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Rafaela Alves Fernandes

    • Doutoranda e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2022), bacharela em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (2017) e licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes (2010). Atualmente integra o grupo de estudos em Estética Contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. É professora de Artes no Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Arte-Educação, História da Arte, Estética, Crítica de Arte e Teatro. Interessa-se pelos seguintes eixos de pesquisa: arte e memória; estudos sobre a imagem; arte, filosofia e política; arte-educação.

       

      Links:    

    • FERNANDES, Rafaela A. . Theodor W. Adoro e a elaboração do passado na sociedade administrada RAPSÓDIA (USP) , v. 17 , p. 93 - 112 , 2023. ISSN: 15196453.
    • FERNANDES, RAFAELA ALVES . Entre sobrevivências e metamorfoses: a montagem de imagens em Aby Warburg e André Malraux RAPSÓDIA (USP) , v. 1 , p. 165 - 184 , 2020. ISSN: 24479772.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Políticas do esquecimento na arte contemporânea brasileira Pólemos , v. 11 , p. 131 - 159 , 2022. ISSN: 22387692.
    • FERNANDES, Rafaela A. . ANTIMONUMENTO E TESTEMUNHO: DISPOSITIVOS ESTÉTICO-POLÍTICOS CONTRA A SATURAÇÃO DA MEMÓRIA KÍNESIS (MARÍLIA) , v. 14 , p. 418 - 443 , 2022. ISSN: 19848900.
    • FERNANDES, RAFAELA ALVES . O esgotado artista contemporâneo OPINIÃES - REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 1 , p. 155 - 162 , 2020. ISSN: 25258133.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Literatura e Afetos - entrevista com Fernando Rocha https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.159227 , v. 1 , p. 281 - 290 , 2019. ISSN: 25258133.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Imagem e trauma: a arte diante da violência do visível . Rede Brasileira de Mulheres Filósofas , online , 05 jul. 2023.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Potências da memória: arquivo e testemunho na arte contemporânea . Rede Brasileira de Mulheres Filósofas , online , 09 jul. 2021.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Christian Boltanski: em busca da pequena memória. In: V Seminário de Estética e Crítica de Arte: Sentidos na Asfixia , 2023 , São Paulo. Anais do V Seminário de Estética e Crítica de Arte: Sentidos na Asfixia. São Paulo : Serviço de Biblioteca e Documentação Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universid, 2023. p. 240 - 250.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Doris Salcedo: memórias da violência política. In: , 2022 , . . Uberlândia : , . p. 86 - 97.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Os abusos do esquecimento: memórias desarquivadas na arte contemporânea brasileira. In: V Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG , 2021 , Minas Gerais. V Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG - Caderno de Resumos. Belo Horizonte : UFMG/FAFICH, 2021. p. 61 - 66.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Potências da memória: arquivo e testemunho na arte contemporânea. In: XIV Encontro de História da Arte Unicamp , 2020 , Campinas, SP. n. 14 (2019): Histórias do Olhar. : , 2020. p. 1316 - 1325.
    • FERNANDES, Rafaela A. . Menos que nada. : , 2023 (Dramaturgia)
    • FERNANDES, Rafaela A. . A última memória. : , 2020 (Dramaturgia)
    • FERNANDES, Rafaela A. ; FONTES FILHO, Osvaldo . Quando os mortos se animam - um diálogo videoteatral em torno da arte e seus fantasmas. : , 2017 (Dramaturgia)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Parecerista da Eleuthería: Revista do Curso de Filosofia da UFMS. 2024 (Parecer)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Parecerista da PÓLEMOS ? Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília. 2023 (Parecer)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Estéticas e políticas da memória: arquivo e testemunho na obra de Christian Boltanski e Doris Salcedo. 2023 (Conferência)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Imagem e trauma: a arte diante da violência do visível. 2023 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Christian Boltanski: em busca da pequena memória. 2022 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Memória, Arquivo e Testemunho na Arte Contemporânea: Christian Boltanski e Doris Salcedo. 2022 (Congresso)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Políticas da memória: arquivo e testemunho na arte contemporânea. 2021 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Doris Salcedo: memórias da violência política. 2021 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Os abusos do esquecimento: memórias desarquivadas na arte contemporânea brasileira. 2021 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Christian Boltanski: inventariar o passado, inventar o presente. 2020 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Um relato para uma academia sobre corpos (in)dóceis. 2019 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Potências da memória: arquivo e testemunho na arte contemporânea. 2019 (Outra)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Uma leitura kafkiana dos corpos escolarizados. 2019 (Congresso)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Entre sobrevivências e metamorfoses - a montagem de imagens em Aby Warburg e André Malraux. 2017 (Outra)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Atlas Mnemosyne e Museu Imaginário: uma análise relacional do pensamento de Aby Warburg e André Malraux. 2017 (Congresso)
    • FERNANDES, Rafaela A. . V Seminário de Estética e Crítica de Arte: Sentidos na Asfixia. 2022 (Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Oficina de Teatro. 2010 (CIA MUTIRÃO DE TEATRO)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Do jogo à cena. 2015 (CEU VILA CURUÇÁ)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Teatro do Oprimido como instrumento de debate na escola. 2017 (CEU EMEF Vila Curuçá)
    • FERNANDES, Rafaela A. . Introdução a linguagem e interpretação teatral. 2011 (Fábrica de Cultura Itaim Paulista)
    • Nome do projeto: CINE&ARTE (2011 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. .
      Descrição: Coordenação artística e pedagógica na produção de curtas metragens por alunos da Escola Estadual Professor Cicero Antonio de Sá Ramalho.
    • Nome do projeto: Quando os mortos se animam - Diálogo videoteatral em torno da arte e seus fantasmas (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. , FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Este projeto consistiu num desdobramento cênico das reflexões desenvolvidas na pesquisa de conclusão de curso intitulada Atlas Mnemosyne e Museu Imaginário ? uma análise relacional do pensamento de Aby Warburg e André Malraux , e teve como pretensão estabelecer modos menos canônicos de comunicação com a comunidade acadêmica por meio da linguagem teatral. Em sua dramaturgia a peça apresentou aspectos da biografia dos dois autores quanto problemas que perpassam toda a história e a filosofia da arte.
    • Nome do projeto: Atlas Mnemosyne e Museu Imaginário: uma análise relacional do pensamento de Aby Warburg e André Malraux (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. , FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Esta pesquisa teve como interesse geral analisar a proposição de André Malraux acerca do Museu Imaginário em consonância com os estudos sobre o estatuto da imagem, em especial da imagem fotográfica na história da arte, aproximando esta concepção de museu do inacabado Atlas Mnemosyne, desenvolvido por Aby Warburg em seus últimos anos de vida, obra determinante no conjunto da obra deste autor que nos oferece a possibilidade de pensar cada imagem em relação a uma constelação de outras imagens, uma história da arte sem palavras que abre seu tempo, ou ainda, uma ?história de fantasmas para pessoas adultas?. Esta investigação buscou ainda discutir outros conceitos e problemáticas suscitadas por ambos os autores, a saber, a montagem do tempo e da memória enquanto narrativa histórica; a relação de contiguidade entre a história da arte e o museu moderno; e, por fim, como as imagens e símbolos de uma cultura sobrevivem, morrem e ressurgem novamente.
    • Nome do projeto: Teatro e Pedagogia do Oprimido (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. , Andrade, Z. .
      Descrição: Este projeto visou examinar os conceitos fundamentais da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, e relacioná-los à poética do Teatro do Oprimido, sistema teatral criado Por Augusto Boal, à luz das utopias sociais e políticas do contexto brasileiro da época.
    • Nome do projeto: Projeto Organon (2010 - 2010
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. , FRANCA, L. .
      Descrição: Projeto contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais de São Paulo (VAI) em 2010, consistiu em uma rede de intervenções artísticas no contexto da comunidade Nelson Cruz que incluiu oficinas de teatro e dramaturgia, saraus e apresentações teatrais da Cia Mutirão e de outros grupos convidados.
    • Nome do projeto: Imagem e trauma: a arte diante da violência do visível (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: Este pesquisa propõe-se a debater o estatuto da arte diante da violência, do sofrimento e da dor, interrogando a legitimidade do julgamento estético de determinadas imagens, assim como certa ética da representação que nos remete ao conceito de sublime, amplamente revalorizado na arte moderna e contemporânea, que se vale do repugnante e do desagradável no campo da contemplação estética. A partir de uma seleção de obras de Alfredo Jaar, Rosângela Rennó e Thomas Hirschhorn, que questionam a presença e a ausência de determinadas imagens e os efeitos delas sobre nossa conduta ante o mundo contemporâneo, busca-se examinar os procedimentos críticos utilizados para incidir sobre os eventos traumáticos representados e, também, os modos de produção do visível, especialmente no espetáculo cotidiano do trauma. Intenta-se discutir, assim, as novas configurações do visível e do sensível, e a possibilidade de restabelecer a confiança no poder emancipador das imagens, apontando para a corresponsabilidade do espectador diante das violências naturalizadas.
    • Nome do projeto: Estéticas e políticas da memória: arquivo e testemunho na obra de Christian Boltanski e Doris Salcedo (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: Nas últimas décadas, a memória tem sido uma das preocupações culturais e políticas centrais do Ocidente. Essa afirmação, encontrada em diversos autores, deriva de uma série de aparições do passado em modas e utensílios retrôs, filmes nostálgicos, monumentos, assim como em investidas museais que reencenam a barbárie a fim de comercializar o trauma. No entanto, simultaneamente, diversos artistas têm empreendido um trabalho de perlaboração do passado, na chave da consciência histórica, contrapondo-se à espetacularização e simulação da memória. Essa memória crítica é indiciada na prática de diversos artistas que, desde a década de 1970, tematizam a crise da memória ao relerem a história a contrapelo. Como o historiador que se debruça sobre arquivos e testemunhos para, então, selecionar, organizar e montar o saber sobre o passado, tais artistas se utilizam de procedimentos análogos sempre movidos pela busca de reconstrução das condições de visibilidade e de legibilidade da história. A questão fundamental que se coloca é, portanto, qual o estatuto que a memória, o arquivo e o testemunho adquirem nessa nova arte da memória. Para tanto, esta dissertação propõe-se a analisar uma seleção de obras de Christian Boltanski e Doris Salcedo com vistas a aventar algumas hipóteses. A principal é a de que após séculos de colonialismo, etnicídios, genocídios, ditaduras sangrentas, campos de extermínio e violências políticas sem fim, Boltanski e Salcedo voltam-se para o passado como um arquivo que não cessa de se acumular, mas que carece ser montado e remontado, reescrito e reconfigurado. Ao contrário do que se possa pensar, não cedem espaço a verdades redentoras, mas tornam visível aquilo que permaneceu ocultado ou até mesmo desapareceu, pois tratar de um regime estético da memória implica admitir que o passado nem sempre se apresenta na forma de presenças ou vestígios acessíveis.
    • Nome do projeto: Franz Kafka e Robert Walser: por uma educação desobediente (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. .
      Descrição: Nas narrativas kafkianas a escala evolutiva da espécie humana, cujo princípio pode ser tanto a natureza selvagem de um símio como um homem em meio a dispositivos de poder e códigos de linguagem, fatalmente culmina na metamorfose do humano em inseto, numa evidente denúncia da falência do antropocentrismo ocidental. No texto Um relatório para uma academia (1917), Franz Kafka tematiza a crise de certo regime de soberania em que o eixo central é o próprio conceito de humano, que erra nos territórios do animal. O processo de escolarização, embora não aludido na novela, cumpre papel crucial na ?hominização? dos corpos, visto que, aculturando-os e tornando-os dóceis, nos termos de Michel Foucault, cultiva corpos úteis, disciplinados e, sobretudo, produtivos. Robert Walser, escritor suíço estimado por Kafka, ocupou-se especificamente dessa questão. No texto Jakob von Gunten (1909), Walser narra o desenvolvimento de um interno do Instituto Benjamenta, instituição responsável pela formação de pupilos que pouco ambicionam, e na qual os alunos são ensinados tão somente a se tornarem bons criados mediante o rigor e a obediência que o ato de servir requer. Tomando como objetos os textos literários supracitados, este estudo, portanto, procura estabelecer algumas correspondências entre os enredos kafkianos e o processo de escolarização, repensando epistemologias e procedimentos correntemente adotados pela instituição escolar.
    • Nome do projeto: Odradek: Núcleo de Investigação Teatral (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FERNANDES, Rafaela A. .
      Descrição: Este projeto tem como interesse geral proporcionar reflexões e debates sobre o processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação básica formal, bem como sobre a função social da escola na contemporaneidade e o papel exercido por cada ator neste processo, envolvendo toda a comunidade escolar da EMEF Professor Franklin Augusto de Moura Campos, isto é, estudantes, professores e funcionários, equipe gestora e família. O projeto será inicialmente desenvolvido com o 5 ano A, inserido no Programa São Paulo Integral, que conta com duas aulas semanais dedicadas ao núcleo de investigação teatral. A partir de diversas intervenções que tem a linguagem teatral como prática condutora e geradora de diálogos, pretende-se promover uma revisão crítica das concepções de escola que operam nos imaginários, discursos e nas práticas de ensino. Tal processo prevê uma rede de ações formativas que inclui um curso extensivo de teatro com os estudantes, ciclo de leituras, oficinas de teatro-fórum com a participação da comunidade escolar, rodas de conversa, mostra de filmes e debates, performances, ensaios e leituras dramáticas, montagem e apresentação pública de uma peça a partir do texto Jakob von Gunten: um diário, de Robert Walser. Embora o projeto pareça audacioso, o principal e modesto objetivo consiste em propor espaços e situações em que a instituição escolar interrogue a si mesma, repensando seus limites e possibilidades na busca da autonomia do sujeito e da emancipação social, liberada das amarras da convenção e de experiências mutiladas de sentido.Mais informações: https://sites.google.com/view/nucleoodradek/inC3ADcio
    • Graduacao:
      • Curso: História da Arte
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Título: Entre sobrevivências e metamorfoses - a montagem de imagens em Aby Warburg e André Malraux
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Artes cênicas (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Faculdade Paulista de Artes
        Título: Teatro e pedagogia do oprimido
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Escola de Comunicação e Artes - USP
        Ano de conclusão: 2022
  • Atuação Profissional: 5
    • SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: ARTE EDUCADORA
    • Cia Mutirão de Teatro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Anais do V Seminário de Estética e Crítica de Arte: Sentidos na Asfixia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Revisão e diagramação dos anais do evento.