Não autenticado |

Geórgia Pereira Lima

    • Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Acre (1997). Especialista em Educação - Metodologia do Ensino Superior (UFAC 1999). Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).Professora da Universidade Federal do Acre, Cadeira de História Antiga e Medieval, como experiencia de ensino nas disciplinas: História Antiga, História Medieval, Ensino de História, História da America, História do Acre, Estágio Supervisionado do Ensino e da Pesquisa em História. Tem experiência na área de História, atuando em pesquisas, principalmente nos seguintes temas: Ensino de História: experiencias e prática pedagógicas; fronteira, experiencia social e história da Amazônia, urbanidades e religiosidades. Atualmente, doutoranda em História Social USP, tema de pesquisa: "BRASIVIANOS": CULTURA, FRONTEIRA E IDENTIDADES.

       

      Links:    

    • LIMA, G. P. ; LIMA, Sinome de Souza . Fronteira do Abunã e os conflitos sociais. Amazônia pós-moderna:tradições e contradições, v. 1, p. 7 - 160, 2008.
    • LIMA, G. P. . Entre novos caminhos e velhos sonhos: o deslocamento no chão da fronteira e a reterritorialização dos brasvianos. In: V simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e IV Coloquio Internacional 'As Amazônias, as Africas e XV Semana de Educação da UFAC. , 2011 , Rio Branco. V Simpósio de Linguagens e Identidades e IV Colóquio. Rio Branco : , 2011.
    • LIMA, G. P. . BRASIVIANO E FRONTEIRA COMO CATEGORIAS CULTURAIS INTERAMERICANAS DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL. In: III SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL. II COLÓQUIO INTERNACIONAL: AS AMAZÔNIAS, AS ÁFRICAS E AS ÁFRICAS PAN-AMAZÔNICAS , 2009 , Rio Branco - Acre. III SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL e II COLÓQUIO INTERNACIONAL: AS AMAZÔNIAS, AS ÁFRICAS E AS ÁFRICAS NA PAN-AMAZÔNIA. Rio Branco : , 2009.
    • LIMA, G. P. . Identidade e Fronteira: experiências de vida nos intertícios fronteiriços interamericanos.. In: Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. , 2008 , Rio Branco - Acre. Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2. Percussões, percursos, oralidades impressas e ecos de id. na passagem dos 20 anos do assassinato de C. Mendes. I Colóquio internacional: as Amazônias, as Áfricas e as Áfricas Pan-Amazônia.. Rio Branco - Acre : Universidade Federal do Acre, 2008. p. 10 - 55.
    • LIMA, G. P. . Recompondo passado e presente, nós os fronteiriços brasivianos: duplamente desenraizados e expropriados.. In: IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. , 2010 , Rio Branco - Acre. Virtualidades, Visualidades e Oralidades e no III Colóquio Internacional: As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. Rio Branco Acre : , 2010.
    • LIMA, G. P. . Mulheres e modos de vida na região Fronteiriça. 2011 (Conferência)
    • LIMA, G. P. . BRASIVIANO E FRONTEIRA COMO CATEGORIAS CULTURAIS INTERAMERICANAS DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, G. P. . RECOMPONDO PASSADO E PRESENTE, NÓS OS FRONTEIRIÇOS BRASIVIANOS: DUPLAMENTE DESENRAIZADOS E EXPROPRIADOS.. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, G. P. . Identidade e fronteira: experiências de vida nos interticios interamericanos. 2008 (Simposio)
    • LIMA, G. P. . Curso - Antigos e Modernos: memórias da polis grega. 2006 (Universidade Federal do Acre)
    • ALVES, A. O. ; Bezerra, Maria José ; LIMA, G. P. ; MAIA, J. S. C. ; Martins, Rosana Oliveira ; Melo, Stalin Che Guevara ; Monerat, Eduardo Geraldo ; Neves, Marcos V. S ; REIS, C. E. . X Semana de História: Memória e Identidade. 1996 (Universidade Federal do Acre)
    • Bezerra, Maria José ; LIMA, G. P. ; SANTELLI, A. D. ; CABRAL, EMILANIA SOUZA . I Seminário Linguagens e Ensino I Fórum de Estagio Supervisionado em História. 2009 (Universidade Federal do Acre)
    • CABRAL, EMILANIA SOUZA ; LIMA, G. P. ; Miranda, Italda da Silva ; ROCHA, A. C. . II Seminário Linguagens e EnsinoII Forum do Estágio Supervisionado em História. 2010 (Universidade Federal do Acre)
    • ARAUJO, V. F. ; ASSIS, F. P. ; COSTA, H. M. ; LIMA, G. P. ; ROCHA, A. C. ; SOUZA, J. D. . XIII Semana de História: História e Ensino de História. 2007 (Universidade Federal do Acre)
    • ARAUJO, V. F. ; Bezerra, Maria José ; LIMA, G. P. ; COSTA, H. M. ; MONTE, E. O. ; ROCHA, A. C. . XIV Semana de História: Escravismo, Consciência Negra e Cultura. 2009 (Universidade Federal do Acre)
    • BRASILEIRO, D. M. ; CALIXTO, V. O ; FREITAS, R. L. ; LIMA, G. P. ; VITORINO, M. A. C. . Historiografia Amazonica em Debate. 2009 (Universidedade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. . II Mostra de História do Acre. 2005 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; SANTELLI, A. D. ; LIMA, Sinome de Souza ; ALBUQUERQUE, G. R . Oficina 1. Identidade e diferença nas fronteiras Brasil/Bolívia e Peru: como nos educar efetivamente com o cinema?. 2007 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; LIMA, Sinome de Souza ; SANTELLI, A. D. . Oficina 2. Produção textual a partir do Cinema. 2007 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; SANTELLI, A. D. . Oficina 3. Como se utiliza o cinema na sala de aula?. 2008 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; SANTELLI, A. D. ; COSTA, H. M. . Oficina 4. Idade Média no olhar do cinema: como planejar uma aula para o Ensino Médio. 2008 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. ; ARAUJO, V. F. . História e Imagens: um olhar na Recuperação Iconográfica da História do Brasil através do Livro Didático. 2008 (Universidade Federal do Acre)
    • LIMA, G. P. . IDENTIDADE E FRONTEIRA: Um estudo de experiências de vidas nos interstícios fronteiriços interamericanos.. 2010
    • LIMA, G. P. . Caderno de Linguagens e Ensino. 2010 (Expereincia pedagogicas)
  • Projetos de Pesquisa: 8
    • Nome do projeto: IDENTIDADE E FRONTEIRA: Um estudo de experiências de vidas nos interstícios fronteiriços interamericanos (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: As questões econômicas, diplomáticas, sócio-culturais, entre outras, que envolvem o mundo globalizado evidenciam situações cada vez mais complexas a exigir respostas que levem em conta os sujeitos sociais e suas múltiplas relações daí recorrentes. As questões de conjuntura da fronteira regional/nacional no que tange ao movimento (i)migratório fronteiriços interamericanos, relacionado a realidade da Amazônia Ocidental- Brasil, tendo por base a Comunidade Brasiviana. Visto que permitirá a academia discutir, entre outros, os conceitos: Identidade e Fronteira implicados nesse contexto tendo com substrato esse grupo para compreender como este, grupo, articula, interpreta e reinterpreta nas suas vivencias valores historicamente identificados na cultura brasileira / boliviana na região fronteiriça interamericana dos rios Abunã e Acre. Bem como, redimensionar o conceito de fronteira para além dos limites geopolíticos e perceber nos interstícios fronteiriços interamericanos daquelas regiões o terreno de subjetivação, singular ou coletiva, que propiciam ou não, novos signos de identidade e sua implicação, a saber: uma vida em transito na encruzilhada local e global, o visível e o ideal o que penso ser uma entre condição como experiência de vida.
    • Nome do projeto: Assessoria ao Movimento de Mulheres Camponesas do Acre e do Brasil (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Descrição: A proposta de trabalho com MMC colaborar com as suas atividades no Estado e, assessoria para planejar e avaliar suas ações, elaborar materiais de divulgação bem como assessorar os encontros das mulheres camponesas no Estado e participar de momentos importantes da luta a nível nacional. Aprofundar estudos das relações de gênero, classe e etnia tanto em nível nacional quanto local.
    • Nome do projeto: Assessoria ao Movimento de Mulheres Camponesas do Acre e do Brasil (2009 - 2010
      Natureza: Extensao
      Descrição: A proposta de trabalho com MMC colaborar com as suas atividades no Estado e, assessoria para planejar e avaliar suas ações, elaborar materiais de divulgação bem como assessorar os encontros das mulheres camponesas no Estado e participar de momentos importantes da luta a nível nacional. Aprofundar estudos das relações de gênero, classe e etnia tanto em nível nacional quanto local.
    • Nome do projeto: Linguagens e Ensino: dimensões pedagógicas do Cinema, Jornal e da Iconografia (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Descrição: A proposta de trabalho com as linguagens e as novas tecnologias no ensino, em particular, o Ensino de História, a partir da recuperação das diferentes linguagens reveladoras do mundo, tendo por base a exploração das dimensões pedagógicas do cinema, jornal e da icnografia em sala de aula ampliando o universo metodológico.
    • Nome do projeto: Linguagens e Ensino: dimensões pedagógicas do Cinema, Jornal e da Iconografia (2009 - 2010
      Natureza: Extensao
      Descrição: A proposta de trabalho com as linguagens e as novas tecnologias no ensino, em particular, o Ensino de História, a partir da recuperação das diferentes linguagens reveladoras do mundo, tendo por base a exploração das dimensões pedagógicas do cinema, jornal e da icnografia em sala de aula ampliando o universo metodológico.
    • Nome do projeto: No olhar do cinema: ensino, pesquisa, extensão e interdisciplinaridade (2007 - 2008
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SANTELLI, A. D. , LIMA, Sinome de Souza , COSTA, H. M. , ALBUQUERQUE, G. R , NASCIMENTO, L. M. .
      Descrição: Promover atividades de ensino interdisciplinar envolvendo os estudo temáticos em abordagens da História e suas diferentes facetas, da literatura e suas liguagens, da Leitura de Imagens e do Cinama - com as atividades metodologicas de ensino e pesquisa, visando a capacitação dos alunos para práica docente e a formação do professor-pesquisador critico-reflexivo.
    • Nome do projeto: "BRASIVIANOS": CULTURA, FRONTEIRA E IDENTIDADES (2010 Atual)
      Natureza: Outra
      Descrição: Projeto de Doutoramento em História Social, Dinter USP/UFAC. Estuda a problemática do deslocamento de famílias brasileiras, durante os conflitos sociais no Estado do Acre-Brasil envolvendo a questão da terra final do século XX, para os seringais da Amazônia pandina - Bolívia, configurando o fenômeno da travessia de brasileiros além-fronteiras dos rios Abunã e Acre, num possível encontro sociocultural ainda presente entre famílias brasileiras legalizadas ou não no Departamento de Pando BO e a diversidade dos grupos ali habitam.
    • Nome do projeto: "BRASIVIANOS": CULTURA, FRONTEIRA E IDENTIDADES (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: Projeto de doutoramento em História Social. A finalidade discutir a questão das fronteiras latino-amazônicas a partir de experiencias sociais de homens e mulheres na fronteira entre Brasil e Bolívia a partir a partir do final do século XX.
    • LIMA, G. P. . Relatório "Diálogo e Oficina Inter-religioso. 2010 - Relatório.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura e Bacharelado em História
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Acre
        Título: O Seringueiro da Fonteira: a ocupação do Vale do Rio Abunã (1898-1980)
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2002
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Acre
        Ano de conclusão: 1998
    • Universidade Federal do Acre:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas Lecionadas: 1. Professora Substituta entre 2000 / 2001 1. História Antiga II; 2. História da Amazonia IV; 3. História do Acre II; 4. História do Acre IV; 5. História da América III; 6. Metodologia do Ensino da História I; 7. Metodologia do Ensino da História II. 8. História Economica Política e Social do Brasil; 9. História do Brasil Geral. 2. Professora Substituta entre 2004 / 2005. 1. História Antiga II (Licenciatura Matutino/Noturno); 2. História Medieval; 3. Metodologia do Ensino da História I; 4. Metodologia do Ensino da História II; 5. História Contemporanea IV. 3. Professora Efetiva: 2006 - Licenciatura: 1. História Antiga II 90h; 2. História Antiga II 90h 2. História Medieval 90 3. Metodologia do Ensino da História I - 90h 4. Metodologia do Ensino da História II - 90h; 2006 - Bacharelado: 1. História Antiga 90h 2. 2007 - Licenciatura: 1. História Antiga (Matutino/Noturno); 2. História Medieval; 3. Ensino de História I; 4. Ensino de História II; 5. História Medieval; 6. História Contemporânea IV (Matutino); 7. História Contemporânea IV (Noturno); 2008: Licenciatura: 1. Estágio Supervisionado do E. da História I, 90h (Matutino) 2. Estágio Supervisionado do E. da História I- 90h (Noturno) 3. Estágio Supervisionado do E. da História II - 90h (Matutino) 4. Estágio Supervisionado do E. da História II - 90h (Noturno) 2009: 1 Estágio Supervisionado do E. da História III - 90h (Matutino) 2.Estágio Supervisionado do E. da História III - 90h (Noturno) 3.Estágio Supervisionado do E. da História IV - 135 (Matutino) 4.Estágio Supervisionado do E. da História IV - 135 (Matutino)
        Outras informações: professor