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Elisângela Redel

    • Licenciada em Letras/Alemão pela Unioeste (2011). Mestre em Letras pela Unioeste (2014) com período sanduíche (bolsa DAAD) no Institut für Deutsch als Fremdsprache da Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha. Doutora em Letras (2019) pela Universidade de São Paulo (USP) com período sanduíche (bolsa CAPES/PDSE) no Germanistisches Institut da Wesfälische Wilhelms-Universität Münster. Desde 2014, é professora colaboradora da UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon, onde atua no curso de Letras, nas áreas de Língua Alemã e de Língua Portuguesa. Cofundadora e, atualmente, coordenadora do Centro de Línguas (CeLing) da Unioeste, campus de Marechal, onde coordena os cursos de alemão, espanhol e italiano em suas diferentes modalidades.

       

      Links:    

    • Literatura Brasileira: sociedade e mito
    • Políticas linguísticas e educacionais no Oeste do Paraná
    • Poéticas do Imaginário e Memória
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    • REDEL, Elisângela . Parecerista ad hoc da Revista TRAMA, e-ISSN 1981-4674, para a publicação do volume 17, nº 41, ano de 2021.. 2021 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista e revisora de artigo da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel ? Paraná, na edição nº 27, vol. 16, de 2020. 2021 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista e revisora de artigo da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel ? Paraná, na edição nº 29, vol. 17, de 2021. 2021 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Membro do comitê científico de avaliação de trabalhos do (a) XX Seminário de Extensão da Unioeste - ?A Extensão Universitária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2021 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista e revisora de artigo da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498) na edição nº 28, vol. 16, de 2020.. 2020 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (n º 23696) da Revista Trama (ISSN 1981-4674). 2020 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista e revisora de artigo n. 21364-78127-3-RV, da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2019 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista ad hoc da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum, editada pela Área de Alemão do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, tendo avaliado um trabalho enviado para o número 38 (2019.3). 2019 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Colaboradora de área (Língua Alemã) do PROL - Programa de Línguas. 2018 (Outra)
    • REDEL, Elisângela . Avaliadora Ad Hoc de Projeto de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ? UNEMAT. 2015 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (n. 16380-59817-RV) da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2017 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (n º 17778) da Revista Trama (ISSN 1981-4674). 2018 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (n º 15779) da Revista Trama (ISSN 1981-4674). 2017 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (texto nº 15644) da revista Trama (ISSN 1981-4674). 2016 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista da revista Trama (ISSN 1981-4674) para a publicação do número 26, volume 12, 3º Quadrimestre de 2016. 2016 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (n. 19841-72962-2-RV) da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2018 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Parecerista de artigo (n. 19527-72549-1-RV) da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2018 (Parecer)
    • REDEL, Elisângela . Correção das redações do vestibular 2019 da Unioeste. 2018 (Outra)
    • REDEL, Elisângela . Avaliadora de artigos submetidos à Revista Extensiva - A Extensão em Foco. 2016 (Outra)
    • REDEL, Elisângela . Correção de Redações do Vestibular da Unioeste (2014). 2014 (Outra)
    • REDEL, Elisângela ; BERGER, I. R. . Mesas-redonda 5: PLURILINGUISMO, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E SUAS REVERBERAÇÕES POLÍTICOSOCIAIS. 2021 (Conferência)
    • REDEL, Elisângela . 'PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) E FORMAÇÃO DOCENTE: relato sobre atividades didático-pedagógicas em contexto universitário. 2019 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . 'PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) E FORMAÇÃO DOCENTE: relato sobre atividades didático-pedagógicas em contexto universitário. 2019 (Comunicacao)
    • CONSTANTY, V. P. C. ; REDEL, Elisângela ; HECK, D. M. . CELING (CENTRO DE LÍNGUAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON): ENTRE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NA CONTEMPORANEIDADE E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE. 2019 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, Franciele . ESTUDO DE CRENÇAS DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ALEMÃ NO BRASIL: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS. 2019 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, FRANCIELE MARIA . ?Desafios, perspectivas e oportunidades: Crenças dos estudantes de Letras Português/Alemão?. 2019 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . Amazonas, de Alfred Döblin: vozes no/do exílio. 2018 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, Franciele ; SIPAVICIUS, M. S. ; SCHRÖDER, Mirian ; Rita Decarli Bottega . ESCRITA CIENTÍFICA: NORMAS, PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES PRÁTICAS. 2017 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . 'MÁRIO DE ANDRADE E OS ALEMÃES'. 2017 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; SCHACH, L. ; DIESEL, G. ; HORST, T. . 'GUTEN MORGEN, MARECHAL! ? CURSO DE ALEMÃO PARA CRIANÇAS'. 2017 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; NEUKIRCHEN, C. B. S. ; HECK, D. M. ; MAGRO, D. R. M. D. ; GIMENEZ, I. C. S. ; COTTICA, A. M. ; PAGNUSSATTI, V. B. H. ; SPOHR, C. E. ; DAMKE, C. . 'PROPOSTA E CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE: TEORIA E PRÁXIS'. 2017 (Seminário)
    • REDEL, Elisângela . O ensino de escrita científica em atividades extensionistas. 2016 (Conferência)
    • GARCIA, A. L. M. ; REDEL, Elisângela . HORIZONTES E PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS EM LETRAS/ALEMÃO: A UNIOESTE EM FOCO. 2016 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . A Germanicidade em Um rim imita o Reno: figurações do espaço. 2014 (Outra)
    • REDEL, Elisângela . O imigrante alemão em A ferro e fogo, de Josué Guimarães. 2014 (Seminário)
    • MARTINY, Franciele ; REDEL, Elisângela . O fenômeno da variação linguística e o papel das variáveis linguísticas e não-linguísticas. 2013 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . Wormholes - viagem no tempo: A máquina do mundo, de Drummond e Cantiga de recordar, de Helena Kolody. 2013 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . IDENTIDADE E FETICHE: A REPRESENTAÇÃO DO IMIGRANTE ALEMÃO NAS OBRAS CANAÃ, UM RIO IMITA O RENO E A FERRO E FOGO. 2012 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . (RE)produção de identidades sociais: uma caricatura do rondonense e da língua alemã. 2012 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . Uma leitura do imigrante alemão nas obras Canaã, Um rio imita o Reno e A ferro e fogo. 2012 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . O monolinguismo: variação e preconceito no material didático. 2013 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . O ISOLAMENTO GERMÂNICO E A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO EM UM RIO IMITA O RENO. 2013 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . O PROCESSO IDENTITÁRIO E A REPRESENTAÇÃO ESTEREOTÍPICA ENTRE BRASILEIROS E IMIGRANTES ALEMÃES NAS OBRAS CANAÃ, UM RIO IMITA O RENO E A FERRO E FOGO ?. 2012 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; FORTES, R. G. F. . Maria Perutz e Marta Wolff: subversão do racismo alemão em Canaã e Um rio imita o Reno. 2012 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . Hermann Hesse. 2011 (Outra)
    • REDEL, Elisângela ; GIMENEZ, I. C. S. . O discurso das ?Marias? de Os Tambores Silenciosos: um panorama das vozes sociais. 2011 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; FLORY, Alexandre V. . A apropriação do Fausto de Goethe em Guimarães Rosa e Machado de Assis: diálogos possíveis. 2011 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, Franciele . Lendo o subtexto (des)materializado na matéria. 2011 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela . O Plurilinguismo e a Plurivocalidade no discurso das "Marias" de "Os Tambores Silenciosos". 2011 (Comunicacao)
    • REDEL, Elisângela ; SCHMITT, E. . Apresentação do projeto "Língua e Cultura Alemã no Ensino Fundamental": a promoção de um interculturalismo. 2010 (Seminário)
    • MARTINY, Franciele ; REDEL, Elisângela . A depreensão da dissimulação de aspectos ideológicos no livro didático. 2010 (Seminário)
    • MARTINY, Franciele ; REDEL, Elisângela . A concepção de texto em livros didáticos sob a ótica da linguística textual. 2010 (Simposio)
    • SCHMITT, E. ; REDEL, Elisângela . Língua e cultura alemã no ensino fundamental. 2010 (Seminário)
    • REDEL, Elisângela ; SCHMITT, E. . Abalos psicológicos e a essência do eu: as apropriações e medições na trajetória dos personagens Sinclair e Sérgio das obras Demian e o Ateneu. 2010 (Seminário)
    • REDEL, Elisângela ; PASCHOAL, S. . Figuras de linguagem em alemão e em português: um contraste. 2009 (Outra)
    • REDEL, Elisângela ; FLORY, Alexandre V. . A apropriação do Fausto de Goethe em Machado de Assis e Guimarães Rosa: tópicos em literatura comparada. 2009 (Seminário)
    • REDEL, Elisângela . Gretchen e Margarida: a desgraça à luz do amor. 2009 (Outra)
    • REDEL, Elisângela . As "Marias" de os Tambores Silênciosos: uma análise das vozes sociais. 2010 (Outra)
    • MARTINY, Franciele ; REDEL, Elisângela . Cotas: Sinônimo de novas oportunidades: uma análise da redação de vestibular sob a perspectiva da linguística textual. 2010 (Comunicacao)
    • PALLÚ, Nelza Mara ; REDEL, Elisângela . 14ª JELL As Línguas em diálogo: perspectivas e desafios na atualidade. 2011 (UNIOESTE)
    • REDEL, Elisângela ; CRUZ, A. D. ; MERINO, X. D. . 15ª Jell Literatura, linguagem e multiculturalismo: veredas do imaginário e cartografia da memória. 2012 (Unioeste)
    • REDEL, Elisângela . X Círculo de Estudos Linguísticos e literários do Sul - CELSUL. 2012 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela . 16ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2013 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela . 17ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2014 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • Rita Decarli Bottega ; SCHRÖDER, Mirian ; REDEL, Elisângela . 27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2016 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela . 19ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários ?Leitura: perspectivas e desafios?. 2017 (Colegiado de Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela ; NEUKIRCHEN, C. B. S. . III Colóquio de Práticas Docentes. 2017 (Unioeste)
    • SIPAVICIUS, M. S. ; REDEL, Elisângela . 2º Simpósio sobre Formação Docente e Produção do Conhecimento. 2017 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • CONSTANTY, V. P. C. ; REDEL, Elisângela . 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários JELL. 2018 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE))
    • REDEL, Elisângela . Comissão Organizadora do 21ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2019 (Unioeste)
    • REDEL, Elisângela . Comissão de Monitorias do evento 21ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários,. 2019 (Unioeste)
    • REDEL, Elisângela . Comissão de Recepção do evento 21ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2019 (Unioeste)
    • REDEL, Elisângela . Comissão Científica do X Encontro Internacional de Letras. 2019 (Unioeste)
    • REDEL, Elisângela . I Mostra de Profissões da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. 2019 (Unioeste)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, Franciele ; CANTARELA, R. ; SANTOS, M. N. . Políticas linguísticas e educacionais em contexto latino-americano. 2020 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, Franciele . Simpósio: ENSINO DE LÍNGUAS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM CONTEXTO PANDÊMICO. 2021 (UFMS - Aquidauana)
    • REDEL, Elisângela ; VOERKEL, P. ; SCHUMANN, C. . Simpósio - Formação de professores de alemão no Brasil: ações, desafios e perspectivas futuras. 2021 (Universidade Federal Fluminense)
    • COITO, Roselene ; REDEL, Elisângela . 13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguístics e Literários. 2010 ()
    • MARTINY, Franciele ; REDEL, Elisângela . ?LÍNGUA ESTRANGEIRA OU DE IMIGRAÇÃO? (RE)PENSANDO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE LÍNGUAS EM CONTEXTOS MIGRATÓRIOS?. 2014 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela ; MARTINY, Franciele . 'Políticas educacionais para o ensino de línguas estrangeiras e de imigração'. 2014 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • REDEL, Elisângela . Mário de Andrade e os alemães. 2017 (Curso de Letras Português Alemão/Espanhol/Ingês)
    • REDEL, Elisângela . 'Módulo I - Critérios de correção da redação do vestibular da Unioeste: considerações e análises.'. 2017 (Unioeste)
    • Nome do projeto: Os vários mundos de Sérgio e Sinclair (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REDEL, Elisângela , PASCHOAL, S. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa voltado para a comparação de obras literárias brasileiras e alemãs. O trabalho iniciou-se com a comparação da trajetória de dois personagens: Sérgio, de O Ateneu, do escritor Raul Pompéia, e Sinclair, de Demian, do autor Hermann Hesse. No entanto, este trabalho foi apenas parcialmente concluído, visto que o professor orientador, Dr. Stefano Paschoal, se desligou da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
    • Nome do projeto: Figuras de Linguagem em alemão e em português: um contraste (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REDEL, Elisângela , PASCHOAL, S. .
      Descrição: Intitulado Figuras de linguagem em alemão e em português: um contraste, este projeto trata-se de um material bilíngüe que fornece definições e exemplos em alemão e em português, baseando-se na obra Elementa Rhetorices, de Philipp Melanchton, como também livros e obras da literatura brasileira. O objetivo principal desse projeto de pesquisa é um compêndio que contenha as trinta e três figuras de linguagem, cuja contribuição favorecerá aos estudantes de germanística o acesso a exemplos de figuras nas duas línguas.
    • Nome do projeto: AS ?MARIAS? DE OS TAMBORES SILENCIOSOS: UMA ANÁLISE DAS VOZES SOCIAIS (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REDEL, Elisângela , GIMENEZ, I. C. S. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido sob a orientação da Prof. Dr. Izabel Gimenez, cujo objetivo é analisar, sob um viés sociológico, o discurso das sete "Marias" de Os Tambores Silênciosos, com base nas concepções de plurilinguismo e plurivocalidade de Mikhail Bakhtin (1992).
    • Nome do projeto: Língua e Cultura Alemã no Ensino Fundamental (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , SCHMIDT, E. .
      Descrição: Projeto de extensão de Língua Alemã destinado à 3ª e 4ª series de escolas municipais da cidade de Marechal Cândido Rondon. As aulas são realizadas nas dependências da Unioeste. O objetivo do projeto é preservar a língua e cultura alemã já cristalizada na cidade, bem como proporcionar aos alunos a oportunidade de aprenderem uma nova língua.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2011 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , Rita Decarli Bottega .
      Descrição: Este subprojeto de Licenciatura em Letras-Português e respectivas Literaturas - campus de Marechal Cândido Rondon, envolve 14 graduandos do curso de Letras-Português e, no período a que se propõe o projeto, serão realizadas diversas atividades na universidade e em duas escolas da cidade, classificadas em três momentos: estudo, organização pedagógica para a área, e presença nas escolas. O foco básico do projeto é a intervenção na formação do graduando voltada para o trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa, pois o contato dos graduandos de Letras com as escolas contribui para o enriquecimento da experiência de iniciação à docência, instrumentalizando o futuro professor para a atuação profissional em diferentes contextos sociais e educacionais.
    • Nome do projeto: Seminários de apoio didático para novos professores de alemão da Região Oeste (2. edição) (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , SCHMITT, E. , MARTINY, Franciele , ARAÚJO, Cristiane , SCHMIDT, Cristiane , WINGERT, Graciele Regina , WINTERKORN, Ruth , GRINGS, Neusa , DEIMLING, Beatriz , KRAMER, Johannes , GUNDT, Miria .
      Descrição: Após uma pesquisa com os/as novos/as professores/as de Língua Alemã em escolas da região do Oeste do Paraná, em sua maioria egressos do Curso de Letras-Português/Alemão, do Campus de Marechal Cândido Rondon, consideramos não só viável, mas de significada importância, que sejam organizados encontros mensais de apoio didático e pedagógico com estes profissionais do ensino para estimular trocas de ideias e experiências entre os participantes e a coordenadora e subcoordenadora deste projeto. Objetiva-se com estes encontros, principalmente a melhoria do desempenho em salas de aulas para o ensino do citado idioma, que vem reassumindo uma posição importante na Rede Estadual de Ensino, principalmente nos CELEMs ? Centros de Línguas Estrangeiras Modernas. Estaremos desenvolvendo, desta maneira, como se lê no Artigo 2., item III das normas e procedimentos para atividades de extensão, "atividades em que a relação escola-professor-aluno-sociedade passe a ser uma relação de intercâmbio, de interação, de influência e de crescimento mútuo, de desafios e complementaridade" (ANEXO I ? RESOLUÇÃO Nº 363/2007-CEPE). Estes encontros serão realizados num sábado à tarde por mês, das 13h30m às 17h00, nas dependências da Unioeste, sala 58, destinada à Língua Alemã e com um bom acervo de materiais didáticos que possam servir de suporte teórico e metodológico. Serão apresentados também novos livros didáticos para que os interessados possam optar por algum deles para a adoção em suas aulas, tendo sido esta uma das dúvidas mais frequentes desses professores, uma vez que o acesso a estes materiais, fora do acervo da Unioeste e dos docentes em particular, é mais restrito, uma vez que as livrarias em que estes estão disponíveis localizam-se nos grandes centros.
    • Nome do projeto: III Mostra de filmes alemães (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , SCHMITT, E. .
      Descrição: Considerando o "Ano Alemanha + Brasil 2013-2014", este projeto propõe a realização de uma Mostra de Filmes Alemães que será realizada, na sala do Tribunal do Júri, Campus de Marechal Cândido Rondon. Têm-se por objetivo a divulgação do cinema alemão e possibilitar ao público acadêmico e à comunidade em geral o acesso a produções fílmicas recentes produzidas na Alemanha, proporcionando aos espectadores uma integração com o cinema alemão, bem como a aquisição de conhecimentos históricos, valores e costumes alemães. A cada quarto sábado do mês, às 19 horas, será apresentado um filme, antecedido por uma breve explanação sobre a sua produção e, quando for o caso, sua contextualização histórica, seguido de um debate entre os interessados. Todos os filmes são renomadas produções recentes do cinema alemão e a maioria não tem circulação no mercado brasileiro. A programação cobre uma diversidade de temas, períodos e estilos cinematográficos. Para atingir um maior público, os filmes escolhidos para a mostra terão legendas em português e serão disponibilizados pela filmoteca do Instituto Goethe de São Paulo. Toda a programação será divulgada na imprensa local, nas redes sociais, nas listas de contatos na Internet e em cartazes em diversos locais do Campus. Espera-se participação de um bom número de espectadores, uma vez que não ocorrem, em nosso município e no meio acadêmico, atividades culturais desta natureza. Deste modo, a divulgação de produções recentes do cinema alemão poderá aproximar a comunidade do espaço universitário.
    • Nome do projeto: Mãos dadas: Ludicidade, Leitura e Escrita na Casa Lar ? 3ª Edição (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , BRUCH, L. , KUNZLER, A. C. B. , SILVA, K. F. , BLATT, L. R. , SCHWARTZBACK, M. , ROSS, V. B. , FRAI, P. H. , MORAIS, M. N. , PEREIRA, J. F. , MARTINY, Franciele , COSTA, G. C. , PINHEIRO, F. , NIEDERMEYER, F. , BATISTA, D. K. T. , JANDREI, Daiana Azevedo , FANTINEL, A. L. , Rita Decarli Bottega , MAZZAROLLO, T. R. .
      Descrição: O Projeto ?Mãos dadas: ludicidade, leitura e escrita na Casa Lar? ? 3ª Edição, desenvolvido por integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GEPEFOP), o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Língua Portuguesa (PIBID) e pela equipe pedagógica do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ),tem como objetivo desenvolver atividades de leitura, escrita e alfabetização com crianças usuárias da Casa Lar da cidade de Marechal Cândido Rondon. Estas atividades visam aprimorar e/ou minimizar as dificuldades pedagógicas apresentadas pelas crianças atendidas. Além disso, o projeto também proporciona contatos das crianças com educadores de diferentes áreas, contribuindo para a socialização dos menores. Os encontros serão realizados aos sábados, das 10h às 12h, conforme disponibilidade das crianças que residem na Casa Lar, em acordo prévio com pais sociais. A cada encontro, serão realizadas oficinas sobre coordenação motora, ludicidade, alfabetização, escrita e leitura, confecção de brinquedos educativos. Para a realização do projeto, semanalmente cada equipe é composta por um professor que coordena as atividades (conforme cronograma) e de alunos da graduação de diferentes cursos e demais integrantes. A equipe estabelece contato previamente, elabora e aplica as atividades, cujo relatório descritivo é elaborado pelo docente coordenador da semana. O relatório é disponibilizado ao grupo todo por meio eletrônico e serve para que todos os integrantes tenham conhecimento do que foi desenvolvido em cada sábado. As atividades são organizadas em um cronograma previamente estabelecido, onde consta a coordenadora do dia e os seus acompanhantes (monitores). A cada período será realizada uma verificação do andamento e progresso das crianças, por meio de reuniões com os monitores e coordenadoras das atividades e do projeto. O projeto teve seu início formal em 2012, com resultados positivos, o que motivou a sua proposição em sua 3ª edição.
    • Nome do projeto: A proposta da redação do vestibular da UNIOESTE: características e critérios de correção (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , Rita Decarli Bottega , FRAI, P. H. , SIPAVICIUS, M. S. , LAUERMANN, G. C. , GEHRING, F. M. .
      Descrição: Desde o ano passado, há duas formas de ingresso nos cursos de Graduação da Unioeste: o SISU e o Vestibular. Enquanto o primeiro utiliza a Prova do Enem realizada no âmbito federal, o segundo se constitui numa avaliação regional. Dada a validade nacional do primeiro, as características das provas do Enem costumam ser contempladas nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Sendo distintas a prova de redação do Enem e a prova de redação do Vestibular da Unioeste é necessário divulgar as características da proposta de redação do Vestibular aos interessados nesta forma de acesso, este é o objetivo do curso de extensão a ser ofertado à comunidade. Esta atividade de extensão consiste na oferta de um curso de curta duração com objetivo de familiarizar os alunos do ensino médio e os professores à proposta de redação do vestibular. Está organizado em três módulos, cada um com carga horária de 04 horas-aula, totalizando 12 horas. A proponente fez parte da Banca de redação, tendo auxiliado na correção de dez edições do Vestibular da instituição, experiência que possibilitou que dominasse todo o processo de correção, capacitando-a a ofertar cursos como o aqui proposto. O primeiro módulo tem por objetivo mostrar ao aluno as características definidoras dos gêneros discursivos que têm sido solicitados nas propostas de redação: a carta do leitor e o artigo de opinião. Para tanto, haverá atividades de leitura, interpretação e discussão de exemplares de cada gênero. O segundo módulo está voltado à análise de redações corrigidas pela banca avaliadora. No terceiro módulo, os alunos tentarão aplicar os critérios de correção em outras redações, a correção deles será, avaliada e comentada, tendo por parâmetro as notas de fato atribuídas `redação. Espera-se que a oferta desse curso possa contribuir para um melhor entendimento da proposta de redação do vestibular da Unioeste e aperfeiçoamento da capacidade de auto-avaliação da própria redação por parte dos inscritos e também possa contribuir para a divulgação dos critérios de correção adotados pela Unioeste aos professores da rede pública de ensino e demais interessados.
    • Nome do projeto: Elaboração de artigos científicos ? normas, procedimentos e orientações práticas (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , LOTTERMANN, C. .
      Descrição: A proposta deste projeto de extensão, intitulado Elaboração de artigos científicos ? normas, procedimentos e orientações práticas, é ensinar aos discentes de Letras conceitos e normas básicos para a elaboração de artigo acadêmico, de acordo com as normas vigentes da ABNT. A oferta do curso justifica-se pela necessidade de o aluno aprender os mecanismos de produção do artigo, uma vez que este é importante para formação profissional e acadêmica do mesmo. Neste sentido, as aulas serão ministradas aos sábados, no período matutino (8h às 12h), no Laboratório de Línguas do Curso de Letras e em sala de aula, sendo que o Curso de Extensão terá a carga horária de 15 horas/aulas presencial mais 5 horas/aula para desenvolver o trabalho final. Dentre as atividades propostas há a apresentação da metodologia de pesquisa para o trabalho científico; a conceituação e características do artigo, sua estrutura; explanação das normas da ABNT, além de orientações práticas para a produção de textos científicos, indicando, para tanto, também bibliográfica teórica atual sobre o assunto. Ao final do curso propõe-se como atividade de avaliação a elaboração de uma análise e interpretação de um artigo científico, que será avaliado pelas respectivas ministrantes.
    • Nome do projeto: O Currículo Lattes na prática: normas, instruções e direcionamentos (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , LOTTERMANN, C. .
      Descrição: Em agosto de 1999, o Conselho Nacional de desenvolvimento científico e tecnológico lançou e padronizou o Currículo Lattes ? cujo nome homenageia o físico Césare Mansueto Giulio Lattes ? como sendo o formulário eletrônico de currículo do MCT, CNPq, Finep e Capes/MEC para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores e de usuários em geral. A ferramenta é amplamente utilizada por universidades, institutos, centros de pesquisa e outros órgãos como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos, tornando-se indispensável, uma vez que funciona como um padrão nacional de registro de atividades acadêmicas, avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas, seleção de pós-graduação, intercâmbio de informações entre pesquisadores, avaliação da pesquisa e pós-graduação brasileiras e, por conseguinte, pré-requisito para a participação da comunidade científica. No entanto, percebe-se, de maneira geral, que a comunidade universitária, apresenta dúvidas e dificuldades no momento de registrar as diversas atividades desenvolvidas no meio acadêmico ? como participação em eventos, publicação de artigos em periódicos e/ou anais, projetos de pesquisa, realização de cursos complementares e atuação profissional, pois na grade curricular do curso o assunto não é abordado em nenhuma disciplina. Assim, a proposta deste Projeto é oferecer orientações teóricas e práticas sobre como se cadastrar na Plataforma Lattes, registrar atividades no currículo e manusear o sistema. Para tanto, as aulas serão ministradas aos sábados, de manhã (8h às 12h), no Laboratório de Línguas do Curso de Letras.
    • Nome do projeto: 40 Clics Poéticos: leitura e releitura da obra de Paulo Leminski (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , Rita Decarli Bottega , FANTINEL, A. L. , BRUCH, L. .
      Descrição: Tendo em vista a temática da Caravana da Poesia (2014), lançada pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná, o objetivo do projeto de ensino é oferecer aos graduandos dos 3º e 4º anos de Letras propostas teórico-metodológicas de ensino de Literatura a partir da poesia contemporânea de Paulo Leminski, tema da Caravana para 2014. Além disso, o projeto busca contribuir com reflexões teóricas e proposições metodológicas sobre o trabalho com a literatura em sala de aula, especialmente do gênero poesia. Além de abordar a obra, biografia e o estilo do poeta poesias concreta, mínima e livre a relação poesia-imagem será trabalhada com fotografias, tendo como referência a obra Quarenta clics em Curitiba (1976). A elaboração do presente projeto justifica-se pela necessidade de formação de professores aptos a ensinar literatura nas escolas e a formação de alunos leitores dos poemas. As atividades foram desenvolvidas com o 3º e 4º anos do Curso de Letras, envolvendo as disciplinas de Prática de Ensino em Língua Portuguesa e Literatura I e II, da profa. Rita Bottega e Francieli Martiny, respectivamente. Projeto Cadastrado na DPEM/DEN/PROGRAD sob o número CR 43269/2014.
    • Nome do projeto: ENTRE A CIÊNCIA, A CRÍTICA E O DRAMA: O IMIGRANTE ALEMÃO EM CANAÃ, UM RIO IMITA O RENO E A FERRO E FOGO (MESTRADO) (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REDEL, Elisângela , FORTES, R. G. F. .
      Descrição: Projeto de pesquisa do Mestrado em Letras, orientado pela prof. Dra. Rita das Graças Felix Fortes. A importância da imigração de grupos de diversas nacionalidades para o Brasil está, dentre outros fatores, em sua contribuição para o processo de mestiçagem, elemento constitutivo fundamental à identidade pluralista do país. A participação de alemães e seus descendentes, como comenta Freyre (2004), constitui-se no fato de que estes não perderam totalmente seus costumes, sua língua e sua cultura, cuja diferença atuou no sentido de enriquecer a heterogeneidade brasileira. Assim, na presente pesquisa, tendo como foco os romances Canaã (s/d), de Graça Aranha, Um rio imita o Reno (1973), de Vianna Moog, e A Ferro e Fogo (1972/1975), de Josué Guimarães, objetiva-se analisar o modo pelo qual tais romances representam o imigrante alemão e sua interação e/ou oposição em relação à cultura brasileira. Sob perspectivas espaciais, históricas e sociais distintas, as obras revelam um gradativo processo de aceitação e reconhecimento da contribuição destes estrangeiros para a formação da sociedade brasileira. A partir das análises realizadas, chega-se à conclusão de que Graça Aranha, Vianna Moog e Josué Guimarães trazem, respectivamente, um viés cientificista, folclórico e dramático sobre a temática, contribuindo para um panorama mais aberto, complexo e profundo sobre a representação do imigrante alemão na literatura brasileira do século XX. A análise dos três romances é fundamentalmente sociológica e encontra em Homi K. Bhabha, Walter Benjamin, Aleida e Jan Assmann, Julia Kristeva, Giralda Seyferth, Stuart Hall, Marie Jeanne Gagnebin, Gaston Bachelard, Sérgio Buarque de Holanda e Zilá Bernd, dentre outros autores, o principal suporte teórico.
    • Nome do projeto: Elaboração de artigos científicos ? normas, procedimentos e orientações práticas II Edição (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , PALLÚ, Nelza Mara , PRASS, Claudiane .
      Descrição: A proposta deste projeto de extensão, intitulado Elaboração de artigos científicos ? normas, procedimentos e orientações práticas (2º edição), é ensinar aos discentes de Letras conceitos e normas básicos para a elaboração de artigo acadêmico, de acordo com as normas vigentes da ABNT. A oferta do curso justifica-se pela necessidade de o aluno aprender os mecanismos de produção do artigo, uma vez que este é importante para formação profissional e acadêmica do mesmo. Neste sentido, as aulas serão ministradas aos sábados, no período matutino (8h às 12h), no Laboratório de Línguas do Curso de Letras e em sala de aula, sendo que o Curso de Extensão terá a carga horária de 24 horas/aulas presenciais para os participantes. Dentre as atividades propostas há a apresentação da metodologia de pesquisa para o trabalho científico; a conceituação e características do artigo, sua estrutura; explanação das normas da ABNT, além de orientações práticas para a produção de textos científicos, indicando, para tanto, também bibliografia teórica atual sobre o assunto. Ao final do curso, propõe-se como atividade de avaliação a elaboração, em dupla, de um esboço de artigo, empregando a estrutura adequada do artigo científico, aporte teórico, ABNT, etc., atividade esta que será desenvolvida pelos alunos durante o mês de junho, e corrigida na sequência, pelas ministrantes do projeto.
    • Nome do projeto: POR DENTRO DAS REDAÇÕES (UNIOESTE E ENEM) (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , Rita Decarli Bottega , FRAI, P. H. , SIPAVICIUS, M. S. , LAUERMANN, G. C. , GEHRING, F. M. , SCHRÖDER, Mirian .
      Descrição: Considerando que, desde 2013, há duas formas de ingresso nos cursos de Graduação da Unioeste: o Sisu (com a utilização da Prova do ENEM realizada no âmbito federal) e o Vestibular (avaliação regional coordenada pela Banca de Redação da Unioeste), e que a prova de redação do Enem e a prova de redação do Vestibular da Unioeste são distintas, tanto em critérios com em procedimentos, tem-se como objetivos realizar um estudo comparativo das propostas de redação do vestibular da Unioeste e do Enem e socializar as exigências de cada prova aos alunos. Para tanto, será oferecido um curso a alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual de Quatro Pontes e, com vistas a acompanhar a influência das aulas ministradas na produção escrita dos alunos envolvidos, será realizado um Diagnóstico (Produção textual inicial) no mês de agosto e o acompanhamento das avaliações dos alunos envolvidos (Resultados das Provas do ENEM e da Unioeste), assim que os resultados das provas forem publicados (UNIOESTE) e informados (apenas os alunos têm acesso ao resultado da prova do ENEM, portanto, deverão repassá-lo a nossa equipe). Esta atividade de extensão envolverá, portanto, a realização de um Diagnóstico, um curso de curta duração (quatro módulos de 03 horas-aula), a coleta e análise de dados dos resultados obtidos pelos alunos envolvidos e a socialização dos resultados.
    • Nome do projeto: Solidariedade, Presenças e Vivências na Casa Lar (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , Rita Decarli Bottega , PINHEIRO, F. , PEREIRA, J. F. .
      Descrição: O Projeto ?Presenças e Vivências na Casa Lar?, desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GEPEFOP), o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Língua Portuguesa (PIBID Letras-Língua Portuguesa) e por integrantes da equipe pedagógica do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ),tem como objetivo desenvolver atividades de socialização, ludicidade, leitura, escrita e consciência matemática com adolescências e crianças usuárias da Casa Lar da cidade de Marechal Cândido Rondon. O projeto proporciona contatos das crianças com educadores de diferentes áreas, contribuindo para a socialização dos menores, troca de experiências e realização de atividades diversas. Os encontros serão realizados quinzenalmente aos sábados, das 10h às 12h, conforme disponibilidade das crianças que residem na Casa Lar, em acordo prévio com as cuidadoras, seguindo cronograma específico de datas. Para a realização do projeto, há a organização de equipes para cada encontro, com a presença de uma docente e dos colaboradores. A equipe realiza contato prévio, elabora e aplica as atividades, cujo relatório descritivo semanal é elaborado pelo docente coordenador daquele encontro. O relatório é disponibilizado ao grupo todo por meio eletrônico para que todos os integrantes tenham conhecimento do que foi desenvolvido em cada sábado. As atividades são organizadas em um cronograma previamente estabelecido, onde consta a coordenadora do dia e os seus colaboradores (monitores). O enfoque principal é propiciar diferentes contatos e experiências profissionais e pessoais, tanto aos integrantes do Projeto, quando às crianças e adolescentes que residem na Casa Lar.
    • Nome do projeto: Proposta e critérios de correção da redação do vestibular da Unioeste: teoria e práxis (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , NEUKIRCHEN, C. B. S. , CATTELAN, J. C. , HECK, D. M. , DAMKE, C. , GIMENEZ, I. , PAGNUSSATTI, V. B. H. , COTTICA, A. M. , SPOHR, C. E. , MAGRO, D. R. M. D. .
      Descrição: A Comissão Permanente de Correção de Redação do Vestibular, do campus de Marechal Cândido Rondon (doravante MCR), ofertará aos docentes de Língua Portuguesa da rede pública de ensino do Estado, lotados em colégios da cidade de MCR e microrregião e pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), o curso ?Proposta e critérios de correção da redação do vestibular da Unioeste: teoria e práxis?. Seu objetivo é oferecer aos participantes minicursos que propiciem a discussão em torno dos critérios de correção da redação, simulações de correções de redações com comparação de escores atribuídos, bem como o aprimoramento teórico do docente. Nesse sentido, serão oferecidos quatro encontros, em caráter de minicursos, que ocorrerão durante o mês de setembro, das 14:00 às 17:15, às sextas-feiras, nas dependências da Unioeste. As inscrições poderão ser feitas de 08 a 22 de agosto, junto ao Colegiado de Letras da Unioeste. O desenvolvimento do curso leva em consideração a Instrução N.º 008/2015, da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Superintendência da Educação (SUED), que prevê a hora-atividade como tempo reservado aos professores em exercício de docência para estudos, podendo ser cumprida fora da instituição de ensino, em atividades autorizadas pela SEED. Neste caso, o projeto conta com o apoio do NRE de Toledo, através da pessoa de Sandra Mara Marcello Nogueira.
    • Nome do projeto: Guten Morgen, Marechal! Curso de Alemão para crianças (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , SCHACH, L. , HORST, T. , SANTOS, M. , DIESEL, G. G. .
      Descrição: O projeto ?Guten Morgen, Marechal? objetiva oferecer ensino gratuito de alemão a crianças já alfabetizadas, de 07 a 10 anos, residentes no município de Marechal Cândido Rondon e região, e que possuem bom desempenho escolar. Para tanto, serão oferecidas, no total, 30 vagas, sendo 15 vagas para cada uma das turmas, A e B. A turma A funcionará às terças e sextas, no período da manhã, e a turma B funcionará também às terças e sextas, no período da tarde. Cada turma terá 4 horas/aula semanais: turma A, das 8:00 às 9:45; Turma B, das 13:30 às 15:15. A oferta do projeto justifica-se, em primeiro lugar, pelo fato de Marechal Cândido Rondon ser um município cuja população, em sua grande maioria, é descendente de alemães ? dado o processo de colonização da localidade ? o que implica tentativas de manutenção do alemão enquanto herança linguística e cultural local, mas, também, enquanto língua internacional que potencializa as oportunidades de trabalho e de estudo, no futuro. A relevância do projeto justifica-se, também, claramente, pela abertura de campo de estágio, trabalho, pesquisa e extensão aos discentes do curso de Letras/Alemão da Unioeste. O presente projeto conta com a colaboração de três discentes do curso de Letras/Alemão da Unioeste, que ministrarão as aulas, sob minha coordenação.
    • Nome do projeto: Escrita científica: normas, procedimentos e orientações práticas (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , MARTINY, Franciele , Rita Decarli Bottega , SIPAVICIUS, M. S. , SCHRÖDER, Mirian .
      Descrição: O projeto intitulado ?Escrita científica: normas, procedimentos e orientações práticas? objetiva apresentar e ensinar os discentes ? prioritariamente àqueles matriculados em cursos de licenciaturas do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Marechal Cândido Rondon e, havendo disponibilidade de vagas, também aos demais centros e à comunidade externa ? conceitos e normas básicas para a elaboração de artigo acadêmico. Para tanto, serão focalizados, durante os oito módulos do Curso, exemplos (de estruturas) de artigos científicos e sua linguagem acadêmica, as normas vigentes da ABNT, coesão e coerência textual e o novo acordo ortográfico. A oferta do curso justifica-se, por um lado, pela necessidade de os discentes das diferentes áreas familiarizarem-se com os mecanismos de produção do artigo, uma vez que este é importante para a formação profissional e acadêmica dos mesmos e, por outro lado, e, também, porque existe grande demanda dos graduandos de outros cursos de licenciatura, afora o de Letras, por atividades como esta. O projeto será realizado em 08 módulos, que ocorrerão quinzenalmente, no período vespertino (14:00 às 17:15 horas), no Laboratório de Informática e/ou em sala de aula, com carga horária total de 32 horas/aulas para os participantes. A inscrição deverá ser feita, presencialmente, no Colegiado de Letras, de 18 a 26 de abril. O Projeto tem apoio do LABEL ? Laboratório de Ensino de Línguas.
    • Nome do projeto: LITERATURA E REDAÇÃO para o vestibular da Unioeste: elementos para a Prática de Estágio Supervisionado no Curso de Letras (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , Rita Decarli Bottega , SCHRÖDER, Mirian , NEUKIRCHEN, C. B. S. , HECK, D. M. , DIAS, E. M. .
      Descrição: Objetiva-se com este projeto contribuir com as disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II, ministradas nos 3º e 4º anos do curso de Letras ? Português/Alemão/Espanhol/Inglês, no câmpus de Marechal Cândido Rondon, no que tange à análise de obras literárias contempladas pelo vestibular da Unioeste para os anos de 2018, 2019 e 2020, bem como oportunizar a discussão a respeito dos critérios de correção da redação do vestibular da Unioeste. Considerando que, recorrentemente, solicita-se aos estagiários que ministrem atividades de estágio com conteúdos relacionados ao vestibular, e atentando para o fato de que neste início de ano letivo ocorreu nova seleção de obras que passarão a compor o conteúdo programático do vestibular da Unioeste pelo próximo triênio, torna-se fundamental oportunizar aos acadêmicos a aproximação com esses conteúdos, o que contribuirá significativamente tanto para o momento específico de prática de estágio quanto para sua formação docente, aprimorando o conhecimento teórico do discentes. Serão oferecidos quatro encontros, em caráter de minicursos, que ocorrerão durante os meses de maio e junho, nas dependências da Unioeste.
    • Nome do projeto: CineLetras Unioeste (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , NEUKIRCHEN, C. B. S. , HECK, D. M. , DIAS, E. M. , BONFIM, L. , VESCOVI, J. P. , ANDRADE, G. I. F. .
      Descrição: Considerando as relações entre arte e sociedade, o cinema ocupa um papel de destaque na abordagem de assuntos de interesse tanto para a comunidade acadêmica como para o público externo a ela. Neste sentido, este projeto propõe a realização de uma mostra de filmes que ocorrerá no último sábado de cada mês, com início às 19 horas, na sala do Tribunal do Júri, Campus de Marechal Cândido Rondon. As exibições serão antecedidas por uma breve explanação sobre a produção e o contexto dos filmes escolhidos. Dessa maneira, estão previstos 07 (sete) encontros. Cada sessão, bem como o debate com o público que a ela se seguirá, será conduzida por um professor mediador. A programação abrange uma diversidade de temas, períodos e estilos cinematográficos. Para atingir um maior público, os filmes escolhidos para a mostra terão legendas em português. A programação terá ampla divulgação na imprensa local, nas redes sociais, nas listas de contatos na Internet e em cartazes em diversos locais do Campus. Com isso, espera-se a participação de um bom número de espectadores, uma vez que, salvo os demais projetos de extensão envolvendo cinema promovidos, eventualmente, por outros cursos deste campus, não ocorrem, em nosso município, atividades culturais desta natureza. Nota-se, portanto, a necessidade de fomentar atividades que promovam um diálogo entre a universidade e seus ambientes externos, favorecendo a integração ensino-pesquisa-extensão.
    • Nome do projeto: LITERATURA EM DEBATE: ensino, leitura e formação (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , HECK, D. M. , DIAS, E. M. , BONFIM, L. .
      Descrição: Considerando que na atual grade do curso de Letras a carga horária para o ensino de Literaturas de Línguas Estrangeiras é de apenas uma disciplina de 68h, em um curso de quatro anos, e que a carga horária para o ensino de Literatura Brasileira, de Expressão Portuguesa e Infanto-Juvenil também é reduzida (duas disciplinas de Literatura Brasileira, uma de Expressão Portuguesa e uma de Infanto-Juvenil) e levando em consideração que os alunos dispõem de um tempo muito curto em sala para estudar o vasto campo das Literaturas, bem como dos aspectos históricos e das demais expressões artísticas oriundas das referidas línguas, julga-se necessário complementar essa pequena carga horária com projetos que possibilitem aos alunos aprimorar seus conhecimentos sobre as disciplinas de Literatura que contemplam a atual grade do curso de Letras. Além disso, o projeto também proporciona o contato dos alunos com outras artes, que estão intimamente relacionadas com o tema, como a pintura, a música, o cinema, o teatro, etc. O Projeto de Extensão tem como objetivo principal complementar o ensino e o conhecimento, principalmente dos alunos do curso de Letras, sobre todos os conteúdos integrados ao universo literário. O projeto também está aberto a todos os alunos do CCHEL. Os encontros serão realizados mensalmente, às sextas-feiras, das 13:30h às 17:30h, no Laboratório de Ensino de Literaturas. As atividades serão desenvolvidas em módulos. Para cada módulo serão abertas inscrições separadas. As mesmas poderão ser feitas no Colegiado do Curso de Letras, com a secretária. Desse modo, o aluno poderá escolher participar dos que sejam de seu maior interesse. Ao final, cada aluno receberá uma certificação com o cômputo total das horas de participação no projeto.
    • Nome do projeto: Sprechen Sie Deutsch? Curso de Alemão para a comunidade (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , ARAÚJO, Cristiane , SCHACH, L. .
      Descrição: Vinculado ao Programa de Línguas ? PROL, do campus de Marechal Cândido Rondon (MCR) e com o apoio do Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras ? LABEL, o Projeto tem como objetivo oferecer atividades permanentes de ensino de língua e cultura alemã para acadêmicos da Unioeste e para a comunidade externa em geral. Com o amparo de pressupostos teóricos de Leffa (2008; 2007), Almeida Filho (2013; 2015), Moura et al (2014) e Bohunovsky (2011) e atendendo ao público adulto, a iniciativa se justifica, principalmente, pelos seguintes aspectos: a) contexto sociocultural de MCR, município cuja população, em sua maioria, descende de imigrantes alemães, o que implica tentativas de valorização e manutenção dessa herança (pluri)linguística e cultural; b) abertura de campo de estágio, trabalho, pesquisa e extensão aos discentes do curso de Letras/Alemão da Unioeste, contribuindo para sua formação de qualidade; c) incentivo à produção, propagação e socialização do conhecimento em Línguas Estrangeiras (Língua Alemã), de modo a diminuir as barreiras entre Universidade e comunidade, atender as demandas comunicativas (nacionais e internacionais) da comunidade interna e externa e potencializar as oportunidades de mercado de trabalho e de estudo (no Brasil e no exterior).
    • Nome do projeto: LABELE- Laboratório de ensino de leitura e escrita acadêmica (2017 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , Rita Decarli Bottega , SIPAVICIUS, M. S. , SCHRÖDER, Mirian .
      Descrição: O LABELE- Laboratório de ensino de leitura e escrita acadêmica visa á formação complementar de discentes do curso de Graduação em Letras- Português/Alemão/Espanhol/Inglês interessados nas temáticas: leitura, produção e gêneros acadêmicos. Considerando a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, a área de Linguística Aplicada e seu vínculo com o LABEL- Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa e de Lingua Estrangeira, este projeto desenvolverá pesquisa bibliográfica sobre as temáticas elencadas; elaboração e apalicação de oficinas a acadêmcios oriundos dos cursos de graduação e pós- graduação da UNIOESTE ; confecções de material didático; avaliação e intervenção sobre a prática pedagógica . Vivenciando na prática a indissociabilidade apontado anteriormente, os discentes/bolsistas envolvidos serão estimulados a: estabelecer contato com a prática pedagógica; desenvolver o entendimento sobre a cultura acadêmica; manter contato com pesquisadores da área; estudar teorias sobre temáticas delimitadas; trabalhar em equipe; desenvolver autonomia e elaborar material didático pertinente. No primeiro semestre, serão aplicadas as oficinas e empregados os materiais; no terceiro semestre, serão avaliadas as atividades desenvolvidas e replajedas conforme os resultados e, no último semestre, serão reofertados materiais e oficinas, bem com será elaborado artigo acadêmico em que se reflita sobre o desenvolvimento do projeto.
    • Nome do projeto: ?What?s up?? ? ensino de língua inglesa (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: Vinculado ao CELING (Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon), do campus de Marechal Cândido Rondon (MCR) o projeto ?What?s up?? tem como objetivo oferecer aulas de língua inglesa para a comunidade interna e externa à UNIOESTE. Busca-se por meio do projeto de Extensão ?What?s up??: 1)proporcionar experiência de prática docente aos alunos de licenciatura em Letras- Inglês; 2) atender a uma possível demanda por curso de inglês da comunidade universitária e comunidade externa em geral; 3) colaborar com a área de ensino em questão por meio da elaboração de uma apostila com materiais de apoio- desenvolvidos no decorrer do curso. Com foco no ensino reflexivo e comunicativo, objetiva-se contribuir na formação de cidadãos autônomos e críticos, bem como aproximar a comunidade externa da Universidade que passa, assim, a exercer seu papel de agente transformador da sociedade. Com a oferta desse curso considera-se a destacada relevância do contato com diferentes culturas que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira. Além desse aspecto, destaca-se a promoção do pensamento crítico resultante da prática pedagógica refletida criticamente (Moita Lopes, 2006; Freire, 1996). Somando-se à tais fatores, busca-se promover a interculturalidade (Kramsch, 2000) resultante do processo comunicativo que deseja-se propor nas aulas dadas ao longo dos cursos.
    • Nome do projeto: Exames de proficiência em Línguas Estrangeiras Modernas (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo ofertar avaliação de proficiência em leitura de línguas estrangeiras voltada para fins acadêmicos. Nesse sentido, serão considerados os conteúdos de cada área de pesquisa dos programas de pós-graduação envolvidos. Para a elaboração dos exames, tomaremos por base as teorias de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para fins específicos como também noções acerca de letramento acadêmico. Conceitos relativos à avaliação voltados para contextos específicos constituirão o referencial teórico a fim de estabelecer noções e critérios confiáveis, tanto para candidatos quanto para os próprios elaboradores, que validem os exames. A prova terá duração de três (03) horas e poderá abarcar entre 05 e 10 questões. A nota exigida para aprovação é o conceito 7. Os exames serão ofertados uma ou duas vezes ao ano, uma em cada semestre conforme a demanda dos cursos de pós-graduação e também conforme editais lançados pelo programa CELing. A princípio, será ofertado o exame de língua inglesa, abrindo-se a possibilidade de incluir outras línguas estrangeiras, tais como o alemão e o espanhol, uma vez que o CELing oferta tais cursos e que há profissionais competentes dessas áreas no CELing. Com a implementação do projeto, busca-se estreitar a relação entre pesquisa - ensino - e extensão nas práticas acadêmicas dos docentes e discente envolvidos nesta prestação de serviço, bem como colaborar para o desenvolvimento dos programas de mestrado e doutorado da UNIOESTE- campus de Marechal Cândido Rondon.
    • Nome do projeto: Kinder lernen Deutsch: projeto piloto de alemão para crianças no Oeste do Paraná (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: Vinculado ao CeLing ? Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon e visando suprir a falta de campo de estágio para os acadêmicos do curso de Letras/Alemão do campus de MCR, a presente atividade tem como objetivo ofertar ensino de língua alemã a crianças de 08 a 10 anos de idade de MCR e região. A proposição do projeto está conformidade com as Resoluções nº 184/2017-CEPE e nº 156/2016-CEPE e justifica-se, principalmente, pelo fato de o CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas), com funcionamento de uma turma no Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, ser o único estabelecimento de ensino em MCR onde são ofertadas aulas de alemão. Conforme consta no Projeto Pedagógico do curso (Resolução Nº 210/2016-CEPE), a Prática de Ensino de línguas estrangeiras, foi ampliada para duas disciplinas, sendo uma no 3º (terceiro) e outra no 4º (quarto) ano). Assim, no presente ano, há duas turmas que necessitam de estabelecimentos de ensino de alemão para realizarem o estágio e tornou-se inviável ao CELEM receber os estagiários de língua alemã do 3º e 4º anos, que juntos totalizam 12 acadêmicos. Em vista disso e mediante o presente projeto de extensão, as aulas de alemão para o público infantil serão ministradas de forma presencial, no campus da Unioeste, duas (02) vezes por semana, segundas e quartas-feiras, no turno vespertino, tendo a duração de duas horas-aula cada encontro. Será ofertada uma turma de até 15 vagas. Desta forma, o projeto mostra-se pertinente porque não só atende a comunidade regional com aulas de alemão, mas também supre as necessidades imediatas do curso de Letras/Alemão quanto a campo de estágio.
    • Nome do projeto: Projeto de apoio didático e curricular para acadêmicos de Língua Alemã II do Curso de Letras (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela .
      Descrição: Em 2018, no Curso de Letras/Alemão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon (MCR), a efetivação da contratação do professor que assumiu a disciplina de Língua Alemã I teve atraso de três meses, aproximadamente. Essa situação trouxe a necessidade de replanejamento dos conteúdos programáticos, bem como o encurtamento do tempo destinado para trabalhá-los com os acadêmicos. Em vista disso, verificou-se que os acadêmicos, que atualmente cursam a disciplina de Língua Alemã II, apresentam lacunas que precisam ser verificadas e solucionadas antes de dar sequência ao conteúdo da referida disciplina que frequentam. Neste sentido, este projeto propõe a realização de oficinas de apoio curricular e didático aos graduandos de Língua Alemã II. As oficinas serão ministradas pelos monitores da disciplina, bem como por outros acadêmicos do Curso de Letras/Alemão, sob orientação da docente. Os encontros serão quinzenais, de quatro horas-aula cada um e ocorrerão no LABEL (sala 90). Essa iniciativa fomenta atividades que promovem o diálogo entre os acadêmicos do curso de Letras/Alemão, bem como contribui para a formação docente de qualidade e incentiva a permanência dos acadêmicos na universidade.
    • Nome do projeto: Hablas Español? - Ensino de Língua Espanhola (2019 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , HECK, D. M. .
      Descrição: Vinculado ao CELing (Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon), do câmpus de Marechal Cândido Rondon (MCR), o projeto ?gHablas espahiol? - Ensino de Lingua Espanhola? tem como objetivo oferecer aulas de língua espanhola para a comunidade interna e externa à Uni clio e se justifica a) pela questão geográfica de fronteira, b) pela oportunidade que os alunos dê Letras Português/Espanhol têm de realizar um curso que propície ao acadêmico noções sobre a língua, aprimorando e/ou fortalecendo seus conhecimentos com o que é proposto na grade do curso de Letras, c) pela abertura de campo de estágio, trabalho, pesquisa e extensão aos discentes do curso de Letras/Espanhol da Unioeste e pelo c) incentivo à produção, propagação e socialização do conhecimento em Linguas Estrangeiras, de modo a diminuir as barreiras entre Universidade e comunidade, atender as demandas comunicativas (nacionais e internacionais) da comunidade interna e externa e potencializar as oportunidades de mercado de trabalho e de estudo (no Brasil e no exterior). Número do Projeto: 57097/2019
    • Nome do projeto: ?Bonjour! ? Ensino de Língua Francesa? (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: Vinculado ao CELing (Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon), do campus de Marechal Cândido Rondon (MCR), o projeto ?Bonjour! - Ensino de Língua Francesa? tem como objetivo oferecer aulas de francês para a comunidade interna e externa à Unioeste. Buscando atender uma possível demanda da comunidade interna voltada para fins acadêmicos, bem como oportunizar à comunidade externa tanto o acesso à língua francesa, quanto às questões culturais que a permeiam, o presente projeto vem a enriquecer o rol de línguas oferecidas no Centro de Línguas (CELing) de Marechal Cândido Rondon. Nesse sentido esse projeto busca ainda potencializar as oportunidades de mercado de trabalho e de estudo (no Brasil e no exterior). Quanto aos aspectos metodológicos do curso, estes mantêm-se em conformidade com os outros cursos que já integram o CeLing (língua alemã, língua espanhola e língua inglesa). Ou seja, em termos gerais, as aulas são ministradas de forma presencial, no campus da Unioeste, uma (01) vez por semana, com duração de duras horas-aula cada encontro. As turmas são organizadas de acordo com os níveis do Quadro Comum Europeu e todos os procedimentos de inscrição, divulgação e emissão de certificação ficam a encargo da secretaria do Celing.
    • Nome do projeto: "Deutsch, warum nicht?" - ensino de língua alemã (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , HECK, D. M. .
      Descrição: Vinculado ao CELing (Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon), do campus de Marechal Cândido Rondon (MCR) e com o apoio do Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras ? LABEL, o projeto ?Deutsch, warum nicht?? (Alemão, por que não?) tem como objetivo oferecer aulas de língua alemã para a comunidade interna e externa à Unioeste. Com o amparo de pressupostos teóricos de Leffa (2008; 2007), Almeida Filho (2013; 2015), Moura et al (2014) e Bohunovsky (2011), a iniciativa se justifica a) pelo contexto sociocultural de MCR; b) pela abertura de campo de estágio, trabalho, pesquisa e extensão aos discentes do curso de Letras/Alemão da Unioeste; c) pelo incentivo à produção, propagação e socialização do conhecimento em Línguas Estrangeiras (Lingua Alemã) e d) por diminuir as barreiras entre Universidade e comunidade, de modo a atender as demandas comunicativas (nacionais e internacionais) da comunidade interna e externa e potencializar as oportunidades de mercado de trabalho e de estudo (no Brasil e no exterior). Número do Projeto: 57101/2019 *No segundo semestre de 2020, por causa da pandemia, as aulas passaram a ser realizadas na modalidade online.
    • Nome do projeto: Parli italiano? ? ensino de língua italiana (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: Vinculado ao CELing (Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon), do campus de Marechal Cândido Rondon (MCR) e com o apoio do Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras ? LABEL, o projeto ?Parli italiano?? (Fala italiano?) tem como objetivo oferecer aulas de língua italiana para a comunidade interna e externa à Unioeste. A integração de mais este idioma ao CeLing justifica-se pelo reconhecimento e valorização da pluralidade linguística, pelo contexto histórico-cultural do Oeste do Paraná, também colonizado por milhares de imigrantes italianos, e pela abertura de campo de trabalho para os acadêmicos do curso de Letras/Italiano do campus da Unioeste de Cascavel. Além disso, assim como os demais cursos que já estão em funcionamento no CeLing, alemão, francês, espanhol e inglês, a língua italiana vem a somar para a consolidação das ações do Centro e potencializar a produção e democratização do conhecimento em Línguas Estrangeiras, atendendo, dessa forma, às demandas (nacionais e internacionais) da comunidade interna e externa.
    • Nome do projeto: Kinder lernen Deutsch: ensino de alemão para crianças no Oeste do Paraná (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: Vinculado ao CeLing ? Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon e visando suprir a falta de campo de estágio para os acadêmicos do curso de Letras/Alemão do campus de MCR, a presente atividade tem como objetivo ofertar ensino de língua alemã ao público infanto-juvenil (08 a 14 anos de idade) de MCR e região. A proposição do projeto está em conformidade com as Resoluções nº 184/2017-CEPE e nº 156/2016-CEPE e justifica-se, principalmente, pelo fato de o CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas), com funcionamento de uma turma no Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, ser o único estabelecimento de ensino em MCR onde são ofertadas aulas de alemão. Conforme consta no Projeto Pedagógico do curso (Resolução Nº 210/2016-CEPE), a Prática de Ensino de línguas estrangeiras foi desdobrada em duas disciplinas, sendo uma no 3º (terceiro) e outra no 4º (quarto) ano. Assim, a cada ano há duas turmas que necessitam de estabelecimentos de ensino de alemão para realizarem o estágio, tornando inviável ao CELEM receber todos os estagiários de língua alemã do 3º e 4º anos. Em vista disso e levando em consideração o sucesso do projeto Kinder lernen Deutsch: projeto piloto de alemão para crianças no Oeste do Paraná, já em fase de finalização e realizado na modalidade extensão (de 24/05/2019 a 06/12/2019), a presente proposta, dada a não disponibilidade de recursos da prefeitura local para manter o curso de forma gratuito para as crianças, é oferecer aulas de alemão a um maior público infanto-juvenil, de forma presencial, no campus da Unioeste, seguindo os mesmos encaminhamentos do CeLing para os demais cursos de idiomas. Desta forma, o projeto mostra-se pertinente porque não só atende a comunidade regional com aulas de alemão, mas também supre as necessidades imediatas do curso de Letras/Alemão quanto a campo de estágio e de trabalho, valorizando e incentivando a pluralidade linguística.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira no contexto brasileiro: formação de professores (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , PAPP, M. G. , AMATO, L. J. D. .
      Descrição: Vinculado ao Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon ? CeLing, o projeto visa oferecer oficinas voltadas à área do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, mais especificamente ao idioma alemão. A atividade extensionista destina-se a todos os profissionais que já atuam ou pretendem ingressar nesse campo de trabalho, como estudantes do Curso de Letras/Alemão da Unioeste, docentes do CeLing, do Celem, alunos e tutores do Programa Idioma sem Fronteiras ?Alemão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e de demais estabelecimentos ou programas de ensino públicos ou privados que ofereçam o ensino desse idioma. Para tanto, parte-se do âmbito do convênio (Extrato nº 024/2018) que o Curso de Letras/Alemão estabeleceu com a UNILA desde 2018 para o desenvolvimento de formação permanente de professores de alemão na região Oeste do Paraná. A UNILA conseguiu implementar o Programa IsF- Alemão, o qual permite a vinda de professores visitantes colaboradores da Alemanha para auxiliarem nesse trabalho de formação docente e fortalecimento da área. Desta forma, serão desenvolvidas oficinas quinzenais ou mensais tanto no campus da Unila quanto no campus de Marechal Cândido Rondon, alinhadas aos interesses e necessidades atuais dos participantes.
    • Nome do projeto: CeLing - Centro de Línguas de Marechal Cândido Rondon (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. .
      Descrição: Busca-se por meio do projeto de Extensão ?Centro de línguas (CELing)?: 1) ) atender a uma demanda por cursos de idiomas da comunidade interna e externa; 2) contribuir com a área de ensino de línguas por meio da elaboração de materiais bem como com o curso de Letras- Marechal Cândido Rondon ao proporcionar experiência de prática docente aos alunos de licenciatura em Letras. Com foco no ensino intercultural, objetiva-se contribuir na formação de cidadãos autônomos e críticos, um dos grandes desafios da educação atualmente. Busca-se ainda aproximar a comunidade externa da Universidade a qual passa também a exercer seu papel de agente transformador da sociedade. Com a oferta desse programa considera-se a destacada relevância de ambos: do contato com diferentes culturas que permeiam a aprendizagem de uma língua estrangeira, como também do pensamento crítico resultante da prática pedagógica refletida criticamente.
    • Nome do projeto: KINO - Cinema de Expressão Alemã: debatendo culturas (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: REDEL, Elisângela , GUNDT, Miria , KRAMER, M. F. , HENNECKE, B. , KRAMER, J. , WALKER, A. .
      Descrição: A proposta deste projeto de ensino é oferecer encontros voltados à socialização e discussão de aspectos histórico-culturais alemães por meio de filmes e/ou séries, focalizando temáticas que transitam pelos eixos da trans/interculturalidade, da memória cultural, da pluralidade cultural, entre outros. Assim, serão selecionados filmes que abranjam questões como holocausto, autoritarismo, pós-guerra, migrações, nazismo, pensadores alemães (filósofos, literatos e artistas) e sua representatividade, identidade cultural, entre outros. Também outros materiais (como contos, excertos teóricos e/ou músicas) poderão ser integrados às discussões para fins de complementação. Assim, um dos objetivos do projeto é oferecer encontros virtuais a discentes e docentes dos cursos de Letras e História (e demais interessados) da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, para discussão e reflexão de temas relevantes relacionados à cultura alemã a partir de filmes e séries. Além disso, também integra a proposta do projeto incentivar a promoção da competência intercultural dos participantes, no sentido de compreenderem que as culturas são discursos cambiantes, híbridos e complexos, o que exige maior sensibilidade, compreensão e negociação entre o ?Eu? e o ?Outro. Por fim, o projeto também intencionada fortalecer as ações de apoio e o diálogo com os estudantes da Unioeste em vista da pandemia que afeta, atualmente, todos os âmbitos das sociedades.
    • Nome do projeto: Ensino de Português para imigrantes em Marechal Cândido Rondon (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , CONSTANTY, V. P. C. , OLIVEIRA, A. M. , NEVES, F. , CONRADI, C. .
      Descrição: Vinculado ao Centro de Línguas, o presente projeto considera a função social das instituições de ensino para a formação de um saber crítico. Dentro dessa perspectiva, considera ainda a necessidade de viabilizar cursos de que apoiem grupos e classes sociais que, muitas vezes, encontram-se à margem da sociedade. O projeto busca promover cursos de língua portuguesa para imigrantes e abarca a necessidade desse grupo de aprender o português a fim de que os mesmos possam ter um bom desempenho no trabalho, em suas relações e interações sociais e na busca de empregos. A perspectiva teórica que embasa o projeto envolve uma perspectiva crítica (Freire, 1996) e indisciplinar (Lopes, 2000,2006; Pennycook, 1994) e intercultural (Kramsch, 2011). Em uma última instância, busca-se promover políticas linguísticas que se voltem para a integração dos imigrantes que aqui vivem.
    • Nome do projeto: Deutsch & Kino - aprendendo alemão com séries e filmes (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REDEL, Elisângela , PAPP, M. G. .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo oferecer encontros voltados à socialização e discussão de aspectos linguísticos e culturais alemães por meio de filmes e séries, focalizando temáticas que transitam pelos eixos da trans/interculturalidade, da memória cultural, da pluralidade cultural, entre outros. Assim, serão selecionados filmes e séries alemães, a partir dos quais serão elaboradas quatro sequências didáticas que abranjam de forma articulada questões linguísticas (por exemplo, aspectos fonológicos e morfológicos da língua alemã) e socioculturais, focalizando práticas de letramento (visual, digital, linguístico, crítico, etc.). As oficinas serão realizadas semanalmente, na modalidade on-line (via Teams). As inscrições serão realizadas diretamente pelo e-mail da coordenação do projeto e serão aceitas até 30 inscrições (sendo 05 o número mínimo de participantes). O cronograma das atividades e definição dos filmes e séries a serem trabalhados nas oficinas serão disponibilizados antecipadamente durante a divulgação do projeto.
    • Nome do projeto: PROL ? Programa de Línguas do Campus de Marechal Cândido Rondon (2016 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: REDEL, Elisângela , PALLÚ, Nelza Mara , NEUKIRCHEN, C. B. S. , VIEIRA, D. S. .
      Descrição: O Programa de Línguas ? PROL - do campus de Marechal Cândido Rondon, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, se caracteriza como um espaço de abertura para a pluralidade linguística e cultural no ambiente acadêmico, viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. O PROL tem por finalidade o desenvolvimento de atividades permanentes de Ensino, Pesquisa e Extensão articuladas para a produção e democratização de conhecimentos em línguas estrangeiras, visando o atendimento das necessidades comunicativas advindas da comunidade interna e externa. Mediante uma relação interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento, o PROL possibilitará o enriquecimento das habilidades comunicativas aos envolvidos, através de ações de extensão de diversas modalidades, envolvendo a oferta de cursos, atividades culturais, literárias, artísticas e históricas das Línguas Estrangeiras. Sob um embasamento teórico pluridimensional informado por: abordagens sócio discursivas para o ensino de línguas (BAKHTIN, 2003; FOUCAULT,1996; KRAMSCH, 1996; KUMARAVADIVELU, 2001); concepções do multiculturalismo crítico (FREIRE, 1987, 1992, 1996; MACLAREN, 2000); estudos culturais (BHABHA, 1994,2003; GEERTZ, 1989; HALL, 2011; SILVA, 2011) entre outras, as ações propostas pelo PROL almejam consolidar os trabalhos para a promoção da interconectividade social e o desenvolvimento do letramento crítico1 (FREIRE, 2005) dos sujeitos envolvidos nas ações desenvolvidas pelo PROL.
    • Nome do projeto: ?No céu também não havia salvação?: mitos indígenas na trilogia sul-americana Amazonas, de Alfred Döblin, e sua função estética (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REDEL, Elisângela , GALLE, H. .
      Descrição: A proposta do trabalho é analisar a integração e a construção de narrativas míticas indígenas na trilogia sul-americana Amazonas, obra alemã do século XX de Alfred Döblin. Trata-se de um romance ainda pouco conhecido no Brasil, escrito entre os anos de 1935 e 1937, quando o autor esteve exilado em Paris. Naquele período, o médico e intelectual Döblin teve acesso, na Biblioteca Nacional da capital francesa, a obras etnológicas da mitologia indígena latino-americana. O nosso interesse volta-se centralmente ao estudo de como essas narrativas míticas indígenas são incorporadas na trilogia, como nela são desenvolvidas e que significações suscitam. Partindo deste viés específico, consideramos que o autor opera, sobretudo, de duas maneiras: a primeira é a incorporação de certos mitos na representação ficcional da vida dos indígenas e da forma como os mitos funcionam nessas sociedades; a segunda é a adaptação de mitos na construção da trama ficcional. Ou seja, o leitor possui uma participação dupla na narrativa mítica: como observador no nível da realidade ficcional e como receptor no nível da narrativa romanesca. Para compreender esta questão, valer-nos-emos da perspectiva que Jan Assmann (1999; 1992) traz sobre o mito, especialmente das noções de mitomotricidade fundacional e mitomotricidade contrapresente. Quanto à organização do trabalho, dividimo-o em 5 capítulos. Os três primeiros discutem os caminhos já percorridos pela crítica, o delineamento da proposta de trabalho e os pressupostos teóricos norteadores da pesquisa. O quarto capítulo realiza uma análise da integração dos mitos indígenas no primeiro livro do romance A terra sem morte (?Amazonas?), com algumas partes do segundo e do terceiro livro desse romance (?O reino de Cundinamarca?, ?Las Casas e Sukuruja?) e, da parte final da trilogia, os últimos capítulos do romance A nova selva (?No Amazonas?, ?O Grande Pai e o Tigre azul?). A conclusão resume os resultados alcançados, constatando que a mitologia indígena é introduzida no romance de maneira complexa e atua como elemento estético que busca reconfigurar a posição do homem na natureza. O mito, da forma como é utilizado na trilogia, tem efeito ?contrapresente? sobre os leitores e induz a uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento da civilização humana e do seu poder destrutivo, sobretudo na primeira metade do século XX.
    • REDEL, Elisângela ; HECK, D. M. . ENSINO DE LÍNGUAS, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: Caminhos e desafios da contemporaneidade.. 2018 - Simpósio (20ª jornada de estudos linguísticos e literários jell)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português/Alemão
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 8
    • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Auxiliar de Professor
    • Universidade Estadual do Oeste do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Secretaria de Estado da Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professor temporário
    • Revista Trama (UNIOESTE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Realização de três pareceres.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2019 ).
        Outras informações: Doutoranda / pesquisadora
    • Revista de Literatura, História e Memória:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Travessias (UNIOESTE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).