Não autenticado |

Roberta Miranda Rosa Hernandes

    • Doutora (2018) e Mestre (2013) pelo Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português e Francês (FFLCH-USP e FE-USP). Possui experiência nas seguintes áreas: ensino de francês língua estrangeira e segunda; ensino de português língua estrangeira, segunda e materna; formação de professores; tecnologias digitais da informação e da comunicação.

       

      Links:    

    • ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; HERNANDES, R. M. R. . Internet, blog, twitter no ensino de francês: interações e produções on-line para adolescentes da Escola de Aplicação - USP Linguagens e Diálogos , v. 2 , p. 144 - 158 , 2011. ISSN: 21781478.
    • HERNANDES, R. M. R. ; MADRUGA, C. F. . Formação do professor de língua estrangeira em ambientes virtuais: reflexões sobre a concepção de um minicurso. Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, v. 1, p. 1 - 220, 2013.
    • HERNANDES, R. M. R. ; MATSUMOTO, R. ; SANTOS, R. L. C. . Um modelo para o ensino-aprendizagem de línguas no ciberespaço. Tecnologias digitais nas interfaces da comunicação/educação - desafios e perspectivas, v. , p. - , 2012.
    • HERNANDES, R. M. R. . Conceber um curso de Francês Língua Estrangeira on-line: questões e procedimento. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais , 2011 , Sorocaba. Anais. : , 2011.
    • ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. de ; HERNANDES, R. M. R. . Le blog et Twitter dans un lycée public de Sao Paulo au Brésil: dispositifs associés pour l'apprentissage du français et le développement de compétences académiques. In: EPAL - Échanger pour apprendre en Ligne , 2011 , Grenoble. Actes du colloque Echanger pour apprendre en ligne (EPAL). : , 2011.
    • HERNANDES, R. M. R. . Francês Língua Estrangeira a distância: A utilização da Internet como meio de ensino-aprendizagem. In: II Encontro de Pesquisas do Francês , 2010 , São Paulo. Anais do encontro. São Paulo : , 2010.
    • HERNANDES, R. M. R. . Tecnologias digitais, Internet e a formação de professores: questões e reflexões metodológicas. 2015 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. ; BULLA, T. C. . Les clips-vidéos en classe de FLE : l?interculturel en musique. 2013 (Outra)
    • HERNANDES, R. M. R. ; SUBERO, M. P. G. . Le forum mondial de la langue française de Québec et la mise en oeuvre d'un réseau international des étudiants des départements universitaires de français. 2012 (Conferência)
    • HERNANDES, R. M. R. . La conception des cours de FLE en ligne : possibilités et enjeux. 2013 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. ; LONGHI, S. M. D. . L'évaluation des productions orales : un retour sur la pratique. 2013 (Outra)
    • HERNANDES, R. M. R. ; MELAO, P. . « Des textes en ligne pour l'enseignement et l'apprentissage: du banal à l'excentrique. 2013 (Outra)
    • HERNANDES, R. M. R. ; ROCHA, S. M. . Internet, une médiathèque virtuelle : comment s'en servir ?. 2012 (Outra)
    • HERNANDES, R. M. R. . Concevoir des cours de FLE en ligne : les feuilles de route comme des guides de parcours de navigation. 2012 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. . Le FLE/FLS en ligne : enjeux et possibilités. 2012 (Conferência)
    • HERNANDES, R. M. R. . La conception d'un cours de FLE en ligne: les particularités du contexte et le(s) rôle(s) du professeur. 2011 (Congresso)
    • HERNANDES, R. M. R. . Questões na concepção de um curso online de Francês Língua Estrangeira: as particularidades de um contexto. 2011 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. . Conceber um curso de Francês Língua Estrangeira On-line: questões e procedimentos. 2011 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. . Francês Língua Estranegira a distância: A utilização da Internet como meio de ensino-aprendizagem. 2010 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. . Francês Língua Estranegira a distância: A utilização da Internet como meio de ensino-aprendizagem. 2010 (Comunicacao)
    • ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; HERNANDES, R. M. R. . Le blog et Twitter dans un lycée public de Sao Paulo au Brésil : dispositifs associés pour l?apprentissage du français et le développement de compétences académiques. 2011 (Comunicacao)
    • HERNANDES, R. M. R. . Second Language Pedagogies, New Technologies, and Learning Outcomes / Didactique des langues étrangères et secondes, nouvelles technologies et résultats d'apprentissage. 2012 (University of Guelph)
    • HERNANDES, R. M. R. ; LONGHI, S. M. D. . Intégrer des ressources en ligne : pas si distant que ça!. 2014 (Alliance Française de São Paulo)
    • HERNANDES, R. M. R. . A fonética e a Internet no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: quais possibilidades?. 2016 (Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP)
    • HERNANDES, R. M. R. ; LONGHI, S. M. D. . Apprendre et enseigner? Avec plaisir!. 2015 (Alliance Française de São Paulo)
    • HERNANDES, R. M. R. . Invitation. 2015 (APFESP)
    • HERNANDES, R. M. R. . Invitation. 2015 (APFESP)
    • Nome do projeto: Interações e produções em francês on-line (no ciberespaço) com adolescentes da Escola de Aplicação da USP (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HERNANDES, R. M. R. , ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. , DELLATORRE, S. K. W. .
      Descrição: Esta pesquisa se insere no contexto de ensino e aprendizagem do francês língua estrangeira para adolescentes de 15 a 17 anos, alunos de francês da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo. Os objetivos da pesquisa são definidos em três grandes eixos. O primeiro em relação ao aprendizado sobre a utilização de ferramentas disponíveis na internet: levar os alunos a aprender a pesquisar, buscar, selecionar, sistematizar e partilhar informações coletadas na rede, resignificando o uso da internet e de recursos on-line para o aprendizado e não para o lazer. O segundo eixo se refere ao aprendizado da língua francesa: levar os alunos a adquirir conhecimentos sócio-culturais da França e dos países de língua francesa; aperfeiçoar a compreensão e produção oral e escrita em língua francesa por meio de atividades relacionadas aos interesses dos alunos e estabelecer espaços de interação on-line por meio do uso do blog e do twitter. O terceiro eixo é o de produção acadêmica propriamente dita em língua francesa: levar os alunos a elaborar e produzir trabalhos acadêmicos frutos das buscas que realizaram.
    • Nome do projeto: Enseigner le FLE avec les nouvelles technologies pour favoriser la littératie médiatique multimodale (FLELIMM) ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: HERNANDES, R. M. R. .
    • Nome do projeto: Francês Língua Estrangeira a distância: A utilização da Internet como meio de ensino-aprendizage (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HERNANDES, R. M. R. .
      Descrição: Pesquisa de mestrado
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura (Português e Francês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Bacharelado (Português e Francês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Escola Nossa Senhora das Graças:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Access International School:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Estagiária da Coordenadoria Especial da Mulher.
        Outras informações: Estagiária
    • Centre National d'Enseignement à Distance:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Tutora online do dispositivo de formação a distância : Les 10 portes du Delf et du Dalf" e "Les 10 portes du Delf et du Dalf plus".
        Outras informações: Tutora on-line
    • University of Guelph:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP, USP, Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Lycée Pasteur:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora de português