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Renato Caruso Vieira

    • Possui graduação em Letras/Linguística pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Letras/Linguística pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Letras/Linguística pela Universidade de São Paulo (2019). Sua atuação acadêmica se concentra nas áreas de semântica, pragmática, psicolinguística e desenvolvimento linguístico-cognitivo infantil.

       

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    • Processos de aquisição e aprendizagem de primeira língua
  • Livros publicados: 1
    • VIEIRA, R. C. . Aquisição da proforma 'ele mesmo' no Português Brasileiro: uma abordagem experimental da aquisição da expressão 'ele mesmo' do Português Brasileiro em sua aplicação reflexiva. : Novas Edições Acadêmicas, 2014 . 120p. ISBN: 9783639689617.
    • VIEIRA, RENATO CARUSO . Implicaturas escalares como implicaturas de compatibilidade Cadernos De Estudos Linguisticos , v. 64 , p. e022036 - , 2022. ISSN: 24470686.
    • VIEIRA, R. C. . Scalar Implicatures and Children's Logical Reasoning BUCLD 44: Proceedings of the 44th annual Boston University Conference on Language Development , v. 2 , p. 691 - 702 , 2020. ISSN: 1080692X.
    • VIEIRA, R. C. . A sua superdesenvolvida habilidade de ler mentes Roseta , v. 3 , p. 1 - , 2020. ISSN: 26747774.
    • VIEIRA, R. C. . Implicatura escalar como um universal linguístico: dados experimentais do português brasileiro REVISTA LINGUÍSTICA , v. 14 , p. 215 - 230 , 2018. ISSN: 2238975X.
    • VIEIRA, R. C. . Implicatura escalar e a lógica infantil WORKING PAPERS EM LINGUÍSTICA (ONLINE) , v. 19 , p. 207 - 225 , 2018. ISSN: 19848420.
    • VIEIRA, R. C. . Brazilian Portuguese 'mesmo' in 'ele mesmo' as a scalar focus particle: evidence from acquisitional data REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. especial , p. 139 - , 2015. ISSN: 16788931.
    • VIEIRA, R. C. . Em defesa de uma abordagem sócio-pragmática de aquisição de linguagem. A Análise Pragmática em diferentes perspectivas, v. , p. 367 - , 2022.
    • VIEIRA, R. C. . Parecerista em Budapest CEU Conference on Cognitive Development (BCCCD). 2022 (Parecer)
    • VIEIRA, R. C. . Parecerista de Caderno de Squibs: temas em estudos formais da linguagem. 2021 (Parecer)
    • VIEIRA, R. C. . Parecerista em XXIII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística (ENAPOL). 2020 (Parecer)
    • VIEIRA, R. C. . Parecerista de Caderno de Squibs: temas em estudos formais da linguagem. 2020 (Parecer)
    • VIEIRA, R. C. . Parecerista em XXII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística (ENAPOL). 2019 (Parecer)
    • VIEIRA, R. C. . Language acquisition as a means of obtaining pedagogical cognitive gains. 2021 (Conferência)
    • VIEIRA, R. C. . Escalaridade e compatibilidade em implicaturas de negação. 2021 (Seminário)
    • VIEIRA, R. C. . Ostensive-inferential cognitive skills as the initial impulse for language acquisition. 2021 (Conferência)
    • VIEIRA, R. C. . Scalar implicatures and children's logical reasoning. 2019 (Conferência)
    • VIEIRA, R. C. . Cognição social e aquisição de pragmática. 2019 (Outra)
    • VIEIRA, R. C. . The pragmatics of scalar implicatures: the formal and the cognitive approaches. 2018 (Outra)
    • VIEIRA, R. C. . Aquisição de implicatura escalar e o processo inferencial infantil. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, R. C. . Implicatura Escalar e a Lógica Infantil. 2017 (Seminário)
    • VIEIRA, R. C. . Aquisição de Implicatura Escalar no Português Brasileiro. 2016 (Congresso)
    • VIEIRA, R. C. . Implicatura Escalar como Representação Inferencial de Intenções. 2017 (Congresso)
    • VIEIRA, R. C. . Teoria da Mente e a Aquisição de Implicatura Escalar. 2017 (Congresso)
    • GROLLA, Elaine. ; VIEIRA, R. C. ; BERTOLINO, K. . Identifying Children?s Difficulties with Emphatic Proforms in Brazilian Portuguese. 2015 (Congresso)
    • VIEIRA, R. C. . Scalarity and the Semantics of 'Ele Mesmo'. 2014 (Outra)
    • VIEIRA, R. C. . Brazilian Portuguese's 'mesmo' in 'ele mesmo' as a scalar focus particle. 2014 (Comunicacao)
    • VIEIRA, R. C. . Aquisição da Proforma Contrastiva 'Ele Mesmo' no Português Brasileiro. 2013 (Comunicacao)
    • VIEIRA, R. C. . Aquisição da Proforma Contrastiva 'Ele Mesmo' no Português Brasileiro. 2013 (Comunicacao)
    • VIEIRA, R. C. . The reflexive 'ele mesmo' in Child Brazilian Portuguese. 2013 (Outra)
    • VIEIRA, R. C. . Aquisição da Proforma Contrastiva 'ele mesmo' no Português Brasileiro. 2012 (Comunicacao)
    • VIEIRA, R. C. . Pragmática formal e cognitiva: o caso das implicaturas escalares. 2021 (UFMS)
    • VIEIRA, R. C. . A pragmática do explícito e do implícito nas implicaturas escalares: neo-griceanos e Teoria da Relevância. 2021 (Unesp)
    • Nome do projeto: Aquisição da Proforma Contrastiva 'ele mesmo' no Português Brasileiro (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, R. C. .
      Descrição: Nosso trabalho pretende investigar o processo de aquisição, no PB, da proforma 'ele mesmo', entendendo que, ao desempenhar uma função anafórica em oração com predicado de inesperada reflexividade, a forma complexa 'ele mesmo' cumpre um papel enfático, contrastivo ou focalizador, ao contrário do que ocorre com a forma simples 'ele'. Defendemos, portanto, que o uso das marcas de co-indexação nos enunciados que abriguem a proforma sob análise, com relação ao antecedente recuperado por ela, deve ser compreendido como regulado por leis de ordem semântico-pragmática ? que, como sabemos, são adquiridas mais tardiamente pelos falantes nativos das línguas naturais ? e não por Princípios sintáticos como aqueles previstos na Teoria da Ligação de Chomsky. Nossa proposta é a de dar continuidade ao estudo iniciado por Grolla (2011), concentrando nossa atenção no aspecto marcado do 'ele mesmo' ? em oposição ao não-marcado do 'ele' ? nas orações onde haja uma reflexividade considerada surpreendente, aprofundando as investigações sobre o tema que, sempre preocupadas em fornecer novas descobertas para a área de aquisição de linguagem, também abrangerão outras áreas da lingüística, tais como sintaxe, semântica e pragmática, dada a natureza gramatical polêmica dos componentes lingüísticos a serem investigados. Também novas pesquisas experimentais serão aplicadas, com metodologia diferente daquela usada pro Grolla, para que novos e mais abundantes dados possam basear nossas conclusões que confirmarão as da autora ou proporão reformulações a elas.
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro - fase II (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, R. C. , GROLLA, Elaine. , SANTANA, R. S. , GOES, I. D. , SILVA, K. A. M. , TORRES, J. .
      Descrição: Descrição: Esse projeto tem por objetivo investigar a aquisição de diversas construções sintáticas em português brasileiro que envolvem dependências A'. Construções como perguntas-QU com QU movido ou com QU in-situ, orações relativas com e sem pronomes resumptivos e a construção absoluta são investigadas, utlizando-se o arcabouço teórico da Teoria Gerativa (Chomsky 1981). O comportamento de crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade é observado por meio de diferentes técnicas experimentais, como a tarefa de produção eliciada, a tarefa de julgamento de gramaticalidade e a tarefa de julgamento de valor de verdade..
    • Graduacao:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O yoga nas Upanisad védicas, um estudo sobre a função desempenhada pelo yoga no pensamento da Katha e da Svetasvatara Upanisad e sua relação com a doutrina do samkhya pré-clássico
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Pós-graduação em Semiótica e Lingüística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019