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Maria de Fatima de Almeida Baia

    • Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Musicoterapeuta (ASBAMT 142-D). Pós-graduada em Psicologia Transpessoal e Grafologia e Neuroescrita. Pós-graduanda em Psicoterapia em Intervenção em crise e prevenção do suicídio. Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Psicolinguística, Fonologia, Musicoterapia e Terapia Transpessoal. Coordena o GEPDEF (Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, bilíngues (adultos e crianças), relação entre música e linguagem, Musicoterapia e estudos armênios. ORCID ID: 0000-0001-7476-3519

       

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    • Bastos, F. S. L. ; BAIA, M. F. A. . Relatório semestral: ADAPTAÇÕES DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA. 2016
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    • BAIA, M. F. A. . Processo: BEX 4316/10-0 Relatório de pesquisa de Bolsa Sanduíche. 2012
    • Bastos, F. S. L. ; BAIA, M. F. A. . Relatório final: ADAPTAÇÕES DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA. 2016
  • Projetos de Pesquisa: 8
    • Nome do projeto: Verificação da tendência trocaica na aquisição do português brasileiro como língua materna (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: Esta pesquisa investiga a aquisição prosódica no que se refere ao pé inicial. A partir de Hayes (1994), a noção de pé passou a ter status de um universal lingüístico. Cabe às línguas a escolha da posição do núcleo, que pode depender do peso silábico. Estudos feitos em línguas românicas (cf. ALLEN; HAWKINS, 1980, GERKEN, 1994) defendem que os primeiros enunciados da criança em fase de aquisição são predominantemente trocaicos; e esta seria a forma prosódica default. Na dúvida se esta predominância poderia ser um reflexo do pé predominante da língua alvo ? no caso das germânicas, o trocaico ? , Allen (1983) analisa dados de aquisição do francês, língua românica iâmbica, e observa a predominância de troqueus. A hipótese de que o pé trocaico seria o pé inicial universal, levantada por Allen e Hawkins (1980), pareceu se confirmar após o estudo do francês. Porém, após analisar dados naturalísticos (total de 285 enunciados) de duas crianças adquirindo o português brasileiro (NIC e LUI 1;4 ? 1;7) e atentando para contextos de: criações lexicais, produções familiares e erros de acento; percebe-se que o pé trocaico não é predominante. Nos contextos de criações lexicais tem-se 23% de enunciados trocaicos e 77% de enunciados iâmbicos; nas produções familiares tem-se 12% de enunciados trocaicos e 88% de enunciados iâmbicos; e nos contextos com erro de acento tem-se 17% de enunciados com erro de acento direcionado para o pé trocaico e 83% para o pé iâmbico. Os dados analisados em seu conjunto total resultam o seguinte: 35% de enunciados trocaicos e 65% de enunciados iâmbicos. Nota-se então não só a não predominância de enunciados trocaicos como também indícios de uma tendência iâmbica na aquisição do português brasileiro, língua caracterizada por mais troqueus, segundo Bisol (1992), Massini-Cagliari (1955) e Cintra (1997).
    • Nome do projeto: Os Templates no desenvolvimento fonológico: o caso do português brasileiro (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: Esta pesquisa de doutorado investiga a transição do balbucio às primeiras palavras, tendo como intuito verificar se há continuidade entre os dois tipos de produção e identificar os templates. A perspectiva teórica assumida é a dos Sistemas Dinâmicos (THELEN; SMITH, 1994), que prevê mudança, instabilidade, variabilidade e não linearidade, ao longo do desenvolvimento. O termo sistemas dinâmicos, na forma mais genérica, significa sistemas de elementos que mudam ao longo do tempo (THELEN; SMITH, 2007, p. 258). A proposta fonológica da Whole-Word/Templatic Phonology é assumida na análise dos dados infantis. O aspecto inovador desta tese está na discussão a respeito da (des)continuidade ao analisar dados de transição para identificação de templates, isto é, a emergência de padrões sistemáticos que facilitam a expansão do léxico (VIHMAN; VELLEMAN, 2000). Além disso, é também inovador o uso do método quantitativo para a identificação de templates ao longo do desenvolvimento fonológico, pois a literatura tem realizado até o momento estudos qualitativos (VIHMAN; VELLEMAN, 2002; VIHMAN; CROFT, 2007; KEREN-PORTNOY et al., 2008; WAUQUIER; YAMAGUCHI; 2012; KHATTAB; AL-TAMINI, 2012; SZREDER, 2012, entre outros). Assim, o presente trabalho contribui para os estudos a respeito do desenvolvimento fonológico, pois apresenta um estudo quantitativo para identificação de templates, busca a relação entre a emergência deles e a transição do balbucio às primeiras palavras, mapeando a ordem e uso de templates ao longo do desenvolvimento fonológico das crianças.
    • Nome do projeto: O modelo prosódico inicial do português brasileiro: uma questão metodológica? (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: O objeto específico desta pesquisa de mestrado é investigar qual o modelo prosódico inicial na aquisição do português brasileiro (doravante PB) e a possível influência da metodologia utilizada nos resultados. Partindo da pressuposição de que há uma gramática inicial, dada pela gramática universal (CHOMSKY, 1981), autores que lidam com línguas germânicas afirmam que o troqueu é o modelo prosódico default na aquisição (cf. GERKEN, 1994; FIKKERT, 1994), e o mesmo é defendido por estudos que lidam com outras famílias lingüísticas (cf. ADAM & BAT-EL, 2007 para o hebraico; PRIETO, 2005 para o catalão, por exemplo). No entanto, os dados infantis do PB trazem complicações para a suposta tendência trocaica universal, pois estudos observacionais (naturalísticos) encontram uma tendência iâmbica (SANTOS, 2001, 2007; BONILHA, 2004; BAIA, 2006). Apesar de haver no cenário da literatura brasileira debates e estudos recentes a respeito do modelo prosódico inicial (cf. RAPP, 1994; BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007), algumas questões ainda permanecem. A maior parte desses trabalhos é composta por estudos observacionais e não experimentais, o contrário do que normalmente acontece na literatura estrangeira. O único estudo experimental no PB conhecido até então é o de Rapp (1994), o qual afirma haver uma tendência trocaica nos dados iniciais do PB. Enquanto a autora aponta uma tendência trocaica, nenhum estudo observacional a confirma; ao contrário, estes estudos levantam indícios a favor de uma tendência iâmbica inicial (BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007; BAIA, 2006). Logo a pesquisa aqui conduzida visa verificar se há influência da metodologia empregada nos resultados apresentados pela literatura brasileira. Para isso, nesta dissertação, são utilizadas as duas metodologias na análise dos dados (a experimental e a observacional): no estudo experimental, são analisados dados de 42 crianças na faixa etária de 1;5 ? 3;0 anos, e no estudo observacional, são analisados dados de uma criança
    • Nome do projeto: Padrões emergentes no desenvolvimento fonológico típico e atípico (2014 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Peres, Daniel Oliveira , Carmo, P. M. O. , Moreira, G. R. , OLIVEIRA, F. N. , PRADO, G. D. , Rocha, C. C. O. , Bockorni, L. R. S. .
      Descrição: O presente projeto tem como proposta a investigação da manifestação dos templates no desenvolvimento fonológico típico e atípico, assumindo a perspectiva dinâmica de desenvolvimento (THELEN; SMITH, 1994) e a Whole-Word/Templatic Phonology (VIHMAN; CROFT, 2007) na análise dos dados. Baia (2013), analisando dados de desenvolvimento fonológico típico, verifica a manifestação de diferentes templates no desenvolvimento fonológico de cada criança, observando também que momentos de uso e desuso dos templates variam de criança para criança. A autora conclui que por trás da variabilidade no desenvolvimento fonológico há manifestação de templates. As palavras distorcidas, isto é, palavras que resultam da manifestação de um template, caracterizam momentos de instabilidade próprios do desenvolvimento. Nos momentos de instabilidade, os templates são formados e manifestados devido ao princípio de auto-organização, ou seja, a formação espontânea de padrões. O sistema se auto-organiza devido à sua capacidade inerente de encontrar padrões a partir de algum tipo de interação. Em termos dinâmicos de desenvolvimento, a autora observa que a ordem surge nos dados a partir da variabilidade. Neste estudo, serão analisados dados de desenvolvimento típico e atípico de bebês de 6 a 24 meses, nascidos em Vitória da Conquista (BA). Para comparação com desenvolvimento atípico, serão analisados dados de bebês com síndrome de down que são atendidos pelo Núcleo Saber Down da UESB. São poucos os estudos sobre templates no desenvolvimento fonológico típico, e raros os estudos sobre o desenvolvimento fonológico atípico. Por exemplo, os estudos sobre templates na aquisição do português brasileiro contemplam a comunidade paulistana (BAIA, 2013) e mineira (OLIVEIRA-GUIMÃRES, 2013); e o único estudo sobre desenvolvimento fonológico atípico contempla, unicamente, bebês que apresentam atraso fonológico (VIHMAN et al., 2008). Esta pesquisa visa, então, contribuir apresentando e analisando dados de bebês baianos com desenvolvimento típico e com síndrome de down, verificando presença ou ausência de sistematização por meio da análise de padrões fonológicos emergentes. Segundo Oliveira (2011, p. 278), os sujeitos com síndrome de down apresentam especificidades anatômicas e ajustam suas trajetórias articulatórias de modo a garantir os contrastes fônicos de maior demanda. É preciso, dessa maneira, verificar como que templates emergiriam na fala dessas crianças, como seriam ajustados de acordo com as especificidades anatômicas e quais estratégias são usadas, caso haja ausência de sistematicidade de padrões.
    • Nome do projeto: Padrões fonológicos emergentes na fala infantil (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: Propiciar ao estudante de graduação, pós-graduação, e/ou pesquisador a oportunidade de entrar em contato com a proposta dinâmica e emergentista da Templatic Phonology (Vihman; Croft, 2007) na análise dos dados infantis de transição do balbucio às primeiras palavras.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento fonológico típico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Pacheco, V. , OLIVEIRA, M. , Bockorni, L. R. S. , Moreira, B.S.A. , SANTOS, A. C. O. , Alves, M. M. , NASCIMENTO, I. R. L. .
      Descrição: Este projeto temático agrega projetos de pesquisa que buscam investigar aspectos prosódicos e segmentais do desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas adquirindo o português como língua materna, como também de crianças adquirindo mais de uma língua materna além do português. São analisados dados naturalísticos (espontâneos) e experimentais.
    • Nome do projeto: Estimulação de fala com música (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Ferreira Netto, Waldemar , Pacheco, V. , OLIVEIRA, M. , Bockorni, L. R. S. , SAMPAIO, N. F. S. , PALES, I. M. C. , RAMOS, V. M. , SILVA, G. R. .
      Descrição: Neste projeto de extensão, apresentaremos e faremos uso de alguns dos benefícios do uso de técnicas musicais na estimulação de fala em recuperação e em desenvolvimento. A intervenção a ser executada apoia-se em uma literatura vasta que aponta os benefícios do uso da música em contexto terapêutico, tanto em estudos gerais na área de patologia quanto em estudos de musicoterapia (BENENZON, 1985; BRUSCIA, 2000 [1998]; FURUSAVA, 2003; QUEIROZ, 2003; MARANHÃO, 2007; PALLAZI, FOUNTOURA, 2016). São utilizados também, de maneira adaptada, recursos da área de pedagogia musical (FRANÇA, 2012; SAMPAIO, 2017). Seguindo Bruscia (2000 [1998]), a natureza das intervenções para recuperaçã0 e desenvolvimento o de fala com uso da música têm sido: a) centrada no som, b) centrada na beleza (estética do som) e c) centrada na criatividade. Exploraremos os três tipos de intervenções no decorrer do projeto.
    • Nome do projeto: (Des)encontros entre os estudos de desenvolvimento fonológico e musical (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , CORREIA, Susana , Peres, Daniel Oliveira , Ferreira Netto, Waldemar , Pacheco, V. , OLIVEIRA, M. , SAMPAIO, N. F. S. , Aguiar, J. C. S. , SANTOS, A. C. O. , PALES, I. M. C. , RAMOS, V. M. , SILVA, G. R. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, conduzimos uma investigação sobre os (des)encontros entre os estudos de desenvolvimento fonológico (prosódico) e os estudos de percepção/aprendizagem musical por meio de levantamento bibliográfico e da análise de produção inicial via metodologia linguística e musical. Nosso intuito é estabelecer um diálogo entre as duas áreas, isto é, entre a Linguística e a Música, por meio de uma análise conjunta da literatura de desenvolvimento típico do português brasileiro (PB) e de desenvolvimento musical. Os achados serão de grande relevância para a prática do musicoterapeuta, que lida com aspectos tanto linguísticos quanto musicais, educadores e profissionais do meio da saúde. A nossa proposta de diálogo entre as duas áreas tem como suporte o paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos ? Sistemas Dinâmicos (THELEN, SMITH, 1994) pela sua natureza científica interdisciplinar nas Ciências Cognitivas, exatas e Naturais. Para análise, utilizaremos dados de crianças conquistenses do Banco de Dados do GEDEF (CAAE: 30366814.1.0000.0055), utilizando tanto ferramenta para análise linguística entoacional quanto ferramenta para análise musical : Exprosodia (FERREIRA-NETTO, 2017).
    • BAIA, M. F. A. . Comissão Científica 64º GEL. 2016 - Comissão científica 64º gel
    • BAIA, M. F. A. . Parecerista de resumos Jornada do GELNE 40 anos. 2018 - Comissão científica da jornada do gelne 40 anos vitória da conquista
    • BAIA, M. F. A. . Comissão Científica ICPC ( International Child Phonology Conference ) 2018. 2018 - Comissão científica icpc 2018
    • BAIA, M. F. A. . V SENAL Seminário NAcional de Alfabetização e Letramento. 2018 - Parecerista
    • BAIA, M. F. A. . ENEM. 2009 - Correção de redações do enem
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Unyleya
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Faculdade Unyleya
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Faculdade Unyleya
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental I
    • LLJournal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Revista eletrônica dos alunos de doutorado da CUNY (The City University of New York)
    • Editora Moderna:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Avaliação de títulos ainda não publicados no Brasil em relação a um critério/público específico.
        Outras informações: Parecerista de obra literária
    • Editora Paulistana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2015 ).
        Outras informações: Freelance
        Outras informações: revisor de textos em inglês
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Estudos da Língua(gem) (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista.
    • ReVEL Revista Virtual de Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Percursos Linguísticos (UFES):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Domínios da Lingu@gem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • REVISTA DO GELNE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Journal of Monolingual and Bilingual Speech:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Cadernos de Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista.
    • TRAVESSIAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Journal of Monolingual and Bilingual Speech:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).