Não autenticado |

Lucilene Soares da Costa

    • É licenciada em Letras (Português/inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre e doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006 atua como docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde ministra disciplinas na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura infanto-juvenil e Literatura e outras artes, na Graduação em Letras, e Literatura infantil e Itinerários culturais no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC). Desenvolve pesquisas e orientações sobre formação de Leitores e formas confessionais na literatura contemporânea em Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Narratividade (UEMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita Psicanálise (GEPPEP/USP). Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Letras (UEMS - Campo Grande) entre 2018 e 2019.

       

      Links:    

    • BRITO, V. M. ; COSTA, L. S. ; FIGUEIRA, K. C. N. . Interfaces da Educação: políticas, história e linguagens. : Pedro & João Editores, 2017 . p. ISBN: 9788579934254.
    • COSTA, L. S. ; NERES, C. C. . Formação de professores, infância e diversidades. Campo Grande : Life, 2016 . 168p. ISBN: 9788581503295.
    • COSTA, L. S. ; NERES, C. C. . Pesquisa em educação, políticas públicas e formação de professores em questão. Campo Grande : Life, 2016 . 137p. ISBN: 9788581503301.
    • LIMA JUNIOR, S. E. ; MOLINA NETO, André ; BARBA, I.S ; FERRO, M. E. ; COSTA, L. S. ; MINGUZZI, S. . Semana Integrada de Ciências- UEMS de Naviraí. Dourados (MS) : Nicanor Coelho Editor, 2004 . 58 pp. ISBN: .
  • Artigos completos publicados em periódicos: 7
    • COSTA, L. S. ; ALMEIDA, N. F. . 'Nova Lima, Mil pecados': quando o rap grafita um contexto sociocultural Ipê Roxo , v. 2 , p. 68 - , 2020. ISSN: 26750791.
    • NASCIMENTO, F. A. ; COSTA, L. S. . A leitura literária no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 2 , p. 12 - 35 , 2017. ISSN: 21794456.
    • SANTOS, V. B. ; COSTA, L. S. . A formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica Revista Pedagogia em Foco , v. 9 , p. 2-12 - , 2015. ISSN: 21783039.
    • COSTA, L. S. . Em busca da forma perdida: Os guarda-chuvas cintilantes, de Teolinda Gersão. REVISTA DESASSOSSEGO , v. 7 , p. 14 - 24 , 2012. ISSN: 21753180.
    • COSTA, L. S. . A morte em Veneza: a máscara e o grotesco nas obras de Th. Mann e Visconti Ave Palavra (UNEMAT) , v. 11 , p. 1 - 10 , 2011. ISSN: 18076130.
    • COSTA, L. S. . Três personagens femininas de 'O nome do bispo', de Zulmira Ribeiro Tavares Ipotesi (UFJF) , v. Vol 2 , p. 157 - 167 , 2009. ISSN: 14152525.
    • COSTA, L. S. . O entre-lugar da prática de ensino nos cursos de graduação em Letras UEG em Revista , v. 1 , p. 41 - 50 , 2007. ISSN: 18067921.
    • COSTA, L. S. ; CALIXTO, L. A. . Transforma-se na 'super princesa pantaneira'.. IV SIGESEX - Simpósio de Gênero e sexualidades: gêneros, sexualidades e conservadorismos, 2019, Campo Grande. IV SIGESEX - Simpósio de Gênero e sexualidades: gêneros, sexualidades e conservadorismos., v. 1, p. 693 - 701, 2019.
    • COSTA, L. S. ; CALIXTO, L. A. . As artes Cênicas na sala de aula: o eu, o outro e o nós - a diferença que inclui o diferente. As artes Cênicas na sala de aula: o eu, o outro e o nós - a diferença que inclui o diferente, v. 1, p. 195 - 205, 2019.
    • CARRILHO, A. F. B. ; COSTA, L. S. . A Literatura Infantil no Pacto Nacional Pela Idade Certa: Práticas Literárias em Sala de Aula. Anais do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil CELLIJ, v. 1, p. 1396 - 1411, 2017.
    • COSTA, L. S. . A ficção histórica em Café pequeno, de Zulmira Ribeiro Tavares.. Olhares sobre o marginal, v. , p. 245 - 254, 2015.
    • COSTA, L. S. . Diários do Desassossego: intimismo e ficção em Fernando Pessoa e Miguel Torga. Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas: De Eça de Queirós a Fernando Pessoa, v. , p. 371 - 382, 2012.
    • COSTA, L. S. . Imigração alemã em Terenos é tema de mestrado em Mato Grosso do Sul . www.brasilalemanha.com.br , www.brasilalemanha.com.br , . .
    • COSTA, L. S. ; ANDRADE, N. P. . Reflexões sobre a prática de leitura e produção textual no ensino em angola e brasil a partir de uma experiência compartilhada.. In: XX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos do XX SMELP. : , 2021.
    • COSTA, L. S. ; BARZOTTO, V. H. . A internacionalização acadêmica entre Angola e Brasil. In: 10º Simpósio de Pós-doutorandos da FEUSP: Quando a pesquisa conta , 2020 , São Paulo. Anais do 10º Simpósio de Pós-doutorandos da FEUSP: Quando a pesquisa conta. : , 2020. p. 1 - 1.
    • COSTA, L. S. ; BARZOTTO, V. H. . A internacionalização acadêmica entre Angola e Brasil. In: 10º Simpósio de Pós-doutorandos da FEUSP: Quando a pesquisa conta , 2020 , São Paulo. Anais do 10º Simpósio de Pós-doutorandos da FEUSP: Quando a pesquisa conta. : , 2020. p. 1 - 14.
    • COSTA, L. S. . A constituição de um corpus literário infantil em Angola à luz da experiência brasileira. In: XIX Seminário Metodológico de Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos do XIX Seminário Metodológico de Ensino de Língua Portuguesa (SMELP). : , 2020.
    • COSTA, L. S. ; SOUZA, S. P. . Sobre o exercício de falar com... As prévias da Frente África. In: XIX Seminário Metodológico de Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos do XIX SMELP. : , 2020.
    • CARRILHO, A. F. B. ; COSTA, L. S. . Literatura infanto-juvenil e Letramento: análise crítica preliminar das práticas literárias dos professores e alunos em lócus. In: XI CBLA - Linguística aplicada para além das fronteiras, 2015, Campo Grande , 2015 , Campo Grande. Anais do XI CBLA - Linguística aplicada para além das fronteiras, 2015, Campo Grande. Campo Grande : , 2015. p. 1104 - 1115.
    • CARRILHO, A. F. B. ; COSTA, L. S. . Formação de Professores e Literatura Infantil: reflexões formativas para práticas significativas com obras literárias na escola.. In: VI encontro de políticas e práticas de formação de professores e II seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS. , 2015 , Campo Grande. Anais VI encontro de políticas e práticas de formação de professores e II seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS.. Campo Grande : , 2015. p. p. 282 - 294.
    • COSTA, L. S. . Memória, história e testemunho nos textos autobiográficos de Miguel Torga. In: XI Congresso Alemão de Lusitanistas , 2015 , Aachen. Programa. : , 2015. p. 157 - 158.
    • COSTA, L. S. . O estranho lirismo abjeto de A chave de casa e Dois rios. In: XVIII Congresso InTernacional de Humanidades , 2015 , Brasília. caderno de resumos e programação. Brasília : , 2015. p. 165 - 165.
    • COSTA, L. S. . A Escrita de Si: O Biográfico e o Ensaístico na Configuração do Eu. In: I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem,, X Jornada Brasileira de Educação , 2014 , Campo Grande. Anais Eletrônicos da I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem,, X Jornada Brasileira de Educação. Campo Grande : Editora da UEMS -Editora Life, 2014. p. 121 - 134.
    • SANTOS, V. B. ; COSTA, L. S. . A Formação do Professor Alfabetizador na Organização do Trabalho Didático. In: I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem,, X Jornada Brasileira de Educação , 2015 , Campo Grande. Anais Eletrônicos da I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem,, X Jornada Brasileira de Educação. : , 2014. p. 79 - 88.
    • COSTA, L. S. . Testemunho e testamento: representações da ditadura e da guerra no diário. In: XIII Congresso Internacional da Abralic , 2013 , Campina Grande. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL (2013). : Editora Realize, 2013. p. 1 - 7.
    • COSTA, L. S. . Três personagens femininas de O nome do bispo, de Zulmira Ribeiro Tavares. In: I Fórum de Literatura Brasileira contemporânea , 2010 , Rio de Janeiro. Poesia e Prosa: hoje, agora. : , 2010. p. 1 - 11.
    • COSTA, L. S. . O espaço da errância em Perdido de volta, de Miguel Gullander.. In: XXII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa , 2011 , Salvador. Anais do XXII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. : , 2011.
    • COSTA, L. S. . Três personagens femininas de 'O nome do bispo', de Zulmira Ribeiro Tavares. In: I Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea , 2010 , Rio de Janeiro. Poesia e Prosa: hoje, agora. Rio de Janeiro : setor de publicações FL- UFRJ, 2010. p. 27 - 27.
    • COSTA, L. S. . A crise das formas na literatura portuguesa contemporânea. In: 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa/ 4º Congresso Internacional de Lusofonia , 2010 , São Paulo. Link Resumo de comuniações. : , 2010.
    • COSTA, L. S. . A forma confessional em Diários de Miguel Torga. In: IV EPOG: Encontro de Pós-Graduandos FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduandos (caderno de resumos). : , 2009.
    • COSTA, L. S. . A forma confessional em Diários, de Miguel Torga. In: IV EPOG: Encontro de Pós-Graduandos FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos (FFLCH/USP). : , 2009.
    • COSTA, L. S. ; AZEVEDO, A. E. ; ARAUJO, S. D. ; SANTOS, R.Z. . Violência e correlatos na língua e literaturas de língua portuguesa. In: XIX Seminário do Cellip , 2009 , Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel : EDUNIOESTE, 2009. p. 283 - 283.
    • COSTA, L. S. . O espaço da errância em "Perdido de volta", de Miguel Gullander. In: XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Lit. Portuguesa , 2009 , Salvador. "Memória, trânsitos, convergências" Caderno do XXII Congresso Internacional da Abraplip. Salvador : Quarteto-EDUFBA, 2009. p. 183 - 184.
    • COSTA, L. S. . A 'sinceridade possível' nos diários de Miguel Torga. In: Letras em debate , 2008 , Jardim/ MS. Anais Letras em Debate. : , 2008.
    • COSTA, L. S. . A forma diário em Miguel Torga. In: IX Congresso Internacional de Lusitanistas , 2008 , Funchal. Lusofonia: tempo de reciprocidades. Santa Maria da Feira, Portugal : Rainho & Neves, 2008. p. 91 - 92.
    • COSTA, L. S. . A vida inscrita nos Diários de Miguel Torga. In: CIELL- Congresso Internacional de Estudos Literários e Linguísticos , 2008 , Três Lagoas. Anais CIELL 2008. : , 2008.
    • COSTA, L. S. . Imagens de Brasil, Portugal e África nos diários de Miguel Torga. In: Encontro Regional da Abralic , 2007 , Sao Paulo. www.abralic.com.br. : , 2007.
    • COSTA, L. S. . As escrituras do 'eu':memórias, diário, autobiografia.. In: I Siel- Simpósio de Estudos em Letras , 2007 , Cassilândia. I Siel- caderno de resumos e programação. Cassilândia : , 2007. p. 05 - 05.
    • COSTA, L. S. . Grupo de estudos de Língua Portuguesa e Literatura. In: 3 Congresso Brasileiro de Extensao Universitária , 2006 , Florianópolis. CD rom. : , 2006.
    • COSTA, L. S. . Grupo de estudos literários: gêneros e formas. In: 3 Congresso Brasileiro de Extensao Universitária , 2006 , Florianópolis. CD rom. : , 2006.
    • COSTA, L. S. . Grupo de estudos literários: gêneros e formas. In: 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2006 , Florianópolis. CD Rom. : , 2006.
    • COSTA, L. S. . Um novo papel para a Prática de Ensino. In: III Coloquio Nacional de Professores de Met. de Ens. de Língua Portuguesa e Literatura , 2006 , Currais Novos- RN. UFRN. : , 2006.
    • COSTA, L. S. . A representação da ciência nos contos de Lima Barreto. In: I Semana integrada de ciências , 2004 , Naviraí. I Semana integrada de ciências (Uems/ Naviraí). Dourados : Nicanor coelho, 2004. p. 48 - 48.
    • COSTA, L. S. . O discurso ensístico, a construção literária em O nome do Bispo, de Zulmira Ribeiro Tavares. In: IX Congresso Internacional da ABRALIC , 2004 , Porto Alegre. Caderno de Resumos do evento. : , 2004.
    • COSTA, L. S. . Apresentação N. 07 da REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS N. 7. Campo Grande : UEMS , 2013 (Apresentação)
    • COSTA, L. S. . Apresentação do N. 08 da REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS. Campo Grande : UEMS , 2014 (Apresentação)
    • COSTA, L. S. . Apresentação do N. 02 Revista brasileira de educação, cultura e linguaguem. Campo Grande : UEMS , 2018 (Apresentação)
    • BRITO, V. M. ; COSTA, L. S. ; NERES, C. C. . Apresentação dos Anais do VI encontro de políticas e práticas de formação de professores e II seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS.. Campo Grande : Editora UEMS , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COSTA, L. S. ; NERES, C. C. . Apresentação do livro 'Pesquisa em educação, políticas públicas e formação de professores em questão'. Campo Grande : Life , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COSTA, L. S. ; NERES, C. C. . Apresentação de livro 'Formação de professores, infância e diversidades'. Campo Grande : Life , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COSTA, L. S. . Memória, hisrória e testemunho nos textos autobiográficos de Miguel Torga. Aachen : Herausgeberin/Institut für Romanische Philologie am IFAAR , 2015 (resumo)
    • COSTA, L. S. . Nas frestas dos cômodos inferiores: poética e universo social de O nome do bispo, de Zulmira Ribeiro Tavares.. Sao Paulo : Humanitas , 2003 (resumo)
    • COSTA, L. S. . Avaliadora de resumos no VII ENEPEX e XI EPEX/UEMS. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à Revista REVELL. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a relatório de iniciação científica submetido à Faculdade de Educação da USP. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de bolsa de extensão Edital 005/2021 - PIBEX PROEC/UEMS. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de bolsa de extensão Edital 005/2021 - PIBEX PROEC/UEMS. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de bolsa de extensão Edital 005/2021 - PIBEX PROEC/UEMS. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de iniciação científica Edital nº 001/2021- PIBIC/ PROPEG/UERN. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de iniciação científica Edital nº 001/2021- PIBIC/ PROPEG/UERN. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de iniciação científica Edital nº 001/2021- PIBIC/ PROPEG/UERN. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de iniciação científica Edital nº 001/2021- PIBIC/ PROPEG/UERN. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à Revista Missangas. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de pesquisa submetido à Pró-reitoria de Pesquisa da UEMS Edital 04/2018. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de Iniciação científica submetido à Faculdade de Educação da USP. 2021 (Parecer)
    • COSTA, L. S. ; BENATTI, A. R. . Parecer a artigo submetido à revista REVELL. 2020 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à revista Missangas (UNEB). 2020 (Parecer)
    • COSTA, L. S. ; BENATTI, A. R. . Parecer a artigo submetido à revista REVELL. 2020 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de pesquisa submetido à Pró-reitoria de pesquisa da UERN. 2020 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à revista Veredas (AIL). 2020 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à revista Interfaces da Educação. 2020 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . CHAMADA FUNDECT/CNPq/SED-MS - N° 06/2019 ? PIBIC-Jr-MS,. 2019 (Consultoria)
    • COSTA, L. S. . Avaliador do VI ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - Regional Campo Grande- da UEMS. 2019 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecerista do comitê científico da 2ª Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola. 2019 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a Projeto de pesquisa submetido à Pró-reitoria de Pesquisa (PROPP/UEMS). 2019 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a Projeto de pesquisa submetido à Pró-reitoria de Pesquisa (PROPP/UEMS). 2019 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . V ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . V ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018 (Extensao_tecnologica)
    • COSTA, L. S. . Consultor ad hoc chamada FUNDECT Nº 1/2017 PAE-MS. 2018 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer ad hoc edital FUNDECT Nº 6/2017 Universal. 2018 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer ad hoc do Programa Institucional de Iniciação Científica e tecnológica (UERN). 2018 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de Iniciação científica (Propp/UEMS). 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a relatório final de iniciação científica (Propp/UEMS). 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à Revista Desassossego (USP). 2016 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a Projetos de Iniciação Científica para a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à revista Desassossego (USP). 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à REVELL (Revista de Estudos Literários da UEMS). 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à REVELL (Revista de Estudos Literários da UEMS). 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à REVELL (Revista de Estudos Literários da UEMS). 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a projeto de pesquisa submetido à Fundação de apoio à Pesquisa do Distrito Federal FAADF. 2017 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à Revista Magma (USP). 2015 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo submetido à revista Interfaces da Educação. 2015 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a artigo da Revista REVELL. 2014 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer a relatório parcial e final de Iniciação científica. 2014 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer de artigo para a Revista Desassossego. 2014 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Análise de projetos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado enquadrados em chamadas da FUNDECT, Nº11/2013, Nº 12/2013, Nº 13/2013. 2013 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer de artigo para a Revista Desassossego. 2013 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer de artigo para a Revista Desassossego. 2013 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer de artigos para a REVELL (Revista de Estudos Literários da UEMS). 2010 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer de relatório de iniciação científica "Bernardo de Guimarães: entre a tradiação e o humor". 2008 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer de relatório de Iniciação científica "Um estudo de Através do Brasil de Olavo Bilac e Manuel Bolfim". 2008 (Parecer)
    • COSTA, L. S. . Parecer para Editora UEMS de livro de linguística. 2008 (Parecer)
    • COSTA, L. S. ; ANDRADE, N. P. . Reflexões sobre a prática de leitura e produção textual no ensino em Angola e Brasil a partir de uma experiência compartilhada. 2021 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A representação da morte na literatura infantil contemporânea de Angola. 2021 (Conferência)
    • COSTA, L. S. . 'A cooperação acadêmica ente Angola e Brasil a partir das falas de seus atores'. 2021 (Conferência)
    • COSTA, L. S. ; ANDRADE, N. P. . ?Práticas de leitura e escrita no ensino geral: uma proposta teórico-metodológica?. 2021 (Outra)
    • COSTA, L. S. . ?Possibilidades de cooperação entre países em tempos de pandemia: relações de ensino e pesquisa entre Angola e Brasil. Contribuições, perspectivas e desafios?. 2021 (Conferência)
    • COSTA, L. S. . A internacionalização acadêmica entre Angola e Brasil. 2020 (Conferência)
    • COSTA, L. S. ; BARZOTTO, V. H. . A internacionalização acadêmica entre Angola e Brasil. 2020 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . O primeiro ano... 25 anos depois. 2020 (Conferência)
    • COSTA, L. S. . A constituição de um corpus literário infantil em Angola à luz da experiência brasileira. 2020 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. ; SOUZA, S. P. . Sobre o exercício de falar com... As prévias da Frente África.. 2020 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Ficção e autoficção na narrativa brasileira contemporânea. 2019 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Promoção da Leitura em Sala de Aula: A Experiência Brasileira. 2019 (Outra)
    • COSTA, L. S. . A Extensão Universitária na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: panorama da última década. 2019 (Conferência)
    • COSTA, L. S. . Convênio ESPB (Angola) e UEMS (Brasil): Estratégias de Inserção e Cooperação Internacional. 2018 (Outra)
    • COSTA, L. S. . O espaço (auto)ficcional em A chave de casa, de Tatiana Salem Levy. 2015 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . O estranho lirismo abjeto de A chave de casa e Dois Rios.. 2015 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Memória, história e testemunho nos textos autobiográficos de Miguel Torga. 2015 (Comunicacao)
    • CARRILHO, A. F. B. ; COSTA, L. S. . A literatura infantil no Pnaic: práticas literárias em sala de aula. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, S. M. ; COSTA, L. S. . A construção da identidade feminina em Niketche: uma história da Poligamia, de Paulina Chiziane. 2014 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . ?Livro do desossego: ficção e confissão no modernismo português. 2014 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A escrita de si: o biográfico e o ensaístico na configuração do eu. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, V. B. ; COSTA, L. S. . Literatura Infantil: análise da obra A casa das dez furunfunfelhas. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, V. B. ; COSTA, L. S. . A formação do professor alfabetizador na organização do trabalho didático. 2014 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A ficção histórica em Café pequeno, de Zulmira Ribeiro Tavares. 2014 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Realismo e processo figural na Divina comédia e n?Os lusíadas. 2013 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Testemunho e testamento: representações da Guerra e da ditadura no Diário. 2013 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Literatura e ensino: uma reflexão sobre o cânone em língua portuguesa. 2012 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A sinceridade possível nos diários de Miguel Torga. 2008 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Diários do desassossego: intimismo e ficção em Fernando Pessoa e Miguel Torga. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Três personagens femininas de 'O nome do bispo', de Zulmira Ribeiro Tavares. 2010 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A crise das formas na narrativa portuguesa contemporânea. 2010 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A forma confessional em Diários, de Miguel Torga. 2009 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. ; AZEVEDO, A. E. ; ARAUJO, S. D. ; Santos, R.S . Violência e correlatos na língua e nas literaturas de língua portuguesa. 2009 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . O espaço da errância em "Perdido de volta", de Miguel Gullander. 2009 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Fragmentos de uma vida: notas sobre os diários de Miguel Torga. 2008 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A forma Diário em Miguel Torga. 2008 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A vida inscrita nos Diários de Miguel Torga. 2008 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Imagens de Brasil, Portugal e Africa nos diários de Miguel Torga. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . O tempo, papel e lugar da Prática de Ensino no curso de Letras. 2006 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Abérsia e suas estórias. 2001 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . O discurso ensaístico,a construção literária em O nome do Bispo, de Zulmira Ribeiro Tavares. 2004 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . A representação da ciência nos contos de Lima Barreto. 2004 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Um novo papel para a Prática de Ensino. 2006 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. ; PAES, Ademilson Batista ; MARTINS, Silvane Aparecida . Grupo de estudos de língua portuguesa e literatura. 2006 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. . Grupo de estudos literários: generos e formas. 2006 (Comunicacao)
    • COSTA, L. S. ; BARZOTTO, V. H. ; COSTA, F. B. T. ; ARAUJO, S. D. . Cooperação internacional entre universidades brasileiras e angolanas: percursos e construções. 2020 Youtube
    • Ngomane, Natanael ; Maciel, Márcio ; COSTA, L. S. . Ciclo de Literatura Comparada. 2006 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • Arguelho, A. A. ; Fernandes, J. G. ; Alves, S. ; COSTA, L. S. . Ciclo de Palestras "Trilhar caminhos para a Língua Portuguesa". 2007 (UEMS)
    • AZEVEDO, A. E. ; COSTA, L. S. . Letras em debate: 1998-2008. 2008 (www.uems.br)
    • FURUZATO, F. D. ; COSTA, L. S. ; PEREIRA, Danglei ; ABRÃO, Daniel . Encontro de Estudos Literários (EEL): Tensões do contemporâneo nas literaturas de Línguas Inglesa, Espanhola e Portuguesa. 2013 (UEMS)
    • SANTOS, R.Z. ; COSTA, L. S. ; SALES, J. B. . XXIV Congresso Internacional da ABRAPLIP. 2013 (UFMS)
    • COSTA, L. S. ; PEREIRA, Danglei ; SANTOS, R. C. Z. ; UMBELINO, C. . V EEL - Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em torno do marginal. 2014 (UEMS)
    • JACOTO, L. ; COSTA, L. S. ; LOPRESTI, C. ; FERRAZ, R. ; SANTOS, R. C. Z. . 100rpheu. 2014 (USP)
    • JACOTO, L. ; COSTA, L. S. ; SANTOS, R.Z. ; LOPRESTI, C. ; FERRAZ, R. . Congresso Internacional 100Orpheu Brasil. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • CORREA, C. N. ; MIRANDA, V. ; COSTA, L. S. . VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e da Administração da Educação de MS (ANPAE/MS). 2015 (UEMS)
    • SANTOS, R.Z. ; COSTA, L. S. ; BENATTI, A. R. ; ARAUJO, S. D. ; GIROLDO, R. ; FURTADO, W. . VI Encontro de Estudos Literários EEL (Con) tradições: diálogos latino-americanos na literatura do Centro-Oeste. 2016 (UEMS)
    • COSTA, L. S. ; CORREA, C. N. . "VI Encontro dePolíticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS (ANPAE/MS)". 2015 (UEMS)
    • COSTA, L. S. ; BARZOTTO, V. H. ; DIAS, M. . XIX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • COSTA, L. S. ; BARZOTTO, V. H. ; SANTOS, J. J. . "Travessias e Reflexões com Pós-Doutorandas/os - Encontro 3: Experiências e formatos de pós-doutorados em Instituições de Ensino Superior do Brasil. 2021 (USP)
    • COSTA, F. B. T. ; COSTA, L. S. ; JOAO, K. S. A. ; CHIPOMBELA, J. ; TCHIVOLE, T. ; SOUZA, S. P. . 3ª Conferência Internacional de extensão Universitária em Angola e 2º Seminário Metodológico Integrador Angola Brasil. 2021 (Escola Superior Pedagógica do Bengo)
    • COSTA, L. S. ; REZENDE, N. . Oficina de Pesquisa em Literatura Brasileira. 2006 (Universidade de São Paulo)
    • COSTA, L. S. . As 'escrituras do 'eu': memórias, diário, autobiografia. 2007 (Universidade Estadual de mato Grosso do Sul)
    • COSTA, L. S. . I Relatório científico de bolsa de mestrado. 2001
    • COSTA, L. S. . II Relatório científico de bolsa de mestrado. 2001
    • COSTA, L. S. . III Relatório científico de bolsa de mestrado. 2002
    • COSTA, L. S. . I Relatório científico de bolsa de doutorado. 2009
    • COSTA, L. S. . II Relatório científico de bolsa de doutorado. 2010
    • COSTA, L. S. . III Relatório científico de bolsa de doutorado. 2010
    • Nome do projeto: A forma confesssional nos Diários de Miguel Torga. (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é a análise dos diários literários do escritor português Miguel Torga, no que concerne à sua estrutura interna, mais especificamente, em verficar como o autor configura uma série de procedimentos estilísticos que conferem à forma uma dimensão original, e ainda, em investigar o diálogo relizado entre esta escritura íntima e seus demais textos ficcionais.
    • Nome do projeto: A literatura portuguesa no cinema: espelhamentos (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. .
      Descrição: O projeto de extensão "A literatura portuguesa no cinema: espelhamentos" intenciona levar a alunos matriculados no ensino superior e ensino médio, bem como à comunidade civil de Campo Grande, uma seleta de dez filmes produzidos a partir de textos significativos da literatura portuguesa do século XIX e XX. O diálogo entre as linguagens terá início com a projeção fílmica, e, num segundo encontro, ainda no mesmo mês, com a discussão do texto literário português, objeto da transposição. Assim, a proposta contempla uma etapa de fruição do filme; e outra, mais crítica, de debate, interpretação e cotejo das duas obras em análise.
    • Nome do projeto: A ficção histórica em Café pequeno, de Zulmira Ribeiro Tavares (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , PEREIRA, Danglei .
      Descrição: A pesquisa ?A ficção histórica em Café pequeno, de Zulmira Ribeiro Tavares?, já em fase inicial de execução, pretende refletir sobre as nuances da representação histórica no segundo romance da autora. Nesta obra, merece atenção à parte o tratamento que Zulmira imprime à matéria histórica e ao tempo, que não são recuperados de maneira linear, mas sim num movimento espiralado no qual o passado surge para elucidar práticas ideológicas equívocas do presente. O trabalho vincula-se a uma proposta maior do NEHMS - Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul -, na Linha de pesquisa ?Historiografia e cânone: olhares sobre o marginal?, que pretende catalogar, apresentar e analisar autores brasileiros marginais, e possui financiamento da FUNDECT, Edital PRONEM Nº 6/2011.
    • Nome do projeto: Historiografia e cânone: olhares sobre o marginal (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , PEREIRA, Danglei , SANTOS, R.Z. .
      Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa apresenta uma reflexão sobre o percurso historiográfico enquanto fator de discussão do objeto literário. A ideia central é apontar para os caminhos trilhados pelo método historiográfico quanto ao enfrentamento da tradição literária e, nesse percurso, discutir a relevância em resgatar autores marginais e ou esquecidos dentro da tradição literária brasileira. Entendemos o cânone literário como fator importante para a valorização da diversidade de autores e obras e não, apenas, como elemento de cristalização. Pensamos, por isso, na necessidade de revitalização constante do escopo literário em uma tradição face aos contatos da literatura com a História e a sociedade. A proposta de pesquisa é, neste sentido, um percurso de discussão do limites fixos do cânone e, sobretudo, da relação entre literatura, história da literatura e tradição literária. Como objetos específicos de discussão o projeto abordará as obras de autores como Ribeiro Couto, Marques Rebelo, Dora Ribeiro; Sergio Sant?Anna, a marginalidade do poema em prosa, Rodolfo Teófilo e Rubens Figueiredo com vistas a apresentar a obra destes autores e elaborar uma apreciação das qualidades intrínsecas de suas obras, sempre pensando no contexto canônico brasileiro. Palavras-chave: cânone, história da literatura, historiografia. Projeto cadastrado na Fundect, contemplado com recursos do edital PRONEM ¨6/2011.
    • Nome do projeto: Grupo de estudos literários: gêneros e formas (2005 - 2005
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. .
      Descrição: Tem por objetivo suprir uma lacuna frequentemente observada na grade curricular do curso de Letras, a saber, a pouca ênfase nos gêneros e formas tidos como marginais na literatura. A partir da leitura e discussão , em encontros semanais, de textos como Rastro atrás de Jorge Andrade e o Diário íntimo de Miguel Torga, dentre outros.
    • Nome do projeto: Informática Básica para o curso de Letras (2006 - 2006
      Natureza: Outra
      Integrantes: COSTA, L. S. , Morais, Érica .
      Descrição: Projeto de Ensino
    • Nome do projeto: Ciclo de Literatura Comparada (2006 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. , Ngomane, Natanael , Maciel, Márcio .
    • Nome do projeto: Programa de Integração Universidade e escola para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2007 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. , Arguelho, A. A. , Fernandes, J. G. , Alves, S. .
      Descrição: Ciclo de Palestras "Criar caminhos para a Língua Portuguesa?"
    • Nome do projeto: Por que ler os clássicos? (2007 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. .
    • Nome do projeto: Boletim informativo do curso de Química (2004 - 2004
      Natureza: Outra
      Integrantes: COSTA, L. S. , MOLINA NETO, André .
      Descrição: Projeto de Ensino
    • Nome do projeto: Ensino de literaturas em Língua Portuguesa em Campo Grande/MS (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , PEREIRA, Danglei , RODRIGUES, L. A. .
      Descrição: : A investigação é desdobramento do projeto de pesquisa "O ensino de literartura em escolas estaduais de Campo Grande/MS", projeto com apoio do FUNDECT/MS e tem como objetivo ampliar o escopo de investigação congregando tamb´me escolas municipais. A ideia central é traçar o perfil do professor de literatura e verificar em que medida são, por um lado, apresentados textos literários em Língua portuguesa nas escolas investigadas e, por outro, verificar quais e quantas obras literárias são trabalhadas nas escolas nos últimos três anos. O projeto conta com apoio financeiro do CNPq, Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES 07/2011..
    • Nome do projeto: Projeto PIBID Letras/Espanhol (2014 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: COSTA, L. S. , Maciel, Márcio , PEREIRA, Danglei , Volmir Cardoso Pereira , FURUZATO, F. D. .
      Descrição: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR INICIANTE DE PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA DIVERSIDADE TEXTUAL
    • Nome do projeto: A Internacionalização Acadêmica Brasileira em Angola (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , BARZOTTO, V. H. , ALMEIDA, N. F. .
      Descrição: O projeto propõe levantamento, descrição e análise das principais ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras em Angola no último decênio, período em que se consolida na academia brasileira a internacionalização como dimensão de avaliação da qualidade dos programas e pesquisas de pós-graduação no país. Tal recorte põe em evidência ainda o período em que se deu a abertura dos primeiros programas de pós-graduação em Ciências da Educação em Angola, para os quais a contribuição de docentes e discentes de pós-graduação brasileiros ainda precisa ser devidamente auferida. Constituem objeto de investigação questões como: 1) Qual o impacto dos seminários e projetos realizados entre os dois países para a criação dos primeiros cursos de pós-graduação em solo africano; 2) Qual o peso de profissionais brasileiros na docência universitária na região; 3) Em que medida as ações de cooperação acadêmica têm sido significativas para repensar o processo de aquisição e circulação de conhecimento científico no eixo sul-sul. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: 1) análise documental e bibliográfica concernente às atividades de internacionalização realizadas em Angola; 2) entrevistas in loco com interlocutores privilegiados desse processo.
    • Nome do projeto: Cineclube UEMS (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. , OLIVEIRA, K. A. S. , PEREIRA, V. C. .
      Descrição: Projeto que envolve exibição de filmes, oficinas e debates sobre cinema, direcionado a alunos de escolas públicas, comunidade externa em geral e acadêmicos.
    • Nome do projeto: Sala de informática pró-aluno (2019 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: COSTA, L. S. , SENNA, D. P. .
      Descrição: A proposta pretende propiciar aos acadêmicos da unidade universitária de Campo Grande acesso no período noturno à sala de informática do curso de Letras, com atendimento de um monitorar no local, a fim de favorecer a inclusão digital e o acesso a novas tecnologias e ferramentas de estudo.
    • Nome do projeto: Cineclube UEMS (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, L. S. , OLIVEIRA, K. A. S. , PEREIRA, V. C. , BASSO, J. , ALANIZ, E. P. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo dar continuidade às ações do cineclube na UEMS/Unidade Universitária de Campo Grande iniciadas em 2017, pretende alcançar acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras, Dança e Teatro e outros cursos, bem como a comunidade externa e alunos e professores de escolas estaduais e municipais de Campo Grande e outras cidades, em seu modo a distância. A dinâmica presencial do cineclube consiste na projeção e discussão de filmes, já em período pandêmico, discutimos os filmes depois de assistidos pelos participantes, uma vez que a exibição online pode ficar comprometida. Os filmes escolhidos abarcam temas sociais relevantes, neste novo projeto eles versam sobre a relação entre cinema e educação, elegendo a escola como lócus privilegiado, não deixando de abrir margem para a compreensão dos dispositivos estéticos do cinema-arte,na contramão de filmes comerciais. Farão parte da lista de filmes debatidos diferentes produções, dos mais diversos países, que serão organizados em quatro módulos, aqueles que mostram como o cinema vai à escola, tratando de temas sociais em profundidade. Os módulos serão: 1. Escola nas diferentes culturas; 2.Escola como espaço de resistência; 3. Escola como lugar de reprodução dos conflitos sociais; 4. Temas polêmicos na Escola ou da Educação.
    • Nome do projeto: O incentivo à leitura em Angola, Brasil e Portugal: estudo comparativo das estratégias de promoção da leitura literária. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , ARAUJO, S. D. , OLIVEIRA, K. A. S. , ROWENA, I. I. .
      Descrição: A pesquisa objetiva realizar um estudo comparativo entre três ações de fomento à leitura, o Projeto Ler para Crescer (LPC, 2010, Angola), o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE, 1997-2013, Brasil) e o Plano Nacional de Leitura (PNL, 2005-atual, Portugal). Em comum, as três propostas buscam promover o acesso à leitura e favorecer a capacidade leitora durante o ciclo escolar, dando atenção às questões linguísticas, culturais, simbólicas e materiais que circundam cada um dos contextos em foco. No projeto LPC (Angola), o empenho principal tem sido na formação de bibliotecas em algumas províncias e na constituição de acervos. Em relação ao PNBE (Brasil), durante sua vigência houve uma ênfase na democratização do acesso a obras e na distribuição de acervos de reconhecida qualidade e de gêneros variados nas bibliotecas escolares. No caso do PNL (Portugal), além dos mesmos objetivos do PNBE, foram formuladas estratégias para fomentar e difundir a leitura literária na escola e na sociedade em geral, estimulando o acesso a livros em formatos e suportes variados, antes e após o ciclo de escolarização. A fim de mesurar as contribuições e impactos das propostas, a pesquisa recorrerá metodologicamente à análise documental e à revisão bibliográfica. Como principais referências teóricas incluem-se Chartier (2001), Colomer (2002, 2005), Bordini e Aguiar (1993), Zilberman (2015), Paiva (2016), dentre outros. Ao final da pesquisa, esperamos alcançar uma síntese crítica que aprofunde a compreensão dos avanços e dos impasses de propostas dessa natureza para a formação do leitor literário e a democratização da leitura.
    • Nome do projeto: Arte, educação, infância e cinema: em busca de uma experiência estética plena do saber sensível (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , OLIVEIRA, K. A. S. , PEREIRA, V. C. , ARAUJO, C. G. , TARGINO, G. , COSTA, P. .
      Descrição: Percebe-se, no contato com as escolas, que estamos às voltas com os ditames da indústria cultural como única provedora de uma pedagogia da imagem, do corpo e da música, e a instituição educativa precisa fazer frente a essas questões, preenchendo lacunas especialmente criadas a partir de discursos aparentemente belos e harmônicos e experiências de sensibilização. No desenho desse contexto, faz-se necessário pensar projetos de pesquisa que investiguem as interfaces entre as linguagens da arte e que tipo de concepções tem permeado as ações dos docentes (pedagogos e docentes artistas) nas instituições de Educação Básica no que se refere à experiência estética e o saber sensível. Este projeto dedica-se a essa investigação, tentando compreender como tem se dado a experiência estética e a vivência do saber sensível no que diz respeito à arte, à educação, à infância e ao cinema em algumas instituições educativas de Campo Grande, tendo por base três linhas de ação: reflexões teóricas, pesquisas empíricas e construção de propostas didático-estéticas.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, L. S. , BARZOTTO, V. H. , RIOLFI, C. , SOUZA, S. P. , ANDRADE, N. P. , KOSSI, E. E. , MENA, T. , MARIOT, M. , SANTOS, T. S .
      Descrição: Leitura: adiamento da morte?
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Escola Estadual Maestro Heitor Vila- Lobos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa e Literatura para o ensino médio.
        Outras informações: contrato
    • Escola Municipal Padre José de Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 1995 ).
        Outras informações: contrato
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: CLEPUL: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa - PT
        Outras informações: colaborador
    • Revista Desassossego:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Revista do Programa de Pós-graduação em Literatura Portuguesa (FFLCH / USP)
    • REVELL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Escola Estadual Amando de Oliveira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Professor de ensino fundamental.
        Outras informações: Professor contratado
    • Magma (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).
    • Interfaces da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Angolana de Extensão Universitária:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Missangas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).