Não autenticado |

Carolina Sieja Bertin

    • Carolina Sieja Bertin é doutora em literatura do Holocausto contemporânea pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários do Inglês pelo Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (DLM/USP), com parte dos estudos na Universidade de Harvard, no departamento de Estudos Judaicos. Mestre em 2013 por esse mesmo programa com a pesquisa "Sob a sobra de um xale: um estudo sobre a estética de The Shawl, de Cynthia Ozick na área de literatura norte-americana. Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês (bacharelado) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) no ano de 2010 e licenciada pela Faculdade de Educação (FEUSP) no ano de 2011. Realizou pesquisa de Iniciação Científica financiada por dois anos consecutivos pela FAPESP, no período de 2007 a 2009, orientados pela Prof.ª Dra. Laura P. Z. Izarra.

       

      Links:    

    • BERTIN, C. S. . Sob a Sobra de um Xale. : , 2014 . p. ISBN: 9783639613988.
    • BERTIN, C. S. . Chaos and order in memory - the aesthetic of the fragment of trauma INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE) , v. 02 , p. 49 - 57 , 2019. ISSN: 22210989.
    • SIEJA BERTIN, CAROLINA . Imaginar o inimaginável: o testemunho reinventado pelas fotografias em Maus, de Art Spiegelman Arquivo Maaravi , v. 13 , p. 3 - , 2019. ISSN: 19823053.
    • BERTIN, Carolina Sieja . A história sangra as diferentes perspectivas históricas em maus (art spiegelman) e a ditadura em quadrinhos (Colombo, Ferraz e Galhardo). Literatura, linguagem e ensino: novos olhares, outros caminhos, v. , p. 230 - 244, 2019.
    • BERTIN, C. S. . A Ética do Desejo na Psicanálise com Crianças . Centro de Estudos Psicanalíticos , São Paulo , 01 ago. 2013.
    • BERTIN, C. S. . Os símbolos e as imagens na literatura judaica de The Shawl, de Cynthia Ozick . Arquivo Maaravi , Minas Gerais , 01 mai. 2013.
    • BERTIN, C. S. . A representação do trauma na narrativa . Revista Percurso , São Paulo , 01 abr. 2011.
    • BERTIN, C. S. . Resenha de "O Xale", de Cynthia Ozick . Revista Blecaute - uma revista de literatura e artes , Paraíba , 01 mai. 2012.
    • BERTIN, C. S. . "De onde viemos? Para onde vamos?" - a escrita do sujeito e sua experiência fragmentada . Revista de Psicanálise - Centro de Estudos Psicanalíticos , , 01 abr. 2011.
    • BERTIN, C. S. . A Transmissão da Shoá e Maus: uma abordagem pedagógica. 2019 (Seminário)
    • BERTIN, C. S. . O tempo e a autonomia na sala de aula: o aluno como protagonista. 2019 (Congresso)
    • BERTIN, C. S. . As literaturas da Shoah. 2012 (Simposio)
    • BERTIN, C. S. . Home? Where? Where?. 2012 (Simposio)
    • BERTIN, C. S. . O significante em Lacan. 2012 (Conferência)
    • BERTIN, C. S. . Cynthia Ozick e o mal-estar social. 2012 (Congresso)
    • BERTIN, C. S. . A escrita fragmentada do sujeito destruído. 2011 (Comunicacao)
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
        Título: A transmissão do Holocausto na Educação Infantil
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 4
    • REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Tapera Taperá:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professor de cursos de extensão
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor visitante
    • Beit Yaacov School:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).