Não autenticado |

Gabriel Frizzarin Ramalhães de Souza

    • Bacharel (2019), licenciado (2022), mestre (2023) e atualmente doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisas de iniciação científica e de mestrado sobre os conceitos de erro e de privação no espinosismo, realizando dois estágios de pesquisa na Université Paris 1 Panthéon Sorbonne (2018-2019; 2022). De maneira complementar, foi pesquisador do projeto temático da FAPESP Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da Filosofia Política Moderna e Contemporânea acerca da democracia, coordenado pela professora Marilena Chaui. Desenvolve uma pesquisa de doutorado, sob a orientação do professor Luís César Oliva, a respeito do modelo de natureza humana da filosofia de Espinosa. É membro do Grupo de Estudos Espinosanos (USP) e do corpo editorial dos Cadernos Espinosanos (USP). Conta com publicações em revistas e periódicos sobre a filosofia de Espinosa, de Descartes e sobre temas ligados ao ensino de filosofia.

       

      Links:    

    • SOUZA, G. F. R. . A determinação de um novo modo de vida em Espinosa e em Pascal CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 49 , p. 203 - 245 , 2023. ISSN: 14136651.
    • SOUZA, G. F. R. . A definição de erro como privação na filosofia de Espinosa KÍNESIS (MARÍLIA) , v. 14 , p. 156 - 184 , 2022. ISSN: 19848900.
    • SOUZA, G. F. R. ; OLIVEIRA, ELIAKIM FERREIRA ; RIBEIRO, R. O. A. . História da Filosofia, Temas e Percursos: uma reflexão sobre o ensino de filosofia Pólemos , v. 10 , p. 350 - 362 , 2022. ISSN: 22387692.
    • BOLZANI FILHO, Roberto ; OLIVEIRA, ELIAKIM FERREIRA ; SOUZA, G. F. R. ; RIBEIRO, R. O. A. . Entrevista com Roberto Bolzani Filho sobre Filosofia: temas e percursos, o ensino de filosofia e a relação entre filosofia e história da filosofia TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE) , v. v. 44 , p. 17 - 32 , 2021. ISSN: 1980539X.
    • SOUZA, G. F. R. . Resenha da tradução comentada de Discurso do Método e Ensaios, de Descartes CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 43 (2020) , p. 598 - 602 , 2020. ISSN: 14136651.
    • SOUZA, G. F. R. . Imaginação e erro em Pascal e em Espinosa CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. n.43 , p. 429 - 461 , 2020. ISSN: 14136651.
    • SOUZA, G. F. R. . A recusa do homem como substância na proposição X da Ética II de Espinosa CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 37 , p. https://www.rev - , 2017. ISSN: 14136651.
    • SOUZA, G. F. R. . A compreensão do erro como um «sonhar de olhos abertos» na filosofia de Espinosa. Spinoza en las orillas, v. , p. 4 - 327, 2024.
    • SOUZA, G. F. R. . Da crítica à causa do erro cartesiana à identidade entre ideia e volição. Spinoza, filosofia & liberdade, v. 2, p. 325 - 338, 2021.
    • SOUZA, G. F. R. . A doutrina espinosana do erro. Spinoza, XIV Coloquio. Repensar la potencia revolucionaria de la modernidade, v. 1, p. 7 - 374, 2019.
    • JAQUET, C. ; SOUZA, G. F. R. . Espinosa e a neurobiologia os usos do modelo das relações corpo/mente em Changeaux, Damasio e Atlan. São Paulo : Cadernos Espinosanos , 2023 (Tradução)
    • SOUZA, G. F. R. . Orelha do livro de Contrata-se cronista, paga-se bem. São Paulo : Versos em Cantos , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SOUZA, G. F. R. . Prefácio ao livro Polióptico. São Paulo : Editora Córrego , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SOUZA, G. F. R. . 'A determinação de um novo modo de vida em Pascal e em Espinosa' no Colóquio ? 400 anos de nascimento de Blaise Pascal (PUC -SP). 2023 (Conferência)
    • SOUZA, G. F. R. . 'O modelo de natureza humana na filosofia de Espinosa' no 'XVIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SPINOZA: NATUREZA, TRABALHO E LIBERDADE. 2023 (Congresso)
    • SOUZA, G. F. R. . ?A positividade das ideias falsas em Espinosa? no II CICLO DE SEMINÁRIOS GPEI (UNESP - Marília). 2023 (Seminário)
    • SOUZA, G. F. R. . 'O sonhar de olhos abertos na filosofia de Espinosa' no XVII Coloquio Internacional Spinoza (Córdoba, Argentina). 2022 (Congresso)
    • SOUZA, G. F. R. . 'O duplo aspecto da imaginação na filosofia de Espinosa' no XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF (Goiânia). 2022 (Congresso)
    • SOUZA, G. F. R. . 'Le double aspect de l?imagination dans la philosophie de Spinoza' no Cycle de Conférences de la Fondation Maison du Brésil (Paris, França). 2022 (Conferência)
    • SOUZA, G. F. R. . 'Da crítica à causa cartesiana do erro à demonstração da identidade entre ideia e volição' no XVI Coloquio Internacional Spinoza y las Américas (PUC - RJ). 2019 (Comunicacao)
    • SOUZA, G. F. R. . 'A doutrina do erro e o problema da linguagem em Espinosa' no XXII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP. 2019 (Comunicacao)
    • SOUZA, G. F. R. . 'A doutrina do erro na filosofia de Espinosa' no 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2018 (Seminário)
    • SOUZA, G. F. R. . 'As ideias falsas no Tratado da Emenda do Intelecto' no XXI Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP. 2018 (Comunicacao)
    • SOUZA, G. F. R. . 'A questão do erro na filosofia de Espinosa: Os princípios da filosofia cartesiana' no Coloquio Internacional Spinoza y las Américas (Valparaíso, Chile). 2017 (Conferência)
    • SOUZA, G. F. R. . 'A questão do erro na filosofia de Espinosa' no 25º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2017 (Comunicacao)
    • SOUZA, G. F. R. . 'A teoria do erro na Quarta Meditação de Descartes' no XX Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (USP). 2017 (Comunicacao)
    • OLIVA, L.C.G ; SOUZA, G. F. R. . Jornadas Afetividade e Política no século XVII. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVA, L.C.G ; SANTIAGO, Homero ; ITOKAZU, Éricka ; SOUZA, G. F. R. . ​​​​​​​XVIII Colóquio Internacional Spinoza: ?Natureza, trabalho e liberdade?. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVA, L.C.G ; SOUZA, G. F. R. . Jornada sobre as Regras para Direção do Espírito de Descartes. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, G. F. R. ; OLIVEIRA, ELIAKIM FERREIRA ; NONAKA, Álvaro ; MILHOMEM, I. ; FERREIRA, A. V. C. . O conceito de imaginação em Espinosa, Kant, Husserl e Sartre. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, G. F. R. . A filosofia de Espinosa e a busca do bem verdadeiro. 2024 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A doutrina do erro na filosofia de Espinosa (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. F. R. , OLIVA, L.C.G .
      Descrição: No ano de 1661, Espinosa endereça a Oldenburg uma carta contendo uma crítica à causa do erro na filosofia de Descartes, mas não apresenta a substituição desta por outra mais segura. Diante disso, cumpre saber qual seria a explicação de Espinosa para determinar verdadeiramente a causa do erro. Ora, haveria uma doutrina do erro na filosofia de Espinosa? Uma doutrina do erro envolve as seguintes interrogações: o que é o erro ou a falsidade? Em que ele consiste? Qual é a sua causa? O que permite distingui-lo do verdadeiro? Como ele ocorre? O projeto pretende examinar certas passagens que ensejam a compreensão do erro em Espinosa, tais como as ideias falsas, no Tratado da Emenda do Intelecto, e a privação de conhecimento que as ideias inadequadas envolvem, como demonstrado na Ética II. Com isso, procuramos mostrar não apenas que há uma doutrina do erro na filosofia de Espinosa, mas também que ela carrega em seu cerne uma crítica à noção cartesiana de erro. Seria em contraposição à teoria do erro de Descartes que a doutrina espinosana do erro se desenvolveria.
    • Nome do projeto: A definição de erro como privação na filosofia de Espinosa (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. F. R. , OLIVA, L.C.G .
      Descrição: Na Quarta Meditação e nos Princípios da Filosofia, Descartes emprega o termo privação para se referir à forma do erro, a qual decorre do mau uso da liberdade da vontade na formulação do juízo. Mas uma faculdade livre da vontade é exatamente o que Espinosa, na Carta 2 e nas proposições 48 e 49 da Ética II, procura eliminar. Por que, então, a Ética II trata de empregar o termo privação para definir a forma do erro? O que a autoriza a falar em privação, atuante numa dimensão em que não se faz mais necessário garantir a liberdade da vontade como seu principal requisito? Qual é o propósito de Espinosa ao evocar esse termo para descrever algo aparentemente marcado por profundas diferenças conceituais? São essas as interrogações que constroem o problema da definição de erro como privação de conhecimento. Em vista disso, nosso projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como essa privação se inscreve no discurso espinosano sobre o erro e qual sentido ela assume em seu interior. Examinando as diversas figuras da privação nos textos de Espinosa (Cartas a Blyenbergh, Princípios da filosofia cartesiana e Pensamentos Metafísicos), trata-se de esclarecer o uso espinosano do termo e de mensurá-lo em relação a um aparente retorno ao cartesianismo.
    • Nome do projeto: A fundamentação e o papel do modelo de natureza humana na filosofia de Espinosa (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. F. R. , OLIVA, L.C.G .
      Descrição: O conceito de modelo de natureza humana [exemplar naturae humanae] situa-se na filosofia espinosana atravessado por uma tensão: por um lado, tudo leva a crer que tal conceito não possui fundamentação devido à relatividade das noções de bem e de mal, à formação dos universais abstratos, à ênfase nas essências singulares e à crítica ao finalismo; por outro lado, a noção de modelo é reabilitada no Prefácio da Ética IV e serve de eixo não só para compreender os bens verdadeiros, o sumo bem e a natureza humana mais perfeita de que fala o Proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto, como também para determinar o que há de bom e de mau nos afetos e para delimitar os campos da servidão e da liberdade. Nessas condições, cumpre interrogar o que significa o conceito de exemplar de natureza humana e com qual legitimidade Espinosa pode fazer uso dele sem interromper a marcha retilínea do sistema. Em vista disso, o projeto de pesquisa tem por objetivo compreender o sentido e a função do modelo de natureza humana, visando a esclarecer de maneira clara e rigorosa o seu conteúdo e o seu papel na filosofia de Espinosa. Processo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP 2022/16875-5).
    • Nome do projeto: Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da Filosofia Política Moderna e Contemporânea acerca da democracia (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. F. R. , OLIVA, L.C.G , CHAUI, M. S. , SOUZA, Maria das Graças de .
      Descrição: Três momentos são decisivos na constituição da Filosofia Política: aquele que Moses Finley denominou com a expressão "a invenção da política" para se referir ao nascimento da democracia grega e da república romana; aquele definido com Maquiavel a partir da divisão originária da sociedade entre o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o do povo de não ser oprimido nem comandado; e aquele que, com Espinosa, marcou a ideia moderna de democracia como poder imanente à multitudo ou potência coletiva de criação e expressão de direitos. Esses três momentos abrem o campo da história da invenção da república e da democracia como exercício da liberdade e invenção dos direitos, a política se efetuando como passagem da lógica da força à lógica do poder, isto é, da guerra à legitimidade do conflito sob as leis. Desses três momentos fundadores, tomaremos como eixo a concepção moderna de origem espinosana. Por intermédio dela, serão examinadas, de um lado, o significado político do surgimento das ideias modernas de indivíduo e direito natural/civil, e, de outro lado, as continuidades e rupturas no pensamento político trazidas pela Filosofia Contemporânea - ou seja, o desenvolvimento das ideias de luta de classes, de Estado, de poder e de violência. Julgamos que é possível encontrar aí uma tradição no interior da qual o pensamento político de Espinosa ganha nova luz, tradição desenhada por autores contemporâneos que, assim como Espinosa, preocupados em balizar a instância legítima do conflito, buscaram apoio nos antigos e em Maquiavel para compreender a participação política dos cidadãos sob a égide da luta pela garantia e pela conquista de novos direitos, tendo por referência a defesa da liberdade de dissenso. Sou pesquisador integrante deste Projeto temático Fapesp (2018/19880-4).
    • Nome do projeto: A duplicidade da imaginação na filosofia de Espinosa (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. F. R. , JAQUET, C. .
      Descrição: O estudo a respeito dos conceitos de erro e de privação na filosofia de Espinosa conduz de maneira indispensável às condições pelas quais se torna possível atestar a duplicidade da imaginação nessa filosofia. Na Ética II, as percepções imaginativas estão relacionadas ao campo de inadequação no interior do qual se situa a definição de erro como privação de conhecimento. Entretanto, no mesmo livro Espinosa assinala que a mente humana não se engana pelo fato de imaginar, pois a imaginação, considerada em si mesma, nada contém de erro e de privação. Podemos tomar como ponto central a seguinte contrariedade: se a imaginação pertence ao primeiro gênero de conhecimento e este é a única causa de falsidade, ela exprime, em contrapartida, uma potência positiva que não pode ser definida pela privação de conhecimento. Como compreender essas posições aparentemente opostas? Com o intuito de aprofundar a pesquisa de mestrado, nosso objetivo é esclarecer a ambivalência segundo a qual a imaginação propicia a falsidade do conhecimento e, ao mesmo tempo, ela não se reduz aos conceitos de erro e de privação. Trata-se, assim, de uma investigação que pretende considerar a dimensão do conceito de imaginação na teoria do conhecimento de Espinosa, definindo seu duplo aspecto e sua relação ao falso.
    • Nome do projeto: A doutrina do erro na filosofia de Espinosa: o problema da linguagem (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, G. F. R. , JAQUET, C. .
      Descrição: Partindo da pesquisa intitulada A doutrina do erro na filosofia de Espinosa, que consiste em compreender a concepção espinosana de erro, apresentamos o projeto de pesquisa acerca da articulação entre erro e linguagem na filosofia de Espinosa, a ser desenvolvido na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, sob a orientação da Profa. Dra. Chantal Jaquet. Se, por um lado, a análise do Tratado da Emenda do Intelecto e da Ética II mostrou que, do ponto de vista metafísico, o erro é uma ausência de realidade e que, do ponto de vista epistemológico, ele consiste na privação de conhecimento que as ideias inadequadas envolvem, por outro, os textos também assinalam que a maioria dos erros ocorre por não se aplicar corretamente os nomes às coisas e que, nesse caso, a mente não erra. Diante disso, devemos indagar: qual é a natureza do vínculo existente entre erro e linguagem? O que seria um erro que, no limite, não se relaciona com o erro da mente? Estaria ele ligado ao corpo, já que as palavras são uma expressão corpórea? Em A unidade do Corpo e da Mente, Chantal Jaquet entende que o caso testemunha uma divergência radical entre o que se passa no corpo e o que se passa na mente, mas esse erro seria só uma aparência ligada ao fato de que o corpo não transcreve de maneira idêntica o que a mente compreende. Assim, o nosso objetivo é propor: 1) um estudo, junto à autora, de seu trabalho relativo à teoria da expressão, com a finalidade de esclarecer qual é o perfil do erro vinculado à linguagem; 2) uma investigação acerca do sentido que esse erro possui e do lugar que ele ocupa no registro metafísico e epistemológico, no esforço de posicioná-lo diante de uma doutrina do erro na filosofia de Espinosa.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A doutrina do erro na filosofia de Espinosa
        Ano de conclusão: 2020
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • PRIMEIROS ESCRITOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2019 ).
    • CADERNOS ESPINOSANOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).