Não autenticado |

Maria Silvia Olivi Louzada

    • Mestre em Letras - Linguística Geral e Semiótica - Universidade de São Paulo, 1996 (Capes 7). Doutora em Línguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2004 (Capes 6). Pesquisadora do GT de Análise do Discurso , da ANPOLL. Experiência na área de Língua Portuguesa e de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em Análise do Discurso, em especial nos campos do discurso político e pedagógico. Também atua em Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em gêneros discursivos, leitura e produção de textos. Elaboradora de currículos de Língua Portuguesa para as redes de ensino público estadual e municipal. Autora de livros didáticos para o ensino superior e básico. Assessora e consultora de projetos de formação continuada do docente do Ensino Fundamental e Médio.

       

      Links:    

    • Discurso: sentido, comunicação e representação
    • Texto, discurso e ensino: processos de leitura e de produção do texto escrito e falado
    • Discurso, Gênero e Memória
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Português - 9º ano. São Paulo : Sistema Pueri Domus, 2012 . 232p. ISBN: 8574811912.
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Português 8º ano. São Paulo : Sistema Pueri Domus, 2012 . 232p. ISBN: 8574811904.
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Português - 7º ano. São Paulo : Sistema Pueri Domus, 2012 . 240p. ISBN: 8574811890.
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Português- 6º ano. São Paulo : Sistema Pueri Domus, 2012 . 200p. ISBN: 8574811882.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Português- Ensino Fundamental II. São Paulo : PUERI DOMUS ESCOLAS ASSOCIADAS, 2009 . 904p. ISBN: 8574811882.
    • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. E. . O texto sem mistério - Leitura e escrita na universidade. São Paulo : Editora Ática, 2009 . 200p. ISBN: 9788508126842.
    • BRUNI, S. ; IVAMOTO, R. M. E. ; LOPES, H. V. ; LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. ; TRINDADE, M. A. . Língua Portuguesa: o currículo e a compreensão da realidade. São Paulo : SE/CENP, 1991 . 62p. ISBN: .
    • BARRETTO, C. B. G. ; FIGUEIREDO, G. A. L. M. ; FRANCA, G. W. ; LEITE, E. D. G. M. C. ; LOUZADA, M. S. O. ; RIBEIRO, M. S. P. ; SOUZA, M. T. L. . Diálogo da pré-escola-indicativos para uma proposta curricularl. São Paulo : SE/CENP, 1984 . 38p. ISBN: .
    • NASCIMENTO, E. M. F. S. ; OLIVEIRA, M. R. M. ; LOUZADA, M. S. O. . Processos enunciativos em diferentes linguagens. Franca : Editora da UNIFRAN, 2006 . 199p. ISBN: 60114041.
    • BARRETTO, C. B. G. ; DURAN, M. C. G. ; RIBEIRO, M. S. P. ; FRANCA, G. W. ; LOUZADA, M. S. O. . Pré-escola: uma nova visão. São Paulo : SE/CENP, 1984 . 63p. ISBN: .
    • IVAMOTO, R. M. E. ; GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. ; LOPES, H. V. ; BRUNI, S. ; VASCONCELOS, T. L. ; TRINDADE, M. A. . O texto: da teoria à prática. São Paulo : SE/CENP, 1991 . 109p. ISBN: .
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Português - Ensino Fundamental II. São Paulo : Editora Minden, 2005 . 910p. ISBN: 8574811882.
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . Língua Portuguesa: diálogos - 6a. série. São Paulo : TESEtec Tecnologias e Soluções Educacionais Ltda, 2002 . 96p. ISBN: 8574810479.
    • LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. . Proposta curricular para o ensino de Português - 2º grau. São Paulo : CENP/SP, 1992 . 82p. ISBN: .
    • IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. ; LOPES, H. V. ; BRUNI, S. . Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa - 1º grau. São Paulo : CENP/SP, 1994 . 80p. ISBN: 0000000000000.
    • LOUZADA, M. S. O. ; LOUZADA, R. . Identidade política, literatura de cordel e interdiscurso CASA (Araraquara) , v. 10 , p. 1/1 - 16 , 2012. ISSN: 16793404.
    • LOUZADA, M. S. O. . Interdiscurso, cenografia, ethos de professor no campo midiático Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 3 , p. 1496 - 1508 , 2011. ISSN: 14130939.
    • LOUZADA, M. S. O. . ETHOS DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA Dialogia (UNINOVE. Impresso) , v. 9 , p. 181 - 190 , 2010. ISSN: 16771303.
    • LOUZADA, M. S. O. . POLÍTICO É CORRUPTO : DISCURSO, CENOGRAFIA, ETHOS Signo (UNISC. Online) , v. 35 , p. 302 - 312 , 2010. ISSN: 19822014.
    • LOUZADA, M. S. O. ; UBIALI, J. . DISCURSO POLÍTICO, CENOGRAFIA E ETHOS EM CAMPANHA DO TSE Diálogos Pertinentes! , v. 6 , p. 29 - 44 , 2010. ISSN: 18091768.
    • GOMES, A. de M. ; LOUZADA, M. S. O. . Discurso jurídico , mulher e ideologia: uma análise da Lei Maria da Penha Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos , v. 5 , p. 5 - , 2009. ISSN: 19836740.
    • LOUZADA, M. S. O. . DISCURSO E TEXTO ARGUMENTATIVO: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS EM SITUAÇÃO ESCOLAR Linha d'Agua , v. 22 , p. 41 - 61 , 2009. ISSN: 01033638.
    • LOUZADA, M. S. O. . Belas e feras. A mulher brasileira na mídia impressa , uma relação polêmica. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 37 , p. 87 - 96 , 2008. ISSN: 14130939.
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso, texto e contexto escolar: a intervenção didática Dialogia (UNINOVE. Impresso) , v. 6 , p. 85 - 94 , 2007. ISSN: 16771303.
    • FERREIRA, A. N. ; LOUZADA, M. S. O. . Discurso e cena enunciativa em propagandas do Itaú Personnalité Diálogos Pertinentes! , v. 1 , p. 39 - , 2007. ISSN: 18091768.
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso e texto: currículos, formação de professores e prática de ensino de língua portuguesa. Leituras: linguagens, representações e práxis, v. 4, p. 18 - 33, 2009.
    • LOUZADA, M. S. O. . O ensino da norma da escola. O ensino de português: do primeiro grau à universidade, v. 1, p. 11 - 21, 2007.
    • OLIVEIRA, M. R. M. ; LOUZADA, M. S. O. . Jornalistas e blogueiros: cindidos nas malhas identitárias da cibermídia. Sentidos em Movimento:Identidade e Argumentação, v. 3, p. 199 - 215, 2008.
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso político, mídias e cenografia: o jogo de máscaras nas capas de VEJA. Nos caminhos do texto: atos de leitura, v. 2, p. 169 - 191, 2007.
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso, mídias e identidade: algumas estratégias enunciativas em EXAME.. DISCURSO E SENTIDO: QUESTÕES EM TORNO DA MÍDIA , DO ENSINO E DA HISTÓRIA, v. , p. - , 2007.
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso e comunicação: a constituição discursiva da imprensa brasileira. Processos enunciativos em diferentes linguagens, v. 01, p. - , 2006.
    • LOUZADA, M. S. O. . Orientações para o trabalho do professor: Linguagens e Códigos - Ensino Médio - capítulo VII. Língua Portuguesa, língua estrangeira, educação artística e educação física, linguagens e códigos e suas tecnologias: livro do professor: ensino fundamental e médio, v. L755, p. 141 - 143, 2002.
    • LOUZADA, M. S. O. . Defendendo idéias e pontos de vista. Linguagens, códigos e suas tecnologias: livro do estudante: ensino médio, v. L755, p. 123 - 137, 2002.
    • LOUZADA, M. S. O. . Os (des)caminhos do texto narrativo na escola de 1º grau. O Ensino de Português: do primeiro grau à universidade, v. 1, p. 23 - 42, 1992.
    • LOUZADA, M. S. O. ; LOPES, H. V. ; MURRIE, Z. F. . A Crônica. Atividades de língua portuguesa e literatura: 2o grau, v. , p. 147 - 160, 1993.
    • LOUZADA, M. S. O. . O Ensino da norma na escola. O Ensino de Português: do primeiro grau à universidade, v. 1, p. 11 - 21, 1992.
    • LOUZADA, M. S. O. . A Linguagem e a Língua: possibilidades de articulação de conteúdos escolares . Vila Flor - Revista de Educação , Saõ Paulo , 29 nov. 2013.
    • LOUZADA, M. S. O. . O teatro vai à escola e produz kits didáticos . Sala de Aula , São Paulo , . .
    • LOUZADA, M. S. O. . Memória da educação paulista: docência e ensino de língua portuguesa no início do século XX. In: 14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2012 , São Paulo. Memória da educação paulista: docência e ensino de língua portuguesa no início do século XX. São Paulo : IP-PUC/SP, 2012.
    • LOUZADA, M. S. O. . A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DO PROFESSOR: CENOGRAFIA E ETHOS. In: 18º Intercâmbio em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. 18º Intercâmbio em Linguística Aplicada. São Paulo : , 2011.
    • LOUZADA, M. S. O. . CENOGRAFIAS SINDICAIS E ETHOS DOCENTE COLETIVO: efeitos de combatividade/subalternidade?. In: 59º Seminário do GEL , 2011 , Bauru. 59º Seminário do GEL. Bauru : , 2011.
    • LOUZADA, M. S. O. . Modos de representação do ethos docente em cenografia sindical. In: XVI Congreso Internacioanl de la Asociación de Linguística y Filologia de la América latina - ALFAL , 2011 , Alacalá de Henares. Documentos para el XVI Congreso Internacional de la ALFAL - Alacalá de Henares. Alacalá de Henares : Universidad de Alcalá, 2011.
    • LOUZADA, M. S. O. . Cenografias midiáticas e movimentos de (des) construção da identidade do professor. In: VII Congresso Internacional da Abralin , 2011 , Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. : , 2011.
    • NASCIMENTO, E. M. F. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; MICHELETTI, G. ; VARGAS, M. V. A. M. . Leitura e práxis: formação continuada do docente. In: 13o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa 4o. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2010 , São Paulo. 13o. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa 4o. Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. São Paulo : PUC - SP, 2010.
    • VERZOLA, M. G. ; LOUZADA, M. S. O. . Ethos Discursivo Docente: uma análise da Revista Nova Escola. In: IV Jornada de Análise do Discurso:Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Computação. , 2010 , Ribeirão Preto -SP. IV Jornada de Análise do Discurso:Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Computação.. Ribeirão Preto - SP : Universidade de São Paulo, 2010.
    • LOUZADA, M. S. O. ; PINATI, C.T. . DISCURSO POLÍTICO E POSICIONAMENTO ECOLÓGICO: UMA ANÁLISE DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA BOMBRIL 2010. In: IV Jornada de Análise do Discurso:Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Computação. , 2010 , Ribeirão Preto. IV Jornada de Análise do Discurso:Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Computação.. Ribeirão Preto : UNiversidade de São Paulo, 2010.
    • GOMES, A. M. ; LOUZADA, M. S. O. . LEI MARIA DA PENHA : UM DISCURSO JURÍDICO MARCADO POR CONTRADIÇÕES. In: VI ALSFAL CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUISTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA , 2010 , Fortaleza - CE. VI ALSFAL CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUISTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA. Frotaleza : Universidade Estadual do Ceará, 2010.
    • GOMES, A. M. ; LOUZADA, M. S. O. . UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA LEI MARIA DA PENHA . In: IV Jornada de Análise do Discurso. Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Informação , 2010 , Ribeirão Preto. Anais da Jornada de Análise do Discurso. Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Informação. Ribeirão Preto : , 2010. p. 1 - 10.
    • LOUZADA, M. S. O. . Interdiscurso, cenografia, ethos de professor na esfera midiática. In: 58o. Seminário do GEL , 2010 , São Carlos. http://www.gel.org.br/resumos_det.php?resumo=6266. : , 2010.
    • LOUZADA, M. S. O. . CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES NO BRASIL: AÇÕES, RESULTADOS, PERSPECTIVAS. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro , 2010 , Porto, Portugal. IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos Políticas, Fundamentos e Práticas. Porto, Portugal : Porto Editora, 2010.
    • BRANQUINHO, L. ; LOUZADA, M. S. O. . Esfera literária X esfera escolar: uma polêmica discursiva. In: XI Encontro de Pesquisadores do Uni-FACEF , 2010 , Franca. XI Encontro de Pesquisadores do Uni-FACEF. Franca : Uni- FACEF, 2010.
    • MARCHI, A. ; LOUZADA, M. S. O. . Cenografia e etrhos: a propaganda de Marta Suplicy nas eleições municipais de 2008. In: II CIAD- Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2009 , São Carlos. II CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso. São Carlos : Ufscar, 2009. p. 87 - 87.
    • BORGES, M. C. ; LOUZADA, M. S. O. . O cronotopo constituindo o sujeito e o sentido do texto: "Pessach, a travessia", de Carlos Heitor Cony.. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (XI SILEL) , 2008 , Uberlândia. Múltiplas perspectivas em linguística. Uberlândia : Edufu, 2006. p. 2245 - 2251.
    • LOUZADA, M. S. O. . Estratégias discursivas e constituição de identidade : uma análise da revista EXAME. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (XI SILEL) , 2008 , Uberlândia. Múltiplas Perspectivas em Linguística. Uberlândia : EDUFU, 2006. p. 2179 - 2188.
    • NASCIMENTO, E. M. F. S. ; LOUZADA, M. S. O. . GTEDI- Grupo de Texto e Discurso: representação , sentido e comunicação. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso - CIAD , 2009 , São Carlos. Caderno de resumos - IICIAD A Ordem do olhar: discurso, semiologia , história. São Carlos : , 2009. p. 28 - 29.
    • LOUZADA, M. S. O. ; LOUZADA, R. . IDENTIDADE POLÍTICA, LITERATURA DE CORDEL E INTERDISCURSO. In: 53o. Congreso Internacional de Americanistas , 2009 , Ciudad de Mexico. 53o. ICA Congresso Internacional de Americanistas. Ciudad de Mexico : Universidad Iberoamericana, 2009.
    • LOUZADA, M. S. O. ; RODRIGUES, M. G. . ETHOS DEMOCRÁTICO NA FOLHA DE S. PAULO: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS NA COLUNA DO OMBUDSMAN. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN , 2009 , João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa : Idéia, 2009. p. 4026 - 4032.
    • FERREIRA, A. N. ; LOUZADA, M. S. O. . A constituição discursiva de instituições bancárias na mídia: Itaú Personnalité e Banco do Brasii. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN , 2009 , João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa : Ideia, 2009. p. 381 - 387.
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOUVEIA, M. S. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ENSINO DE GÊNEROS. In: I SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2008 , São Paulo. I SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. : , 2008.
    • LOUZADA, M. S. O. . Processos enunciativos e constituição de identidades políticas nas mídias do Brasil. In: XV Congreso Internacional de la Association de Lingüística y Filologia de América Latina - ALFAL , 2008 , Montevidéu. XV ALFAL. Montevidéu : ALFAL, 2008.
    • LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. . Identidade e posicionamento político nas mídias: VEJA "indispensável para o país que queremos ser". In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL , 2008 , Goiânia. XXIII ENANPOLL - GT de Análise de Discurso. : , 2008.
    • LOUZADA, M. S. O. ; MENDONCA, M. C. ; NAZARÉ, G, J. de ; OLIVEIRA, M. R. M. . Identidade, ethos e discurso midiático. In: III Simpósio Internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação , 2008 , Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre a análise do discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte : , 2008.
    • LOUZADA, M. S. O. . Ethos, cena midiática e discurso político. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação , 2008 , Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte : , 2008.
    • FERREIRA, A. N. ; LOUZADA, M. S. O. . A constituição discursiva do Banco do Brasil na mídia. In: 1a Jornada Internacional de Estudos do Discurso , 2008 , Maringá. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá : UEM/Fundação Araucária, 2008.
    • LOUZADA, M. S. O. . Mídias , discurso e identidade. In: 1a Jornada Internacional dos Estudos do Diuscurso , 2008 , Maringá. http://www.dle.uem.br/jied/. : , 2008.
    • FERREIRA, L. A. ; LOUZADA, M. S. O. ; PERNAMBUCO, J. ; CARMELINO, A. C. . O espetáculo dos sentidos: o discurso do/sobre o feminino em diferentes gêneros. In: 55o. Seminário do GEL , 2007 , Franca. 55o. Seminário do GEL. : , 2007.
    • LOUZADA, M. S. O. . Mulher e mídia impressa : uma relação polêmica. In: 55o. Seminário do GEL , 2007 , Franca. 55o. Seminário do GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. : , 2007.
    • LOUZADA, M. S. O. . A constituição de identidade / alteridade em periódicos impressos. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2006 , São Carlos. Caderno de resumos do I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. São Carlos : , 2006. p. 77 - 78.
    • LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. . Cibertextos: entre discursos identitários de ensino e de comunicação. In: XXi Encontro Nacional da ANPOLL - Domínios do saber: história, instituições, práticas , 2006 , São Paulo. http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/gt_andis/048.htm, 2006. v. 01.. São Paulo : , 2006.
    • BOLLELA, M. F. P. ; LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. ; PERNAMBUCO, J. . Cibertextos, subjetividades e discursos. In: 11o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2o Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumo online. PUC/SP : http://www.ippucsp.org/Resumos11.htm#Momesso, 2006. v1. São Paulo : , 2006.
    • GREGOLIN, M. R. V. ; LEONEL, M. C. M. ; LOUZADA, M. S. O. . A Interação Língua e Literatura na Perspectiva dos Currículos. In: A interação língua e literatura na perspectiva dos currículos , 1996 , Araraquara. O que quer o que pode esta língua?. Araraquara : UNESP - Ar, 1996. p. 45 - 53.
    • LOUZADA, M. S. O. . Estratégias discursivas e constituição de identidade: uma análise da revista EXAME. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. XI Simpósio Nacional e Simpósio Internacioanl de Letras e Lingüística . Linguagem e Cultura: Intersecções. Uberlândia : , 2006.
    • BAVIERA, E. ; CRUZ, M. A. de O. ; LOUZADA, M. S. O. . Memória discursiva e produção de sentidos em charges. In: 2o Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação , 2006 , Franca. 4o Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores e 2o Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação. Franca : Editora da UNIFRAN, 2006.
    • NAZARÉ, G, J. de ; LOUZADA, M. S. O. . Ideologia e texto midiático. In: 2o Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação , 2006 , Franca. 4o Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores e 2o Encontro dfe Pesquisadores de Pós-Graduação. Franca : Editora da UNIFRAN, 2006.
    • RODRIGUES, M. G. ; LOUZADA, M. S. O. . De jornalismo e jornalistas: um estudo sobre como se dá a constituição do sujeito no metadiscurso das mídias. In: 2o Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação , 2006 , Franca. 4o Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores e 20 Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação. Franca : Editora da UNIFRAN, 2006.
    • BORGES, M. C. ; LOUZADA, M. S. O. . A heterogeneidade no conto Velha História de Mário Quintana. In: 2o Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação , 2006 , Franca. 4o. Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores 2o Encontro de Pesquisdadores da Pós-Graduação. Franca : Editora da UNIFRAN, 2006.
    • LOUZADA, M. S. O. . Lingüística e Ensino: tendências e perspectivas. In: XLIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL , 1996 , Ribeirão Preto SP. Estudos Lingüísticos XXV - Anais de Seminários do GEL. Campinas : IEL/UNICAMP, 1996. p. 63 - 71.
    • LOUZADA, M. S. O. . O Ensino da Gramática: problemas e perspectivas. In: I Seminário Regional de Estudos Lingüísticos , 1990 , São José do Rio Preto. Glotta 12. São José do Rio Preto : FCL - UNESP- SJRP, 1990. p. 21 - 35.
    • LOUZADA, M. S. O. . Norma e Ensino. In: Simpósio Perspectivas em Sociolingüística , 1990 , Araraquara. Perspectivas em Sociolingüística. Araraquara : FCL - UNESP- AR., 1990. p. 31 - 45.
    • LOUZADA, M. S. O. . A Interação Língua e Literatura na Perspectiva dos Currículos. In: O que quer o que pode esta língua? Brasil /Portugal:o ensino de língua portuguesa e de suas literaturas , 1997 , Araraquara. O que quer o que pode esta Língua?. Araraquara : Cursos de Pós-Graduação em Letras, FCL- UNESP-Ar., 1997. p. 45 - 53.
    • LOUZADA, M. S. O. . Aspectos do Texto Argumentativo em contexto escolar. In: V Encontro de Educação , 1998 , São Paulo. Estudos Acadêmicos UNIBERO. : , 1998. p. 43 - 51.
    • LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. E. . Matriz Curricular de Língua Portuguesa- Rede de Ensino Municipal. São José dos Campos : UNESCO/Prefeitura Municipal de São José dos Campos , 2012 (Matriz Curricular)
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso Jurídico, Mulher e Ideologia: uma análise da. Franca : Cristal , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CANALLE, C. ; LOUZADA, M. S. O. . Um divisor de águas. São Paulo : Paula Souza , 1991 (Análise de prova vestibular de Português)
    • IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Kit Escola. O Programa Qualidade no Ensino: fundamentos e ações de uma Proposta Pedagógica. São Paulo : Instituto Qualidade no Ensino , 1999 ()
    • LOUZADA, M. S. O. . Currículo sem Fronteiras. 2013 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Signo. 2013 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso vol 8 nº 1. 2013 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso vol 8 nº 2. 2013 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Implementação da Matriz Curricular de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental. 2013 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Relatório pedagógico de Aplicação do SARESP 2011 - 3º ano do Ensino Fundamental. 2012 (Relatorio_tecnico)
    • LOUZADA, M. S. O. . Projeto Escola de Tempo Integral - Secretria de Estado da Educação de São Paulo. 2012 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Revista Currículo sem Fronteiras. 2012 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Matriz Curricular da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de São José dos Campos - Língua Portuguesa. 2012 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Oficina Pedagógica - Matriz Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa - anos iniciais. 2012 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Oficina Pedagógica - Matriz Curricular de Língua Portuguesa. 2012 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2012 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Sequências Didáticas de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental I e II. 2011 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Formação de formadores de professores. 2011 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Cadernos Conceito e Ação - Língua Portuguesa Ensino Fundamental I e II. 2011 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . UNESCO - Projeto de Cooperação Internacional Sistemática para avaliação institucional e educacional do Sistema Municipal de Ensino de São José dos Campos SP . 2011 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Relatório Pedagógico de Aplicação do SARESP 2010- 3 º ano do Ensino Fundamental. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • LOUZADA, M. S. O. . Revista Currículo sem Fronteiras. 2011 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . REVISTA LINHA D ÁGUA. 2011 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2011 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Projetos de pesquisa do IPTAN - Instituto de Ensino Superior Pres. Tancredo de Almeida Neves. 2010 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Dialogia. 2010 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Formação de formadores de professores - Qualiescola I e II. 2010 (Assessoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Cadernos Conceito e Ação 6 - Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 2010 (Assessoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA Cadernos de Semiótica Aplicada. 2010 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . REVISTA LINHA D ÁGUA. 2010 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . XV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. 2009 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOUVEIA, M. S. ; SANCHES, M. L. ; LORENZETTI, M. ; Candido, S. L. ; GARBUIO, C. ; BIZORDI, M. A. ; ZOMIGHANI JUNIOR, J. H. ; Souza, J. C. ; Silva, R.C.F. . Formação de formadores de professores - Qualiescola I e II. 2009 (Assessoria)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOUVEIA, M. S. ; ZOMIGHANI JUNIOR, J. H. ; Silva, R.C.F. ; Souza, J. C. . Cadernos Conceito e Ação - Ensino Fundamental II. 2009 (Assessoria)
    • GOUVEIA, M. S. ; SANCHES, M. L. ; LOUZADA, M. S. O. . Sequências didáticas para reforço de aprendizagem (Língua Portuguesa) Fund I e II. 2009 (Assessoria)
    • Candido, S. L. ; FIGUEIREDO, M. T. ; ABUD , K. M. ; GOUVEIA, M. S. ; LOUZADA, M. S. O. . Conceito e Ação II. 2008 (Assessoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Dialogia. 2009 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA Caderrnos de Semiótica Aplicada. 2009 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . 5o. Encontro de Iniciação Científica e 3o. Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação. 2008 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2008 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . VIII ENIL - II Simpósio Internacioanl de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Nâo-Verbal. 2008 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Programa Qualiescola I e II. 2007 (Consultoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Dialogia. 2007 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada. 2007 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . Grupos de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. 2007 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. . CASA- Cadernos de Semiótica Aplicada. 2006 (Parecer)
    • VARGAS, M. V. A. M. ; GOLDSTEIN, N. S. ; MAURO, M. A. F. ; IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Parecer técnico sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. 1996 (Parecer)
    • IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . TV Escola. 1993 (Assessoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . Avaliação do Ciclo Básico e das Escolas-Padrão. 1993 (Parecer)
    • LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. ; LOPES, H. V. . Projeto Ipê - Língua Portuguesa. 1991 (Assessoria)
    • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. E. ; BRUNI, S. . Projeto de Capacitação de Assistentes de Apoio Pedagógico. 1993 (Assessoria)
    • LOUZADA, M. S. O. . SARESP Língua Portuguesa 1a à 4a séries. 1997 (Relatorio_tecnico)
    • LOUZADA, M. S. O. . A linguagem e a língua: possibilidades de articulação de conteúdos escolares. 2013 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. . Avaliação em Língua Portuguesa: alguns pressupostos. 2012 (Conferência)
    • LOUZADA, M. S. O. . Memória da educação paulista : docência e ensino de língua portuguesa no início do século XXa. 2012 (Comunicacao)
    • VARGAS, M. V. A. M. ; MAURO, M. A. F. ; LOUZADA, M. S. O. . Verbo, discurso e ensino. 2011 (Outra)
    • BRAIT, B. ; POSSENTI, S. ; LOUZADA, M. S. O. . Atos de Leitura: Discurso e Literatura. 2011 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . Cenografias sindicais e ethos docente coletivo: efeitos de combatividade e/ou subalternidade?. 2011 (Seminário)
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso, gênero, estilo: uma voz docente na mídia impressa. 2011 (Congresso)
    • MAURO, M. A. F. ; LOUZADA, M. S. O. . Análise e Prática do Discurso no Espaço e Contexto Escolar. 2011 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . Representação e ethos discursivo docente na escola paulista no início do século XX. 2011 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . A identidade contemporânea do professor: cenografia e ethos. 2011 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . Modos de representação do ethos docente em cenografia sindical. 2011 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . Cenografias midiáticas e movimentos de (des) construção da identidade do professor. 2011 (Congresso)
    • GOMES, A. M. ; LOUZADA, M. S. O. . LEI MARIA DA PENHA : UM DISCURSO JURÍDICO MARCADO POR CONTRADIÇÕES. 2010 (Congresso)
    • PINATI, C.T. ; LOUZADA, M. S. O. . Discurso Político e Posicionamento Ecológico: uma análise da campanha publicitária da BOMBRIL 2010. 2010 (Congresso)
    • BRANQUINHO, L. ; LOUZADA, M. S. O. . Interdição à obra de Cristóvão Tezza; uam análise de discursos polêmicos na mídia. 2010 (Congresso)
    • GOMES, A. M. ; LOUZADA, M. S. O. . Uma Análise Discursiva da Lei. 2010 (Congresso)
    • VERZOLA, M. G. ; LOUZADA, M. S. O. . Ethos Discursivo Docente: uma análise da Revista Nova Escola. 2010 (Congresso)
    • NASCIMENTO, E. M. F. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; MICHELETTI, G. ; VARGAS, M. V. A. M. . Leitura e práxis: formação continuada do docente. 2010 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . Interdfiscurso, cenografia,ethos de professor na esfera midiática. 2010 (Seminário)
    • LOUZADA, M. S. O. . Currículo e formação de professores no Brasil: ações, resultados, perspectivas. 2010 (Congresso)
    • BRANQUINHO, L. ; LOUZADA, M. S. O. . Esfera literária X esfera escolar: uma polêmica discursiva. 2010 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. ; UBIALI, J. . Discurso político, ethos e cena enunciativa em campanha eleitoral do TSE. 2008 (Outra)
    • LOUZADA, M. S. O. ; UBIALI, J. . Discurso político, ethos e cena enunciativa em campanha eleitoral do TSE 2008. 2009 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, E. M. F. S. ; LOUZADA, M. S. O. . GTEDI- Grupo de Texto e Discurso: representação, sentido e comunicação.. 2009 (Outra)
    • LOUZADA, M. S. O. . Cenografia e ethos no discurso político. 2009 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCURSO E TEXTO. 2009 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. ; LOUZADA, R. . Política, literatura de cordel e interdiscurso. 2009 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. . Discurso político, cenografia e ethos. 2009 (Seminário)
    • LOUZADA, M. S. O. ; RODRIGUES, M. G. . O ethos democrático na Folha de S. Paulo: uma análise das estratégias discursivas na coluna do ombudsman. 2009 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOUVEIA, M. S. . Formação continuada de professores e ensino de gêneros. 2008 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. . Processos enunciativos e constituição de identidades políticas nas mídias do Brasil. 2008 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. . Belas e feras. a mulher brasileira na mídia impressa, uma relação polêmica. 2007 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. . Identidade e posicionamento político nas mídias: "VEJA, indispensável para o Brasil que queremos ser". 2008 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. . Ethos, cena midiática e discurso político. 2008 (Comunicacao)
    • FERREIRA, A. N. ; LOUZADA, M. S. O. . A constituição discursiva do Banco do Brasil na mídia. 2008 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. . Mídias, discurso político e identidade. 2008 (Comunicacao)
    • NUNES, S. H. C. ; LOUZADA, M. S. O. . Análise de uma prática discursiva: a seção cartas dos leitores da revista VEJA. 2007 (Simposio)
    • FEBA, L. F. T. ; LOUZADA, M. S. O. . A construção do ethos do advogado na cena de um júri popular.. 2007 (Simposio)
    • FERREIRA, A. N. ; LOUZADA, M. S. O. . O Discurso do Itaú Personnalité na mídia. 2007 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. ; CARMELINO, A. C. ; FERREIRA, L. A. ; PERNAMBUCO, J. . Mulher e mídia impressa : uma relação polêmica. 2007 (Seminário)
    • BAVIERA, E. ; CRUZ, M. A. de O. ; LOUZADA, M. S. O. . Memória discursiva e produção de sentidos em charges. 2006 (Outra)
    • NAZARÉ, G, J. de ; LOUZADA, M. S. O. . Ideologia e texto midiático. 2006 (Outra)
    • BORGES, M. C. ; LOUZADA, M. S. O. . A heterogeneidade no conto Velha História, de Mário Quintana. 2006 (Outra)
    • RODRIGUES, M. G. ; LOUZADA, M. S. O. . De jornalistas e jornalismo: um estudo sobre como se dá a constituição dop sujeito no metadiscurso das mídias. 2006 (Outra)
    • LOUZADA, M. S. O. . Estratégias discursivas e constituição de identidade: uma análise da revista EXAME. 2006 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. . A constituição de identidade/alteridade em periódicos impressos. 2006 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. . A mulher de negócios e sua representação discursiva em EXAME. 1999 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. . Conteúdo e Metodologia de Português - Alfabetização. 1995 (Conferência)
    • LOUZADA, M. S. O. . O papel de Metodologia e Conteúdos de Língua Portuguesa na Habilitação Específica para o Magistério. 1993 (Conferência)
    • LOUZADA, M. S. O. . Proposta Curricular de Português - 2o. grau. 1992 (Conferência)
    • MAURO, M. A. F. ; IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Leitura e produção de textos no primeiro e segundo graus: tendências e perspectivas. 1994 (Comunicacao)
    • VARGAS, M. V. A. M. ; ABAURRE, M. B. M. ; BRANDAO, H. N. ; GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; GREGOLIN, M. R. V. ; MORAIS, L. C. D. . Lingüística e Ensino: tendências e perspectivas. 1995 (Comunicacao)
    • BRAIT, B. ; MAURO, M. A. F. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. E. . Aspectos do discurso e do texto em situação escolar. 1996 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. . Aspectos do Texto Argumentativo em Situação Escolar. 1997 (Conferência)
    • MAURO, M. A. F. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. E. . Análise da interação leitura-escrita em situação escolar. 1997 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. . Variações Lingüísticas X Ensino da Norma Culta. 1991 (Conferência)
    • OLIVEIRA, M. R. M. ; LOUZADA, M. S. O. ; PERNAMBUCO, J. ; BOLLELA, M. F. P. . Cibertextos: entre discursos identitários de ensino e de comunicação. 2006 (Comunicacao)
    • LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. . Cibertextos, subjetividades e discursos. 2006 (Congresso)
    • LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. . Discurso e cena enunciativa em propagandas institucionais. 2006 (Simposio)
    • LOUZADA, M. S. O. . TV Escola. 1994 TV Cultura de São Paulo
    • LOUZADA, M. S. O. . Crise na Linguagem. 1992 TV Cultura de São Paulo
    • LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. ; LOPES, H. V. ; BRUNI, S. ; TRINDADE, M. A. . Projeto Ipê - O Currículo e a compreensão da realidade. 1991 TV Cultura de São Paulo
    • IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . TV Escola. 1994 TV Cultura de São Paulo
    • LOUZADA, M. S. O. . Qualidade do Ensino Público. 2008 TV Justiça e TV Aberta de São Paulo
    • LOUZADA, M. S. O. . A qualidade do ensino público no Brasil. 2010 Boa Vontade TV - Programa Sociedade Solidária
    • LOUZADA, M. S. O. . A formação continuada de professores e a qualidade no ensino. 2010 Rádio ABC 900 - Programa Frequência Livre
    • ABRIATA, V. L. R. ; BERLINK, R. A. ; BOLLELA, M. F. P. ; BORGES, M. C. ; CORTINA, A. ; FERREIRA, L. A. ; LOUZADA, M. S. O. ; MARCHEZAN, R. M. F. ; MASSINI-CAGLIARI, G. ; NASCIMENTO, E. M. F. S. ; OLIVEIRA, M. R. M. ; PERNAMBUCO, J. . 55o. Seminário do GEL. 2007 (UNESP e UNIFRAN)
    • ABRIATA, V. L. R. ; BOLLELA, M. F. P. ; CARMELINO, A. C. ; LOUZADA, M. S. O. ; MENDONCA, M. C. ; NASCIMENTO, E. M. F. S. ; OLIVEIRA, M. R. M. ; PERNAMBUCO, J. . I Jornada de Letras e Tradutor e Interprete da UNIFRAN. 2007 (Universidade de Franca)
    • MENDONCA, M. C. ; ABRIATA, V. L. R. ; LOUZADA, M. S. O. . 5o. Encontro de Iniciação Científica e de professores Pesquisadores / 3o Encontro de Pesquisadores de Pós-Graduação. 2008 (Universidade de Franca - UNIFRAN)
    • MICHELETTI, G. ; VARGAS, M. V. A. M. ; LOUZADA, M. S. O. . III Jornada do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Discursivas e Textuais. 2011 (Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL)
    • MICHELETTI, G. ; VARGAS, M. V. A. M. ; LOUZADA, M. S. O. ; SPARANO, M. E. ; GEBARA, A.E. L. ; CABRAL, A. L. T. ; ANDRADE, C. A. B. ; SANTOS, I. P. ; GUARANHA, M. F. ; SANTOS, S. S. B. . IV SIL - Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul. 2011 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . O Texto Poético. 2004 (Pueri Domus Escolas Associadas)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Relatar e Narrar: da infância à adolescência. 2005 (Pueri Domus Escolas Associadas)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Oficina de Português para professores de 5a à 8a séries. 2005 (Pueri Domus Escolas Associadas)
    • LOUZADA, M. S. O. . Coesão e coerência em produções de alunos. 2001 (Pueri Domus Escolas Associadas)
    • LOUZADA, M. S. O. . A tipologia textual e seu ensino. 2001 (Cooperativa Educacional de Araraquara)
    • BARRETTO, C. B. G. ; RIBEIRO, M. S. P. ; LOUZADA, M. S. O. . Trabalho com assistentes Técnicos e Supervisores de Ensino de Pré-escola. 1985 (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas- CENP/SE)
    • BARRETTO, C. B. G. ; RIBEIRO, M. S. P. ; LOUZADA, M. S. O. . Semana de Estudos sobre a Educação Pré-escolar. 1985 (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP/SE)
    • BARRETTO, C. B. G. ; RIBEIRO, M. S. P. ; LOUZADA, M. S. O. . Pré-escola. 1985 (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP/SE)
    • LOUZADA, M. S. O. . Teoria Gramatical e Ensino de Gramática. 1992 (Fundação para o Desenvolvimento da Educação FDE/SE/SP)
    • LOUZADA, M. S. O. . A leitura e a produção de textos. 1992 (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas- CENP/SE/SP)
    • LOUZADA, M. S. O. . Leitura e produção de textos. 1991 (Coordanadoria de Estudos e Normas Pedagógicas)
    • LOUZADA, M. S. O. . Redação Técnica. 1982 (SENAC)
    • LOUZADA, M. S. O. . Redação Técnica. 1982 (SENAC de Ribeirão Preto)
    • LOUZADA, M. S. O. . Redação para secretárias. 1982 (SENAC de Ribeirão Preto)
    • LOUZADA, M. S. O. . Redação empresarial. 1982 (SENAC de Ribeirão Preto)
    • LOUZADA, M. S. O. ; OLIVEIRA, M. R. M. . Discurso e mídia digital. 2006 (Universidade de Franca)
    • LOUZADA, M. S. O. . Metodologias de ensino de leitura - Ler para Aprender. 2007 (Universidade de Franca e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. . Defendendo idéias e pontos de vista. 2002 (Material didático)
    • GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Português - Ensino Fundamental II. 2005 (Material didático)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . Língua Portuguesa: diálogos - 6a. série. 2002 (Material didático)
    • LOUZADA, M. S. O. . Orientações para o trabalho do professor: Linguagens e Códigos - Ensino Médio - capítulo VII. 2002 (Subsídio para o professor)
    • IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. ; LOPES, H. V. ; BRUNI, S. . Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa - 1º grau. 1994 (Currículo escolar)
    • LOUZADA, M. S. O. ; LOPES, H. V. ; MURRIE, Z. F. . A Crônica. 1993 (Subsídio para o professor)
    • LOUZADA, M. S. O. ; MURRIE, Z. F. . Proposta curricular para o ensino de Português - 2º grau. 1992 (Currículo escolar)
    • IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; BRUNI, S. ; GOLDSTEIN, N. S. ; LOPES, H. V. ; MURRIE, Z. F. ; TRINDADE, M. A. ; VASCONCELOS, T. L. . O texto: da teoria à prática. 1991 (Subsídio para o professor)
    • GOUVEIA, M. S. ; IVAMOTO, R. M. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Conceito e Ação - Língua Portuguesa EF II. 2008 (Subsídio para o professor)
    • GOUVEIA, M. S. ; SANCHES, M. L. ; LOUZADA, M. S. O. . Seqüências didáticas Lingua Portuguesa Ensino Fundamental I e II. 2008 (Material didático)
    • LOUZADA, M. S. O. . Processos interdiscursivos e intertextuais em gêneros de diferentes ordens. 2011 (Subsídio para o professor)
    • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. E. . Português - Ensino Fundamental II. 2012 (Material didático)
    • Nome do projeto: A produção de texto argumentativo em contexto escolar. (1992 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOUZADA, M. S. O. .
      Descrição: Pesquisa em ação realizada no desenvolvimento do Mestrado na Universidade de São Paulo sobre produções textuais de crianças de 4a série do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Embu, Grande São Paulo: comprovou-se que essas crianças realizam argumentação escrita, utilizando-se de diferentes estratégias discursivas e argumentos baseados em valores e consenso, em sua maioria.
    • Nome do projeto: A constituição discursiva da imprensa : o caso dos periódicos VEJA e EXAME (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOUZADA, M. S. O. , RODRIGUES, M. G. , BORGES, M. C. , NAZARÉ, G, J. de , BAVIERA, E. , MELO, G. T. F. , FERREIRA, J. M. , BALBINO, L. C. F. .
      Descrição: Os discursos produzidos pela imprensa periódica brasileira espelham, de certo modo, a mentalidade e a cultura vigentes no país e, ainda, plenos de historicidade, integram o processo de seleção dos acontecimentos que se deseja recordar no futuro, fixam sentidos, ao veicular as diversas vozes que constituem o imaginário de uma época . Entendendo, dessa maneira, o discurso da mídia como uma prática social produtora de sentidos, torna-se interessante observar como esse discurso desempenha um papel social, na medida em que fomenta a formação da opinião pública, interferindo nos destinos do povo e contribuindo em larga medida para a transformação do poder. É nesse contexto de reflexão que a pesquisa se localiza e, a partir de um corpus constituído por exemplares de dois periódicos de grande circulação - Veja e Exame - toma como objetivo investigar a constituição da identidade/alteridade dos periódicos, o jogo cenográfico que faz transparecer as faces dos co-enunciadores , as representações desse processo enunciativo. As análises detêm-se no exame da intratextualidade dos periódicos, constitutivamente subjetivos e polifônicos, desvelando os processos de presentificação e de representação que permitem elencar traços da sua identidade/alteridade.
    • Nome do projeto: Processos enunciativos e constituição de identidades políticas nas mídias (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOUZADA, M. S. O. , UBIALI, J. , MARCHI, A. , GOMES, A. de M. , BRANQUINHO, L. , VERZOLA, M. G. , PINATI, C.T. , MARTI, I. C. , SILVA, A. M. R. , SILVA, P. D. .
      Descrição: O projeto em tela busca descrever e analisar os discursos sobre política e sobre/de políticos e os processos de subjetivação/identidade que se dão nas mídias. A investigação das estratégias enunciativas na constituição de identidades, bem como o jogo cenográfico que faz transparecer as faces dos co-enunciadores e as representações desse processo enunciativo são o seu escopo principal. Ainda, concebendo-se que a heterogeneidade enunciativa produzida pelas várias posições do(s) sujeito(s) que falam de um certo lugar e de um certo tempo - são representativas de um tempo histórico e de lugares sociais, estudar-se-ão os modos como a história se faz presente enquanto memória nos discursos políticos midiatizados, estudando os processos discursivos que atuam na perpetuação e cristalização de determinados sentidos em detrimento de outros. O suporte teórico respalda-se na análise de discurso francesa de Michel Pêcheux e, mais recentemente, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau e Jean-Jacques Courtine e demais autores contemporâneos.
    • Nome do projeto: Linguagem, discurso e ensino (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOUZADA, M. S. O. , VARGAS, M. V. A. M. , LEITE, E. D. G. M. C. , GEBARA, A.E. L. , SPARANO, M. E. , GOMES, R. E. C. , ALMEIDA, E. E. J. .
      Descrição: Propõe-se a discutir as concepções de língua e linguagem, a natureza do discurso e do texto, a atividade linguística dos sujeitos, a relação língua/discurso/ideologia, as noções de gramática, alfabetização e letramento. Propõe-se, ainda, verificar em que medida os procedimentos dessa análise podem estender-se às atividades de ensino e aprendizagem de línguas, compreendendo-se esse processo como uma busca incessante de um conhecimento mais amplo e efetivo desse objeto de ensino, a língua, sempre condicionada a determinações sócio-históricas de uso.
    • Nome do projeto: Memória, cenografia, ethos em diferentes gêneros discursivos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOUZADA, M. S. O. .
      Descrição: A Análise do Discurso tem por objetivo conhecer o funcionamento dos discursos, associado às condições de produção dos enunciados vinculadas a uma instituição que estabelece as balizas para sua enunciação, refletindo os valores, as crenças, os conflitos, enfim, as características históricas da sociedade onde circulam. Os enunciados são inseparáveis do interdiscurso - é próprio de todo discurso relacionar-se de muitas maneiras com outros discursos - e de instituições que lhes conferem autoridade. Neles o sujeito se manifesta a partir de uma posição, como participante de uma comunidade discursiva: é a instituição quem dita quem pode dizer o quê, para quem e em que circunstâncias. Desse modo, uma identidade enunciativa e um lugar de produção discursiva são definidos pela posição qu e o sujeito ocupa em relação ao campo discursivo e seus sistemas de valores: o sujeito genérico , ou seja, do gênero de discurso, pode ser identificado em função de certo número de lugares enunciativos que são o ponto de partida para a caracterização dos gêneros de discurso e para a legitimidade da palavra. Assim, entende-se que os gêneros de discurso estão submetidos: à finalidade reconhecida pelo destinatário; aos parceiros, ao lugar e momento legítimos; ao suporte material, à organização textual e às cenografias. O ethos discursivo que implica uma voz e um corpo enunciante e a cenografia participam de um mesmo processo: ao mesmo tempo em que a fala surge de uma cenografia, portanto ela é encenada , é ao mesmo tempo por ela validada. Este projeto pretende investigar os processos enunciativos, as relações, os deslocamentos de sentido resultantes da emergência do ethos, em especial o docente, em diferentes cenas genéricas e cenografias: as midiátic as e as vinculadas ao universo escolar. Tais análises terão como pressupostos principalmente os estudos contemporâneos do discurso, em especial os desenvolvidos por Dominique Maingueneau (1990-2010).
    • Nome do projeto: Memória , representação e ethos docente na escola pública paulista (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOUZADA, M. S. O. .
      Descrição: Averiguar a manifestação do ethos docente, historicamente situado (final do século XIX ao final do século XX), assim como de desvelar os modos de representação do professor em documentos variados no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo - Memória da Educação Paulista , tais como fotos, depoimentos, revistas pedagógicas, proposições curriculares, entre outros, contribuiindo tanto para o avanço das pesquisas relativas à teoria e análise discursivas, como para uma reflexão mais geral sobre a constituição da memória do sistema público de ensino em São Paulo.
    • LOUZADA, M. S. O. ; Silva, R.C.F. ; ZOMIGHANI JUNIOR, J. H. ; Souza, j. . Programa Qualiescola EFII Ciências, História e Geografia. 2009 - Formação de formadores de professores
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Maúa
        Ano de conclusão: 1980
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins
        Ano de conclusão: 1973
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Linguística e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2004
    • Faculdades Logatti de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Professor Doutor
    • Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2008 ).
        Outras informações: Professora Doutora
    • Faculdade Ibero-Americana:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1990 ).
        Outras informações: Professor Auxiliar I
    • Instituto Metodista Educacional de Ribeirão Preto:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1981 - 1983 ).
        Outras informações: Professora de Ensino Médio
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1972 - 1998 ).
        Outras informações: Aposentado.
        Outras informações: Professor de Educação Básica II
    • Instituto Qualidade no Ensino:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1992 - 1998 ).
        Outras informações: Coordenadora de Língua Portuguesa do "Projeto Qualidade no Ensino", responsável pela formação em serviço de cerca de 70 professores de Ensino Fundamental e Médio, em 3 escolas públicas da periferia de Taboão da Serra e Embu, municípios da grande São Paulo. Ações:elaboração de subsídios técnicos para formação em serviço, materiais didáticos para reforço, avaliações diagnósticas, interpretação dos dados.
        Outras informações: Coordenadora de projeto
    • Cooperativa Educacional de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2002 ).
        Outras informações: Diretora geral
    • Faculdade FIA de Administração e Negócios:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Módulo de MBA in Company - "Técnicas de comunicação oral e escrita" (10 horas)
        Outras informações: Professor Doutor
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Curso de Pós-Graduação "lato sensu", especialização: Novas Práticas e Vertentes do Ensino - Aprendizagem da Língua e da Literatura Módulo - "Metodologia de ensino da língua e da literatura: produção de atividades " (35 horas)
        Outras informações: Professor Doutor
    • Universidade de Franca:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2011 ).
        Outras informações: Professora Permanente do Programa de Mestrado em Língüística. Vice-coordenadora do PPg - mestrado em Línguística ( 03/2006 a 02/2010.
        Outras informações: Professor Permanente
    • Linha D'Água (0103-3638):
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - Atual ).
        Outras informações: A revista semestral Linha D´Água, uma publicação da APLL (Associação de Professores de Língua e Literatura) FFLCH/USP/DLCV (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas), destina-se a estabelecer um elo entre a pesquisa acadêmica e o ensino básico, visando à criação de um espaço em que a teoria encontra sua prática ao focalizar a realidade da sala de aula.
    • MATIZ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: MATIZ (ISSN 1809-3205), revista de Ciências Humanas Aplicadas, é uma publicação semestral do Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior- IMMES que tem por objetivo congregar tanto intelectuais e humanistas, quanto pesquisadores e professores das diferentes áreas das Ciências Humanas e Aplicadas, abarcando temas e problemas relativos às esferas da Administração, da Cultura, do Direito, da Educação, da Filosofia, da História, da Literatura, da Política, da Sociologia, entre outros. Seu caráter é , portanto, interdisciplinar.
    • Diálogos Pertinentes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2011 ).
        Outras informações: Revista científica de Letras da UNIFRAN, destinada à discussão de questões relevantes sobre temas relacionados ao ensino de língua materna e estrangeira, formação de professores, lingüística, literatura e tradução.
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor