Não autenticado |

Felipe Marcondes da Costa

    • Tem formação em Letras na FFLCH-USP e Dramaturgia na SP Escola de Teatro. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa, com pesquisa sobre o corpo, sob um viés da performance, na obra Antropofagias, de Herberto Helder. Publicou o livro de poemas rezar é juntar palavras com força (São Paulo: Dulcineia Catadora, 2017) e o livro de artista desencapados (Ovar: maio-maio, 2022). Atualmente cursa o doutorado no mesmo programa, pesquisando o Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares.

       

      Links:    

    • COSTA, F. M. . desencapados. Ovar : maio-maio, 2022 . 60p. ISBN: 9789728174521.
    • COSTA, FELIPE MARCONDES DA . Há precedentes: estória(s) de uma leitura REVISTA DESASSOSSEGO , v. 13 , p. 52 - 65 , 2021. ISSN: 21753180.
    • COSTA, F. M. ; TAVELIN, C. M. . Em obras/ em ruínas URBANA - REVISTA ELETRÔNICA DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CIDADE , v. 11 , p. 1 - , 2019. ISSN: 19820569.
    • COSTA, F. M. ; Perna, Marianna . O caso ?leia hilda? consumação e consumo de um nome URBANA - REVISTA ELETRÔNICA DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CIDADE , v. 12 , p. 1 - , 2020. ISSN: 19820569.
    • COSTA, F. M. . Corpo, voz, cinema e performance no -texto 1-, de Antropofagias, de Herberto Helder MAGMA (USP) , v. , p. 257 - 277 , 2019. ISSN: 24481769.
    • COSTA, F. M. . desencapados REVISTA DO COLÓQUIO DE ARTE E PESQUISA DO PPGA-UFES , v. 18 , p. 117 - 134 , 2020. ISSN: 23583169.
    • COSTA, F. M. . Título sujeito a protesto + Informe de rendimentos financeiros Revista Ensaia , v. 5 , p. 13 - , 2018. ISSN: 24477729.
    • COSTA, F. M. . saudações. São Paulo : Com-Arte , 2019 (poema)
    • COSTA, F. M. . pico do jaraguá. São Paulo : Com-Arte , 2019 (poema)
    • COSTA, F. M. . desencapados. Porto : A Bacana , 2019 (Artes Visuais)
    • COSTA, F. M. . Escritas do Efêmero. Porto : A Bacana , 2019 (Performance)
    • COSTA, F. M. . irmãos. São Paulo : Com-Arte , 2017 (Poema)
    • COSTA, F. M. . título sujeito a protesto. São Paulo : Giostri , 2017 (Poema)
    • COSTA, F. M. . Lançamento do livro desencapados. 2022 (Outra)
    • Nome do projeto: Historiografia da crítica textual de autores brasileiros - II (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, F. M. , FACHIN, P. R. M. .
      Descrição: Este projeto faz parte de pesquisa mais ampla, cujo objetivo é a análise de edições críticas de obras da literatura brasileira, com o intuito de verificar os seguintes aspectos relacionados à sua historiografia e a teorias utilizadas para a sua concretização: 1) quais autores brasileiros já passaram por trabalhos de edição crítica; 2) como se caracteriza o trabalho de Crítica Textual com base em autores brasileiros; 3) identificação das teorias utilizadas para a concretização dessas edições, de acordo com a própria história da Crítica Textual; 4) contraste entre a metodologia empregada nesses trabalhos e as diferentes linhas de estudos de manuais consagrados da Crítica Textual. Para cada estudante de graduação que compõe o grupo ficou designada uma obra dos autores estudados, entre eles, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Lima Barreto. Levando-se em conta princípios metodológicos da Filologia, por meio de análise de trabalhos de Crítica Textual, o projeto em questão objetiva o desenvolvimento de competências acadêmicas indispensáveis para o estudante em Iniciação Científica no contato com o texto literário, o respeito à sua história de transmissão e à fidedignidade autoral. A relevância da pesquisa reside no fato de que ainda há muitas edições corrompidas de obras consagradas, com diferenças encontradas em edições da mesma obra de autores nacionais que levantam dúvidas em relação ao texto de que se valeram as editoras. A diversidade de uma mesma obra provoca a pesquisa da fonte: originais do autor, edição revisada pelo autor, alguma edição alterada por editores, ou ainda acúmulo de erros sobrepostos ao longo da tradição impressa.
    • Nome do projeto: A relação entre o letramento acadêmico e o plágio na graduação: um estudo inicial com as habilitações em Letras. (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, F. M. , FERREIRA, M. M. , NOGUEIRA, J. S. .
      Descrição: Em projeto anterior submetido ao então programa de bolsas Ensinar com Pesquisa, investigou-se a concepção de plágio presente na USP e nos manuais de redação acadêmica em português. No projeto atual, objetiva-se estudar a relação do plágio com o letramento acadêmico promovido nas habilitações da Letras-USP. Em outras palavras, o projeto objetiva investigar como o ensino da escrita acadêmica ou não na graduação afeta a prática do plágio. Aspectos como o processo do plágio em seus diversos aspectos (recursos utilizados pelos alunos para plagiar, causas para tal procedimento, instruções dos professores para a confecção do trabalho, o processo de realização do trabalho) na graduação foram estudados. As perguntas de pesquisa foram: 1) Como o plágio é abordado pelo professor da graduação? 2) Como se configura a prática do plágio entre alunos da graduação? 3) Qual a concepção de plágio dos alunos da graduação?
    • Nome do projeto: Laboratório de formas de escrita: o texto na arte contemporânea (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, F. M. .
      Descrição: O discurso verbal é uma das linhas de força no hibridismo que caracteriza a prática contemporânea. Trabalhos tão distintos quanto os de Mirtha Dermisache, Bispo do Rosário, Barbara Kruger ou Raúl Zurita ajudam a esboçar o que pode ser a escrita em arte. O laboratório visa instigar os participantes a questões como materialidade e modos de circulação do texto no contexto inespecífico da arte contemporânea. O laboratório se desenrola em dois encontros de duas horas cada.
    • Nome do projeto: Arte em rede: a arte no contexto digital (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, F. M. .
      Descrição: Curso de quatro encontros, realizado no Sesc Florêncio de Abreu, que visou refletir sobre como as novas tecnologias, particularmente a internet, impactam o pensamento e a produção em arte contemporânea.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • REVISTA DESASSOSSEGO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Museu Júlio Dinis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
    • Serviço Social do Comércio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).