Não autenticado |

Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues

    • Professora Associada da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos desde 2008. Docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1996 - Licenciatura e Bacharelado), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela mesma universidade. Pós-Doutorado como Pesquisadora Colaboradora do Centro de Pesquisa Políticas, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades (POEHMAS) do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2018). Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina (2018) pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Desenvolve e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de língua espanhola no Brasil; políticas linguísticas; direitos linguísticos; legislação linguística; legislação educacional. Membro da Comissão de Políticas Públicas da Abralin (2022-2023). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas nos biênios 2008-2010 e 2010-2012. Diretora do Instituto de Línguas da UFSCar de 2016 a 2017. Presidenta do Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba (ADUFSCar-Sindicato), biênio 2021-2023. Membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).

       

      Links:    

    • Estudos sobre funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem - Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana
    • Políticas linguísticas contemporáneas em países lusófonos e hispanófonos
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; COSTA, J. L. ; BARONAS, R. L. . Enciclopédia Discursiva da COVID-19: o primeiro ano da pandemia no Brasil. São Carlos : EDUFSCar, 2022 . 211p. ISBN: 9786586768909.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; CAMPOS, D. O. ; LOUREIRO, E. R. L. ; DAMASCENO, L. ; GRANATO, M. ; MEGA, R. A. ; CORTEZ, V. D. Y. . Manual de comunicação, redação e estilo do InformaSUS UFSCar. São Carlos : EdUFSCar, 2022 . 52p. ISBN: 9786586558500.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; BERNAL, D. G. ; SAUCEDO, L. N. ; ROSARIO, M. O. R. ; SOARES, A. P. Q. ; MOTA, I. O. ; SANTI, T. . Hablemos en español del coronavírus. Buri : UFSCar/CPOI, 2021 . 30p. ISBN: 9786586558395.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SILVA, M. M. A. ; SOUZA, G. N. E. . Español Entre Contextos 3. São Paulo : Ática, 2011 . 184p. ISBN: 9788508147052.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALVES, M. M. ; SOUZA, G. N. E. . Español Entre Contextos 2. São Paulo : Ática, 2011 . 184p. ISBN: 9788508147038.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALVES-BEZERRA, W. . Projeto Radix Espanhol 9o ano. São Paulo : Scipione, 2013 . 152p. ISBN: 9788526292024.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALVES-BEZERRA, W. . Projeto Radix Espanhol 8o ano. São Paulo : Scipione, 2013 . 144p. ISBN: 9788526292000.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALVES-BEZERRA, W. . Projeto Radix Espanhol 7o ano. São Paulo : Scipione, 2013 . 144p. ISBN: 9788526291980.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SILVA, M. M. A. ; SOUZA, G. N. E. . Español Entre Contextos 1. São Paulo : Ática, 2011 . 192p. ISBN: 9788508147014.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALVES-BEZERRA, W. . Projeto Radix Espanhol 6o ano. São Paulo : Scipione, 2013 . 136p. ISBN: 9788526291966.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; DINIZ, L. R. A. ; BIZON, A. C. C. . Diga trinta e três... em português!. Brasília : Ministério da Saúde, 2017 . 187p. ISBN: 9788533424814.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Língua viva, letra morta. Obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro.. São Paulo : Humanitas, 2012 . 293p. ISBN: 9788577322008.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SOUSA JR., J. R. ; CELADA, M. T. . Políticas plurilingues na Educação Básica: realidades e (im)possíveis projeções ABEHACHE , v. 22 , p. 6 - 14 , 2022. ISSN: 22383026.
    • BARONAS, R. L. ; CASTELANO RODRIGUES, F. ; COSTA, J. L. . Encyclopédie Discursive de la COVID-19 : Bilan et perspectives Repères DoRiF , v. 24 , p. 1-10 - 20 , 2021. ISSN: 22813020.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; BARONAS, R. L. . Enciclopédia discursiva da COVID-19: balanço e perspectivas CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE) , v. 15 , p. 78 - 89 , 2021. ISSN: 19824440.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; CELADA, M. T. ; VALLE, J. . En torno de una perspectiva glotopolítica: diálogos, investigaciones, acciones. CARACOL (USP) , v. 1 , p. 19 - 29 , 2020. ISSN: 21781702.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Resenha de Objeto Língua, Marcos Bagno Anuario de Glotopolítica , v. 03 , p. 229 - 234 , 2020. ISSN: 25913425.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . La cooficialización de lenguas en Brasil: el caso de São Gabriel da Cachoeira y los efectos de lo jurídico sobre las subjetividades Chuy Revista de Estudios Literarios Latinoamericanos , v. 06 , p. 107 - 132 , 2019. ISSN: 24225932.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . A noção de direitos linguísticos no Brasil: entre a democracia e o fascismo LÍNGUA E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS , v. 42 , p. 33 - 56 , 2018. ISSN: 15194906.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; FANJUL, A. P. ; MARTIN, I. R. ; ALVES, M. M. . A 'refundação' da APEESP: os anos 2007 a 2012 Intersecciones Revista da APEESP , v. 1 , p. 6 - 11 , 2014. ISSN: 23579994.
    • RODRIGUES, F. S. C. . A aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Médio e no Ensino Superior: negações e contradições Intersecciones Revista da APEESP , v. 1 , p. 43 - 54 , 2013. ISSN: 23579994.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; YOKOTA, R. . A formação do professor de espanhol no interior paulista: expectativas de ingressantes e realidades de egressos da Licenciatura em Letras na UFSCar Revista Eletrônica do GEPELE , v. 01 , p. 10 - 32 , 2013. ISSN: 23180099.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Corpo e alma da Lei 11.161/2005 Letra Viva (UFPB) , v. 10 , p. 284 - 302 , 2010. ISSN: 15173100.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; COSTA, E. G. M. ; FREITAS, L. M. A. . A implantação do espanhol na escola brasileira: polêmica e desafios Linguasagem (São Paulo) , v. 10 , p. 10 - , 2009. ISSN: 19836988.
    • RODRIGUES, F. S. C. . O discurso legislativo sobre a inclusão da língua espanhola na escola brasileira: um projeto que não virou lei Signo & Seña , v. 20 , p. 33 - 47 , 2009. ISSN: 03278956.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Sem medo do pós-humano Communicare (São Paulo) , v. 3 , p.   - , 2003. ISSN: 16763475.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; RIVERS, P. V. ; YOKOTA, R. . Reflexões sobre mecanismo de exclusão e auto-exclusão a partir da experiência no Español en el Campus Revista de la APEESP ? El Español en tiempos de globalización (lengua, traducción, literaturas) , v. , p. 42 - 53 , 1997. ISSN: .
    • RODRIGUES, F. S. C. ; CELADA, M. T. . El español en Brasil: actualidad y memoria Real Instituto Elcano de Estudios Internacionales y Estratégicos , v.   , p.   - , 2005. ISSN: .
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SANTOS, J. A. B. ; CARREON, R. O. . Tratamento precoce. Enciclopédia Discuriva da COVID-19: o primeiro ano da pandemia no Brasil, v. 01, p. 169 - 174, 2022.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Atualidade e perspectivas do ensino de espanhol no Brasil. Encontro de professores de espanhol: paradigmas da educação profissional e tecnológica, v. 01, p. 19 - 31, 2022.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SIGALES-GONCALVES, J. S. . Análise de Discurso materialista e Direito Linguístico: um diálogo possível. Políticas e direitos linguísticos: revisões teóricas, temas atuais e propostas didáticas, v. 01, p. 79 - 100, 2022.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . O vaivém das línguas na Educação no Brasil: o que aprendemos com nossa história recente. Práticas de ensino, discursivas e culturais, v. 01, p. 05 - 35, 2022.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Direitos linguísticos, legislação e educação: formação em línguas no Brasil. Temas de Política Linguística no Processo de Integração Regional, v. 1, p. 67 - 79, 2018.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Política y educación lingüísticas en el Brasil del siglo XXI: propuestas para una formación en lenguas. Homenaje a Elvira Arnoux. Estudios de análisis del discurso, glotopolítica y pedagogía de la lectura y la escritura, v. I, p. 219 - 234, 2017.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Vão as leis onde querem os reis: Antecedentes da Lei No 11.161/2005. Dez anos da Lei do Espanhol, v. 1, p. 1 - 12, 2016.
    • RODRIGUES, F. S. C. . As línguas estrangeiras na legislação educacional brasileira de 1942 a 2005. Se hace camino al andar. Reflexões em torno do ensino de espanhol na escola, v. 1, p. 23 - 35, 2012.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Leis e línguas: o lugar do espanhol na escola brasileira. Espanhol - Ensino Médio, v. 16, p. 13 - 24, 2011.
    • RODRIGUES, F. S. C. . De 'comunidade ibero-americana' a 'países nossos vizinhos': a designação de territórios objeto de integração em um projeto de lei de 1993. Lenguas en un espacio de integración, v. 1, p. 165 - 183, 2010.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Reflexos da Operação Pan-Americana nos projetos de JK para a educação nacional: um lugar para o espanhol. Idéias Lingüísticas - Formulação e circulação no período JK, v. 1, p. 133 - 147, 2010.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Aspectos da história e da geopolítica contemporânea da língua espanhola. Letras em Jornada, v. 1, p. 231 - 248, 2009.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Imperativo e discurso pedagógico: relativizações necessárias para uma prática consciente. Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática, v. , p. 81 - 102, 2005.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SANTOS, J. A. B. ; CARREON, R. O. . Tratamento Precoce . InformaSUS UFSCar , Portal IinformaSUS UFSCar , 21 jun. 2021.
    • ROJO, R. ; WEIGEL, A. R. ; CASTELANO RODRIGUES, F. ; GONZÁLEZ, N. T. M. ; FERRO, G. D. M. ; FILGUEIRAS, I. P. ; SIQUEIRA, G. T. . A Área de Linguagens no Currículo da Cidade - Ensino Médio . Magistério , São Paulo , 01 fev. 2021.
    • MOTA, I. O. ; CASTELANO RODRIGUES, F. . Vamos falar sobre o coronavírus in English? . InformaSUS UFSCar , São Carlos , 28 mai. 2021.
    • FAGA, M. A. P. ; CASTELANO RODRIGUES, F. ; LUNA, W. F. . Maior município indígena do Brasil enfrenta situação de colapso do serviço de saúde . InformaSUS UFSCar , , 29 mai. 2020.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Tome cuidado, parente! Cartilha informativa sobre a Covid-19 em 5 línguas indígenas do Rio Negro . InformaSUS UFSCar , , 24 abr. 2020.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Espanhol na escola . Presença Pedagogica , Belo Horizonte , 01 jan. 2010.
    • RODRIGUES, F. S. C. . A hora e a vez do espanhol . Revista Discutindo a Língua Portuguesa , São Paulo , 01 mar. 2008.
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; CASTRO, S. M. ; SILVA, A. A. S. ; OLIVEIRA, P. T. . A presença das mulheres nos 50 anos da UFSCar. In: XXI Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Sudeste (Sudeste PET) , 2021 , São Paulo. Anais do XXI Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Sudeste (Sudeste PET). São Paulo : Sudeste PET, 2021. p. 1 - 7.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Brasil, uma ilha na América do Sul: língua geral e língua portuguesa na constituição da identidade nacional. In: III Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa , 2012 , Macau, China. III SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo.. Macau : Universidade de Macau, 2012. p. 965 - 970.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Provas de língua espanhola em vestibulares de universidades federais brasileiras: onde ficam as Orientações Curriculares?. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte : Faculdade de Letras da UFMG, 2009.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; NOBREGA, G. ; SILVA, M. M. A. . Parece, mas não é! Uma proposta para a interpretação da ironia na leitura em língua estrangeira. In: 16o COLE ? Congresso de Leitura do Brasil / VI Seminário ?Leitura e Escrita em Língua Estrangeira , 2007 , Campinas. Atas do 16o COLE ? Congresso de Leitura do Brasil / VI Seminário ?Leitura e Escrita em Língua Estrangeira. : , 2007.
    • RODRIGUES, F. S. C. . El proyecto !Oye! y la enseñanza de E/LE en São Paulo/Brasil. In: Actas del 1er Congreso ?Formación e Investigación en Lenguas Extranjeras y Traducción , 2007 , Buenos Aires. Actas del 1er Congreso ?Formación e Investigación en Lenguas Extranjeras y Traducción. : , 2007.
    • RODRIGUES, F. S. C. . As línguas estrangeiras nos cursos de comunicação em São Paulo. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) , 2005 , Rio de Janeiro. Anais 2005 - Ensino e Pesquisa em Comunicação. Rio de Janeiro : INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Imperativo e imaginario: um problema de interacción multicultural. In: V Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes. La integración de los aspectos culturales en la clase de español como lengua extranjera. , 1997 , São Paulo. Actas del V Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes. La integración de los aspectos culturales en la clase de español como lengua extranjera.. : Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil, 1997. p. 115 - 119.
    • RODRIGUES, F. S. C. . Aquisição do Modo Imperativo: será esse o problema?. In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. Atas do I Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro : Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España / Associação Brasileira de Hispanistas, 2000.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; RUBIO, E. F. . El español en la enseñanza superior en Brasil. In: IX Jornadas de Enseñanza de Lenguas Extranjeras en el Nivel Superior. , 2004 , Buenos Aires. Enseñanza de Lenguas Extranjeras en el Nivel Superior. Balances y perspectivas en investigación y docencia. Actas de las IX Jornadas de Enseñanza de Lenguas Extranjeras en el Nivel Superior.. Buenos Aires : Araucaria, 2003.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SILVA, M. M. A. . Por qué y cómo se organiza un curso de lectura en español: nuestra experiencia en el Centro de Lenguas de la Universidad de São Paulo. In: XII Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes: Actividades y estrategias para desarollar la comprensión lectora. , 2004 , Brasília. Actas del XII Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes: Actividades y estrategias para desarollar la comprensión lectora.. : , .
    • CELADA, M. T. ; RODRIGUES, F. S. C. . Escritos sobre cuerpos: lectura y lectores em las calles de dos ciudades ? São Paulo y Buenos Aires. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004. Actas del III Congresso Brasileiro de Hispanistas. Florianópolis : Editora da UFSC, 2004.
    • RODRIGUES, F. S. C. . A língua espanhola no ensino superior em São Paulo: história e perspectivas. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004. Actas del III Congresso Brasileiro de Hispanistas. Florianópolis : Editora da UFSC, 2004.
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALLI, E. . Diccionario Básico Bilingüe de Uso. Português-Espanhol / Español-Portugués.. Madri : Arco/Libros , 2006 (Redatora de dicionário bilingüe)
    • RODRIGUES, F. S. C. . A escrita faz tremer os poderosos. : , 2004 (Tradução)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALLI, E. . CD-ROM Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo : Santillana/Moderna , 2005 (Exercícios em CD-Rom)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Sem medo do pós-humano. São Paulo : Paulus , 2003 (Resenha)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Argentina tem eleição mais disputada de sua história. : , 2003 (Tradução)
    • RODRIGUES, F. S. C. . A revolução da maioria silenciosa. Uma aproximação à análise dos efeitos midiáticos após os atentados de 11 M. São Paulo : Faculdade Cásper Líbero , 2005 (Tradução)
    • RODRIGUES, F. S. C. . O mal-estar na cultura de consumo. São Paulo : Faculdade Cásper Líbero , 2003 (Tradução)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Diccionario bilingüe de uso. Português-Espanhol / Español-Portugués. Madrid : Arco/Libros , 2003 (Redatora de dicionário bilingüe)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; GONZÁLEZ, N. T. M. . Implantacão do Currículo da Cidade de São Paulo para o Ensino Médio - Espanhol. 2021 (Assessoria)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; GONZÁLEZ, N. T. M. . Currículo da Cidade de São Paulo para o Ensino Médio - Espanhol. 2020 (Assessoria)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Revisão de texto. 2007 (Parecer)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Elaboração de prova de Proficiência em Língua Espanhola. 2002 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Elaboração de prova de Proficiência em Língua Espanhola. 2003 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Elaboração de prova de Proficiência em Língua Espanhola. 2004 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Elaboração de provas de Língua Espanhola para exames vestibulares. 2002 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Elaboração de prova de Proficiência em Língua Espanhola. 2005 (Outra)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SANCHO, G. . Políticas de Equidade de Gênero na América Latina. 2023 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . A produtividade das análises com arquivo legislativo para as pesquisas em política linguística no Brasil. 2023 (Outra)
    • SAVEDRA , M. M. G. ; RODRIGUES, F. S. C. . Opções metodológicas nos estudos em política linguística. 2023 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Mulheres na Política em 2023. 2023 (Conferência)
    • CRUZ, V. ; ABBATTISTA, L. ; RODRIGUES, F. S. C. ; ROJAS, M. A. M. ; LORETI, D. . Retos y perspectivas de la educación superior en Brasil. 2023 (Congresso)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Día Internacional de la Lengua Materna por la UNESCO: del derecho a la lengua a la celebración de un cierto multilingüismo. 2023 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas lingüísticas en Brasil. 2022 (Seminário)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . A Educação Superior no Brasil de 2023. 2022 (Seminário)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas públicas de reconocimiento y promoción de la diversidad lingüística en Brasil. 2022 (Comunicacao)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Análise de Discurso Materialista e Direito Linguístico: um diálogo possível. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Internacionalización y políticas lingüísticas en la Educación Superior en Brasil. 2022 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas linguísticas e direitos linguísticos: o espanhol em pauta. 2022 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Direito às línguas: o papel da resistência da comunidade do espanhol no Brasil. 2022 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Análise materialista de discurso e direito linguístico: um diálogo possível. 2021 (Simposio)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Atualidade e perspectivas nas políticas para o ensino de espanhol no Brasil. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . El activismo político en torno a la enseñanza de lenguas en Brasil. 2021 (Comunicacao)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Enseñanza de Español Lengua Extranjera: actualidad y perspectivas. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; GONZÁLEZ, N. T. M. . Desafios da produção e da implantação do Currículo da Cidade - Ensino Médio no município de São Paulo. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas linguísticas para o ensino de espanhol no Brasil: história e perspectivas. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . O papel de pesquisadores em políticas e direitos linguísticos na luta pela justiça social no Brasil contemporâneo. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . (Re)Visitando a legislação linguística brasileira: os diferentes modelos para a implantação do Espanhol no Ensino Médio brasileiro. 2020 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Pelo que lutamos? Ensino de espanhol e ativismo político-linguístico no Brasil contemporâneo. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas de garantias de direitos linguísticos em países latino-americanos e 'fonias' neocoloniais: relações e tensões. 2020 (Comunicacao)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SERVERO, C. G. . Políticas e direitos linguísticos no Brasil: onde estamos e para onde vamos?. 2021 (Simposio)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . 21 de fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna: do ativismo pela língua materna à celebração do multilinguismo. 2021 (Comunicacao)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; ABREU, R. N. . Direito e ativismo político linguístico: a questão das línguas estrangeiras na legislação da educação básica brasileira. 2021 (Comunicacao)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas linguísticas públicas, educação linguística e direitos linguísticos no Brasil: relações e gestos de resistência. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . A docência no ensino superior: desafios para o tempo da pandemia e pós-pandemia. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . La guerra discursiva en torno a la pandemia en Brasil. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Internacionalización y políticas del lenguaje en las universidades brasileñas. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Leis para a obrigatoriedade do ensino de espanhol em estados e municípios brasileiros: potencialidades e fragilidades. 2021 (Conferência)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; PICANCO, D. C. L. . Disputas, adesões e enfrentamentos nas políticas linguísticas do Brasil e da América Latina. 2020 (Simposio)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SIGALES-GONCALVES, J. S. . Direitos Linguísticos no século XXI: sentidos e discursos. 2021 (Simposio)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Los vaivenes de las lenguas en la Educación en Brasil: qué nos enseña nuestra historia reciente. 2019 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Las formas de abordar el archivo en 'Língua viva, letra morta'. 2018 (Outra)
    • RODRIGUES, F. C. . La noción de derechos lingüísticos y su garantía en Brasil: entre la democracia y el fascismo. 2018 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. C. . A noção de direitos linguísticos no Brasil: entre a democracia e o fascismo. 2018 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Entre muchas lenguas: la diversidad lingüística en la clase de español en Brasil. 2017 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . A MPV 746 e a Reforma do Ensino Médio. 2016 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Las políticas para la enseñanza de lenguas en el nivel superior en Brasil y la ideología de la falta. 2016 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Políticas linguísticas e Educação no Brasil: por uma 'formação em línguas'. 2015 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Realidades não imaginadas: políticas linguísticas e Educação no Brasil no século XXI. 2015 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; NOBREGA, G. ; SILVA, M. M. A. . Ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir: a produção de livro didático no Brasil segundo documentos do PNLD. 2015 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . O mito da Ilha-Brasil na constituição do imaginário nacional e nos processos de integração da América do Sul. 2015 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . A língua estrangeira no Ensino Médio e a internacionalização do Ensino Superior: negações e contradições. 2014 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Corpo e alma da Lei 11.161/2005. 2011 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Sobre legislação e documentos orientadores do ensino de espanhol na escola brasileira. 2010 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Reflexos da Operação Pan-americana nos projetos de JK para a educação nacional: um lugar para o espanhol. 2010 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . O mito da Ilha-Brasil e seus efeitos sobre as discursividades da integração. 2010 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . As línguas estrangeiras na legislação educacional brasileira de 1942 a 2005: memória e acontecimento.. 2010 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . O Estado de São Paulo e o processo de desoficialização do ensino de língua em contexto escolar. 2010 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . A atuação da COPESBRA. 2010 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Provas de língua espanhola em vestibulares de universidades federais brasileiras: onde ficam as Orientações Curriculares?. 2008 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Sobre a oferta do espanhol na escola brasileira. 2008 (Congresso)
    • RODRIGUES, F. S. C. . La integración Brasil-Argentina alrededor del CELU. 2009 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Tú o vos? Autobús o guagua? Seseo y yeísmo? Cómo tratar las variedades del español en las clases. 2009 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Lengua, ley y letra: tres L's y sus posibles caminos. 2008 (Simposio)
    • RODRIGUES, F. S. C. . O espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro. 2009 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Fissuras e suturas da Lei 11.161/2005. 2010 (Seminário)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Sobre español instrumental. 2004 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Mesa "Español instrumental , que es eso?". 2004 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Bastidores y repercusiones de la obligatoriedad del español en Brasil. 2006 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . EL CELU ? Una nueva certificación de Español. 2008 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Las certificaciones oficiales en Español como Lengua Extranjera: un contraste entre el DELE y el CELU. 2007 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Historia y actualidad de la Lengua Española. 2007 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SILVA, M. M. A. ; NOBREGA, G. . Parece, mas não é: uma proposta para a abordagem da ironia. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . El proyecto !Oye! y la enseñanza de E/LE en São Paulo/Brasil. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . El proyeto ¡OYE! y la enseñanza de ELE en São Paulo/Brasil. 2007 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Espanha e o idioma espanhol no mundo. 2007 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Repercussões da obrigatoriedade de oferta do espanhol no Brasil. 2006 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . As línguas estrangeiras nos cursos de Comunicação em São Paulo. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; PONTE, A. S. ; THOMAZ, P. C. . Apresentação da peça "Prueba de Amor". 1996 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; PONTE, A. S. ; THOMAZ, P. C. . Seminario: ¿Castellano o Español? ¿Un dilema de nombres o de lenguas?. 1995 (Seminário)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SILVA, R. . Cómo tratar los imaginarios del Imperativo (Workshop). 1996 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; PONTE, A. S. ; THOMAZ, P. C. . Seminario: ¿Castellano o Español? ¿Un dilema de nombres o de lenguas?. 1996 (Seminário)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; PONTE, A. S. ; THOMAZ, P. C. . Seminario: ¿Castellano o Español? ¿Un dilema de nombres o de lenguas?. 1997 (Seminário)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; PONTE, A. S. ; THOMAZ, P. C. . Seminario: ¿Castellano o Español? ¿Un dilema de nombres o de lenguas?. 1997 (Seminário)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Seminarios de Apoyo a Alumnos de Graduación en Letras ? Español da FFLCH/USP. 1997 (Seminário)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Reflexões sobre mecanismo de exclusão e auto-exclusão a partir da experiência no Español en el Campus. 1997 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Imperativo e imaginario: um problema de interacción multicultural. 1997 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . ¿Qué? ¿Cómo? ¿A quién enseñamos?. 1997 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Análisis metodológico e ideológico de materiales didácticos (Workshop). 1999 (Outra)
    • RODRIGUES, F. S. C. . La adquisición del modo imperativo: un problema de interacción multicultural. 1999 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Crítica ideológica y metodológica de materiales didácticos. 1999 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Aquisição do Modo Imperativo: será esse o problema?. 2000 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; RUBIO, E. F. . El español en la enseñanza superior en Brasil. 2003 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; SILVA, M. M. A. . Por qué y cómo se organiza un curso de lectura en español: nuestra experiencia en el Centro de Lenguas de la Universidad de São Paulo. 2004 (Comunicacao)
    • CELADA, M. T. ; RODRIGUES, F. S. C. . Escritos sobre cuerpos: lectura y lectores em lãs calles de dos ciudades ? São Paulo y Buenos Aires. 2004 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . A língua espanhola no ensino superior em São Paulo: história e perspectivas. 2004 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Uma história do espanhol nos cursos de Comunicação de instituições superiores de ensino da região metropolitana de São Paulo. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Inclusão e Língua Estrangeiras no Ensino Superior. 2005 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Acerca del español instrumental. 2004 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Espanhol instrumental, o que é isso?. 2004 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Entrevista sobre o CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso). 2007 Rádio USP
    • RODRIGUES, F. S. C. . Programa Brasil na Madrugada, entrevista sobre a inclusão do espanhol como disciplina de oferta obrigatoria na escola secundária a partir de 2010. 2008 Rádio Gaúcha
    • QUEIROZ, C. S. ; RODRIGUES, F. S. C. . Lei em contradição. 2014 Revista Escola Pública
    • SOUTO, B. G. A. ; CASTELANO RODRIGUES, F. ; GOLFET, I. ; STABELI, R. ; PEZZO, M. . Flexibilização do distanciamento social em São Carlos. 2020 Rede social Facebook
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . A MP 979 e a autonomia universitária. 2020 Rádio Pagu
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Como o coronavírus afeta as populações indígenas no Brasil?. 2020 Rádio CBN São Carlos
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Informação em 5 línguas indígenas do Rio Negro na cartilha Tome Cuidado, parente!. 2020 Rádio Web
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; BARONAS, R. L. . A Enciclopédia Discursiva da COVID-19 e o 'novo normal'. 2020 Podcast Quarentena Dia 223
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; PIRES, L. M. F. ; SILVA, M. M. . A Enciclopédia Discursiva da COVID-19 e os verbetes pandemia, COVID-19 e testar positivo. 2020 Podcast Quarentena Dia 265
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Projeto de extensão da UFSCar cria Enciclopédia Discursiva da Covid-19. 2020 Rádio
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; BASSO, R. ; MASSETO, Y. . Políticas linguísticas e preservação de línguas - Episódio 10. 2023 Rádio UFSCar - Podcast Mexendo com a Língua - 2a temporada
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; SOUZA JR., O. M. ; MEIRA, B. . Centra UFSCar. 2023 Rádio UFSCar - Central UFSCar #07
    • RODRIGUES, F. S. C. . Programa CBN na Madrugada. 2008 Rádio CBN
    • RODRIGUES, F. S. C. . Colaboradora do V Encuentro de Profesores de Español del Estado de São Paulo. 1994 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo ? APEESP)
    • RODRIGUES, F. S. C. . 1º Encontro de Educadores e Monitores do Centro de Línguas da FFLCH/USP. 2006 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALLI, E. ; CELADA, M. T. . Política lingüística e ensino de línguas: atores, problemas e desafios. 2008 (Centro de Línguas e pelo Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da FFLCH/USP)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; CELADA, M. T. . ¿Qué lengua se certifica?. 2007 (Centro de Línguas - FFLCH/USP)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; CELADA, M. T. ; ALLI, E. . Lectocomprensión en lengua extranjera. 2006 (Centro de Línguas - FFLCH/USP)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Ciclo de Palestras Tradução&Tradutores. 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • VIANA, N. ; RODRIGUES, F. S. C. . Colóquios PELSE - Colóquios do Núcleo Disciplinar Ensino de Espanhol e Português como Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras da AUGM. 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Os clíticos e a expressão do objeto na aquisição do português brasileiro como terceira língua (L3). 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. . I Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de espanhol. 2010 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Palestra: Zapatismo, autonomia e contra-poder. 2009 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; ALVES-BEZERRA, W. . II Ciclo de Paletsras "Tradução & Tradutores". 2010 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Lançamento do romance A Rainha do Cine Roma, de Alejandro Reyes. 2010 (Universidade Federal de São Carlos)
    • HOFLING, Camila ; YOKOTA, R. ; RODRIGUES, F. S. C. ; FERREIRA, C. A. . 14a. Jornada de Letras da UFSCar. 2010 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. . II Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de espanhol. 2011 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; Adrian Fanjul ; DIEZ, X. C. L. ; YOKOTA, R. ; MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. dos . Jornada Hispanismo(s): Limites Incertos. 2011 (Associação Brasileira de Hispanistas (ABH))
    • RODRIGUES, F. S. C. ; FANJUL, A. P. ; PARAQUETT, M. ; BONFIM, C. . VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012 (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
    • RODRIGUES, F. S. C. . III Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de espanhol. 2012 (Universidade Federal de São Carlos)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; MIGUEZ, A. C. ; MENEZES, A. ; ELIAS, N. . 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2015 (UFSCar - UNIFESP - APEESP)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; MIGUEZ, A. C. ; MENEZES, A. ; ELIAS, N. . 1o Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. 2015 (UFSCar - UNIFESP - APEESP)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. ; CELADA, M. T. . 4o Congresso Latino-americano de Glotopolítica. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • SERVERO, C. G. ; CASTELANO RODRIGUES, F. ; ABREU, R. N. ; SIGALES-GONCALVES, J. S. . II Encontro de Políticas Linguísticas e Justiça Social. 2020 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • SERVERO, C. G. ; CASTELANO RODRIGUES, F. ; SIGALES-GONCALVES, J. S. ; ABREU, R. N. ; PONSO, L. C. . III Encontro de Políticas Linguísticas, Direito Linguístico e Justiça Social. 2021 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • RODRIGUES, F. S. C. ; CELADA, M. T. . Validar el uso de la lengua: cómo se corrige el CELU?. 2007 (Centro de Línguas - FFLCH/USP)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Español instrumental, qué es eso?. 2004 (APEESP - Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • CASTELANO RODRIGUES, F. . Políticas linguísticas e direitos linguísticos no Brasil. 2020 (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Curso de formación para profesores de primer nivel. 1996 (Instituto Cultural Brasil-Argentina de São Paulo)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Língua Espanhola para Relações Internacionais. 2007 (Material didático - bacharelado em relações internacionais da usp)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Língua Estrangeira - Espanhol. 2006 (Material didático - bacharelado em relações públicas e rádio e tv - faculdade cásper líbero)
    • RODRIGUES, F. S. C. . Espanhol Instrumental (leitura de textos da área de Humanas). 2007 (Material didático - centro de línguas fflch-usp)
    • Nome do projeto: Gestos glotopolíticos, legislação e direitos linguísticos (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , CELADA, M. T. .
      Descrição: Considerando que cabe à Glotopolítica o estudo de intervenções de vários tipos no espaço público das línguas e linguagens, o objetivo deste projeto é analisar os processos de produção e os efeitos da legislação linguística nos espaços de enunciação em que a língua espanhola circula, em contato e em conflito com outras línguas. Pretende-se tornar visíveis as determinações que incidem sobre as relações de línguas em espaços de enunciação delimitados, a partir da observação de textualidades jurídicas e legislativas que se vinculam à questão dos direitos de comunidades linguisticamente marginalizadas.
    • Nome do projeto: As línguas estrangeiras no ensino superior: história, atualidade e perspectivas (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida no Centro Interdisicplinar de Pesquisa (CIP), cujo objetivo era analisar as condições de produção do ensino de línguas estrangeiras em cursos superiores na Região Metropolitana de São Paulo.
    • Nome do projeto: Que línguas falam os meios no Brasil? Política Lingüística e Meios de Comunicação (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. .
      Descrição: Projeto em desenvolvimento no Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), cujo objetivo é analisar a produção de meios de comunicação regulares - jornais e revistas impressos e on line - em línguas não-oficiais no Brasil (ou seja, qualquer uma que não a língua portuguesa).
    • Nome do projeto: Políticas linguísticas contemporâneas em países lusófonos e hispanófonos (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , PONTE, A. S. , DIEZ, X. C. L. .
      Descrição: Estudar as políticas linguísticas e suas discursividades em países lusófonos e hispanófonos, com ênfase nos arquivos jurídicos, legislativos e jornalísticos que marcam as relações entre as línguas no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica. Compreender os efeitos dessas políticas e discursividades nesses espaços de enunciação.
    • Nome do projeto: Instituto de Línguas: línguas, linguagens e culturas (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , YOKOTA, R. , ALVES-BEZERRA, W. , MIGUEZ, A. C. , FERREIRA, C. A. , HOFLING, Camila , SALGADO, L. S. , HIRATA-VALE, F. B. de M. , NASCIMENTO, V. .
      Descrição: O Programa congrega as atividades de extensão regulares oferecidas pelo Instituto de Línguas da UFSCar (IL), uma unidade que congrega ensino, pesquisa e extensão cuja missão é desenvolver, acompanhar e avaliar as políticas linguísticas implementadas na UFSCar, reconhecendo demandas e planejando ações para a disseminação do conhecimento de línguas e culturas e formando pessoas capazes de atuar nesse campo. As atividades oferecidas abrangem as áreas do conhecimento relacionadas aos campos das linguagens, das línguas e das culturas, agrupando servidores docentes, técnico-administrativos e discentes com/em formação acadêmica afim, pertencentes a diferentes setores, centros e departamentos acadêmicos em todos os campi da UFSCar. O Programa abriga atividades das três Frentes de Atuação do IL: 1) Formação em Línguas: cursos e oficinas; 2) Tradução, interpretação e revisão; e 3) Exames de proficiência para programas de pós-graduação. As atividades das Frentes se subdividem nas Áreas Atuantes, aquelas que têm relação direta com os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UFSCar para a formação de professores e profissionais de línguas e literaturas das áreas envolvidas: a) Língua Brasileira de Sinais (Libras); b) Língua espanhola; c) Língua inglesa; d) Língua portuguesa (materna, segunda, estrangeira, de acolhimento e de herança); e) Literaturas.
    • Nome do projeto: UFSCar de Muitas Línguas - PIAPE (2019 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. .
      Descrição: Este projeto se realiza no âmbito do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Consiste na divulgação da diversidade linguística e cultural da comunidade de estudantes indígenas da UFSCar como forma de valorizar sua inserção na comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento de uma relação de pertencimento desses sujeitos à Instituição. De modo específico, o projeto dá continuidade à divulgação de dados e informações referentes às línguas faladas pelos estudantes indígenas da UFSCar que iniciamos em 2018, por meio da postagem de vídeos e textos orais e escritos e disponibilizados na página de Facebook (https://www.facebook.com/mufscar/) e no Blog (http://www.muitaslinguas.ufscar.br).
    • Nome do projeto: Programa de Educação Tutorial Usina de Reflexão (PET) (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , MOTTA, L. D. .
      Descrição: O PET Usina de Reflexão tem como principais objetivos: discutir os impactos das políticas de Reserva de Vagas, Inclusivas e de Ações Afirmativas nos diversos cursos de graduação da UFSCar (democratização de acesso e políticas de permanência); refletir e propor estratégias para auxiliar na permanência qualificada de estudantes bolsistas e voluntários do PET Usina de Reflexão e da comunidade discente como um todo; contribuir com a formação e o rendimento acadêmico, com vistas a diminuir a evasão, de estudantes bolsistas e voluntários do PET Usina de Reflexão e da comunidade discente ingressante pela sistema de cotas da UFSCar; produzir pesquisa e desenvolver um repositório de informações e reflexões sobre questões pertinentes às políticas das Ações Afirmativas e aos atores nelas envolvidos; promover a aproximação da Universidade com a realidade social interna e externa; promover um espaço de cultura política e pedagógica baseada no pluralismo e no multiculturalismo. O PET é um projeto do MEC financiado pelo FNDE. O PET Usina de Reflexão é formado por 12 estudantes bolsistas que desenvolvem atividades de formação, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Enciclopédia Discursiva da COVID-19 (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , BARONAS, R. L. .
      Descrição: Este projeto consiste na construção de uma plataforma dialógica a Enciclopédia Discursiva da COVID-19 , alocada na página do InformaSUS UFSCar (www.informasus.ufscar.br), na qual serão definidos, em formato de verbetes, termos, conceitos, expressões etc., vinculados ao contexto da pandemia de COVID-19, que circulam em notícias veiculadas nos meios de comunicação e nas redes sociais brasileiras (InformaSUS, Agência FAPESP, A Folha de S. Paulo, Agência Brasil, Portal R7 e CNN Brasil, por ora). Cada verbete será primeiramente definido de maneira tradicional (com base no campo de que advém o termo/discurso), passando por uma descrição linguística (morfológica, sintática, semântica e pragmática) e, finalmente, contará também com uma análise no nível do discurso, evidenciando as polêmicas e as disputas em torno dos sentidos na gestão de cada verbete.
    • Nome do projeto: Comunicação Social no Contexto da COVID-19 (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , OLIVEIRA, G. N. .
      Descrição: O InformaSUS-UFSCar é uma atividade de extensão em Comunicação Social no Contexto da COVID-19 que promove a organização de informações de qualidade científica para acesso da própria comunidade da UFSCar, da população geral e também de profissionais da saúde que atuam no enfrentamento da pandemia. O projeto também apoia o trabalho da Comissão de Controle e Cuidados em relação ao Novo Coronavírus, instituída em 12 de março de 2020 pela portaria GR N 4369 da Reitoria da UFSCar.
    • Nome do projeto: Retratos de Mulheres nos 50 anos da UFSCar (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. .
      Descrição: Exposição fotográfica com 50 retratos de algumas das mulheres mais representativas da comunidade da UFSCar ao longo de seus 50 anos de existência (1970-2020).
    • Nome do projeto: Regulación del español contemporâneo: conceptualizaciones, discursos, instrumentos metalinguísticos y propuestas educativas (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, F. S. C. , LAURIA, D. , LOPEZ, M. , VON STECHER, P. V. , SARTORI, M. F. , RUBIO, V. , RIZZO, M. F. , CARRIO, C. V. .
      Descrição: El proyecto se propone hacer frente, tanto desde la investigación científica como desde eldiseño y la ejecución de políticas públicas, a una serie de problemáticas específicas a nivelnacional y regional que tienen como foco las trayectorias y las prácticas lingüísticas deamplios sectores de la población, que disponen de un repertorio de usos del lenguajesocialmente diferenciados (y subordinados) respecto de lo que se considera legítimo. Paraello, adopta como enfoque la Glotopolítica (Arnoux, 2008a; Del Valle, 2015 y 2017), queestudia los discursos y las intervenciones en el espacio público del lenguaje que participan enla formación, reproducción, transformación o subversión de las sociedades y, por lo tanto,obliga a atender a elementos (geo)políticos, económicos, sociales, además de culturales,demográficos, científicos y tecnológicos que varían en el tiempo y en las zonas geográficas enlas que se habla la lengua histórica en cuestión.
    • RODRIGUES, F. S. C. . 2º Fórum de Pesquisa do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero). 2003 - Moderadora de mesa-redonda
    • NORTE, D. B. ; RODRIGUES, F. S. C. . A hora do espanhol: será mesmo?. 2009 - Entrevista
    • RODRIGUES, F. S. C. . Portunhol atrapalha crescimento na empresa. 2008 - Entrevista
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
      • Curso: Letras (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2018
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina
        Ano de conclusão: 2018
  • Atuação Profissional: 30
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola para os cursos de Relações Públicas, Publicidade & Propaganda e Rádio & TV.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola para os cursos de Secretariado, Comércio Exterior e Turismo.
        Outras informações: Professora
    • Sociedade Civil Padre Faure - Escola Logos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professora
    • Instituto Cultural Brasil-Argentina de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1997 ).
        Outras informações: Professora
    • Communicare (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Publicação semestral do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero.
    • Revista Eletrônica LL Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Assessora da equipe editorial da Revista Eletrônica LL Journal (Lengua y Literatura, Lingua e Literatura, Language and Literature ) da City University of New York (CUNY). Pareceres críticos de trabalhos elaborados em março e outubro de 2007 e abril de 2008. Consulta online em http://ojs.gc.cuny.edu/index.php/lljournal/about/editorialTeam
    • LL Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: LL Journal - Revista Eletrônica do "PhD Program in Hispanic and Luso-Brazilian Literatures and Languages The Graduate Center", The City University of New York (CUNY).
    • Communicare (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Docente da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras do Centro de Educação e Ciências Humanas
        Outras informações: Professor Associado
    • Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Membro da coordenação da comissão editorial
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Participação na Coordenação Pedagógica do Eixo de Português como Língua Estrangeira do Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos para o Brasil
        Outras informações: Coordenador
    • Signos ELE Revista de Español como Lengua Extranjera:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Parecer de artigo científico
    • Associação Colégio Espanhol de São Paulo - Colégio Miguel de Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de língua espanhola
    • Revista do GEL (Araraquara):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc
    • REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc
    • INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Revista dos alunos de pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia
    • ABEHACHE:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CARACOL (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Parecer para artigo submetido a Caracol 19 (jan-jul 2020)
    • Revista da ABRALIN:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • LEITURA: TEORIA E PRÁTICA:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista de Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Travessias Interativas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • LINGUISTICA Y LITERATURA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Cadernos de Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Revista Gragoatá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Olhar de Profesor:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidad de la Republica Uruguay:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Curso intensivo de Pós-graduação intitulado POLÍTICAS, EDUCAÇÃO E DIREITOS LINGUÍSTICOS NO BRASIL: HISTÓRIA E ATUALIDADE, com carga horária de 20 horas/aula, ministrado de 09 a 13 de outubro de 2023 junto ao programa de Mestrado em Ciências Humanas, opção Linguagem, Cultura e Sociedade da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da UDELAR.
        Outras informações: Professor Visitante
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).