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Paola Lappicy Lemos Gomes

    • Doutoranda em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa é voltada à área de Antropologia das Formas Expressivas, com ênfase em Etnomusicologia. É pesquisadora do PAM (Pesquisas em Antropologia Musical), coordenado por Rose Hikiji e também pesquisadora do projeto temático "Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia" coordenado por Suzel Ana Reily. Foi bolsista do CNPq durante o mestrado, ao desenvolver a pesquisa "O quê cantam os catadores - uma etnografia sobre cantos e silêncios à margem do lixo". É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, e em Música (Composição e Arranjo) pela Faculdade Souza Lima. Sua pesquisa atual de doutorado investiga processos musicais que permeiam o cotidiano de mulheres que são presidiárias na Penitenciária Feminina da Capital.

       

      Links:    

    • LAPPICY, Paola. . Resenha de: Por quê cantam os kisedjê? - uma etnografia musical de um povo amazônico . GIS - Gesto, Imagem e Som , , . .
    • LAPPICY, Paola. ; SOARES, M. P. . Ocupação Funarte . Ponto Urbe , , 31 jul. 2016.
    • LAPPICY, Paola. . O quê cantam os catadores? - uma etnografia de um musicar local. In: ICTM , 2018 , Salto. Music, Sound, Dance and Movement in Latin America and the Caribbean. : , 2018.
    • LAPPICY, Paola. . O quê cantam os catadores? - uma etnografia de um musicar urbano. In: ENABET , 2017 , Rio de Janeiro. VIII Enabet. : , 2017.
    • LAPPICY, Paola. . Determinantes do Controle Horizontal em um Parlamento Reativo : O caso do Brasil, 1988-2005. : , 2013 (Tradução)
    • LAPPICY, Paola. ; BERTHO, R. ; AMARO, E. . O quê cantam os catadores? - uma etnografia de um musicar urbano. 2017 (Congresso)
    • Nome do projeto: Política na Escola (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LAPPICY, Paola. , GROTH, Terry. .
      Descrição: O ?Política na Escola? é um projeto de extensão de ação contínua vinculado ao Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Nesse projeto são desenvolvidas atividades que abordam assuntos como política, participação, democracia, direitos, entre outros, junto a crianças, em seu ambiente escolar. Desde 2004 o projeto atua em cidades do entorno do Plano Piloto, como Ceilândia e Taguatinga. A partir do ano de 2010, as atividades passaram a se concentrar na Cidade Estrutural. O público-alvo é composto por crianças, em geral entre nove e doze anos. Esta faixa etária foi escolhida por ser a fase de desenvolvimento na formação dos conceitos morais do indivíduo e o intuito do projeto não é ensinar conteúdos, mas construir, junto com as crianças, uma nova postura diante da política. Com a consciência de que as aulas expositivas cansam facilmente estudantes nessa idade, procura-se sempre planejar encontros lúdicos e participativos, com dinâmicas, histórias em quadrinho e teatros. Uma das maiores preocupações é não doutrinar as crianças segundo as crenças políticas dos membros do projeto, devido à concepção de não existir uma única opinião correta e as atividades propõem aos estudantes reflexão, para encontrar suas próprias explicações sobre o mundo político que os rodeia. Recorrentemente as crianças apresentam soluções e visões de mundo inovadoras, permitindo uma troca de aprendizado e formação de saber entre educando e educador. Nesse sentido, a extensão se distingue totalmente do assistencialismo. Como estudantes universitários, os membros do projeto não se consideram detentores da um saber superior, consolidado na universidade a ser compartilhado com a comunidade. Ao contrário, valorizam toda forma de saber e saber-fazer como igualmente válidas e vemos a extensão como uma via de mão dupla na qual se trocam ideias e experiências. Quanto ao enfoque temático, trabalha-se o aspecto não institucional do agir político. Dessa forma, embora sejam abordados assuntos como eleições e representação, o enfoque principal está na política do cotidiano, no sentido em que todos são agentes políticos e têm capacidade de interferir no meio social em que estão inseridos.
    • Nome do projeto: Cinema UnB (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LAPPICY, Paola. , FARIAS, E. .
      Descrição: O projeto Cinema UnB é um projeto cinematográfico e de extensão da Universidade de Brasília que busca conhecer mais sobre o universo do Cinema através de sessões e debates semanais sobre obras de diversos diretores. Em funcionamento desde o 1º semestre de 2010. É aberto a todos os públicos, e se propõe a discutir o cinema para além da esfera da universidade. Apesar de ocorrer no ambiente das Ciências Sociais, o projeto tem a intenção de interagir com os diversos cursos e conteúdos da esfera científica e artística.
    • Nome do projeto: O encontro de vozes poéticas- análise da performance de rodas de samba e batalhas de MCs em São Paulo. (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAPPICY, Paola. , HIKIJI, R. S. G. .
    • Nome do projeto: O quê cantam os catadores? ? uma etnografia sobre cantos e silêncios à margem do lixo (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAPPICY, Paola. .
      Descrição: Essa pesquisa é disparada pelos processos musicais que permeiam a jornada de trabalho de catadores de lixo em São Paulo. Neste cotidiano em meio ao lixo, estes catadores abrem brecha para notas musicais, ritmos corridos de funk ou notas melódicas religiosas, acompanhados de suas performances. Há mais de quinhentos mil catadores no Brasil. Nas ruas de São Paulo, mais de vinte-cinco mil catadores de lixo reciclável sobrevivem à margem da cidade. Para os catadores que conheci e pude acompanhar, a música faz parte do cotidiano do trabalho. Venho tentando buscar um entendimento da música dentro do contexto do lixo, por meio de um estudo etnográfico sobre usos da música no ofício dos catadores de lixo e seus desdobramentos no cotidiano destes. Busco, neste projeto, inspirada nos questionamentos acerca de etnomusicologia e buscando pontos de contato com a antropologia da performance, investigar o quê cantam estes catadores, e como o fazem. Assim, contextualizando o fazer musical destes catadores de lixo de São Paulo etnomusicologicamente, proponho neste projeto diálogos entre a música, a antropologia, e a performance.
    • Nome do projeto: O quê cantam os presídios? ? uma etnografia sobre o canto na penitenciária feminina da capital (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAPPICY, Paola. , HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: Esta pesquisa é disparada pelos processos musicais que permeiam o cotidiano de mulheres que são presidiárias na Penitenciária Feminina da Capital - antigo Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. A pesquisa se desdobra em meio ao projeto Voz Própria, um projeto de ressocialização por meio da música. Todas as sextas-feiras, o projeto abre brecha para notas musicais, cantos à capela, e improvisos corridos. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender os processos musicais dentro do contexto do presídio, e como a música é mobilizada por estas mulheres em seu interior.
    • Nome do projeto: Os pedestres das ruas e praças centrais de São Paulo em O Estado de S. Paulo da década de 1960. (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LAPPICY, Paola. , FREHSE, Fraya .
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Música - Composição e Arranjo
        Nome da Instituição: Faculdade Souza Lima
        Título: Musicares Pandêmicos - A volta aos palcos durante a pandemia Covid-19.
        Ano de conclusão: 2021
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Ciências Políticas
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 2012
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).