS, L. A. . Projeto Brasil sem fronteiras: a caminho do aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira. In: IV Sell - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2013 , Uberaba. Língua naterna e línguas etsrangeiras: pesquisa e ensino. : , 2013.
    • ROTTA, A. M. . Aprender português como língua estrangeira (PLE) em contexto universitário e suas implicações na formação de professores de línguas. In: IV Simelp - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2013 , Goiânia. ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM. : , 2013.
    • ROTTA, A. M. . Reflexões metodológicas sobre o ensino de português para estrangeiros e a importância do estágio supervisionado na formação de professores de línguas. In: Sielp - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2012 , Uberlândia - MG. Anais do SIELP. : , 2012. p. 1 - 10.
    • ROTTA, A. M. . Filosofia e ensino de línguas: um caminho possível. In: XIII Congresso Nacional de Letras e Linguística e III Congresso Internacional de Letras e Linguística , 2011 , Uberlândia. Filosofia e ensino de línguas: um caminho possível. Uberlândia : Edufu, 2011. p. 1 - 9.
    • ROTTA, A. M. . L´enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psycologiques en salle de classe de langue. In: I Encontro de pós- graduandos de língua francesa , 2002 , São Paulo. L´enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psycologiques en salle de classe de langue. : , 2002.
    • ROTTA, A. M. . A abordagem cognitivista na sala de aula de leitura em língua estrangeira. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Língüística e I Si´mpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. A abordagem cognitivista na sala de aula de leitura em língua estrangeira. : , 2006.
    • ROTTA, A. M. . Formação de professores de PLE sob a ótica intercultural. 2019 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . O ensino do PLE para refugiados haitianos na cidade de Uberlândia. 2018 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . O processo de internacionalização na UFU na área do PLE: avanços e desafios. 2019 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . Estratégias de leitura em FLE para estudantes universitários do curso de Filosofia da UFU. 2019 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . O exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. 2016 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . A importância do trabalho com o intercultural durante a formação de professores de PLE.. 2016 (Outra)
    • ROTTA, A. M. . Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): processos linguístico-teórico-metodológicos na formação de professores. 2014 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . Ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): processos linguístico-teórico-metodológicos na formação de professores. 2014 (Simposio)
    • ROTTA, A. M. ; AGUIAR, M. V. . Création et chanson, pourquoi pas?. 2003 (Outra)
    • ROTTA, A. M. . L'enseignement précoce du FLE: implications pédagogiques et psychologiques en salle de classe de langue.. 2003 (Congresso)
    • ROTTA, A. M. . Leitura em Língua Estrangeira: que aspectos abordar na prática da sala de aula?. 2004 (Congresso)
    • ROTTA, A. M. . Compreensão em leitura em Língua Estrangeira: uma interação entre o discurso do texto e os processos cognitivos e afetivos do leitor. 2005 (Congresso)
    • ROTTA, A. M. . Criar canções, por que não?. 2005 (Congresso)
    • ROTTA, A. M. . A abordagem cognitivista na sala de aula de leitura em Língua Estrangeira. 2006 (Simposio)
    • ROTTA, A. M. . L?alphabet phonétique international et son application dans l?apprentissage de la langue française. 2013 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. ; CHAGAS, L. A. . RELAÇÕES DICOTÔMICAS ENTRE A METODOLOGIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E A METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2013 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . Aprender português como língua estrangeira (PLE) em contexto universitário e suas implicações na formação de professores de línguas. 2013 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. ; CHAGAS, L. A. . Projeto Brasil sem fronteiras: a caminho do aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira. 2013 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . Ensino de PLE: desafios e competências na formação de professores. 2012 (Comunicacao)
    • ROTTA, A. M. . Desafios, olhares e competências na leitura de textos filosóficos para a aquisição da língua estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • PAGEL, D. ; ROTTA, A. M. ; ALVES, M. ; CAVALHEIRO, A. M. S. ; BERRI, A. . La phonétique en classe de FLE. 2013 web
    • ROTTA, A. M. ; NOVODVORSKI, A. ; MENDES, H. M. . XIII Silel - Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • ROTTA, ALESSANDRA MONTERA . ENIPLE - Encontro Interdisciplinar de Português Língua Estrangeira. 2018 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • ROTTA, A. M. ; CARRIJO, Marli. C. ; PITILLO, Giovanni F. . III ENIPLE - Encontro Interdisciplinar de Português Língua Estrangeira. 2022 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • ROTTA, ALESSANDRA MONTERA ; PITILLO, Giovanni F. ; CARDOSO, M. . II ENIPLE - Encontro Interdisciplinar de Português Língua Estrangeira. 2020 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • Nome do projeto: Ensino/aprendizagem de língua vivas: problemas metodológicos, questões relativas à aquisição de línguas (1997 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROTTA, A. M. .
      Descrição: Essa pesquisa procura investigar, numa perspectiva cognitiva-linguageira, as estratégias usadas pelos alunos na aquisição da língua estrangeira, visando uma reflexão sobre práticas pedagógicas a serem utilizadas na apropriação do conhecimento, em meio institucional.
    • Nome do projeto: Línguas estrangeiras em ambiente de ensino e pesquisa: formando professores e pesquisadores no ensino do francês língua estrangeira (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROTTA, A. M. .
      Descrição: Projeto junto aos alunos da graduação que visa o estudo de textos teóricos relacionados ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e o acompanhamento dos mesmos nas aulas dos cursos de francês da CELIN (Central de Línguas) do Instituto de Letras e Linguística(ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no Ensino Médio das escolas públicas de Uberlândia
    • Nome do projeto: Metodologias de ensino do professor de língua estrangeira (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROTTA, A. M. .
      Descrição: Os métodos de ensino e aprendizagem podem ser vistos como orientações para que o professor reflita sobre os processos envolvidos n a docência, possibilitando-lhe construir sua própria visão informada pela prática diária. O professor é, de certa forma, influenciado pela sua experiência anterior como professor ou aluno de língua estrangeira. Também o papel da visão de mundo que o professor detém o leva a identificar-se mais com um método do que com outro. É possível, então, que ele demonstre um discurso mais tradicional ou, por outro lado, mais aberto a mudanças, a interações com o outro. O importante é estar disposto a refletir sobre a complexidade da sala de aula de língua estrangeira. O aluno também é influenciado por pressupostos do que seja ensinar/aprender e isto também interfere no seu processo de ensino/aprendizagem, levando-o a identificar-se melhor com um ou outro método. De onde a necessidade de estudar mais profundamente os métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras utilizados pelos professores de línguas e os processos de ensino e aprendizagem envolvidos nestas abordagens.
    • Nome do projeto: Português básico para haitianos: língua e cultura brasileiras (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROTTA, A. M. , MATTOS, B. , BEVILACQUA, T. .
      Descrição: Ensino do português como língua estrangeira para os haitianos radicados na cidade de Uberlândia
    • Nome do projeto: Português básico para haitianos: língua e cultura brasileiras (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROTTA, A. M. , BEVILACQUA, T. V. , MATTOS, B. .
      Descrição: Desde a década passada, registra-se no Brasil o crescimento da imigração haitiana. Fluxo que tem alcançado também a cidade de Uberlândia. Diante do desafio de facilitar a integração desse grupo à comunidade local, vimos a necessidade de fomentar um espaço que proporcione ao imigrante haitiano a aprendizagem da língua portuguesa e o conhecimento sobre os aspectos culturais locais e brasileiros, de modo geral. Além de professores da comunidade externa (graduados em Letras), essa ação conta ainda com a participação de docentes e discentes do ILEEL/UFU, tanto em sua coordenação e supervisão, como também na efetiva atividade da docência. O principal público-alvo do curso são haitianos recém chegados ao Brasil e que apresentam pouco ou nenhum domínio do português. Serão disponibilizadas 15 vagas. Com um total de trinta horas, o curso visa a uma prática intercultural, com aulas que incentivam o aluno a assumir um posicionamento mais ativo, de interesse e apreço pela cultura brasileira e uberlandense e refletir sobre ela a partir das experiências culturais e linguísticas que carregam de sua origem e também de situações que tenham experimentado a partir da chegada ao Brasil. Desse modo, contribuímos para que esses sujeitos não fiquem limitados a práticas sociais encerradas às pequenas redes haitianas construídas no Brasil, mas que possam ampliar suas relações sociais, acadêmicas e profissionais, integrando-se efetivamente à sociedade brasileira.
    • Nome do projeto: Ensinando Português I para refugiados (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROTTA, A. M. .
      Descrição: ensino do português em nível de alfabetização e iniciante básico para refugiados na cidade de Uberlândia -MG
    • Nome do projeto: Ensinando português I para refugiados (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROTTA, A. M. .
      Descrição: Projeto realizado na cidade de Uberlândia (MG) que integra ensino-pesquisa e extensão e que conta com a participação de um estudante do Curso de Letras que faz pesquisa na área de PLE, participa de reuniões quinzenais para discussão e reflexão e pratica em sala de aula a teoria, enriquecendo sua formação. O contato com os refugiados permite ao estudante desenvolver a consciência intercultural e exercitar a docência (preparação de aulas, elaboração de materiais, avaliação, relatório); também os refugiados aprendem a língua e a cultura do Brasil, falam de seu país e sua cultura, havendo troca genuína e inserção na sociedade uberlandense.
    • Nome do projeto: Imersão linguística e cultural para estrangeiros em mobilidade internacional (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROTTA, A. M. , SOUZA, V. V. S. .
      Descrição: Este evento de imersão linguística e cultural consiste em uma viagem para a cidade de Caldas Novas no estado vizinho de Goiás e tem como objetivo propiciar um ambiente para interação linguística e para conhecimento das características culturais e geográficas do Brasil. Participarão estudantes internacionais em mobilidade de graduação e pós-graduação na UFU que estão matriculados nos cursos de Português como Língua Estrangeira de responsabilidade do ILEEL e do ProInt (DRI), bem como estudantes brasileiros membros do ProInt, voluntários do MIGUFU ou vinculados ao ILEEL e RI. Durante a viagem serão desenvolvidas atividades linguísticas para aprimoramento da língua portuguesa e atividades culturais comparativas das características dos estados de Minas Gerais e de Goiás. Será uma oportunidade de estreitamento de laços entre os acadêmicos, que constituem a base do acolhimento e da Internacionalização em casa que fazem parte do Plano de Internacionalização da UFU.
    • Nome do projeto: Formação de professores de Português língua estrangeira (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROTTA, A. M. .
      Descrição: Pesquisa que inside sobre as metodologias de ensino de PLE, elaboração de materiais didáticos em contexto de PLE para alunos estrangeiros em mobilidade internacional e ensino de PLAC para imigrantes e refugiados
    • Nome do projeto: LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: Ações de intervenção para o aprimoramento do ensino de português como língua estrangeira (PLE) (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROTTA, A. M. , CHAGAS, L. A. , SANTOS, V. C. .
      Descrição: Os cursos de formação de professores estão sofrendo alterações significativas em busca da melhor qualidade de ensino e adequação ao exercício da docência vigente no sistema educacional brasileiro. Em consonância com essas mudanças, o Curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) implementou um Projeto Político Pedagógico focando na qualidade e no serviço à comunidade proposto pela UFU, e tomando como base a elaboração dos novos referenciais para a formação de professores da Educação Básica instituídos nas Resoluções CNE/CP1/2002 e CNE/CP2/2002 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este projeto visa conciliar a proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Letras com os programas de Mobilidade Internacional, realizados através da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) da UFU. Essa parceria traz a oportunidade aos alunos do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) de experimentarem e aperfeiçoarem o trabalho de docência na sala de aula de línguas estrangeiras modernas através da ação, da reflexão e da pesquisa. Consequentemente, através da ação extensionista, cria vínculos culturais e linguísticos com alunos estrangeiros da UFU, e numa esfera mais abrangente, visa à melhoria do ensino de português como língua estrangeira no contexto educacional de Uberlândia e macrorregião, considerando a qualidade da formação dos professores envolvidos. O Projeto dá continuidade aos projetos anteriores de PLE, e propõe a construção de novas perspectivas e direcionamentos para as pesquisas e projetos nessa área dentro do ILEEL e da UFU, buscando forma qualitativa um fortalecimento ainda maior no cenário nacional e internacional dos trabalhos e ações relacionados à pesquisa em PLE.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Francês escrito, francês falado: vamos brincar?
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: doutorado em língua e literatura francesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Do intercultural ao desenvolvimento da Competência Intercultural na formação de professores de Português Língua Estrangeira
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Língua Francesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Do intercultural ao desenvolvimento da Competência Intercultural na formação de professores de Português Língua Estrangeira
        Ano de conclusão: 2016
    • Inter Partner Assistance:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2000 ).
        Outras informações: A atuação profissional está centrada no Departamento Médico e visava o atendimento de assegurados em viagens (estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior).
        Outras informações: Assistente internacional trilingue
    • Aliança Francesa - Delegação São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Estudos e Pesquisas em Educaçção, Cultura e Ação Popular:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: A atuação ocorreu no Projeto Criança com formação de professores da rede de ensino municipal de 1. a 6. séries do Ensino Fundamental nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba e Tupaciguara (MG) e Itumbiara (GO) e no Projeto do Voluntariado na cidade de Uberlândia (MG) com Clube de Leitura e Clube de Correspondência.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
    • Domínios de Lingu@Gem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: membro oficial o conselho diretivo da revista eletrônica supracitada.