Joaquim João Martinho
-
Resumo
-
Possui graduação em Ciências da Educação - Instituto Superior de Ciências da Educação- Luanda(ANGOLA) (2009). Tem experiência na área de Ensino do português e de Literaturas de Língua Portuguesa. Docente de Introdução aos estudos literários e de literaturas africanas de língua portuguesa, Portuguesa e Brasileira e de teoria da literatura , no ensino superior, desde 2010. Co-coordena o conselho científico do Centro de estudos Populorum Progressio. Articula no jornal de Artes e Letras de Angola. É membro do jurado naciopnal do prémio literário infantil/juvenil QUEM ME DERA SER ONDA- da União dos Escritores Angolanos. Foi convidado - residente do programa de Música e Literatura da rádio metodista de Angola. Professor de Língua Portuguesa desde 1994. Ensinou literatura dramática no instituto de formação artística de Angola. Ensinou texto dramático no curso para actores de teatro, cinema e televisão do colectivo de artes horizonte njinga Mbande. Articulista do jornal angolano de artes e letras.Foi bibliotecário dos padres salesianos de Dom Bosco- paróquia de São Paulo- Luanda. Ensinou introdução aos estudos literários e teoria da literatura na Esp- Bengo, Literatura Angolana e Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Metodista de Angola e no Seminário Maior Arquidiocesano de Luanda. Ensinou Literatura portuguesa e brasileira na Esp- Bengo. Participou em diversas jornadas científicas de instituições de ensino superior de Angola,nomeadamente, Universidade Luenji a Nkonde,Metodista de Angola. Participou no Simpósio Nacional de Gestão do turismo como prelector.Tem larga experiência no ensino do português e da Literatura.
-
-
Apresentações de Trabalho: 5
- MARTINHO, J. J. . Mapeando vozes, etrecruzando olhares:problematizando as sombras do imaginário nacional. 2016 (Conferência)
- MARTINHO, J. J. . O animismo no conto africano de língua portuguesa: uma leitura dos contos O parto, de W. Xitu e A árvore que sepultou o meu avô, de Nélson Saúte. 2016 (Conferência)
- MARTINHO, J. J. . A RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO HISTÓRICO-SOCIAL ANGOLANO EM O LIVRO DOS RIOS, DE LUANDINO VIEIRA;NOITES DE VIGÍLIAS, DE BOAVENTURA CARDOSO E O REINO DAS CASUARINAS, DE LUÍS MENDONÇA- a escrita ao serviço da nação. 2015 (Conferência)
- MARTINHO, J. J. . Literatura e História no romance angolano do século XXI- A ESCRITA AO SERVIÇO DA NAÇÃO. 2015 (Conferência)
- MARTINHO, J. J. . A diáspora no imaginário literário cabo-verdiano-reflexões sobre o conto Nina de Amarílis. 2015 (Conferência)
-
Formação Acadêmica: 2
-
Graduacao:
-
Curso: Ciências da Educação
Nome da Instituição: InstitutoSuperior de Ciências da Educação- Luanda(ANGOLA)
Título: Marcas da Oralidade em NOSSO MUSSEQUE, de Luandino Vieira
Ano de conclusão: 2009
-
Curso: Ciências da Educação
-
Mestrado:
-
Curso: ciências da educação
Nome da Instituição: UNIVERSIDADE DE SAN Lorenzo- Paraguay
Ano de conclusão: 2014
-
Curso: ciências da educação
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 1
-
Cenro d etudos populrum progressio:
- Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
-
Cenro d etudos populrum progressio: