Não autenticado |

Valéria Aparecida Nalin

    • Doutoranda em Linguística na Universidade de São Paulo, ingresso em 2021. Mestra na Universidade de São Paulo. É graduada em Letras, com habilitação em Português e Linguística pela mesma universidade em 2013. Participou de 2010 à 2012 do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD-USP), desenvolvendo junto a este grupo um estudo direcionado à produção dos Blends na Língua Portuguesa. Participa desde 2011 do Grupo de Estudos de Línguas Africanas (GELA-USP), tendo por área de interesse as línguas angolanas e sua cultura. Seu foco de pesquisa atualmente é na área de Pragmática, tendo como objetos de interesse a ocorrência dos Atos de Fala tanto em textos teatrais escritos quanto em suas encenações e também em processos de polidez nas línguas naturais. Participa do grupo de pesquisa Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural da USP, coordenado pela Profa. Dra. Elisabetta Santoro. Em 2017 - Membro da comissão de seleção dos projetos inscritos na 1a. Edição Programa Municipal de FOMENTO LITERATURA para a cidade de São Paulo. Também em 2017, foi responsável pela redação e criação de questões para CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso ? Ensino Básico, Fund. I, Fund. II e Médio ? prova específica de Língua Portuguesa para a área com 35 questões múltipla escolha (objetiva) e 3 dissertativas. Fez a correção das questões dissertativas do referido CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso e depois fez a Coordenação Pedagógica - na cidade de Cáceres ? MT ? dos docentes participantes das bancas para a prova didática do CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso.

       

      Links:    

    • TANGUELE, K. ; KAMUNJIN TANGUELE . Pragmática e Teatro, um diálogo possível. A análise pragmática em diferentes perspectivas, v. , p. 148 - 162, 2022.
    • NALIN, V. A. . A subjetividade nos diálogos teatrais. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2012 , São Paulo. CD online do 20º SIICUSP. : , 2012.
    • KAMUNJIN TANGUELE . revista Projeto Mímicas nº4 - Edição 2021 ? VI Mostra de Mímica Contemporânea. São Paulo : Núcleo Angatu , 2021 (Organização, revisão e edição do número 4, edição especial, da revista Projeto Mímicas n. 4, Panor)
    • NALIN, V. A. . A Enunciação na fala do ator. 2016 (Conferência)
    • NALIN, V. A. . As influências africanas no português brasileiro: um breve olhar para a África brasileira. 2017 (Conferência)
    • NALIN, V. A. . A enunciação na fala do ator. 2016 (Conferência)
    • NALIN, V. A. . Os atos diretivos e expressivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016 (Comunicacao)
    • NALIN, V. A. . Os atos diretivos e expressivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues. 2016 (Comunicacao)
    • NALIN, V. A. . Os Atos de Fala nas Peças Psicológicas de Nelson Rodrigues. 2015 (Comunicacao)
    • NALIN, V. A. . Os atos de fala nos textos psicológicos de Nelson Rodrigues. 2014 (Comunicacao)
    • NALIN, V. A. . I Colóquio de Morfologia. 2011 (Comunicacao)
    • NALIN, V. A. . A subjetividade nos diálogos teatrais. 2012 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 2
    • NALIN, V. A. . XVIII ENAPOL - Encontro de Alunos de Pós Graduação em Semiótica e Linguística Geral. 2015 (Universidade de São Paulo - FFLCH - Departamento de Linguística)
    • KAMUNJIN TANGUELE . 24º Enapol 2021. 2021 (Departamento de Semiótica e Linguística em geral - FFLCH - USP)
    • KAMUNJIN TANGUELE . Roteiro. 2020 (Senac Aclimação)
    • KAMUNJIN TANGUELE . Gramática e Linguística em Sala de Aula. 2021 (Departamento de Semiótica e Linguística em geral - FFLCH - USP)
    • NALIN, V. A. . CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº. 01 /201 7 - 03 DE JU LHO DE 2017 - CONCURSO PÚBLICO para professores de Mato Grosso ? Ensino Básico, Fund. I, Fund. II e Médio. 2017 (Redação e criação de questões para concurso pÚblico para professores de mato grosso ? ensino básico,)
    • Nome do projeto: Dizer e fazer em textos teatrais: a enunciação enunciada (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NALIN, V. A. , NALIN, V. A. , ALTMAN, C .
      Descrição: O projeto se estrutura a partir da oposição que se pode estabelecer entre duas grandes perspectivas teóricas assumidas pelos estudiosos da linguagem quanto ao papel do sujeito na construção do sentido. Esquematicamente, aquela que ilumina o eixo da produção e da codificação do sentido feita por um falante competente; e aquela que ilumina a tensão entre os sujeitos que co-participam do processo de produção e interpretação de sentidos. Assim, contrapõem-se aos modelos clássicos da comunicação (ex. Jakobson 1960), os conceitos de ato de fala dos chamados filósofos da linguagem ordinária (Austin 1962, Searle 1984) e o do princípio de cooperação de Grice (1967). O objetivo central é a análise da produção e interpretação do sentido, tal como manifestado em textos teatrais.
    • PETTER, M. ; NALIN, V. A. . Língua Não-Indoeuropéia II. 2015 - 2015 ? 2º semestre ? estágio voluntário pae (programa de apoio ao estágio).
    • STORTO, L. ; NALIN, V. A. . Elementos de Linguística I,. 2015 - 2015 ? 1º semestre ? estágio remunerado pae (programa de apoio ao estágio).
    • ALTMAN, M. C. F. S. ; NALIN, V. A. . Pragmática. 2013 - 2013 ? 1º semestre ? monitoria voluntário do programa de graduação em semiótica e linguística geral,
    • LOPES, M. ; NALIN, V. A. . Pragmática. 2015 - 2015 ? 1º semestre ? estágio voluntário do programa de pós-graduação em semiótica e linguística gera
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A subjetividade nos diálogos teatrais (Iniciação Científica 2012)
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Aluna de pós graduação bolsista
    • Colégio Santo Américo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: corretora de redações para ensino fundamental
    • Colégio Nossa Senhora do Rosário:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Colégio Nossa Senhora do Rosário/SP - Correção de redações para ensino fundamental II (7º e 8º anos)
        Outras informações: corretora de redações para ensino fundamental
    • Colégio Porto Seguro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Correção de redações para ensino fundamental
    • Colégio Poliedro São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Correção de redações preparatórias para vestibular, de alunos do Ensino Médio e de Cursinho Pré-vestibular.
        Outras informações: Correção de redações preparatórias para vesti
    • Colégio Ideal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Aulas de Reforço Escolar do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sob sistema Anglo de Ensino.
        Outras informações: Aulas de Reforço Escolar do Ensino Fundamenta
    • Escola Estadual Marina Cintra:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora substituta categoria O, para aulas de Língua Portuguesa.
        Outras informações: Professora substituta categoria O
    • Prefeitura do município de Osasco:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 - 2011 ).
        Outras informações: 2010 a 2011 ? ?O Contador de Histórias e sua função na história? ? Prefeitura de Osasco/SP ? Biblioteca Manuel Fiorita. Docente do curso ?O Contador de História e sua função na história?, ministrando aulas de História da Contação de Histórias, leitura de textos relacionados à História da Contação de Histórias, leitura de lendas e histórias para posterior trabalho textual com os mesmos (compreensão da história e decupagem do texto), estudo de possíveis objetos cênicos e aprendizado da manipulação dos mesmos, e confecção, preparação e apresentação em Sarau ao Final do Curso para alunos de escolas do entorno. Carga horária: 36 horas. Curso realizado por diversas vezes no período de 06/2010 a 12/2011.
        Outras informações: Docente do curso ?O Contador de História e su
    • SENAC Matarazzo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - 2011 ).
        Outras informações: 2009 a 2011 ? Oficina de Contação de Histórias ? SENAC/SP ? Unidade Francisco Matarazzo. Docente do curso de Contação de Histórias oferecido pelo Senac, sendo o mesmo composto por aulas de História da Contação de Histórias, trabalho textual (compreensão da história e decupagem do texto), manipulação de objetos cênicos, apresentação em Sarau ao Final do Curso. Carga horária: 15 horas.
        Outras informações: Docente do curso de Contação de Histórias
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - Atual ).
        Outras informações: Docente do curso de Oficina de Roteiro no Senac Aclimação, com duração de 60 horas, de 09/03/2020 a 27/04/2020, 2as, 4as, e 6as.
        Outras informações: Professor
    • Cursinho Pré-Vestibular Henfil:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: Docente nas disciplinas de Gramática e Redação
        Outras informações: Professor