Não autenticado |

Rosangela Schardong

    • Graduou-se em Letras Português e Espanhol na Universidade Federal de Santa Catarina (1992), é mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1997). Em 2008 concluiu o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Augusta da Costa Vieira. Sua tese foi dedicada à obra de Maria de Zayas y Sotomayor, escritora espanhola do séc. XVII, abrangendo os seguintes temas: contos emoldurados, poéticas do séc. XVII, arte de engenho, tratados de conduta, autorização da escrita feminina e representação da mulher. Como Professora Adjunta C da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) atua na graduação do curso de Letras, no ensino de Língua e Literaturas de Língua Espanhola, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Coordena o projeto de pesquisa continuada Poética dos gêneros nas artes e letras em Língua Espanhola.

       

      Links:    

    • DINIZ, Alai Garcia ; SCHARDONG, R. . Literatura Hispânica IV: Don Quijote. Florianópolis : Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011 . 159p. ISBN: 9788561483494.
    • SCHARDONG, ROSANGELA . EL DESENLACE CON BODAS EN LAS NOVELAS DE MIGUEL DE CERVANTES: EL EJEMPLO DE LA GITANILLA PARA EL MATRIMONIO FELIZ EN LAS NOVELAS DE MARÍA DE ZAYAS Revista Gragoatá (UFF) , v. 22 , p. 750 - 770 , 2017. ISSN: 23584114.
    • SCHARDONG, R. . Inversiones cómicas, sorpresa y admiración en la Parte II del Quijote. Doña Rodríguez y la hija de Diego de la Llana ABEHACHE , v. 1 , p. 136 - 151 , 2016. ISSN: 22383026.
    • SCHARDONG, R. . Psique feminina. Efeitos da violência psicológica em 'La fuerza del amor' (1637), de María de Zayas Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 20 , p. 153 - 166 , 2015. ISSN: 16796888.
    • SCHARDONG, R. . Aprimoramento da escrita na terceira idade: ações do projeto Minha Memória, Minha História Revista Conexão UEPG , v. 9 , p. 324 - 333 , 2013. ISSN: 22387315.
    • SCHARDONG, R. . Viagem e jornada interior: incursões ao tema, de María de Zayas (Séc. XVII) a Elizabeth Gilbert (Séc. XXI) Letrônica , v. 6 , p. 863 - 876 , 2013. ISSN: 19844301.
    • SCHARDONG, R. . Construção da obra literária em defesa da mulher: estratégias de Cristina de Pizán e María de Zayas Miscelânea: Revista de Pós-Graduação em Letras: TEoria Literária, Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa , v. 11 , p. 23 - 33 , 2012. ISSN: 01043420.
    • SCHARDONG, R. . Construção da obra literária em defesa da mulher: estratégias de Cristina de Pizán e María de Zayas Miscelânea (Assis. Online) , v. 11 , p. 23 - 33 , 2012. ISSN: 19842899.
    • SCHARDONG, R. . El matrimonio en las novelas de Miguel de Cervantes y María de Zayas. Hispanismos del mundo. Diálogos y debates en (y desde) el Sur, v. II, p. 365 - 373, 2016.
    • SCHARDONG, R. . Prólogo sexuado. Saguão da defesa das capacidades femininas na obra de Maria de Zayas. Sábados literários: grandes nomes, v. 1, p. 123 - 135, 2015.
    • SCHARDONG, R. . Libertad femenina en La viuda valenciana (1599), de Lope de Vega. El teatro barroco: textos y contextos, v. , p. 307 - 314, 2014.
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Tragédia para rir ou chorar. Poética da tragédia nos contos de María de Zayas (s. XVII). In: IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem , 2017 , Ponta Grossa. Atas do IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. : , 2017. p. 1 - 11.
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Ditadura dos costumes. Entre o direito e o delito, o feminicídio em Sucesos trágicos de don Enrique de Silva (1623). In: 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11 , 2017 , Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13º Women's Worlds Congress (Anais Eletrônicos). : , 2017. p. 1 - 9.
    • SCHARDONG, R. . La enfermedad mental masculina y el silencio femenino en El celoso extremeño (1613) y Penélope (1979). In: VI Coloquio Interdisciplinario Internacional 'Educación, sexualidades y relaciones de género' y IV Congreso género y sociedad , 2016 , Córdoba - Argentina. Actas del VI Coloquio Interdisciplinario Internacional "Educación, sexualidades y relaciones de género" y IV Congreso género y sociedad. : , 2016.
    • SCHARDONG, R. . Surpresa, admiração e riso na ronda do governador Sancho Pança. In: VIII Ciclo de Estudos em Linguagem e I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem , 2015 , Ponta Grossa - PR. Anais GTs. : , 2015. p. 1321 - 1329.
    • SCHARDONG, R. . Delimitação das capacidades e do papel da mulher: revisitando as fontes da tradição. In: Terceiro Colóquio Mulher e Sociedade , 2014 , Ponta Grossa - PR. Anais 2014. Terceiro Colóquio Mulher e Sociedade (CD). : , 2014. p. 165 - 173.
    • SCHARDONG, R. . Retrato da defunta: poética e pedagogia da denúncia em 'Tarde llega el desengaño' (1647), de María de Zayas. In: Fazendo Gênero 10. Desafios Atuais dos Feminismos , 2013 , Florianópolis - SC. Anais Fazendo Gênero 10. : , 2013. p. 1 - 11.
    • SCHARDONG, R. ; MASGO, V. R. R. . La verosimilitud en la novela ejemplar 'Rinconete y Cortadillo': similitudes de Pedro del Rincón y Diego Cortado con los pícaros del siglo XVI y XVII. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem , 2013 , Ponta Grossa - PR. Anais VII Ciclo de Estudos em Linguagem. : , 2013. p. 968 - 978.
    • SCHARDONG, R. . 'El celoso extremeño' e 'El curioso impertinente': fontes para um conto de María de Zayas. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem , 2013 , Ponta Grossa - PR. Anais VII Ciclo de Estudos em Linguagem. : , 2013. p. 787 - 794.
    • SCHARDONG, R. . Libertad femenina en La viuda valenciana (1599), de Lope de Vega. In: Congreso Internacional Extraordinario de la AITENSO , 2012 , Vitória - ES. Actas del Congreso Internacional El Teatro Barroco: textos y contextos. : , 2012. p. 369 - 374.
    • SCHARDONG, R. . Dignificação do protagonismo feminino em María de Zayas. In: XVI Seminário Nacional e V Seminário Internacional Mulher e Literatura , 2011 , Brasília. Anais XVI Seminário Nacional e V Seminário Internacional Mulher e Literatura. : , 2011.
    • SCHARDONG, R. . A representação da mulher no Quixote (relatos femininos em primeria pessoa). In: I Congresso Internacional de Cultura e Literatura Ibero-Americana , 1996 , Divinópolis-MG. Riqueza Cultural Ibero-Americana. Divinópolis -MG : FAPEMIG;UMG, 1996. p. 225 - 229.
    • SCHARDONG, R. . O travestismo feminino em Dom Quixote: considerações sobre os conceitos que confluem na representação da "mulher varonil". In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. Hispanismo 2000. Brasília : Ministerio de Educación, Cultura y Deporte; Associação Brasileira de Hispanistas, 2000. p. 541 - 548.
    • SCHARDONG, R. . El celoso extremeño: fuente para una novela feminista de Doña María de Zayas y Sotomayor. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2002 , São Paulo. Hispanismo 2002. São Paulo : Humanitas; Associação Brasileria de Hispanistas, 2002. p. 249 - 255.
    • SCHARDONG, R. . Sangue e Retórica: o martírio em um conto de Maria de Zayas y Sotomayor. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004. Florianópolis : EdUFSC, 2004. p. 389 - 398.
    • SCHARDONG, R. . Sangue e Retórica: o martírio em um conto de Maria de Zayas y Sotomayor. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004. : , 2004.
    • SCHARDONG, R. . A autorização da escrita feminina no prólogo de Maria de Zayas y Sotomayor. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2006 , Rio de Janeiro. Hispanismo 2006. : , 2006.
    • SCHARDONG, R. . Tom agudo, voz de mulher. A temática feminina na obra de Maria de Zayas y Sotomayor. In: I Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros , 2006 , Brasil. I Prêmio Construindo a igualdade de gênero. Brasília : Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2006. p. 208 - 209.
    • SCHARDONG, R. . A autorização da escrita feminina no prólogo de Maria de Zayas y Sotomayor. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2006 , Rio de Janeiro. Hispanismo 2006. : , 2006. p. 144 - 150.
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Tragédia para rir ou chorar. Poética da tragédia nos contos de María de Zayas (s. XVII). : , 2018 (Resumo publicado)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Mímesis y transculturación en De las sin par andanzas del Guajiriquijote y su escudetero Calvipanzón (Cuba, 2010). : , 2016 (Resumo publicado)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Ditadura dos costumes. Entre o direito e o delito, o feminicídio em Sucesos trágicos de don Enrique de Silva (1623). : , 2017 (Resumo publicado)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Inversiones cómicas al modelo trágico en la Parte II del Quijote. Doña Rodríguez y la hija de Diego de la Llana. : , 2015 (Resumo publicado)
    • SCHARDONG, R. . Surpresa, admiração e riso na ronda do governador Sancho Pança. : , 2015 (Resumo publicado)
    • SCHARDONG, R. . Dignificação do protagonismo feminino em María de Zayas. Brasília : Editora da Universidade de Brasília , 2011 (Resumo publicado)
    • SCHARDONG, R. . O aprimoramento da escrita no projeto Minha Memória, Minha História. Londrina : Editora da Universidade Estadual de Londrina , 2011 (Resumo publicado)
  • Trabalhos técnicos: 3
    • SCHARDONG, ROSANGELA ; FREITAS, M. A. ; FADEL, K. M. . Tradutora no IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos da Linguagem. 2017 (Outra)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Parecerista ad hoc do IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016 (Parecer)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Parecerista ad hoc revista Dramaturgia em Foco. 2017 (Parecer)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Tragédia para rir ou chorar. Poética da tragédia nos contos de María de Zayas (s. XVII). 2017 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Ditadura dos costumes. Entre o direito e o delito, o feminicídio em Sucesos trágicos de don Enrique de Silva (1623). 2017 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Mímesis y transculturación en De las sin par andanzas del Guajiriquijote y su escudetero Calvipanzón (Cuba, 2010). 2016 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . La enfermedad mental masculina y el silencio femenino en El celoso extremeño (1613) y Penélope (1979). 2016 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Práticas e Ensino de Literaturas em Língua Espanhola. 2016 (Conferência)
    • SCHARDONG, R. . Inversiones cómicas al modelo trágico en la Parte II del Quijote. Doña Rodríguez y la hija de Diego de la Llana. 2015 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Surpresa, admiração e riso na ronda do governador Sancho Pança. 2015 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Psique feminina. Efeitos da violência psicológica em 'La fuerza del amor' (1637), de María de Zayas. 2014 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Construção da obra literária em defesa da mulher: estratégias de Cristina de Pizán e María de Zayas. 2010 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Delimitação das capacidades e do papel da mulher: revisitando as fontes da tradição. 2014 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Retrato da defunta: poética e pedagogia da denúncia em 'Tarde llega el desengaño' (1647), de María de Zayas. 2013 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Viagem e jornada interior. Incursões ao tema a partir de Elizabeth Gilbert (s.XXI) e Jacinta (s. XVII). 2012 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Libertad femenina en La viuda valenciana (1599), de Lope de Vega. 2012 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . El matrimonio en las novelas de Miguel de Cervantes y de María de Zayas. 2013 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Autoras e Personagens Femininas. 2010 (Seminário)
    • SCHARDONG, R. . O prólogo sexuado de María de Zayas. 2011 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . A arte de amar, de Ovídio. Imortal doutrina do coração.. 2011 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Projeto Minha Memória, Minha História. Leitura, escrita e resgate da memória na terceira idade a apartir de textos literários. 2011 (Seminário)
    • SCHARDONG, R. . O aprimoramento da escrita no projeto Minha Memória, Minha História. 2011 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Dignificação do protagonismo femenino em María de Zayas. 2011 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Experiencias con textos - más allá de las cuatro habilidades lingüísticas. 1994 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Experiencia con textos literarios: desarrollando las cuatro habilidades lingüísticas. 1994 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . O prudente e discreto Roque Guinart: exame dos caracteres heróicos no episódio dos bandoleiros catalães em Dom Quixote. 2005 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . A representação da mulher no Quixote (relatos femininos em primeira pessoa). 2005 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . O travestismo feminino em Dom Quixote: considerações sobre os conceitos que confluem na representação da. 2000 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . El celoso extremeño: fuente para una novela feminista de doña María de Zayas y Sotomayor. 2002 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Sangue e Retórica: o martírio em um conto de Maria de Zayas y Sotomayor. 2004 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . A autorização da escrita feminina no prólogo de Maria de Zayas y Sotomayor. 2006 (Comunicacao)
    • SCHARDONG, R. . Panorama del teatro del Siglo de Oro Español. 2014 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • PEREIRA, D. A. ; COUTO, L. P. ; SCHARDONG, R. . Membro da comissão organizadora da Jornada regional da ABH na UEPG. 2015 (ABH (Associação Brasileira de Hispanistas) e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa))
    • SCHARDONG, R. . GT Construção da narrativa e das personagens em Miguel de Cervantes e seus contemporâneos. 2015 (VIII Ciclo de Estudos em Linguagem e I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem)
    • SCHARDONG, R. . Oficinas do NAP 2015: La maldición "de él". Prácticas para libertarse "de ella". 2015 (NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico)
    • MORAIS, E. ; TORQUATO, C. P. ; SCHARDONG, R. . Membro da comissão científica do VIII Ciclo de Estudos em Linguagem e I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. 2015 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • BRAGA, L. A. ; SCHARDONG, R. . Membro da comissão organizadora da Formação continuada em língua espanhola: em busca de outros saberes. 2016 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • SCHARDONG, R. . Oficina: "Posesivos 'de él' y 'de ella'. Usarlos?" na Formação continuada em língua espanhola: em busca de outros saberes. 2016 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • SCHARDONG, R. . Coordenação de sessão de comunicação no IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016 (Associação Brasileira de Hispanistas, UNILA e UNIOESTE)
    • SCHARDONG, R. . Moderadora de mesa de comunicações no IX CINDAC. 2015 (Asociación Internacional de Cervantistas e Universidade de São Paulo)
    • SCHARDONG, R. ; COUTO, L. P. ; WOGINSKI, G. R. . Coordenação XVII EnPLEE Encontro de Professores de Espanhol do Estado do Paraná. 2017 (Universidade Estadual de Ponta Grossa e Associação dos Professores de Espanhol do Estado do Paraná)
    • COUTO, L. P. ; BRAGA, L. A. ; SCHARDONG, R. . Coordenação II Jornada de Estudos Hispânicos. 2017 (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
    • SCHARDONG, R. . Minicurso Relações de gênero, assunto para as aulas de língua. 2015 (VIII Ciclo de Estudos em Linguagem e I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem)
    • SCHARDONG, R. . Las cuestiones de género en la clase de Español: reflexiones y actividades. 2014 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • SCHARDONG, R. . Minha memória, minha história. 2006 (Associação Amigos das Ofinas Culturais do Estado de São Paulo)
    • SCHARDONG, R. . Projeto Ler e Viver. 2005 (OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • SCHARDONG, ROSANGELA . Relatório do projeto de pesquisa Poética da tragédia no Século de Ouro. 2017
    • Nome do projeto: Projeto Minha Memória, Minha História (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHARDONG, R. .
      Descrição: O Projeto Minha Memória, Minha História é uma projeto de extesão que atende aos idosos da Casa da Terceira Idade Santa Paula. Seus objetivos gerais são valorizar a terceira idade, resgatar a memória, aprimorar as habilidades de leitura e escrita por meio do textos literários. O projeto vincula atividades de extensão, pesquisa e ensino, pois envolve a comunidade, docentes e acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As atividades são coordenadas pela Prof.ª Dr.ª Rosangela Schardong e aplicadas por estudantes do curso de Letras, oportunizando-lhes práticas pedagógicas em situações reais de ensino. O Projeto Minha Memória, Minha História pretende promover o diálogo entre o saber científico e humanístico produzido na Universidade e os saberes leigos, populares e tradicionais provindos de diferentes culturas. As pesqusias desenvolvidas neste âmbito foram apresentadas no XX Seminário do CELLIP, em outubro de 2011.
    • Nome do projeto: Curso de extensão: Poética dos gêneros - estudos analíticos (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHARDONG, R. , SOUZA, R. F. , GALVAO, W. , SANSANA, M. R. , CARNEIRO, R. A. , LIMA, A. P. R. , MASGO, V. R. R. .
      Descrição: Trata-se de um curso de extensão que conta com a participação de 5 acadêmicos e 1 egresso.
    • Nome do projeto: Poética dos gêneros no Século de Ouro (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHARDONG, R. .
      Descrição: O projeto Poética dos gêneros no Século de Ouro pretende ampliar e enriquecer o campo das pesquisas em literaturas estrangeiras no curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialmente no âmbito da representação dos gêneros sexuais e de configuração dos gêneros literários na Espanha dos séculos XVI e XVII. A necessária concordância entre os ideais estéticos e a verossimilhança dá um matiz particular às artes dos séculos em foco, especialmente no que diz respeito à representação da mulher, uma vez que cada gênero artístico compromete-se com distintos paradigmas, diferentes graus de idealização que este projeto pretende indicar e analisar. A vivacidade das artes espanholas dos séculos XVI e XVII se faz sentir também na hibridação dos gêneros literários. a lírica inspira a prosa e o drama, estes se realimentam com constantes e engenhosas influências que serão objeto dos estudos analíticos deste projeto.
    • Nome do projeto: Curso de extensão: Poética dos gêneros - estudos analíticos II (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHARDONG, R. , SANSANA, M. R. , SILVA, A. A. , MACHADO, F. C. .
      Descrição: Trata-se de um curso de extensão que objetiva o estudo analítico de obras da literatura espanhola, particularmente do século XVII, atentando para a construção poética dos gêneros literários e dos gêneros sociais.
    • Nome do projeto: Curso de extensão Poética dos gêneros - estudos analíticos III (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHARDONG, R. , SANSANA, M. R. , SILVA, A. A. , MACHADO, F. C. , SOUZA, K. M. , SILVA, B. S. , MATEUS, L. O. .
      Descrição: O curso pretende incentivar a leitura e o estudo analítico de texto originais das Literaturas de Língua Espanhola, com o apoio da teoria literários pertinente ao período em que as obras foram concebidas e de acordo com gênero artísticos. Os participantes deverão produzir um texto acadêmico em que registrem os resultados de sua pesquisa.
    • Nome do projeto: Poética da tragédia no Século de Ouro (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHARDONG, R. .
      Descrição: O projeto Poética da tragédia no Século de Ouro pretende ampliar e enriquecer o campo das pesquisas em literaturas estrangeiras no curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialmente no âmbito da representação dos gêneros sociais e de configuração dos gêneros literários na Espanha dos séculos XVI e XVII. A necessária concordância entre os ideais estéticos e a verossimilhança dá um matiz particular às artes dos séculos em foco, especialmente no que diz respeito à representação da mulher, uma vez que cada gênero artístico compromete-se com distintos paradigmas, diferentes graus de idealização que este projeto pretende indicar e analisar. A vivacidade das artes espanholas dos séculos XVI e XVII se faz sentir também na hibridação dos gêneros literários. Este projeto deseja debruçar-se particularmente sobre a riqueza da manifestação de elementos próprios da tragédia (patética e morata) em diferentes gêneros da prosa e do teatro.
    • Nome do projeto: Grupo de estudos Poética dos gêneros - estudos analíticos IV (2016 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHARDONG, R. , SILVA, A. R. , RIFFERT, J. L. , SANTOS, B. R. T. , ALEIXO, S. A. A. , LIMA, I. S. .
      Descrição: O grupo de estudos desenvolve suas atividades em forma de curso de extensão. Pretende incentivar a leitura e o estudo analítico de texto originais das Literaturas de Língua Espanhola, com o apoio da teoria literários pertinente ao período em que as obras foram concebidas, de acordo com gênero artísticos, de modo a aprofundar e ampliar as pesquisas nesta área da literatura. O grupo de pesquisa tem relevante inserção social ao envolver alunos egressos interessados em ampliar suas pesquisas com vistas a sua formação como professor pesquisador e com vistas ao ingresso mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.Os participantes, graduandos e egressos, deverão produzir um texto acadêmico em que registrem os resultados de sua pesquisa.
    • Nome do projeto: Poética dos gêneros nas artes e letras em Língua Espanhola (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHARDONG, R. , SILVA, L. N. .
      Descrição: Projeto de pesquisa continuada que pretende observar e analisar a poética da representação dos gêneros sociais, das relações de gênero em diferentes gêneros textuais e artísticos.
    • Nome do projeto: Poética dos gêneros na Literatura Espanhola (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHARDONG, R. .
      Descrição: O projeto Poética dos gêneros na literatura espanhola pretende ampliar e enriquecer o campo das pesquisas em literaturas estrangeiras no curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialmente no âmbito da representação dos gêneros sexuais e de configuração dos gêneros literários na Espanha dos séculos XVI e XVII. A necessária concordância entre os ideais estéticos e a verossimilhança dá um matiz particular às artes dos séculos em foco, especialmente no que diz respeito à representação da mulher, uma vez que cada gênero artístico compromete-se com distintos paradigmas, diferentes graus de idealização que este projeto pretende indicar e analizar. A vivacidade das artes espanholas dos séculos XVI e XVII se faz sentir também na hibridação dos gêneros literários. a lírica inspira a prosa e o drama, estes se realimentam com constantes e engenhosas influências que serão objeto dos estudos analíticos deste projeto.
    • SCHARDONG, R. . ENEM, correção das redações. 2005 - Correção das redações
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Agencia Española de Cooperación Internacional
        Ano de conclusão: 2001
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Em conformidade com as atribuições do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, ministrei um curso comunicativo de Espanhol para funcionários da Reitoria e cursos de Leitura Instrumental em Língua Espanhola voltados à comunicade acadêmica.
        Outras informações: Monitora bolsista- Prof.ª de Espanhol
    • Uni Sant´Anna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Lecionei as disciplinas Língua Espanhola, Literaturas Espanhola e Hispano-americana e Prática de Ensino Supervisionado para o curso de Letras.
        Outras informações: Professora Mestre
    • Universidade São Marcos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Professora Mestre
    • Faculdades Renascença:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2002 ).
        Outras informações: Professora Mestre
    • Instituto de Cultura Hispânica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1999 ).
        Outras informações: Ministrei cursos comunicativos de Língua Espanhola nos diversos estágios dos níveis Básico, Intermediário e Avançado. Também cursos de Conversação para o nível Aprimoramento.
        Outras informações: Professora de Língua e Cultura Espanhola
    • Instituto Cultural Brasil-Argentina de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1996 ).
        Outras informações: Ministrei cursos comunicativos de Língua Espanhola nos diversos estágios dos níveis Básico e Intermediário.
        Outras informações: Professora de Espanhol
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Atividades Ensino de Literatura Espanhola e Literatura Hispano-Americana para o curso de Letras Ensino de Espanhol (leitura instrumental) para a curso de Publicidade e Propaganda Ensino de Espanhol (leitura instrumental) para o curso de Filosofia Ensino de Espanhol (curso comunicativo) para a comunidade universitária - extensão
        Outras informações: Professora Mestre
    • Escola Estadual de Primeiro Grau Portugal:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1993 - 1994 ).
        Outras informações: O Centro de Estudos de Línguas (CEL) atendia alunos da rede estadual de ensino de primeiro e segundo graus interessados em estudar línguas estrangeiras em horário oposto ao de suas aulas regulares.
        Outras informações: Prof Espanhol no Centro de Estudos de Línguas
    • Escola Básica Municipal Gentil Mathias da Silva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1991 - 1991 ).
        Outras informações: As aulas de Espanhol atendiam as 7.ª e 8.ª séries desta Escola, que estava inserida em um projeto da Prefeitura de Florianópolis para a implantação do ensino desta língua estrangeira nas escolas municipais.
        Outras informações: Prof. Espanhol
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: As aulas de Espanhol foram ministradas nos Cursos de Gestão de Negócios Internacionais e Comércio Exterior
        Outras informações: Prof. Espanhol (curso comunicativo)
    • Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: As aulas de Espanhol foram ministradas no Curso de Relações Internacionais
        Outras informações: Prof. Espanhol (curso comunicativo)
    • Colégio Estadual Professor Olavo Cecco Rigon:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1987 - 1987 ).
        Outras informações: Prof de Preparação Para o Trabalho, 5ª a 8ª
    • Universidade Estadual de Ponta Grossa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).