Não autenticado |

Nicolau Dela Bandera Arco Netto

    • Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia, Antropologia e Educação. Formado em Ciências Sociais em 2008 e Mestrado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP.

       

      Links:    

    • Bandera, Nicolau Dela . A Escolha da Tradição: o campo de possíveis para os estudantes do IFSP Educacao e Realidade , v. 41 , p. 809 - 832 , 2016. ISSN: 21756236.
    • Bandera, Nicolau Dela . A magia do vestibular: a produção da crença no 'dom' entre os estudantes do IFSP Educação (UFSM) , v. 40 , p. 645 - 656 , 2015. ISSN: 01019031.
    • Bandera, Nicolau Dela . Esforçados e 'talentosos': a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 30 , p. 195 - 218 , 2014. ISSN: 01024698.
    • ARCO NETTO, N. D. B. ; CAPUSSO, M. A. ; Nicolete, R. K. S. . Classificação e estigmatização: uma abordagem etnográfica da escola Ponto.Urbe (USP) , v. 2 , p. 12 - , 2008. ISSN: 19813341.
  • Trabalhos em Anais: 8
    • ARCO NETTO, N. D. B. . A ciranda, a punição e o perdão: interações entre a burocracia escolar e a docência. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salvador. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2013.
    • Bandera, Nicolau Dela . Os nerds e o prodígio: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. In: 34ª Reunião Anual da Anped , 2011 , Natal. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPED. : , 2011.
    • ARCO NETTO, N. D. B. . Uma posição paradoxal no espaço das escolas de ensino médio de São Paulo: a Escola Técnica Federal. In: Sociedade e Subjetividade - II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia , 2011 , São Carlos. Sociedade e Subjetividade - II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. : , 2011.
    • ARCO NETTO, N. D. B. . Esforço Recompensado: a produção das disposições para o sucesso escolar entre alunos da Escola Técnica Federal de São Paulo. In: V EPOG - Encontro Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP , 2010 , São Paulo. Encontro Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. : , 2010.
    • ARCO NETTO, N. D. B. . A produção da crença na escola: o caso da Escola Técnica Federal de São Paulo. In: 33ª Reunião Anual da ANPED , 2010 , Caxambu - MG. 33ª Reunião Anual da ANPED. Educação no Brasil: O Balanço de uma década. : , 2010.
    • ARCO NETTO, N. D. B. ; RANGEL, T. . A ponte e o Drama: as experiências profissionais de jovens doutores em Química. In: XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP , 2008 , São Paulo. XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2008.
    • ARCO NETTO, N. D. B. . Formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho: desenvolvimento histórico do debate sobre a educação superior no Brasil. In: XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2006 , São Paulo. XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2006.
    • ARCO NETTO, N. D. B. ; Accioly-Lins, Beatriz . Entre a universidade e o mercado de trabalho 5. A ponte e o Drama: análise de trajetórias de profissionais de P&D. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2007 , São Paulo. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2007.
    • Bandera, Nicolau Dela . Living with Insecurity in a Brazilian Favela. Urban violence and daily life. : Revista Antropolítica , 2016 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela . Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Cuiaba : Revista de Educação Pública , 2016 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela . Urban encounters: affirmative action and black identities in Brazil.. Porto Alegre : Revista Horizontes Antropológicos , 2016 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela . Life in Debt. Florianópolis : Ilha. Revista de Antropologia Social , 2014 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela . KHAN, Shamus (2012). Privilege. The making of an adolescent elite at St. Paul's School. Campinas : Pro-posições , 2015 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela . Entrevista com Ruy Braga. Sao Paulo : PLURAL, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.17.1,2010, p.175-196 , 2010 (Entrevista)
    • ARCO NETTO, N. D. B. . Fassin, Didier. Humanitarian reason: A moral history of the present. Rio de Janeiro : Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, 15 (1), p. 218-224 , 2012 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela . Dauster, T. et al. (orgs) Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. São Carlos : Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar , 2011 (Resenha)
    • ARCO NETTO, N. D. B. . As escolas dos dirigentes paulistas. Ensino médio, vestibular e desigualdade social. : Revista Tempo Social , 2012 (Resenha)
    • Bandera, Nicolau Dela ; CAPUSSO, M. A. . Pesquisa Coletiva do PET-Ciências Sociais USP. 2007 (Comunicacao)
    • ARCO NETTO, N. D. B. . ?Família desestruturada? e o fracasso escolar: como e por que a família é utilizada para pensar a escola pública na periferia de São Paulo?. 2013 (Comunicacao)
    • ARCO NETTO, N. D. B. ; RANGEL, T. . A ponte e o Drama: as experiências profissionais de jovens doutores em Química. 2008 (Simposio)
    • ARCO NETTO, N. D. B. ; Accioly-Lins, Beatriz . Entre a universidade e o mercado de trabalho 5. A ponte e o Drama: análise de trajetórias de profissionais de P&D. 2007 (Simposio)
    • ARCO NETTO, N. D. B. . Esforço Recompensado: a produção das disposições para o sucesso escolar entre alunos da Escola Técnica Federal de São Paulo. 2010 (Comunicacao)
    • ARCO NETTO, N. D. B. ; CAPUSSO, M. A. ; Nicolete, R. K. S. . Classificação e estigmatização: uma abordagem etnográfica na escola. 2007 (Seminário)
    • ARCO NETTO, N. D. B. . Formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho: desenvolvimento histórico do debate sobre a educação superior no Brasil. 2006 (Simposio)
    • Nome do projeto: Diplomas e ?vocações? da elite paulistana: um estudo sobre as escolhas profissionais e as trajetórias educacionais de estudantes do Ensino Médio (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARCO NETTO, N. D. B. .
      Descrição: O tema desta pesquisa localiza-se na área da sociologia da educação que investiga as relações entre a reprodução cultural e a reprodução social (Bourdieu, 1992). Essa questão teórica reveste-se de uma importância especial nas sociedades contemporâneas, quando as definições das e as articulações entre as diversas esferas sociais se convertem em um problema social e as pressões e as trocas entre o campo econômico e o campo educacional se intensificam. Essa pesquisa tem o intuito de investigar em que medida essas concepções do ?novo capitalismo? afetam as escolas de nível médio das classes dominantes e médias em São Paulo, sendo incorporadas e convertidas em práticas e discursos de agentes e de instituições no campo educacional, conformando, nos estudantes, aquilo que Bourdieu denomina disposições. Será analisado, portanto, o discurso dos estudantes, das famílias e das escolas com o intuito de descrever e explicar quais são as crenças, as justificativas e as visões de mundo que dão coerência e significado para a ação e a prática de membros das classes dominantes no Brasil contemporâneo. Esta pesquisa analisará em que medida os valores que significam a vida desses indivíduos ?destinados? socialmente a exercerem atividades de liderança nas mais diversas esferas sociais são novos ou velhos e, ainda, se os segmentos das classes dominantes expressam e constroem sua unidade e integração social a partir de crenças e representações comuns, inculcados nos jovens por intermédio da socialização familiar e escolar.
    • Nome do projeto: O mito da família desestruturada e a relação entre famílias das classes trabalhadoras e a escola: uma reflexão antropológica (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARCO NETTO, N. D. B. .
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é propor uma interpretação da relação entre famílias das classes trabalhadoras e escolas públicas em São Paulo, abordando os conflitos entre os modelos valorativos sobre a chamada "família desestruturada" que circulam nos discursos dos agentes institucionais da escola e a dinâmica e as práticas familiares dos moradores de um bairro popular e periférico em São Paulo, Perus (favela Recanto do Paraíso). Partimos da hipótese de que as estratégias de reprodução das famílias das classes trabalhadoras não se restringem às suas dimensões econômica e política - tal como retratou a literatura antropológica dos anos 1980 -, incluindo também estratégias de reprodução moral e cultural da família, por meio, cada vez mais, da escolarização. Testarei nesta pesquisa, tanto em termos descritivos como explicativos, algumas categorias utilizadas pela antropologia sobre os diferentes modelos e práticas familiares para tentar compreender a relação entre esta instituição e as escolas: família patriarcal e individualização familiar; matrifocalidade e monoparentalidade; conflito entre parentes afins e consanguíneos; quintal/pátio/casa/rua. Para a realização desta presquisa, observarei situações cotidianas e práticas, assim como as falas elaboradas em momentos performáticos, tais como, dentre outros, as fofocas existentes na vizinhança a respeito das famílias e das escolas, as falas dos professores nas reuniões pedagógicas e nos intervalos. Selecionarei ainda algumas famílias para observar os valores e os projetos em relação ao futuro dos filhos em idade escolar e acompanhar as atividades de lazer das crianças e o dia-a-dia familiar.
    • Nome do projeto: Entre a universidade e o mercado de trabalho: análise das trajetórias de profissionais em P&D (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARCO NETTO, N. D. B. , Accioly-Lins, Beatriz , RANGEL, T. , Garcia, Sylvia .
      Descrição: Projeto de pesquisa coletiva realizada pelo grupo PET - Ciências Sociais (USP) sobre as relações contemporâneas entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho, com foco nos profissionais de alta qualificação, inseridos em empresas que realizam pesquisa e desenvolvimento (P&D) em São Paulo. Elaboramos coletivamente roteiros de entrevistas qualitativas, que foram realizadas e transcritas pelo grupo, com quatro doutores em química formados pela UNICAMP após o ano 2000. O roteiro de entrevista tratou da trajetória acadêmica e profissional, com ênfase no momento limiar da passagem da academia para a empresa, da organização das atividades de pesquisa nas empresas em que trabalhavam, da concepção de universidade e da política científica brasileira. A reconstrução de suas respectivas trajetórias acadêmico-profissionais permite o acesso aos ?vestígios? das transformações observadas nas últimas décadas na pós-graduação, na relação entre universidade e empresas e na inserção dos recém-doutores no mercado de trabalho. Além disso, procuramos interpretar como tais transformações são vivenciadas e significadas por esses mesmos profissionais.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Título: Formação universitária e inserção no mercado de trabalho
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Sociologia - Ensino Médio
    • Plural (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Bolsista CNPQ