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Maria de Fatima de Almeida Baia

    • Pós-Doutoranda no DLCV - FFLCH/USP. Realiza pesquisa sobre o lugar da prosódia nos estudos de Musicoterapia sob orientação do prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto. Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Musicoterapeuta (ASBAMT 142-D). Pós-graduada em Psicologia Transpessoal e Grafologia e Neuroescrita. Pós-graduanda em Psicoterapia em Intervenção em crise e prevenção do suicídio. Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Psicolinguística, Fonologia, Musicoterapia e Terapia Transpessoal. Coordena o GEPDEF (Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, bilíngues (adultos e crianças), relação entre música e linguagem, Musicoterapia e estudos armênios.ORCID ID: 0000-0001-7476-3519

       

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    • BAIA, M. F. A. . XIV Colóquio Nacional/VII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. 2022 (Parecer)
    • BAIA, M. F. A. . Conselho editorial da obra Prosódia e Bilinguismo. 2022 (Consultoria)
    • BAIA, M. F. A. . Relatório do projeto de pesquisa Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • BAIA, M. F. A. . Relatório do projeto de pesquisa Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • BAIA, M. F. A. . Relatório do projeto de pesquisa Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • BAIA, M. F. A. . Relatório do projeto de pesquisa - Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • BAIA, M. F. A. . Relatório do projeto de pesquisa Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • BAIA, M. F. A. . Consultora Ad Hoc na avaliação do projeto de pesquisa submetido no âmbito da Chamada do Edital FAPES n. 04/2015- Bolsa Pesquisador Capixaba. 2016 (Consultoria)
    • BAIA, M. F. A. . Relatório do projeto e extensão Edital 243/2013 (UESB) - Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • BAIA, M. F. A. . Avaliador Ad Hoc Externo (UDESC). 2016 (Parecer)
    • BAIA, M. F. A. . 24th Conference of the Student Organisation of Linguistics in Europe (ConSOLE XXIV). 2015 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 191
    • BAIA, M. F. A. . Diferentes dimensões do bilinguismo: desde a infância até casos de atrito linguístico. 2024 (Conferência)
    • BAIA, M. F. A. . Pesquisa em Musicoterapia. 2023 (Conferência)
    • Alves, M. M. ; BAIA, M. F. A. . ASPECTOS DO BALBUCIO REDUPLICADO E VARIEGADO NA AQUISIÇÃO DA LIBRAS. 2023 (Comunicacao)
    • NASCIMENTO, I. R. L. ; BAIA, M. F. A. ; PALES, I. M. C. . Estratégia de Hildegard von Bingen na sala de aula: estimulando aspectos fônicos da língua estrangeira via atividades com glossolalia. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, G. R. ; BAIA, M. F. A. ; RAMOS, V. M. . O formato prosódico no desenvolvimento linguístico de crianças com TEA. 2023 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; Bockorni, L. R. S. ; CRUZ, S. L. ; Moreira, B.S.A. . Sons preenchedores ou guardadores de lugar: uma abordagem. 2023 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. . Voz em Musicoterapia: do silêncio ao ritmo e melodia. 2023 (Conferência)
    • CRUZ, S. L. ; BAIA, M. F. A. . Bilinguismo infantil: Caso de Atrito Linguístico em Crianças Gêmeas. 2023 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. . Espiritualidade, língua e cultura armênia: Mesrop Mashtots & Grigor Narekatsi. 2022 (Conferência)
    • SILVA, G. R. ; BAIA, M. F. A. . A INSERÇÃO DA MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ. 2022 (Comunicacao)
    • RAMOS, V. M. ; BAIA, M. F. A. . A utilização do canto no setting musicoterapêutico para a reabilitação de pacientes com afasi. 2022 (Comunicacao)
    • Bockorni, L. R. S. ; Aguiar, J. C. S. ; BAIA, M. F. A. ; Alves, M. M. . Tarefas com base na fonotática para estimulação de consciência fonológica. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, G. R. ; PALES, I. M. C. ; BAIA, M. F. A. ; Moreira, B.S.A. . Marchas na estimulação da fala de crianças com síndrome de Down. 2022 (Comunicacao)
    • RAMOS, V. M. ; BAIA, M. F. A. ; CRUZ, S. L. ; SANTOS, A. C. O. . Intervenção/estimulação de língua estrangeira com música. 2022 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; RAMOS, V. M. ; SILVA, G. R. . Musicoterapia analítica com deficientes visuais: o papel do canto na autorrealização. 2022 (Comunicacao)
    • Moreira, B.S.A. ; NASCIMENTO, I. R. L. ; BAIA, M. F. A. . A MÚSICA COMO MEIO DE ESTIMULAÇÃO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA. 2022 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. O. ; BAIA, M. F. A. ; Bockorni, L. R. S. . Problematizações acerca dos critérios e notações de dados de transição do balbucio às primeiras palavras: ausência de diálogo entre Psicolinguística e Música. 2022 (Comunicacao)
    • CRUZ, S. L. ; BAIA, M. F. A. ; PEREIRA, M. S. S. . ACENTO LEXICAL NO PORTUGUÊS DE CRIANÇAS GÊMEAS BRASILEIRAS E BILÍNGUES NA INGLATERRA. 2022 (Comunicacao)
    • Bockorni, L. R. S. ; BAIA, M. F. A. ; PALES, I. M. C. . COMPARANDO A EMERGÊNICIA DO RITMO LINGUÍSTICO NA FALA DE CRIANÇAS GÊMEAS: ESTRATÉGIAS DE ESTIMULAÇÃO. 2022 (Comunicacao)
    • Alves, M. M. ; BAIA, M. F. A. ; LESSA-DE-OLIVEIRA, A. S. C. . A PRODUÇÃO DO BALBUCIO MANUAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS: UM ESTUDO PRELIMINAR. 2022 (Comunicacao)
    • Aguiar, J. C. S. ; BAIA, M. F. A. ; NASCIMENTO, I. R. L. ; Bockorni, L. R. S. ; Alves, M. M. . A importância do estudo da fonotática para tarefas de consciêcia fonológica. 2022 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; Moreira, B.S.A. ; NASCIMENTO, I. R. L. ; CRUZ, S. L. . Escrita acadêmica à luz da COmplexidade: os gêneros textuais acadêmicos. 2022 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; SANTOS, A. C. O. ; SILVA, G. R. ; PALES, I. M. C. ; RAMOS, V. M. . A música na aprendizagem da escrita: relato de sessões de musicoterapia. 2022 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. . A Musicoterapia para crianças: diferentes técnicas e abordagens. 2022 (Conferência)
    • BAIA, M. F. A. . Prosódia e seu Desenvolvimento. 2022 (Conferência)
    • BAIA, M. F. A. . Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico. 2022 (Conferência)
    • BAIA, M. F. A. ; SILVA, G. R. ; PALES, I. M. C. ; RAMOS, V. M. ; SANTOS, A. C. O. ; Alves, M. M. . Musicoterapia e Meditação: o bem-estar para a comunidade acadêmica. 2022 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; Bockorni, L. R. S. ; Moreira, B.S.A. ; NASCIMENTO, I. R. L. ; CRUZ, S. L. . Musicoterapia e estimulação de linguagem de linguagem oral e escrita de crianças. 2022 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; CRUZ, S. L. ; NASCIMENTO, I. R. L. ; Alves, M. M. . Estudo piloto sobre atrito linguístico na infância: o caso de gêmeos brasileiros morando na Inglaterra. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. O. ; BAIA, M. F. A. . O canto na interação entre cuidadores e bebês nos dados longitudinais do banco de dados linguísticos. 2021 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; PALES, I. M. C. ; RAMOS, V. M. ; SILVA, G. R. . Projeto de extensão 'estimulação de fala com música': reflexões a respeito das sessões de meditação e voltadas para estudantes de língua estrangeira. 2021 (Comunicacao)
    • Moreira, B.S.A. ; BAIA, M. F. A. ; Bockorni, L. R. S. . Reduplicação inicial no desenvolvimento do português brasileiro e do hebraico: um estudo comparativo. 2021 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. . Musicoterapia e bem-estar: uma abordagem transpessoal. 2021 (Conferência)
    • BAIA, M. F. A. ; LUZ JUNIOR, E. P. S. ; NASCIMENTO, I. R. L. ; Bockorni, L. R. S. . Hayeren: Armenian linguistic heritage in Brazil. 2021 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; Ferreira Netto, Waldemar ; Bockorni, L. R. S. ; SANTOS, A. C. O. . Comparing singing and speech voice of twins: a dialogue between Psycholinguistics and Musical Studies. 2021 (Comunicacao)
    • Alves, M. M. ; BAIA, M. F. A. ; LESSA-DE-OLIVEIRA, A. S. C. . A pilot study on the prosodic aspects of child-directed signing in Brazilian sign language. 2021 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; SANTOS, A. C. O. . Sessões e Musicoterapia com mães e bebês: explorando aspectos rítmicos e melódicos e da fala. 2021 (Comunicacao)
    • Bockorni, L. R. S. ; BAIA, M. F. A. . A importância do modelo de exemplares para explicar a relação entre língua e processos mentais superiores: a emergência das primeiras palavras. 2021 (Comunicacao)
    • Alves, M. M. ; BAIA, M. F. A. ; LESSA-DE-OLIVEIRA, A. S. C. . As primeiras sinalizações de um bebê adquirindo Libras: um estudo piloto. 2021 (Comunicacao)
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    • Alves, M. M. ; BAIA, M. F. A. . Mapeamento dos aspectos prosódicos da libras na sinalização dirigida à criança. 2021 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; Bockorni, L. R. S. ; SANTOS, A. C. O. ; PALES, I. M. C. . De Hildegard von Bingen aos dias de hoje: impressões sobre a ?prosódia musical? da glossolalia (língua dos anjos). 2021 (Comunicacao)
    • Bockorni, L. R. S. ; BAIA, M. F. A. . O FORMATO PROSÓDICO DE DISSÍLABOS DE UM PAR DE GÊMEAS DIZIGÓTICAS. 2020 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; SANTOS, A. C. O. ; Alves, M. M. . (Des)encontros entre os estudos de desenvolvimento fonológico e musical: o papel da qualidade vocálica. 2020 (Comunicacao)
    • MAGALHAES JUNIOR, A. R. S. ; BAIA, M. F. A. . A emergência dos templates no desenvolvimento bilingue (português/francês). 2020 (Comunicacao)
    • BAIA, MARIA DE FÁTIMA DE ALMEIDA . Musicoterapia e Envelhecimento. 2020 (Conferência)
    • BARRETO, D. S. ; Lessa de Oliveira, A.S.C. ; BAIA, M. F. A. ; MATOS, C. G. . O SEL - Sistema de Escrita para Línguas de Sinais e o reconhecimento do nível lexical e sublexical em libras. 2019 (Comunicacao)
    • GUARESI, R. ; BAIA, M. F. A. . Estudos em Psicolinguística e em Aquisição da Linguagem. 2019 (Simposio)
    • SANTOS, A. C. O. ; BAIA, M. F. A. . Primitivismo prosódico: linguístico, musical ou ambos?. 2019 (Comunicacao)
    • MAGALHAES JUNIOR, A. R. S. ; BAIA, M. F. A. . O uso da plataforma Childes no estudo do desenvolvimento linguístico: histórico e funcionamento. 2019 (Comunicacao)
    • Aguiar, J. C. S. ; BAIA, M. F. A. . Como diferenciar dados de balbucio de palavras no desenvolvimento linguístico? O método de Vihman e McCune (1994). 2019 (Comunicacao)
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    • Bockorni, L. R. S. ; BAIA, M. F. A. . A MARCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA. 2019 (Seminário)
    • SILVA, V. R. B. L. ; BAIA, M. F. A. . Técnicas musicoterápicas na estimulação de fala: foco nos padrões emergentes. 2019 (Seminário)
    • SANTOS, J. O. ; BAIA, M. F. A. . Protocolos e testes de avaliação de desenvolvimento linguístico disponíveis para a comunidade científica em geral. 2019 (Seminário)
    • LUZ JUNIOR, E. P. S. ; BAIA, M. F. A. . Noção de linguagem para Jung: relação com a perspectiva dinâmica/Complexidade?. 2019 (Seminário)
    • COSTA, A. A. M. L. ; BAIA, M. F. A. . Relação entre a autorregulação da psique (Jung) e a auto-organização (Kelso) com base no desenvolvimento da linguagem infantil. 2019 (Seminário)
    • VIANA, F. S. ; BAIA, M. F. A. . Há relação entre os padrões linguísticos emergentes e o desenvolvimento da personalidade? Propostas de Ann Peter & Jung. 2019 (Seminário)
    • BAIA, M. F. A. . O percurso prosódico da criança do nascimento às primeiras palavras. 2019 (Conferência)
    • BAIA, M. F. A. . A música como instrumento de estimulação cognitiva e linguística no envelhecimento: contribuições da Musicoterapia. 2019 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; SANTOS, A. C. O. ; MAGALHAES JUNIOR, A. R. S. . Sons preenchedores ou guardadores de lugar no desenvolvimento linguístico: uma abordagem centrada no uso. 2019 (Comunicacao)
    • Bockorni, L. R. S. ; MAGALHAES JUNIOR, A. R. S. ; Aguiar, J. C. S. ; BAIA, M. F. A. . Competição de exemplares e a gramática de construções: a variação da fricativa em coda. 2019 (Comunicacao)
    • MAGALHAES JUNIOR, A. R. S. ; BAIA, M. F. A. . Code-Switching e templates no desenvolvimento bilíngue sob a perspectiva da gramática de construções. 2019 (Comunicacao)
    • Aguiar, J. C. S. ; Bockorni, L. R. S. ; BAIA, M. F. A. . A hipótese da marcação diferencial e a gramática de construções: a emergência dos segmentos fricativos [s,z] no português brasileiro e europeu. 2019 (Comunicacao)
    • Aguiar, J. C. S. ; BAIA, M. F. A. . Variabilidade no desenvolvimento fonotático de gêmeos: a perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos. 2019 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. . A música como ferramenta pedagógica: uma visão com base na Complexidade. 2019 (Conferência)
    • MATTOS, V. C. S. ; BAIA, M. F. A. . A estrutura silábica no desenvolvimento fonológico de gêmeos dizigóticos. 2018 (Outra)
    • Santos, G. A. R. ; Carmo, P. M. O. ; BAIA, M. F. A. . Os sete saberes de Morin aplicados aos estudos de estimulação de fala e consciência fonológica. 2018 (Outra)
    • BAIA, M. F. A. . Aquisição da oralidade por bebês gêmeos, não gêmeos e bilingues. 2019 (Conferência)
    • MATTOS, V. C. S. ; BAIA, M. F. A. . Investigando o desenvolvimento silábico de um par de gêmeas dizigóticas: uso dos inventários Portage & MacArthur-Bates. 2019 (Outra)
    • Bockorni, L. R. S. ; BAIA, M. F. A. . A marcação no desenvolvimento fonológico: o triângulo vocálico de Jakobson. 2019 (Outra)
    • SANTOS, J. O. ; LUZ JUNIOR, E. P. S. ; BAIA, M. F. A. . Protocolos e testes de avaliação de desenvolvimento linguístico disponíveis para profissionais e pesquisadores da primeira infância. 2019 (Outra)
    • VIANA, F. S. ; BAIA, M. F. A. . Estudo piloto sobre os padrões emergentes da linguagem e o desenvolvimento da personalidade. 2019 (Outra)
    • SILVA, V. R. B. L. ; BAIA, M. F. A. ; Oliveria, Marian ; SAMPAIO, N. F. S. . Técnicas musicoterápicas na estimulação de fala: relato de sessões no Núcleo Saber Down e no LAPEN. 2019 (Outra)
    • Barreto, Rodrigo ; BAIA, M. F. A. . (Des)encontros no desenvolvimento silábico de crianças portuguesas e brasileiras. 2019 (Outra)
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    • Carmo, P. M. O. ; BAIA, M. F. A. . A variabilidade das rotinas articulatórias no desenvolvimento fonológico do PB. 2017 (Congresso)
    • Bastos, F. S. L. ; BAIA, M. F. A. . Qual língua é ativada (L1, L2 ou L3) na produção de logatomas com contexto de epêntese?. 2017 (Congresso)
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    • SAMPAIO, N. F. S. ; BAIA, M. F. A. ; PORTELA, L. . Estimulação de fala de paciente disártrico com o foco em segmentos laterais e sílabas átonas finais. 2016 (Outra)
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    • Carmo, P. M. O. ; BAIA, M. F. A. . A instabilidade no desenvolvimento fonológico: o fenômeno puzzle-puddle-pickle. 2016 (Comunicacao)
    • BAIA, M. F. A. ; Peres, Daniel Oliveira . Agrupamento segmental em classes naturais no balbucio e nas palavras iniciais?. 2016 (Comunicacao)
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    • BAIA, M. F. A. ; SAMPAIO, N. F. S. ; PORTELA, L. . Proposta de intervenção com uso da música na estimulação de fala de paciente disártrico: a queda de sílabas átonas. 2016 (Outra)
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    • Moreira, G. R. ; BAIA, M. F. A. ; OLIVEIRA, M. . As criações lexicais (@C) como adaptações fonológicas na fala infantil. 2016 (Comunicacao)
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    • Sousa, V. V ; SAMPAIO, N. F. S. ; BAIA, M. F. A. ; Ghirello-Pires, C. S. A. ; OLIVEIRA, M. ; Ventura, Adilson . Jornada Itinerante GELNE 40 anos. 2018 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
    • Lessa de Oliveira, A.S.C. ; EUGENIO, B. ; ALVES, C. ; OLIVEIRA, E. S. D. ; CARVALHO, J. R. ; SANTOS, M. S. ; GUIMARAES, M. A. S. ; BAIA, M. F. A. ; GUARESI, R. ; Jardim, S. R. . V Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. 2018 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
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    • Sousa, V. V ; SILVA, André Pedro ; Silva, Adilson Ventura ; Ghirello-Pires, C. S. A. ; Namiuti, Cristiane ; KANTHACK, Gessilene Silveira ; Azevedo, Isabel Cristina Michelan ; Miranda, Maíra Avelar ; Santos, Lorenna Oliveira ; BAIA, M. F. A. ; Simões Neto,.Natival Almeida ; FREITAG, R. M. K. ; SANTOS, S. F. . VII Encontro das ciências aplicadas ao ensino: VII ECLAE, A teoria na prática. 2021 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
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    • OLIVEIRA, F. N. ; BAIA, M. F. A. . A relação entre as onomatopeias e os templates no desenvolvimento fonológico. 2016
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    • Carmo, P. M. O. ; BAIA, M. F. A. . O fenômeno puzzle-puddle-pickle na fala infantil: uma abordagem dinâmica com base na fonologia de uso.. 2015
    • Lima, P. P. D. ; BAIA, M. F. A. . A emergência dos padrões prosódicos na fala infantil: uma perspectiva dinâmica. 2015
    • Bastos, F. S. L. ; BAIA, M. F. A. . Adaptações das fricativas dentais do inglês por falantes brasileiros: uma perspectiva dinâmica. 2015
    • Bastos, F. S. L. ; BAIA, M. F. A. . Relatório semestral: ADAPTAÇÕES DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA. 2016
    • Carmo, P. M. O. ; BAIA, M. F. A. . O desenvolvimento fonológico e sua relação com o léxico inicial na fala de gêmeos e nãogêmeos.. 2017
    • BAIA, M. F. A. . O modelo prosódico inicial do português brasileiro: uma questão metodológica?. 2010
    • BAIA, M. F. A. . Processo: BEX 4316/10-0 Relatório de pesquisa de Bolsa Sanduíche. 2012
    • Bastos, F. S. L. ; BAIA, M. F. A. . Relatório final: ADAPTAÇÕES DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA. 2016
    • Nome do projeto: Verificação da tendência trocaica na aquisição do português brasileiro como língua materna (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: Esta pesquisa investiga a aquisição prosódica no que se refere ao pé inicial. A partir de Hayes (1994), a noção de pé passou a ter status de um universal lingüístico. Cabe às línguas a escolha da posição do núcleo, que pode depender do peso silábico. Estudos feitos em línguas românicas (cf. ALLEN; HAWKINS, 1980, GERKEN, 1994) defendem que os primeiros enunciados da criança em fase de aquisição são predominantemente trocaicos; e esta seria a forma prosódica default. Na dúvida se esta predominância poderia ser um reflexo do pé predominante da língua alvo ? no caso das germânicas, o trocaico ? , Allen (1983) analisa dados de aquisição do francês, língua românica iâmbica, e observa a predominância de troqueus. A hipótese de que o pé trocaico seria o pé inicial universal, levantada por Allen e Hawkins (1980), pareceu se confirmar após o estudo do francês. Porém, após analisar dados naturalísticos (total de 285 enunciados) de duas crianças adquirindo o português brasileiro (NIC e LUI 1;4 ? 1;7) e atentando para contextos de: criações lexicais, produções familiares e erros de acento; percebe-se que o pé trocaico não é predominante. Nos contextos de criações lexicais tem-se 23% de enunciados trocaicos e 77% de enunciados iâmbicos; nas produções familiares tem-se 12% de enunciados trocaicos e 88% de enunciados iâmbicos; e nos contextos com erro de acento tem-se 17% de enunciados com erro de acento direcionado para o pé trocaico e 83% para o pé iâmbico. Os dados analisados em seu conjunto total resultam o seguinte: 35% de enunciados trocaicos e 65% de enunciados iâmbicos. Nota-se então não só a não predominância de enunciados trocaicos como também indícios de uma tendência iâmbica na aquisição do português brasileiro, língua caracterizada por mais troqueus, segundo Bisol (1992), Massini-Cagliari (1955) e Cintra (1997).
    • Nome do projeto: Os Templates no desenvolvimento fonológico: o caso do português brasileiro (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: Esta pesquisa de doutorado investiga a transição do balbucio às primeiras palavras, tendo como intuito verificar se há continuidade entre os dois tipos de produção e identificar os templates. A perspectiva teórica assumida é a dos Sistemas Dinâmicos (THELEN; SMITH, 1994), que prevê mudança, instabilidade, variabilidade e não linearidade, ao longo do desenvolvimento. O termo sistemas dinâmicos, na forma mais genérica, significa sistemas de elementos que mudam ao longo do tempo (THELEN; SMITH, 2007, p. 258). A proposta fonológica da Whole-Word/Templatic Phonology é assumida na análise dos dados infantis. O aspecto inovador desta tese está na discussão a respeito da (des)continuidade ao analisar dados de transição para identificação de templates, isto é, a emergência de padrões sistemáticos que facilitam a expansão do léxico (VIHMAN; VELLEMAN, 2000). Além disso, é também inovador o uso do método quantitativo para a identificação de templates ao longo do desenvolvimento fonológico, pois a literatura tem realizado até o momento estudos qualitativos (VIHMAN; VELLEMAN, 2002; VIHMAN; CROFT, 2007; KEREN-PORTNOY et al., 2008; WAUQUIER; YAMAGUCHI; 2012; KHATTAB; AL-TAMINI, 2012; SZREDER, 2012, entre outros). Assim, o presente trabalho contribui para os estudos a respeito do desenvolvimento fonológico, pois apresenta um estudo quantitativo para identificação de templates, busca a relação entre a emergência deles e a transição do balbucio às primeiras palavras, mapeando a ordem e uso de templates ao longo do desenvolvimento fonológico das crianças.
    • Nome do projeto: VOZ EM MUSICOTERAPIA: O QUE É LINGUÍSTICO E O QUE É MUSICAL NAS INTERVENÇÕES DE PROSÓDIA (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Ferreira Netto, W. .
      Descrição: Neste estudo, investigamos como a prosódia de fala tem sido abordada dentro dos estudos de Musicoterapia, na área denominada Voz em Musicoterapia, partindo de diferentes paradigmas, métodos e técnicas, dos que enfatizam o silêncio até os que focam o papel do canto. Dessa maneira, estabelecemos um diálogo entre a Musicoterapia e a Linguística tendo a prosódia como elo. Ao entrarmos em contato com a literatura da área, notamos uma confusão entre o que seria prosódia de fala (com pareamento entre forma e função) e aspectos rítmicos e melódicos musicais, o que pode comprometer o trabalho do profissional sem formação prévia em ciências da linguagem. Com base em Uhlig e Baker (2011), os estudos são separados em três blocos: a) estudos com a voz nas abordagens psicodinâmicas (Alfred Wolfsohn; Diane Austin; Lisa Sokolov; Silvia Nakkoch; Mary Priestly); b) estudos com a voz nas abordagens médicas (Albert, Sparks e Helm; Joanne Loewy; Helen Shoemark; Esther Thane; Hyon Ju Chong; Claudia Zanini); c) estudos com a voz nas abordagens musicais (Rolando Benenzon; Kenneth Bruscia; Lia Rejane Barcellos). Após investigarmos os parâmetros utilizados nas diferentes propostas a respeito do que seria prosódia de fala e como ser analisada durante o tratamento, pretendemos propor um protocolo com base em abordagem linguística de análise de produção aplicada à prática musicoterapêutica, que delimita o que é musical do que é linguístico, com foco em português brasileiro (PB). A justificativa é a de que não há uma proposta de protocolo, teste ou tratamento adaptada e validada no Brasil do que está presente em literatura estrangeira. Para isso, utilizaremos a proposta de análise de entoação de Ferreira Netto (2010), segundo a qual a entoação é entendida como uma sequência de tons, iguais ou diferentes, produzidos durante a fala. Segundo o autor, a entoação pode ser entendida como uma série temporal, isto é, um conjunto de observações sequenciadas e interdependentes, sendo o resultado da observação feita no primeiro momento t+1 condicionada ao momento t. Para exemplificação da análise e do uso do protocolo, utilizaremos dados de sessões de musicoterapia conduzidas pela autora deste estudo, no seu projeto de extensão na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), durante os anos de 2022 e 2023 (CAAE 30366814.1.0000.0055).). Serão utilizados dados de sessões de crianças neurotípicas e com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
    • Nome do projeto: O modelo prosódico inicial do português brasileiro: uma questão metodológica? (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: O objeto específico desta pesquisa de mestrado é investigar qual o modelo prosódico inicial na aquisição do português brasileiro (doravante PB) e a possível influência da metodologia utilizada nos resultados. Partindo da pressuposição de que há uma gramática inicial, dada pela gramática universal (CHOMSKY, 1981), autores que lidam com línguas germânicas afirmam que o troqueu é o modelo prosódico default na aquisição (cf. GERKEN, 1994; FIKKERT, 1994), e o mesmo é defendido por estudos que lidam com outras famílias lingüísticas (cf. ADAM & BAT-EL, 2007 para o hebraico; PRIETO, 2005 para o catalão, por exemplo). No entanto, os dados infantis do PB trazem complicações para a suposta tendência trocaica universal, pois estudos observacionais (naturalísticos) encontram uma tendência iâmbica (SANTOS, 2001, 2007; BONILHA, 2004; BAIA, 2006). Apesar de haver no cenário da literatura brasileira debates e estudos recentes a respeito do modelo prosódico inicial (cf. RAPP, 1994; BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007), algumas questões ainda permanecem. A maior parte desses trabalhos é composta por estudos observacionais e não experimentais, o contrário do que normalmente acontece na literatura estrangeira. O único estudo experimental no PB conhecido até então é o de Rapp (1994), o qual afirma haver uma tendência trocaica nos dados iniciais do PB. Enquanto a autora aponta uma tendência trocaica, nenhum estudo observacional a confirma; ao contrário, estes estudos levantam indícios a favor de uma tendência iâmbica inicial (BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007; BAIA, 2006). Logo a pesquisa aqui conduzida visa verificar se há influência da metodologia empregada nos resultados apresentados pela literatura brasileira. Para isso, nesta dissertação, são utilizadas as duas metodologias na análise dos dados (a experimental e a observacional): no estudo experimental, são analisados dados de 42 crianças na faixa etária de 1;5 ? 3;0 anos, e no estudo observacional, são analisados dados de uma criança
    • Nome do projeto: Padrões fonológicos emergentes na fala infantil (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BAIA, M. F. A. .
      Descrição: Propiciar ao estudante de graduação, pós-graduação, e/ou pesquisador a oportunidade de entrar em contato com a proposta dinâmica e emergentista da Templatic Phonology (Vihman; Croft, 2007) na análise dos dados infantis de transição do balbucio às primeiras palavras.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento fonológico típico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (2016 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Pacheco, V. , OLIVEIRA, M. , Bockorni, L. R. S. , Moreira, B.S.A. , SANTOS, A. C. O. , Alves, M. M. , NASCIMENTO, I. R. L. .
      Descrição: Este projeto temático agrega projetos de pesquisa que buscam investigar aspectos prosódicos e segmentais do desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas adquirindo o português como língua materna, como também de crianças adquirindo mais de uma língua materna além do português. São analisados dados naturalísticos (espontâneos) e experimentais.
    • Nome do projeto: Estimulação de fala com música (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Ferreira Netto, Waldemar , Pacheco, V. , OLIVEIRA, M. , Bockorni, L. R. S. , SAMPAIO, N. F. S. , PALES, I. M. C. , RAMOS, V. M. , SILVA, G. R. .
      Descrição: Neste projeto de extensão, apresentaremos e faremos uso de alguns dos benefícios do uso de técnicas musicais na estimulação de fala em recuperação e em desenvolvimento. A intervenção a ser executada apoia-se em uma literatura vasta que aponta os benefícios do uso da música em contexto terapêutico, tanto em estudos gerais na área de patologia quanto em estudos de musicoterapia (BENENZON, 1985; BRUSCIA, 2000 [1998]; FURUSAVA, 2003; QUEIROZ, 2003; MARANHÃO, 2007; PALLAZI, FOUNTOURA, 2016). São utilizados também, de maneira adaptada, recursos da área de pedagogia musical (FRANÇA, 2012; SAMPAIO, 2017). Seguindo Bruscia (2000 [1998]), a natureza das intervenções para recuperaçã0 e desenvolvimento o de fala com uso da música têm sido: a) centrada no som, b) centrada na beleza (estética do som) e c) centrada na criatividade. Exploraremos os três tipos de intervenções no decorrer do projeto.
    • Nome do projeto: (Des)encontros entre os estudos de desenvolvimento fonológico e musical (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , CORREIA, Susana , Peres, Daniel Oliveira , Ferreira Netto, Waldemar , Pacheco, V. , OLIVEIRA, M. , SAMPAIO, N. F. S. , Aguiar, J. C. S. , SANTOS, A. C. O. , PALES, I. M. C. , RAMOS, V. M. , SILVA, G. R. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, conduzimos uma investigação sobre os (des)encontros entre os estudos de desenvolvimento fonológico (prosódico) e os estudos de percepção/aprendizagem musical por meio de levantamento bibliográfico e da análise de produção inicial via metodologia linguística e musical. Nosso intuito é estabelecer um diálogo entre as duas áreas, isto é, entre a Linguística e a Música, por meio de uma análise conjunta da literatura de desenvolvimento típico do português brasileiro (PB) e de desenvolvimento musical. Os achados serão de grande relevância para a prática do musicoterapeuta, que lida com aspectos tanto linguísticos quanto musicais, educadores e profissionais do meio da saúde. A nossa proposta de diálogo entre as duas áreas tem como suporte o paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos ? Sistemas Dinâmicos (THELEN, SMITH, 1994) pela sua natureza científica interdisciplinar nas Ciências Cognitivas, exatas e Naturais. Para análise, utilizaremos dados de crianças conquistenses do Banco de Dados do GEDEF (CAAE: 30366814.1.0000.0055), utilizando tanto ferramenta para análise linguística entoacional quanto ferramenta para análise musical : Exprosodia (FERREIRA-NETTO, 2017).
    • Nome do projeto: Padrões emergentes no desenvolvimento fonológico típico e atípico (2014 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BAIA, M. F. A. , Peres, Daniel Oliveira , Carmo, P. M. O. , Moreira, G. R. , OLIVEIRA, F. N. , PRADO, G. D. , Rocha, C. C. O. , Bockorni, L. R. S. .
      Descrição: O presente projeto tem como proposta a investigação da manifestação dos templates no desenvolvimento fonológico típico e atípico, assumindo a perspectiva dinâmica de desenvolvimento (THELEN; SMITH, 1994) e a Whole-Word/Templatic Phonology (VIHMAN; CROFT, 2007) na análise dos dados. Baia (2013), analisando dados de desenvolvimento fonológico típico, verifica a manifestação de diferentes templates no desenvolvimento fonológico de cada criança, observando também que momentos de uso e desuso dos templates variam de criança para criança. A autora conclui que por trás da variabilidade no desenvolvimento fonológico há manifestação de templates. As palavras distorcidas, isto é, palavras que resultam da manifestação de um template, caracterizam momentos de instabilidade próprios do desenvolvimento. Nos momentos de instabilidade, os templates são formados e manifestados devido ao princípio de auto-organização, ou seja, a formação espontânea de padrões. O sistema se auto-organiza devido à sua capacidade inerente de encontrar padrões a partir de algum tipo de interação. Em termos dinâmicos de desenvolvimento, a autora observa que a ordem surge nos dados a partir da variabilidade. Neste estudo, serão analisados dados de desenvolvimento típico e atípico de bebês de 6 a 24 meses, nascidos em Vitória da Conquista (BA). Para comparação com desenvolvimento atípico, serão analisados dados de bebês com síndrome de down que são atendidos pelo Núcleo Saber Down da UESB. São poucos os estudos sobre templates no desenvolvimento fonológico típico, e raros os estudos sobre o desenvolvimento fonológico atípico. Por exemplo, os estudos sobre templates na aquisição do português brasileiro contemplam a comunidade paulistana (BAIA, 2013) e mineira (OLIVEIRA-GUIMÃRES, 2013); e o único estudo sobre desenvolvimento fonológico atípico contempla, unicamente, bebês que apresentam atraso fonológico (VIHMAN et al., 2008). Esta pesquisa visa, então, contribuir apresentando e analisando dados de bebês baianos com desenvolvimento típico e com síndrome de down, verificando presença ou ausência de sistematização por meio da análise de padrões fonológicos emergentes. Segundo Oliveira (2011, p. 278), os sujeitos com síndrome de down apresentam especificidades anatômicas e ajustam suas trajetórias articulatórias de modo a garantir os contrastes fônicos de maior demanda. É preciso, dessa maneira, verificar como que templates emergiriam na fala dessas crianças, como seriam ajustados de acordo com as especificidades anatômicas e quais estratégias são usadas, caso haja ausência de sistematicidade de padrões.
    • BAIA, M. F. A. . Comissão Científica 64º GEL. 2016 - Comissão científica 64º gel
    • BAIA, M. F. A. . Parecerista de resumos Jornada do GELNE 40 anos. 2018 - Comissão científica da jornada do gelne 40 anos vitória da conquista
    • BAIA, M. F. A. . Comissão Científica ICPC ( International Child Phonology Conference ) 2018. 2018 - Comissão científica icpc 2018
    • BAIA, M. F. A. . V SENAL Seminário NAcional de Alfabetização e Letramento. 2018 - Parecerista
    • BAIA, M. F. A. . ENEM. 2009 - Correção de redações do enem
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Unyleya
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Faculdade Unyleya
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Faculdade Unyleya
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental I
    • LLJournal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Revista eletrônica dos alunos de doutorado da CUNY (The City University of New York)
    • Editora Moderna:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Avaliação de títulos ainda não publicados no Brasil em relação a um critério/público específico.
        Outras informações: Parecerista de obra literária
    • Editora Paulistana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2015 ).
        Outras informações: Freelance
        Outras informações: revisor de textos em inglês
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Estudos da Língua(gem) (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista.
    • ReVEL Revista Virtual de Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Percursos Linguísticos (UFES):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Domínios da Lingu@gem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • REVISTA DO GELNE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Journal of Monolingual and Bilingual Speech:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Cadernos de Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista.
    • TRAVESSIAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Journal of Monolingual and Bilingual Speech:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).