Não autenticado |

Simone Maria Dantas Longhi

    • Doutora (2017) e mestre (2013) em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2009). Docente nos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de Linguística Aplicada e Formação de Professores. É líder do grupo de pesquisas E-labore/CNPq. É membro dos grupos de pesquisa ALTER-AGE/CNPQ, liderado pela professora Eliane Lousada (USP), e GEPHisC, liberado pela professora Daniele Nunes (UnB). Também participa do Groupe Vygotskij, coordenado pelo professor Frédéric Saussez, da Université de Sherbrooke, (UdS, Canadá).Sua pesquisa se concentra na área de formação de professores de línguas estrangeiras, tendo como base os fundamentos da Perspectiva Histórico-Cultural em Psicologia, do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho. Contato: simone.dantas@ufv.br

       

      Links:    

    • LACERDA, ARIANNY CRISTINA CHAVES ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Pedagogia de projetos: concepção e realização de um projeto de ensino transversal de francês língua estrangeira e educação ambiental PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 41 , p. 1 - 23 , 2023. ISSN: 2175795X.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Aconselhar e orientar: Transformar a experiência vivida em recurso para a formação de professores REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 18 , p. 8 - 32 , 2020. ISSN: 16788931.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; GOMES, R. C. . Expériences et défis : formation initiale et continue de professeurs de français dans deux écoles d?application de la Zona da Mata Mineira Revista Letras Raras , v. 9 , p. 63 - , 2020. ISSN: 23172347.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , v. 67 , p. 354 - 374 , 2020. ISSN: 01036858.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Lectures numériques - un parcours d?enseignement-apprentissage Synergies Canada , v. , p. 1 - 10 , 2012. ISSN: 19204051.
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; FAZION, F. . La recherche comme travail, la formation au travail de la recherche. Organisations et orientations de la recherche en didactiques du FLE/FLS. Pratiques, formations et parcours professionnels, v. , p. 159 - 182, 2023.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Quelles places pour la créativité dans l'enseignement-apprentissage des langues?. Pratiques et réflexions sur l'enseignement du français: Douze ans de la Journée de Formation, v. , p. 159 - 174, 2023.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. ; REATO, A. D. . Escutar, escrever, falar e ler em francês: percepções sobre práticas orais e escritas em contexto profissional. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais | Prácticas de la lengua francesa en Argentina y Brasil: de contextos académicos a contextos profesionales, v. , p. 130 - 160, 2022.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SUMIYA, A. ; AGUIAR, E. S. P. S. C. C. . La langue française en situation professionnelle au Brésil et son rapport à d?autres langues : un début de réflexion. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais |Pratiques de la langue française en Argentine et au Brésil : des contextes académiques aux contextes professionnels, v. , p. 110 - 129, 2022.
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise do agir docente no ensino de gêneros acadêmicos em francês como língua estrangeira. Gestos didáticos para ensinar a língua: agir docente e gêneros textuais., v. , p. 183 - 216, 2017.
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Práticas educativas e pluralidade linguística e cultural em cursos de francês: um panorama dos materiais didáticos utilizados em dois contextos da Universidade de São Paulo. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: práticas de ensino e políticas linguísticas, v. , p. 25 - 62, 2016.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O 'tutorat' como espaço de formação e interação de professores. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigacion y Practicas en Didáctica de las lenguas y las literaturas, v. 1, p. 716 - 732, 2015.
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Vozes em confronto: o papel das entrevistas de confrontação no desenvolvimento do professor e de sua atividade de trabalho.. ?Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade?., v. , p. - , 2014.
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD) in the classroom: Vygotskian contributions to teaching from a critical diagnostic perspective. In: IX International Vygotsky Seminar - Beyond inclusion towards transformative education (SIV 2024) , 2024 , Turim. IX International Vygotsky Seminar - Beyond inclusion towards transformative education - Book of abstracts. Lecce : Pensa MultiMedia, 2024. p. 82 - 84.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; Silva, D. N. H. . Défis, divergences et réflexions dans les traductions du texte 'Le problème du retard mental'. In: IX International Vygotsky Seminar - Beyond inclusion towards transformative education (SIV 2024) , 2024 , Turim. IX International Vygotsky Seminar - Beyond inclusion towards transformative education - Book of abstracts. Lecce : Pensa MultiMedia, 2024. p. 120 - 122.
    • GUIMARÃES, Josiane Caroline ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Compreendendo os Desafios do Trabalho dos Professores Substitutos: Uma Perspectiva Ergonômica na Educação Básica de Minas Gerais. In: V CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade , 2023 , São Paulo. V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - Caderno de resumos - simpósios. : , 2023. p. 49 - 51.
    • SILVA, Leonardo José de Almeida ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria . A produção de relatórios de atividades como instrumento para o desenvolvimento das capacidades docentes. In: V CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade , 2023 , São Paulo. V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - Caderno de resumos - simpósios. : , 2023. p. 47 - 49.
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; FAZION, F. . Intervenção e análise da atividade de ensinar: reflexões sobre a formação docente na educação básica. In: V CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade , 2023 , São Paulo. V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - Caderno de resumos - simpósios. : , 2023. p. 46 - 46.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Le débat interprétatif sur le métier de ?tuteur-formateur? dévoilé par les figures d?action. In: ISD 2021 - VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-discursivo , 2021 , Donostia - San Sebastián. Interakzionismo sozio-diskurtsiboaren - VII Nazioarteko kongresua / mintzaira jarduera: ikerketak eta praktikak mundu eleaniztun batean. Donostia - San Sebastián : , 2021. p. 293 - 294.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . La présence de la langue maternelle en classe de langue étrangère selon les enseignants: entre obstacle, résistance et outil. In: Deuxième colloque du DIDACTIfen Identifier, modéliser et surmonter les obstacles liés à l?apprentissage , 2020 , Liège. Livret des résumés. : , 2020. p. 131 - 132.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel. In: 7ème Séminaire International Vygotski , 2018 , Genebra. 7ème Séminaire International Vygotski - Vygotski en débat. Genebra : , 2018. p. 44 - 44.
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Politiques linguistiques et production de connaissances: la place du français à l'université. État des lieux d'une recherche internationale menée par le Réseau CLEFS-AMSUD. In: XVII SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique latine et des Caraïbes de la FIPF , 2018 , Bogotá. XVII SEDIFRALE Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes: Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau»SEDIFRALE Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes: Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau». : , 2018. p. 88 - 88.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Interventions dans la situation de travail des enseignants de français et formation enseignante : quels dialogues possibles. In: XVII SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique latine et des Caraïbes de la FIPF , 2018 , Bogotá. XVII SEDIFRALE Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes: Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau». : , 2018. p. 43 - 43.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira. In: IX Encontro de Pesquisas do Francês , 2017 , São Paulo. IX ENCONTRO DE PESQUISAS DO FRANCÊS - caderno de resumos. São Paulo : , 2017. p. 33 - 33.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Sur les traces du métier de tuteur. In: V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo ?Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención? , 2017 , Rosario. Libro de resúmenes - V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo ?Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención?. Rosario : Universidad Nacional de Rosario, 2017. p. 191 - 192.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Implicações da intervenção sobre o trabalho no desenvolvimento do métier de tutor em língua estrangeira. In: AILA - 18th World Congress of Applied Linguistics , 2017 , Rio de Janeiro. AILA World Congress Rio 2017 - Abstract Booklet. Rio de Janeiro : , 2017. p. 284 - 284.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RUAS, M. F. . L'espagnol et le français à travers les genres textuels: deux expériences d'enseignement de langues étrangères à la licence de Lettres. In: International Conference on Second Language Pedagogies - Colloque International sur la Didactique des Langues Secondes , 2017 , Montreal. International Conference on Second Language Pedagogies - Program. : , 2017.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Quand les enseignants deviennent des formateurs de nouveaux professeurs ? Analyse du travail des « tuteurs » en FLE. In: 3E COLLOQUE ÉTUDIANT DU COLLECTIF CLÉ - L?enseignement et l?apprentissage de la lecture et de l?écriture à tous les ordres d?enseignement , 2017 , Sherbrooke, Canadá. 3E COLLOQUE ÉTUDIANT DU COLLECTIF CLÉ - Programmation. Sherbrooke : , 2017.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O papel do tutor em discussão. In: V Encontro do Grupo de Pesquisas ALTER-AGE , 2016 , São Paulo. V Encontro do ALTER-AGE - caderno de resumos. : , 2016.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RUAS, M. F. ; COELHO, H. S. H. . Pluralidade linguística e cultural na Universidade ? o ensino de fundamentos de língua espanhola, francesa e inglesa na Licenciatura em Letras. In: SLPCV - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture , 2016 , São Paulo. SLPCV - Caderno de resumos. : , 2016. p. 9 - 9.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . A pluralidade linguística e cultural no ensino de francês na universidade: um diagnóstico. In: VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua , 2016 , Londrina. VI CLAFPL - Caderno de Resumos. : , 2016.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Investigando o trabalho de tutores-formadores de professores de francês. In: VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua , 2016 , Londrina. VI CLAFPL - Caderno de resumos. : , 2016.
    • ROCHA, S. M. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . A pluralidade linguística e cultural nos materiais didáticos de FLE de dois contextos universitários. In: VI CLAFPL Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua , 2016 , Londrina. VI CLAFPL - Caderno de resumos. : , 2016.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . De professor a tutor - As prescrições sobre o trabalho reveladas em entrevistas em autoconfrontação. In: III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade , 2016 , São Paulo. III CICA - Caderno de Resumos. : , 2016.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Analyse du travail de tuteur : sur le terrain de la formation des enseignants de FLE. In: XIVe Congrès Mondial des Professeurs de Français , 2016 , Liège. PROGRAMME - XIVe Congrès Mondial des Professeurs de Français. Français Langue Ardente. : , 2017. p. 139 - 140.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Analisar o métier de tuteur por meio de entrevistas em autoconfrontação: o diálogo sobre o trabalho como motor para a formação. In: VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2015 , São Paulo. VIII SIGET - Caderno de Resumos. : , 2015.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Entre o dizer e o fazer: o trabalho do tuteur de professores de francês como língua estrangeira. In: 3º Congresso Internacional Linguagem e Interação , 2015 , São Leopoldo, RS. 3º Congresso Internacional Linguagem e Interação - Caderno de resumos. : , 2015.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . ENSINANDO A ENSINAR : DAR VOZ ÀS FORMADORAS PARA FORTALECER O MÉTIER. In: XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação , 2015 , São Paulo. XI Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação - Caderno de Resumos. São Paulo : , 2015.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Como se formam os formadores?. In: III Encontro do Grupo ALTER-AGE , 2014 , São Paulo. III Encontro do Grupo ALTER-AGE. : , 2014.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; LOUSADA, E. G. . O que as entrevistas em autoconfrontação podem nos informar sobre a atividade de professores de língua estrangeira?. In: VII SIGET , 2013 , Fortaleza. VII SIGET - Caderno de resumos. : , 2013.
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Enseignant, concepteur, prescripteur : les multiples rôles attribués à um groupe de professeurs de FLE au Paraná-Brésil. In: 4èmes rencontres internationales de l'interactionnisme socio-discursif , 2013 , Genebra. 4èmes rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif - livret des abstracts. : , 2013.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Comment les jeux révèlent d'autres dimensions du travail du professeur ?. In: 4èmes rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif , 2013 , Genebra. 4èmes rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif - livret des abstracts. : , 2013.
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE : la télé-réalité pourquoi pas ?. In: XIV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo , 2013 , São Paulo. Actes du XIV Colloque Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. : , 2013.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Aprender a ensinar: A experiência do tutorado para professores de francês. In: 1o Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH-USP: plurilinguismo em contexto universitário , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2012. p. 73 - 74.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Les jeux dans l'enseignement du FLE à São Paulo - l'analyse du travail pour l'acquisition du métier enseignant. In: 13ème Congrès International de la Fédération Internationale des Professeurs de Français , 2012 , Durban. L'enseignement du français entre mondialisation et contextualisation.. Johannesburg : Jérôme Cosnard, 2012.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Contribuições do ISD para a análise das situações de trabalho: Um estudo da apropriação de gestos do métier ?professor de francês língua estrangeira?. In: Colóquio Linguagem e Trabalho Docente , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos do Colóquio Linguagem e Trabalho Docente. : , 2012.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise do trabalho de professores iniciantes - um estudo da apropriação de jogos para o ensino. In: Encontro da Pós-graduação em Estudos Discursivos da USP (EPED) , 2012 , São Paulo. EPED - Livro de resumos. : , 2012.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos em aulas de língua estrangeira: por uma aprendizagem em ação. In: III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté. Anais do III CLAFPL. : , 2010.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos em aulas de FLE. Por uma aprendizagem em ação. In: II Encontro de Pesquisas do Francês , 2010 , São Paulo. II Encontro de Pesquisas do Francês. : , 2010.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Jogos e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: da sala de aula ao mundo virtual. In: III Seminário Lingnet , 2010 , Rio de Janeiro. III Seminário Lingnet - Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia. : , 2010.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Tutorat et apprentissage du métier enseignant. In: XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2011 , Curitiba. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. : , 2011.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Représentations et actions autour du jeu en classe de FLE. In: XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2011 , Curitiba. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. : , 2011.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Jogos no ensino-aprendizagem de LE: artefatos e instrumentos. In: InPLA , 2011 , São Paulo. Anais do InPLA. : , 2011.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O programa de formação de professores dos Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP. In: CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do CIFLE. : , 2012.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Tutorado e formação de professores. In: CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do CIFLE. : , 2012.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Estudar o uso de jogos em aulas de língua estrangeira - uma forma de compreender o trabalho do professor. In: CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do CIFLE. : , 2012.
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. In: XIIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo , 2012 , São Paulo. Actes du XIIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. : , 2012.
    • LOUSADA, E. G. ; BUENO, L. ; GUIMARÃES, A. M. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Capítulo 2. Linguagem e desenvolvimento cognitivo Os temas piagetianos. In: BRONCKART, J-P. Teorias da linguagem. : , 2022 (Tradução)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Curso 'Explicar/transformar os procesos de desenvolvimento da potência de agir em situação de co-análise do trabalho com Vygotskij. : , 2022 (Tradução)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. São Paulo : Revista Linha d'Água , 2015 (Resenha)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. . Formação X Intervenção: um novo olhar. São Paulo : Conferência proferida na PUC-SP , 2012 (Tradução)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; ERNICA, M. ; LOUSADA, E. G. ; CRISTOVAO, V. ; TONELLI, J. ; TOGNATO, M. ; BEATO-CANATO, A. P. ; SILVA, A. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. ; ROCHA, S. M. . Notas de leitura | Homenagem a Anna Rachel Machado.. São Paulo : Cadernos CENPEC | Nova série, v.2, n.1 , 2012 (Notas de leitura)
  • Trabalhos técnicos: 37
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Parecer de Comunicações - Membro da comissão científica do V CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2023 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer em trabalho de conclusão de curso - Licenciatura em Pedagogia - Univesp. 2021 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Culture and Education. 2021 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - E-BOOK Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. 2021 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - E-book do II JELL (Jornada de Estudos Linguísticos e Literários da UFV). 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Avaliação de resumos do Simpósio de Integração Acadêmica - SIA-UFV. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer sobre o projeto de mestrado 'Fake news: o (des)encaixe e a governança como instrumentos de poder e dominação social po r meio dos gêneros discursivos' - Programa de Mestrado em Letras da UFV. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer sobre o projeto de mestrado 'A construção das identidades profissionais de professores práticos de línguas: crenças de diferentes agentes e de documentos' - Programa de Mestrado em Letras da UFV. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista da Anpoll. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Linha d'água. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Linguagem em foco. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - E-book da Jornada de Estudos Linguísticos e Literários da UFV. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Entrepalavras. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Leitura crítica de artigo para o e-book do III CICA - Colóquio Internacional da Clinica da Atividade. 2020 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Leitura crítica de capítulo para o livro ' Interacionismo Sociodiscurso: explorações a partir da teoria' (título provisório). 2019 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer de artigo - Revista Entrepalavras. 2019 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo. 2019 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer sobre o projeto de mestrado 'A representação de identidades em livros didáticos de Francês Língua Estrangeira em uma perspectiva dos Estudos Discursivos Críticos - Programa de Mestrado em Letras da UFV. 2019 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer sobre o projeto de pesquisa 'Investir, imaginar(-se) e identificar(-se): um estudo de caso de aprendizes de francês em um curso de extensão no processo de ensino-aprendizagem de língua francesa - Programa de Mestrado em Letras da UFV. 2019 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - SLPC8 8th INTERNATIONAL SECOND LANGUAGE PEDAGOGIES CONFERENCE. 2018 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Horizontes. 2018 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Prolíngua. 2018 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Signum - Estudos da Linguagem. 2018 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Synergies Brésil. 2018 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer para o evento SLPC 7 - International Conference on Second Language Pedagogies. Language Learning and Teaching in an (Inter) Connected Society. 2017 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer de artigo para a revista Gláuks. 2017 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Avaliação de trabalhos no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV (SIA). 2017 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Horizontes. 2017 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista DLCV - Língua, Linguística & Literatura. 2017 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - 6th International Conference on Second Language Pedagogies: Meaningful and Authentic Interactions In and Beyond the Classroom. 2016 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2016 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Projetos PROCULTURA - UFV. 2015 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2015 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Colloque Pluralité Linguistique et Culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université. 2015 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. 2015 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. 2014 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Parecer - Revista Non Plus. 2014 (Parecer)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; Silva, D. N. H. . Défis, divergences et réflexions dans les traductions du texte 'Le problème du retard mental'. 2024 (Comunicacao)
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD) in the classroom: Vygotskian contributions to teaching from a critical diagnostic perspective. 2024 (Comunicacao)
    • SILVA, Leonardo José de Almeida ; DANTAS-LONGHI, S. M. . ?ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DE RELATÓRIOS DE ATIVIDADES PRODUZIDOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?. 2023 (Comunicacao)
    • GUIMARÃES, Josiane Caroline ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Oficinas de Formação de Professores: análise do trabalho docente pela ergonomia da atividade. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, Leonardo José de Almeida ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 'A produção de relatórios de atividades e de diários de campo como possibilidade de desenvolvimento das capacidades docentes. 2023 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Présentation des résultats de l?enquête de l?OPAF (Observatoire des Pratiques d?Apprentissage du Français au Brésil) et répercussions dans l ?enseignement du FLE. 2022 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Pour jouer en classe de FLE. 2022 (Conferência)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Coordenação do simpósio 'Le travail réel des enseignants en débat: dispositifs didactiques et de formation'. 2023 (Simposio)
    • GUIMARÃES, Josiane Caroline ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Compreendendo os Desafios do Trabalho dos Professores Substitutos: Uma Perspectiva Ergonômica na Educação Básica de Minas Gerais. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, Leonardo José de Almeida ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria . A produção de relatórios de atividades como instrumento para o desenvolvimento das capacidades docentes. 2023 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; FAZION, F. . Coordenação do simpósio 'Intervenção e Análise da Atividade de Ensinar: Reflexões sobre a Formação Docente na Educação Básica'. 2023 (Simposio)
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; LACERDA, ARIANNY CRISTINA CHAVES . La formation enseignante dans une perspective transdisciplinaire: l'éducation à l'environnement en cours de FLE. 2023 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; Hirakawa, D. ; PALMA, Raíssa . Promouvoir la langue française au coeur du Brésil: Les défis et réussites de l'APFMG 2021-2023. 2023 (Comunicacao)
    • FECCHI, Pollyana ; BRAZ, Elaine Nochelli ; RODRIGUES, D. F. ; SAUSSEZ, Frédéric ; DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; ANJOS, Daniela . Debatedora na mesa 'Trabalho docente e formação'. 2023 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria . How Play Unlocks Language, Thought, and Imagination Exploring Vygotskij's Insights in the Development of the Child. 2023 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Inteligência artificial na escola: apropriações (im)possíveis de novos artefatos digitais. 2023 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, SIMONE MARIA . Ser 'intervenante' em contextos de formação de professores - reflexões e experiências. 2023 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Formação e pesquisa na extensão universitária em Letras - uma trajetória. 2023 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Educação pública em tempos de Pandemia: Conversas e experiências.. 2021 (Conferência)
    • ASSIS, J. F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; PIRES, G. S. ; COELHO, H. S. H. ; CRUZ, A. C. . Roda de Conversa: Habilitações do curso de Letras: Perspectivas de presente e de futuro. 2021 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Action et création en classe de FLE. 2021 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Imaginer et inventer un enseignement possible - L?activité créatrice des enseignants face à la pandémie. 2021 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Ensino durante a pandemia: nas trilhas da educação pública. 2021 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Jeu, langage et créativité aujourd'hui. 2021 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Le débat interprétatif sur le métier de ?tuteur-formateur? dévoilé par les figures d?action. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . La présence de la langue maternelle en classe de langue étrangère selon les enseignants: entre obstacle, résistance et outil. 2020 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O trabalho do 'tuteur' em FLE - transformação da experiência vivida em recurso para a formação de professores. 2019 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; KILGER, G. . Falar francês hoje: 
Pourquoi ? Comment ?. 2019 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Palestra - O métier de professor de línguas estrangeiras em questão: formação e ensino. 2019 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . A experiência vivida como recurso para a formação de novos professores no contexto do ?tutorat?. 2018 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Análise do trabalho educacional como parte do processo de desenvolvimento profissional. 2018 (Simposio)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; MASALA, M. ; Camargo, A. D. S. . A elaboração coletiva de material didático para o ensino de francês no Ensino Médio. 2018 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O papel dos tuteurs-formadores no estímulo à criatividade dos professores de língua francesa. 2018 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Interventions dans la situation de travail des enseignants de français et formation enseignante: quels dialogues possibles. 2018 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Politiques linguistiques et production de connaissances: la place du français à l'université. État des lieux d'une recherche internationale menée par le Réseau CLEFS-AMSUD. 2018 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel. 2018 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Devenir formateur de nouveaux enseignants de FLE ? une analyse du travail des tuteurs. 2017 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O ensino da língua francesa no Brasil - desafios e perspectivas. 2017 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Palestra - Ensino de Gêneros textuais na escola. 2017 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Coordenação da mesa-redonda 'Instrumentos, formação e trabalho do professor?. 2017 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise da atividade do tuteur-formador de professores de francês como língua estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Sur les traces du métier de tuteur. 2017 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Implicações da intervenção sobre o trabalho no desenvolvimento do métier de tutor em língua estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RUAS, M. F. . L'espagnol et le français à travers les genres textuel: deux expériences d'enseignement de langues étrangères à la licence de Lettres. 2017 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur en situation d?analyse du travail ? les voix du langage intérieur et du langage intérieur reconstitué. 2017 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Quand les enseignants deviennent des formateurs de nouveaux professeurs ? Analyse du travail des « tuteurs » en FLE. 2017 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O papel do tutor em discussão. 2016 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . De professor a tutor - As prescrições sobre o trabalho reveladas em entrevistas em autoconfrontação. 2016 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . Investigando o trabalho de tutores-formadores de professores de francês. 2016 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Coordenação da sessão de comunicação coordenada 'A pluralidade linguística e cultural no ensino de francês na universidade: um diagnóstico'. 2016 (Outra)
    • ROCHA, S. M. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . A pluralidade linguística e cultural nos materiais didáticos de FLE de dois contextos universitários. 2016 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Analyse du travail de tuteur : sur le terrain de la formation des enseignants de FLE. 2016 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RUAS, M. F. ; COELHO, H. S. H. . Pluralidade linguística e cultural na Universidade ? o ensino de fundamentos de língua espanhola, francesa e inglesa na Licenciatura em Letras. 2016 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Entre o dizer e o fazer: o trabalho do tuteur de professores de francês como língua estrangeira. 2015 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Conférence-atelier d'ouverture: Quelle(s) place(s) pour la créativité dans l'enseignement-apprentissage du FLE?. 2015 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Comunicação em mesa-redonda. Comment la diversité linguistique et culturelle apparait-elle dans les matériels didactiques des cours extra- universitaires de Français à l'USP?. 2015 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Analisar o métier de tuteur por meio de entrevistas em autoconfrontação: o diálogo sobre o trabalho como motor para a formação. 2015 (Simposio)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . ENSINANDO A ENSINAR : DAR VOZ ÀS FORMADORAS PARA FORTALECER O MÉTIER. 2015 (Comunicacao)
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . La formation sur le terrain du métier : l'appropriation du cadre de l'autoconfrontation pour la formation. 2015 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Écarts et convergences entre les orientations sur le travail et l'agir effectif des enseignants de FLE. 2015 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Como se formam os formadores?. 2014 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O 'tutorat' como espaço de formação e interação de professores. 2014 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Intervenção sobre o trabalho de formadores de língua estrangeira. 2014 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O 'TUTORAT' COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE INTERAÇÃO DE PROFESSORES. 2014 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Jogos eletrônicos para aprendizagem de línguas. 2013 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . 'Ensino de línguas estrangeiras para crianças' - Semana de Pedagogia da FAMESP. 2013 (Conferência)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . O tutorat: um espaço de formação de professores e de formadores. 2013 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos em diálogo: análise do trabalho de professores de língua estrangeira. 2013 (Simposio)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; LOUSADA, E. G. . O que as entrevistas em autoconfrontação podem nos informar sobre a atividade de professores de língua estrangeira?. 2013 (Comunicacao)
    • FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Enseignant, concepteur, prescripteur : les multiples rôles attribués à um groupe de professeurs de FLE au Paraná-Brésil. 2013 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor de língua estrangeira?. 2013 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Dialogar sobre os jogos em aulas de FLE e aprender a ensinar. 2013 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Comment les jeux révèlent d'autres dimensions du travail du professeur?. 2013 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; LEVEQUE, C. . Le langage comme instrument d'inter-action: entrez dans le jeu !. 2013 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Outras dimensões do trabalho do professor de língua estrangeira reveladas por intermédio da co-análise de jogos. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Aprender a ensinar: A experiência do tutorado para professores de francês. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . La co-analyse des jeux en classe de FLE ? une ressource pour apprendre à enseigner. 2013 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Les jeux dans la classe de FLE: pour parler, bouger, s'amuser et apprendre. 2012 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor?. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise do trabalho de professores iniciantes - Um estudo da apropriação de jogos para o ensino. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Análise do trabalho de professores iniciantes ? um estudo da apropriação do artefato ?jogo?. 2012 (Seminário)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Les jeux dans l'enseignement du FLE à São Paulo - l'analyse du travail pour l'acquisition du métier enseignant. 2012 (Congresso)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Contribuições do ISD para a análise das situações de trabalho: Um estudo da apropriação de gestos do métier ?professor de francês língua estrangeira?. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Tutorado e formação de professores. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Estudar o uso de jogos em aulas de língua estrangeira - uma forma de compreender o trabalho do professor. 2012 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos em aulas de língua estrangeira: o que pensam os professores?. 2011 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Tutorat et apprentissage du métier enseignant. 2011 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Représentations et actions autour du jeu en classe de FLE. 2011 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Jogos no ensino-aprendizagem de LE: artefatos e instrumentos. 2011 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Jogos e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: da sala de aula ao mundo virtual. 2010 (Outra)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos em aula de FLE. Por uma aprendizagem em ação.. 2010 (Comunicacao)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos em aula de língua estrangeira: por uma aprendizagem em ação. 2010 (Congresso)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; ERNICA, M. . Programa Chamada Oral - Episódio 1 - Pandemia e Desigualdade Educacional. 2020 Plataformas de streaming, rádio
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; Menezes, Vera . Programa Chamada Oral - Episódio 2 - Tecnologia: Os desafios da educação na quarentena. 2020 Plataformas de streaming, rádio
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Conversa com a professora Simone Dantas Longhi - Laboratório de Estudos Avançados em Linguagem. 2023 Podcast Conversas sobre Políticas Públicas
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; LOUSADA, E. G. . 2e Journée de Formation. Les habiletés orales: Pratiques et réflexions. 2010 (Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . 3e Journée de Formation. Les arts dans l'enseignement du FLE: Pratiques et réflexions. 2011 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 4e Journée de Formation. La multimodalité en question : Pratiques et réflexions. 2011 (Cursos Extracurriculares de Francês)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . 5e Journée de Formation. L'interculturel en action: pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture. 2012 (Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP, Serviço de Cultura e extensão universitária.)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . 6e Journée de Formation. L'évaluation dans les processus d'apprentissage. 2012 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; TONELI, J. B. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 7e Journée de Formation: Apprendre pour agir ou agir pour apprendre?. 2013 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária - FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; ROCHA, S. M. . Seminário de Pesquisa em Didática das Línguas. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Agence Unversitaire de la Francophonie)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. . Colóquio Internacional "Analisar o Trabalho Educacional". 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Agence Unversitaire de la Francophonie)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. ; JANCZUR, C. ; TONELI, J. B. . VIIIe Journée de Formation "De l'écrit à l'oral". 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . IXe Journée de Formation «Technologies et apprentissage des Langues: Pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe». 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . IV Rendez-vous avec le français. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . Xe Journée de Formation - Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis.. 2014 (FFLCH-USP)
    • ZOLNIER, M. C. A. ; AVILA, L. B. B. ; COELHO, H. S. H. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; BARCELOS, A. M. F. . XI Semana Acadêmica de Letras : Professores e suas Linguagens, Formação, Ensino e Profissão. 2014 (Centro Acadêmico de Letras - UFV; Departamento de Letras e Artes - UFV)
    • LOUSADA, E. G. ; BELLANGER, V. ; NAOUAR, O. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; MENEZES, M. . Concours jeunes chercheurs Réseau sud-américain d?enseignants-chercheurs en langue française et cultures francophones (CLEFS-AMSUD). 2015 (Réseau sud-américain d?enseignants-chercheurs en langue française et cultures francophones (CLEFS-AMSUD); Agence Universitaire de la Francophonie (AUF))
    • GOMES, R. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Semaine de la Francophonie. 2015 (Universidade Federal de Viçosa; Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF); Alliance Française de Viçosa)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; MENEZES, M. . Colloque Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université. 2015 (Agence Universitaire de la Francophonie; Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2016 (Universidade de São Paulo; University of Guelph; Wilfried Laurier University)
    • ZOLNIER, M. C. A. ; CHAVES, I. ; LOPES, E. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; PLAZA, C. F. . 1o Fórum de discussão do curso de Letras - Letras em Questão. 2015 (Universidade Federal de Viçosa ; CALET)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . 13e Journée de Formation des Cursos Extracurriulares de Francês - Emotions et affects dans l?enseignement apprentissage du FLE. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; BARRICELLI, E. M. ; BUENO, L. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. . III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; CASIMIRO, C. U. ; Mucci, S. B. P. ; Camargo, A. D. S. ; Mariano, L. A. ; ALMEIDA, J. M. R. ; Valente, J. . 1º Encontro dos Estudantes de Francês da UFV. 2017 (CELIF - Curso de Extensão em Língua Francesa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; KILGER, G. ; CASIMIRO, C. U. . Semaine de la Langue Française et de la Francophonie de Viçosa. 2018 (CELIF - Curso de Extensão em Língua Francesa)
    • ECCARD, L. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Palestra: " La cognition dans le cours de FLE : comment créer une ambiance favorable à l?apprentissage de tous les étudiants", ministrada por Lívia Eccard. 2018 (CELIF - Curso de Extensão em Língua Francesa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; CASIMIRO, C. U. ; Yokota, G. A. ; VILARINO, J. . 2o Encontro dos Estudantes de Francês. 2018 (Universidade Federal de Viçosa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Semaine de la Langue Française et de la Francophonie. 2019 (Universidade Federal de Viçosa)
    • Zani, J. B. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Minicurso "A comunicação oral em eventos acadêmicos", por Juliana Bacan Zani. 2021 (Departamento de Letras - Universidade Federal de Viçosa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; Hirakawa, D. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. . Semaine de Formation de Professeurs de FLE. 2021 (CELIF - Curso de Extensão em Língua Francesa, Universidade Federal de Viçosa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RODRIGUES, G. J.. ; Hirakawa, D. ; ROCHA, S. M. ; Mucci, S. B. P. ; TONELI, J. B. . 2e Semaine de Formation de professeurs de FLE. 2021 (Universidade Federal de Viçosa)
    • Mucci, S. B. P. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . VI Bain Linguistique de l'APFMG. 2023 ()
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; ASSIS, J. F. ; FONSECA, W. P. ; BARCELOS, A. M. F. ; BOTELHO, L. ; ROCHA, S. M. ; GEDIEL, A. L. B. . Ciclo de palestras sobre pesquisa em Linguística Aplicada. 2023 (Universidade Federal de Viçosa - Programa de Pós-Graduação em Letras)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAZION, F. ; DIAS, C. T. ; SANTOS, T. J. F. . Ciclo de Palestras sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2022 (Universidade Federal de Viçosa - Programa de Pós-Graduação em Letras)
    • GOMES, R. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; FAGUNDES, B. R. ; CARREIRO, L. S. . Encontro dos Estudantes de Francês e Journée Francophone. 2023 (Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Letras)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; TONELI, J. B. . Je kiffe trop le langage familier. 2012 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH-USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; HERNANDES, R. M. R. . Évaluer les productions orales. Pourquoi le faire? Comment le faire?. 2012 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH-USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . L?évaluation des productions orales: un retour sur la pratique. 2013 (University of Guelph, Universidade de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Développer la compétence interculturelle en classe de FLE: la télé-réalité pourquoi pas?. 2013 (Alliance Française de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; LEVEQUE, C. . Le langage comme instrument d'inter-action: entrez dans le jeu !. 2013 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária - FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. ; JANCZUR, C. . A comunicação oral nas aulas de LE: da perspectiva do aluno à perspectiva do professor. 2012 (Prefeitura de São Paulo, FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; JANCZUR, C. . 'Des jeux pour faire parler' - Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e Dinâmica em Sala de Aula. 2012 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M. ; ROCHA, S. M. . 'Des courts métrages pour travailler la compréhension et l'expression orale' - Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e Dinâmica em Sala de Aula. 2012 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Journée des ados de l'APFESP. 2013 (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, M. . L'image-texte em mouvement: des propositions de travail sur le cinéma en classe de langue. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; DELLATORRE, S. W. ; VIEGAS, C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . IIe Journée des Ados de l'EAFEUSP - Journée Linguistique et Culturelle de l'APFESP 'Littérature Jeunesse'. 2013 (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo; Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . 'Ensino de línguas estrangeiras para crianças' - Semana de Pedagogia da FAMESP. 2013 (FAMESP - Faculdade Método de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; HERNANDES, R. M. R. . Intégrer des ressources en ligne : pas si distant que ça!. 2014 (Alliance Française de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . «Un atout dans sa manche: des activités rapides et simples pour faire interagir en classe de FLE». 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; VIEGAS, C. . Mini-curso "Cantigas e Brincadeiras em Francês". 2009 (Faculdade de Educação - USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; HERNANDES, R. M. R. . Comment décrocher des ressources en ligne pour être plus branché(e) en classe de FLE?. 2014 (Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP)
    • SILVA, E. C. ; DANTAS-LONGHI, S. M. . Cultura na didática de línguas estrangeiras: perspectiva, teoria e práticas. 2014 (Centro Acadêmico de Letras - UFV; Departamento de Letras e Artes - UFV)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; HERNANDES, R. M. R. . Apprendre et enseigner ? Avec plaisir !. 2015 (Alliance Française de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Ferramentas digitais no ensino de línguas estrangeiras: ideias e aplicações. 2015 (Universidade Federal de Viçosa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Linguística Aplicada - uma apresentação. 2015 (Universidade Federal de Viçosa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Os jogos como instrumento para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: discussão e exemplos de aplicação. 2015 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, M. . Un Amour de Cinéma - Explorer les émotions et les sentiments en classe de FLE à l?aide du septième art. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . L'expression orale : traitement et exemples d'exploitation. 2011 (Consulat Général de France)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . On se fait un ciné? Activités pour explorer le septième art en classe de FLE. 2017 (Associação dos Professores de Francês do Estado de Minas Gerais (APFMG))
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . La phonétique en jeux - Activités ludiques pour bien prononcer le français. 2017 (Departamento de Letras - UFV)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Atelier de fabrication de jeux pour la classe de langue. 2018 (CELIF - Curso de Extensão em Língua Francesa)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Webquests et scénarios pédagogiques - des parcours d?enseignement-apprentissage en ligne. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; FONSECA, W. P. . Chantons et fêtons en français. 2022 (Associação de professores de francês do estado de Minas Gerais - APFMG; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de Minas Gerais)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Les jeux en classe de FLE - pratiques orales en action pour l'apprentissage. 2011 (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE: comment sortir des trous. 2010 (Cursos Extracurriculares de Francês)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; CRUZ, A. C. . La littérature en cours de FLE et autres plaisirs minuscules. 2011 (Cursos Extracurriculares de Francês)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Je joue, tu joues, il joue et nous apprenons le français. 2010 (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Les jeux dans l'enseignement du FLE: pour parler, bouger, s'amuser et apprendre. 2012 (University of Guelph, Universidade de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; BULLA, T. C. . Les chansons en classe de FLE - quelques propositions pour entrer dans le rythme. 2012 (Alliance Française de São Paulo)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . La compréhension orale: démarche et exemple d'exploitation. 2010 (Consulat Général de France)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; Hirakawa, D. . Faites vos jeux! Le papotage commence!. 2012 (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP))
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Outils Informatiques pour l'enseignement/apprentissage de langues. 2010 (DLM - FFLCH/USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Bienvenus dans nos tribus - la téléréalité pour enseigner une langue-culture. 2012 (Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Énergisons nos cours de FLE - Exploiter des outils numériques pour l?élaboration d?activités de production orale. 2023 (Associação de professores de francês do estado de Minas Gerais - APFMG; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de Minas Gerais)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório de qualificação. 2011
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Mini-relatório CAPES. 2010
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Mini-relatório CAPES. 2011
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - 1. 2011
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - 2. 2011
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2014
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2014
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2015
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2015
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2016
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório semestral de pesquisa CNPq. 2016
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Relatório de qualificação. 2016
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Elaboração de material didatico complementar e avaliações dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2009 (.)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Elaboração de material didatico complementar e avaliações dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2010 (.)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. . Elaboração dos testes de nivel dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2009 (.)
    • DANTAS-LONGHI, S. M. ; SILVA, E. C. . Guia do Monitor dos Cursos Extracurriculares de Francês. 2010 (Apostila)
    • Nome do projeto: Analyser l activité de professeurs de français au Brésil en préalable à l élaboration d une stratégie et d une ingénierie de formation professionnelle continue. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar uma estratégia de formação profissional de professores de francês a partir do quadro teórico e metodológico proposto pelo grupo ERGAPE, colaborador do projeto.
    • Nome do projeto: Como os jogos podem revelar outras dimensões do trabalho do professor de línguas estrangeiras? (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. .
      Descrição: Projeto de Mestrado desenvolvido na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada e com o apoio da CAPES.
    • Nome do projeto: Formadores em formação: análise do trabalho de ?tuteurs? em FLE. (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Projeto de doutorado iniciado em agosto de 2013 sob a orientação da profa. dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH-USP e com o apoio da CNPq.
    • Nome do projeto: Identificação e análise de práticas profissionais da língua francesa no Brasil - Un observatoire des pratiques professionnelles de la langue française pour améliorer les connaissances et leurs transpositions didactiques (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , LOUSADA, E. G. , ROCHA, S. M. , TONELI, J. B. , CHARDENET, P. , SUMIYA, A. , DIAS, A. P. S. , CAMARGO, E. , AGUIAR, E. , DIAZ, A. D. , BARROS, F. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida pelo projeto mais amplo: "Observatoire des apprentissages et des pratiques du français" (OPAF Brasil), que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Université de Franche Comté (UFC). Financiada pela Embaixada da França, pela Agence universitaire de la Francophonie e apoiada pela agência Campus France, esta pesquisa tem por objetivo específico mapear e descrever as práticas profissionais do francês no Brasil. O objetivo geral é de produzir dados para os operadores do francês no Brasil (sistemas educativos, professores, estabelecimentos de ensino, organismos de cooperação) e pesquisadores em políticas linguísticas.
    • Nome do projeto: Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l université (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , LOUSADA, E. G. , SILVA, E. C. , ROCHA, S. M. , HERNANDES, R. M. R. , FAZION, F. , CLARO, L. , KLETT, E. , PASTOR, R. , SANIZ, L. , CUNHA, J. C. , FRAGA, K. .
      Descrição: Ce projet a pour but d identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence).
    • Nome do projeto: Oficinas de Língua Francesa e Culturas Francófonas (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. .
      Descrição: O projeto "Oficinas de língua francesa e culturas francófonas" nasceu das reflexões desenvolvidas no contexto da disciplina LET 423 - Estágio supervisionado em língua francesa 2, no intuito de atingir dois objetivos principais: 1. Estabelecer um contexto para a realização de estágio de regência para os estudantes do curso de Letras com habilitação Português/Francês; 2. Oferecer oficinas temáticas de língua francesa e culturas francófonas para a comunidade universitária e para instituições públicas de ensino, como escolas de ensino fundamental e médio e escolas prisionais. Sob a orientação do docente regente do curso de estágio supervisionado em língua francesa e do coordenador do projeto, os estudantes elaboram e ministram oficinas temáticas de língua francesa e culturas francófonas. No primeiro ano de projeto, foram elaboradas 4 oficinas temáticas, três delas ministradas no contexto da Journée Francophone realizada pelo Departamento de Letras em parceria com o Consulado Geral da França e uma ministrada na APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Viçosa.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão em Língua Francesa - CELIF (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , Varela, M. , Valente, J. , Camargo, A. D. S. , Mariano, L. A. , CASIMIRO, C. U. , FONSECA, W. P. , CAMARGO, E. A. G. , POGGIAN, B. P. , YOKOTA, G. A. F. .
      Descrição: O Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) é um projeto de extensão do Departamento de Letras e está vinculado ao Programa de Extensão em Línguas (PRELIN). Criado em 2005, pela Profa Christianne Benatti Rochebois, esteve sob sua coordenação até o primeiro semestre de 2014, quando o projeto passou a ser coordenado pela professora Rita de Cássia Gomes. Desde agosto de 2017, é coordenado pela professora Simone Maria Dantas Longhi. O principal objetivo do projeto é figurar como um laboratório de apoio à formação dos estudantes do Departamento de Letras. Os licenciandos em Letras que optaram pela habilitação Português-Francês contam com um espaço onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando-lhes, por meio da aplicação, o aprimoramento da sua prática docente e, da mesma forma, os estudantes do curso de Secretariado Executivo Trilíngue têm a oportunidade de desenvolver, também por meio da prática, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, tendo em vista que o curso conta com um secretário que é estudante regularmente matriculado no curso de Secretariado. O segundo objetivo do projeto é tornar mais acessível o ensino da língua francesa à comunidade acadêmica e viçosense, uma vez que os cursos oferecidos são de baixo custo e também são ofertadas bolsas de estudos aos estudantes de baixa renda.
    • Nome do projeto: Francês no COLUNI (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , Valente, J. , Camargo, A. D. S. , MASALA, M. , Yokota, G. A. .
      Descrição: Tendo em vista a baixa oferta de cursos de francês na região viçosense e sua completa ausência no currículo de escolas públicas e privadas, a experiência de estágio docente na licenciatura em Letras da UFV se limita à atuação dos estagiários nos cursos de extensão em língua francesa oferecidos a um público adulto. No intuito de proporcionar aos licenciandos em Letras a oportunidade de realizar seus estágios de observação e regência em ambiente escolar, bem como de democratizar o acesso à língua francesa, este projeto visa ao oferecimento de cursos de língua francesa aos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - CAP-COLUNI.
    • Nome do projeto: La recherche en langues, cultures et littératures en Amérique du Sud: politiques linguistiques et production de connaissances (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , LOUSADA, E. G. , FAZION, F. , KLETT, E. , PASTOR, R. , CUNHA, J. C. , DEZUTTER, O. , MASELLO, L. , BEVILACQUA, S. .
      Descrição: Pour mieux comprendre la place et le rôle du français dans la production des connaissances scientifiques, nous proposons d'organiser notre projet en deux grands axes, à savoir : A. Les rapports entre le capital linguistique des universités, le répertoire linguistique et culturel des acteurs (étudiants et professeurs) et la circulation des connaissances. B. Les discours sur l`enseignement-apprentissage du français et sur la recherche à l`université Dans l?axe A, on a pour but de : i) scruter les contextes institutionnels, de manière à identifier, décrire et analyser le capital linguistique des institutions, ainsi que les actions liées à la production et à la diffusion de connaissances dans les différentes langues et en français en particulier ; ii) mieux connaître les pratiques des chercheurs et des formateurs en termes de production scientifique et de recours aux travaux de recherche en français, de manière à décrire et analyser la circulation des connaissances, des cadres théoriques et méthodologiques et d'identifier la place des référents francophones ; iii) observer, décrire et analyser l?influence des répertoires linguistique et culturel des apprenants et des enseignants sur la circulation des connaissances. Dans l'axe B, on vise à identifier, décrire et analyser ce que disent les décideurs, les enseignants/chercheurs et les étudiants/futurs chercheurs sur l?enseignement apprentissage du français et sur la recherche en français, pour ensuite mettre en rapport les résultats obtenus.
    • Nome do projeto: Francês no COLUNI (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , Mucci, S. B. P. , Varela, M. , Valente, J. .
      Descrição: Tendo em vista a baixa oferta de cursos de francês na região viçosense e sua completa ausência no currículo de escolas públicas e privadas, a experiência de estágio docente na licenciatura em Letras da UFV se limita à atuação dos estagiários nos cursos de extensão em língua francesa oferecidos a um público adulto. No intuito de proporcionar aos licenciandos em Letras a oportunidade de realizar seus estágios de observação e regência em ambiente escolar, bem como de democratizar o acesso à língua francesa, este projeto visa ao oferecimento de cursos de língua francesa aos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - CAP-COLUNI.
    • Nome do projeto: Programa Chamada Oral (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , Longhi, Breno .
      Descrição: No intuito de acatar às exigências de isolamento social devido à pandemia do Covid 19, em meados de março, escolas e universidades fecharam suas portas ao público. Em alguns estados brasileiros e em boa parte da rede particular de ensino, buscou-se, com maior ou menor sucesso, dar continuidade ao ensino por meio de plataformas digitais, aplicativos para smartphone e programas de televisão. Outros estados optaram pelo adiantamento do recesso escolar. Entretanto, tendo em vista o alto potencial de contágio do novo coronavírus e seus impactos nos sistemas de saúde, projeções atuais apontam a necessidade de um longo período de quarentenas intermitentes a fim de conter a propagação do vírus . Se essas projeções se revelarem verdadeiras, as atividades educacionais serão profundamente afetadas e, sem uma intervenção realista e eficaz, crianças e jovens, sobretudo das camadas mais desfavorecidas da população, terão sua formação comprometida. Tendo em vista esse cenário, este projeto de extensão visa à elaboração de um podcast sobre educação, cuja primeira temporada será dedicada aos desafios da educação durante a pandemia. O programa, que terá duração média de 50 minutos, apresentará relatos de professores da educação básica e entrevistas com especialistas de várias áreas das ciências da educação. Os temas abordados serão escolhidos de acordo com as demandas de professores da educação básica e em consonância com as preocupações relacionadas ao ensino durante a pandemia, entre eles: desigualdades educacionais, uso de tecnologias digitais e analógicas para o ensino, formação docente, avaliação, contextos específicos de ensino, etc.
    • Nome do projeto: Programa pasantía de investigación de la Maestría en Lingüística Aplicada y Educación Bilingüe, (2021 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , GRAJALES, D H , SARMIENTO, M. O.. , GEDIEL, A. L. B. .
      Descrição: Colaboração internacional interuniversitária entre o Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa e o Programa Maestría en Lingüística Aplicada y Educación Bilingüe, da Fundación Universitaria Juan N. Corpas.
    • Nome do projeto: Biodiversidade e Preservação Ambiental em Francês: aprender língua estrangeira e ampliar a conscientização ambiental (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , LACERDA, A. .
      Descrição: Este projeto de extensão visa a criar uma proposta de abordagem da ecologia eda preservação ambiental no contexto de um curso de francês como língua estrangeira,mais especificamente, o curso Francês no CAp-COLUNI, promovido peloDepartamento de Letras. Partimos de uma perspectiva transdisciplinar no intuito desensibilizar jovens estudantes de Ensino Médio à importância da preservação ambiental,por meio de um projeto que envolve a busca de fontes confiáveis em língua materna eestrangeira, a observação participante e a produção de conteúdos audiovisuais quepromovam a conscientização da população, em uma proposta de formação em que alíngua estrangeira não é apenas objeto de ensino, mas principalmente instrumento para aaprendizagem de outros conteúdos disciplinares.
    • Nome do projeto: E-laborar - Formação de professores para elaboração de materiais didáticos sobre Temas Transversais da BNCC: multiculturalismo e educação ambiental (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DANTAS-LONGHI, S. M. , ROCHA, S. M. , FAZION, F. , RUAS, M. F. , LESAMA, M. , SILVA, E. C. , LACERDA, A. , SILVA, Leonardo José de Almeida , GUIMARÃES, Josiane Caroline .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar, elaborar e experimentar dispositivos didáticos e de formação de professores para o ensino de temas transversais (TT) previstos pela BNCC, em particular a educação ambiental e o multiculturalismo. Considerando a relevância do trabalho inter/transdisciplinar para a formação cidadã dos alunos envolvendo esses dois temas e diante da carência de formação de professores e de materiais didáticos para o ensino dos TT, o projeto busca responder a essa demanda construindo uma solução conjuntamente com professores. Com base na Clínica da Atividade e na Ergonomia da Atividade docente, formula-se a hipótese de que a elaboração de dispositivos didáticos possibilite o desenvolvimento de professores, na medida em que a tarefa de reconceber as prescrições sob a forma de materiais didáticos permite que os docentes exerçam uma atividade criadora. Estudos da Engenharia Didática também confirmam que a eficácia de dispositivos didáticos sobre a aprendizagem depende em grande medida da formação docente. Com base na experiência anterior da equipe em projetos de pesquisa e de formação docente, a metodologia do projeto contempla, resumidamente, as etapas de: estudo da implementação dos TT em currículos da educação básica e do ensino superior e suas adaptações nos contextos da pesquisa; coanálise da atividade docente e formação de professores; constituição de grupos de trabalho para a elaboração dos dispositivos didáticos para o ensino dos dois TT em questão; experimentação dos dispositivos e avaliação dos resultados; disponibilização dos dispositivos de ensino para acesso público.
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria . Ecologies of Publishing Seminar. 2023 - Interpretação francês-inglês
    • DANTAS-LONGHI, Simone Maria ; FAZION, F. . V CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2023 - Interpretação francês-português
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Habilitação em Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Sciences du Langage - Intercâmbio Universitário
        Nome da Instituição: Université Lumière Lyon2
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2017
    • Wizard Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Intrutora de Francês e Inglês
    • Centro de Línguas - Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Responsável pela elaboração de material pedagógico, avaliações e ensino para o módulo 2 do Curso de Francês para Iniciantes, voltado ao público específico de alunos, professores e funcionários da Escola Politécnica, do Instituto de Matemática e Estatística e do Instututo de Física da Universidade de São Paulo.
        Outras informações: Professora de Francês
    • CAVC Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Francês - todos os níveis
        Outras informações: Professora de Francês
    • Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Via Sapiens:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Português
    • Faculdades Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professor horista
    • Universidade Federal de Viçosa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Entrepalavras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • LINGUAGEM EM FOCO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • LINHA D'AGUA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • REVISTA DA ANPOLL (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • SYNERGIES BRÉSIL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Horizontes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • GLAUKS (UFV):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • DLCV (UFPB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Culture and Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em con:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Membro da comissão editorial de livro. Referência: GUIMARAES, A. M. M. (Org.) ; CARNIN, A. (Org.) ; LOUSADA, E. G. (Org.) . O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2020. v. 1. 410p .
    • Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Membro de conselho editorial de livro. Referência completa: CAMPOS, M. I. B. (Org.) ; SANTOS, T. J. F. (Org.) . Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. 1. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 2021. v. 2. 267p .