Não autenticado |

Arthur Fontgaland Gomes

    • Cientista Social graduado pela Universidade Federal de Viçosa - MG, mestre e doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Dirijo o Instituto Matizes - Pesquisa e Educação para a Equidade. Sou pesquisador associado ao Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU), onde também integro o Coletivo Cóccix ? Estudos do Corpo-Cidade. Participo como membro do ProMigra, programa de extensão interdisciplinar da Faculdade de Direito da USP voltado aos direitos dos migrantes e refugiados na cidade de São Paulo. Tenho experiência em atividades de pesquisa e extensão que abordam temas como Juventude; Direitos Sexuais e Reprodutivos, Educação Inclusiva e Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica. Atualmente meus interesses se concentram em gestão de pesquisa e gerenciamento de projetos sobre Diversidade sexual e de gênero; Políticas e Lutas Migratórias e Direitos Humanos.

       

      Links:    

    • FRANÇA, ISADORA LINS ; FONTGALAND, ARTHUR . Gênero, sexualidades e deslocamentos: notas etnográficas sobre imigrantes e 'refugiados LGBTI' no Norte do Brasil REMHU (BRASÍLIA) , v. 28 , p. 49 - 68 , 2020. ISSN: 22379843.
    • FONTGALAND, Arthur . Rodando por la carretera:lugares, temporalidades y sociabilidades enlas experiencias de camioneros en Brasil, 2015-2017 Investiga territórios , v. 1 , p. 47 - 59 , 2018. ISSN: 24142719.
    • FONTGALAND, Arthur ; COSTA, M. P. . Teatro da agressão: a guerrilha artística combativa e combatida na obra de José Celso Martinez Correa REVISTA HABITUS , v. 12 , p. 93 - 103 , 2014. ISSN: 18097065.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . Educação Sociológica para o sujeito surdo: um olhar acerca da cultura e inclusão CONTEMPORÂNEOS: REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES (ONLINE) , v. 1 , p. 325 - , 2011. ISSN: 19823231.
    • FONTGALAND, Arthur ; TAMBUCCI, Y. B. . Estrada a fora e rio a dentro: em trânsito nas viagens de barcos e caminhões. Lazer de perto e de dentro: uma abordagem antropológica, v. 336, p. 104 - 133, 2018.
    • FONTGALAND, Arthur ; REGHIM, M. S. ; SOUSA, D. T. . A formação de professores de Sociologia: o debate sobre os modelos formativos e algumas hipóteses de pesquisa. Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções, v. unico, p. 67 - 86, 2015.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . Iconografia e imagens: perspectivas metodológicas no ensino de Ciências Sociais para Surdos. Pesquisa e Interdisciplinaridade em Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Letras e Artes, v. 1, p. 28 - 32, 2013.
    • FONTGALAND, Arthur ; TOURINO, D. ; LIMA, M. ; MACHADO, P. . As novas configurações da família brasileira na contemporaneidade . Sociologia (São Paulo. 2006) , São Paulo , 01 jun. 2013.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; REGHIM, M. ; PENA, M. ; NUNES, R. . Os dilemas da juventude e os desafios das questões de gênero e identidades . Sociologia (São Paulo. 2006) , São Paulo , 01 abr. 2013.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; REGHIM, M. . Sociedade e indivíduos: a definição da ciência sociológica na obra de Émile Durkheim . Sociologia (São Paulo. 2006) , São Paulo , 01 jan. 2013.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; REGHIM, M. S. ; SOUSA, I. A. L. E. ; LIMA, M. . As patologias do mundo moderno . Sociologia (São Paulo. 2006) , São Paulo , 01 dez. 2011.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; ANDRADE, V.R.A . O papel do PIBID Sociologia para a consolidação da disciplina na Escola Estadual Effie Rolfs. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2010 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2010 -. : , 2010.
    • SOUZA, B. S. DE ; FONTGALAND, Arthur ; REZENDE, D. L. ; PIRES, K. A. . Parlamento Jovem Viçosa 2010: mobilização e formação política de jovens. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2010 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2010 -. : , 2010.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; PIRES, K. A. ; REZENDE, D. L. . Parlamento Jovem Viçosa 2010: elaboração de material pedagógico em Ciência Política. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2010 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2010 -. : , 2010.
    • SOUZA, I. A. L. E. ; SOUSA, D. T. ; FONTGALAND, Arthur . Sociologia para Jovens do Ensino Médio: desnaturalização e estranhamento de mundo. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2011 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2011 - Universidade em movimento: diálogos interdisciplinares. : , 2011.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. . O discurso antropológico na escola: a experiência do PIBID/Sociologia no processo de descentramento do sujeito. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2011 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2011 - Universidade em movimento: diálogos interdisciplinares. : , 2011.
    • FONTGALAND, Arthur ; ALVES, D. A. ; PINTO, E. R. F. ; COSTA, M. P. ; CLAUDINO, J. E. O. . Sociabilidade de risco: perigo, vício e anonimato na construção de ciberidentidades juvenis nas redes sociotécnicas.. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2012 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2012. -. : , 2012.
    • COSTA, M. P. ; ALVES, D. A. ; FONTGALAND, Arthur . Juventude e Inclusão Digital na Microrregião de Viçosa: sociabilidade e seus desdobramentos. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2012 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2012. -. : , 2012.
    • FONTGALAND, Arthur . Etnografia na Escola: um olhar acerca da inclusão e sociabilidades de estudantes surdos.. In: Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV , 2012 , Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2012. -. : , 2012.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; ANDRADE, V.R.A . Discussão e subsídios para efetivação da disciplina Sociologia na Escola Estadual Effie Rolfs. In: 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia , 2010 , Rio de Janero. 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. : , 2010.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; ANDRADE, V.R.A . A Sociologia como propulsora da discussão política no Ensino Médio. In: 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia , 2010 , Rio de Janeiro. 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. : , 2010.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . O ensino de Sociologia e a Inclusão do Sujeito Surdo. In: I Seminário Nacional Laboratório de Estudos e Pesquisa da Contemporâneidade, , 2011 , Juiz de Fora. I Seminário Nacional Laboratório de Estudos e Pesquisa da Contemporâneidade,. : , 2011.
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; SOUZA, I. A. L. E. . A literatura como exercício da imaginação sociológica. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE , 2011 , Viçosa. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE. : , 2011.
    • FONTGALAND, Arthur . Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. São Paulo : Enciclopédia de Antropologia , 2017 (verbete de enciclopédia)
    • FONTGALAND, Arthur ; TOMA, Renata Harumi Cortez . Manifesto ciborgue -­ ciência, tecnologia e feminismo­ socialista no final do século XX. : , 2015 (verbete de enciclopédia)
    • FONTGALAND, Arthur . Etnografar viagens de caminhão. Algumas questões de pesquisa. Disciplina Antropologia I. FFLCH, USP. 2017 (Conferência)
    • FONTGALAND, Arthur . O chão e a cidade: leituras de Tim Ingold. Disciplina Cidade, Corpo e Diferença. FFLCH, USP. 2016 (Conferência)
    • FONTGALAND, Arthur . A estrada é meu escritório: no ritmo laboral da mobilidade caminhoneira. XVII Jornada PPGSA - UFRJ. 2016 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . De carona pelos interurbanos: experiências urbanas nas boleias de caminhoneiros. X Jornada de Alunos do PPGA/UFF. 2016 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . Sem caminhão o Brasil para: impressões sobre os engajamentos políticos dos caminhoneiros. Napedra em Performance: Criações VIII. 2018 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . A gente vive que nem caracol - lugares e temporalidades nas experiências de caminhoneiros. V Semana de Antropologia e Arqueologia da UFMG. 2016 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . Mobilidades de caminhoneiros no Brasil e lugares interurbanos. 3° Seminário de Investigação Urbana, PUC Perú - USP. 2018 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . Caminhoneiros anfitriões e antropólogo caroneiro: experiências de encontros por viagens dadivosas. Napedra em Performance: Criações VII. 2017 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . Modos de vida caminhoneiro: entre itinerários e caminhos. Disciplina Antropologia Urbana. FFLCH, USP. 2017 (Conferência)
    • FONTGALAND, Arthur . Estradas animadas: perambulações de um antropólogo caroneiro. Napedra em Performance: Criações V. 2016 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . Caminhos, Caminhoneiros e caminhões. Uma etnografia das (i)mobilidades. Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira. PAGU, UNICAMP. 2017 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . A Antropologia pede carona nos itinerários caminhoneiros. I Jornada de Antropologia da USP. 2016 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur . Agência e poder: corporalidade e direitos sexuais e reprodutivos das Mulheres Surdas de classes populares da cidade de Viçosa - MG. XXII Seminário de Iniciação CIentífica da UFOP - Encontro de Saberes. 2014 (Seminário)
    • DIAS, M. M. S. ; FONTGALAND, Arthur ; FERREIRA, S. B. . Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres Surdas de Viçosa - MG: relato de experiência de uma pesquisa de campo. XXII Seminário de Iniciação CIentífica da UFOP - Encontro de Saberes. 2014 (Seminário)
    • FONTGALAND, Arthur ; GEDIEL, Ana Luisa Borba . Redes sociais como campo metodológico para o exercício da agência das Mulheres surdas. Jornadas de Investigación, Cuerpo, Arte y Comunicación, UBA, Argentina. 2014 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur ; TOME, W. . A LDB e o Ensino Profissional, II Mostra de Trabalhos sobre a Educação Básica, UFV. 2012 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; CLAUDINO, J. E. O. ; COSTA, M. P. . Juventude e Inclusão na Microrregião de Viçosa, XXXVI Encontro Anual da ANPOCS. 2012 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur ; COSTA, M. P. . Teatro da agressão: a guerrilha artística combativa e combatida na obra de José Celso Martinez Correa, V Seminário Nacional Sociologia & Política, UFPR. 2014 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; LIMA, M. ; Mariane Reghim . Oficina: Jogos de tabuleiro como método de ensino em Sociologia, II ENESEB - SBS. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; Mariane Reghim . Oficina de Jogos e Ensino, III Diálogos Interdisciplinares, UFV. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; VALADÃO, Michelle Nave . Conhecimento espaço-visual: aprendizagem de Surdos através de imagens, VI Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos, UFJF. 2012 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; ALVES, D. A. . Sociabilidade de risco: perigo, vício e anonimato na construção de ciberidentidades juvenis nas redes sociotécnicas, Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV. 2012 (Outra)
    • COSTA, M. P. ; FONTGALAND, Arthur ; ALVES, D. A. . Juventude e Inclusão Digital na Microrregião de Viçosa: sociabilidade e seus desdobramentos, Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV. 2012 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; VALADAO, M. N. . Etnografia na Escola: um olhar acerca da inclusão e sociabilidades de estudantes surdos. Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV. 2012 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; REGHIM, M. S. ; SOUSA, D. T. . Ciência Política e educação superior: uma análise acerca das matrizes curriculares brasileiras, VIII ABCP. 2012 (Outra)
    • REGHIM, M. S. ; FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. . O ensino de Ciência Política na Educação Básica brasileira, 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, ABCP. 2012 (Outra)
    • SOUSA, D. T. ; REGHIM, M. S. ; FONTGALAND, Arthur . A formação de professores de Sociologia: o debate sobre os modelos formativos e algumas hipóteses de pesquisa, III Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, UFRJ. 2012 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; SOUZA, I. A. L. E. . O discurso antropológico na escola: a experiência do PIBID/Sociolodia no processo de descentramento do sujeito, SIA/UFV. 2011 (Simposio)
    • FONTGALAND, Arthur ; OLIVEIRA, Joyce Emília Claudino de ; SABARA, M. T. R. ; REZENDE, Daniela Leandro ; SOUZA, I. A. L. E. ; PIRES, Kênia Araújo . Parlamento Jovem 2010: Mobilização e Formação Política de Jovens. 2010 (Simposio)
    • MENDES, A. L. ; REZENDE, Daniela Leandro ; ANDRADE, V.R.A ; FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, A. A. ; SOUZA, I. A. L. E. . O papel do PIBID Sociologia para a consolidação da disciplina na Escola Estadual Effie ROlfs. 2010 (Simposio)
    • SOUZA, I. A. L. E. ; FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. . A literatura como exercício da imaginação sociológica, I Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade, UFV. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, A. A. ; SOUZA, I. A. L. E. . O Realismo Literário brasileiro como recurso sociológico. 2011 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. . A escola realista literária e o saber sociológico: uma perspectiva interdisciplinar, III Fórum Ibero-Americano de Letramento e Aprendizagens, UFMG. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. . A linguagem e a educação básica: onde está o diálogo?, II Semana Acadêmica de Ciências Sociais, UFV. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, I. A. L. E. ; FONTGALAND, Arthur ; TOME, W. . Jogo de Sociologia como alternativa de recurso didático, II ENESEB - SBS. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; TOME, W. ; REGHIM, M. S. . A Literatura como abordagem sociológica, II ENESEB - SBS. 2011 (Outra)
    • REGHIM, M. S. ; CAMPOS, Mariana Lima ; FONTGALAND, Arthur . Estratégias lúdicas no ensino de Sociologia na Educação básica, II ENESEB - SBS. 2011 (Outra)
    • TOME, W. ; FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. . Introdução de novas tecnologias de informação no campo educativo, II ENESEB - SBS. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; GEDIEL, Ana Luisa Borba ; SOUZA, I. A. L. E. . Educação sociológica para o sujeito surdo: um olhar acerca da cultura e inclusão, Evento da Revista Contemporâneos, UFJF. 2011 (Comunicacao)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; SOUZA, A. A. . Uma perspectiva metodológica para o ensino da Ciência Política no Ensino Médio. 2011 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, A. A. ; SOUZA, I. A. L. E. . Discussão e subsídios para a efetivação da disciplina de Sociologia na Escola Estadual Effie Rolfs. II ENSOC - UFRJ. 2010 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; SOUZA, A. A. ; MENDES, A. L. . A Sociologia como propulsora da discussão política no Ensino Médio, II ENSOC - UFRJ. 2010 (Outra)
    • FONTGALAND, Arthur ; REGHIM, M. S. ; SOUSA, D. T. ; COSTA, M. P. . II Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa. 2011 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; ALVES, D. A. ; REGHIM, M. S. . I Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa. 2010 (Departamento de Ciências Sociais)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; SOUZA, I. A. L. E. ; REGHIM, M. S. . I Diálogos Interdisciplinares: A juventude e o Ensino Médio em Discussão. Departamento de Ciências Sociais, UFV. 2009 (Departamento de Ciências Sociais e Departamento de Geografia)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, D. T. ; SOUZA, I. A. L. E. ; REGHIM, M. S. . III Diálogos Interdisciplinares: profissionalização e formação docente. Departamento de Ciências Sociais, UFV. 2011 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; OLIVEIRA, M. J. . Cultura e Imagem: focos em Antropologia Visual. Departamento de Ciências Sociais, UFV. 2011 (Departamento de Ciências Sociais)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . Formação de Professores e Metodologias de Ensino para Surdos. Departamento de Letras, UFV. 2011 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . LIBRAS em Ação: encontro do Dia Nacional do Surdo. Departamento de Letras, UFV. 2011 (Departamento de Letras)
    • FONTGALAND, Arthur ; VALADAO, M. N. . Laboratório Interdisciplinar de Educação e Surdez: formação e capacitação docente. Departamento de Letras, UFV. 2012 (Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; OLIVEIRA, M. ; MENDES, A. L. ; GAUDERETO, B. L. . Mostra Fotográfica: Cultura e imagens: focos em Antropologia Visual. Departamento de Ciências Sociais, UFV. 2011 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; MAGNANI, J. G. C. ; OLIVEIRA, F. G. ; NASCIMENTO, S. S. . Urbe Em Foco, Discutindo A Conjuntura Política Atual. Ciclo de Palestras da Revista Ponto Urbe. 2016 (USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. . Sexta do Mês (Maio de 2017) - Configurações de Família e Dinâmicas de Parentesco. 2017 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. . Sexta do Mês (Junho de 2017) - Precisamos falar sobre ética. 2017 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. . Sexta do Mês (Agosto de 2017) - Engajamentos em tempos de polarização política. 2017 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. . Sexta do Mês (Setembro de 2017) - Risco e Vulnerabilidades em Campo. 2017 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. . Sexta do Mês (Outubro de 2017) - Fixidez e fluidez na escrita antropológica. 2017 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. . Sexta do Mês (Novembro de 2017) - Cuidados de si e condições de trabalho na vida acadêmica. 2017 (Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; PATRIARCA, L. ; NASCIMENTO, S. S. ; OLIVEIRA, T. ; LIMA, L. . Seminário Antropologia à Flor da Pele: interfaces entre corpo, etnografia e linguagem. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Usp)
    • FONTGALAND, Arthur ; NASCIMENTO, S. S. ; MAGNANI, J. G. C. ; OLIVEIRA, F. G. . Urbe em Foco: Em torno da Cracolândia Paulista. Ciclo de Palestras da Revista Ponto Urbe. 2018 (Núcleo de Antropologia Urbana da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; MARINI, M. ; LIMA, L. ; MESTRINELLI, L. ; KLEIN, T. . Sexta do Mês (Março de 2018) - Relações entre humanos e não-humanos: novos (velhos) subalternos. 2018 (PPGAS)
    • FONTGALAND, Arthur ; NASCIMENTO, S. S. ; OLIVEIRA, F. G. ; MAGNANI, J. G. C. ; MACHINI, M. L. F. ; GOMIDE, G. A. A. ; FLORES, R. ; DAMASCENO, S. ; CORAZZA, N. . XIII Graduação em Campo - Núcleo de Antropologia Urbana da USP. 2018 (Departamento de Antropologia da USP)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . I Simpósio de Inclusão e Surdez: contxtualizando saberes. UFV. 2013 (Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUZA, I. A. L. E. ; GEDIEL, A. L. B. . A entrada de campo em etnografia. Departamento de Letras, UFV. 2014 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; GEDIEL, A. L. B. ; SOUZA, I. A. L. E. . Curso de Aperfeiçoamento em Estudos e Práticas em Gênero, Corpo e Saúde. Departamento de Letras, UFV. 2014 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; DIAS, M. ; SOUZA, I. A. L. E. . Curso de Teorias Antropológicas Contemporâneas - estudo sobre agency/agência, Departamento de Enfermagem, UFV. 2014 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; ALMEIDA, R. B. ; GEDIEL, A. L. B. . Métodos de investigação antropológica: gênero, saúde e sexualidade. NIEG - Núcleo interdisciplinar de Estudos de Gênero, UFV. 2013 (Universidade Federal de Viçosa)
    • FONTGALAND, Arthur ; SOUSA, A. L. ; SOUZA, I. A. L. E. . Curso Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres Surdas. 2013 (Universidade Federal de Viçosa)
  • Relatório de Pesquisa: 4
    • FONTGALAND, Arthur . Inovações sociotécnicas e desigualdades sociais: a inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa. CNPq. 2012
    • FONTGALAND, Arthur . Ensino aprendizagem e metodologias de ensino para alunos Surdos do Ensino Fundamental da cidade de Viçosa - MG. CNPq. 2013
    • FONTGALAND, Arthur ; GEDIEL, Ana Luisa Borba . Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres Surdas de classes populares: corporalidade e agency nas interações cotidianas com as Estratégias da Saúde da Família de Viçosa, MG. CNPq. 2014
    • FONTGALAND, Arthur . Caminhoneiros, caminhos e caminhões: uma etnografia das mobilidades nas estradas. Exame de Qualificação. CNPq. 2016
    • Nome do projeto: Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para Estudantes Surdos do Ensino Fundamental da Cidade de Viçosa - MG (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , VALADAO, M. N. .
      Descrição: Este estudo buscou compreender como os jovens estudantes Surdos do Ensino Fundamental de Viçosa estão inseridos no Ensino Fundamental regular. Acreditamos que acessibilidade permeia diferentes instituições e está totalmente atrelada às possibilidades de atendimento aos direitos dos cidadãos. Nas escolas verifica-se a necessidades de um olhar atento aos grupos considerados vulneráveis, e os sujeitos Surdos são constituintes desse processo. Portanto, objetivou-se entender os processos de ensino-aprendizagem experienciados pelos Surdos em fase escolar na cidade de Viçosa, além de produzir metodologias de ensino voltadas à educação inclusiva.
    • Nome do projeto: Cultura cosmopolita versus identidade local? Tensões, divergências e conexões entre moradores de uma cidade da Zona da Mata mineira (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , SILVA, Douglas Mansur , VITOR, V. C. S. .
      Descrição: O estudo se propôs etnografar diferentes percepções de atores sociais vinculados ao incentivo imobiliário, localizados no centro da cidade de Viçosa/MG, acerca das formas de conflito pela soberania no espaço construído, frente a formas de segregação, apropriação e produção de memória no espaço urbano da cidade. A unidade de contexto da pesquisa diz respeito ao campo de negociações imobiliárias estabelecido no âmbito sócio-espacial de Viçosa, cidade esta marcada por um intenso fluxo de pessoas que se expressa tanto pela sua população nativa, como pelo seu grande contingente migratório, em grande parte, atraído pela Universidade Federal de Viçosa.
    • Nome do projeto: Corpo e Saúde: Significados de Planejamento Familiar, Sexualidade e Reprodução para as Mulheres Surdas de Viçosa, MG (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , GEDIEL, Ana Luisa Borba , MOTTA, J. A. .
      Descrição: Esta pesquisa visa investigar os significados atribuídos pelas mulheres Surdas da cidade de Viçosa às suas sexualidades, refletindo a respeito das noções de gênero, vulnerabilidade e saúde sexual e reprodutiva. Pretende-se verificar como essas mulheres usuárias da LIBRAS acessam as informações e indicações de métodos contraceptivos, cuidados durante o período gestacional e estruturação familiar. Dessa forma, importa conhecer a existência ou não de determinadas práticas específicas, tais como a forma de comunicação utilizada na hora do atendimento junto às instituições públicas de saúde da cidade de Viçosa e as trocas de informações entre pacientes e os agentes de saúde atuantes no município.
    • Nome do projeto: Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres Surdas de Classes Populares: corporalidade e agency nas interações cotidianas com as Estratégias de Saúde das Famílias (ESFs) da cidade de Viçosa - MG (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , GEDIEL, Ana Luisa Borba , ALMEIDA, R. B. .
      Descrição: Esta etnografia objetiva compreender como as mulheres Surdas de classes populares da cidade de Viçosa e não frequentam as ESFs recebem informações acerca da saúde sexual e reprodutiva indicadas no II Plano Nacional de Saúde para Mulheres. A partir disso, busca identificar que tipo de informações são recebidas e qual a compreensão que elas têm a respeito dos conhecimentos básicos de saúde sexual e reprodutiva.
    • Nome do projeto: Parlamento Jovem Viçosa (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , REZENDE, Daniela Leandro , SOUSA, Diogo Tourino de .
      Descrição: Orientar a formação cidadã de jovens estudantes do Ensino Médio a partir de sua inserção em atividades realizadas na Câmara Municipal de Viçosa e de discussão de temas relevantes em plenárias e audiências públicas realizadas com este fim..
    • Nome do projeto: Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para Surdos (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , GEDIEL, Ana Luisa Borba , VALADAO, M. N. , ARAUJO, I. .
      Descrição: A partir da prática multidisciplinar e inclusiva, esse projeto de extensão tem como objetivo a inserção da população Surda da cidade de Viçosa, MG no ensino superior gratuito. Ligado ao Departamento de Letras da UFV, esse projeto tem contornos de curso popular pré-vestibular voltado para sujeitos/as Surdos. Dentre as atividades estão: a formação de graduandos de diversas licenciaturas (Ciências Sociais, Letras, Matemática, Física, Química, História, Geografia) em Língua de Sinais; criação de material didático inclusivo; preparação de aulas; ministrar aulas; formação política em educação popular e inclusiva.
    • Nome do projeto: Inovações Sociotécnicas e Desigualdades Sociais: a inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , Maíra Pereira da COsta , ALVES, D. A. .
      Descrição: O referido projeto tem como objetivo mapear quantitativa e qualitativamente o uso do computador e da internet pelos estudantes de escolas públicas de ensino médio da microrregião de Viçosa, bem como a experiência subjetiva, as apropriações e as vivências destes jovens com relação às tecnologias informacionais. Também é nosso objetivo verificar como as escolas de ensino médio se inserem neste contexto, levando em consideração que muitas das políticas de inclusão digital têm a escola como espaço privilegiado. Objetivamos contribuir teoricamente para a reflexão sobre as mudanças sociotécnicas recentes e os seus efeitos de inclusão/exclusão, bem como colaborar com a reflexão sobre as implicações sócio-políticas de políticas públicas pela inclusão digital..
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2010 - 2012
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , REZENDE, Daniela Leandro , SOUSA, Diogo Tourino de , MUNIZ, V. L. T. .
      Descrição: Descrição: A crescente demanta por professores com formação em Ciências Sociais para atuarem na educação básica, sobretudo após a aprovação da lei nº 11.684 de 2008, que incluiu como obrigatórias as disciplinas de Filosofia e Sociologia em todas as séries do ensino médio, abre uma série de questionamentos e desafios. Atualmente um número bastante reduzido dos profissionais da educação que lecionam a disciplina de Sociologia são licenciados em Ciências Sociais ou áreas afins. Nessa direção, o projeto concentra-se em duas linhas de ação específicas, a saber: (1) aprimorarr a formação em licenciatura e proporcionar aos futuros docentes vivência e reflexão sobre a inserção no ambiente escolar, fornecendo às redes de ensino profissionais com aprofundamento teórico e experiência prática para atuar nas unidades escolares; e (2) proporcionar aos atuais professores que atuam na disciplina de Sociologia a oportunidade de reflexão sobre a especificidade desta área do conhecimento e experiência na elaboração e aplicação de metodologias ativas adequadas ao nível médio
    • Nome do projeto: PROMIGRA - Promoção dos Direitos dos Migrantes (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , SOUTO MAIOR, Jorge Luiz , DEL VECCHIO, V. A. , MITIKO, M. , NOGUEIRA, N. , BASTOS, V. , RUSEISHVILI, L. .
      Descrição: Programa de extensão universitária da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Com equipe extensa e interdisciplinar, o PROMIGRA atua com acesso e garatia dos direito dos migrantes na cidade de São Paulo. Entre as atividades do programa estão: o atendimento jurídico à população migrante; a pesquisa e produção científica no campo de estudos migratórios; a realização de atividades de capacitação e sensibilização socioeducativa; a articulação política e técnica entre entes do Estado, organizações da sociedade civil, Universidade e movimentos sociais.
    • Nome do projeto: Caminhoneiros, caminhos, caminhões - uma etnografia das mobilidades nas estradas (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , NASCIMENTO, S. S. .
      Descrição: As pessoas caminhoneiras são profissionais que compõem o sistema de Transporte Rodoviário de Cargas Terrestres, conferindo vida a parte dos fluxos de veículos, pessoas, coisas, práticas, situações e mercadorias que circulam pela malha rodoviária nacional. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os regimes de mobilidade envolvidos no ser/estar caminhoneiro. Interessa-me não somente a mobilidade laboral inerente ao trânsito dessa pessoas, mas as formas de habitar caminhões e caminhos, articulando-se em sociabilidades estradeiras ao longo dos itinerários. Parte-se do ponto de vista deste antropólogo-caroneiro que acompanha o vai e vem cotidiano de motoristas de caminhão através da prática de pegar carona pelas rodovias brasileiras.
    • Nome do projeto: Diálogos entre corpo e cidade: experiências etnográfica (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , NASCIMENTO, S. S. , OLIVEIRA, F. G. , DAMASCENO, S. , GUERRA, V. , PATRIARCA, L. , LIMA, L. F. , OLIVEIRA, J. C. F. , MELO, F. , SANTOS, Y. , COSTA, S. H. M. T. , AZEVEDO, A. C. , SESTER, E. , PEREIRA, S. S. , FRUCHI, H. .
      Descrição: O projeto de pesquisa faz parte do coletivo Cóccix ? estudos sobre corpo e cidade, que reúne pesquisadorxs interessadxs na interface entre corporeidades e cidades, gênero, sexualidades e espaços urbanos, relações entre campo e cidade, fronteiras, mobilidades e territórios. O projeto pretende refletir sobre a relação entre etnografias e corpografias, analisando experiências etnográficas em diferentes contextos que produzem articulações inovadoras entre corpo, cidade e diferença
    • Nome do projeto: Cidades-devir: deslocamentos entre pessoas, fronteiras, lugares (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , NASCIMENTO, S. S. , LIMA, L. , DAMASCENO, S. , CORAZZA, N. , OLIVEIRA, T. , GUERRA, V. , PATRIARCA, L. , IACHINSKI, M. .
      Descrição: A presente pesquisa pretende desenvolver experimentos etnográficos em cidades que apresentem escalas diferenciadas, de pequeno porte a metrópoles, e observar deslocamentos e trajetórias de mulheres transexuais, travestis e homossexuais transformistas, que se movimentam entre elas, por meio de redes de prostituição e concursos de beleza. Esta proposta vai ao encontro com pesquisas que tem sido desenvolvidas no Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU) da Universidade de São Paulo (USP), particularmente no Grupo de Etnologia Urbana (GEU). A investigação tem como propósito contribuir para a discussão recente na antropologia urbana no Brasil acerca das fronteiras dentro da própria disciplina bem como outras áreas das ciências humanas, como os marcadores sociais da diferença, na tentativa de elaborar teorias etnográficas das cidades e refletir sobre novos modelos do urbano no mundo contemporâneo
    • Nome do projeto: Violência LGBT+ nas eleições de 2018 (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, Lucas , BIANCON, Giulliana , MARTINS, Flávia Bozza .
      Descrição: Identificar e qualificar incidência de violência ou ameaça de violência contra pessoas LGBT+ no contexto das eleições durante o período 2º semestre de 2018. a) Enfoque macro/geral: Identificar e qualificar a incidência ou a ameaça de violência, no contexto das eleições direcionada (i) ao entrevistado; (ii) à pessoa próxima ou conhecida; (iii) à categoria identitária que ele/a se reconhece (L, G, B e/ou T); e (iv) às pessoas LGBT+ no geral. b) Enfoque micro/específico: Identificar e qualificar a incidência ou a ameaça de violência contra pessoas LGBT+, no contexto das eleições, que tenham ocorrido nas redes sociais
    • Nome do projeto: LGBTIfobia no Brasil: barreiras institucionais para a criminalização (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, Lucas , WOLF, Leona , PACHECO, Dennis , MOTA, Juliana .
      Descrição: Passados dois anos da decisão, é possível dizer que a criminalização da LGBTIfobia no Brasil ainda não é uma realidade. As dificuldades de efetivar as denúncias se somam à resistência das forças de segurança pública e do sistema judicial em reconhecer e aplicar a decisão. A pesquisa apresenta e descreve um conjunto de 34 barreiras identificadas a partir de entrevistas em profundidade realizadas com profissionais das polícias civil e militar, promotorias, defensorias, membros da magistratura, advocacia especializada em direitos LGBTI+ e militantes de todas as regiões do país (Consultar o capítulo Metodologia). As barreiras encontradas apontam para dificuldades de múltiplas dimensões como: processos estruturais e culturais; falta de transparência e opacidade do Estado; empecilhos para o reconhecimento jurídico e ineficácia dos procedimentos institucionais. Acrescenta-se ainda os efeitos da pandemia do covid-19 no Brasil
    • Nome do projeto: Educar para Prevenir: ferramentas educativas direcionadas a professores(as) para a efetivação de direitos e combate à violência sexual e de gênero (2021 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, Lucas , BENTO, P. A. , JESUS, J. G. , CRUZ, C. , NOGUEIRA, S. .
      Descrição: O Projeto ?Educar para prevenir: Ferramentas direcionadas a professores(as) para a efetivação de direitos e combate à violência sexual e de gênero? é um curso online sobre violência sexual e de gênero e direitos sexuais e reprodutivos voltado para professores/as de escolas públicas e privadas brasileiras que lecionam para adolescentes entre 14 a 18 anos. O objetivo foi proporcionar um curso de formação continuada para docentes interessados/as em aprofundar o conhecimento sobre gênero, sexualidade e educação, subsidiando abordagens que prezam pelo rigor científico e valorização de uma escola plural e diversa. O curso teve quatro módulos: ?Avanços e retrocessos sobre o ensino de gênero e sexualidade em sala de aula no Brasil?; ?Noções sobre gênero, sexualidade, violência sexual e direitos sexuais e reprodutivos?, ?Identificando abusos e assédios contra adolescentes: como agir? como intervir? como ajudar??, ?Acionando as entidades responsáveis, redes de proteção locais, direitos e legislações de proteção ao adolescente?
    • Nome do projeto: Governança Inclusiva no Terceiro Setor: Gênero e Raça nas OSCs brasileiras (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, Lucas , ARAUJO, Cintia , ANDRADE, Luciana , YAREDY, Thayna , VOJVODIC, Adriana .
      Descrição: Essa pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de apresentar um retrato atualizado da presença de mulheres e pessoas negras nas OSCs e para embasar ações a serem adotadas por organizações brasileiras que desejam introduzir práticas e mecanismos para a promoção de equidade de gênero e raça. Relatório disponível em: https://mapaosc.ipea.gov.br/post/121/pesquisa-governanca-inclusiva-no-terceiro-setor
    • Nome do projeto: A chegada da Mpox ao Brasil: Mapeamento do impacto da nova varíola entre estigmas, incertezas e desafios para o seu enfrentamento (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, Lucas , FROES, A. , SOARES, J. .
      Descrição: Traduzida por veículos de mídia e organismos públicos brasileiros como ?varíola dos macacos?, o vírus passou a ser motivo de preocupação no Brasil e em diversos países dadas as incertezas sobre suas características como sintomas, prevenção e risco de óbito. Além desse receio, no entanto, havia outro que passou a ser percebido, de forma paralela à disseminação do vírus, por organizações de defesa dos Direitos Humanos, grupos LGBTI+ e de defesa da saúde: o risco do estigma que a doença poderia gerar contra pessoas LGBTI+.A pesquisa abrange atores em cena no que tange à ?monkeypox?, divididos aqui em categorias que possibilitariam, em nosso entendimento, análises precisas sobre o papel de cada grupo, ações ou omissões, abordagens e contribuições, tanto para o enfrentamento da doença em sentido estrito (como no caso de órgãos oficiais de saúde e monitoramento de doenças, como o Ministério da Saúde no Brasil ou a Organização Mundial da Saúde, agência da ONU responsável por direcionar a saúde internacional a partir do Sistema das Nações Unidas), como para a difusão de informações corretas e preventivas sobre ela
    • Nome do projeto: Entre 'curas' e 'terapias': esforços de 'correção' da orientação sexual e identidade de gênero de pessoas LGBTI+ (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, L. , FROES, A. , SOARES, J. .
      Descrição: Esta pesquisa buscou mapear os tipos de esforços de correção sexual e/ou de identidade gênero, também conhecidos como "cura gay". As tentativas de conversão são operadas contra pessoas LGBTI+ especialmente nas fases da infância e adolescência e em contextos religiosos, escolares e clínicos. A pesquisa se baseou em análise de documentos e entrevistas com pessoas LGBTI+ que sobreviveram a essas práticas em diferentes idades, além de especialistas das áreas de Psicologia e Teologia. A pesquisa identificou, entre outros resultados, 26 formatos de "curas" e "terapias" de conversão de gênero e sexualidade no Brasil que tem afetado pessoas LGBTI+, sobretudo crianças e jovens. Identificamos que as práticas são realizadas por lideranças religiosas, pediatras, psicólogos, coaches, filósofos clínicos, professores, diretores de escola, familiares e amigos. Em comum, todos têm a violência psicológica e, em alguns casos, a violência física
    • Nome do projeto: Empreendedorismo LGBTI+ 50+ Gerações. Instituto Mais Diversidade, Instituto Matizes e Instituto Itaú Viver Mais (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTGALAND, Arthur , BULGARELLI, Lucas , FROES, A. , SOARES, J. .
      Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os desafios e as características relacionadas à geração de renda e atividades econômicas por LGBTI+, examinando os obstáculos enfrentados por pessoas LGBTI+, sobretudo com mais de 50 anos de idade, na abertura de negócios formais e informais e empreendimentos. A pesquisa buscou compreender as dificuldades para abertura e manutenção de empresas por pessoas LGBTI+ que incluem o cenário econômico e a falta de suporte. Já para a continuidade dos negócios, os desafios incluem a falta de investimento/financiamento, dificuldade em criar redes de contato e equilibrar responsabilidades pessoais, profissionais, familiares e sociais, especialmente para pessoas negras, pardas e indígenas. A criação de redes de suporte e incentivos é fundamental para superar esses obstáculos, considerando as diferenças dentro da população LGBTI+ e como elas são afetadas por outras identidades sociais como raça, geração e classe
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Viçosa
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Ponto.Urbe (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo
    • Universidade Federal de Viçosa:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Gênero e Número:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Instituto Matizes - Pesquisa e Educação para a Equidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Organização independente direcionada à produção de dados e difusão de conhecimento sobre equidade.
        Outras informações: Diretor de Operações
    • Instituto Matizes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).