Valéria Aparecida Nalin
-
Resumo
-
Doutoranda em Linguística na Universidade de São Paulo, ingresso em 2021. Mestra na Universidade de São Paulo. É graduada em Letras, com habilitação em Português e Linguística pela mesma universidade em 2013. Participou de 2010 à 2012 do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD-USP), desenvolvendo junto a este grupo um estudo direcionado à produção dos Blends na Língua Portuguesa. Participa desde 2011 do Grupo de Estudos de Línguas Africanas (GELA-USP), tendo por área de interesse as línguas angolanas e sua cultura. Seu foco de pesquisa atualmente é na área de Pragmática, tendo como objetos de interesse a ocorrência dos Atos de Fala tanto em textos teatrais escritos quanto em suas encenações e também em processos de polidez nas línguas naturais. Participa do grupo de pesquisa Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural da USP, coordenado pela Profa. Dra. Elisabetta Santoro. Em 2017 - Membro da comissão de seleção dos projetos inscritos na 1a. Edição Programa Municipal de FOMENTO LITERATURA para a cidade de São Paulo. Também em 2017, foi responsável pela redação e criação de questões para CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso ? Ensino Básico, Fund. I, Fund. II e Médio ? prova específica de Língua Portuguesa para a área com 35 questões múltipla escolha (objetiva) e 3 dissertativas. Fez a correção das questões dissertativas do referido CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso e depois fez a Coordenação Pedagógica - na cidade de Cáceres ? MT ? dos docentes participantes das bancas para a prova didática do CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso.
-
-
Capítulos publicados: 1
- TANGUELE, K. ; KAMUNJIN TANGUELE . Pragmática e Teatro, um diálogo possível. A análise pragmática em diferentes perspectivas, v. , p. 148 - 162, 2022.
-
Trabalhos em Anais: 1
- NALIN, V. A. . A subjetividade nos diálogos teatrais. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2012 , São Paulo. CD online do 20º SIICUSP. : , 2012.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- KAMUNJIN TANGUELE . revista Projeto Mímicas nº4 - Edição 2021 ? VI Mostra de Mímica Contemporânea. São Paulo : Núcleo Angatu , 2021 (Organização, revisão e edição do número 4, edição especial, da revista Projeto Mímicas n. 4, Panor)
-
Apresentações de Trabalho: 9
- NALIN, V. A. . A Enunciação na fala do ator. 2016 (Conferência)
- NALIN, V. A. . As influências africanas no português brasileiro: um breve olhar para a África brasileira. 2017 (Conferência)
- NALIN, V. A. . A enunciação na fala do ator. 2016 (Conferência)
- NALIN, V. A. . Os atos diretivos e expressivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016 (Comunicacao)
- NALIN, V. A. . Os atos diretivos e expressivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016 (Comunicacao)
- NALIN, V. A. . Os Atos de Fala nas Peças Psicológicas de Nelson Rodrigues. 2015 (Comunicacao)
- NALIN, V. A. . Os atos de fala nos textos psicológicos de Nelson Rodrigues. 2014 (Comunicacao)
- NALIN, V. A. . I Colóquio de Morfologia. 2011 (Comunicacao)
- NALIN, V. A. . A subjetividade nos diálogos teatrais. 2012 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 2
- NALIN, V. A. . XVIII ENAPOL - Encontro de Alunos de Pós Graduação em Semiótica e Linguística Geral. 2015 (Universidade de São Paulo - FFLCH - Departamento de Linguística)
- KAMUNJIN TANGUELE . 24º Enapol 2021. 2021 (Departamento de Semiótica e Linguística em geral - FFLCH - USP)
-
Curso de curta duração ministrado: 2
- KAMUNJIN TANGUELE . Roteiro. 2020 (Senac Aclimação)
- KAMUNJIN TANGUELE . Gramática e Linguística em Sala de Aula. 2021 (Departamento de Semiótica e Linguística em geral - FFLCH - USP)
-
Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
- NALIN, V. A. . CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº. 01 /201 7 - 03 DE JU LHO DE 2017 - CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso ? Ensino Básico, Fund. I, Fund. II e Médio. 2017 (Redação e criação de questões para concurso pÚblico para professores de mato grosso ? ensino básico,)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Dizer e fazer em textos teatrais: a enunciação enunciada (2014
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: NALIN, V. A. , NALIN, V. A. , ALTMAN, C .
Descrição: O projeto se estrutura a partir da oposição que se pode estabelecer entre duas grandes perspectivas teóricas assumidas pelos estudiosos da linguagem quanto ao papel do sujeito na construção do sentido. Esquematicamente, aquela que ilumina o eixo da produção e da codificação do sentido feita por um falante competente; e aquela que ilumina a tensão entre os sujeitos que co-participam do processo de produção e interpretação de sentidos. Assim, contrapõem-se aos modelos clássicos da comunicação (ex. Jakobson 1960), os conceitos de ato de fala dos chamados filósofos da linguagem ordinária (Austin 1962, Searle 1984) e o do princípio de cooperação de Grice (1967). O objetivo central é a análise da produção e interpretação do sentido, tal como manifestado em textos teatrais.
-
Nome do projeto: Dizer e fazer em textos teatrais: a enunciação enunciada (2014
Atual)
-
Outras produções técnicas: 4
- PETTER, M. ; NALIN, V. A. . Língua Não-Indoeuropéia II. 2015 - 2015 ? 2º semestre ? estágio voluntário pae (programa de apoio ao estágio).
- STORTO, L. ; NALIN, V. A. . Elementos de Linguística I,. 2015 - 2015 ? 1º semestre ? estágio remunerado pae (programa de apoio ao estágio).
- ALTMAN, M. C. F. S. ; NALIN, V. A. . Pragmática. 2013 - 2013 ? 1º semestre ? monitoria voluntário do programa de graduação em semiótica e linguística geral,
- LOPES, M. ; NALIN, V. A. . Pragmática. 2015 - 2015 ? 1º semestre ? estágio voluntário do programa de pós-graduação em semiótica e linguística gera
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: A subjetividade nos diálogos teatrais (Iniciação Científica 2012)
Ano de conclusão: 2013
-
Curso: Letras
-
Mestrado:
-
Curso: Lingüística
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2016
-
Curso: Lingüística
-
Doutorado:
-
Curso: Lingüística
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Lingüística
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 11
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2016
).
Outras informações: Aluna de pós graduação bolsista
-
Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2016
).
-
Colégio Santo Américo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
Atual
).
Outras informações: corretora de redações para ensino fundamental
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
Atual
).
-
Colégio Nossa Senhora do Rosário:
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
2016
).
Outras informações: Colégio Nossa Senhora do Rosário/SP - Correção de redações para ensino fundamental II (7º e 8º anos)
Outras informações: corretora de redações para ensino fundamental
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
2016
).
-
Colégio Porto Seguro:
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
Outras informações: Correção de redações para ensino fundamental
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
-
Colégio Poliedro São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
Outras informações: Correção de redações preparatórias para vestibular, de alunos do Ensino Médio e de Cursinho Pré-vestibular.
Outras informações: Correção de redações preparatórias para vesti
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
-
Colégio Ideal:
-
Tipo de vínculo: Livre (2013 -
2013
).
Outras informações: Aulas de Reforço Escolar do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sob sistema Anglo de Ensino.
Outras informações: Aulas de Reforço Escolar do Ensino Fundamenta
-
Tipo de vínculo: Livre (2013 -
2013
).
-
Escola Estadual Marina Cintra:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 -
2012
).
Outras informações: Professora substituta categoria O, para aulas de Língua Portuguesa.
Outras informações: Professora substituta categoria O
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 -
2012
).
-
Prefeitura do município de Osasco:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 -
2011
).
Outras informações: 2010 a 2011 ? ?O Contador de Histórias e sua função na história? ? Prefeitura de Osasco/SP ? Biblioteca Manuel Fiorita. Docente do curso ?O Contador de História e sua função na história?, ministrando aulas de História da Contação de Histórias, leitura de textos relacionados à História da Contação de Histórias, leitura de lendas e histórias para posterior trabalho textual com os mesmos (compreensão da história e decupagem do texto), estudo de possíveis objetos cênicos e aprendizado da manipulação dos mesmos, e confecção, preparação e apresentação em Sarau ao Final do Curso para alunos de escolas do entorno. Carga horária: 36 horas. Curso realizado por diversas vezes no período de 06/2010 a 12/2011.
Outras informações: Docente do curso ?O Contador de História e su
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 -
2011
).
-
SENAC Matarazzo:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 -
2011
).
Outras informações: 2009 a 2011 ? Oficina de Contação de Histórias ? SENAC/SP ? Unidade Francisco Matarazzo. Docente do curso de Contação de Histórias oferecido pelo Senac, sendo o mesmo composto por aulas de História da Contação de Histórias, trabalho textual (compreensão da história e decupagem do texto), manipulação de objetos cênicos, apresentação em Sarau ao Final do Curso. Carga horária: 15 horas.
Outras informações: Docente do curso de Contação de Histórias
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 -
2011
).
-
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 -
Atual
).
Outras informações: Docente do curso de Oficina de Roteiro no Senac Aclimação, com duração de 60 horas, de 09/03/2020 a 27/04/2020, 2as, 4as, e 6as.
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 -
Atual
).
-
Cursinho Pré-Vestibular Henfil:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 -
Atual
).
Outras informações: Docente nas disciplinas de Gramática e Redação
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 -
Atual
).
-
Universidade de São Paulo: