Não autenticado |

Michele Siqueira

    • Professora de Língua Portuguesa, Inglês e Literatura do quadro efetivo do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis. Doutora pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2019), mestre em Letras e Linguístia pela Universidade Federal de Goiás (2009), graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e especialista em Docência em língua e literatura pela mesma universidade.

       

      Links:    

    • SIQUEIRA, M. . A NOÇÃO DE LITERARIEDADE NO LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DA CONCEPÇÃO DE ENUNCIADO CONCRETO DE BAKHTIN E VOLOSHINOV Ciências & Letras (FAPA. Impresso) , v. 57 , p. 60 - 79 , 2015. ISSN: 01024868.
    • SIQUEIRA, M. . Mar Escrito. Goiânia : R&F Editora , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SIQUEIRA, M. . O papel das mídias na sociedade da pós-verdade. 2019 (Outra)
    • SIQUEIRA, M. . Múltiplo endereçamento na escrita escolar. 2018 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . Da escrita ao letramento acadêmico: por uma abordagem de letramento acadêmico. 2018 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . CONCEPÇÕES DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: POR UMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO ACADÊMICO. 2018 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . A relação entre endereçamento e estilo em textos escolares. 2016 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. ; PEREIRA, H. G. ; Patriarca, M. de J. S. . A representação de leitor em textos jornalísticos: uma análise de editoriais do jornal Folha de São Paulo. 2016 (Outra)
    • SIQUEIRA, M. . Reflexões sobre o dialogismo na escrita: o endereçamento. 2015 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . O endereçamento como fator de instabilidade dos gêneros. 2015 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . Letramento acadêmico: marcas de múltiplo endereçamento em gêneros acadêmicos. 2015 (Comunicacao)
    • Perez, André ; SIQUEIRA, M. ; Torres, L. U. . Memória, discurso e introspecção em Clarice Lispector. 2012 (Outra)
    • SIQUEIRA, M. . Sobre o que se lê nas aulas de inglês? Uma reflexão sobre os temas e genêros de textos de LD de inglês. 2009 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . Using poetry in the English classroom. 2009 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . Ensino de LE e Globalização: por uma perspectiva crítica. 2008 (Conferência)
    • SIQUEIRA, M. . Uma análise discursiva crítica de textos de um livro didático de lílngua inglesa. 2008 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . Reflexões sobre leitura e produção de texto. 2006 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . Teaching English to Children - What? Why? How?. 2008 (Outra)
    • SIQUEIRA, M. . Reflexão Crítica na formação de professores: um caminho de incertezas certas. 2007 (Outra)
    • SIQUEIRA, M. . Contribuições da Análise do discurso para o ensino. 2007 (Comunicacao)
    • SIQUEIRA, M. . PRONATEC. 2012 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)
    • SIQUEIRA, M. . Aperfeiçoamento em linguagem audiovisual na escola. 2011 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás)
    • Nome do projeto: Redação para vestibular (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SIQUEIRA, M. .
      Descrição: Este projeto objetivou capacitar os alunos a desenvolver habilidades de leitura e escrita de diversos gêneros textuais, tendo como público-alvo egressos e alunos de ensino médio da rede pública de ensino, procurando contribuir com a formação de leitores e escritores mais eficientes. O curso foi ministrado no IFG / Campus Anápolis e teve a duração de 4 meses, percorrendo uma carga horária de 40 horas.
    • Nome do projeto: A representação de leitor previsto em textos jornalísticos: uma análise de editoriais do jornal Folha de São Paulo (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIQUEIRA, M. , Patriarca, M. de J. S. , PEREIRA, H. G. .
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado tem o objetivo de analisar editoriais do jornal Folha de São Paulo procurando observar a representação de leitor previsto pelo jornal e as implicações decorrentes dessa representação para a configuração desse gênero, para a escolha dos temas abordados e para a perspectiva de sua abordagem. Delimitou-se para a composição do corpus da pesquisa todas as edições do jornal citado durante um período de um mês, mais precisamente o mês de março de 2015. A perspectiva teórica que orientará a análise será a dialógico-discursiva da linguagem (VOLOSHINOV, 1926, 1930) que concebe que todo texto estabelece um diálogo, não somente no sentido de relação entre interlocutores, mas também como uma réplica de outros dizeres provenientes das mais diversas esferas sociais e também para dizeres futuros que ele inaugura no momento de sua réplica. A metodologia de análise será a indiciária conforme o paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989, 2006, 2009), assim procurar-se-á indícios tanto na materialidade do texto (escolha lexical, organização sintática, composição do gênero, encadeamento da argumentação) quanto na heterogeneidade discursiva mostrada (AUTHIER-REVUZ, 1990) e também menos aparente (CORRÊA, 1997) que são mobilizadas na construção do texto. Espera-se que a análise proposta possa corroborar com a concepção de opacidade da linguagem e do caráter ideológico inerente a toda produção linguística.
    • Nome do projeto: Quem lê um conto aumenta um ponto (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: SIQUEIRA, M. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de contribuir para a motivação da leitura literária no ensino médio, mais especificamente na IFG - Campus Anápolis, através de oficinas de leitura coletiva e interpretação de contos clássicos da literatura brasileira e universal, partindo do pressuposto de que ao propor a leitura de textos curtos (contos) e ao mediar o contato do leitor com o texto, os participantes possam superar barreiras motivacionais da leitura como: o enfrentamento com a linguagem literária e o acesso ao texto literário.
    • SIQUEIRA, M. . Participação como corretora de redações do ENEM. 2011 - Correção de redações
    • SIQUEIRA, M. . Participação como corretora de redações do ENEM. 2010 - Correção de redações
    • SIQUEIRA, M. . Participação como corretora de redações do Vestibular do IFG. 2009 - Correção de redações
    • SIQUEIRA, M. . Participação como corretora de redações do Vestibular do IFG. 2010 - Correção de redações
    • SIQUEIRA, M. . Aplicação de testes TOEFL ITP Assesment Series. 2015 - Aplicação de testes toefl itp assesment series
    • SIQUEIRA, M. . Participação como corretora de redações do Vestibular do IFG. 2011 - Correção de redações
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português/Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Letras e Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Goiás
        Ano de conclusão: 2006
  • Atuação Profissional: 9
    • Escola Municpal São José:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora Efetiva
    • Universidade Estadual de Goiás - UnU - Inhumas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio Zênite:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Oficina de Línguas Yahwe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Centro de Idiomas - UEG Inhumas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Escolinha da Mônica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: De 03/2009 a 08/2010 - Professora substituta no Campus Goiânia A paritr de 08/2010 - Professora Titular do Campus Anápolis
        Outras informações: Professora
    • Revista Brasileira de Estudos em Segurança Pública:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Monitora bolsista da disciplina de "Práticas de Leitura e Escrita acadêmicas"
        Outras informações: Monitora