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Carlos Eduardo Pereira Oliveira

    • Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é doutorando, pesquisador da Universidade de São Paulo e professor titular - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Descartes, Racionalismo e Irracionalismo.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, C. E. P. . Apreciação Dubitativa do Realismo e seu Impacto sobre a Cosmologia Cristã Realista Cadernos Espinosanos (USP) , v. XXVI , p. 81 - 107 , 2012. ISSN: 14136651.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . A Teoria Cartesiana da Livre Criação das Verdades Eternas Kalagatos (UECE) , v. 6 , p. 79 - 105 , 2010. ISSN: 1808107X.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . O Racionalismo Cartesiano posto em questão Cadernos Espinosanos (USP) , v. XXI , p. 140 - 158 , 2009. ISSN: 14136651.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . A Teoria Cartesiana da Criação Cadernos Espinosanos (USP) , v. XVIII , p. 89 - 101 , 2008. ISSN: 14136651.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Entre Descartes e Tomás: a simplicidade divina. ANPOF XV2 - Filosofia do Renascimento e Moderna, v. 2, p. 79 - 86, 2013.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Entre Tomás e Descartes: a simplicidade divina. In: XV ENCONTRO NACIONAL ANPOF , 2012 , Curitiba. Caderno de Resumos. São Paulo : ANPOF, 2012. p. 123 - 124.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Descartes e a Simplicidade Divina. In: VI EPOG , 2011 , São Paulo. Anais do VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo : JCN Mídia Digital LTDA, 2011. p. 1 - 7.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Descartes e a Simplicidade Divina. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP , 2011 , São Paulo. VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo : JCN Mídia Digital - FFLCH, 2011. p. 49 - 49.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Possibilismo e Interpretação Epistêmica da Necessidade. In: 14ª Semana de Iniciação Científica , 2005 , Rio de Janeiro. 14ª Semana de Iniciação Científica. Rio de janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Descartes e a livre criação das verdades eternas. In: 13ª Semana de Iniciação Científica , 2004 , Rio de Janeiro. UERJ sem Muros. Rio de janeiro : Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), 2004.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . O racionalismo cartesiano posto em questão. In: XIV Encontro Nacional ANPOF , 2010 , Águas de Lindoia. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. Rio de Janeiro : , 2010. p. 89 - 90.
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Entre Tomás e Descartes: a simplicidade divina. 2012 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Descartes: apreciação dubitativa do realismo aristotélico-tomista. 2012 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Sobre a Teoria Cartesiana da Livre Criação das Verdades Eternas. 2008 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . O Racionalismo Cartesiano posto em questão. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . O Racionalismo Cartesiano posto em Questão. 2009 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Sobre a Teoria Cartesiana da Livre Criação das Verdades Eternas. 2008 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . A Construção do Si próprio. 2004 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, C. E. P. . A Teoria Cartesiana da Criação. 2007 (Comunicacao)
    • CASANOVA, M. A. ; OLIVEIRA, C. E. P. . Congresso Internacional Éticas da Finitude. 2004 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • OLIVEIRA, C. E. P. . Projeto Ser Protagonista - Filosofia - Volume Único (Manual do Professor). 2010 (Assessoria à editora sm)
    • Nome do projeto: Experiência e razão no pensamento moderno (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, C. E. P. , CHAUI, M. S. , SANTIAGO, H. .
      Descrição: O projeto examina um tema que, atualmente, vem ocupando os pesquisadores do pensamento seiscentista, a saber, a relação entre experiência e razão na formulação da filosofia e da ciência modernas. Para tanto, a pesquisa se distribuirá em três vertentes principais: 1) vertente epistêmica, na qual recusaremos a distinção tradicional entre empirismo e racionalismo no pensamento clássico, uma vez que o racionalismo é a marca do pensamento moderno, a diferença entre empiristas e racionalistas encontrando-se simplesmente no lugar que atribuem à experiência e à razão na fundamentação do conhecimento; 2) vertente ético-política, na qual examinaremos o nascimento do pensamento ético-político moderno a partir do lugar que a experiência passa a ocupar na formulação de uma teoria das ações humanas cuja racionalidade depende, justamente, da relação entre a experiência prática e sua elaboração pela razão; 3) vertente ontológica, na qual examinaremos a relação entre experiência e razão, filosofia e ciência, teoria e prática a partir da idéia de infinito positivo ou de infinito atual.
    • Nome do projeto: Cartesianismo e espinosismo: confrontações (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, C. E. P. , SANTIAGO, H. .
      Descrição: As relações entre cartesianismo e espinosismo constituem um dos tópicos mais ricos da filosofia do século XVII e, como sugere a ponderação leibniziana que afirma o primeiro sistema como pródromo do segundo, a tomada de posição acerca dessas relações é uma das chaves possíveis para uma avaliação mais ampla do desenvolvimento do pensamento seiscentista. Continuando uma pesquisa iniciada em nosso período de mestrado, pretendemos aprofundar o estudo das confrontações entre o pensamento de Descartes e o de Espinosa (no que se afastam e no que se aproximam) a partir de duas linhas de trabalho: 1) a realização de uma tradução dos "Princípios da filosofia cartesiana", obra de Espinosa publicada em 1663 e que se propõe a expor segundo a ordem sintética os "Princípios da filosofia" de Descartes; 2) o estudo da teoria cartesiana da livre criação das verdades eternas por Deus, de suas razões e suas conseqüências, bem como de sua recepção no espinosismo, via pela qual nos parece possível assinalar uma inesperada convergência entre os dois sistemas em questão.
    • Nome do projeto: Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, C. E. P. , CHAUI, M. S. , SANTIAGO, H. .
      Descrição: projeto se volta para a elaboração das relações entre Natureza e História na Filosofia do Século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos Seiscentos na filosofia posterior, particularmente na Ilustração Francesa, no Idealismo Alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault. O ponto de partida serão as formulações renascentistas dos florentinos e dos juristas franceses, sua presença e modificações nas obras de Bacon, Espinosa, Pascal e Leibniz. O primeiro contraponto, em que a ruptura se apresenta superior à continuidade, será feito com a obra de Vico, que anuncia os trabalhos da Ilustração Francesa. Da Renascença à Ilustração, as relações entre Natureza e História não são tensas: não só a História está inserida na Natureza, como esta, pensada como artefato e artesã, está embebida na História; além disso, a idéia de natureza humana fornece a mediação necessária entre ambas. Tudo muda e a ruptura se torna patente com as obras do Idealismo Alemão, isto é, com a distinção entre Natureza e Cultura, ainda que o Romantismo pretenda retomar sua inseparabilidade, graças a uma nova Filosofia da Natureza. Tomando como referência a análise do Grande Racionalismo, por Merleau-Ponty, suas críticas ao fracasso das filosofias dialéticas e sua hipótese da possibilidade de fundar na Natureza uma nova concepção da História, algumas das pesquisas examinarão o papel dos conceitos de devir e acontecimento nas filosofias de Nietzsche e Deleuze, a ênfase na idéia de descontinuidade temporal, nas primeiras obras de Foucault, e o ressurgimento da determinação natural do histórico em suas últimas obras, dedicadas ao conceito de biopoder.
    • Nome do projeto: O projeto de reforma do saber na Instauração Magna de Bacon (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, C. E. P. , SANTIAGO, H. , SOUZA, Maria das Graças de .
      Descrição: Embora Bacon seja muito citado em trabalhos sobre outros autores e temas, são ainda raras no Brasil as pesquisas que examinam diretamente a sua obra. Propomos, assim, aqui, com o objetivo de desenvolver as pesquisas sobre a filosofia baconiana, examinar a reforma do saber na obra de Bacon e suas relações com os outros planos de fundamentação da ciência que caracterizaram a filosofia do século XVII. Em particular, pretendemos investigar o lugar da filosofia do homem no interior do projeto baconiano de reforma, tanto no que se refere ao estudo das paixões humanas quanto no concernente ao homem em sociedade. Este último aspecto, com efeito, põe alguns problemas. Se por um lado há vários indícios da aplicação do método baconiano da filosofia natural ao domínio da filosofia do homem ou das humanidades, tal como diz Bacon, pelo menos no que diz respeito à história como material necessário à construção da filosofia moral e civil; por outro lado, é certo que nem todas as etapas do método de interpretação da natureza convêm ao conhecimento do homem. Sem falar da questão do experimento, se consideramos que a etapa final da interpretação da natureza é a descoberta da forma das naturezas simples (uma das noções mais difíceis no pensamento de Bacon), a dificuldade da hipótese de um único método para ambos os domínios se torna ainda maior. Mas se assim for, como fica o todo do projeto de restauração, construído sobretudo sobre um novo órganon, ou seja, um novo método?.
    • Nome do projeto: A questão do possível no espinosismo e suas implicações em Antonio Negri (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, C. E. P. , SANTIAGO, H. , LIMA, Josué Ribeiro , ALMEIDA, Catia Cristina Benevenuto de .
      Descrição: Muito da renovação recente do pensamento político se tem baseado numa retomada de categorias espinosanas, as quais seriam dotadas de força suficiente para questionar o propalado fim da história . Um caso paradigmático desse movimento de idéias é o do filósofo italiano Antonio Negri, cujas obras são atravessadas e declaradamente inspiradas pelo legado espinosano. Dado isso, perguntaríamos: como entender que um filósofo da determinação, e no qual a temática da história não é nada evidente, pode servir a pensadores que dão como tarefa principal do pensamento hodierno abrir novos horizontes de transformações possíveis? Partindo daí, nosso objetivo é investigar a questão do possível e da ação transformadora no espinosismo e na obra negriana, indagando pela coerência teórica dos vínculos que se estabelecem entre tais filosofias. Fundamentalmente, trata-se de: 1) uma investigação, no âmbito da filosofia de Espinosa, acerca do lugar e da realidade do possível e da possibilidade como modalidades determinadas do real; 2) um confronto dessas considerações com alguns dos desdobramentos atuais do espinosismo no que tange ao liame entre política e ontologia, especialmente nos trabalhos de Antonio Negri.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Título: Descartes e a livre criação das verdades eternas
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Teologia
        Nome da Instituição: Escola Teológica Beneditina do Brasil
        Ano de conclusão: 2001
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria de Estado de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Titular
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisa sobre a Teoria Cartesiana da Livre Criação das Verdades Eternas.
        Outras informações: Pesquisador